3 minute read

O valor e missão da família

Sabendo que a família é o lugar da educaçfão está amor por excelência, cada am1 i _ capacitado para lutar contra as r contra si quer contra os outros, pois ele nao capaz ficar indiferente ao sofrimento ou maus tratos de outros.

"tá-los na sua diferença, uma - - • • prende-se a e a respe1 mo quando é difícil lidar com vez que as diferenças nos enriquecem, mes _ .. -

Advertisement

elas. ,_,,_ .. _ .. _ .. _ .. _ .. _ .. _.. d

.. .. .. -· que to os

·· - t e as pessoas, _

.. _ .. _ .. _ .. _ .. _ .. _ . da harmonia profunda r beleza de estar juntos, "A verdadeira alegria vem a -o e que nos faz sentir a · seu coraç ·da" . 1 i experimentam no nte d apoiar-se mutuame no caminho da vt tro de Famílias, em Roma. Papa Francisco

1 e t Missa de encerramen o do Encon _ .. -

Cons ruir a t . árvore genealógica da sua família, até à 3º Geração

r"-··-·· .. -

- Fazes tantas perguntas, queres tanto saber mais sobre a tua origem, que o melhor é -Árvore, quê?! irmos conhecer a tua árvore genealógica. - propôs a avó. - Genealógica - repetiu a avó. E ia explicar, quando ele a interrompeu. - Mas, onde? Não tenho quintal! - Esta árvore, que é única para cada pessoa, não precisa. É a árvore da família. - Árvore da família ...

- Meu neto, tu sabes que a família é um grupo de pessoas que estão ligadas umas às outras. Ora a família é como uma árvore. Tem um tronco principal que dá origem a ramos menos grossos. São os filhos do tronco. Depois, esses ramos dão origem a outros cada vez mais finos que correspondem aos parentes afastados. E desafiou-o:

- Vamos desenhar a árvore? Assim, consegues vê-la mais facilmente. Poderá ajudar-te a conhecer melhor as pessoas da nossa família e os graus de parentesco que nos ligam. Foi assim que tudo começou. ( ... )

Pág. {16-17) Parte do texto da Graça Gonçalves (a árvore da família no coração) ...

O VALO!< E !1!55AO DA FAHÍl/A

A família, sobretudo os pais e os irmãos, desempenham um papel fundamental na vida quotidiana das crianças. Poucas vezes refletimos seriamente acerca do valor que a família tem para cada um de nós. Com ela, nos identificamos e nela encontramos as condições propícias para a nossa realização. Por isso, partilhamos com os outros elementos da família os nossos sucessos e procuramos junto deles, conforto nos momentos menos felizes. A família que cumpre a sua missão é um espaço de reencontro, no qual nos fortalecemos para enfrentar diariamente as surpresas da vida.

A família é o lugar adequad an missão da vi Nascendo num espaço familiar, a criança tem mais possib1 1 ntir acolhida e amada. Na descoberta das suas funções, a família, deverá fazer circular entre os seus membros, os dons recebidos, a sua ale ria, a sua vitalidade, a sua enerosidade. 4.i• ois " uando na família se ama e ser ornem em plenitude".

Dionísio BOROBIO

No contexto familiar, a criança recebe os primeiros afetos, aprende a relacionar-se com os outros, a partilhar, descobre a li em suma aprende a dar os primeiros passos par 1ver em sociedade Desde o seu nascimento, está desperta para o amor, sendo sario que o vivencie através da relação com os outros membros da comunidade familiar. Para que o desenvolvimento pes criança aconteça de forma harmoniosa, a família tempera autoridade om o afeto, promovendo a o respeito, a respons · · e e a liberdade. Compete à família primeiro lugar, a criança de forma progressiva e harmoniosa, recorrendo à orientação e apoio dos membros mais velhos do seu agregado familiar, e complementada, depois, com os diferentes contributos da sociedade (Escola, Escuteiros, Catequese, Grupos desportivos, sociocaritativos, ... ). Em todo este processo de desenvolvimento, é enriquecedora a presença tanto do modelo masculino como do modelo feminino, transmitidos, em princípio, pelo pai e pela mãe. A família é o espaço onde, em "primeira mão", se apenas através de palavras, mas sobretudo através de gestos concretos. Es tos concretos desenvolvem e potenciam a descoberta da sua fetividad dos seus sentimentos e da partilha generosa de hábitos de ra, carinho e respeito.

This article is from: