
15 minute read
UM DIA COM
from LusiNews n.º56
Equipa de Manutenção Industrial do Centro de Abate – Marinha das Ondas O desafio técnico de assegurar a cadeia de produção
A equipa que garante o funcionamento da produção
Advertisement
UMA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR
Na Marinha das Ondas (Figueira da Foz) situa-se uma das unidades industriais mais emblemáticas do Grupo
Lusiaves: o centro de abate e transformação de carne de aves, que ocupa mais de 800 pessoas e de onde saem diariamente milhares de quilos de carne de frango para alimentar os consumidores, em todo o País.
Para que toda a cadeia de produção possa funcionar é imprescindível o trabalho constante e atento da Equipa de Manutenção Industrial do Centro de Abate – Marinha das Ondas que, entre membros de gestão e técnicos operacionais, conta com 12 elementos e tenciona, a prazo imediato, integrar mais colaboradores. Embora a empresa se debata com a dificuldade de recrutar técnicos para esta área, Ricardo Pires, responsável pela equipa, considera que trabalhar na manutenção da Lusiaves “permite uma possibilidade muito grande de progressão no conhecimento técnico; diariamente é preciso encontrar novas soluções e melhorias contínuas; é um processo de aprendizagem permanente”.
Esta equipa de manutenção é multidisciplinar. Inclui técnicos com formação académica variada, desde o 9.º ano de escolaridade até ao grau de mestrado, em Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Computadores. A equipa assegura a intervenção de primeira linha em múltiplas áreas: frio industrial, ar comprimido, vapor, água, vácuo, gases, mecânica, elétrica, pneumática, automação, etc.
UMA MISSÃO ABRANGENTE A missão desta equipa é vasta:
Garantir o melhor estado de funcionamento de todos os equipamentos que integram a unidade, de modo a maximizar o tempo de disponibilidade dos equipamentos para produção dos produtos com a melhor qualidade e segurança alimentar, com os melhores níveis de segurança para os operadores e com o menor impacto ambiental possível.
A responsabilidade da equipa de manutenção é muito grande, já que a sua missão é fazer com que a produção desta unidade tenha o menor tempo de paragens. “O nosso objetivo é garantir à equipa de produção os equipamentos com o máximo tempo de disponibilidade possível para produzir e com os melhores índices”, afirma Hélder Abreu, Diretor de Manutenção no Grupo Lusiaves. Este é um grande desafio, uma vez que a produção desta unidade funciona ininterruptamente e com operadores desde as 23h de domingo até ao final da tarde de sábado. Em alguns períodos de maior consumo, é necessário ter produção também aos domingos. Após cada ciclo de produção é dado cumprimento aos planos de higienização. No mesmo sentido, Ricardo Pires diz que um dos desafios da coordenação da equipa é “fazer com que todos conheçam o processo geral da produção e desenvolvam continuamente os seus conhecimentos, para que se possa resolver os problemas técnicos no mais curto espaço de tempo possível”.
O ritmo e a intensidade desta unidade industrial apresentam exigências muito específicas à equipa de manutenção, já que esta tem como objetivo garantir o funcionamento ininterrupto de todos os equipamentos da grande cadeia de produção. Isto implica desafios exigentes, sendo um deles, precisamente, o de fazer as intervenções de manutenção preventiva numa janela temporal muito curta, uma vez que o tempo de paragem dos equipamentos é muito reduzido.
Quais as diversas funções e tarefas da equipa?
1. Garantir o funcionamento de todas as infraestruturas, mesmo durante as pausas de produção, de modo a que sejam sempre salvaguardadas as condições de segurança de pessoas e bens, do meio ambiente e da qualidade e segurança dos alimentos;
2. Receção, instalação, comissionamento e gestão do parque de equipamentos existentes na unidade fabril, edifícios de suporte e da Loja Alimentar “Mais Sabor”;
3. Gestão de peças de reserva associadas à atividade de manutenção na unidade fabril da Marinha das Ondas, Centros de Distribuição e Quintas de Produção Avícola;
4. Gestão de calibrações e verificações legais dos equipamentos de monitorização e medição e dos equipamentos sob pressão;
5. Elaboração, gestão e execução de todas as atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva do parque de equipamentos;
6. Identificação e implementação de práticas, procedimentos e metodologias que permitam melhorar processos e reduzir desperdícios;
7. Apoiar a Administração com elementos de apoio à decisão com vista à substituição ou aquisição de novos equipamentos por outros mais eficientes e com menores custos de manutenção.
Para além dos equipamentos usados na produção, há muitos outros, a montante e a jusante, que são necessários para que a produção seja possível. Por isso, para além da manutenção, a equipa ocupa-se também em atividades de continuidade de funcionamento de alguns equipamentos. Por exemplo, o abastecimento permanente da caldeira de biomassa, a substituição de moldes de máquinas sempre que há alterações na produção, a montagem de equipamentos previamente desmontados para a adequada higienização, acompanhamento de parâmetros de controlo associados às diversas linhas de produção, funcionamento das centrais da captação e pressurização de água, da estação de tratamento de águas residuais, da central de ar comprimido, das centrais de vácuo, entre outros. Uma das tarefas desta equipa de manutenção é, ainda, facilitar aos colegas da produção o conhecimento dos equipamentos que utilizam, para mais fácil e precocemente poderem detetar eventuais avarias ou assinalar irregularidades. Quanto mais cedo for reportado um defeito de funcionamento, mais eficazmente se pode intervir e menor impacto resultará na produção.



POLIVALÊNCIA, PARTILHA E COMUNICAÇÃO
Uma mais-valia desta equipa é proporcionar formação para uma área de atuação relativamente abrangente, dando aos seus membros competências técnicas em diversas especificidades. Todos os técnicos estão capacitados para as diversas intervenções que são da responsabilidade da equipa. Há um treino para a polivalência técnica de cada um, de modo a adquirir competências transversais a toda a atividade. Para que isto seja possível, Hélder Abreu gosta de sublinhar que “o conhecimento não é propriedade de ninguém; tem de ser partilhado”. Promove-se a partilha de informação, através de reuniões de equipa e de trabalhos de grupo, utilizando plataformas informáticas para que todos tenham acesso à mesma informação, partilhando a experiência em redes sociais profissionais e valorizando o diálogo entre todos.
Cada elemento da equipa tem de ter conhecimento do que cada um dos outros faz, que tipo de intervenção foi executada e qual o ponto da situação dos equipamentos. Para isso é imprescindível que cada um faça os registos de toda a sua atividade, de cada intervenção e de tudo o que tomou conhecimento relativamente ao funcionamento dos equipamentos. Este é um dos desafios desta equipa: comunicar de forma eficaz, dentro da equipa e da equipa para toda a estrutura da organização.
Um dia de trabalho da equipa de manutenção
Uma característica da atividade desta equipa é que não há um dia de trabalho típico. Esta realidade lança um outro grande desafio: reagir às ocorrências súbitas, condicionados pela pressão que isso provoca, e gerir a atividade da equipa perante a imprevisibilidade do dia a dia.
A unidade de Marinha das Ondas caracteriza-se por ter um grande dinamismo com as inerentes alterações de layout e frequentes integrações de novos equipamentos ou substituição por tecnologias mais recentes. Assim, para além das atividades convencionais de manutenção, surgem sempre novas montagens, formações, acompanhamento de prestadores de serviços externos, etc.
As rotinas organizam-se num ciclo semanal, iniciando ao domingo, e são descritas, simplificadamente, por Ricardo Pires do seguinte modo:
Pelas 08h00 de domingo, uma equipa inicia a atividade com a manutenção preventiva de diversos equipamentos, a inspeção dos diversos auxiliares (centrais de frio, ar comprimido, vácuo, vapor, águas, etc.), a verificação do correto funcionamento de todos os componentes integrantes das linhas de produção, que começam a funcionar pelas 23h30 desse mesmo dia. Qualquer anomalia deve ser identificada e resolvida antes do início da produção.
Um outro grupo de manutenção começa pelas 23h00 desse mesmo domingo para efetuar a montagem dos equipamentos previamente desmontados para higienização, a manutenção preventiva de outros equipamentos que iniciam a produção algumas horas depois e para acorrer de imediato a qualquer necessidade de manutenção corretiva. Estas atividades são ininterruptamente asseguradas em regime de rotação de técnicos, por turnos, até à noite do sábado seguinte.
Diariamente, realiza-se às 08h30 uma reunião dos elementos de gestão com os técnicos que sairão dentro de 30 minutos e com os que iniciaram a atividade alguns minutos antes. Nesta primeira reunião, que se repetirá pelas 16h30, são partilhadas todas as ocorrências relevantes do turno. Esta partilha permite que o conhecimento chegue a toda a equipa e que a gestão possa efetuar o planeamento das atividades para os turnos seguintes.
O João Quaresma, responsável de aprovisionamento das peças de toda a atividade de manutenção industrial efetua, diariamente, as consultas de preços dos diversos pedidos de peças e materiais necessários para repor os stocks, bem como a receção das encomendas efetuadas para que não existam paragens por indisponibilidade de peças de reserva.
À sexta-feira os responsáveis da produção comunicam à equipa de manutenção o regime de produção previsto para o fim de semana, para que possa ser feito o planeamento das atividades de manutenção e das rotinas da equipa para a semana seguinte.
Decorridas as ações de manutenção no fim de semana, na segunda-feira faz-se a atualização do sistema de gestão de manutenção para que sejam registados os trabalhos da atividade da semana cessante e programadas ações de manutenção preventiva para a semana que inicia.
Cada dia é um dia diferente e com novos desafios para todos os elementos desta equipa: Paulo Curado, Tiago Duarte, Paulo Melo, João Ferreira, José Carvalhal, Luís Neves, Ruben Rocha, António Matias, André Antunes, João Quaresma, Ricardo Pires e Hélder Abreu.











Margrill Caldeirada de Peixe
Vários sabores das melhores origens, tudo pronto a ir ao tacho e agitar os apetites. A Caldeirada Margrill é um produto pronto a cozinhar, com uma mistura de várias espécies de pescado, tomate e pimento.
INGREDIENTES 2 embalagens de caldeirada Margrill 3 cebolas médias 3 dentes de alho 3 tomates médios ½ pimento verde ½ pimento vermelho 1 colher de sobremesa pimentão doce 600 gr de batatas Sal e pimenta q.b. 50 ml vinho branco 20 ml água 1 colher de sopa salsa picada
1Temperar o peixe com sal uma hora antes de começar a preparar a caldeirada;
2Disponha em camadas no fundo de uma panela as cebolas cortadas em rodelas,
3o alho, o tomate sem sementes cortado aos pedaços, os pimentos cortados às tiras, as batatas às rodelas e por fim o peixe;
4Tempere com o pimentão doce, o sal e pimenta a gosto, regue com o vinho branco e a água e feche a panela. Leve ao lume a cozinhar. Está pronto assim que as batatas estiverem cozidas;
5Sirva e decore com salsa picada.


BENEFÍCIOS SER+
VANTAGENS PARA A FAMÍLIA GRUPO LUSIAVES
BANCA
Santander
Todo o país
Benefícios no Crédito à Habitação, Crédito Pessoal e Crédito Especializado (crédito automóvel, leasing imobiliário e leasing de equipamento). Contacte os Rh ou peça no seu balcão as condições actualizadas.
LAZER BANCA
Novo Banco
Todo o país
Benefícios ao nível de taxas de juros promocionais, condições diferenciadas na contratação de crédito habitação (50% de desconto na comissão de abertura de processo); ou crédito pessoal. Descontos em seguros GNB auto (-5% vitalício), GNB casa (-10% vitalício), ou GNB saúde (-5% Vitalício); Descontos válido durante o período de vigência do contracto e para novas apólices.
LAZER
Monte Lírio
Espinho - Aveiro
- Tarifa Especial para Reservas Individuais com pequeno-almoço buffet, internet sem fios, estacionamento, piscina exterior, acesso ao jacuzzi, banho turco, sala de cromoterapia e ginásio. - Época Baixa (01/01 a 08/04, 01 a 26/11, 09 a 23 e 27 a 29/12): 59€ single vista cidade; 71 duplo vista cidade - Época Média (12/04 a 30/06, 16/09 a 31/10, 27/11 a 08/12): 64€ Single Vista Cidade; 77€ Duplo Vista Cidade. - Época Alta (09 a 11/04, 01/07 a 15/09, 24 a 26/12, 30/12/20 a 03/01/21): 76€ Single Vista
Cidade; 89€ Duplo Vista Cidade.
Casulo
Casulo - Your Low Cost Stay-Over Leiria
O Casulo compromete-se a conceber descontos especiais, bem como um atendimento preferencial aos colaboradores que estejam ao serviço do Grupo Lusiaves, devidamente identificados como tal, e ainda aos respetivos cônjuges, descendentes e ascendentes.
LAZER E BEM-ESTAR
TAO
Centro de Yoga e Bem-Estar Figueira da Foz - Rua da Alfândega
Descontos de 10% nas terapias, massagens, cursos e workshops e nas aulas regulares, a realizar no referido espaço, relativo aos preços em vigor.
SAÚDE
Farmácias Progresso
Louriçal
Desconto de 5% em medicamentos não sujeitos a receita médica, produtos cosméticos, acessórios, perfumaria e medicamentos sujeitos a receita médica não comparticipados pelo Estado.
Estarreja/ Figueira da Foz/ Leiria
Procuramos Técnicos de Manutenção Industrial. Se és um profissional qualificado, apto a orientar e a desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos industriais. Se para ti manutenção industrial é canja de galinha! junta-se à nossa equipa e envia o teu CV para Técnico de Manutenção.
Funções a desmpenhar:
• Experiência na manutenção preventiva, curativa e preditiva dos equipamentos industriais; • Participação em projetos de desenvolvimento, entre outras funções inerentes ao trabalho diário do departamento; • Realizar rotas de inspeção definidas para a verificação periódica de funcionamento e estado das infraestruturas fabris de produção; • Detetar avarias mecânicas: reparar, afinar, montar e desmontar os órgãos de máquinas rolantes bem como outros equipamentos motorizados e manuais; • Efetuar trabalhos de serralharia geral, retificação e soldadura; • Montagem, conservação e reparação de instalações elétricas e equipamentos de baixa tensão; execução/modificação de instalações simples de baixa tensão; • Elaboração e realização do registo das inspeções e intervenções pelas quais seja responsável; • Participação ativa na melhoria continua dos equipamentos da unidade produtiva.
Perfil pretendido:
• Licenciatura ou curso profissional em mecânica, eletromecânica, eletrotécnica ou similar; • Experiência na área de manutenção industrial; • Disponibilidade para trabalhar por turnos e folgas rotativas; • Capacidade para trabalhar em equipa, espírito inovador e proativo; • Capacidade de organização e planeamento; • Disponibilidade imediata.
PRODUÇÃO Operador de Produção
Figueira da Foz/ Leiria
A produção, para nós, é uma função prioritária. Vem ajudar-nos a manter o nosso serviço de excelência. Vem fazer parte da nossa equipa.
Funções a desempenhar:
• Operador de subprodutos; • Receção de subprodutos; • Apoio à ETAR e caldeira de biomassa.
Perfil pretendido:
• Escolaridade mínima obrigatória; • Capacidade de manobrar empilhadores; • Capacidade de utilização de meios informáticos; • Disponibilidade imediata.
TALENTO PROCURA-SE
Candidata-te: recrutamento@grupolusiaves.pt
MANUTENÇÃO AUTOMÓVEL Mecânico Auto
Monte Redondo
Procuramos Técnico de Manutenção Automóvel que controle e realize todos os planos de manutenção das viaturas e que garanta a sua maior eficiência e eficácia. Se tens um grande gosto por mecânica e queres fazer parte de uma equipa de sucesso este trabalho é para ti!
Funções a desempenhar:
• Experiência em equipamentos hidráulicos; • Experiência em reparação de órgãos de viaturas ligeiras e pesadas; • Executar outros trabalhos de assistência e manutenção relacionados com mecânica automóvel;
Perfil pretendido:
• Escolaridade mínima obrigatória; • Experiência profissional mínima de 2 anos na área como mecânico; • Organização, dinamismo e capacidade de trabalho em equipa; • Capacidade de planeamento e organização; • Carta de condução
TRANSPORTES Motorista
Nacional
Se gostas de conduzir, este trabalho é para ti! Vem ajudar-nos a manter o nosso serviço de excelência que permite os nossos clientes receberem a sua mercadoria sempre a tempo e horas. Deste modo se nos queres auxiliar nesta função prioritária, que é o transporte de mercadorias vem fazer parte da nossa equipa.
Funções a desempenhar:
• Preparar o serviço de transporte verificando a documentação necessária, o veículo e o equipamento acessório; • Conduzir o veículo automóvel respeitando as regras de segurança, trânsito e acondicionamento da carga; • Preencher a documentação relativa ao serviço.
Perfil pretendido:
• Carta de Condução de veículos pesados e articulados (C+E); • Detentor de CAM; • Cartão tacógrafo; • Habilitações mínimas obrigatórias; • Polivalente, proativo e responsável.
RETALHO/ RESTAURAÇÃO Operador Dinamizador Loja Alimentar
Estarreja/ Marinha das Ondas/ Monte Redondo
As Lojas Mais Sabor surgiram no mercado com a criação da marca Lusiretail, cumprindo todos os requisitos de excelência, rigor e qualidade Por forma a dinamizar as nossas Lojas Mais Sabor, procuramos alguém com formação, espírito jovem e inovador.
Funções a desempenhar:
• Atendimento ao público; • Dinamização e promoção da loja; • Controlo de frescura; • Multitasking.
Perfil pretendido:
• Licenciatura em Marketing ou Gestão Hoteleira ou áreas ligadas à Restauração; • Experiência em lojas alimentares, restauração ou atendimento; • Gosto pela área do comércio e da distribuição; • Capacidade de comunicação e de atendimento ao cliente; • Capacidade para trabalhar em equipa, espírito inovador e pró-ativo.
PRODUÇÃO Operador de Produtos Alimentares
Viseu/ Estarreja/ Marinha das Ondas
Estamos à procura de novos membros para integrarem a nossa equipa e fazerem connosco este percurso de sucesso. Se tens perfil para Operador de Produtos Alimentares vem trabalhar connosco!
Funções a desempenhar:
• Preparação de produtos alimentares; • Embalamento de produtos alimentares; • Limpeza da área de trabalho;
Perfil pretendido:
• Escolaridade mínima obrigatória; • Sentido de responsabilidade; • Capacidade de relacionamento interpessoal; • Espírito de equipa.
