PLANO DE GESTÃO Competência para ouvir, experiência para fazer. Propostas para a gestão 2010-2014
OS CANDIDATOS Romero Fenili Nasceu em 28 de março de 1968, em Tubarão (SC). Casado, pai de dois filhos, graduado em Medicina pela UFSC (1990). É especialista em Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior na Área de Saúde pela FIOCRUZ; especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana; especialista em Cirurgia Torácica e doutor em Cirurgia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professor da FURB desde 1998, leciona no curso de Medicina as disciplinas de Técnica Cirúrgica, Cirurgia Torácica, Seminários de Pesquisa e Internato em Clínica Cirúrgica. É avaliador de cursos de graduação nomeado pelo Conselho Estadual de Educação. Foi chefe do Departamento de Medicina, membro da Comissão de Apoio à Pesquisa (CAPE) da FURB e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Atual vice-reitor da FURB (2006-2010). Marcelo Diniz Vitorino Nasceu em 30 março de 1968, em Jacarezinho (PR). Casado, pai de uma filha, graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1991). É mestre em Engenharia Florestal e doutor em Ciências Biológicas pela UFPR. Integra o quadro docente da FURB desde 1998, lecionando no curso de Engenharia Florestal as disciplinas de Entomologia Florestal, Controle Biológico, Fitopatologia Florestal e Defesa Florestal. Foi chefe do Departamento de Engenharia Florestal e membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário. Desenvolve pesquisas em convênio com instituições nacionais FAPESC e CNPq e internacionais com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Serviço Florestal Americano (UFS) e Universidade da Flórida. Foi coordenador do Instituto de Pesquisas Ambientais e atualmente é diretor do Núcleo de Pesquisas e Extensão da FURB.
FOCOS DA GESTÃO
•
Fortalecer na comunidade acadêmica (servidores e alunos) o comprometimento e o sentimento de fazer parte da Instituição, através da mobilização para o diálogo e da valorização do patrimônio humano, visando ao envolvimento de todos nos rumos da Universidade.
•
Implementar, com a participação da comunidade acadêmica, a matriz da organização legislativa e administrativa da FURB aprovada em 2010, observando a garantia dos direitos trabalhistas e da permanência do ISSBLU.
•
Garantir a FURB como Universidade de excelência diante das novas exigências do MEC.
•
Ampliar o comprometimento com o ensino de graduação da Universidade.