portfólio arquitetura & urbanismo
| 2024 luisa moreno verenguer
![]()
| 2024 luisa moreno verenguer
04.02.1996
t.
+55 (11) 9 8347 2955
e.
luisaverenguer@gmail.com
r. ministro américo marco antônio, 230 - Sumarezinho, São Paulo - SP
Arquiteta e Urbanista formada na Escola da Cidade Faculdade de arquitetura e urbanismo | 2020. Com experiência em projetos de transporte urbano e em escritórios residenciais de alto padrão. Ao longo da minha trajetória profissional, desenvolvi habilidades em planejamento urbano e design arquitetônico, sempre buscando soluções inovadoras e sustentáveis. Tenho um forte interesse em projetos de maior escala que impactem positivamente a cidade e melhorem a qualidade de vida dos seus habitantes. Estou em busca de oportunidades que me permitam contribuir para o desenvolvimento urbano de maneira integrada e criativa.
educação e formação
2020.
Escola da Cidade — faculdade de arquitetuta e urbanismo, São Paulo TC - Espaço como a experiência do corpo coreografia para um devir Jardim Tropical urbano
2016. diagrama como estratégia projetual - Marina Pedreira de Lacerda 2017. ferramentas e mapeamento não convencional — Iconoclassistas - Pablo Ares, Projeto Contracondutas cursos
programas
autocad_ avançado
sketchup_ intermediário
qgiz _ iniciante
archicad_ iniciante
inglês _ avançado
espanhol _ intermediário idiomas
pacote adobe_
indesign_ avançado
illustrator_ intermediário
photoshop_ intermediário
pacote office_
word_ avançado
excel_ intermediário
powerpoint_ intermediário
2023|2024.
Gui Paoliello arquitetura, -desenvolvimento de desenhos preliminares e apresentação conceitual de projeto para casas. voltado principalmente para exploração de estruturas de madeira -projetos executivos para obra, passando pela elaboração de levantamentos, desenhos de implantação, plantas, cortes, elevações, ampliações, caixilhos, detalhes, planilhas e listas de materiais -compatibilização de projetos complementares
2024.
autônoma projeto freelance para Estudio Infra, -projetos executivos de renovação e adequação de acessibilidade de terminais de ônibus na cidade de São Paulo
2021|2022
arquiteta na JBMC arquitetura e urbanismo, -desenvolvimento e desenho de projeto executivo da residência Boaçava -projetos executivos de renovação e adequação de acessibilidade de 34 de terminais de ônibus na cidade de São Paulo. passando pelas etapas de levantamento, desenho de implantação, plantas e amplições, memoriais descritivos e tabela de quantidades -projeto conceitual da Linha 20 Rosa do metrô de São Paulo
2021.
autônoma projeto gráfico Farinheira, colaboração com Beatrice Perracini no projeto gráfico da pizzaria em Monte Alegre do Sul
2021.
autônoma projeto da Casa Riviera, -colaboração com arquiteta Marina Lickel em um projeto executivo de reforma
2019.
estágio no taller Palma na cidade do México, -desenho de projetos executivos, maquetes e desenvolvimento de concursos
2017|2018
estágio na editora Escola da Cidade, -redesenho de arquitetura para os livros da editora, edição de imagens e diagramação de textos, para publicações estágio no núcleo de design da Escola da Cidade, -produção do material gráfico da faculdade, assim como prudutos de papelaria
2016.
estágio no escritório Pimenta Associados, especializado em acessibilidade, -levantamento e identificação de pontos a serem modificados para produção de um projeto de acessíbilidade dentro das normas NBR 9050


| residência PN 2023
O projeto da residência propõe uma integração entre o antigo e o contemporâneo, aproveitando a antiga tulha da fazenda como núcleo das áreas comuns, que incluem a cozinha, a sala, a varanda e um mesanino que abriga um escritório e uma sala de TV, criando um espaço acolhedor e funcional. Uma nova edificação conecta-se à tulha por meio de uma passarela, abrigando as áreas íntimas, como quartos e banheiros, enquanto aproveita o declive natural do terreno. A estrutura original de pedra da tulha se funde harmoniosamente com as novas construções, projetadas com madeiras de demolição da antiga fazenda, preservando a história do lugar e conferindo um toque rústico e sustentável ao conjunto.






















Gui Paoliello Arquiteto
O sítio prevê a implantação de cinco casas em um terreno compartilhado, concebidas a partir de uma modulação flexível que permite variações em tamanho e uso. No projeto as estruturas de madeira garantem uma construção leve e ágil, minimizando a intervenção no terreno. A disposição das edificações foi cuidadosamente planejada para assegurar uma excelente orientação solar e vistas agradáveis para cada residência, promovendo a privacidade e a conexão com a natureza. O espaço comum será um convite ao convívio, funcionando como um ponto de encontro para os moradores, estimulando interações sociais e a formação de uma comunidade vibrante e acolhedora.







Gui Paoliello Arquiteto
O projeto da residência é composto por quatro blocos que organizam os principais usos da casa, criando um pátio interno dedicado ao lazer e assegurando a privacidade do terreno. As estruturas de alvenaria são cobertas com telhados de madeira em diferentes níveis, conferindo leveza e dinamismo à construção. Essa disposição não apenas proporciona um ambiente acolhedor, mas também promove uma interação harmoniosa entre os espaços internos e externos, permitindo que a luz natural penetre e realce a beleza dos materiais utilizados.

















arquitetura e urbanismo
Foram 34 terminais de ônibus na cidade de São Paulo, cujos projetos foram avaliados para reforma e adequação de acessíbilidade seguindo as normas da SPTrans. Levando em consideração as necessidades de cada um deles foram propostas reconfigurações e ampliações para otimizar suas dinâminas de funcionamento, buscando uma coerência que permeie os terminais.







estágio Cidade do México
Implantados em um terreno com declividade acentuada, blocos verticais buscam se aproveitar ao máximo das visuais das praias do oceano Pacífico.
As áreas comuns ficam no primeiro nível, conectadas por uma passarela externa de acesso. E a escada de uso comum permite uma diversidade de uso, dando a cada comodo seu acesso individual. Nos níveis superiores e inferiores ficam os quartos com banheiros e generosas varandas.


estágio Cidade do México
O projetopara o concurso de uma escola em Moçambique teve inspiração nos parquinhos de Aldo Van Eyck.
Paredes curvas abraçam o espaço e estendem as salas de aula para o exterior. Esse limiar espacial proporciona um estímulo sensorial, a medida que aumentam a iluminação e ventilação dos ambientes.
O resultado é um módulo de sala de aula concebido para proporcionar às crianças um “lar longe de casa” inclusivo e estimulante.





2021
luisa moreno / beatrice padovan
Identidade visual para uma pizzaria em Monte Alegre do Sul. Trazendo o frescor dos produtos da região e a história da antiga fabrica de farinha da cidade.




auditórios - quadras esportivas focos de incêndio

2018
luisa moreno / lucas ormazabal / sofia boldrini
A partir grande número de focos de incêndio da parte informal da cidade de Valparaíso, e sua proximidade com os campos de futebol existentes. (auditórios) Revelam-se espaços em potencial.
O projeto propõe a junção da ocupação de lazer, auditório circular, e apoio, pavilhão retangular. Em situações emergenciais, serve como ponto de abrigo. E traz o olhar para a prevenção com uma estação de reciclagem de lixo (principal causa dos incêndios).
