RESENHA CULTURAL
![]()
Procurou-se contar um pouco do que há documentado com relação aos 18 Apartes realizados entre os anosde1982a2022.
São40anosdehistóriaeosregistrosdestesmomentosnãopoderiamserdeixadosdelado.
Salienta-se que os amigos Romualdo Ferreira Vieira eEveraldo Oliveira foram os responsáveis pela pesquisa e dedicação na busca de todos os detalhes, para que esta resenha fosse realizada. Dessa forma, foi formatarevistaeprojetoonline,disponívelnasredesdelivrecirculaçãoesitedaPrefeituramunicipaldeSãoSepé.
No ano de 1971, em Uruguaiana, o primeiro Fes val da Canção Na va, a "Califórnia", desperta o Rio Grande do Sul para revitalizar os verdadeiros valores das raízes culturais gaúchas e para a descoberta de novos talentospoé cosemusicaisdocancioneiro.
Em São Sepé, era o ano de 1982, quando um grupo de tradicionalistas e simpa zantes do movimento musical que havia surgido há mais de uma década e, pelo fato de terem par cipado como apreciadores e convidados em eventos do gênero na região, aceitam o desafio de colocar São Sepé a pertencer ao espaço da músicana vista.
Assim, através dos meios de comunicação, São Sepé Brasil,levouobordoneio,osversoseasrimasdaAlmaGaúcha.
Entãonasceo SINUELODACANÇÃONATIVA1ºAP
Coordenação, Divulgação e Produção
JESPROART – ProduçõesArtísticas Ltda
Editores e Redatores (Pesquisa):
Everaldo Oliveira
Romualdo Vieira
Jornalista Responsável:
Anderson Vargas Gonçalves – MTb/RS: 18.030
Assistente Editorial (Revisão Gráfica):
Jéssica Freitas de Oliveira
Editoração de Link's:
Gabriel Haddad Vieira
Projeto Gráfico e Diagramação:
Lucian dos Santos Borges
Artes gráficas em 3D:
Agner Souza dos Santos
Fotografias:
Arquivo Sinuelo, Pesquisadores, JornalAFonte eTeCom Comunicação e Marketing
Gráfica:
ArtSigns – Comunicação Visual
Tiragem:
500 exemplares
obra foi
com
A Revista "Resenha cultural Sinuelo e seus apartes" foi idealizada num formato para contar a história do "Sinuelo- 40anos".
Dessa forma, buscam-se, através de pesquisa organizada pela produção da JESPROART – Produções Ar s cas, relatos de idealizadores, incen vadores, gestores e ar stas que fizeram a história do Fes val perpetuar desdeoseuprimeiroaparte.
O Sinuelo da Canção Na va é um patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul, que eleva o nome de nova artemusicalgaúchana vista,econsequentementeonomedeSãoSepé.
Ainda, o Sinuelo é um Fes val renomado e querido pela comunidade local, em que, além de todo o empenho profissional para a sua execução com sucesso, há a dedicação, respeito às memórias e à preservação da história da artemusicalsepeense.
Atualmente, a empresa JESPROART é a equipe guardiã do Sinuelo, assumindo o compromisso para impulsionararealizaçãodoEventoemproldapreservaçãodaartedacançãona vistanoEstado.
A equipe da JESPROART assumiu a produção no ano 2006, no 11º Aparte, e desde esta data vem escrevendo linhas desta história, percebendo a cada edição uma constância de grandes nomes presentes no palco doevento.
A equipe se preocupa, principalmente, na preservação da história do fes val, buscando ouvir a todos aqueles que sempre caminharam paralelamente ao Sinuelo para que o projeto fosse concre zado, adaptando-se, poróbvio,aosnovosformatosderealizaçãodeeventosconformeosavançosculturaisacontecem.
Nesta resenha, há a pretensão de expor acerca das facetas históricas do fes val, sua construção e realização. Um fes val para além de entreter, gera arte, cultura, oportunidades e espaço para a comunidade, além, éclaro,demobilizarocomérciolocaleosconsumidores.
Para que o evento seja realizado, necessita-se, por exemplo, da mão de obra de aproximadamente 120 (cento e vinte) pessoas presentes, fato que por si só já viabiliza uma movimentação, além do nicho ar sco-cultural decunhoeconômico,gerandooportunidadedetrabalho.
Então, no momento que existem parceiros que es mulam e acreditam na filosofia do Sinuelo, há a possibilidade de realização do evento para que a arte musical gaúcha seja valorizada e impulsionada democra camente.Felizmente,oSinuelosemprecontoucominúmerosapoiadoresparasuaconstruçãohistóricae social,que,muitasvezes,es verampresentesporamoràartena vistagaúcha.
Com o decorrer do tempo, notaram-se algumas mudanças na realização dos fes vais na vistas, dentre elas, o reconhecimento da profissão dos músicos, compositores e ar stas que se dedicam e se aperfeiçoam para que o na vismo gaúcho seja acessado e acessível. Percebe-se, ainda, uma maior preocupação com a regulamentação justa dos fes vais para que os ar stas sejam remunerados e reconhecidos pelo trabalho desempenhado.
A JESPROART, como diretora de arte e cultura, assume a responsabilidade, a cautela e a preocupação com estas pautas que envolvem a realização dos eventos que es mulam o na vismo gaúcho e levam cultura para a comunidadeemgeral.
O Sinuelo da Canção Na va chega aos seus 40 anos de existência, em seu 19º Aparte, com a convicção de dever cumprido perante a história da música gaúcha na vista. A JESPROART sempre estará pronta para contribuir com mais um ano de vida do Sinuelo e construir novas narra vas a par r das boas memórias que o evento deixa a cadaAparte.
"Ainda existe um lugar". Um lugar que é aqui. É agora. E merece ser valorizado e rememorado. O Sinuelo é assim.
Desaparece por um tempo, mas volta. E volta cheio de histórias bonitas que causam as mais diversas sensaçõesparaumlugarquejáéseudepertencimento.
VidalongaaoSinuelo!
1983-SINUELODACANÇÃONATIVA1ºAPARTE.
SINUELO: animal ou ponta de animais mansos ou habituados a serem conduzidos, u lizados para juntar aos xucros com a finalidade de acalmá-los e levá-los, em sua companhia,paraondesedeseja.
Lote de gado manso, guardado muitas vezes por um piá montado em pelo, que ao largo do rodeio se junta aosquedeleseapartam.
APARTE: separar parte de um todo, rar de lá para cá,classificar,selecionarconformenormasoucritériospréestabelecidos.
Após um árduo trabalho da comissão organizadora na busca de recursos junto a pessoas e empresas de São Sepé e região, na definição das comissões e equipes de trabalho, na montagem de toda a programação o Sinuelo da Canção Na va – 1º Aparte, foi realizado nos dias 14 a 16 de janeiro de 1983, numa promoção do Índio Sepé Centro de Tradições Gaúchas e Prefeitura Municipal de São Sepé, com o apoio da Rádio FundaçãoCotriseleClubedoComércio.
A comissão Central do 1º Aparte do Fes val foi assimcomposta:
- Presidente – Roberto Xavier Faria; - Secretaria e Divulgação – Gilberto Peter Caramão e Salete Souto Caramão; - Representante da Patronagem do Índio Sepé CTG – José Paulo Lopes do Nascimento; - Representantes da Rádio Fundação Cotrisel – Enilton Bolzan Ineu e Flávia Machado; - Representante da Prefeitura Municipal de São Sepé–PrefeitoJoséMariadeSouzaPicada.
Neste primeiro Aparte do fes val foram inscritas 99 composições representando 20 municípios Gaúchos, destas foram classificadas 24 músicas para serem apresentadas nas fases eliminatórias e finalmente foram apartadas 12 canções que fazem parte do "LP" disco do Fes val.
Consagrou-se vencedora do Sinuelo 1º Aparte e recebeu o troféu Índio Sepé banhado a ouro, a Milonga "A Pampa e o Dia", de autoria de Vinícius Brum e Luiz Carlos Borges com a interpretação de Maninho Brum, sendo este escolhidoomelhorintérpretedofes val.
A composição "Morena Rosa", uma vaneira de autoria de Telmo de Lima Freitas e interpretada por Luiz Fernando Smanio o, foi escolhida a canção mais popular e recebeuotroféuTioLautério.
Posteriormente, essa composição se tornou um clássicodocancioneirogaúchoedoBrasil,sendoregravada pordiversosar stasegruposmusicais.
A comissão avaliadora do fes val foi composta porpessoasdeprofundoconhecimentopoé comusicaldo RioGrandedoSul,sendoformadapor: Dr.DiogoMadrugaDuarte,JoséBicca,NiltonMon ,Glênio FagundeseManoelIgnácioXavier.
A construção do conceito de iden dade e sensação de pertencimento de um povoemsuaterrapassapelavalorizaçãodasuamanifestaçãocultural.
OSinuelodaCançãoNa va,nestes40anos,transformou-sedeumsonhodas cabeçasdossepeensesempatrimôniodoRioGrandedoSul,comgrandescançõesque setornaramhinosdosgaúchos.
Aquela ideia, alinhavada pela liderança do então prefeito José Maria Picada, de fazer de São Sepé um centro da música na vista, torna-se realidade em todas as ediçõesdofes val.
Voltaemeia,nosperguntamos:comoperpetuarumfes valtantotempo?
O financiamento cole vo do Poder Público e da inicia va privada, valorizando toda a cadeia de ar stas e compositores, é apenas uma parte desta resposta. Isso porque, se o Sinuelo da Canção Na va não morasse na alma dos sepeenses, teria desaparecido como tantos outros eventos do gênero nestas quatro décadas.
Enquanto exis rem apaixonados pelo evento - e sempre me declaro ser um deles - haverá mo vos suficientes para que ele renasça, ano a ano, nos nossos corações.
JOÃO LUIZ VARGAS
Prefeito de São Sepé e Incentivador do Sinuelo
As decisões que tomamos enquanto prefeito municipal, visando a realização do primeiro fes val na vista em São Sepé, nasceram do convencimento que nhamos de que o culto as origens e hábitos de nossa gente, se inseria como pauta obrigatória a um ambiente cultural histórico e esclarecedor que acreditávamos importante para o crescimento qualita vo de cada cidadão desta terra.
Foi com este espírito de entusiasmo que hipotecamos todo apoio do governo local aos organizadores do Fes val, para que o Sinuelo da Canção Na va, desde seu 1º Aparte, assumisse papel de protagonista no ambiente na vista do Rio Grande, antevendo que se transformaria no encontro de grandes compositores e intérpretesacadaedição.
Todo nosso aplauso àqueles que dão con nuidade ao nosso Sinuelo da Canção Na va, inclusive aos apoiadores públicos e privados que o viabilizam, que unidos em seus esforços permitem que extraordinárias canções, repletas de poesia eamorpeloquenosretrataenquantopovo,sigamembalandoossonhosdecadaum denós.
VidalongaesucessosempreaonossoqueridoSinuelodaCançãoNa va.
JOSÉ MARIA DE SOUZA PICADA
Ex Prefeito de São Sepé Idealizador, Incentivador e realizador do 1 Aparte.
" A valorização da música regional gaúcha melhor elaborada e casada a grandespoetas,ecooufortementeemSãoSepé.
A comunidade fez acontecer ali, o evento que, também até hoje, melhor divulgoueste Município =oSinuelodaCanção!"
ROBERTO FARIA
Idealizador e Incentivador
José Paulo Nascimento In memoriam (Um dos fundadores e már res do Sinuelo).
"Se tem alguma coisa que define J.P.L.N é música. Foi por amor a esta manifestação cultural que, junto à amigos, colaborou para o surgimento do Sinuelo da CançãoNa va.Nestefes valserealizava,transbordavatodasuaadmiraçãopelanossa cultura.
Era um momento de superar limites, agregar valores e vivenciar toda a emoçãoqueamúsicaproporcionavaasuaalmagaudéria."
MARIA CÉLIA NASCIMENTO E FAMÍLIA Esposa
1984-SINUELODACANÇÃONATIVA-2ºAPARTE
Empolgados com o sucesso e a repercussão do 1º Aparte do Fes val, tanto na qualidade das músicas apresentadas, pela presença de renomados expoentes no na vismo, quanto no palco, shows e na comissão avaliadora, pelo grande público presente e vencido o desafio, pois o Sinuelo da Canção Na va nasceu grande, lançava-se outro e o 2º Aparte do fes val foi realizado, de 13a15dejaneirode1984.
Mais uma vez, o evento ocorreu numa promoção do Índio Sepé Centro de Tradições Gaúchas e Prefeitura Municipal de São Sepé, com o apoio da Rádio Fundação CotriseleClubedoComércio.
Acomissãocentraldofes valcomgrandenúmero deapoiadoresfoiassimcomposta:
· Presidente – José Paulo Nascimento; - VicePresidente–JoséMariaPicada;
· Secretaria – Alcir Bolzan e Ana Marise Frantz Pereira;-Acampamento–Jarbas Munhoz Moreira; - Tertúlia Livre – Gilberto Peter Caramão;-Recepção
· Getúlio Trindade; - Portaria – Dalton Faria;Finanças – Ayrton de Moraes; - Prefeitura Municipal –PrefeitoJoãoLuizdosSantosVargas;-ÍndioSepéCTG.
Patrão Zeno da Cunha Brum; - Rádio Fundação Cotrisel –Enilton Ineu e Flávia Machado; - Clube do Comércio – Luiz
ConceiçãoBrumPereiraeRégisAntônioMacedoHaag. A comissão avaliadora do fes val foi composta mais uma vez por grandes expoentes e conhecedores da arte poé ca emusicaldoRioGrandedoSul,sendoseusintegrantes:
Manoel Ignácio Xavier, Glênio Fagundes, Luiz Alberto
Kramer, Jarbas Pessano, Mauro Roberto Hars, Diogo MadrugaDuarteeJoséBicca.
ESCANEIE O QR CODE E ESCUTE AS MÚSICAS: Música Mais Popular
Outra Vez MúsicaVencedora
Lida Campeira APERTRE O PLAY
Neste aparte do Sinuelo foram inscritas para a triagem 140 composições representando 18 municípios do Rio Grande do Sul, sendo apartadas 26 canções para serem apresentadas em 02 eliminatórias e, finalmente, 12 composiçõesparacomporemodiscodofes val.
A música vencedora deste 2º Aparte foi a milonga "Outra Vez", de autoria de Emir Garialde Peres e José de Jesus Alves Camargo, com a interpretação de Evandro Zamberlan.
A canção mais popular foi "Lida Campeira", uma chimarrita de Paulo Francisco Pires Corrêa e Valter Elias Picada Abaide, que foi interpretada por Roberto Carlan LemoseGrupoFlordeTruco.
Par cipei da equipe de organização dos primeiros apartes, onde as triagens de alguns dos primeiros apartes, foram na nossa propriedade Fazenda SantoAntão,propriedadedosFaria,ondees veramemnossapropriedadevários ar stasderenomedona vismodaépoca;hojemuitosnãoestãoentrenós. ComomembrodapatronagemdoÍndioSepéCTG,eueracapatazenossa ideologia era ter um dos fes vais mais pres giado e ca vante da época. Fico sempre emocionado em ver o tamanho que se tornou nosso Sinuelo, sempre preservando a essência da semente plantada lá em 1982 e colhida em 1983 em seuprimeiroaparte.
DALTON FARIA
Incentivador e Idealizador.
O Sinuelo faz parte da minha história. O Primeiro Aparte aconteceu quando eu nha 23 anos, e par cipei a vamente não só do Primeiro, mas das primeiras edições do Sinuelo, pois o Índio Sepé CTG, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Rádio Fundação Cotrisel, era um dos promotores do evento, e o meu pai foi patrão do CTG na época dos primeiros Apartes.
Tenho muitas memórias daquela época, da triagem, dos ensaios, da recepção, da decoração, dos ar stas, compositores, do empenho de todos para o sucesso do fes val.
Foram momentos de muito aprendizado, e sou grata por ter convivido com "grandes homens e mulheres" que abraçaram a causa de promover um Fes val Na vista em São Sepé, pessoas que marcaram muito a minha vida e que deixaram um grande legado.
Quarenta anos se passaram do Primeiro Aparte e muitos dos idealizadores deste fes val já par ram desta vida, mas o Sinuelo con nua cantado e encantando o Rio Grande, deixando através de suas músicas um registro importante na memória e na história de São Sepé.
AURA BARNASQUE BRUM ILHA Apresentadora do primeiro Aparte.
Dos Primeiros Apartes Contar um pouco dos Apartes do Sinuelo, além de uma grande responsabilidade, uma descoberta, num misto de humildade e orgulho, de que ajudamos a construir parte da história da arte e da cultura de São Sepé, Saudosas reminiscências.
Apresentamos do 1º ai 6º Aparte do Sinuelo, formando dupla, na 1ª edição, com a jovem Áurea Barnasque Brum. A par r de então, junto com a Nilza, esposa e redatora parceira, par lhamos a Missão de, em cinco edições do fes val, apresentar numa pequena resenha, os versos e rimas de todas as letras apartadas, em cada grande redação da resenha, sen r e vivenciar a sensibilidade poé ca dos autores em suas criações era, para nós, momento marcado tanto por emoções, como por gratas surpresas e, as vezes, até por gerar alguma recordação ou saudade.
O texto, quase sempre, se completava momentos antes da apresentação, na de pendência do elenco de intérpretes e instrumen stas. Nas premiações as resenhas se adequavam as categorias.
Dúvidas e expecta vas antecediam cada aparte, desde as improvisações e cria vidades para o palco, nas edições no clube do comércio, junto com Alcir Bolzan, até aos espaços bem projetados para esse po de evento, no ginásio de esportes.
Às nossa expensas, indumentárias sempre es veram em harmonia com os temas dos cenários.
Foi gra ficante o convite, para recordar tantos desafios vencidos e dizê-los, assim em parte, em tão poucas linhas.
Apresentadores dos primeiros Apartes do Sinuelo.
Música Mais Popular 07 APERTRE O PLAY
1985-SINUELODACANIÃONATIVA-3ºAPARTE
Seguindo em alto ritmo de 11 a 13 de janeiro de 1985, com promoção do Índio Sepé CTG e da Prefeitura MunicipaldeSãoSepé,tendocomocomissãocentral: · Presidente – Enilton José Bolzan Ineu; VicePresidente – José Paulo Nascimento; - Secretária – Flávia Machado;-CoordenadorGeral–AlcirBolzan.
Na certeza de que estavam no caminho certo para inserir São Sepé, a TERRA DE TIARAJÚ, no cenário dos fes vais na vistas do Rio Grande do Sul, os promotores do 3º Aparte do Sinuelo da Canção Na va, vêem crescer naquele momento a sua responsabilidade em abrir oficialmente, em termos de fes vais, os 150 anos da Revolução Farroupilha.
Em entrevista ao Jornal A PALAVRA de São Sepé, edição de 16/01/1985, o presidente da comissão julgadora do 3º Aparte e jurado do Sinuelo desde o seu primeiro aparte, o Senhor Glênio Fagundes, fez a seguinte afirmação:
"SÃO SEPÉ ESTÁ CORRESPONDENDO A EXPECTATIVACULTURALDORIOGRANDEDOSUL". Segundo ele, a proposta de realização de um fes val na vistaéintemporal:éCultura.
Como jurado pela terceira vez em São Sepé, Glênio Fagundes completou declarando que "estou notando que a cada ano que passa essa proposta vem sendo ampliada no sen do de maior par cipação na culturaNa va.SãoSepéestádeparabéns".
Emaisumavezacomissãoorganizadoraconvidou um grupo seleto de conhecedores do movimento musical do Rio Grande do Sul para integrarem a comissão avaliadoradofes val,sendoformadapor: Glênio Fagundes, Mauro Roberto Harff, Sônia Abreu, Dorotéo Fagundes, Marilene Garcia Machado e Nilton Mon .
Com grande número de composições inscritas paraatriagemdofes valerepresentandováriasregiõesdo Estado, a comissão avaliadora selecionou 26 trabalhos para seremapresentadosem02eliminatóriasnosdias11e12de Janeiro de 1985 e destas foram apartadas 12 canções para a noite final dia 13 de Janeiro de 1985 e para compor o disco doFes val.
A grande vencedora do Sinuelo 3º Aparte foi a milonga "Sonhos ao Vento", com letra de Jaime Brum Carlos e música de Clemar Guglielmi, na interpretação desteacompanhadodoGrupoItapeví.
A canção mais popular foi a representante de São Sepé, in tulada "Côco Verde e Melância" um xote de autoria de Afif Jorge Simões Filho e música de Afif Jorge SimõesNetoePedroDarciFragaCunhaquefoiinterpretada porLuizFernandoSmanio oeGrupoCantoPiá.
Lembro da nossa primeira reunião para projetar a criação do Sinuelo. Havia uma preocupação com a parte financeira, até porque justamente no mês de janeiro, datadarealizaçãodofes val,aconteceriaatrocadogovernomunicipal.
Ofes valteriacomosuportefinanceiroaPrefeituraeoÍndioSepéCTG.Após ter esse aval foi formada uma equipe presidida pelo Roberto Faria e iniciamos a execuçãodoprimeiroAparte,tendocomolocaloClubedoComercio.
Jáaminhapar cipaçãofoiumgrandedesafionacriaçãodoprimeiroCartazdoEvento, econ nueicriandoporváriosoutros.
Par cipei com o Alcir Bolzan e sempre presente José Paulo Nascimento, na criaçãodoscenáriosquesetornarammarcantesnosAparteseguintes.
Alémdisso vegrataexperiênciadeplanejareacompanharasgravaçõesdos discos. Já a par r do terceiro Aparte do Sinuelo, assumir a presidência em outras edições por anos seguidos, contando sempre com uma equipe de trabalho incansável eorganizadaparaosucessoesequênciadoFes val.
Toda essa história foi uma experiência única de vivência e conhecimento de partedaculturana vadoRioGrandedoSul.
E aí está o Sinuelo da Canção Na va, comemorando 40 anos de existência, quandooutrostantosfes vais-atémaisgraúdoseentonados-jápassaramafazerparte domundodosobituáriosculturaisesonoros.
Saíram do ventre do nosso fes val músicas que já pertencem ao panteão dos clássicos do nosso cancioneiro rural. Vou citar apenas duas, para dar a mostra do pano: Morena Rosa e Ainda Existe Um Lugar. Mas o bom mesmo desses anos todos foi compar lhar momentos com amigos desde a primeira edição, em 1983, lá no Clube do Comércio.
E agora, enquanto escrevo este depoimento, me chega límpido na memória aquele sorriso único, de menino arteiro da campanha, do José Paulo Nascimento, e que elecarregouatéahoradoderradeirobeijonaMariaCélia.
TalvezumdiaoSinuelosaiadecena,comotudonavidaquedesapareceumdia. A sua história, entretanto, jamais será olvidada, pois quem marcou sua passagem morre econ nuavivo.
AFIF SIMÕES NETO
Poeta e Incentivador
Sinuelo da Canção Na va – Tropa dos Apartes, 40 anos. Buscar minha par cipação na memóriaéabrirobaúdaslembrançasedasemoções.
Par cipeidonascimentodofes valepormuitosanoscolaboreinacriaçãoeexecução dos cenários e na organização do evento. Um tempo muito bom de minha vida, em que trabalheia vamenteemumsetorquesempremeenvolveu,aculturadenossopovo. E é com esse espírito que cumprimento a edição da revista que comemora os 40 anos destefes valqueincen vaosar stasregionaisedáoportunidadeaostemasdenossaterra.
ALCIR BOLZAN
Incentivador e Idealizador
SINUELO–UMFESTIVALQUEDEUCERTO
Transcorria o ano de 1981 quando surgiu a ideia de DESPERTAR DA ARTE NATIVA, visando invocar os jovens sepeenses amantes da música a pra ca desta arte tão nobre. O então prefeito José Maria Picada acolheu a sugestão de bom grado, ba zandooevento,emnovembro1981.
Com o sucesso alcançado, Salete Souto Caramão – responsável pelo polo Cultural e NUTID, Roberto Faria e outros, levaram a0 Prefeito a ideia, ao exemplo de FormigueirocolocoucomocondiçãooengajamentodoÍndioSepéCTG,comotambém patrocinadoroque,levadoàpatronagem,foiaprovado.
Estava, assim fundado o Sinuelo da Canção Na va, para seu Primeiro Aparte poisseapartamúsicasentreasinscritas.
1986-SINUELODACANÇÃONATIVA-4ºAPARTE
Seguindo a mesma jornada, o mesmo caminho dentro dos obje vos propostos desde o 1ª aparte do fes val e numa promoção da Prefeitura Municipal de São Sepé, na pessoa do Prefeito João Luiz dos Santos Vargas e equipe, do Índio Sepé CTG na pessoa do Patrão Almir Freitas Santos e toda a sua patronagem com o apoio mais uma vez da Rádio Fundação Cotrisele Clubedo Comérciofoi realizadoo Sinueloda Canção Na va 4º Aparte, nos dias09 a 12 de Janeiro de 1986.
Acomissãocentraldofes valesteveassimformada: · Presidente-EniltonJoséBolzanIneu;-Vice-Presidente–JoséPauloNascimento;-Secretária:FláviaMachado;Coordenador–AlcirBolzan;-DiretordeFinanças–PauloRobertoBorgesdosSantos. A comissão avaliadora do fes val esteve assim composta por: Glênio Fagundes, Mário Barros, Dorotéo Fagundes, GilbertoCarvalhoeNiltonMon .
Mais uma vez foi formada uma comissão julgadora com pessoas qualificadas e com conhecimento poé co musicalnocenáriodocancioneirogaúcho.
Foram mais de 200 composições enviadas para a triagem do fes val, onde foram apartadas 24 canções para serem apresentadas nas eliminatórias nos dias 09 a 11 de Janeiro com 08 músicas em cada noite, sendo que posteriormente,porsolicitaçãodeseusautores,foire rada01concorrente,ficandoapenas23canções.
Dessa vez o Fes val foi realizado em 04 noites, sendo proporcionado ao público presente grandes espetáculos musicais em termos de músicas concorrentes e shows, com nomes consagrados do cancioneiro gaúcho, além da realização do Fandango do Sinuelo na noite do dia 10 de janeiro após a apresentação das concorrentes no Clube do Comércio.
A composição vencedora do Fes val, e que recebeu o troféu Índio Sepé, foi a milonga "EXTREMOS", de autoria deMauroMoraesefoiinterpretadaporCésarPassarinho,escolhidoomelhorintérpretedofes val.
ACançãoescolhidacomoaMaisPopularerepresentandoSãoSepéfoiaChamarrita"BOLICHEIROTRAMELÃO" deautoriadeJorgeRobertoPereiraeLuizFernandoSmanio o,sendodefendidaesteacompanhadodogrupoOsQuatro Ventos.
ESCANEIE O QR CODE E ESCUTE AS MÚSICAS:
O 5º Aparte fora realizado nos dias 08 a 11 de Janeiro de 1987, com promoção e realização da Prefeitura Municipal de São Sepé e Índio Sepé Centro de Tradições Gaúchas com o apoio da RádioFundaçãoCotrisel.
Apar rdesseAparte,oSinuelodaCançãoNa vapassoua serrealizadonoGinásiodeEsportesNeryBuenoLopes.
"Eassimencerra-seumaetapadeapartesnaquelerodeiodetantas lembrançasquefoiopalcodoClubedoComércio.
Em 04 apartes de rimas e de sonhos, levou-se a realidade da poesia e dos acordes apartados na terra de TIARAJÚ, "até onde palpitaosen mentona vo,semcercasefronteiras".
Este foi parte do trecho da manifestação dos apresentadores Getúlio e Nilza Picada na abertura da primeira noite do Fes val, fazendo referência ao local onde anteriormente erarealizadoofes val.
AcomissãocentraldoSinuelodaCançãoNa va–
5ºAparte:
· Presidente – Enilton Ineu; - Vice-Presidente – José Paulo Nacimento; - Coordenador – Alcir Bolzan; - Secretária – Flávia Machado;- Diretor de Finanças – Erli Silveira Lima; - Comissão de Recepção–MariaCéliaNascimento;-CoordenaçãodaComissãode Portaria–JoséEduardoMo aRodrigueseequipe.
Somando-se neste Aparte uma grande equipe de apoio formadopor:
Coordenação da Comissão de Palco e Ensaios – Tônia Silveira e equipe; - Coordenação da Comissão de Divulgação – Afif
Jorge S. Neto e Rita Adolfo; - Prefeito da Cidade de Lona – Jarbas Munhoz Moreira; - Apresentação – Getúlio e Nilza Picada;Apresentador da Tertúlia Livre – Wolnei Vasconselos; - Troféu Índio Sepé – Enilton Ineu; - Troféus Exclusivos e Cenário – Alcir Bolzan e Enilton Ineu; - Patronos – Zeno da Cunha Brum e José Maria de SouzaPicada;
· Colaboradores – Equipe do Índio Sepé CTG e equipe João Luiz dos Santos Vargas; - Prefeitura Municipal – Prefeito João Luiz dos Santos Vargas; - Índio Sepé CTG – Patrão José Luiz R. Adolfo;Apoio–RádioFundaçãoCotrisel.
A COMISSÃO AVALIADORA: Glenio Fagundes, Antônio CarlosMachado,JoséBicca,EnioRodrigueseCelsoCampos. Os shows realizados no Sinuelo da Canção Na va – 5º Aparte deuse:Dia08/01/1987-ShowdeIntervalo:OSGAROTOSDEOURO Dia 09/01/1987 - Show de Intervalo: MARIA LUIZA BENITEZ E GRUPO Dia 10/01/1987 - Show de Intervalo: JOÃO DE ALMEIDA
NETO Dia 11/01/1987 - Show de Intervalo: DANTE RAMON LEDESMA.
Foram inscritas 126 canções para a triagem do Fes val, sendo apartadas 24 músicas para serem apresentadas em 02 eliminatóriasnosdias08e09deJaneirode1987.
Na noite de 10 de Janeiro foi realizada uma semifinal com 18 canções apartadas das noites anteriores, sendo selecionadas então as 12 finalistas para concorrer às premiações e compor o discodoFes val.
A grande vencedora do Fes val foi a milonga "CHUVA DE VERÃO"deautoriaeinterpretaçãodeJoãodeAlmeidaNetoquefoi escolhidotambémcomooMelhorIntérprete.
O Troféu Tio Lautério para a música mais popular foi para "ÍNDIA PULQUÉRIA", com letra de Angela Picada e melodia de Paulo Roveder com a interpretação de Carlos Leandro Cachoeira e grupoTambodoBando.
Música Mais Popular Chuva de Verão MúsicaVencedora Índia Pulquéria
1988-SINUELODACANÇÃONATIVA-6ºAPARTE
O6ºApartefoirealizadonosdias11a13deMarço de 1988, com promoção da Prefeitura Municipal de São Sepé através do prefeito João Luiz Vargas e equipe do Índio Sepé CTG com seu patrão José Luiz Adolfo e patronagem e comoapoiodaRádioFundaçãoCotrisel.
AcomissãocentraldoSinuelodaCançãoNa va–6ºAparte foraformadapelosseguintesmembros:
· Presidente – Enilton José Bolzan Ineu; - VicePresidente – José Paulo Nascimento; - Secretária – Flávia Machado; - Coordenador – Alcir Bolzan; - Diretor de Finanças – Erli Silveira Lima; - Comissão de Recepção –Maria Célia Nascimento; - Coordenação da Comissão de Portaria–JoséEduardoMo aRodrigueseequipe. E com uma equipe de apoio formados por:Coordenação da Comissão de Palco e Ensaios – Tônia Silveira e Rita Adolfo; - Coordenação da Comissão de Divulgação – Gilberto Peter Caramão; - Prefeito da Cidade de Lona – Jarbas Munhoz Moreira; - Apresentação –Getúlio e Nilza Picada; - Apresentador da Tertúlia Livre –Wolnei Vasconcelos; - Troféu Índio Sepé – Enilton Ineu ; -TroféusExclusivoseCenário–AlcirBolzaneEniltonIneu;Patronos – Zeno da Cunha Brum e José Maria de Souza Picada;Colaboradores–EquipedoÍndioSepéCTGeequipe JoãoLuizdosSantosVargas.
COMISSÃO AVALIADORA: Antônio Carlos Machado, Daniel Morales, Nenito Sarturi, Celso Campos e EnioRodrigues.
A composição vencedora e que recebeu o troféu Índio Sepé foi o chamamé CATIVEIROS, de autoria e interpretação de Antônio Gringo acompanhado do grupo Os Quatro Ventos, mais uma composição nascida no SinueloequesetornariaumclássicodonossoNa vismo.
Como Canção Mais Popular e premiada com o troféu Tio Lautério, sendo escolhida pelo público sem a par cipação dos jurados, ficou a composição em ritmo de Dobrado in tulada "A BANDA DO MESTRE JOAQUIM" com letra de José Liberto Pires Ferreira e música Antônio Setembrino Corrêa dos Santos com a interpretação de DavidMenezesJúnioregrupo.
Deve-se destacar que em todos os Apartes do Sinuelo, surgiram grandes obras musicais que ficaram eternizadas no cenário musical do Rio Grande do Sul, mas não poderíamos deixar de mencionar a toada "AINDA EXISTE UM LUGAR" de autoria de Ivo Bairros de Brum e Miguel Marques e que neste aparte do Sinuelo foi defendida pela dupla Miguel Marques e Wilson Paim, sendopremiadacomomelhortemaCampeiro.
Esta composição se tornou um Hino do CancioneiroGaúcho,tendoemvistaqueétocadaemtodas as emissoras de rádio do Brasil que possuem programas e ou espaços que divulgam a cultura local, além de fazer partedorepertóriodeshowsdeváriosar stasdogênero.
Música Vencedora Música Mais Popular
1990-SINUELODACANÇÃONATIVA-7ºAPARTE
O Sinuelo da Canção Na va - 7º Aparte foi realizado nos dias 04 a 05 de Maio de 1990 nas dependências do Ginásio de Esportes Professor Nery Bueno Lopes, uma promoção da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho com o apoio da Prefeitura Municipal, Rádio Cotrisel, en dades Tradicionalistas do Município, Ins tuto Gaúcho de Tradição e Folclore - IGTF e Associação GaúchadeEventosMusicais-AGEM.
Dentre os obje vos deste Aparte do Sinuelo, está em despertar o interesse da comunidade regional para os valores e temas na vos, obje vando a afirmação da iden dade cultural riograndense e ainda incen var a pesquisa das origens gaúchas, dos temas, dos gêneros musicais, dos usos, das crenças, do vocabulário e da tradição, projetando-os em forma de manifestação ar s cocultural.
A comissão organizadora do Fes val esteve assim composta:
PRESIDENTE DE HONRA – Paulo Joel Leão –Prefeito Municipal; - FUNDAIÃO CULTURAL AFIF JORGE
SIMÕES FILHO - PRESIDENTE – Odeci
Saldanha - DIRETOR ADMINISTRATIVO – José Maria de SouzaPicada-DIRETORACULTURAL–NádiaMachado;
PRESIDENTE – Gilberto Peter Caramão; - VICE PRESIDENTE
–NoéVasconcelosdaSilveira;-SECRETARIAEDIVULGAIÃO
– Salete Souto Caramão e Clara Machado Gazen (Kainha); -
FINANIAS – Almir Pinto Pires; - ALIMENTAIÃO – Marília BarnasqueBrum;-
HOSPEDAGEM – Jorge Vasconcelos; - RECEPIÃO – Tânia
Leão;-COMISSÃODEAPOIO:VISUALDE
PALCO – Isaura Lara Simões e Zeca La Rocca; - CARTAZ e CAPADODISCO–
Maria Helena Cardoso de David; - COORDENADOR DE PALCO–TersonPraxedes.
COMISSÃO AVALIDORA: Cláudio Amaro, Hércules Grecco, João Vicente dos Santos, José Athanázio Borges Pinto e PaulinhoPires.
Foram enviadas para a triagem do Fes val 232 composições, sendo selecionadas pela comissão de jurados 24 músicas que foram apresentadas nas eliminatórias dos dias 04 e 05 de Maio de 1990 e após as 12 finalistas que fazem parte do disco do 7º Aparte e que concorremàspremiações.
‘‘Énoitealta,ouçoumlamento,outalvezsejamos sussurrosdaterra,parecemúsica,seráovento?
AlinaGrutadoMarcoprotegidadeumcapão,tem uma índia que volta toda a noite, vem do quarto dos mistérios, e é ela que está cantando, é a Pulquéria cuidando.
De que cuida e porque volta, assim cantando acalantos?
Cuida do noivo e da casa, do noivo porque foi morto,dacasaporquemulher.
Não te creio, isto é lenda, mas como é lindo esse canto, que volte, seja a Pulquéria, que fique, se for o vento."
Com essa manifestação proferida pelos apresentadores oficiais do Fes val, fazendo menção a lendadaÍndiaPulquéria,foiabertaoficialmenteaprimeira noitedoSinuelodaCançãoNa va7ºAparte.
A canção premiada em 1º lugar do fes val foi a toada "PORQUE NÃO CANTA O BEIJA-FLOR", uma canção com letra de Ivo Bairros de Brum com música e interpretaçãodeMiguelMarques.
Acançãomaispopularescolhidapelopúblicofoia chacareira "LUNAR DE SEPÉ", com letra de Juraci Mar ns e música de Adriano Ribeiro na interpretação de Nelton Brasil.
O Sinuelo da Canção Na va é um resgate cultural que marca a memória de São Sepé. Não há como contar a nossa história sem falar do Sinuelo, que sempre foi uma marca muito presente no na vismo gaúcho. No palco do Sinuelo vemos grandes talentos descobertos e outros nomes conhecidos da música gaúcha marcandopresença.SãoSepééaestânciadoSinueloqueorgulhanossagentee revive nossas memórias de tempos saudosos e de amigos que nesse fes val fizemos.
Paulo Joel LeãoEx Prefeito de São Sepé
Tenho muito orgulho de ter acompanhado o nascimento do Sinuelo da Canção Na va,aomesmotempoqueamúsicana vaganhavaespaçoeseexpandia. Não nha naquele momento, a ideia da importância do passo que o grupo visionário daria para a história de São Sepé, para o Rio Grande e além fronteiras. São 40 anos desde então e a responsabilidade assumida ressoa até hojenoscorações não só dossepeenses,masaté ondechegamsuascanções.
FLAVIA MACHADO
Idealizadora e Incentivadora
Muito me orgulha ter par cipado da Comissão Organizadora do Sinuelo da CançãoNa va-1ºAparte,inicia vaqueoracompleta40anos.
O Sinuelo é um marco importante da programação cultural do nosso Município, fazendo a integração dos grandes nomes do na vismo estadual e principalmentevalorizandoosar staslocais.
ANA MARISE FRANTZ PEREIRA
Incentivadora do Sinuelo
1º APARTE – O SINUELO DA CANÇÃO NATIVA foi uma semente muito bem plantadaem12,12e14.01.1983.
O povo de São Sepé vibrou, par ndo para uma nova perspec va, aprimorando sua apreciação, sua cria vidade e sua sensibilidade sobre o que é belo e é importantenomundomusicalna vogaúcho.
São Sepé ficou mais conhecido no mundo ar s co porque sepeenses souberam receber os ar stas, acolhendo tantos deles em suas os famílias. Público respeitosoquesabeaplaudir!
OtemperodoSINUELOfoiozeloaféeoamor.Porisso,eletemumpoucodenós emcadaAparte.SONHOREALIZADO!
SALETE SOUTO CARAMÃO
Idealizadora e Incentivadora
São Sepé uma terra arraigada à tradição, e o Sinuelo da Canção Na va, desde que começou, marca, de forma poderosa, a elevação da cultura rio-grandense.
A Na va FM parabeniza a todos que são responsáveis por todas as edições anterioreseagorapelaediçãodos40anos.
CLAUDIO ZAPPE
Nativa FM
ESCANEIE O QR CODE E ESCUTE AS MÚSICAS: Espera Essas Cantigas
1992-SINUELODACANÇÃONATIVA8ºAPARTE
O 8º Aparte foi realizado nos dias 11 e 12 de Setembro de 1992, com a promoção da Fundação Cultural
Afif Jorge Simões Filho e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sepé, Jornais A Palavra, Da Cidade e O Cenário, TVE, AGEM e RBS TV e Rádio Fundação Cotrisel, sendosuarealizaçãoacargodaRefatrazArtesePromoções deSantaMaria/RS.
Comissão central composta pelos seguintes membros:
PRESIDENTE DE HONRA – Prefeito Paulo Joel Leão;COORDENAIÃOGERAL.
Fundação Afif Jorge Simões Filho, através de seus representantes: PRESIDENTE – Gerôncio Orsini Scardoelli Vaz - DIRETOR ADMINISTRATIVO – José Maria de Souza Picada - DIRETORA CULTURAL – Nilza Picada; - RECEPIÃO –Tânia de David Leão e Lauriezer Bolzan; - HOSPEDAGEM –Jarbas Munhoz Moreira, Zeno Brum e Marília Barnasque Brum; - CREDENCIAMENTO – Sérgio Mo a; - DIVULGAIÃO – Norton Cézar; - DIRETOR DE PALCO – Terson Praxedes;DIRETOR ARTÍSTICO – Enilton Ineu; - COORDENAIÃO GERAL – Gilberto Peter Caramão; - DIRETOR DE MARKETING–RenanCorrêa.
A comissão avaliadora do Fes val foi assim composta: Beto Bollo, Carlos Madruga, Ivo Bairros de Brum,LauroCorrêaSimõeseOristelaAlves. NesteAparteofes valapresentoualgumasmudançascom a realização em apenas dois dias, com a apresentação das 18 músicas classificadas na sexta- feira, dia 11/09/1992, classificando-se 12 composições para a noite final, no sábadodia12desetembro.
Esse novo formato também ficou do agrado dos concorrentes, pois veram um melhor aproveitamento da ajudadecusto.
Outra novidade que também marcou o Aparte do fes val foi a transmissão ao vivo, realizada pela TVE, levandoonossoSinueloatodooRioGrandedoSul.
Acomposiçãovencedoradofes valfoiaCanção"ESPERA", de autoria de Vinícius Brum (Letra e música), com a interpretação do próprio autor juntamente com Miguel Marques.
APERTRE O PLAY
A música mais popular foi a galopa "ESSAS CANTIGAS", com letra de Salete Souto Caramão e Clara Gazen e música de Luiz Carlos Ranoff, sendo interpretada por Caroline Caramão que também foi escolhida a melhor intérpretedofes val.
Muito embora o Sinuelo da Canção Na va tenha gravado seu nome nas páginas do cenário musical do Rio Grande do Sul pelo sucesso desde o seu primeiro Aparte, comapresençasempredenomesconsagradosdomeio na vistaetersidooberçodonascimentodegrandesobras poé cas musicais, infelizmente o Fes val ficou adormecido por um período de 10 anos, retornando com a mesma grandeza de sempre no ano de 2002, com a inscriçãode507trabalhosparaatriagemdoFes val.
2002-SINUELODACANÇÃONATIVA–9ºAPARTE
O 9º Aparte retorna às a vidades após dez anos de pausa, ocorrendo nos dias 21 a 24 de novembro de 2002, com a realização da Prefeitura Municipal de São Sepé e Fundação CulturalAfifJorgeSimõesFilho,comoPatrocíniodaCotrisel.
Coopera va Tri cola Sepeense Ltda, e já com o Incen vo: LIC – Lei de Incen vo a Cultura – Estado do Rio Grande doSul–SecretariadeEstadodaCultura.
A comissão organizadora central do Fes val esteve assim formada:
Presidente de Honra - Prefeita Municipal de São Sepé – Júlia Wegner Vargas; - Presidente da Fundação Cultural e do 9º Aparte – José Maria Picada; - Coordenador – Gilberto Peter Caramão;Tesouraria–JoyceLima;-Secretaria.
SMEC – Kirmá Mota; - Representante da Comunidade –Romualdo Ferreira Vieira; - Credenciamento – SMEC; - Assessoria de Credenciamento e Recepção – Salete Souto Caramão;ComissãodeRecepção–RosangelaFreitasSantos.
ComissãoAvaliadora:CarlosCardinal,CarlosOmarVilellaGomes, CláudioAmaro,JorgeFreitaseLuizCarlosRanoff.
A comissão organizadora, no intuito de proporcionar à comunidade e aos apreciadores do na vismo o retorno do Sinuelo com novidades, criou uma fase local para a par cipação de poetas, músicos e intérpretes nascidos em São Sepé ou que neste localresidirem,sendocomcerteza umanoite desucessona abertura do Fes val dia 21/11/2002 com a presença de mais de 1.000pessoas, onde foram a p r e s e n t a d a 2 composições, sendo 04 classificadas para a noite final e tambémintegraremoCDdofes val.
Nos dias 22 e 23/11/2002, com a presença de 1500 pessoaspornoite,foramapresentadasas20concorrentesdafase Estadual e pelo alto nível dos trabalhos apresentados, a comissão avaliadora, com o aval da comissão organizadora, decidiu classificar 12 canções para a noite final e não 10 como estava previsto.
A grande finalíssima do Sinuelo 9º Aparte foi realizada no domingo dia 24/11/2002, com a presença de 2.000 (duas mil) pessoas, sendo aberta com a apresentação do Coral Municipal Vozes da Pulquéria, regido por Nei Beck e fez sua homenagem ao Fes valinterpretandooclássico"AindaExisteUmLugar"eoHino deSãoSepé.
Após a apresentação das concorrentes a plateia pôde aplaudir o grande show de Luiz Marenco e Grupo Alma Musiqueira,cantandoseusmaioressucessos.
Outros ar stas também apresentaram belos espetáculos neste Aparte, sendo na primeira noite o show de Jairo Lambari Fernandes, com seu repertório român co e campeiro; e na segunda noite Pedro Ortaça e Família trouxeram o melhor da músicaMissioneira.
No sábado, João de Almeida Neto, que sempre teve laços fortes com São Sepé, apresentou um repertório com suas músicas consagradas (coincidentemente naquela noite estava de aniversário), sendo surpreendido por seus Colegas que, em meio a sua apresentação, invadiram o Palco e lhe homenagearam com oParabénsCampeiro.
A grande vencedora do Fes val foi a canção "O ADEUS DO CAMPESINO", com Letra de Ivo Bairros de Brum, música e interpretação de Nilton Ferreira, escolhido o melhor intérprete doFes val.
A música mais popular e também vencedora da etapa local foi a milonga "ESSÊNCIA BUGRA", com letra de Jaime Brum Carlos e música de Pedro Darci Fraga da Cunha, na interpretação deZiziMachado.
Reencontrei o Sinuelo da Canção Na va em 2003. Na condição de prefeita de São Sepé, pude ajudar a resgatar esse patrimônio do município, já que o evento ficou - por anos - sem acontecer. Vinte anos antes, em 1983, quando me despedia da Secretaria Municipal de Educação, pude ver a obs nação do exprefeito José Maria Picada em mobilizar ar stas, compositores e músicos para acontecer a primeira edição do fes val. Não por coincidência, o José Maria estava na presidência da Fundação Afif Jorge Simões Filho, quando retomamos o Sinuelo. Nesse período, muita coisa da nossa gente e da nossa cultura passou pelo palco do evento. Torço que estes sejam os primeiros 40 anos do fes val, e possamoscadavezmaiscantaraHistóriadoRioGrandedoSul.
Julia Wegner Vargas
Ex Prefeita de São Sepé
Falar sobre Sinuelo da Canção Na va de São Sepé é relembrar a sua história, pois a realização de cada aparte o município recebe em seu palco renomados músicos na vistas com canções que encantam e marcam a vida das pessoas e o seu amor as tradições gaúchas. O Sinuelo é uma das manifestações culturais do povo sepeense que a cada edição lota nosso ginásio de esportes para es mular e enaltecer todos par cipantes. Por isso, apoiar e fortalecer esse grande evento édesumaimportânciaparaoresgateecrescimentoculturaldosmunicípios.
ARNO CLERI REINSTEIN SCHRODER
Ex Prefeito de São Sepé
Sinto muito orgulho em ter buscado patrocínio para a realização de 5 Apartes do nosso Sinuelo da Canção Na va, executado pelas hábeis mãos da JESPROART e suaequipe.ValorizandonossaCulturaenossasRaízesdo TradicionalismoGaúcho.Vidalonga aoSinueloe,gracias aos pioneiros idealizadores que criaram esse grande fes val, que coloca São Sepé na vitrine dos melhores fes vaisdoBrasil.
LÉO CARLOS GIRARDELLO
Ex Prefeito de São Sepé
A Rádio Cotrisel se orgulha em fazer parte da história do Sinuelo da Canção Na va. Desde o primeiro Aparte, a emissora marcou presença no fes val e difundiu entre seus ouvintes as músicas que fizeram e ainda fazem sucesso através da interpretação de grandes ar stas que veram a oportunidade de subir ao palco para interpretar canções que até hoje estão na memória dos ouvintes.
Emseuacervodiscotecário,tantoemdiscosdevinilcomoemCD, a Rádio Cotrisel preserva e relembra um dos mais importantes fes vais na vistas do Rio Grande do Sul e parabeniza o Sinuelo da Canção Na va pelos seus 40 anos. Vida longa a este grande fes val!
BRUNO GARCIA
Supervisor Rádio Cotrisel
2003-SINUELODACANÇÃONATIVA-10ºAPARTE
Realizado nos dias 21 a 23 de Novembro de 2003, com a par cipação da Prefeitura Municipal de São Sepé, FundaçãoCulturalAfifJorgeSimõesFilho,comopatrocínio da Cotrisel – Coopera va Tri cola Sepeense Ltda, com o incen vo da LIC – Lei de Incen vo a Cultura – Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria de Estado da Cultura, e com o apoioFinanceiro–Banrisul.
A comissão central organizadora ficou a cargo das seguintes en dades e membros: Prefeita Municipal de São Sepé – Júlia Wegner Vargas; - Presidente da Fundação Cultural e do 10º Aparte – José Maria Picada;Coordenador – Gilberto Caramão; - Tesouraria – Joyce Lima; - Secretaria – SMEC – Kirmá Mota; - Credenciamento – SMEC/ Relações Públicas; - Assessoramento aos Jurados – Salete Souto Caramão; - Comissão de Recepção –Rosangela Freitas Santos; - Hospedagem – Lizandro Gonçalves.
A comissão avaliadora fora formada por Carlos Cardinal, Carlos Omar Vilella Gomes, Costa Lima, Francisco Scherer, Maria Conceição Peter Fonseca, e Salvador Lamberty.
O Sinuelo da Canção Na va 10º Aparte oportunizouaopúblicodeSãoSepéocontatocomgrandes intérpretesdamúsicagaúchaedanovageraçãodemúsicos epoetasquevêmsedestacandonosfes vaisdoEstado.
Na noite de sexta-feira, a cantora Fá ma Gimenez fez um belo show, intercalando músicas com que ela se destacou nos fes vais e com composições de outros intérpretes.
Na noite de sábado, o irreverente Rui Biriva levantouopúblicocomoshowTchêLouco.
No domingo, o carisma e o talento de Miguel Marques, contagiou os Sepeenses e o show de encerramento foi com Pirisca Grecco que também realizou umbeloespetáculomusical.
(Texto abaixo extraído do jornal A Fonte em seu especialpublicadonaediçãode29deNovembrode2003).
NovamenteoFes valrecebeuumgrandenúmero de inscrições para a triagem do Fes val, sendo selecionadas 12 concorrentes para a fase local e outras 20 para a fase estadual, sendo intercaladas e apresentadas nas noites dos dias 21 e 22/11/2003, sendo apartadas 04 músicas da fase local e 10 da fase estadual, para concorrer às premiações na noite final de domingo dia 23/11/2003 e estaremnoCDdofes val.
ESCANEIE O QR CODE E ESCUTE AS MÚSICAS: Então... Vai
A Grande vencedora do Fes val foi a milonga "ENTÃO... VAI SER DO SEU JEITO", com letra de Miguel Bicca e música de Sabani Felipe de Souza, com a interpretaçãodeMiguelBicca.
A Vencedora da Etapa Local foi o chamamé "OS MENINOS DO BRASIL", com letra de Hélvio Naime Silva, músicaeinterpretaçãodeNenaPacheco.
A canção mais popular foi o bugio "SOL MADRUGADOR", com letra de Pompílio Brum Ribeiro de música de Antônio Luiz Kraemer Brum e Nilton Nascimento, com a interpretação de José Paulo Nascimento.
2006-SINUELODACANÇÃONATIVA-11ºAPARTE
O fes val já com grande referência no cenário musical de nosso Estado, tem sua realização em seu 11º Aparte nos dias 28 a 30 de abril de 2006 no Ginásio de EsportesProfessorNeryBuenoLopes.
A coordenação e realização do Fes val foi da Jesproart - Produções Ar s cas de São Sepé, empresa que a par r deste Aparte ficou com a responsabilidade de realizartodososdemaisApartesdoSinuelo.
A promoção foi da Prefeitura Municipal de São Sepé, na pessoa do Prefeito Municipal Arno Cleri Schroder e Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho na pessoa de sua presidente Lourdes Osório, com o patrocínio da Cotrisel – Coopera va Tri cola Sepeense Ltda, com o incen vodaLIC – Lei de Incen vo a Cultura – Governo do EstadodoRioGrandedoSul–SecretariadaCultura.
A comissão avaliadora contou com a presença dos seguintes nomes: Glênio Fagundes, Nelcy Vargas, Paulo RicardoSaavedra,SabaniFelipedeSouzaeTunyBrum.
Dentre as composições enviadas para a triagem do fes val, a comissão Avaliadora selecionou 24 músicas, sendo 16 concorrentes da Fase Estadual e mais 08 músicas da Etapa local que foram apresentadas nas noites de 28 e 29 de abril de 2006 Destas foram apartadas 08 composições da fase estadual e 04 da fase local para a grande final no dia 30/04/2006 e para compor o CD do Fes val.
Os shows desse 11º Aparte ficaram a encargo do GrupoTchêChaleiranasexta-feira,dia28/04/2006. No sábado, dia 29/04/2006, o show de abertura foi apresentado pelos Garotos de Ouro e no encerramento comoGrupoAsMulheresPampeanas. No Domingo, noite da grande final do Fes val, o Show de abertura foi de Nilton Nascimento e no encerramento, antecedendo a premiação, o espetáculo de encerramentofoideJoãodeAlmeidaNeto.
A música vencedora do fes val foi a milonga "FOLHA SECA", com letra e música de Luiz Carlos Ranoff, com a interpretação de Miguel Marques, escolhido tambémomelhorintérpretedoFes val.
A Vencedora da Etapa Local foi a milonga "NUMA CANHADA QUALQUER", com letra de Afif Jorge Simões Filho, com música de Afif Jorge Simões Neto e Luiz Fernando Smanio o, sendo interpretada por Luiz FernandoSmanio o.
A Música mais popular foi a Milonga "MATES DE SOLIDÃO", com letra de Jaime Brum Carlos e música de Adriano Ineu Freitas Santos e foi interpretada por Nilton Nascimento.
2009-SINUELODACANÇÃONATIVA-12ºAPARTE
O 12º Aparte fora realizado nos dias 20, 21 e 22 de Novembro de 2009, com a produção e a realização foi da Jesproart - Produções Ar s cas e Allki Produções, com a parceria da Prefeitura Municipal de São Sepé na pessoa do PrefeitoMunicipalArnoCleriSchrodereFundaçãoCultural Afif Jorge Simões Filho através da sua Presidente Lourdes Osório,ecomopatrocíniodaCotrisel · Coopera va Tri cola Sepeense Ltda e financiamento da LIC – Lei de Incen vo a Cultura- Governo doEstadodoRioGrandedoSul–SecretariadaCultura. A Comissão Avaliadora contou com a presença de Miguel Marques, Cláudio Amaro, Carlos Omar Vilella Gomes, BernardinoFigueiraeZulmarBenitez.
Os shows desse Aparte do Sinuelo foram: na sexta-feira dia 20/11/202 com o Grupo Sepeense Tchê Chaleira, no sábado dia 21/11/2009 o espetáculo de aberturafoicomJulianoJavoskienoencerramentooshow de Canto e Rio com Leonardo Paim e na noite final antes do anúncio das premiadas a apresentação foi da dupla César OliveiraeRogérioMello.
Neste Aparte do Fes val a comissão organizadora trouxe mais uma inovação com a inclusão do 'SINUELINHO", onde par ciparam intérpretes com idade até 15 anos e alunos de Escolas Públicas, apresentando músicasinéditas.
A grande campeã do Fes val foi a composição
"CANÇÃO DA VOLTA", uma canção com letra de Moisés Silveira de Menezes e música de João Chagas Leite, com a interpretação de Flávio Hansen, que também levou o prêmiodeMelhorIntérprete.
A música mais popular ficou com a Vaneira "LÁ NO SALÃO DAPLATA",que concorriapelafaselocal,deautoriaeinterpretaçãodeAlex Casanova.
O 1º Lugar do Sinuelinho ficou com o chamamé "SEMENTES DE VIDA", com letra de Marilaine Pereira e música de Paulo Porto da Silva e Rizomar Macedo, com a interpretaçãodeJordanaHenriques.
A vencedora da etapa local foi a milonga canção "ROMANCE DAS ROSAS VERMELHAS", com letra de Jaime Brum Carlos com música e interpretação de Luiz Fernando Smanio o.
É com muita honra e carinho, que venho por meio deste, dizer algumas palavras sobre o nosso Sinuelo da Canção de São Sepé, fes val que eu amo desde quando par cipei com a com a música Ainda Existe um lugar, que se tornou um hino quase que nacional, me oportunizando levar minha arte pelos quatro cantos do Brasil e fora do brasil. Então, este importante evento cultural, sempre terá o meu respeito, assim como o respeito de meus colegas, que carregam uma profunda admiração por este Gigante, que vem a 40 anos peleando e trazendo a boa música e o companheirismo de todo o pessoal que par cipa, tanto na organização, quanto na plateia, onde o povo aplaude com todo calor dessa terra maravilhosa, onde nasceu, e se mantémvivoonossoFes val.DeixoaTodosomeuabraçoe vidalongaaoSinuelodaCançãodeSãoSepé!!!
Interprete e Compositor de canções campeãs e consagradas
Quando comecei a par cipar a vamente dos fes vais na vistas, em meados dos anos 2000, passei a me dar conta que exis a nas letras uma grande diferença entre o que era ficção e realidade. Essa percepção veio ao encontro da vontade que e nha de cantar a minha terra e as histórias que eu vivenciei e vivencio por estar sempre muito próximo da minhacomunidade.
Sendo assim, desde a primeira conquista como Música Mais PopulardoSinuelo,ondeconseguireunirfiguraspertencentes a história de nossa terra e músicos que também fazem parte deste contexto, ve a certeza de que eu nha conseguido passar a minha mensagem as pessoas, que agora já não eram locais,masqueminhamensagemabrangiaàtodos.
Depois da conquista do Troféu Teixeirinha em 2020, OS GRINGO DA MATA GRANDE, são GRINGOS espalhados pelo mundo afora, já não são apenas GRINGOS, mas sim todas aquelas pessoas que tem histórias pra contar. Obrigado SinuelodaCançãodeSãoSepé.
Alex CasanovaPoeta e Músico Sepeense
Sou NELCY VARGAS, músico, compositor, arranjador e produtor musical, com carreira alicerçada nos fes vais na vistas do Rio GrandedoSul.Iniciandona4ªCoxilhaNa vistadeCruzAltacoma composição De Já Hoje em 1984, passei a par cipar de inúmeros fes vais sendo marcante o SINUELO DA CANÇÃO NATIVA em São Sepé, no seu 3º Aparte em 1985, com a composição "Piazito Esperança",deMarlaFavero,NelcyVargaseIdailsonMunhoz. No decorrer de vários Apartes desempenhei as a vidades como músico,compositor,arranjador,produtormusicaleavaliador
O momento mais marcante foi no 6º Aparte, onde fui o Melhor Instrumen sta na composição AINDA EXISTE UM LUGAR de Ivo Bairros de Brum e Miguel Marques, hoje conhecida no BRASIL na vozdocantorpaulistaEDUARDOARAÚJO.
O SINUELO FOI E SERÁ O CELEIRO de grandes e marcantes obras.
VIDALONGAAOSINUELO!!!
NELCY VARGAS
Músico e Arranjador de canções campeãs e consagradas do Sinuelo
O 13º Aparte fora realizado nos dias 25, 26 e 27 de Abril de 2014 no Ginásio de Esportes Professor Nery Bueno Lopes.
Após um período de interrupção o Fes val retornou com toda a força e energia que sempre teve e nesse aparte, com algumas novidades, dentre elas novamente a realização da etapa "SINUELINHO" e a abertura da Fase Local para Fase Regional, permi do a par cipação de Músicos, Poetas e Intérpretes que residiam, tenham nascido ou residido em São Sepé, FormigueiroeVilaNovadoSul,comadevidacomprovação documental.
A realização do Fes val foi da JesproartProduçõesAr s cascompatrocíniodaCELETRO,CRERALe ARROZEIRA SEPEENSE, com financiamento do Pró- Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal na pessoa do Prefeito Léo Carlos Girardello e Fundação Cultural Afif JorgeSimõesFilhoatravésdosenhorLuizFranciscoGarcia.
A comissão avaliadora do Fes val esteve composta por grandes nomes da cultura musical do Rio Grande do Sul, com par cipação a va no movimento dos Fes vais, sendo: Flávio Hansen, Jean Carlo Kirchoff, Juliana Spanevello,JulianoJavoskieLuizCarlosRanoff.
A apresentação do Fes val ficou sob responsabilidade da jornalista e cantora sepeense Zizi MachadoedopoetaepajadorPaulodeFreitasMendonça.
A sonorização e a gravação ao vivo do Fes val foi deresponsabilidadedaOfficinadaMúsica.
Novamente, a exemplo de todos os Apartes do Sinuelo, foi enviado para a triagem do Fes val um expressivo número de composições, sendo apartadas pela comissão avaliadora 12 músicas da fase Estadual, 06 composições do Sinuelinho e 06 composições da fase Regional.
Após as apresentações nos dias 25 e 26/04/2014, foram apartadas pela comissão julgadora, 10 músicas da Fase Estadual, 04 músicas da Fase Regional e 02 concorrentes do SINUELINHO, para a grande final no domingo dia 27/04/2014 e para integrarem o CD do fes val.
A Canção vencedora do Fes val foi a toada "RECANTO DA MINHA GENTE", uma toada com letra de Jaime Brum Carlos e música de Chico Saga e Mário Tressoldi,comainterpretaçãodoGrupoChãodeAreia.
A música mais popular foi a polca in tulada "LEGADO" com letra, música e interpretação de Gaspar BritoCosta.
AvencedoradaEtapaRegionalfoiaobra"RAZÕES PRA VOLTAR" com letra, música e a interpretação de LeandroTeixeira.
O 1º Lugar do Sinuelinho foi para Vitória Staggemeier Santana, da cidade de São Gabriel que interpretou a milonga "QUANDO SE APERTA UM BOCAL" comletradeMárioLucaseMúsicadeDiegoVivian.
2014-SINUELODACANÇÃONATIVA–13ºAPARTEO 14º Aparte foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de maiode2015noGinásiodeEsportesProfessorNeryBueno Lopes.
A realização do Fes val foi da JesproartProduçõesAr s cascompatrocíniodaCELETRO,CRERALe ARROZEIRA SEPEENSE, com financiamento do Pró- Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal através do Prefeito Municipal Léo Carlos Girardello e Fundação
Cultural Afif Jorge Simões Filho na pessoa de seu presidenteLuizFranciscoGarcia.
Neste Aparte do Sinuelo a comissão organizadora apresentou ao público Sepeense e visitantes uma nominata de grandes shows com nomes consagrados do na vismo Gaúcho, com 02 espetáculos por cada noite do Fes val.
ESCANEIE O QR CODE E ESCUTE AS MÚSICAS: Se o Campo Falasse Os Gringos
eira, dia 22/05/2015, após a abertura oficial do evento o espetáculo foi com Luiz Cardoso e SinfoniaGaúchaeoshowdeencerramentodanoiteficoua cargodeNiltonFerreira.
No sábado, dia 23/05/2015, o show de abertura foi de Ita Cunha e antecedendo a divulgação das classificadas para a finalíssima do fes val o espetáculo foi comMiguelMarques.
No domingo, dia 24/05/2015, noite da grande final, a comissão organizadora, juntamente com a Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho e a Prefeitura Municipal, decidiu comemorar os 25 anos do Coral Municipal Vozes da Pulquéria com uma belíssima apresentação ao público presente. Em seguida, foi a vez da apresentaçãodocantorecompositorJulianoJavoski.
Após a apresentação das 16 concorrentes no palco do Fes val, e antes do anúncio das composições premiadas, o show de encerramento foi com Érlon Péricles eCris anoQuevedo.
A comissão avaliadora do Fes val foi composta pelos seguintes expoentes do na vismo gaúcho: Adair de Freitas, Everson Maré, Joel de Freitas Paulo, Nelcy Vargas e Salvador Lamberty
Os apresentadores do Fes val foram Liliana Cardoso e Paulo de Freitas Mendonça, e a sonorização e gravação ao vivo do Fes val a cargo da Officina da Música.
O sucesso deste Aparte do Sinuelo começou com a inscrição para a triagem do Fes val de mais de 500 composições, onde foram apartadas 24 composições, sendo 12 da Fase Estadual, 06 músicas da Fase Regional e 06 concorrentes do Sinuelinho.
Após as concorrentes serem avaliadas pela comissão julgadora na sexta-feira dia 22/05/2015 e no sábado dia 23/05/2015, foram apartadas 10 composições da Fase Estadual, 04 composições da Fase Regional e 02 concorrentes do Sinuelinho, para a grande final no domingo dia 24/05/2015 e para integrarem o CD do Fes val.
A grande vencedora do Fes val foi a composição "SE O CAMPO FALASSE", com letra de Valdir Disconze e música de Halber Lopes, com a interpretação de Francisco Oliveira e Leonardo Paim.
A música vencedora da Fase Regional foi a representante de São Sepé, in tulada "SÃO SEPÉ TIARAJÚ", com letra de João Luiz Vargas e música de João Luiz Vargas e Flávio Pedro Reinchemback, e interpretação de Gaspar Brito Costa.
A música mais popular o contrapasso "OS GRINGO DA MATA GRANDE", com letra e música de Alex Casanova e a interpretação foi de Alex Casanova, Renato Giuliano e Valmi Giuliani
O Sinuelo da Canção Na va é referência cultural estadual e sepeense, pela qualidade dos jurados, dos músicos, ar stas de renome e os produtores culturais que par ciparam dos diversos Apartes. A Jesproart também faz parte dessa história, pois organizou várias edições. A Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho e a Prefeitura Municipal de São Sepé junto aos patrocinadores do eventoeacomunidadesepeenseedificamessahistória daculturadeSãoSepé.
Ex-presidente da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.
O Sinuelo da Canção Na va, assim como os demais eventos do gênero, é um fes val muito além da música, pois mobiliza a comunidade, além do fomento da economialocal.
Se firmou no cenário gaúcho pelo trabalho voluntário de homens e mulheres, que independentedeseremounãoremunerados, nhamapaixãopelaarteemúsica. Outro diferencial do Sinuelo, foi o carinho e acolhimento de diversas pessoas da comunidade que nas primeiras edições, faziam questão de hospedar os músicos em suascasas.
Essa iden dade acolhedora, uniu pessoas diferentes em torno de uma mesma causa.
Issotornouofes valumdosmaioresnoexpoentedamúsicadoEstado.
Embora nesses 40 anos tenha sido interrompido, o Sinuelo conseguiu sobreviver graças a essa vontade e união de manter São Sepé vivo no cenário da música na vista.
LUIS F. GARCIA
Ex-presidente da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho.
Os fes vais na vistas carregam a história e a cultura da nossa gente. Aproximam do presente um passado talhado a muitas mãos, que na voz e interpretação dos ar stas encanta, emociona e narra de uma forma poé ca o nossojeitodevereviveravida.
Como gestor, vamos para o acompanhamento do segundo evento Sinuelo da CançãoNa va,emsua19aparte.Esse podeeventoalémdeincen varaArtee a Cultura gaúcha, vai muito além, promove o fomento da cadeia produ va em torno do setor, gerando emprego e renda, sem falar do aspecto social. Por isso nos orgulhamos em fazer parte desta história e incen var cada vez mais esse grandeevento.
FERNANDO VASCONCELLOS
Vice Prefeito de São Sepé e Presidente da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho
Somos gratos a um grupo de abnegados e amantes da cultura do Rio Grande que veram a coragem e a persistência em colocar São Sepé dentro do movimento dos Fes vais Na vistas e em Janeiro de 1983 realizaram com sucesso o 1º Aparte do Sinuelo da Canção Na va, com o apoio de tantas outras pessoaseempresasdeSãoSepéeregião.
Passados 40 anos da primeira edição o Sinuelo segue firme, apesar de algumas interrupções, abrindo suas portas para que poetas, músicos e intérpretes possam mostrar seus trabalhos e edificando o movimento musical do Rio GrandedoSuleoportunizaraopúblicoaassis rverdadeirosespetáculos.
Sou imensamente grato e feliz por ter do e con nuar tendo a oportunidade de presenciar de perto quase todos os apartes do Sinuelo, onde certamente é uma escola de cultura e onde fiz grandes Amigos e conheci centenas de pessoas que admiroerespeito.
Desejo que as novas gerações possam também ter a oportunidade de beber dessa fonte inesgotável de cultura através da música e vida longa ao nosso SinuelodaCançãoNa va.
ROMUALDO VIEIRA
Pesquisador e Incentivador
2017-SINUELODACANÇÃONATIVA–15ºAPARTE
O15ºApartefoirealizadonosdias28a30deAbrilde2017, no Ginásio de Esportes Professor Nery Bueno Lopes, e fez parte das comemorações dos 141 anos de emancipação de SãoSepé–RS.
A produção e realização do Fes val foi da JesproartProduções Ar s cas, Prefeitura Municipal de São Sepé através do Prefeito Municipal Léo Carlos Girardello e Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho na pessoa de seu presidente Luiz Francisco Garcia, com patrocínio da CELETRO, CRERAL e ARROZEIRA SEPEENSE, com financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do RioGrandedoSul–SecretariadaCultura.
AapresentaçãodoeventofoirealizadaporPaulodeFreitas Mendonça e Renata Bairros, com sonorização e gravação daOfficinadaMúsica.
O Sinuelo 15º Aparte recebeu para a triagem do fes val 437 músicas das fases Regional e Estadual e destas a comissão avaliadora, formada por Carlos Omar Vilella Gomes, Jairo Lambari Fernandes, Jorge Freitas, Luciano Maia e Vaine Darde, selecionou 18 composições, sendo 12 músicas da fase estadual e 06 da fase local, que após apresentadas e avaliadas, foram apartadas 10 composições da Fase Estadual e 04 da Fase Regional para comporemoCDeDVDdofes val. Nesta edição, no CD do fes val, além das 14 músicas classificadas, foram inseridas as canções vencedoras de todos os apartes, mais as músicas "Ainda Existe Um Lugar" e"MorenaRosa".
Neste Aparte do Sinuelo, a Comissão Organizadora novamente proporcionou ao público presente uma programaçãodiferenciadaemtermosdeShows.
Na quinta-feira, dia 26/04/2017, antecedendo o fes val propriamente dito, o cantor e compositor Juliano Javoski apresentou aos alunos de Escolas Municipais e Estaduais a oficina sobre ritmos na vistas denominada "A Música Na vistaesuaTrajetória".
Na sexta-feira, dia 28/04/2017, ocorreu a abertura oficial do Fes val com uma apresentação especial do Grupo Caami Folclore e Arte Na va, com o seu espetáculo de 30 anos, e em seguida o show de abertura com Analise Severo e Jean Kirchoff e, logo após, a apresentação das concorrentesdaFaseRegionaleEstadual.
No sábado, dia 29/04/2017, a abertura foi com a apresentação especial do Grupo Folclórico Calhandra, em seguida a Cia de Artes Sem Fronteiras com Show de Tango, e também o show do Grupo de Malambo Argen no "Los Chacos".
Foram apresentadas em Palco as concorrentes da Fase Regional e Estadual e no encerramento o espetáculo foi do cantorecompositorLuizMarenco.
No domingo, dia 30/04/2017, noite final do Fes val, na abertura, houve a apresentação especial do Grupo de Danças Tio Mino e logo após o Show de Glauber e Cleber Brito. Na sequência, ocorreu o desfile das músicas classificadas e antecedendo a divulgação dos vencedores o ShowdeencerramentocomDélcioTavares.
A Vencedora da Fase estadual foi a chamarra "A ESTÓRIA DOLAIADOR"com letra,músicaeinterpretaçãodeCezarGomez.
O primeiro lugar da Fase Regional foi o xote "O LADRÃO QUERO SER EU" com letra e música de Afif Jorge Simões NetoeainterpretaçãodeLuizFernandoSmanio o.
A música mais popular foi"O BAILE DO BÉPE MARTINI", um contrapasso com letra e música de Alex Casanova, com a sua interpretação juntamente com "Os Gringo da Mata Grande".
2018-SINUELODACANÇÃONATIVA–16ºAPARTE
O 16º Aparte foi realizado nos dias 01 e 02 de Setembro de 2018, tendo como local o Ginásio de Esportes Professor NeryBuenoLopes.
A produção e a realização do Fes val foi da Jesproart –Produções Ar s cas contou com patrocínio da Arrozeira Sepeense, Creral e Souza Cruz, com Financiamento do Pró Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul –Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sepé através do Prefeito Municipal Léo Carlos Girardello e Fundação
Cultural Afif Jorge Simões Filho na pessoa de seu presidenteLuizFranciscoGarcia.
Os apresentadores do fes val foram Paulo de Freitas Mendonça e Renata Bairros, com sonorização e gravação daOfficinadaMúsica.
Compuseram a comissão avaliadora Adair de Freitas, Anomar Danúbio Vieira, Ita Cunha, Joel de Freitas Paulo e ZulmarBenitez.
A comissão organizadora oportunizou ao público com os seguintesespetáculos:
Na abertura oficial do fes val, no sábado dia 01/09/2019, foi apresentado um Show de Danças e encenações Tributo ao Sinuelo da Canção Na va, com a Cia de Artes Sem Fronteiras, com a coordenação de Valtair Vasconcelos e, em seguida, o espetáculo com o Cantor e compositor Cris anoFan neleGrupo.
No encerramento da noite antes do anúncio das classificadas,oshowfoicomRobledoMar nseGrupo. No Domingo, dia 02/09/2018, o show de abertura foi com Marcello Caminha e o espetáculo de intervalo antes da divulgaçãodosvencedoresfoicomCris anoQuevedo.
O 16º Aparte do Sinuelo recebeu para a triagem mais de 500 composições, sendo apartadas pela comissão avaliadora 18 músicas sendo 12 da Fase Estadual e 06 da Fase Regional que após serem apresentadas na noite de sábado 01/09/2018foram selecionadas10 canções da fase estadual e 04 da fase regional para a grande final no domingo dia 02/09/2018 e para comporem o CD e DVD do fes val.
A grande vencedora do fes val foi a Milonga "A NOSSA VOZ", com letra de Rodrigo Bauer e música de Robledo Mar ns, com a interpretação de Robledo Mar ns e André Teixeira.
A vencedora da Etapa Regional foi a representante de São Sepé, a toada- canção "DO QUE O HOMEM É CAPAZ", com letraemúsicadeNasserKhalileainterpretaçãodeFabiane Brum.
A música mais popular foi a vaneira "DANIANDO NO TIO LAUTÉRIO",comletra deAlexCasanovaeBetoBrondanieainterpretaçãodeAlex Casanova.
2019-SINUELODACANÇÃONATIVA17ºAPARTE
O 17º Aparte foi realizado nos dias 28 e 30 de Novembro e 01 de Dezembro de 2019, no Ginásio de Esportes Professor NeryBuenoLopes.
O Fes val teve a produção e a realização da JesproartProduções Ar s cas, com patrocínio da CRERAL, Cereais Peger e Celetro e financiamento do Pro Cultura RS –Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura,ecomoapoiodaPrefeituraMunicipaldeSãoSepé através do Prefeito Municipal Léo Carlos Girardello e Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho na pessoa de seu presidenteLuizFranciscoGarcia.
A comissão organizadora solicitou ao público presente a doaçãoespontâneadeumquilodealimentonãoperecível, que foi recebido por integrantes da Liga Feminina de combate ao Câncer, sendo depois repassado ao Centro de Assistência Social do Município para posterior distribuição apessoaseen dadescarentesdeSãoSepé.
A comissão avaliadora foi formada por grandes ícones do na vismogaúcho,contandocomEdilbertoBérgamo,Nelcy Vargas, Robledo Mar ns, Salvador Lamberty e Vaine Darde.
AsonorizaçãoegravaçãoporcontadaOfficinadaMúsica,e os apresentadores do Fes val foram Paulo de Freitas Mendonça, Renata Bairros e Zizi Machado que se revezavam no palco principal e nas entrevistas com os ar stasnumcenáriomontadoaolado.
Os shows apresentados pela organização do Fes val foram o lançamento do Fes val e palestra show com Juliano Javoski, no dia 28/11/2019, no Auditório do Centro Cultural.
No sábado, dia 30//11/2019, após a apresentação das concorrentes o show foi com o cantor e compositor Wilson Paim.
No domingo, dia 01/12/2019, na abertura da noite final, o show foi com Raul Quiroga e, no encerramento, antes da premiação dos vencedores, o espetáculo foi de Jorge GuedeseFamília.
Foram recebidas para a triagem do Fes val mais de 300 composições, sendo que a comissão avaliadora selecionou 15músicassendo10daFaseEstaduale15daFaseRegional onde todas as classificadas já estariam no CD e DVD do Fes val e foram avaliadas pelos jurados nas duas noites do fes valparaconcorreràspremiações.
Na Fase Estadual a grande vencedora foi "DUAS FACES" uma chamarra com letra de Flávio Saldanha e música de Zulmar Benitez, com a interpretação de Nilton Ferreira e ViníciusBrum.
A grande vencedora da Fase Regional foi o Chamamé "ONDE AS PÁTRIAS NÃO TEM NOME" com letra, música e interpretaçãodeNenaPacheco.
A música Mais Popular foi a Marcha "FESTA DO INTERIOR" com letra e música de Alex Casanova sendo interpretada por Alex Casanova, Beto Brondani, Valmi Giuliani e Os GringodaMataGrande.
2021-SINUEL CANÇÃ
O 18º Aparte foi realizado nos dias 09, 11 e 12 de Setembro de 2021, no Ginásio de Esportes Professor Nery Bueno Lopes.
A produção e realização fora da Jesproart - Produções Ar s cas, com o patrocínio da CRERAL e CELETRO e financiamento do Pró Cultura RS – Governo do estado do Rio Grande do Sul e apoio da Prefeitura Municipal de São Sepé através do Prefeito João Luiz dos Santos Vargas e da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho na pessoa de seu PresidenteFernandoVasconcelos.
Em razão de toda a situação e restrições da pandemia da Covid-19, o fes val foi realizado de forma híbrida com a liberação de acesso no ginásio para 500 pessoas e a transmissão ao vivo pelas redes sociais do Sinuelo da Canção Na va, da Jesproart Produções e pela JG TV Jornal do Garcia, além das emissoras de rádio sempre presentes noFes val.
Todos os protocolos foram seguidos conforme as orientações das autoridades de saúde, como o uso da máscara, disponibilização de álcool gel e distanciamento social, com pleno sucesso em sua realização e sem nenhumacontaminaçãoentreospar cipantes.
A comissão avaliadora contou com os seguintes ar stas: Érlon Péricles, Juliano Javoski, Marcello Caminha, Nilton FerreiraeTadeuMar ns.
AsonorizaçãoegravaçãoaovivoficouporcontadaOfficina da Música, e os apresentadores Paulo de Freitas Mendonça, Renata Bairros e Zizi Machado novamente se revezaram entre o palco principal e as entrevistas com os concorrentesnocenáriomontadoaolado.
Auditório da Fundação Cultural, com a apresentação musical de ar stas locais e o espetáculo "A gaita Ponto na Música Gaúcha", com Edilberto Bergamo e Grupo, sendo transmi dopelasredessociais.
Na primeira noite do fes val, dia 11/09/2021, o show de abertura foi com Miguel Marques e, no encerramento da noite,aapresentaçãodeDélcioTavares. No domingo, dia 12/09/2021, na noite final, o show de abertura foi com o Cantor e Compositor André Teixeira e, no encerramento, antes da divulgação dos premiados, o espetáculofoicomGaúchodaFronteira.
A exemplo do que ocorreu no 17º aparte o Fes val, foi realizado somente em duas noites, onde as 16 composições apartadas pelos jurados, dentre as mais de 400 enviadas para a triagem, foram apresentadas e avaliadas em ambas as noites para concorrer às premiações e todas classificadas para o CD e DVD do Fes val.
A grande vencedora da Fase Estadual foi a chacarera "LIBERTA SOU", com letra de Ivone Moreira e música de Guilherme Cas lhos, com a interpretação de Maria Alice Rosa da Silva, que foi escolhida a melhor intérprete do Fes val.
O primeiro Lugar da Fase Regional foi a Milonga "CHÃO SAGRADO",comletrae música de Fabrício Carvalho e a interpretação de Fabrício Simões.
A música mais popular foi "CARNEANDO PORCO", um contrapassodeautoria de Alex Casanova, com a interpretação dos Gringos da MataGrande.
procuramos contar um pouco do que temos documentado com relação aos 18 Apartes realizados entre os anos de 1982a2022,sepassaram40anosenãopoderíamosdeixar de registrar estes momentos, muito deixamos de enfa zar por não termos vivido o movimento em seus primeiros apartes.
Salientamos que os amigos Romualdo Ferreira Vieira e Everaldo Oliveira foram os responsáveis pela pesquisa e dedicação na busca de todos os detalhes para que esta resenhasetransformasseemrealidade,assimformatando uma revista e projeto On-line disponível nas redes de livre circulaçãoeSitedaPrefeituramunicipaldeSãoSepé.
SINUELODACANÇÃONATIVA1ºAPARTE PREMIAÇÕES
GRANDEVENCEDORA:APAMPAEODIA
Autores:LuizCarlosBorgeseLuizViniciusBrumdaSilva
Intérprete:ManinhoBrumeLuizViniciusBrumdaSilva
MELHORINSTRUMENTISTA:IVANOVBASSO
MELHORINTÉRPRETEMASCULINO:MANINHOBRUM
MELHORINTÉRPRETEFEMININO:LIAAZAMBUJA
MELHORARRANJO:MILONGADECANTOEGRITO
Autores:MarcoAurélioCampos,LuizFelipeOliveiraeOscarAirtonBorba
Intérprete:JoãodeAlmeidaNetoeGrupoBarranca
MÚSICAMAISPOPULAR:MORENAROSA
Autor:TelmodeLimaFreitas
Intérprete:LuizFernandoSmanio oeOsCantoresdosSetePovos
SINUELODACANÇÃONATIVA2ºAPARTE PREMIAÇÕES
CANÇÃOVENCEDORA-TroféuIndioSepé:OUTRAVEZ
Autores:EmirGaraialdePereseJosédeJesusAlvesCamargo
Intérprete:EvandroZamberlaneGrupoIrapuá
MELHORARRANJO-TroféuMestreJoaquim:CAUSOS
Autores:JoséAtaídesSarturieJoséRobertoPires
Intérprete:LuizFernandoSmanio oeGrupoCantoPiádeArteNa va
MELHORINTÉRPRETEMASCULINO-TroféuSérvuloBrum:EDSONMOTTA
MELHORINTÉRPRETEFEMININO-TroféuChinocaBarnasque-ORISTELAALVES
MELHORINSTRUMENTISTA-TroféuAlmerindoBorba:JOÃOMARCOSCÉSARBASTOS
MELHORGRUPOVOCAL-TroféuPulquéria:GRUPOHORIZONTE
MÚSICAMAISPOPULAR-TroféuTioLautério:LIDACAMPEIRA
Autores:PauloFranciscoPiresCorreaEValterEliasAbaide
Intérprete:RobertoCarlanLemoseGrupoFlordeTruco
MELHORINDUMENTÁRIA-TroféuTioColosso:GRUPOTERRASANTA
SINUELODACANÇÃONATIVA3ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLugar-TroféuÍndioSepéeJubileudePrataOMB:SONHOSAOVENTO
Autores:JaimeBrumCarloseClemarGuglielmi
Intérprete:ClemarGuglielmieGrupoItapevi
MELHORTEMACAMPEIRO-TroféuAriVeríssimoSimõesPires:PEÇUELOS
Autores:JoséAtaidesSarturieJoniPâncaroCavalheiro
Intérprete:JoniCavalheiroeGrupo.
CANÇÃOMAISPOPULAR-TroféuTioLautério:CÔCO-VERDEEMELANCIA
Autores:AfifJorgeSimõesFilho,AfifJorgeSimõesNetoePedroDarciFragaCunha
Intérprete:LuizFernandoSmanio oeGrupoCantoPiá
MELHORARRANJO-TroféuMestreJoaquim:CANTOESPERANÇA
Autores:JoséRobertoPireseLuizFernandoSmanio o
Intérprete:BetoPireseGrupoCantoPiá
MELHORINTÉRPRETEMASCULINO-TroféuSérvuloBrum:JOÃOQUINTANAVIEIRA
MELHORINSTRUMENTISTA:TroféuAlmerindoBorba:PEDRINHOFIGUEIREDO
MELHORVOCAL:TroféuPulquéria:GRUPOITAPEVI
MELHORINDUMENTÁRIA:TroféuTioColosso:GRUPOPARCERIA
SINUELODACANÇÃONATIVA4ºAPARTE PREMIAÇÕES
1ºLUGAR-TroféuÍndioSepé:EXTREMOS
Autor:MauroMoraes
Intérprete:CésarPassarinho
MELHORTEMACAMPEIRO-TroféuAriVeríssimoSimõesPires–PORTEIRA
Autores:MarcoAntônioFrancodeMoraeseAdairdeFreitas
Intérprete:AdairdeFreitaseGrupoSemFronteiras
CANÇÃOMAISPOPULAR-TroféuTioLautério:BOLICHEIROTRAMELÃO
JorgeRobertoPereiraeLuizFernandoSmanio o
Intérprete:LuizFernandoSmanio oeOsQuatroVentos
MELHORARRANHO-TroféuMestreJoaquim:EXTREMOS
MELHORINTÉRPRETEMASCULINO-TroféuSérvuloBrum:CÉSARPASSARINHO
MELHORINTÉRPRETEFEMININO-TroféuChinocaBarnasque:MARYSEBEINDER
MELHORINSTRUMENTISTA-TroféuAlmerindoBorba:PLAUTOCRUZ
MELHORVOCAL-TroféuPulquéria:OSGAROTOSDEOURO
MELHORINDUMENTÁRIA-TroféuTioColosso:ADAIRDEFREITAS
SINUELODACANÇÃONATIVA5ºAPARTE PREMIAÇÕES
1ºLugar-TroféuÍndioSepé:ChuvadeVerão
AutoreIntérprete:JoãodeAlmeidaNeto
MelhorTemaCampeiro-TroféuAriVeríssimoSimõesPires:Despedida
Autores:LauroCorrêaSimõeseNelcyVargas
Intérprete:RossanoArrieta
CançãoMaisPopular-TroféuTioLautério:ÍndiaPulquéria
Autores:AngelaPicadaePauloRoveder
Intérprete:LeandroCachoeiraeGrupoTambodoBando
MelhorArranjo-TroféuMestreJoaquim:AsCasas
Autores:SérgioJacaréeViniciusBrum
Intérpretes: Vinícius Brum, Carlos Cachoeira, Maninho Brum, Tuni Brum, Texo Cabral e Beto
Bollo
MelhorIntérpreteMasculino-TroféuSérvuloBrum:JoãodeAlmeidaNeto
MelhorInstrumen sta-TroféuAlmerindoBorba:DanielMorales
MelhorVocal-TroféuPulquéria:AsCasas
MelhorIndumentária-TroféuTioColosso:UniversoPeão
Grupo: Luís Rogério Marenco Ferran, Gina Mara Cardoso, Sérgio Aris muno, Jorge Renato
Silva,EduardoCarvalhoPereiraeHélioÁvila
SINUELODACANÇÃONATIVA6ºAPARTE PREMIAÇÕES
1ºLUGAR-Ca veiros(TroféuÍndioSepé)
Autor:AntônioGringo
Intérprete:AntônioGringoeOsQuatroVentos
MelhorTemaCampeiro-AindaExisteUmLugar(TroféuAriVeríssimoSimõesPires)
Autores:IvoBairrosdeBrumeMiguelMarques
Intérpretes:MiguelMarqueseWilsonPaim
CançãoMaisPopular-ABandaDoMestreJoaquim(TroféuTioLautério)
Autores:JoséLiberatoPiresFerreiraeAntônioSetembrinoCorrêadosSantos
Intérprete:DaviMenezesJunior
MelhorInstrumen sta-NelcyVargas(TroféuAlmerindoBorba)
MelhorArranjo-Espera(TroféuMestreJoaquim)
Autores:RobertoHuertaeCésarSilveira
Intérprete:WilsonPaimeLasGuitarrasDelPlata
MelhorVocal-GrupoOsQuatroVentos(TroféuPulquéria)
MelhorIntérpreteMasculino-WilsonPaim(TroféuSérvuloBrum)
MelhorIntérpreteFeminino-Fá maGimenez(TroféuChinocaBarnasque)
MelhorIndumentária-NelcyVargas(TroféuTioColosso)
SINUELODACANÇÃONATIVA7ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLugar-PorqueNãoCantaoBeija-Flor(TroféuÍndioSepé-Ouro)
Autores:IvoBairrosdeBrumeMiguelMarques
Intérprete:MiguelMarques
2ºLugar-GuaiacasdeVento(TroféuAfifJorgeSimõesFilho-Prata)
Autores:JaimeVazBrasileViníciusBrum
Intérprete:LeandroCachoeiraeTambodoBando
3ºLugar-RanchoCosteiro(TroféuChinocaBarnasque-Bronze)
Autores:OtorinoCôvoloeLuizBastos
Intérprete:LuizBastos
MelhorComposiçãoEscolhidapeloPúblico-LunardeSepé
Autores:JuraciMar nseAdrianoRibeiro
Intérprete:NeltonBrasil
MelhorTemaCampeiro-EssasPrendasCompanheiras
Autores:LauroCorrêaSimõeseCaoGuimarães
Intérprete:LomaPereira
MelhorIntérprete-EdsonO o
RevelaçãodoEvento-RodrigoMunari
MelhorInstrumen sta-ToninhoRocha
MelhorArranjo-TambodoBando
MelhorVocal-TambodoBando
SINUELODACANÇÃONATIVA8ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLugar-Espera(TroféuÍndioSepé)
Autor:ViníciusBrum
Intérpretes:ViníciusBrumeMiguelMarques
2ºLugar-TalvezLegenda (TroféuÍndioSepé)
Autores:AlexSilveiraeDoliCarlosdaCosta
Intérprete:NeltonBrasileOsPosteiros
3ºLugar-QuandooAmorAcontece(TroféuÍndioSepé)
Autores:HérculesGreccoeMarcoAraújo
Intérprete:MarcoAraújo
MúsicaMaisPopular:EssasCan gas(TroféuTioLautério)
Autores:SaleteSoutoCaramão,ClaraGazeneLuizCarlosRanoff
Intérprete:CarolineCaramão
MelhorTemaCampeiro-TalvezLegenda(TroféuAriVerissimoSimõesPires)
MelhorIntérpreteMasculino-FlávioHanssen(TroféuSérvuloBrum)
MelhorIntérpreteFeminino-CarolineCaramão(TroféuChinocaBarnasque)
MelhorMelodia-QuandooAmorAcontece(TroféuDiolofauBrum)
RevelaçãodoEvento-SílviodaCosta(TroféuClaraGazen)
MelhorInstrumen sta-MaurícioMarques(TroféuAlmerindoBorba)
MelhorArranjo-NoExíliodaAlma(TroféuMestreJoaquim)
Autores:MarcoAntônioXirúAntuneseJocaMar ns
Intérprete:JocaMar ns
MelhorVocal-EssasCan gas(TroféuPulquéria)
SINUELODACANÇÃONATIVA9ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLUGAR-TroféuÍndioSepé:OADEUSDOCAMPESINO
Autores:IvoBairrosdeBrumeNiltonFerreira
Intérprete:NiltonFerreira
2ºLUGAR-TroféuFogodeChão:OTOMBO
Autores:GujoTeixeiraePiriscaGrecco.
Intérpretes:PiriscaGreccoeAngeloFranco
3ºLUGAR-TroféuFontedaBica:COMBATEDECAMPO
Autores:MarcoAntônioNuneseÂngeloFranco
Música:GibãoStrazzabosco
Intérprete:ÂngeloFranco
VENCEDORAETAPALOCAL-TroféuAfifJorgeSimõesFilho:ESSÊNCIABUGRA
Autores:JaimeBrumCarlosePedroDarciFragaCunha
Intérprete:ZiziMachado
MÚSICAMAISPOPULAR-TroféuTioLautério:ESSÊNCIABUGRA
MELHORINTÉRPRETEMASCULINO-TroféuSérvuloBrum:NILTONFERREIRA
MELHORINTÉRPRETEFEMININO-TroféuChinocaBarnasque:ANALISESEVERO
MELHORINSTRUMENTISTA-TroféuAlmerindoBorba:NELCYVARGAS
MELHORPOESIACAMPEIRA-TroféuAriVerissimoSimõesPires:COMBATEDECAMPO
MELHORARRANJO-TroféuMestreJoaquim:OTOMBO
MELHORVOCAL-TroféuPulquéria:VELHOQUITANDEIRO
Autores:FlaubianoSilveiraLimaeNelciMorales
Intérprete:MarcoHerrera
REVELAÇÃO-TroféuClaraGazen:RAINER
SINUELODACANÇÃONATIVA10ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLugar-TroféuÍndioSepé:ENTÃO VAISERDOSEUJEITO
Letra:MiguelBicca
Música:SabaniFelipedeSouza
Intérprete:MiguelBicca
2ºLugar-TroféuFogodeChão:LOUCURA
Letra:RodrigoBauer
Música:ÉrlonPéricles
Intérprete:RenatoMirahil
3ºLugar-TroféuFontedaBica:REPARANDOCERCAS
Letra:JucaMoraes
Música:MiguelMarques
Intérprete:MiguelMarques
VencedoradaEtapaLocal-TroféuAfifJorgeSimõesFilho:OSMENINOSDOBRASIL
Letra:HélvioNaimeSilva
Música:NenaPacheco
Intérprete:NenaPacheco
MúsicaMaisPopular-TroféuTioLautério:SOLMADRUGADOR
Letra:PompílioBrumRibeiro
Música:AntonioLuizKraemerBrumeNiltonNascimento
Intérprete:JoséPauloNascimento
MelhorIntérpreteMasculino-TroféuSérvuloBrum:MIGUELMARQUES
MelhorIntérpreteFeminino-TroféuChinocaBarnasque:ANGELAGOMES
MelhorPoesiaCampeira-TroféuAriVeríssimoSimõesPires:ENTÃO..VAISERDOSEUJEITO
MelhorInstrumen sta-TroféuAlmerindoBorba:DANIELZANOTELLI
MelhorArranjo-TroféuMestreJoaquim:AVOZDOVENTO
LetraeMúsica:ÉrlonPéricles
Intérprete:PiriscaGrecco
MelhorVocal-TroféuPulquéria:CUNHATAÍ
Letra:TúlioUrach
Música:TukanoGrecco
Intérprete:TuniBrum
Revelação-TroféuClaraGazen:ALEXPALMA
SINUELODACANÇÃONATIVA11ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLugar-FOLHASECA
LetraeMúsica:LuizCarlosRanoff
Intérprete:MiguelMarques
2ºLugar-MILONGADEVIDAEMORTE
Letra:TúlioVarellaeThiagoA.Souza
Música:DiogoMatos
Intérprete:Cris anoQuevedo
3ºLugar-OTEUJEITO
Letra:CarlosOmarVillelaGomes
MúsicaeInterpretação:NiltonFerreira
MúsicaMaisPopular-MATESDESOLIDÃO
Letra:JaimeBrumCarlos
Música:AdrianoIneuFreitasSantos
Intérprete:NiltonNascimento
VencedoradaFaseLocal:NUMACANHADAQUALQUER
Letra:AfifJorgeSimôesFilho
Música:AfifJorgeSimôesNetoeLuizFernandoSmanio o
Intérprete:LuizFernandoSmanio o
MelhorIntérprete-MIGUELMARQUES
MelhorInstrumen sta:JAIRMEDEIROS
MelhorPoesiaCampeira:ÚLTIMADOMA
Letra:OrionPonsi
Música:SérgioRosa
Intérprete:JorgeFreitas
MelhorArranjo:MILONGADEVIDAEMORTE
MelhorVocal:RIODOSMEDOS
Letra:TúlioA.Souza
Música:DiogoMatos
Intérprete:LeonardoPaim
RevelaçãodoEvento:EDUARDOVARGAS–TECLADO
SINUELODACANÇÃONATIVA12ºAPARTE
PREMIAÇÕES
1ºLUGARFASEGERAL:
CançãoDaVolta(Canção)
Letra:MoisésSilveiradeMenezes
Música:JoãoChagasLeite
Intérprete:FlávioHansem
2ºLUGARFASEGERAL:
Realização(MilongaArrabalera)
Letra:JúlioMar ns
Música:TunyBrum
Intérprete:ViníciusBrum
3ºLUGARFASEGERAL:
APazNoVerde(Milonga)
Letra:MauroDias
Música:FábioPrates
Intérprete:RenatoMirahil
MÚSICAMAISPOPULAR:
LánoSalãodaPlata(Vaneira)
Letra:AlexCasanova
Música:AlexCasanova
Intérprete:AlexCasanova
1ºLUGARFASELOCAL
RomancedasRosasVermelhas(MilongaCanção)
Letra:JaimeBrumCarlos
Música:LuizFernandoSmanio o
Intérprete:LuizFernandoSmanio o
2ºLUGARFASELOCAL SolMaior(Milonga)
Letra:PauloRighi
Música:PauloRighi
Intérprete:CíceroGuedes
1ºLUGARSINUELINHO:
SementesdeVida(Chamamé)
Letra:MarilainePereira
Música:PauloPortodaSilvaeRizomarMacedo
Intérprete:JordanaHenriques
2ºLUGARSINUELINHO:
BonecadePano(Canção)
Letra:GiovaniGonzales
Música:Cris anoCesarino
Intérprete:NicoleCarriondaCosta
MELHOR INSTRUMENTISTA - TROFÉU PEDRO DARCI FRAGA
CUNHA
JairMedeiros-MúsicaRealização
MELHOR INTÉRPRETE - TROFÉU MARIA DAS MERCÊS BRITO
COSTA(DONAMARIA)
FlávioHansen-CançãodaVolta
REVELAÇÃODOFESTIVAL
ArthurRodriguesdosSantos
Música:NocomprimentodaRancheiraTodaaPaixãoDumPeão
SINUELODACANÇÃONATIVA13ºAPARTE
PREMIAÇÃO
1ºLUGARFASEESTADUAL:RECANTODAMINHAGENTE
Letra:JaimeBrumCarlos
Música:ChicoSagaeMárioTressoldi
Intérprete:GrupoChãodeAreia
2ºLUGARFASEESTADUAL:AQUIESTOU
Letra:RômuloChaves
MúsicaeInterpretação:EmersonMar ns
3ºLUGARFASEESTADUAL:QUANDOOSOLBEIJOUATERRA
Letra:PauloRighiePieroEreno
MúsicaeInterpretação:PieroEreno
MÚSICAMAISPOPULAR:LEGADO-FASEREGIONAL
Letra:GasparBritoCosta
Música:BelquisCavalheiroNevesdaFontoura
Intérprete:GasparBritoCosta
1ºLUGARFASEREGIONAL:RAZÕESPRAVOLTAR
Letra,MúsicaeInterpretação:LeandroTeixeira
1ºLUGARDOSINUELINHO:QUANDOSEAPERTAUMBOCAL
Letra:MárioLucas
Música:DiegoVivian
Intérprete:VitóriaStaggemeier
2ºLUGARDOSINUELINHO:SÚPLICAGUARANI
Letra:TadeuMar ns
Música:LeninNunez
Intérprete:ThaísBarcelosdeOliveiraFagundes
MELHORINTÉRPRETE:EMERSONMARTINS
MELHORINSTRUMENTISTA:GUILHERMEGOULART
SINUELODACANÇÃONATIVA14ºAPARTE
PREMIAÇÃOFASEESTADUAL
1ºLUGAR-SEOCAMPOFALASSE
Letra:ValdirDisconze
Música:HalberLopes
Interpretação:FranciscoOliveiraeLeonardoPaim
2ºLUGAR-CASASVELHAS
Letra:MarceloDávila
Música:CaineGarcia
Intérprete:JeanKirchoff
3ºLUGAR-OPÁTIO
Letra:OtheloCaiaffoeVolmirCoelho
Intérprete:VolmirCoelho
MÚSICAMAISPOPULAR-OS"GRINGO"DAMATAGRANDE
LetraeMúsica:AlexCasanova
Intérpretes:AlexCasanova,ValmiGiulianieRenatoGiuliani
PREMIAÇÃOFASEREGIONAL
1ºLUGAR-SÃOSEPÉTIARAJÚ
Letra:JoãoLuizVargas
Música:JoãoLuizVargaseFlávioP Reichemback
Intérprete:GasparBritoCosta
2ºLUGAR-JANELASDOTEMPO
Letra,MúsicaeInterpretação:LeandroTeixeira
PREMIAÇÃOSINUELINHO
1ºLUGAR-FLORDEMILONGA
Letra:MárioLucas
Música:DiegoVivian
Intérprete:VitóriaStaggemeier
2ºLUGAR-DAMINHAORAÇÃO
Letra:RafaelSouza
Música:JoãoSoledad
Intérprete:Le ciaVargasRoennau
MELHORINSTRUMENTISTA-DIOGOMATOS
MELHORINTÉRPRETE-LEONARDOPAIM
SINUELODACANÇÃONATIVA15ºAPARTE
PREMIAÇÃOFASEESTADUAL
1ºLUGAR-AESTÓRIADOLAÇADOR
Letra,MúsicaeInterpretação:CézarGomez
2ºLUGAR–SEMEADORES
Letra:SilvioGenro
MúsicaeInterpretação:TunyBrum
3ºLUGAR-NOCÉUDACIDADE
Letra:TúlioSouza
Música:PieroEreno
Interpretação:OsCompadres
MÚSICAMAISPOPULAR-OBAILEDOBÉPEMARTINI
LetraeMúsica:AlexCasanova
Interpretação:AlexCasanovaeOsGringodaMataGrande
PREMIAÇÃOFASEREGIONAL
1ºLUGAR-OLADRÃOQUEROSEREU
LetraeMúsica:AfifJorgeSimõesNeto
Intérprete:LuizFernandoSmanio o
2ºLUGAR-OBAILEDOBÉPEMARTINI
LetraeMúsica:AlexCasanova
Interpretação:AlexCasanovaeOsGringodaMataGrande
MELHORINSTRUMENTISTA-GLAUCOVIEIRA
MELHORINTÉRPRETE-ANGELOFRANCO
MELHORLETRA:AESTÓRIADOLAÇADOR
MELHORMELODIA:AESTÓRIADOLAÇADOR
SINUELODACANÇÃONATIVA16ºAPARTE
PREMIAÇÃOFASEESTADUAL
1ºLugar:ANossaVoz
Letra:RodrigoBauer
Música:RobledoMar ns
Interpretação:RobledoMar nseAndréTeixeira
2ºLugar:GuardiõesdaHistória
Letra:CezarGomezeRômuloCordova
Música:CezarGomez
Interpretação:CézarGomezeÂngeloFranco
3ºLugar:VersoemFlor
Letra:MateusNevesdaFontoura
MúsicaeInterpretação:RobsonGarcia
FASEREGIONAL
1ºLUGAR:DoQueoHomeméCapaz
LetraeMúsica:NasserKhalil
Intérprete:FabianeBrum
2ºLugar:ÂnsiaEstradeira
Letra:JaimeBrumCarlos
Música:FlaubianoSilveiraLima
Intérprete:KikoLemos
MÚSICAMAISPOPULAR:DançandonoTioLautério
Letra:BetoBrondanieAlexCasanova
Intérprete:AlexCasanova
MELHORMELODIA:GuardiõesdaHistória–CezarGomez
MELHORLETRA:ANOSSAVOZ–RodrigoBauer
MELHORINTÉRPRETE:WilsonPaim
Música:MulhereQuerência–Autor:EvandroZamberlan
MELHOR INSTRUMENTISTA: Marcelo de Araújo Nunes na Música VersoemFlor
SINUELODACANÇÃONATIVA17ºAPARTE
PREMIAÇÃOFASEESTADUAL
1ºLUGAReMELHORLETRA:DUASFACES
LETRA:FlávioSaldanha
Música:ZulmarBenitez
Interpretação:NiltonFerreiraeViníciusBrum
2ºLugareMelhorMelodia:ÀESPERADEUMPOEMA
Letra:MarceloDávila
MúsicaPieroEreno
Intérprete:FlávioHansen–PremiadoMelhorIntérprete
3ºLugar:JOÃOOFÍCIODEPEÃO
LetraeMúsica:CarlosEduardoNunes
Intérprete:RobsonGarcia
MúsicaMaisPopular:FESTADOINTERIOR
LetraeMúsica:AlexCasanova
Interpretação: Alex Casanova, Beto Brondani, Valmi Giuliani e os GringodaMataGrande
MelhorInstrumen sta:JoãoPauloDeckert
PREMIAÇÃOFASEREGIONAL
1ºLugar:ONDEASPÁTRIASNÃOTEMNOME
Letra,MúsicaeInterpretação:NenaPacheco
2ºLugar:PRAFIRMARUMCOMPROMISSO
LetraeMúsica:RafaelPereiraNeves
Intérprete:Cris anGarcia
SINUELODACANÇÃONATIVA18ºAPARTE
PREMIADOSFASEESTADUAL
1ºLugar:LIBERTASOU
Letra:IvoneMoreira
Música:GuilhermeCas lhos
Interpretação: Maria Alice Rosa da Silva – Premiada como Melhor
Intérprete
2ºLugarEMelhorLetra:CANÇÃODOSLONGES
Letra:MoisésSilveiradeMeneses
Música:JorgeIrenoPereiraCézar
Intérprete:NatalícioCavalheiro
3ºLugar:NATROPEADADAVIDA
Letra:CarlosRobertoHahn
Música:ChicoLuizeFranciscoAntônioLuiz
Intérprete:LeonardoCharrua
MúsicaMaisPopular:CARNEANDOPORCO
LetraeMúsica:AlexCasanova
Interpretação:AlexCasanova,RenatoGiulianieValmiGiuliani
MelhorMelodia:COMOVAIAVIDA
Letra:MáximoForteseGiovaniPinheiro
Música:PennaFlores
Intérprete:PedroFlores
MelhorInstrumen sta:GuilhermeCas lhos
PREMIADOSFASEREGIONAL:
1ºLUGAR:CHÃOSAGRADO
LetraeMúsica:FabrícioFreitasdeCarvalho
Intérprete:FabrícioSimões
2ºLUGAR:INVERNIAS
LetraeMúsica:BibianaTeixeiraMachado
Intérprete:TiagoMachado
PLAYLIST DAS
APERTRE O PLAY
Jesproart Produções
Jesproart - ProduçõesArtisticas @jesproart