A COMPLEXIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMATICAS DO TRÓPICO SEMIARIDO BRASILEIRO

Page 1

SEMINÁRIO DE TROPICOLOGIA DA FUNDAJ A COMPLEXIDADE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DO TRÓPICO SEMIÁRIDO BRASILEIRO1 Prof. Dr. Lucivânio Jatobá ( E-mail: lucivaniojatoba@uol.com.br )

Introdução

Escreveu certa vez, com muita propriedade , o ex-seminarista desta Casa, o “schoolar”, geógrafo, Dr. Gilberto Osório de Andrade, num dos mais importantes trabalhos sobre a Climatologia do Brasil2: “ Os climas são fatos de estrutura complexa. A essência dos seus elementos é atmosférica, mas a experiência de todos os tempos demonstrou a estreita dependência em que tais elementos estão das condições geográficas, sob o que se registram.” E´exatamente dessa complexidade que nos ocuparemos nessa Reunião do Seminário de Tropicologia. Um desafio! Um desafio, sobretudo quando estabelecemos como área a ser esquadrinhada a partir do prisma da Climatologia o Trópico Semiárido brasileiro. Duas geociências buscam decifrar, cada uma com seus métodos particulares, com suas bases epistemológicas, tal complexidade ressaltada pelo geógrafo pernambucano. Se utilizarmos a antiga classificação de Jean Goguel, estabelecida para as geociências, há de um lado uma ciência geofísica- A Meteorologia- que busca entender o tempo meteorológico, sob a ótica da Física, ou seja aquelas condições atmosféricas que definem o estado do momento, às vezes fugaz, da atmosfera sobre uma determinado local, região ou país. Num outro lado, existe uma ciência de raízes eminentemente geográficas – a Climatologia Dinâmica- que se preocupa com os ritmos do tempo, ou, como se dizia na Climatologia Clássica, do “andamento habitual do tempo”. Irmanadas, Meteorologia e Climatologia buscam entender essa temática tão intrincada e que há muito tempo preocupa a humanidade.

1

Resumo expandido dos principais aspectos que serão explorados na palestra a ser proferida na 410ª Reunião do Seminário de Tropicologia, em 19 de junho de 2018. O palestrante é geógrafo, ambientalista e Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, na qual leciona, atualmente, as disciplinas Análise Climática e Análise Geomorfológica, no curso de Ciências Ambientais do Centro de Biociências e no curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (PROFCIAMB). 2 ANDRADE, Gilberto Osório de. Brasil, a Terra e o Homem. São Paulo: Editora Nacional, 1971) .


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.