2 minute read

A vida em comunidade dos primeiros cristãos

Mt $,43-48

c:i«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo ... Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 46Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. 48Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? •1E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? " Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»

Advertisement

amor universal é condição para o discípulo se tornar filho do Pai do Céu amando os bons e os maus, justos e pecadores.

A recompensa é a que recebemos da bondade gratuita det•li@lêl!t:I ao exclui nin uém do seu amor r··-··-··-··-··-··-··-····-··-··-··-··-····-··-··-··-··-··-··-··-··-····-··1

· Fiihos do mesmo Deus D Em cada pessoa i

Devem ver em todas as pessoas irmãos, filhos do mesmo . h podem ver o rosto de um irmão ou de uma irmã que Deus 1 uma pessoa que, ainda que desconhecida, é preciso . . d f la ! escuta paciente, sabendo que todos fazemos parte uma urnca 9ra.n 1 humana. É essencial que cada um se comproDmeta a a fonte 1 uma atitude de responsabilidade eus, reco 1 original da sua existência e da dos demais.

tPapa Bento XVI. ln Agência Ecclesía .. _ .. _ .. _ .. _,,_,,_ .. _ .. _ .. _ .. _ .. _ .. °" =-··-··-··-· ·-··-··-··-··-··-··-··

Das seguintes afirmações, indica quais as verdadeiras e quais as De acordo com a visão cristã da vida, a) Deus é o Pai de todos os seres humanos. b) Jesus disse aos seus amigos que Deus é Pai. c) só somos irmãos dos cristãos. d) como somos todos irmãos, fazemos parte da grande família humana. e) a presença de Deus só é real no espaço das igrejas. f) Deus está em cada irmão.

!l VID!l E/1 C0!1UN/D!lDE 005 PR/!1E/R05 CR/5TÃ05

At 2. 42-47

2Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fração do pão e às orações. 43Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos Apóstolos, o temor dominava todos os espíritos. '°'Todos os crentes viviam unidos e possuíam tudo em comum. terras e outros bens e distribuíam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades de cada um. 46Como se tivessem uma só alma, frequentavam diariamente o templo, partiam o pão em suas casas e tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração. 47Louvavam a Deus e tinham a simpatia de todo o povo. E o Senhor aumentava, todos os dias, o número dos que tinham entrado no caminho âa salvação.

Os primeiros cristãos eram muito mais próximos uns dos outros ... concordas comigo Maria?

Eram mais próximos porque eram menos' Agora somos mais e muitas vezes parecemos pouco unidos e alegres' Temos que voltar a ser mais unidos e alegres'

i1Jililla1 como nos primórdios da Igreja, em que todos partilhavam das mesmas angústias e dos mesmos sucessos, e se sentiam verdadeiros irmãos, também nós somos convidados a agir da mesma maneira, mostrando a nossa verdadeira relação de Filhos de Deus.

This article is from: