__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

//

revistawww.revistaportal.com.br

RE VIS TA

EDIÇÃO

Nº. 42 maio de 2020

SKKY 360º CHEGA A LUCAS

Empreendimento de alto padrão da EMHA é encantador


Por tal //

RE VIS TA

revistawww.revistaportal.com.br

Centro Oeste

VIDROS Qualidade em produtos e serviços de excelência para residências e empresas.


Edifício Conforto, interação e tecnologia se encontram em empreendimento em Nova Mutum O grupo União formado pelas empresas Concreunião, Construtora União e Transportadora União, traz para Nova Mutum seu 2º Empreendimento residencial: O Edifício Village Esperança. A magnitude do novo empreendimento impressiona aos mais exigentes padrões de qualidade. Serão 3200M² de área, distribuídos em 32 apartamentos, em um dos locais mais valorizados e visados pelo setor imobiliáriao da cidade, situado na Rua dos Lírios, Jardim das Orquídeas, que primam por elegância e sofisticação em espaços agradáveis e amplos. O Edifício Village Esperança, traz novidades, como a adesão a novas tecnologias, a exemplos da prática de automação de processos conhecido como inteligência facial. Um condomínio que funciona a partir de um sistema totalmente digital, como câmeras programadas a partir de inteligência artificial que processam o perfil do consumidor a partir de reconhecimento de idade e reação a certos estímulos a partir do reconhecimento facial, contribuindo para o conforto, otimizando gastos e principalmente intensificando a segurança do condômino.


EDIFÍCIO ALTO PADRÃO NO JARDIM DAS ORQUÍDEAS EM NOVA MUTUM

• • • • • • •

Apartamentos de 2 e 3/4 ( 1 suíte) 2 Vagas de garagem 2 Elevadores Ambiente para festas e eventos Playground Academia Piscina

EMPREENDIMENTO DO GRUPO GRUPO: UNIÃO: INFORMAÇÕES (65) 99938-5150 / (65) 99606-5990 EMPREENDIMENTO DO


Nosso laboratório contava com um consumo estratosférico de energia. Atualmente geramos uma energia limpa e nos tornamos uma empresa mais sustentável Maria Elisa Scheifer Elisa Análise Clínicas

Sempre tivemos a preocupação com o meio ambiente, inclusive temos o Selo Verde de sustentabilidade para redução de CO2. Então, um dos maiores gastos que tinhamos era o de energia elétrica, quando contratamos os serviços da Hintec Energia Solar. Em pouco tempo já temos uma economia considerável, e com 2 anos já prevemos o retorno do investimento. Um ótimo negócio. Claudio Villela Almeida Villela Advogados

A Hintec Solar superou completamente nossas expectativas. Nós recomendamos Eliane Center

Contrate uma empresa qualicada Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ Ÿ

Autossuficiente e renovável Não há ruídos, não há poluição Facilidade de instalação Baixo custo de manutenção Vida útil e retorno do investimento Valorização do imóvel Economize até 90%


O LOTEAMENTO QUE JA É REALIDADE! UM LUGAR ESPERANDO VOCÊ, PARA CONSTRUIR A SUA CASA OU EMPRESA.

COMECE A CONSTRUIR HOJE MESMO! novotempoempreendimentos

novotempolrv

www.novotempoempreendimentos.com.br


A HORA É AGORA! INVISTA EM UM PROJETO APAIXONANTE E CONSTRUA SUA CASA OU EMPRESA! I MAGENS MER AM ENT E ILUSTR ATIVAS.

GARANTA JÁ O SEU LOTE COM APENAS

DE ENTRADA Plantão de vendas em frente a Prefeitura. 65 99670.3058

65 99981.8593

65 3549.2546

+120 MESES PARA PAGAR


FACETAS LAMINADAS Antes da indicação desse procedimento devemos solicitar ao paciente, a realização dos exames radiográficos e fotográficos, que complementarão o exame clínico, permitindo a avaliação completa da saúde bucal. A partir daí e, considerando a expectativa do paciente e seu grau de exigência será feito o planejamento do caso e avaliada necessidade de tratamentos interdisciplinares que poderão otimizar o resultado final e deve sempre preceder a intervenção estética. Hoje podemos oferecer um planejamento digital para que o paciente possa visualizar antecipadamente os possíveis resultados do tratamento, aprovar o definitivo e definir o material que será usado para as mudanças. O planejamento é de forma individual e única para cada paciente adotando um check list estético e analisando também seus hábitos, personalidade forma da face, movimentos mastigatórios entre outros. As indicações mais frequentes para as modificações estéticas do sorriso são facetas laminadas. Entre os fatores que irão determinar a escolha do procedimento, devemos ainda observar o grau de escurecimento do dente, a ocorrência de diastemas, a necessidade de correções por volume, pequenas giroversões, implantes e a existência de pinus metálicos nos remanescentes.

Quais materiais podem ser confeccionadas as facetas?

Os materiais e confecção podem ser resina direta, resina indireta ou cerâmica.

Devido ao avanço da odontologia, atualmente podemos indicar tratamentos estéticos que possibilitam desgastes mínimos à estrutura dentária do paciente e confirmam cada vez mais os resultados satisfatórios, como aqueles obtidos com a instalação de facetas laminadas.

Qual a diferença?

A cerâmica é composta por partículas vítreas, que a torna estável na sua cor e mantém uma resistência maior que o esmalte da estrutura dentária. Já as resinas direta e indireta possuem base plástica com partículas vítreas, isto faz, com que a sua parte plástica com o tempo não mantenha estabilidade de cor e resistência menor que a estrutura do esmalte, porém, a resina indireta tem em média 20% de força mecânica e lisura de superfície melhor que a direta.

Qual caso indico uma resina ou cerâmica?

A resina direta é muito bem indicada para pequenos espaços e mudanças. Grande alterações e forma ou tamanho podem ser indicados resina indireta ou cerâmica. Lembrando das características da resina citada acima.

Como vou saber qual o melhor tamanho ou forma do sorriso?

È feito um protocolo fotográfico e moldagens, que por método digital o dentista poderá simular como ficará seu sorriso e o método visual que será feito uma moldagem e confeccionado o encerramento de diagnóstico que o profissional prova na boca do paciente através de um material provisório, colocando sobre seu sorriso uma simulação real da forma e tamanho.

O que pode ser indicado, antes da realização das facetas?

É realizado uma análise juntamente ao paciente, sobre sua mordida (oclusão) se está adequada a altura do sorriso, saúde e contorno gengival, cor entre outras indicações.

Caso resolva não fazer as indicações sugeridas?

Há indicações que serão necessárias para estabilizar e manter a longevidade do sorriso, mesmo o paciente não aprovando ele estará ciente de suas consequências. Mas as sugeridas fico mais tranquila para resolver. Por exemplo se o paciente irá clarear ou não, o mais importante é seguir as etapas, decidir antes de determinar a cor definitiva, pois se for decidido no final do tratamento poderá não ficar na cor desejada.

A espessura da cerâmica está ligada ao grau de escurecimento do dente? Além do grau de escurecimento a proporção do volume indicado.

Quanto tempo dura as facetas de cerâmica?

O que podemos garantir é que sua longevidade é maior que a resina, pois, os hábitos do paciente estão diretamente relacionados com sua longevidade, da mesma forma a melhor indicação.

CRO/MT 5164 Excelência em Odontologia estética l Harmonização Facial /Full face Rejuvenescimento Facial l Ortodontia e Ortopedia (65)3308-1944 (65)99961-1944 AV. DOS BEIJA FLORES,392 N - CENTRO – NOVA MUTUM/MT

14

Rosimeri.indd 1

15/05/2020 20:11:40


vidracariamutum

Av. das Araras, Centro Nova Mutum/MT (ao lado Energisa) CEP 78450-000

Consolidada no mercado mutuense e acompanhando o crescimento de nosso município, e a demanda de nossos clientes e arquitetos por maior variedade e qualidade em esquadrias e decoração a Vidraçaria Mutum reinaugura em breve em novo endereço com estrutura de 1000 M2 visto apenas em grandes capitais. Com muitas novidades do mercado de esquadrias nacional e internacional para proporcionar ao consumidor uma experiência inesquecível ao realizar seu projeto.


Gengivoplastia

Plástica Gengival ou

Odontologia Estética No Brasil, a odontologia estética está em alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) aumentou em 300% a busca por procedimentos estéticos. São várias as razões para essa procura, mas o destaque é a busca pelo sorriso ideal, sem necessariamente ter um problema. A Gengivoplastia é um desses procedimentos cirúrgicos que corrige e nivela a proporção gengival em relação aos dentes. A característica é bastante incômoda para quem tem o chamado “sorriso gengival”, quando os dentes não possuem simetria, necessitando da plástica para corrigir a diferença. Também chamada de Cirurgia Plástica Gengival, a Gengivoplastia é usada para remodelar o tecido gengival ao redor dos dentes, com a finalidade de melhorar sua aparência, pode trazer benefícios surpreendentes para uma gengiva esteticamente mais harmoniosa, mais bonita, mais simétrica e que possa, juntamente com os dentes, compor um lindo sorriso.

cerâmicos. E o resultado deste tipo de Gengivoplastia é conferir ainda mais harmonias aos tratamentos odontológicos de impacto. É possível confeccionar mockups, que são “test-drive” com fins gengivais que auxiliam o dentista nas incisões durante a criação da nova posição gengival, o qual é repassado à boca do paciente com um material chamado resina bisacrílica, sendo um excelente auxiliar para previsão e análise do resultado final. Nos casos onde o paciente possui receio cirúrgico, pode ser utilizada a técnica do Botox®. A toxina botulínica é aplicada nos lábios agindo de forma a impedir a contração local do músculo, porém, esse bloqueio é temporário e dura entre 3 a 4 meses.

O procedimento é bastante seguro, realizado em consultório odontológico e sob anestesia local. Durante o procedimento, o dentista remove o excesso de gengiva, corrigindo inclusive outras imperfeições. Considerada uma cirurgia simples, previsível, de pós-operatório tranquilo, resultados definitivos e cicatrização completa em 90 dias. Sendo assim, além de proporcionar um sorriso mais agradável, bonito e harmônico, a plástica gengival devolve a autoestima do paciente. Alinhar as gengivas com os lábios é essencial no tratamento com laminados

Matéria Por Drª Jacqueline Brandenburger Cirurgiã Dentista CRO/MT 4815 Rua dos Amapás, 201W Centro | Nova Mutum/MT 65

99951.7977


e n c a n t e - s e

c o m

o

SKKY 360ยบ

18


Reportagem

Empreendimento alto padrão chega a Lucas do Rio Verde Por Luciane Mildenberger

O Parque das Emas é um dos melhores bairros para se viver em Lucas do Rio Verde e isso é inegável. A região, bastante valorizada, já que conta com toda infraestrutura e facilidade de acesso educacional, é uma cobiçada pelas pessoas que procuram um imóvel para investir ou viver com a família. Caso você seja uma delas e está procurando um apartamento para chamar de seu, o SKKY 360º, empreendimento de alto padrão em fase de pré-lançamento pela EMHA Construtora e Incorporadora, é perfeito para realizar esse sonho e uma das melhores opções, com toda a certeza. O empreendimento inovador reúne um rooftop de lazer completo, conceitos sustentáveis e projeto exclusivo para garantir conforto e segurança aos moradores. Com padrão de acabamento premium e ampla área de lazer, o imóvel terá uma torre única de 14 andares, com 50 apartamentos, quatro unidades por andar e dois ele-

vadores. Os apartamentos se dividem em dois tipos, com 85 m², com três dormitórios, sendo uma suíte, e duas garagens, e outro com 71 m², com dois dormitórios, sendo uma suíte, e uma ou duas garagens. O empreendimento traz ainda itens de segurança como monitoramento, comunicação remota com as unidades, eclusa de segurança para acesso ao condomínio e estrutura de portaria 24h. O ponto alto do imóvel, segundo o diretor-presidente da EMHA, Ramiro Azambuja, é o rooftop, uma área de cobertura com acesso comum, espaços de lazer planejados e completos para diversão, comemoração e para exercitar os dotes culinários. Os espaços como o Sollarium, o pub, a charutaria, salão de festas, mulher e gourmet com forno de pizza serão finamente decorados e terão terraços para uma vista 360º de Lucas do Rio Verde.

19


Reportagem

“Mais uma vez estamos inovando em Lucas, berço da EMHA, com um projeto pensado para toda a família, com lazer exclusivo, sofisticação e o melhor do design contemporâneo, tudo cuidadosamente planejado para o bem-estar dos moradores e em plena harmonia com a natureza. Será um empreendimento único em todos os sentidos, concebido para os Luverdenses e investidores aproveitarem para morar ou adquirir um imóvel de alta qualidade”, afirmou Azambuja. No térreo, o espaço SKKY Ground oferece piscina adulto, piscina infantil semicoberta, solarium, pool bar, uma academia super equipada e espaços planejados para o lazer e diversão infantil, como brinquedoteca, além de pomar, jardins, gazebo e chimarródromo. SUSTENTABILIDADE O projeto do SKKY também incentiva práticas de sustentabilidade, um dos pilares da EMHA. O empreendimento inclui itens que reduzem o consumo de água e energia, além de ser ambientalmente responsável, com gestão consciente de resíduos da obra e instalação de ponto de coleta seletiva de lixo. Segundo o diretor de Incorporação da empresa, Ricardo Batista, o novo modelo de moradia deve ter foco em sustentabilidade, conceito definido em todas as obras da EMHA. “O SKKY chega à Lucas do Rio Verde para atender pessoas que buscam praticidade, entretenimento, conforto e segurança”, enfatiza. Na Central de Lançamentos da EMHA, na Avenida da Produção, ao lado da Havan, em Lucas do Rio Verde, é possível conhecer o projeto do SKKY 360º e realizar negócios. No local será montado um apartamento decorado com todas as dimensões reais do imóvel. VISÃO ESTRATÉGICA A EMHA é uma das empresas da O+ Participações S.A, grupo que comanda oito empresas consolidadas que atuam em diferentes segmentos do mercado nacional e internacional. A O+ nasceu de uma visão estratégica do potencial do agronegócio mato-grossense. Além de atuar na verticalização da cadeia produtiva, expandiu para outras áreas como incorporação, construção civil, negócios imobiliários e meios de comunicação. A pluralidade na geração de negócios permitiu ao Grupo O+ se fortalecer e assumir a posição de um dos maiores grupos empresariais e econômicos de Mato Grosso. Hoje sua atuação engloba, ainda, os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Santa Catarina, sempre buscando novas fronteiras agrícolas e novos empreendimentos urbanos, colaborando com a geração de empregos, riquezas e o desenvolvimento do Brasil. 20


Reportagem

Inovação para transformar vidas Desde a sua fundação, em 2007, a EMHA Construtora e Incorporadora está ajudando a construir um mercado diferente. Mais do que um terreno, enxergamos projetos de vida. Entendemos o poder que um empreendimento tem para transformar relações, realizar sonhos, dar segurança. É isso que a nossa empresa busca em cada uma das nossas obras: uma engenharia inovadora, moderna, responsável e de eficiência. Construímos para você com o mesmo cuidado que construímos para nós. As obras têm alto nível de acabamento, rigoroso controle de qualidade e sempre honramos os prazos estipulados. Para isso temos uma gestão baseada em processos, com domínio de custos e eficiência desde o planejamento até a entrega final. No fundo, o que queremos é que você tenha o melhor pagando um preço justo. E isso vale para obras corporativas, comerciais ou residenciais. Nosso primeiro empreendimento foi

o Residencial Vanguarda, em Lucas do Rio Verde (MT), com três torres verticais. De lá pra cá ganhamos experiência assumindo projetos robustos e construindo lojas para os maiores grupos atacadistas do país, como Atacadão, Fort e Assaí, em diversos estados brasileiros. Nossa mais recente incorporação é o Residencial VIDA Azaleias, também em Lucas do Rio Verde. Um condomínio vertical moderno, funcional e inteligente, capaz, inclusive, de gerar renda para os moradores através dos seus espaços colaborativos. Uma proposta diferente de tudo o que a região já viu e dentro do nosso conceito de inovar para transformar. Conheça o decorado do VIDA Azaleias na Central de Lançamentos da EMHA, na Avenida da Produção, ao lado da Havan. Sabemos o que é importante para você e cada um dos nossos empreendimentos busca te surpreender. Nossa marca é a qualidade e nosso horizonte é sempre o desafio de fazer melhor.


Reportagem

Novo conceito de moradia será lançado em Mutum O município de Nova Mutum foi o escolhido para receber o VIDA Califórnia, condomínio com o conceito de Clube de Viver, com mais de 50 opções de lazer, serviços e segurança. O projeto da EMHA Construtora e Incorporadora segue o conceito do VIDA Azaleias, lançado em Lucas do Rio Verde, em novembro de 2019, sucesso de vendas na região. O VIDA Califórnia tem um projeto de 310 unidades, em três torres de 14 andares cada, com apartamentos de 50 m², 60 m² e 65 m², sendo dois e três dormitórios, e uma suíte mais dois dormitórios, respectivamente, com uma ou duas vagas de garagem e opção para moto. A área total construída será de 32 mil m². O plano de expansão da EMHA prevê a construção de empreendimentos inovadores, com padrão superior de acabamento, qualidade de vida e sustentabilidade em outros municípios de Mato Grosso. São projetos acessíveis, com custo-benefício excelentes e preparados para oferecer qualidade de vida para toda a família. “O projeto VIDA é um produto diferenciado e de qualidade com a marca e o DNA da EMHA. Como construtora e incorporadora, acreditamos no eixo da BR-163 e prevemos lançamentos em outras cidades ainda este ano. Não são

escolhas aleatórias. São decisões estratégicas tomadas a partir da avaliação de cenários e tendências, como estamos fazendo em Nova Mutum”, destacou o diretor-presidente da EMHA, Ramiro Azambuja. A área de lazer do VIDA Califórnia inclui cinema amplo com até 20 lugares, fitness center, sala de jogos, piscinas, quadras poliesportivas e play kids. Contará ainda com espaço gourmet, pizza

clube, quiosques com churrasqueiras e salão de festas, além de local exclusivo para festas infantis e uma brinquedoteca educativa. Outra inovação é gestão condominial, com a implantação do projeto VIDA CONDOMÍNIMO, com espaços colaborativos, como minimercado, salão de beleza, creche e lavanderia, permitindo gerar receita para o condomínio e economia para os moradores.

EMHA Moeda Forte O setor imobiliário também sentiu a retração econômica com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Todas as grandes crises geram grandes oportunidades e as pessoas devem ficar atentas para encontrar as melhores soluções. Em momentos de instabilidade econômica as pessoas buscam ativos reais e os imóveis continuam sendo vistos como moeda forte. A EMHA acredita nisso. Segundo especialistas do mercado imobiliário, para quem tem um recurso guardado e liquidez de caixa, essa pode ser uma boa oportunidade para negociar e adquirir um imóvel.

As primeiras projeções preveem uma recuperação tímida ainda no segundo semestre e uma alavancada da economia em 2021. Imóveis sempre são um bom investimento a longo prazo. A construção civil gera empregos e aquece a economia de maneira rápida. As políticas para aquecimento do crédito serão reforçadas e facilitadas para que o setor possa ser retomado. Fique atento. Avalie as rápidas mudanças de cenários e tome decisões embasadas. Mas tenha certeza: a crise vai passar, vai trazer novas oportunidades e o que aprendermos com ela será uma lição de vida.


23


“Felizmente o comércio local, em geral, tem reagido bem. As pessoas estão comprando e aos poucos estamos voltando à normalidade. Agora precisamos dar atenção aos casos especiais, que sofreram mais impacto, para que superem suas perdas”, avalia o presidente da CDL Nova Mutum, Roberto Giequelin.

Setor empresarial mutuense age para redução do impacto econômico da Covid-19 Acenm/CDL divulga ações realizadas no enfrentamento da crise e comemora reação positiva do mercado Por: Tiago Franz

Desde o mês de março, os mutuenses, assim como todos os brasileiros, mudaram suas rotinas para atender às recomendações e restrições impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Foi no dia 17 de março que saiu o primeiro decreto municipal (nº 027/2020) voltado a esta questão, estabelecendo as primeiras medidas. Antes disso, a Acenm/CDL já estava atuando de forma a representar as empresas locais junto às autoridades e oferecer apoio aos associados.

• Reunião de alinhamento com o Ministério Público sobre ações preventivas dentro das empresas mutuenses; • Confecção e colocação de cartazes nas empresas associadas para conscientização do uso da máscara, respeitando a Lei estadual nº 11.110; • Boletos de mensalidades prorrogados, sem juros e multas para o associado; • Apoio a diversos movimentos sociais em prol da sociedade, como foi o caso da ação de coleta de recursos para melhorias no hospital e do Movimento Unidos Somos Mais Fortes, que visa arrecadar produtos de higiene e limpeza para os mais necessitados; • Disponibilização do Jurídico da Acenm/CDL para apoio gratuito aos associados; • Realização de live nas redes sociais com orientações jurídicas no âmbito trabalhista, bem como publicação de diversas notas e matérias informativas e orientativas e concessão de entrevistas à imprensa local; • Campanha de valorização do comércio local “Eu Curto o Comércio de Nova Mutum” nas redes sociais; • Convênio com o aplicativo de ofertas iGoo.

“Trabalhamos para que o impacto na nossa economia fosse o menor possível, apesar da gravidade do problema e sempre levando em conta o aspecto da saúde e segurança da nossa população, que é a prioridade”, expõe o presidente da Acenm, • Participação no comitê municipal de enfrentamento Joelmir Faccio. ao Covid-19, sendo o único representante da iniciativa privada. A Acenm/CDL levou demandas de vários segmentos do comércio para discussão e, buscando sempre o equilíbrio entre o risco à saúde da população e das empresas do município, obteve êxito ao conseguir antecipar a abertura do comércio do dia 6 de abril para 30 de março. Após a confirmação do primeiro caso em Nova Mutum, através de propostas e informações levadas à discussão no comitê, conseguiu consenso em manter o funcionamento das empresas. A Associação obteve também, neste mesmo tempo, a prorrogação de tributos municipais tais como IPTU, ISSQN, Alvará de Funcionamento e Alvará Sanitário; • Assinatura de convênio com o Sicredi para oferta de crédito a juro baixo e outros benefícios às empresas associadas; • Participação em diversas reuniões com órgãos muni- Presidente Joelmir Faccio Presidente Roberto Giequelin cipais e empresas, buscando levar as reinvindicações de cada Acenm - Associação Comercial de CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas Nova Mutum classe ao comitê;

Confira as principais ações realizadas pela Acenm/CDL no que se refere ao Covid-19:

28

CDL revista.indd 1

15/05/2020 16:16:07


O PLANETA PARALISADO DIANTE DA AMEAÇA DE UM NOVO VíRUS

Anke Schwabe, secretária de saúde de Nova Mutum, esclarece todo o processo e como está sendo o combate e controle no município. Um vírus desconhecido, com alto grau de contágio e agressivo ao ser humano. Algo tão minúsculo capaz de mudar por completo a forma de pensarmos, agirmos e transformar a vida e a rotina de um planeta. Pelo mundo todo, médicos, físicos, cientistas por uma busca incansável pela cura, vacina ou alguma forma de combater algo tão novo, de mutações repentinas, que se alastra tão rápido, atacando um órgão vital como o pulmão e coloca toda a população em pânico. Em entrevista exclusiva para a Revista Portal Live, a secretária de saúde do município de Nova Mutum, Anke Schwabe, que está diariamente à frente dessa luta, esclarece todo o processo e como está sendo o combate e controle no município.

Anke afirma que a equipe de saúde do município, busca estar atenta a todas as informações novas que saem diariamente na mídia, e através de reuniões online, discutem as melhores formas e mais confiáveis para chegarem a conclusões e posicionamentos plausíveis, diante de tantas fakes lançadas diariamente. “É preciso filtrar tudo o que se lê e recebe nas redes sociais e em sites não confiáveis. Dormimos com uma informação e acordamos com outra. Estar atento as atualizações que realmente sejam coerentes, tem sido o diferencial nas medidas tomadas” explica. Ressalta sobre a importância da prevenção. Principal objetivo do Sistema Único de Saúde. A saúde preventiva para a imunidade, associada a higiene correta, reforçada ao isolamento e distanciamento social, ajuda a combater o vírus.

29


“ Na correria do dia a dia e na modernidade dos tempos, esse novo vírus nos faz voltar aos princípios básicos de convivência e cuidados com a higiene pessoal, como o de higienizar as mãos e tirar os calçados antes de entrar em casa, higienizar itens vindos do supermercado, cobrir a boca e nariz na hora do espirro. Coisas que até um tempo atrás, havia caido no esquecimento.” Assim como a higienização, o uso de uma alimentação mais natural, o bem-estar individual, emocional e familiar, também ajudam com o aumento da imunidade. A união da medicina tradicional (fármaco) e da fitoterápica, pode ser uma excelente opção neste momento. O famoso chazinho de limão para reforçar a vitamina C e sol na pele, para ativar a vitamina D, foram anunciados nas mídias como auxiliares no aumento da imunidade. E tem suas vantagens de fato, sendo que, segundo os estudos na Itália, o vírus causa uma alteração na coagulação do sangue e o uso do limão e da vitamina C, ajuda sim a prevenção, mas é apenas uma das coisas a serem feitas dentre de muitas.

Como o vírus se espalha: Como sabemos, o vírus é altamente contagioso. Acredita-se que sua principal entrada no organismo é pelo nariz, pois neste órgão encontram-se células propicias a receptores e ao ser inalado absorvido pela corrente sanguínea e pulmões. Por isso a gravidade do ataque ao sistema respiratório. “O uso de máscaras da forma correta, o cobrir a boca e nariz ao espirrar, evita que essas gotículas menores e mais leves se propagam pelo ar, pois ao espirrar, com a pressão elas podem chegar mais longe do que se imagina. Por isso também é importante o distanciamento de pelo menos 1,5m do outro.” Afirma Anke. Sendo nariz a principal porta de entrada, a boca e olhos são também sucessíveis a entrada do vírus, por isso a importância de evitar coçar nariz ou os olhos com as mãos não higienizadas. “ A higienização das mãos, algo tão simples, dos primórdios da higiene pessoal, tem salvado vidas” ressalta. Anke também explica como está sendo todo o preparo e atendimento a população do município diante das confirmações de novos casos. Segundo ela, o PSF (Programa de Saúde Familiar) tem exercido a sua principal função no momento: O Atendimento Individual Domiciliar. As consultas de rotina e acompanhamento dos programas da saúde permanecem para as gestantes, crianças, os grupos de hipertensos e diabéticos, que antes iam com frequência em dias específicos a unidade de saúde.” Todos os pacientes de programas agendados, passaram a ter um acompanhamento em casa. Priorizamos o atendimento das unidades para livre demanda, e as atividades eletivas ficaram suspensas até tudo se acalmar. Agora é evitar que pessoas que estejam

30

com a imunidade comprometida se exponham ao vírus indo até as unidades de saúde por exames de rotina, vacinas, ou apenas buscar receitas de medicamentos contínuos”, explica a secretária. O isolamento é fundamental para os suspeitos do Covid-19 e para outras doenças também. Desta forma, também foi evitado que houvesse um surto de influenza no início de março, quando vários casos foram confirmados no municipio. Para os casos suspeitos ou confirmados, existe uma equipe multidisciplinar, que já atua no programa de saúde da Familia, e também dá toda a assistência aos que precisam estar em isolamento ou tratamento. O plano de ação preparado no inicio tem sido fundamental para o controle e cuidado dos novos pacientes. “ Uma equipe busca todas as informações, investiga o paciente, são feitos exames para descartar outras possibilidades de doença para então se chegar no diagnóstico do Covid-19. Assim, é montado todo um atendimento prioritário conforme a necessidade de cada caso, pois há positivados assintomáticos, e há os casos graves. Nesse grupo há profissionais de todas as áreas, e a forma como cada um tem trabalhado em forma conjunta tem feito toda a diferença na recuperação dos casos” A confirmação do novo Coronavírus se dá somente por exames laboratoriais. Anke explica, que o período de incubação e sintomas são de 14 dias. Mas para os exames de coleta de secreção( nasal e orofaringe ) serem feitos de maneira conclusiva, é necessário que o período seja entre o terceiro e oitavo dia de sintomas. Depois disto, somente os testes rápidos com amostra de sangue são precisos.


Nova Mutum hoje, é reconhecido como uma cidade de oportunidades, e recebe muitas pessoas que vem para trabalhar nas novas industrias “ Os exames feitos pelo Lacen que tem se instalado. Sobre o caso confirmado dos trabalhados de uma (laboratório credenciado de Mato destas industrias que veio a óbito no municio por causa do Covid-19, Grosso) são feitos somente a pacientes Anke explica que o município, da mesma forma que precisa desta mão de graves e hospitalizados, devido a deobra para desenvolver e crescer, jamais deixaria padecer qualquer indivimanda e estrutura do laboratório, que duo em uma situação de emergência. “Todos os trabalhadores tiveram atende a todo o Estado”. apoio, tratamento adequado e necessário para poderem recuperar sua saúde. Infelizmente, um deles veio a óbito. Mas os demais tiveram acompanhamento médico domiciliar, visitas das equipes multidisciplinar, mas principalmente apoio psicológico, pois a maioria está longe das famílias, e não poderiam voltar doentes para casa. São pessoas que vieram de longe, a trabalho, como muitos outros na cidade. Como coletividade, como município, todos nós seremos beneficiados com as novas industrias que estão sendo construídas no município. Será uma grande oportunidade de emprego e crescimento para muitos. O município se sente responsável em dar toda a assistência para aqueles que colaboram com esse desenvolvimento, seja em qual setor for necessário.” O tratamento: A medicina tem buscado a cada dia novos medicamentos e formas de auxiliar o combate ao vírus. Assim como em qualquer outra virose, a primeira opção é o repouso e o uso de alimentos e vitaminas que possam ajudar o organismo a aumentar sua imunidade. Em ultimo caso, há intervenção de medicamentos receitados. Em casos virais, os medicamentos servem apenas para tratar os efeitos secundários que o vírus causa, e não o vírus em si. Medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina, tem sido estudado como possíveis auxiliares no tratamento do covid-19, pois combatem o avanço da multiplicação do vírus pelo organismo, fazendo com que perca a força e o próprio corpo tenha capacidade de criar anticorpos contra o vírus. Porém essa medicação ainda não tem sua eficácia comprovada, e possuem efeitos colaterais, que devem ser observados por profissionais especializados, e somente dentro do ambiente hospitalar com total assistência em caso de complicações. Anticoagulantes também tem tido eficácia, já que ajudam com o principal agravante do vírus que é a alteração da coagulação do sangue. Demais medicamentos vem complementar os efeitos devastadores que o vírus pode causar no organismo. Por se tratar de um vírus que ataca e compromete drasticamente o sistema respiratório, os casos de evolução para pneumonia são comuns. Assim, o mal funcionamento do pulmão, causa a falta de oxigenação para o restante do organismo, onde muitas vezes é utilizada a oxigenoterapia para facilitar esse processo, mas em muitos casos não é o suficiente e se faz necessária a intervenção com intubação e ventilação mecânica. ”O que o vírus provoca de alteração sanguínea e pulmonar é o que faz ele ser letal. É uma cadeia de destruição remota, onde o organismo vai sofrendo danos irreparáveis, em outros órgãos pela falta de oxigênio que o pulmão comprometido pela infecção não consegue fornecer. Assim, os órgãos vão sofrendo falência aos poucos por falta de oxigênio, levando ao óbito,” explica Anke.

Como secretária de saúde do município, Schwabe ressalta também a importância do respeito aos decretos feitos para a segurança dos munícipes. Tanto os municipais, estaduais e federais, devem ser respeitados para que todos estejam seguros, e principalmente dando exemplo aos demais. Como cidadã, Anke também diz que o vírus nos tirou da zona de conforto, e saímos do “automático”, revendo conceitos e valores que antes estavam esquecidos, nos adaptando a novas situações antes imagináveis e fortalecendo relações interpessoais.

Anke Schwabe Secretária de Saúde Av. Mutum, 1250 Centro - Cep: 78.450-000 admsaude@novamutum.mt.gov.br Tel. (65) 3308 5400

31


“Entendemos as necessidades de nossos pacientes. Primamos por um atendimento de qualidade, com agilidade e precisão. Contamos com uma equipe preparada para atender da melhor forma possível nossos pacientes. Estamos muito satisfeitos em poder contribuir com a saúde dos municípios que nos confiaram os seus diagnósticos e esperamos continuar a suprir essa necessidade”, Elizabete Maria Girardi, Sócia Diretora e Biomédica, responsável pelo Grupo iLab

Unidade Sorriso/MT Av Blumenau,3895 Centro (66)99989-5500


Comemoração em

Dose tripla Grupo iLab inaugura mais uma unidade, agora em Sorriso

A longa experiência em atendimento hospitalar, faz do laboratório Charles Darwin referência em qualidade no que tange a exames, na região médio norte do Mato Grosso. Com mais de 11 anos de atuação na área de medicina de análises clínicas em Nova Mutum, o laboratório vem ganhando cada vez mais destaque no estado, com estruturas instaladas ainda nas cidades de Lucas do Rio Verde e agora Sorriso, implementando ao Grupo iLab. Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, o Grupo iLab, incrementou seu crescimento para 10 unidades, distribuídas entre as principais cidades da rota 163, mantendo sua matriz em Nova Mutum. Além de ampliar a capacidade de atendimento na Região Médio Norte, o investimento vai permitir ao Grupo iLab, intensificar a aquisição de equipamentos de ponta, um dos principais projetos estratégicos, iniciado em 2020, pelos sócios proprietários e Biomédicos Elizabete Maria Girardi e Guilherme Sarmento Costa. Com a ampliação, os laboratórios do Grupo ILab agregam mais de 450m² de espaço laboratorial na sua unidade de Sorriso e amplia a sua abrangência de atendimento para mais de 200 mil habitantes. Firmado parceria no município com a Clínica Mix, o Grupo iLAB une-se com o compromisso da excelência em serviços de saúde que compartilham dos mesmos valores. Sendo um grupo com 10 unidades na região Medio Norte, garante precisão e investimentos tecnológicos constantes, garantindo assim uma qualidade de referência nacional e atingindo patamares de nível EXCELENTE no Programa Nacional de Controle de Qualidade(PNCQ).

Espaço Kids

Sala de espera ampla e confortável

Ambiente moderno


O Laboratório Charles Darwin é pioneiro em exames hormonais em Nova Mutum e possui equipamentos de alta performance e tecnologia alemã. O fabricante alemão Roche atende aos mais altos requisitos de laboratórios e equipes de pesquisa, além de oferecer atendimento técnico especializado, sendo assim comparados a agilidade, qualidade e precisão dos maiores laboratórios do país. São mais de 3 mil tipos de exames disponibilizados para os pacientes dos laboratórios Charles Darwin, que também encontram facilidade a convênios com grandes empresarias e clínicas de medicina do trabalho e atende aos maiores planos de saúde nacionais. E ainda conta com o conforto de realizar coletas em domicílio. São mais de 4 mil pacientes atendidos e mais de 30 mil exames realizados por mês, sendo eles preventivos ou de rotina, como hormonais e bioquímicos a exames mais complexos como os de DNA, sexagem fetal, toxi-

Com a ampliação, os laboratórios do Grupo ILab agregam mais de 450m² de espaço laboratorial na sua unidade de Sorriso e amplia a sua abrangência de atendimento para mais de 200 mil habitantes. São mais de 4 mil pacientes atendidos e mais de 30 mil exames realizados por mês.

34

cológico e o atual Coronavírus (Covid-19). O laboratório sempre procurou inovar quando o assunto é gestão. Com uma equipe de 30 colaboradores altamente capacitada em realizações de exames, preza também na excelência e agilidade de atendimento em suas unidades, trazendo cada vez mais conforto e segurança aos pacientes. Para os sócios proprietários e Biomédicos Elizabete Maria Girardi e Guilherme Sarmento Costa, os investimentos em tecnologia vem como aliada ao bom atendimento, buscando assim, cada vez mais atender a população com rapidez e qualidade. Com a administração de todas as unidades fixada em Nova Mutum, possui uma equipe de profissionais treinados para operar o gerenciamento do sistema com qualidade, afirma Elizabete. “Temos uma equipe muito bem treinada para administrar as nossas unidades por aqui, com eficiência, precisão e agilidade, gerando uma redução de custos para nós e para nosso cliente, sem perder a qualidade”.


A tecnologia juntamente com o bom atendimento dos Laboratórios Charles Darwin, fazem deste, uma referência em exames laboratoriais, levando cada vez mais qualidade e agilidade, para toda a região.

Nova Mutum/MT

Lucas do Rio Verde/MT

Sorriso/MT

Av. dos Beija Flores, 572N - (65) 3308-4400

Rua Nonoai 252S, Centro - (65) 3549-4151

Av Blumenau,3895 Centro (66)99989-5500

Charles Darwin

Clínica Gestare

Clínica Plena

Av. das Araras, 334N - (65) 3308-1904 Av. dos Uirapurus, 654w - (65) 3308-3296

• Clínica CMT Av. das Arapongas,864n Jd das Orquídeas

Charles Darwin

Clínica Plena

Presto Labor

Clínica Mix

Av. Rio Grande do Sul, 865 - (65) 3548-9230

Charles Darwin

Clínica Mix

Av. Blumenau, 3284 - (66) 98348-3302

Av. Rio Grande do Sul, 989 -(65) 35494005 Av. Mato Grosso, 2298 -(65) 999604-3502

35


O ano de 2020 era esperado como um ano promissor no setor em nossa região. Grandes shows, exposições, feiras de agronegócio, onde o giro financeiro movimenta todo o comercio local, desde alimentação, vestuário, tecnológicos, turismo e serviços de beleza, onde o número de pessoas envolvidas direta ou indiretamente dentro de um evento passa de trezentas, que agora buscam em outras fontes, para projetar o ano financeiro, que vai começar novamente em agosto de 2020. Quatro meses parado é muito tempo para quem sustenta a família com a alegria dos outros.

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO SETOR DE EVENTOS Por Ana Lira

Em tempos de pandemia mundial, sem abraços, sem beijos, sem aglomerações, comemorar ficou impossível. Seja por decreto, seja por medo, seja por orientação, todos os eventos, shows, exposições e casamentos foram cancelados ou adiados para o segundo semestre. Alguns, sem data prevista. Alguns simplesmente cancelados, sem previsão se vão ou não acontecer. Afinal, qual é a graça de ir a shows e manter distância? Ou casar com máscara e sem cumprimentos? O mercado de eventos é o que mais sofre dentro da pandemia do covid-19. Um mercado que movimenta hoje 13% do PIB nacional, está totalmente parado. Buffets, centro de eventos, músicos, cerimonialistas, fotógrafos, costureiras, maquiadoras, decoradoras, confeiteiras... uma infinita lista de profissionais parados, que aproveitaram o tempo para atualizações com o tanto de opções on-line que foram oferecidas ou tendo que se reinventar em outros ramos para poder garantir as contas em dia.

Ana Claudia Lira Pequenos Detalhes Cerimoniais R. dos Ibiscos, 1969W - Acácias - Nova Mutum/MT (65) 99988-8185 36

O Segundo semestre, vem carregado de pequenos eventos. Casamentos que foram adiados, feiras, congressos, aniversários. Tudo aquilo que não foi possível no primeiro semestre, vem gradativamente ganhando o calendário conforme as restrições permitirem. Mesmo assim, o comércio e a economia dos pequenos empresários do ramo, levarão pelo menos um ano para conseguir estabilizar novamente suas empresas, e entrar novamente no ritmo que esperavam para este ano. Datas que poderiam ser vendidas, estão ocupadas com remarcações. Valores do comercio de alimentos que alteraram, mas se manterão em contratos já firmados há um ano de antecedência. Reajustes que não poderão acontecer devido a decretos que os impedem disto. Sem falar em multas pagas por cancelamentos, e o estresse de quem muitas vezes não compreendem a situação. Tudo se transformou no mercado. Investimentos e crescimentos também estão sendo adiados junto com a alegria de cada cliente do setor. Sendo tudo muito incerto, clientes ficam com receio de marcar eventos para 2020, e sabendo que as datas remarcadas terão certa prioridade, os próprios fornecedores optam por novos eventos somente no próximo ano, o que gera uma queda de 30% a 50% no financeiro dentro do mercado para este ano. Um grupo marcado por dias alegres, que voltará com força e vontade de fazer aquilo que o covid-19 não permitiu no primeiro semestre, mas que mesmo na dificuldade não se abate, mesmo quando precisou se reinventar nesta crise manteve o foco. Um grupo forte, e que já prepara um ano cheio de eventos inesquecíveis e marcados de emoção que foi acumulada ao longo do tempo parado.


Rejuvenescimento Facial Bioestimulador (Sculptra ) ®

No processo de envelhecimento cronológico da pele, a espessura da derme diminui devido às mudanças nas fibras colágenas e elásticas. Há redução da produção de colágeno e aumento da sua degradação, bem como diminuição de outras substâncias de sustentação da pele, como o ácido hialurônico. Há ainda a remodelação óssea, muscular e de coxins gordurosos, contribuindo para o envelhecimento facial. Por isso, a principal queixa do paciente é de que com o envelhecimento a pele torna-se fina, com rugas, “em queda” e sem viço. Para contornar essa queixa frequente em consultórios médicos dermatológicos, surge o Ácido Poli-L-Láctico, com nome comercial de SCULPTRA, que é um bioestimulador de colágeno. O bioestimulador é uma substância injetada na pele que causa uma resposta inflamatória controlada e desejada, através do recrutamento de células como macrófago, monócitos e fibroblastos, culminando com a deposição aumentada de colágeno e consequente aumento da espessura dérmica. O Ácido-Poli-L-Láctico é, portanto, indicado para a melhoria da flacidez cutânea decorrente do processo de envelhecimento, correção volumétrica de áreas deprimidas, como sulcos, rugas, depressões cutâneas, cicatrizes atróficas e alterações decorrentes de lipoatrofia

ou remodelação óssea da área tratada. Na prática, isso implica melhoria da qualidade e enrijecimento da pele, melhoria da flacidez e do contorno facial, levando ao rejuvenescimento global da face, de forma elegante e natural. Existem protocolos de tratamentos médicos para cada paciente, dependendo da idade, sexo, qualidade da pele, fototipo e estilo de vida do paciente. O intervalo entre as aplicações deve ser em torno de 04 semanas. A produção de colágeno do tipo I começa cerca de 10 dias após a aplicação do produto e se mantém por 08 a 24 meses Além de suas indicações para tratamento facial, o ácido poli-l-láctico pode ser usado em outras regiões do corpo, como braços, pescoço, abdômen e nádegas, ajudando no envelhecimento, na firmeza e no rejuvenescimento dessas áreas. É importante ressaltar que o resultado final do tratamento depende da cuidadosa avaliação médica dermatológica da pele e adequada indicação do tratamento durante a consulta, do emprego da técnica correta de preparo e aplicação do produto e das características individuais de cada paciente. O uso médico desse bioestimulador de colágeno com as técnicas atuais, que considera as alterações das diferentes estruturas faciais no processo de envelhecimento, permite uma abordagem mais global para rejuvenescimento da face, levando a efeitos duradouros de melhora dos contornos e da flacidez facial.

65 3308.1904 65 99624.4913

Clinica Gestare o

Av. das Araras, N 334w Centro | Nova Mutum/MT

dra.aracellibianchesi dra.aracellibianchesi@hotmail.com 37


Entrevista

Cent ro O es te

VIDROS Qualidade em produtos e serviços de excelência para projetos residenciais, comerciais e corporativos. Entrevista com Joira Piccini

Sócia-proprietária da Centro Oeste Vidros e alumínios

*Por Rodrigo Matheus

Foto: Rosânia Pimentel - Foto Nova Color

O

00 40

casal proprietário da Centro Oeste Vidros e Alumínios, Aluízio Bassani e Joira Piccini, juntos à cerca de 14 anos, vivem em Lucas do Rio Verde desde crianças, quando o município ainda era um distrito de Diamantino. Só que o caminho do casal se cruzou apenas quando eles estavam cursando o curso de Contabilidade na faculdade. Anteriormente a isso, Aluízio construiu sua história profissional na empresa da família, a Bassani Móveis, que hoje já é uma empresa consolidada no município, atendendo todos os estados da federação. Já Joira, que é formada em Contabilidade com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela FGV, trabalhou no Sidredi e na empresa Fiagril com o Sistema ERP (SAP). “Fui ganhando conhecimento e experiência na área e foi onde acabei indo morar em São Paulo, ficando por quatro anos atuando como consultora de sistemas. Após esse período, nós decidimos ter um filho e quando engravidei, voltei para Lucas do Rio Verde”, explica Joira. Após ter o filho Pietro, Joira sentiu a necessidade de voltar a trabalhar, e como sempre teve a vontade de abrir uma empresa, em 2017 junto com o esposo Aluízio, abriram a Centro Oeste Vidros e Alumínios. “Vimos uma oportunidade na área de vidros e esquadrias e resolvemos abrir a empresa juntamente com um sócio que tinha conhecimento em vidraçaria, onde ele cuidava da produção e eu da parte administrativa.


Entrevista

PARCERIA COM A BLINDEX Joira também destaca a parceria importante com a Blindex, onde os vidros são fornecidos pela empresa Guaporé vidros, com uma planta industrial localizada em Sinop-MT. A Guaporé Vidros é detentora da marca Blindex nos estados de MT, RO, AC além do Sudoeste do Pará. “Conforme a nossa empresa foi ganhando mercado, vimos a necessidade em firmar parcerias com empresas de renome no mercado, foi quando firmamos parceria junto a Blindex, pois nossos clientes ganhariam em qualidade nos produtos, por se tratar de uma empresa que é referência no Brasil em vidros temperados”.

Foto: Rosânia Pimentel - Foto Nova Color

Em março de 2019, nós e o sócio, resolvemos seguir caminhos profissionais diferentes, sendo que Aluízio e eu compramos a parte dele e desde então administramos a empresa. Eu fico à frente da Centro Oeste Vidros e Alumínios e o Aluízio na Bassani Móveis. Mas ele sempre que possível, me auxilia com várias questões estratégicas da empresa”. Atualmente a Centro Oeste Vidros e Alumínios possui um leque variado de serviços e produtos, tanto para residências, como para empresas e instituições. “Nós fabricamos esquadrias de alumínio de várias linhas, portas de lambril e ACM, janelas de alumínio, brises, espelhos, box para banheiro, e tudo o que abrange produtos de vidraçaria, além de persianas, a última novidade que temos é que estamos agregando uma linha de alto padrão na empresa a linha EURO SHOW, estando já disponível para nossos clientes. Também somos representantes de uma empresa de Palhoça-SC, a Divisa Brasil, que nos fornece Divisórias e Portas de alto padrão”.

Joira Piccini e Aluízio Bassani, proprietários da Centro Oeste Vídros e Alumínios

41


Entrevista

HISTÓRIA DA MARCA BLINDEX O famoso Selo Vermelho, já era utilizado desde a época da Santa Lúcia Cristais e desde então ajuda a identificar os produtos Blindex®. Passou por algumas evoluções gráficas, acompanhando todo o desenvolvimento tecnológico e mercadológico pelos quais a marca passou. Hoje a marca Blindex® é sinônimo de beleza, qualidade, confiança, segurança, transparência, tradição, respeito, resistência, bom atendimento e prestígio para os consumidores brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo instituto New Sense, em julho de 2010, a marca Blindex® é Top of Mind com 25% de conhecimento espontâneo e 42% de conhecimento estimulado dentro do território nacional. Ao longo de mais de 60 anos, houve na Blindex® constantes investimentos em capacidade de produção e desenvolvimento de mercado, o que permitiu que a marca se tornasse sinônimo de categoria, ou seja, de vidros temperados e de segurança no Brasil e continuasse cada vez mais presente nas mentes e lares de milhares de brasileiros.

SERVIÇOS DE QUALIDADE A Centro Oeste Vidros e Alumínios busca sempre oferecer um serviço de excelência com produtos de qualidade e entrega no prazo combinado. “Nós atendemos tanto residências quanto empresas. Nós atendemos diversos clientes abrangendo pequenas, médias e grandes empresas nacionais e multinacionais, na área residencial da mesma forma. Buscamos além de aumentar o leque de clientes, manter e cumprir os compromissos da venda, sempre prezando pela transparência e qualidade

em todos os quesitos, a Centro Oeste também está habilitada para participar em licitações de diversos órgãos e estados da federação. Temos hoje estrutura para atender toda a região de Lucas do Rio Verde e todo o estado de Mato Grosso. Já realizamos obras para a FS Bioenergia , Senai de Lucas do Rio Verde, Laboratório Exame, Posto São Paulo, Pet Center, Sicredi, Fórum de L.R.V., além de outras instituições e estabelecimentos comerciais do município e também de todo o Estado”, ressalta Joira.

CONTATOS Atualmente a Centro Oeste Vidros e Alumínios emprega 14 funcionários e atende na Av. Rio Branco, 854-N, Bairro Industrial, Lucas do Rio Verde-MT. Também pelo Telefone: (65) 3549-3681 | Celular: (65) 99640-9857 | Facebook: /Centro-Oeste-Vidros e Alumínios | Instagram: centrooesteva |E-mail: contato@centrooesteva.com.br.

42


CRO MT 6272

Ortodontia Endodontia Clínica Geral

Cirurgiã Dentista, formada pela Universidade de Gurupi - UnirG/TO. Especialista em Endodontia e especializando em Ortodontia, há 6 anos atuando em Nova Mutum.

Agende sua consulta:

Dra Keila Kurek BUCAL ODONTO Rua dos Cedros 190W , Centro, Nova Mutum/MT. (65) 9 9906-7189

REDEORTO Rua dos Flamboyant´s, 169 W, Centro, Nova Mutum/MT. (65) 99813-6796

/drakeilakurek kurekodontologia@hotmail.com


Nara Menolli, proprietária da Dettalhe, está em um novo espaço, que foi criado para melhor atender aos clientes, um ambiente moderno e sofisticado, com o que há de melhor em produtos de decoração.

L���rda�� p�r� C�i��


Beleza, Conforto e Qualidade

Cama, Mesa, Banho, Cortinas, Tapetes, Papel de Parede, Persianas e Persianas Automatizadas.

Av. dos Uirapurus, 613N, EdiďŹ cio Italia Centro | Nova Mutum – MT, 65

99691-3295


Artigo Com mais de 4.000.000 de casos confirmados em todo o mundo, acometendo 217 países e com quase 300.000 mortes, a pandemia de COVID-19 emergiu como uma crise de saúde sem precedentes. A imagem torácica dispõe de Raio-X, Tomografia Computadorizada, Angiotomografia e Ultrassonografia, quais são ferramentas fundamentais para o diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares, e seu valor no manejo do COVID-19 refere-se a geração de resultados clinicamente acionáveis, seja para estabelecer um diagnóstico ou para orientar o gerenciamento, triagem ou terapia, sendo este valor diminuído pelos custos que incluem o risco de exposição à radiação do paciente, risco de transmissão do COVID-19 para profissionais de saúde não infectados e outros pacientes, consumo de EPIs e necessidade de limpeza e tempo de inatividade das salas de radiologia em ambientes com recursos limitados. A Radiografia de Tórax é insensível na infecção leve ou precoce por COVID-19, e dependendo das diretrizes de saúde pública, quando os pacientes são encorajados a procurar o serviço de saúde no início de sua doença, a radiografia torácica tem pouco valor. Sabemos que o pico dos achados ao Rx é de 10-12 dias após o início da infecção, onde obtém sensibilidade de ~69%, sendo os principais achados: consolidação (47%), opacidades de baixa densidade (33%) e derrame pleural (3%), com predomínio dos achados basais e periféricos. A Tomografia de Tórax é altamente sensível às alterações pneumônicas precoces por COVID-19, sendo mais relevante no cenário de uma abordagem de saúde pública que exige o isolamento de todos os pacientes infectados, podendo determinar, quando de uma piora clínica, a disposição do paciente em casa, internação hospitalar ou terapia intensiva. Quando o método tomográfico é comparado a pesquisa do vírus por RT -PCR ele obtém sensibilidade ~94%(TC) vs ~89%(PCR) e especificidade de ~37%(TC) vs ~91%(PCR).

Os achados à tomografia dependem das fases da doença: • • • •

FASE I (0-4 dias): vidro fosco. FASE II (5-8 dias): pavimentação em mosaico. FASE III (9-13 dias): consolidação. FASE IV (> 14 dias): achados reticulares.

O diagnóstico diferencial com outras infecções virais e o prognóstico também podem ser avaliados pela Tomografia, sendo os achados seguintes como de pior prognóstico: nódulos pulmonares, linfonodomegalias, espessamento pleural, derrame pleural e derrame pericárdico. Especificamente, em países com uma prevalência inferior a 10%, o valor preditivo positivo do RT-PCR foi mais dez vezes superior ao das tomografias. No entanto, o valor preditivo negativo de ambos os métodos variaram de 99,0% a 99,9% após o 7 dia de sintomas, ou seja uma tomografia negativa nesses casos pode excluir a manifestação pulmonar por COVID-19. 46


Um relatório estruturado para TC de Tórax pode classificar:

Quanto a suspeição dos achados: • Padrão TÍPICO para pneumonia viral. • Padrão INDETERMINADO para pneumonia viral. • Padrão ATÍPICO para pneumonia viral. • Exame NEGATIVO para pneumonia viral.

Quanto a extensão dos achados: • Leve: < 25% de parênquima pulmonar acometido. • Moderada: entre 25 a 50% de parênquima pulmonar acometido. • Acentuada: > 50% de parênquima pulmonar acometido. Sobretudo lembramos que a TC do Tórax não deve ser usada, isoladamente, para o diagnóstico da COVID-19, nem tampouco deve ser realizada para rastreamento da doença. O diagnóstico de Tromboembolismo Pulmonar tem emergido na literatura como uma complicação fatal do COVID-19, sendo que últimos estudos mostraram associação da elevação de exame laboratorial D-Dímero (> 2660 µg/L) e tal patologia, com sensibilidade de 100-95% e especificidade de 67-95%, sendo a Angiotomografia das Artérias Pulmonares o exame empregado para confirmação destes casos. Embora o Ultrassom de Tórax tenha sido sugerido como uma ferramenta potencial de triagem e diagnóstico para o COVID-19, dada a predileção pela doença em regiões sub-pleurais, há pouca experiência no momento, além das questões de controle de infecção, sendo o método atualmente não indicado. A inteligência artificial (IA) tem o potencial de expandir o papel da imagem torácica no COVID-19 para além do diagnóstico, permitir a estratificação de riscos, o monitoramento do tratamento e a descoberta de novos alvos terapêuticos. O poder da IA de gerar modelos a partir de grandes volumes de informações - fundindo dados moleculares, clínicos, epidemiológicos e de imagem - pode acelerar soluções para detectar, conter e tratar o COVID-19. Por fim este artigo tem como objetivo oferecer orientação aos interessados sobre o uso de imagens torácicas em vários ambientes de saúde. Representa as opiniões e perspectivas em um momento no tempo, em um ambiente altamente dinâmico, onde o status das epidemias regionais e a disponibilidade de recursos críticos para combater essas epidemias variam diariamente. A base de evidências que suporta o uso da imagem nos cenários apresentados é escassa e os conselhos aqui apresentados podem sofrer refinamentos por meio de rigorosa investigação científica, expondo nuances da interpretação da imagem que podem levar a informações prognósticas e orientar as decisões de gerenciamento.

No momento da redação deste artigo, nenhuma terapia foi confirmada para alterar o curso do COVID-19, não há cura conhecida e não há vacina para prevenção. À medida que tratamentos eficazes são desenvolvidos, a imagem torácica pode encontrar novos papéis, estabelecendo a resposta ao tratamento ou caracterizando os pacientes como prováveis respondedores a novas terapias. Matéria realizada em 04 de maio de 2020 Fontes: Diretrizes do Colégio Brasileiro de Radiologia. Publicadas em 01/04/2020. Frequency and Distribution of Chest Radiographic Findings in COVID-19 Positive Patients. Radiology. Published Online: Mar 27 2020. Chest CT manifestations of new coronavirus disease 2019 (COVID-19): a pictorial review. European Radiology. Published online: Mar 19 2020. COVID-19 Computed Tomography Findings: A Systematic Review and Meta-Analysis. JACR. Published online: Mar 25 2020. Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): A Systematic Review of Imaging Findings in 919 Patients. AJR 1-7. 10.2214/ AJR.20.23034. Published online: Mar 14 2020. A Comparative Study of Chest Computed Tomography Features in Young and Older Adults With Corona Virus Disease (COVID-19). J Thorac Imag. Published online: Abr 1 2020. Time Course of Lung Changes On Chest CT During Recovery From 2019 Novel Coronavirus (COVID-19) Pneumonia. Radiology. Published online: Fev 13 2020. Lancet Respir Med Published Online: Mar 25 2020 Hope MD et al. Lancet. Published Online: Mar 26 2020. Radiological Society of North America Expert Consensus Statement on Reporting Chest CT Findings Related to COVID-19. Radiology. Published Online: Mar 25 2020. The role of imaging in 2019 novel coronavirus pneumonia (COVID-19). Published: April 15 2020. Acute Pulmonary Embolism in COVID-19 Patients on CT Angiography and Relationship to DDimer Levels. Published Online: Apr 23 2020. Diagnostic Performance of CT and Reverse Transcriptase-Polymerase Chain Reaction for Coronavirus Disease 2019: A Meta-Analysis. Published Online: Apr 17 2020 Well-aerated Lung on Admitting Chest CT to Predict Adverse Outcome in COVID-19. Published Online: Apr 17 2020. The Role of Chest Imaging in Patient Management during the COVID-19 Pandemic: A Multinational Consensus Statement from the Fleischner Society. Published Online: Apr 7 2020. How Might AI and Chest Imaging Help Unravel COVID-19’s Mysteries?. Published Online: May 6 2020.

Dr. Vinicius Martinelli Manfrin, TCBR Radiologia e Diagnóstico por Imagem Ultrassonografia Geral CRM-MT: 6345 / RQEs: 4426 / 3972 Diretor Médico e Responsável Técnico do Setor de Tomografia Computadorizada do Hospital Municipal de Nova Mutum Mega Imagem Medicina Diagnóstica

47


´


Reportagem

Deputado Federal

Atuação forte em Lucas do Rio Verde e no Estado

Sempre defendendo a bandeira de Lucas do Rio Verde e de Mato Grosso, Neri Geller, que já foi vereador, suplente de Deputado Federal, Secretário de Política Agrícola e Ministro da Agricultura, tem realizado um trabalho muito marcante e forte como Deputado Federal (PP-MT), desde o início desta legislatura em 2017. Neri recebeu a reportagem da Revista Portal em seu escritório em Lucas do Rio Verde, onde abordou muitos assuntos e enalteceu todos os benefícios que têm conseguido até aqui, contribuindo para o desenvolvimento do município e se tornando um dos principais parceiros do prefeito Flori Luiz Binotti (PSD-MT), durante esta gestão. O deputado enaltece os projetos ‘macro’ que tem ajudado a agricultura, o estado de Mato Grosso e consequentemente a gestão do prefeito Binotti.

ALINHAMENTO POLÍTICO “Estamos muito felizes com nosso grupo político. Eu o Rogério Ferrarin, que não tem um mandato mais é muito ativo no sentido de ajudar o município. E agora consolidando com a posse de nosso Senador Carlos Fávaro (PSD), que com certeza já mostrou a que veio, onde já conseguiu colocar uma Emenda na ajuda dos municípios do Estado que é um grande exportador, que será feito também pelo FEX. São muitas ações feitas de forma concreta, sem politicagem, sem demagogia, sem ficar brigando em rede social. Dando sustentação e mantendo uma posição firme de um trabalho de resultado para Mato Grosso e consequentemente para minha cidade que é Lucas do Rio Verde. Estamos ajudando e honrando os compromissos feitos em praça públi50


REPORTAGEM

ca quando ajudamos a eleger o Prefeito Binotti e graças a Deus ele tem uma equipe boa e comprometida que está fazendo uma gestão competente e de muita qualidade no nosso município”. LUCAS DO RIO VERDE Agora para Lucas do Rio Verde, Neri Geller afirma que desde o primeiro dia de seu mandato, esteve alinhado com o Prefeito Binotti, onde foi possível assim a viabilização de muitos recursos. “Nós conseguimos R$ 7 milhões para fazer a Avenida Brasil e a segunda fase está em licitação para mais R$ 4 milhões. Conseguimos para a nossa agricultura familiar muitos recursos, como a construção do Mercado do Produtor, além de vários recursos para ajudar na compra de pasteurizadores para auxiliar os chacareiros a fazerem Também conseguimos queijos”, disse Neri que ainda explicou que muiajudar a Prefeitura a tos são os recursos que reestruturar todo o chegaram a Lucas do Rio Verde e que agora está se parque de obras [...] concluindo um novo fidando as condições nanciamento pelo Banco do Povo, onde mais 50 necessárias para que a famílias serão assentadas, Prefeitura comprasse já tendo sido feita a vise estruturasse toda a toria, o georeferenciado, conseguido a área, e agoSecretaria de Obras. ra está indo para o processo onde já foi feita uma triagem pela Prefeitura, para que o produtor tenha acesso através do crédito para pagar em até 20 anos. “Também conseguimos ajudar a Prefeitura a reestruturar todo o parque de obras. Conseguimos 4 caminhões-caçamba, uma patrola, duas carregadeiras, uma PC, um terraciador para alavancar as estradas do interior do município, dando as condições necessárias para que a Prefeitura comprasse e estruturasse toda a Secretaria de Obras. E tudo isso não é conversa, são ações concretas com recurso empenhado, liberado e as máquinas estão trabalhando para manter as estradas vicinais boas, dando condições de trafegabilidade para as famílias, ônibus escolares e ao nosso produtor rural condições de escoar sua safra”.

51


Recursos voltados à Saúde também tem sido prioridade para o Deputado, que conseguiu recursos para a construção de um PSF (Posto de Saúde da Família), que já está concluído no Bairro Vida Nova, sendo um dos mais modernos do município. “Ainda empenhamos para área da saúde para estruturar o município, R$ 5 milhões, ajudando o prefeito a ter toda uma estruturação da Secretaria de Saúde, para que os funcionários tivessem as condições devidas para trabalhar, inclusive com esse recurso ajudando a pagar a folha de serviço. Liberamos também a pouco tempo para o Hospital São Lucas, R$ 1,5 milhão em recursos para média e alta complexidade que foram liberados e pagos para a Prefeitura em dezembro de 2019, mas que precisava de uma autorização da Câmara de Vereadores, que fez uma sessão extraordinária em janeiro e que foi aprovado o repasse ao Hospital. Quero agradecer os vereadores pela agilidade em aprovar essa matéria, em nome de seu Presidente Dirceu Cosma (PV). E ainda dias atrás, liberamos mais R$ 400 mil para a Fundação Luverdense de Saúde (entidade mantenedora do Hospital São Lucas). Eu também estive em reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, onde conseguimos R$ 2 milhões para a construção de duas salas de cirurgia com equipamentos completos para que o Hospital São Lucas tenha qualidade no atendimento e consiga atender à demanda”. O deputado federal ainda se mostra bastante orgulhoso, onde segundo ele

Saúde: Mais de R$ 9 milhões em recursos para a saúde de Lucas do Rio Verde.

no início de seu mandato, foi procurado pelo Prefeito Binotti, onde juntos se reuniram com a alta cúpula da BRF para tratar de dois assuntos importantes. “O primeiro é que para a gente conseguisse fazer o acordo para as casas do Bairro Luiz Carlos Téssele Júnior, onde o prefeito conseguiu fazer o acordo que representou a vinda de R$ 25 milhões que vieram para a conta da Prefeitura. Com esse dinheiro o Prefeito com muita competência licitou a indústria de asfalto, licitou os equipamentos para fazer todo o recapeamento, a iluminação de led na cidade. Ou seja, o prefeito Binotti, alinhado conosco, conseguiu liberar recursos e ainda credenciar a planta industrial da empresa BRF para exportar para

Avenida Brasil Um total de R$ 7 milhões foram aplicados na primeira fase da obra. Mais R$ 4 milhões estão previstos para a segunda fase (em licitação).

52

China. Isso representa uma tendência de aumentar nossas exportações e passar essa planta industrial de cinco mil abates suínos, para 10 mil abates/dia. Isso vai agregar valor à toda a cadeia agroindustrial de nosso município”, contou Neri, ressaltando ainda um trabalho muito forte com o Governo do Estado, conseguindo liberar as obras da Escola Estadual Tarsila do Amaral, que estavam paradas. “Também já conseguimos duas creches, sendo que uma delas já assinamos o convênio de R$ 3 milhões no início do mês de maio e a outra creche será liberada nos próximos dias também em mais um convênio de R$ 3 milhões. Não é conversa, já está no papel para fazer e executar a obra”.

Neri Geller e o prefeito Luiz Binotti. Durante visita do deputado em Lucas do Rio Verde, recursos foram anunciados principalmente para a área da saúde.


AGRICULTURA Já no tocante da Agricultura, o Deputado afirma que conseguiu-se segurar a PEC 42 que estava pautada no Senado Federal para acabar com a Lei Candir, onde segundo ele se estaria automaticamente inviabilizando e trazendo graves consequências para a economia do Estado, mas principalmente aos produtores, se tivessem que pagar ICMS sobre a exportações. “Destaco a importância dessa pauta no ano passado, tendo um Deputado Federal de Lucas do Rio Verde que é agricultor e que conhece o setor primário que é principal elo da economia para Mato Grosso”. ATUAÇÃO NO ESTADO Segundo Neri, ao ponto de vista do governo do Estado, conseguiu ajudar a fazer toda a renegociação do endividamento do estado de Mato Grosso, o que ajudou o Governador Mauro Mendes (DEM), a buscar o equilíbrio fiscal e colocar em dia os repasses da saúde e a folha de pagamento dos servidores. “Nós conseguimos reduzir bastante a taxa de juros e acertar para que o Estado de Mato Grosso fosse contemplado com a renegociação de toda a dívida. Não só aumentar de 6 para 20 anos, mas principalmente reduzir a taxa de juros”. ATUAÇÃO NACIONAL Neri Geller tem sido um deputado de destaque e muito respeitado no cenário nacional. Líder da bancada federal de Mato Grosso e da frente parlamentar da agricultura, Neri que sempre teve um bom trânsito entre os ministérios, afirma que na votação da Previdência, votou a favor, até por conta da reforma do Estado Brasileiro para ser mais enxuto, que era uma promessa do Presidente Jair Bolsonaro. “Nós alinhamos bem nessas matérias, até por ser coordenador de bancada da agricultura, conseguimos votar todas essas reformas que foram encaminhadas ao Congresso Nacional, ressaltando nosso alinhamento com o Presidente, enxugando o estado, sobrando recursos para se fazer mais investimentos e ter o equilíbrio fiscal”. 53


Beleza e Bem Estar

Rosania Pimentel - Foto Nova Color

Full Dra. Ana Claudia Garcia de Aquino

Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial CRO-MT 4374

AV. MATO GROSSO, 876 S LUCAS DO RIO VERDE TEL.: 65 3549-4935 CEL/WHATSAPP 65 9 9941-5562

Uso de toxina botulínica, ácido hialurônico, hidróxi apatita de cálcio e fios de PDO em procedimentos no contorno e ângulo de mandíbula, bigode chinês e preenchimento labial.

Full Face. Talvez você já tenha ouvido falar nesse termo, se não ouviu ainda, vai ouvir muito. A onda agora é essa. Full Face nada mais é do que o rejuvenescimento integral da face, melhorando todos os aspectos, integrando técnicas e associando produtos com diferentes funções, buscando maximizar seu potencial. O bacana do Full Face é que você não precisa mudar seu rosto, deixando ele igual a todos, o Full Face tem a intenção de melhorar com aplicações estratégicas de produtos e pontos, com a visão em um modo geral e não pontual do seu rosto otimizando os resultados. É necessária uma compreensão objetiva e realista da face do paciente, reconhecendo as regiões orofaciais que precisam ser reestruturadas e remodeladas. Diante disso, é feita uma análise facial do paciente (rugas, flacidez, proporções, simetrias, sulcos…) dessa forma, podemos usar das técnicas individuais ou a combinação delas. Antes de mais nada, o importante no Full Face é a visão integral da face. E para isso, é necessária uma capacidade de análise complexa, principalmente, a dinâmica muscular funcional da face. O Full Face é uma reconstrução, muitas vezes sendo feito em sessões, até alcançar a beleza natural e individual de cada um, revitalizando e rejuvenescendo de forma gradativa.

Fios de PDO, toxina botulínica e ácido histórico, melhorando ângulo de mandíbula contorno do lábio superior e rinomodelação.

Dentre as muitas técnicas que usamos para realizar o Full Face, o MD Codes foi o seu precursor, com ele, a decodificação da face, analisando pontos estratégicos para a aplicação. Existe diversas possibilidades de técnicas e suas associações, as principais já estamos bem acostumados a ver, como Toxina Botulínica, Preenchimento, Mesoterapia, Fios Faciais, Laser, Leds, Bioestimuladores. Na abordagem Full Face alguns pontos ganham destaques, como linha da mandíbula, mento (queixo), malar (efeito blush), papada e algumas associações se tornam mais comuns como preenchimentos e fios faciais, Toxina Botulínica, mesoterapia e bioestimuladores, esses são exemplos de técnicas distintas e produtos diferentes que um ajuda ao outro a potencializar seus efeitos.

Sutileza no rejuvenecimento facial. Procedimentos com toxina botulínica e ácido hialurônico (Calha lágrima, soof, bigode chinês)

55


Suplemetação & Alimentação saudável Market Fit renova sua linha de produtos

Glutamina Essential Nutrition

Vitamina C-1000 c/ BIOFLAV

MULTI-V+ Multivitamínico

Aminoácido Glutamine Darkness

HAIR, SKIN & NAILS ATLHETICA NUTRITION

Vitamina B-12 Nutrify

Vitamina D3 ATLHETICA CLINICAL SERIES

Super Ômega 3 Tg Essential Nutrition

Um mercado em constante crescimento é o da suplementação e alimentação saudável. Especialistas em atender os adeptos de academias, treinos pesados, ou mesmo aqueles que optam por uma complementação e estilo de vida mais saudável, Bruno Battaglini renova toda sua loja, que recebe nova marca e novo conceito: A Market Fit. Experiente no ramo há 2 anos, o jovem empresário renova o conceito da suplementação vitamínica e vem ganhando mais espaço entre seus clientes. Com novo foco que vai muito além de atletas. Clientes acompanhados por profissionais como nutricionistas e nutrólogos encontram na loja, nova concepção em atendimento. Ampla abrangência de produtos, o cliente Market Fit, tem toda ajuda e conhecimento necessário para manter os objetivos estéticos e de saúde física. Além de opções de alimentação mais saudável, como petiscos, snacks, as vitaminas e compostos entram nas recomendações dos profissionais para que não se percam a essência de todo o processo, seja ele para manter, ganhar ou perder peso. E com novidade no ar, Battaglini afirma que segmentos antes só encontrada em farmácias, agora encontra também na Market, como produtos para fortalecimento de cabelo e unhas, suplementação de colágeno, Omega 3, assim como polivitamínicos completos de uso diário. Assim, a nova estrutura Fit, aumenta o seu leque de produtos e vem atender ao largo grupo de pessoas que procuram cada vez mais, um melhor condicionamento, um melhor resultado e claro, uma longevidade maior e com mais saúde. Bruno ressalta que, o novo modelo de loja, visa busca associar sua imagem não apenas a atletas, no qual era anteriormente destinada, mas também abre as portas àqueles que optam por uma alimentação mais completa e saudável. A loja permanece no mesmo endereço, na Avenida Uirapurus, anexo ao Prime, mas com nova identidade visual, novo nome, novo conceito, porém mantendo a dedicação e o atendimento responsável que sempre preservou. Vale a pena conferir as novidades.

Market Fit

Bruno Bataglini - Proprietário Av. dos Uirapurus (anexo ao Posto Prime) (65) 9 9910-3551 marketfitnovamutum


Peeling vania moretto

Rose de Mer

Tecnóloga em Estética e Cosmetóloga

A busca por saúde e a plenitude do bem-estar, é algo que trazemos de forma natural dentro de cada um de nós, em alguns momentos mais aflorados e em outros mais atenuados, mas o fato é que essa busca pode sim ser alcançada quando aliamos os cuidados emocionais com os cuidados físicos, orquestrando uma sinfonia harmônica de equilíbrio e bem-estar. Perante os cuidados físicos, temos os mais variados procedimentos e tratamentos para auxiliar o alcance desse sentimento de plenitude. Quando voltamos nosso olhar para os cuidados com a estética facial também vamos encontrar vários aliados e cuidados que podem ser realizados de forma natural mantendo a beleza sem procedimentos invasivos, prova disso é o nosso querido Peeling Rose de Mer, que vem ganhando várias fãs de carteirinha pelos seus mais vastos benefícios.

Mas o que é o Peeling Rose de Mer? Rose de Mer é a flor extraída do fundo do mar morto que juntamente com outros ativos naturais dão origem a esse peeling. Sua ação é enzimática, ou seja, não contém nenhum ácido em sua formação, tais enzimas tem ação na camada superficial da pele quebrando a ligação entre as células promovendo escamação e com isso ocorre a renovação do tecido. Pode ser usado em todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis. Suas principais indicações são: • Redução de poros; • Controle da oleosidade; • Manchas superficiais; • Renovação celular; • Rejuvenescimento; • Melhora do tônus e textura da pele; Produto importado de Israel com liberação da ANVISA.

Lembre-se: seu corpo e sua alma devem evoluir juntos.

Te esperamos aqui na Corpo e Alma.

Rua das Helicônias 594N, Jd. das Orquídeas Nova Mutum/ MT.

ANTES / DEPOIS 65 99926.5461 65

3308.4191

/corpoealma /acorpoealma

57


Reportagem

A Força Política de Lucas do Rio Verde Com representantes no Executivo, Legislativo Estadual e Federal, Lucas do Rio Verde crava sua força política com Carlos Fávaro no Senado Nos últimos anos Lucas do Rio Verde vem se consolidando como um dos grandes expoentes políticos de Mato Grosso. Agora, os luverdenses contam, também, com representação no Senado Federal. Carlos Fávaro (PSD) assumiu em abril e completa seu primeiro mês como senador com um ritmo de trabalho intenso. “Não acredito em coincidências, minha fé me leva a crer em providência divina. Assumir esse mandato num momento de extrema excepcionalidade e ser chamado a representar Mato Grosso neste momento é para mim uma missão que vou cumprir com muita dedicação”, ressaltou o senador. Dedicação que se traduz em números. Foram 16 votações, 10 sessões e pelo menos 4 emendas emplacadas de grande impacto. Para Mato Grosso, especialmente, a atuação do luverdense foi crucial. É de sua autoria a fórmula de distribuição do auxílio financeiro da União aos estados e municípios para enfrentamento da epidemia provocada pelo coronavírus. Reconhecendo as peculiaridades de um estado de dimensões continentais como Mato Grosso, Fávaro propôs quatro critérios para divisão dos recursos. Além do número de habitantes, arrecadação do ICMS e cota de participação no Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM), o senador também incluiu a compensação pelas isenções fiscais relativas às exportações, ou seja, a base de cálculo do FEX. Isso fez com que Mato Grosso seja o maior beneficiado da região Centro-Oeste, recebendo um total de mais de R$ 1,346 bilhão e mais R$ 912 milhões para os municípios. Para se ter uma ideia, o que os municípios mato-grossenses receberão em quatro parcelas equivale a 56% do total repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2019, que foi de aproximadamente R$ 1,630 bilhão no ano. 58

Conforme o levantamento feito pelo Senado Federal, Lucas do Rio Verde deverá receber mais de R$ 18 milhões para livre aplicação. Para o governador Mauro Mendes (DEM), trata-se de uma importante atuação. "Isso vai garantir que os serviços públicos na Segurança, Saúde e em todas as áreas possam ter continuidade e normalidade aqui no Estado de Mato Grosso", disse. Responsabilidade com o dinheiro público – Diante das ações emergenciais que precisam ser adotadas para minimizar os impactos da crise decorrente da pandemia, Fávaro tem buscado uma forma de equilibrar a agilidade necessária com o rigor na fiscalização, incluindo, nos projetos que estão sendo votados no Congresso Nacional, regras claras e de controle. “Fiz questão de colocar uma emenda para que a flexibilização nos contratos emergências da saúde, por exemplo, só ocorra durante o estado de calamidade pública. Isso não permite que agentes públicos ou privados se aproveitem deste momento de fragilidade, de necessidade de contratação emergencial para abusar do dinheiro público”, detalhou o senador. Ele lembra que, diante da situação que estamos vivenciando, as pessoas es-

peram aflitas por respostas ágeis do Poder Público, mas que, além de agilidade e eficiência, as respostas precisam ser seguras e responsáveis. O senador também atuou para estabelecer regras claras para os estudantes e profissionais recém-formados beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os pagamentos podem ser suspensos durante 60 dias e, após esse período, a retomada da cobrança poderá ser parcelada. Articulação – A atuação de destaque logo nos primeiros dias do mandato atribuída a Fávaro é fruto da experiência acumulada em vários desafios. Na experiência no campo, nas entidades de classe, no exemplo de cidade pujante de Lucas do Rio Verde e na gestão pública. Foi nomeado como titular na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado. “O agronegócio é um setor muito forte, é a grande vocação brasileira. Tenho certeza que este setor dará, mais uma vez, as respostas necessárias para a população. O campo está trabalhando, mas algumas atividades serão prejudicadas e, assim como serão muito importantes medidas de políticas públicas para o comércio e indústria, alguns setores da agropecuária também vão precisar do Estado para enfrentar a crise”, avaliou.


59


Airbag é eficiente e pode salvar vidas

Aspectos importantes sobre esse item, que em conjunto com o cinto de segurança elevam para 51% a chance de sobreviver a um acidente automobilístico.

Q

Dado da agência americana de segurança viária, NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration).

uem é antenado nos assuntos automotivos sabe como o airbag é importante. Responsável por proteger as vidas em casos de colisões ou acidentes, seu papel é tão relevante que o acessório deixou de ser opcional — ou mero acessório — e virou uma obrigatoriedade para todos os novos carros no Brasil. Para se ter uma ideia, um estudo feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária

Como funciona o airbag? O airbag é acionado depois de receber uma série de sinais que são enviados para o sistema de segurança veicular, como a deformação do chassi ou a redução de velocidade de forma brusca, por exemplo. Esses sensores ficam localizados em regiões estratégicas do carro. Nesse caso, quando acontece algum comportamento considerado abrupto ou pouco seguro, então o gerador de gás é acionado e começa a se inflar. Tudo isso é feito com o objetivo de proteger o passageiro e evitar impactos. Ele conta com uma data de validade? Essa informação pode ser surpresa para algumas pessoas, mas o airbag tem sim uma data de validade. O funcionamento do airbag costuma durar de 10 a 15 anos, mas é sempre bom ler o manual do veículo para entender a data de uma maneira correta e não ficar rodando por aí sem proteção. Somado a isso, sua funcionalidade engloba apenas uma utilização. Isso significa que uma vez que foi acionado, o kit airbag torna-se inútil e não garante mais a proteção do usuário. Portanto, não há como realizar o conserto de airbag estourado e todo o equipamento deve ser trocado por um novo. Um detalhe importante é perceber 62

se o seu carro está com a luz do airbag acesa, pois se isso estiver acontecendo, o ideal é procurar uma oficina de reparos o mais rápido possível, pois a luz do airbag acesa pode significar uma falha em algum lugar do sistema do airbag, fazendo com que ele fique desabilitado. Ele realmente salva vidas? O papel do airbag é super comprovado. Ao lado do cinto de segurança, o acessório é uma medida muito importante para salvar a vida das pessoas dentro do carro, pois protege a cabeça,

(Cesvi Brasil) constatou que o uso do airbag reduz em 14% as chances de motoristas virarem vítimas fatais em acidentes de trânsitos. Em relação aos passageiros, as chances diminuem em 11%. As estatísticas podem parecer pequenas, mas fazem toda a diferença quando impactam milhares de vidas. Se você ficou curioso sobre esse item de segurança, leia esse artigo até o final e entenda para que serve os airbags dos carros. o tronco e o pescoço — e o melhor de tudo: de forma eficaz. Algumas pesquisas têm revelado que os carros que contam com esse esquema de segurança garantem uma preservação maior da vida dos envolvidos. Agora que você entende melhor o que é airbag e como ele pode salvar vidas, não abra mão dessa proteção e trafegue mais protegido. Embora não seja obrigatória para todos os modelos, pondere sobre os benefícios que essa tecnologia pode trazer e promova sua segurança e de quem você ama.


o a c a m a r g repro

a v i t o autom LIZADA A I C E P S E A // OFIC

A B S - A I R B A G - C H AV E S - V E L O C Í M E T R O T E M O S K I T S D E A I R B A G S D E VÁ R I A S M O N TA D O R A S À P R O N TA E N T R E G A

AV. CARMINDO DE CAMPOS, Nº 2979, DOM AQUINO - CUIABÁ - MT CONTATO: (65) 9 9990-7579 / 9 8439-6233


Ambientes Ambientes Comerciais Comerciais e e Residenciais Residenciais Projetos Projetos exclusivos exclusivos e e personalizados personalizados

Móveis com sofisticação, conforto conforto e e qualidade. qualidade.

R. dos Cedros, 2398N R. Cedros, 2398N Ind.dos Norte | Nova Mutum/MT Ind. Norte | Nova Mutum/MT

65 99974.6866 65 99974.6866

| 99937.8793 | 99937.8793

/planejadossingular /planejadossingular


CONSTRUÇÃO DE UM SONHO!

LEILIANE ARAÚJO, EXEMPLO DE EMPATIA E AMOR À FAMÍLIA

Inaugurada há 5 anos em Nova Mutum, a Sempre Presente, foi não só um momento glorioso na trajetória da empresária Leiliane Araújo dos Santos Tombini, já que sonhava em ter seu próprio empreendimento, mas o desafio que provou em meia decada, estar à frente no sucesso em que transformara a sua logomarca no município. Apaixonada por vendas, ainda aos 12 anos de idade já vendia produtos como Natura, Brasil Postal, Avon, Hermes e ao trabalhar em uma pequena loja de roupas como vendedora aos 15 anos, identificou seu futuro empreendedor na área, haja vista que sentia o trabalho divertido, “percebi que era isso que queria para minha vida, pois quando ia trabalhar sentia que estava me divertindo e ainda recebia para fazer o que mais amava”, enfatiza Leila. De empreendedorismo nato, Leila conseguiu conciliar suas vendas com os estudos. Entre o curso de direito na Unic em Cuiabá e seu trabalho no shopping, ainda arrumava tempo para o traslado entre a capital e São Paulo, onde trazia roupas e vendia para suas amigas de faculdade. Leila mora em Nova Mutum há 8 anos, bacharel em direito, se considera uma mulher triplamente realizada. Primeiramente por conhecer seu esposo Cristian Tombini, ao trabalhar no que ama e ao conceber Olavo e Alice completando seu sonho como mulher, empresária e mãe. “Aqui vivo o melhor, realizei os meus maiores sonhos, o de ser MÃE e de ter a loja para poder fazer o que mais amo todos os dias!”, finaliza Leiliane Araújo. “Feliz é aquele que descobre o que realmente ama fazer, e nunca mais precisará trabalhar!” Av Mutum 572 N, Centro - Nova Mutum/MT

semprepresentenovamutum (65) 99999-6127


1/3 da sua vida você passa sobre ele Nada melhor do que dormir em um colchão que ofereça conforto cuidando bem da sua saúde.

Av. dos Beija flores, 431N Centro | Nova Mutum - MT (65) 3308.2799


MODELOS: Flávia Constantino Bruno Agostinho

Look: Bela & Chic

Colchões: Ortobom

Make: Dhebora Lima

Hair: Salão Wandeka

Fotografia: Elegance togr 67


MODELOS: Flávia Constantino Bruno Agostinho

Look: Bela & Chic

Colchões: Ortobom

Make: Dhebora Lima

Hair: Salão Wandeka

Fotografia: Elegance togr


SalĂŁo Wandeka


Av. dos Canรกrios 221W, Centro - Nova Mutum/MT (65) 99925-3392 Belaechicnv Bela e Chic

eva bella

YONDERS


Pós-pandemia

Como será o novo mundo depois que o coronavírus passar?

E

stá bem claro que a crise causada pela pandemia vai provocar uma profunda reestru-turação econômica, social e organizacional. Hoje, as empresas estão preocupadas com sua sobrevivência imediata. É o instinto de sobrevivência que fala mais alto. Vale para todas as espécies vivas, e claro, para as empresas. Mas as que vencerão no pós-crise (toda crise passa!) serão as que, mesmo voando dentro de nuvem, sem instrumentos, pensam no mundo que virá depois. Como será este novo mundo e que papel poderei desempenhar nele? Como podemos classificar o ambiente de negócios em uma era antes e depois da Internet, que gerou muitos negócios, impensáveis há duas décadas atrás, devemos imaginar que o Covid-19 vai provocar esta mesma situação: teremos a era antes e depois da pandemia. A explosão da pandemia e a paralisação da economia foi uma ação sem precedentes. Tivemos pandemias anteriores, mas nunca desligamos a economia global nesta escala. O grande desafio é que podemos paralisar a economia de forma fácil, através de decretos e portarias. Mas ela não é religada por portaria. E resumo, desligar é fácil, religar não! A retomada econômica é uma incerteza, pois nunca passamos por desligar o planeta como fizemos dessa vez. Alguns países e setores poderão ser reativados mais rapidamente que outros. Por outro lado, alguns setores não têm demanda reprimida e, portanto, o máximo que poderão chegar em determinado tempo é atingir a sua antiga capacidade de produção. Um exemplo simples são os restaurantes. Se você interrompe sua operação, quando ele for reativado, o máximo que ele poderá alcançar no futuro é seu antigo faturamento. Não tem demanda reprimida. As pessoas que não puderam almoçar nele, por estarem em quarentena em casa, não almoçarão duas vezes por dia para recuperar os almoços per-

didos. Como a economia é um todo interligado e os países estão interconectados, por mais que alguns setores se reaqueçam rápido, o efeito global continua sendo crítico, pois a maioria dos setores e países vai se recuperar mais lentamente. A ativitdade econômica vai demorar algum tempo para se normalizar. Durante muito tempo já se ouve falar em transformação dos negócios pela tecnologia digital, muitas vezes chamada de transformação digital. Uma empresa digital é ágil, resiliente e facilmente adaptável. Muita coisa foi falada em eventos e muitas empresas subiram nos palcos se dizendo digital. Creio que esta foi a primeira grande lição que servirá de base para o mundo pós-crise: as empresas terão que ser sim digitais. A questão é que, ao saírem do palco e enfrentarem exatamente este cenário, viu-se que a tal transformação digital era mais narrativa que realidade. Creio que esta foi a primeira grande lição que servirá de base para o mundo pós-crise: as empresas terão que ser sim digitais. Digital implica em ser resiliente. Uma empresa digital consegue se ajustar e se adaptar a um cenário de mudanças rápida, com velocidade adequada. Muitas empresas pós-Internet atuam dessa forma, como Google, Facebook

e outras. Elas não usam processos tradicionais operados por gestores, funcionários operacionais e atendentes de serviços aos clientes. Usam algoritmos de IA e todo valor que obtemos delas é entregue por estes algoritmos. Talvez a primeira grande mudança para as empresas pós-Covid seja de entenderem que o “ser digital” não é apenas o mundo do Google e Facebook, mas de todas as organizações que queiram ser resilientes. Assim, a transformação dos negócios para tecnologia digital, ser uma empresa digital, deixa de ser uma opção ou uma futura ação (“ainda não é o momento, diziam muitos executivos…) para ser a base operacional da empresa. O retorno às atividades depende da retomada da cadeia de valor no qual a empresa faz parte. Essa cadeia é composta por diversas empresas, que atuam em partes diferentes, como fornecedores ou clientes. Na crise, vimos que muitas empresas, apesar de discursos do tipo “fazemos parte de um ecossistema e nossos fornecedores são parceiros importantes” atuaram de forma completamente egoísta, asfixiando os seus fornecedores. A crise passa, mas, as consequências das atitudes tomadas, vai deixar marcas. Acredito que no mundo pós-Covid serão essenciais declarações de propósito que definam não apenas a relação


Pós-pandemia

com os funcionários, mas como todos os stakeholders, e que deverá obrigatoriamente ser parte do DNA da organização. Se o conceito de parceria não aguentar um “stress test”, como uma crise, a empresa terá dificuldades de se integrar a um ecossistema. Assim, cada vez mais ecossistema integrados e colaborativos passarão ser o novo contexto de negócios. A colaboração passa a ser uma exigência para estar no negócio. A parada brusca da economia e atitudes restritivas à movimentação de pessoas, como quarentenas, exigiu mudança de hábitos. Trabalhar de em casa ou de qualquer lugar e não apenas no escritório foi uma dessas mudanças. Agora que vimos que é possível fazer isso, será que ainda obrigaremos as pessoas perderem várias horas por dia se deslocando de casa para escritório e retornando para casa, quando o trabalho não precisar deste deslocamento? Isso vai obrigar a repensar o conceito de escritório e local de trabalho. Local de trabalho passa a ser onde a pessoa está e não em um prédio com endereço fixo. A empresa pós-Covid será uma empresa preparada para “Anywhere working” onde as pessoas poderão trabalhar de onde for necessário, inclusive nos escritórios em determinadas situações. O presencial não morre, mas deixa de ser obrigação. Isso vai aumentar a velocidade de evolução das tecnologias de videoconferência e provavelmente com adoção mais rápida de VR/AR, criarão ambientes cada vez mais próximos do escritório real. Com isso, as legislações e os processos organizacionais e de gestão vão mudar. Veremos aceleração de uso de tecnologias que demandem menos uso de contato humano, com veículos de entregas autônomos e drones se tornando comuns. A sociedade também acelerou o uso de acesso digital para atender suas necessidades. O comércio eletrônico, o delivery de refeições e o maior uso de transações bancárias eletrônicas expandiram o hábito de uso digital. E, com isso, esse processo vai se acelerar. Provavelmente veremos também aceleração de uso de tecnologias que de-

mandem menos uso de contato humano, com veículos de entregas autônomos e drones se tornando comuns. Setores inteiros serão redesenhados. O sistema de saúde será um dos principais a serem transformados. A tecnologia vai permitir que ele seja muito mais ágil e adaptável do que é hoje.

O modelo atual é muito antigo, baseado em deslocamentos físicos para consultórios, clínicas e hospitais. A tecnologia poderá transformar o setor por completo. Educação também será outro setor que deverá ser reimaginado. Também é baseado em um modelo antigo, de deslocamento para prédios onde aulas presenciais são dadas. Nestes dois setores, não deixaremos de ter médicos e hospitais, mas com uso de tecnologias wearables e IA, o setor poderá ser muito mais digital. Talvez nem precisemos mais de consultórios, como hoje. Educação também deverá deixar de ter aulas similares a que tínhamos no século 19. Teremos que repensar quando o presencial é necessário. Para assistir a uma aula será necessária? Creio que não. Com tecnologias como IA e assistentes virtuais, VR/AR, as aulas não precisam ser feitas salas de aula. Mas para criar, debater ideias, gerar insights, a densidade de cabeças pensantes faz diferença. Assim, talvez o modelo de educação se inverta para termos as aulas em qualquer lugar e os espaços físicos ficarão destinados para ideação e colaboração. Essas são apenas ideias preliminares. Muita coisa vai mudar. Aliás, no atual contexto as coisas têm validade de

poucos dias. Será bem provável que no mundo de negócios pós-Covid as mudanças continuem sendo rápidas. Em vez de planejamentos anuais e revisões trimestrais, faremos planejamentos trimestrais e revisões diárias. Devemos mudar as regulações. Devemos pensar em como o mercado de trabalho vai ser constituído. Que funções irão se transformar, quais deixarão de existir e quais serão criadas? Como formar talentos para um mundo em mutação constante, onde as profissões passam a ter durabilidade curta, de poucas décadas? Estamos voando dentro de nuvens, sem instrumentos. Na aviação ocorrem muitos acidentes, e dentre eles destacam-se aqueles causados pelas ilusões que os pilotos experimentam durante o voo, sem as reconhecerem como tais. No voo, o problema da orientação é muito maior do que no chão, porque o corpo pode ser influenciado por uma variedade de impressões ilusórias devido às acelerações impostas sobre ele pelo movimento do avião. Estudos realizados estimaram que 14% dos acidentes fatais na aviação foram consequência direta de fenômenos ilusórios. Além disso, assinalou-se nesses estudos que todos os pilotos são susceptíveis à ilusão e as tem experimentado durante o voo. Isto é chamado de desorientação espacial. Os gestores, como pilotos de suas empresas, não podem, ter isso. Caso contrário, suas empresas desaparecerão. Para os pilotos, o perigo de desorientação é resultado do pânico oriundo de conflitos de informação sensitiva. Assim, recomendações como “Se” aquilo que você “vê” é diferente daquilo que você realmente “sente”, acredite nos instrumentos. Eles são essenciais. No ambiente de negócios, os instrumentos serão cada vez mais digitais, a empresa cada vez mais digital e as decisões baseadas em instrumentos. Temos grandes desafios pela frente. Religar a economia, a empresa e a cadeia de valor não será simples. Não acontecerá pela intuição. Mas, acredito que se as empresas reconhecerem que a transformação digital deve sair do PPT para o mundo real, elas serão vencedoras. As empresas pós-pandemia serão essencialmente digitais e centradas em IA. Cezar Taurion/neofeed


Drª Clelia Clelia Bertholini Bertholini Aguilar Aguilar Drª Fonoaudióloga CRFo CRFo 5-2890-6 5-2890-6 Fonoaudióloga Especialista em Audiologia 7085/18 Especialista em Audiologia 7085/18

Dr. Maurício Pacheco Reis

Proprietária e responsável técnica da Clínica Ouvir. Proprietária e responsável técnica da Clínica Ouvir. Trabalha como fonoaudióloga na cidade de Nova Mutum Trabalha como fonoaudióloga na cidade de Nova Mutum há 19 anos e em Diamantino - MT há 11 anos. Possui há 19 anos e em Diamantino - MT há 11 anos. Possui aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial e alterações aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial e alterações de fala. de fala. É especialista especialista em em audiologia audiologia (Audição) (Audição) atua atua na na É área de exames e aparelhos Auditivos prestando serviços área de exames e aparelhos Auditivos prestando serviços e atendimento atendimento de de excelência excelência à à Nova Nova Mutum Mutum e e Região. Região. e Participa anualmente de cursos e Congressos na área de Participa anualmente de cursos e Congressos na área de audição, aparelhos aparelhos auditivos auditivos e e dispositivos dispositivos eletrônicos eletrônicos audição, sempre trazendo trazendo o o que que há há de de mais mais atual atual aos aos seus seus clientes. clientes. sempre

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual Oeste do Paraná, residência médica na especialidade de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pela Universidade Estadual de Londrina, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico – Facial

Otorrinolaringologista Otorrinolaringologista CRM-MT CRM-MT 9284 9284 RQE RQE 9045 9045

Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Graduada em fonoaudiologia pela Universidade São Lucas e pós-graduanda pela CBI of MIAMI Child São Lucas e pós-graduanda pela CBI of MIAMI Child Behavior Institute ( intervenção ABA para Autismo e Behavior Institute ( intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual) Atua na área de terapia Deficiência Intelectual) Atua na área de terapia fonoaudiológica em crianças, adultos e idosos. fonoaudiológica em crianças, adultos e idosos.

Drª Cristina Souza Oliveira Drª Fonoaudióloga Cristina Souza Oliveira CRFA 9-1667

Fala - Voz - Linguagem – Deglutição Fala - Voz - Linguagem – Deglutição

Fonoaudióloga CRFA 9-1667

Nova Mutum/MT R. dasMutum/MT Tamareiras, 55N | Centro Nova Em frente ao Hospital R. das Tamareiras, 55N | Centro 99687.9455 Em65frente ao Hospital 65 99687.9455 Diamantino/MT Clínica Eldorado Diamantino/MT R. Joaquim P F Mendes, 1801 | Centro Clínica Eldorado 65 3336.1921 R. Joaquim P F Mendes, 1801 | Centro 65 3336.1921

Lucas do Rio Verde/MT Clínica Socorrito Lucas do Rio Verde/MT cleliabertholini@hotmail.com Clínica Socorrito 65 99622.9882 | 65 3549.2906 cleliabertholini@hotmail.com 65 99622.9882 | 65 3549.2906

/aparelhosauditivosouvir /aparelhosauditivosouvir


78


82


83


84


Vestido Vitrine Noivas


Um novo conceito para seu dia de Noiva.... Venha conhecer nosso espaço exclusivo e aproveitar o dia mais importante da sua vida, relaxar em um ambiente personalizado para você.

Estamos sempre inspiradas para estar com você no dia mais especial da sua vida. • NOIVAS • FORMANDAS • DEBUTANTES R. dos Cedros, 189W Centro | Nova Mutum/MT 65 99908-4939

/espacomaqbella


‘Live do Bem’

arrecada alimentos e produtos para o combate ao Coronavírus

A 1ª edição da Live do bem, organizado pelo Costela’s beer, SBT Arinos e SBT Nova Mutum em apoio a classe de profissionais do setor de eventos e bares do município de Nova Mutum, o qual representa uma grande parte da população de autônomos e sofre até o momento com a paralisação total por causa do coronavírus, serão beneficiados com as doações.

Acompanhem o total arrecadado: ARRECADAÇÃO LIVE DO BEM • • • •

3,6 Toneladas de alimentos R$ 3600,00 em dinheiro 200 kg DE Carne suína – Frigorífico Excelência 300 litros de alcool 70% – Destilaria de Álcool Libra 100 KITS de higiene 100 máscaras

• O setor desses trabalhadores sempre atuam em • cadeia, tanto os prestadores de serviços como tercerizados. E foi pensando nessas pessoas, que foram expressamente atingidos e que não possuem alguma O total arrecadado serão proporcionalmente comprevisão de retorno aos trabalhos, que os empresários partilhados com o COOPNM - Conselho De Pastores Tiago Candido e Kleber Lemos, idealizaram a Live do Evangélicos De Nova Mutum, os Musicos e Trabalhadores da Noite e a Pastoral da Criança da Paroquia Bem. Sagrada Familia. A Live mobilizou diversos profissionais, que com doação de seus serviços, tempo e equipamentos, ar- Realização: recadaram mais de 3 toneladas de alimentos e aproximadamente R$ 3 mil reais em dinheiro, que serão distribuidos entre trabalhadores do setor.

89 Costelas Live.indd 1

17/05/2020 10:51:09


92


93


94


GESTANTE NEWBORN CRIANÇA FAMÍLIA

Mãe

é aquela que estará sempre com você, mesmo que longe; è aquela que muitas vezes, foi mãe e pai ao mesmo tempo; é aquela que te dá as broncas mais necessárias; é aquela que sempre te alerta para você saber com quem você anda; é aquela que te lembra de pegar a blusa de frio antes de você sair; enfim, Mãe é eterna!

95


Unisex Dia Da Noiva Cortes Escova Microblanding Manicure/pedicure Design de Sobrancelhas Penteados Química Em Geral Massoterapia Estética Facial Depilação Egípcia Maquiagem AGENDAMENTOS (65) 3308-4115 I (65) 99613-3276

Não precisa ser DIA DAS MÃES para um dia de

RAINHA!

Wandeka Salão


O Costela’s Beer, SBT Nova Mutum e Arinos FM, em mais um mega show nacional. O cantor sertanejo Joao Carreiro, animou a casa cheia, só com os clássicos. O evento aconteceu dia 7 de março. Aguardem que esse ano vem mais novidades por aí!


Val Welter

Mamãe Marina e sua filha Isabele

Mamãe Clélia com seus filhos Raissa e Cauã. Mamãe Juliana com sua filha Dhaiara.

Mamãe Rosemeri e sua filha Betina

Mamãe Leila com seus Filhos Olavo e Alice. 98

Mamãe Ciliane que está comemorando mais um ano de vida nesse mês

Mamãe Najara com seus filhos Matheus e Miguel


Mamãe Wandeka com seus filhos Daniel e Claudia

Mamãe Angelina com seus filhos Giovanni e Luka e a vovó dona Wilma.

Mamãe Vania com seus filhos Amanda e Henrique.

4- Mamãe Nara com suas filhas Isabela e Bruna.

Mamãe Mayara e sua filha Mel

A vida é mais leve quando ela está por perto, é nela que encontramos toda força e suporte para superar os desafios da vida. Parabéns a todas as mamães, que por amor aos filhos são capaz de enfrentar o mundo. Mamãe Manuela com seus filhos Caio e Beatriz. 99


Portal

Médicos

Dra Clélia Bertholini Aguilar

Dra Aracelli Bianchesi

Fonoaudióloga CRFo – 5-2890-6

Médica Dermatologista CRM-MT 7546

Especialista em Audiologia 7085/18

Clínica Ouvir Rua da Tamareira 55N, Centro Nova Mutum-MT (65) 99687-9455

Dra Emanuelle C. Manfrim Loureiro

Keyla Gomes

Médica Pediatra CRM/MT – 7085

Fonoaudióloga Consultora em Amamentação CRFa: 5-9515-6

Clínica AMA Rua dos Flamboyant's 189 N Centro- Nova Mutum - MT (65) 33083560 (65) 999339974

Clínica Belvedere Av das Araras, 329 w Centro Nova Mutum/MT (65) 3308-3800 (65) 99901-1774

Dr. Miguel Eduardo Araújo

Ingrid de Souza Fortunato

Médico - Saúde Mental CRM/MT – 8026

Fonoaudióloga, Audiologista Adaptação de aparelhos audi vos CRFa : 5-9518-6

Clínica AMA Rua dos Flamboyant's 189N Centro, Nova Mutum - MT (65) 3308-3560 (65) 999339974

Manuela Palhari R. Bueno Psicóloga/Neuropsicóloga CRP 18/00532 Clínica Moriá Av. das Andorinhaas 481W Centro Nova Mutum – MT. (65)3308-3112 (65) 99966-0431

Clínica Belvedere Avenida das Araras, 329w Centro, Nova Mutum-MT. (65)3308-3800 (65) 99690-1019

Dr Márcio dos Santos Marques Médico Cardiologista CRM-MT 10017 RQE 4760 Clínica Medcor Rua dos Cedros 150N, Centro Nova Mutum – MT. (65) 3308-1765 (65) 99333-4697

Dr. Rogério Toniolo

Dr Fabiano Solino Sousa

Médico Oftalmologista CRM 6150 RQE 13526

Médico Cardiologista CRM-MT 10463 RQE 4792

Visão Centro O�almológico

Clínica Qually Vida Av dos Beija Flores. 691 N Centro - Nova Mutum/MT (65) 3308-4038 I (65) 99600-1994

Portal

revista

Clínica Gestare Avenida das Araras, 334N Centro, Nova Mutum/MT. (65) 3308-1904 (65) 99624-4913

Live

Clínica Medcor Rua dos Cedros 150N, Centro Nova Mutum – MT. (65)3308-1765 (65) 99333-4697

www.portallive.com.br


Portal

Odontologia

Dra Simone Taborda

Dra Rosemeri Barbosa

Implantodon a, Prótese Dentária Cirurgia Avançada (enxertos ósseos) CRO 5350

Harmonização Orofacial Avançada Ortodon a - Odontologia Esté ca CRO/MT 5164

Clínica Vitae Av. Dos Beija Flores, 392 Centro, Nova Mutum -MT (65) 3308-1944 (65) 99661-1944

Clínica Vitae Av. Dos Beija Flores, 392 Centro, Nova Mutum -MT (65) 3308-1944 (65) 99661-1944

Dra Ana Carla Papadiuk de C. Chenet

Dra Keila Kurek

Ortodon sta/Odonto Legista CRO 4794 Clinica Odonto Vida Av dos Canários, 222W, Centro - Nova Mutum / MT (65) 99907-1498 (65) 3308-1498

Bucal Odonto Rua dos Cedros 190 W ; Centro, Nova Mutum MT (65) 3308-3797 (65) 99906-7189

Dra Fernanda Por lho

Dra Kelli Moro

Implantodon a CRO-MT 7825

Ortodon a - Ortopedia CRO-MT 5843

Redeorto Rua dos Flamboyants169W, Centro, Nova Mutum- MT (65) 99813-6796

Redeorto Rua dos Flamboyants169W, Centro, Nova Mutum-MT (65) 99813-6796

Dra. Mayara Ortega

Dra Jacqueline Brandenburger

Ortodon sta CRO-MT 5735

Ortodon a CRO MT 4815

Centro Integrado de Saúde Rua dos Flamboyants 210W sala 4 Centro, Nova Mutum-MT (65) 3308-4386 ( 65) 99939-0466

Rede Cope – Centro Odontológico Popular Especializado Rua dos Amapás, 201 W Centro, Nova Mutum/MT (65)99951-7977

Dr. Edvaldo Arquaz

Dra Ligia Pereira

Cirurgião Den sta - Clínico Geral Cirurgia Oral Menor CRO-MT 7631

Endodon sta CRO-MT 4730

Instituto Marina Feld Rua das Mangueiras, 130N, Jd das Orquídeas, Nova Mutum/MT. (65) 99667-2564

Portal

revista

Endodon a / Ortodon a CRO-MT 6272

Live

Policlínica Mutum Av. Perimetral das Samambaias, 685 SL 01 Anexo ao Supermercado Delmoro Nova Mutum/MT (65) 99699-4806


Girls Boss Tattoo

G i r l s

B o s s

T a t t o o

TATUAGENS DELICADAS COM TRAÇOS FINOS | MICROPIGMENTAÇÃO | LIPS TAT TOO E LIPTINT PERMANENTE | BB GLOW | MICROAGULHAMENTO | TRATAMENTO PRA MEL ASMA LED TERAPIA | PREENCHIMENTO L ABIAL SEM AGULHAS COM ÁCIDO HIALURÔNICO | PL ASMALIF T | LIPO DE PAPADA SEM CIRURGIA | BLEFAROPL ASTIA SEM CIRURGIA E SEM CORTES | REMOÇÃO DE TATUAGEM | BODYPIERCER | CÍLIOS DE BONECA | MAKEUP

Formada em Por tugal, Nathaiska inovou no mercado mato - grossense ao criar um studio exclusivo para o público feminino. O stúdio Nathaiska Beauty Tattoo e Estética Avançada, conta com os tratamentos mais procurados no mundo da estética, além de cursos para aprendizado pessoal e profissionalizantes. n a t h a i s k a t a t t o o

6 5

9 9 9 2 6 6 - 4 3 7 4


Profile for Luan Araujo

Revista Portal 42ª edição  

Revista Portal 42ª edição  

Advertisement