2 minute read

Nesta unidade aprendi que

!\ FIDELID!\DE À P!\L!\VI<!\ D!\D/i

"Seja este o vosso modo de falar: sim, sim; não, não" . Mt 5,37

Advertisement

"Palavra dada, vida empenhada».

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida" . Provérbio chinês

ada, há alguns anos atrás, tinha um grande valor. Não era necessário reduzir a escrito os compromissos; a palavra dada era suficiente. Hoje em dia acontece, demasiadas vezes, que a palavra dada não tem qualquer valor, muitas pessoas facilmente dão o dito pelo não dito. Será que valores como o da palavra dada, ou seja, o da honra já nada significam para o Homem? Esta desvalorização de valores é o melhor caminho para melhorarmos a sociedade em que vivemos? Será que o que conta é o "salve-se quem puder" e que essa conversa dos compromissos assumidos só serve para enganar os ingénuos? O valor da palavra dada tem de continuar a contar. É uma questão de honra.

No matrimónio, o anel, a que se dá o nome de aliança, é um símbolo da união entre o homem e a mulher. A aliança representa a eternidade do amor e tem a forma de um circulo porque este não tem princípio nem fim.

w

NE5T A UNIDADE APRENDI QUE,,,

v<,udarfaz parte da vida, é condição para o crescimento humano.

v'Ábraão é modelo de homem em caminho, em mudança, em crescimento.

vlNinguém cresce sozinho. Somos seres sociais, precisamos de viver em conjunto com outros seres humanos para nos sentirmos felizes.

VSomos membros de uma família, de grupos desportivos e musicais, participamos na catequese, nos escuteiros, integramos uma turma ... o que pressupõe uma certa ordem, ainda que não tenhamos consciência disso.

diferentes grupos a que pertencemos, cada um tem características e necessidades próprias que quer ver respeitadas e satisfeitas.

Vremos de nos aceitar uns aos outros.

com os outros exige que sejamos capazes de criar consensos.

Bíblia encontramos textos que nos ajudam a conhecer como Deus tomou a iniciativa de se comprometer com a humanidade.

Ele aprendemos a construir alianças. Só assim é possível viver em comunidade.

Agora já somos capazes de construir uma aliança de convivência para a turma. Queremos ser um exemplo de união, de amizade, de bom :t entendimento. Vai ser um pacto exclusivo (secreto) porque somos únicos e não há turmas iguais. No final, assinamos todos! .,.,.

turV'Vtíl ____________ _ íl s 1-0 11\;Q rvtA..íl s d íl tu rvtA..íl

This article is from: