2 minute read

O universo e a terra são a nossa casa

sto é verdade para todos os seres humanos. e os erenças na cor de pele, nas feições, ou no cabelo, temos línguas e culturas diferentes, mas somos fundamentalmente iguais: todos nós somos pessoas. E, como já vimos, todos somos originários dos mesmos antepassados humanos. Dotados de capacidades que só eles têm na Terra, os seres humanos têm por isso um valor muito grande a que se eh · nidad · todos merec res eito

Soldados amencanos quebram a linha defensiva Alemã no norte de França {1916-1917.

Advertisement

41Wt!\H.t.t.niiftt.YJGl.fN,tli •• &Hlr.Jftitjill1ã •• f

a necessidade de uma intervenção conjunta para fazer parar algumas situações menos justas. Foi, na sequência dos conflitos da 1.ª Guerra Mundial (1914-1918) e da 2.ª Guerra Mundial (1939-1945), dos horrores das guerras e as incontáveis atrocidades que se foram praticando ao longo dos séculos, e particularmente no século XX, que levaram as pessoas a acreditar que a única maneira de protegerem os direitos humanos era estabelecerem um acordo internacional, no qual todos os países se revissem.

Eleanor Roosevelt, mulher de Franklin D. Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos em exercício durante a 2.ª Guerra Mundial, foi uma das grandes responsáveis pela aprovação deste documento. Já no século XXI, as guerras e outros atos de violência, infelizmente, não acabaram, mas têm sido concretizados muitos esforços para que os direitos humanos sejam respeitados; por exemplo, as leis da maioria dos países regem-se pelos princípios definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Grande mulher! E a professora disse que naquele tempo não reconheciam às mulheres os mesmos direitos que aos homens! Eu também gostava de ficar na história por ter feito uma coisa muito boa para todos.

Pois é Maria, esta Declaração foi escrita há mais de 60 anos e ainda não é respeitada por todos. Nascemos todos iguais mesmo sendo diferentes. Iguais em dignidade. Esta palavra nova é muito importante! Este tema da Fraternidade está a ser muito interessante.

f1

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, é um documento que os direitos humanos básicos, adotada pela Organização das Nações Unidas em 1 O de dezembro de 1948. E, portanto, especialmente recordada em todo o Mundo no dia 1 O de dezembro, aniversário da sua assinatura.

O UN!V'Ef<50E11TE!<f<!l5AO 11 N05511 C/1511

Já vimos que somos iguais porque temos os mesmos antepassados, porque temos a mesma dignidade e valor e porque todos, sem exceção, precisamos dos outros para viver felizes. Mas ainda há mais razões para sermos fraternos com os outros. De facto, moramos todos na mesma

This article is from: