Revista Fazenda Boa Vista ed. 16

Page 1

Fazenda BoaVista Revista

Edição 16 - 2018

Esportes para todos Cobertura completa do PRO-AM de Golfe, 65º JHSF Aberto do Brasil e 1º PRO-AM de Tênis JHSF

Água cristalina

Estação de Tratamento FBV segue os mais rigorosos padrões de qualidade

A MAGIA DO CIRCO Dia das Crianças é celebrado com oficinas e espetáculo circense




PARA BOM ENTENDEDOR, SILVANA CECILIO® BASTA!

Linha Trancoso Móveis e Decorações – Interiores, Exteriores e Contemporânea Interiores: R. Luiz Scavone 685, Jd de Lucca, Itatiba/SP - 11 - 4534-4202 Exteriores: R. Luiz Scavone 711, Jd de Lucca, Itatiba/SP - 11 - 4538-5455 Contemporânea: R. Luiz Scavone 707, Jd de Lucca, Itatiba/SP - 11 - 4534-0010


www.silvanacecilio.com.br @silvanacecilio1 - desde 1994 -




8

Revista

Inspire-se 8

PARA SEMPRE SER CRIANÇA

Foto: Fontpress

Magia e encantamento nas oficinas circenses da Fazenda Boa Vista.


MONTECRISTO JOALHERIA W W W. M O NT E C R I S TO. C O M . B R

S H O P I G UAT E M I S P

S H O P J K I G UAT E M I

11.3032 8905

11.3152 6660


10

Carta do Editor

Revista

Grandes momentos merecem ser comemorados. A Fazenda Boa Vista segue à risca essa ideia e, cada vez mais, surpreende os associados nas datas especiais com atrações inesquecíveis para toda a família. No Dia das Crianças, o universo lúdico do circo contagiou o residencial, com direito a oficinas temáticas e um incrível espetáculo noturno, repleto de cores, piruetas e muitas gargalhas. Confira na seção Social a cobertura completa do feriado. Em clima de festa, o Halloween da Boa Vista foi de arrepiar e levou muito entretenimento a crianças e adultos nos dias 2 e 3 de novembro. Superanimado, o baile temático teve muitas brincadeiras e desfile de fantasias. Já no sábado, o tão esperado “trem fantasma” conduziu os associados na tradicional e divertida brincadeira de “doces ou travessuras” pelas alamedas. Em Social, você acompanha conosco os melhores momentos. O bimestre também foi marcado por grandes eventos de esporte na Fazenda: o PRO-AM de Golfe, o 65º JHSF Aberto do Brasil e o 1º PRO-AM de Tênis JHSF. Tudo graças à infraestrutura de ponta do empreendimento, que frequentemente é aprimorada. Também registramos neste número as mais recentes melhorias para que você, associado, se mantenha atualizado sobre os principais investimentos realizados nas áreas comuns. Aprecie cada detalhe desta edição e sinta-se em casa!

Fazenda BoaVista Revista

Edição 16 - 2018

Esportes para todos Cobertura completa do PRO-AM de Golfe, 65º JHSF Aberto do Brasil e 1º PRO-AM de Tênis JHSF

Água cristalina

Estação de Tratamento FBV segue os mais rigorosos padrões de qualidade

A MAGIA DO CIRCO Dia das Crianças é celebrado com oficinas e espetáculo circense

Um grande abraço, Publisher revista Fazenda Boa Vista

Única revista com circulação autorizada na Fazenda Boa Vista DIRETOR-PRESIDENTE | Camilo Lellis ADMINISTRAÇÃO | Ana Carolina Rocha Lima DIRETORIA | Luana Garcia PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO | Fontpress Comunicação - Av. Pavão, 955, cjs. 135 e 136, Moema São Paulo, SP – CEP 04516-012 | Tels.: (11) 5044.2557 e 5041.4715 | E-mail: rfbv@fontpress.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL E EDITORA-CHEFE | Luana Garcia (MTB 43.879) REPORTAGEM | Ana Luísa Lage, Ana Claudia Dolzan, Jaqueline Santana e Luana Garcia FOTOGRAFIA | Mariane Melo COLABORAÇÃO | André Soares, Mauro Lui e Pio Pastore ARTE E DIAGRAMAÇÃO | Caio Cesar FINANCEIRO | Greyce Vitorino COMERCIAL | Francisco Farias Fernandes Junior, Kilma Lima e Rebeca Deodato

PARA ANUNCIAR | (11) 5044.2557 e 5041.4715 | rfbv@fontpress.com.br IMPRESSÃO | Margraf Publicação bimestral, custeada integralmente por anunciantes. É proibida sua reprodução total ou parcial, sem autorização por escrito da editora Fontpress. A Fontpress Comunicação não se responsabiliza pelas fotos, matérias, anúncios e informes publicitários inclusos nesta edição.

Foto: Mariane Melo/Fontpress

CELEBRAR A VIDA


Índice 11

Revista

Seção Verde 12 Insetos sob controle

Seção Verde 20 Espécie amiga

Seção Verde 22 Lugar de lixo é no lixo

Golfe Clube 34 2ª Taça Palmer

Seção Verde 16

Como cultivar rosas no jardim

Golfe Clube 26 PRO-AM de Golfe e 65º JHSF Aberto do Brasil

Golfe Clube 36 Desafio entre golfistas

Golfe Clube 38 O Bom Jogador

Infra 46 Controle cristalino

Por Dentro da Boa Vista 52 Acesso seguro e organizado

Centro Equestre 58 Picadeiro em festa

Infra 48

Centro Equestre 60

Boas novas

Prática que encanta

Centro Equestre 62 Cuidado constante

Hashtag 64 ONG COM.PAIXÃO-KIDS

Social 82 O Revéllion promete!

Social 84 Natal Luz Fazenda Boa Vista

Social 100 1º PRO-AM de Tênis JHSF

Serviços 108 Tudo fresquinho

Social 68 Para crianças de todas as gerações

Social 88 Halloween de arrepiar

Momento Associação 114 Segurança e Tranquilidade


Revista

INSETOS SOB CONTROLE Fotos: Fontpress

12

Visando a saúde e bem-estar da comunidade, a Associação Fazenda Boa Vista desenvolve um rigoroso e contínuo trabalho de controle biológico de insetos nas dependências do residencial. As diferentes ações garantem tranquilidade durante todo o ano, em especial no verão, período de maior incidência e reprodução das espécies. Sob a supervisão do Departamento de Meio Ambiente da Associação, os trabalhos são realizados pela empresa terceirizada BN Controle de Pragas e seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Seção Verde 13

MOSQUITOS EM FOCO Em outubro, foi iniciada a operação “caça-foco”, que compreende vistorias nas residências e obras e tem por objetivo localizar criadouros de mosquitos e possíveis focos e larvas do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Durante todo o ano, a Associação também posiciona, em diferentes pontos do residencial, diversas armadilhas especiais para moscas, insetos e fêmeas do Aedes aegypti. Para este último, a armadilha mais utilizada é a adultrap, cujo atrativo principal é a água, já que as fêmeas do inseto, por sua natureza, procuram a água para a oviposição – ato de expelir os ovos. Todas as armadilhas são identificadas com códigos de barras e sua leitura é feita virtualmente por aparelho celular, em campo, possibilitando o registro da distribuição geográfica por meio de georreferenciamento. Com a localização eletrônica, a posição de uma eventual infestação é informada, facilitando a tomada de ações de controle. No caso específico do Aedes Aegypti, após a captura de mosquitos nas armadilhas, é feito o encaminhamento para análise de biologia molecular com o objetivo de constatar eventual contaminação viral.

Todo o procedimento é realizado no laboratório do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, da Fundação de Saúde Itaiguapy, em Foz do Iguaçu (Paraná). Semanalmente, a Associação também realiza tratamentos químicos e biológicos para o controle da população de mosquitos na Fazenda. As formas adultas são combatidas por meio de termonebulização nas vias públicas e arvoredos, com solução de óleo mineral e inseticidas – todos regulamentados pelo Ministério da Saúde. A cada quinze dias são aplicados procedimentos para as formas larvais, incluindo o tratamento biológico de todas as lagoas do empreendimento com aplicação espacial do Teknar (larvicida biológico). Além do método de termonebulização, que possui eficiência comprovada no controle da forma adulta de todos os tipos de insetos, a Fazenda Boa Vista conta com armadilhas biológicas próprias para a captura de moscas, distribuídas pelos amenities e áreas comuns. O conteúdo de degradação biológica exala odor especial para a atração das moscas, e as aprisiona no interior do dispositivo.


14

Revista

ATENÇÃO NAS RESIDÊNCIAS! • Cubra o lixo. • Após a coleta do lixo, é recomendada a higienização dos contâineres/lixeiras. • Evite cobertura com matéria orgânica nos jardins e gramados. • Providencie a higienização com lavagem dos locais de confecção de alimentos. • Mantenha os arbustos sempre bem aparados para evitar a formação de áreas sombreadas – ambientes agradáveis aos mosquitos. • Nas piscinas de obras e residências, mantenha a água tratada e, quando estes locais não estiverem em uso, utilize coberturas. • Elimine os focos de água parada. • Após a chuva, verifique calhas e canaletas de escoamento, ralos externos e outros locais que eventualmente possam acumular água. • Mantenha materiais de construção em áreas cobertas ou, se for armazenálos, deixe-os guardados por períodos curtos. Essa medida evitará que, após as chuvas, essas áreas se tornem criadouros de mosquitos em potencial.


Seção Verde 15

PROTEJA-SE! • Use repelente em todas as áreas expostas do corpo. • Ao fazer um passeio ou caminhada em áreas arborizadas, recomenda-se usar roupas compridas para proteger o corpo do ataque de mosquitos e pernilongos. • Evite se expor: ao amanhecer ou ao entardecer, mantenha as portas e janelas de casa fechadas - estes são os horários de maior atividade dos mosquitos. • Vacine-se de acordo com as recomendações dos órgãos de saúde do estado, município ou conforme recomendação médica.

COMBATE AOS CARRAPATOS Outro trabalho de controle de pragas que dispensa atenção máxima por parte da Associação é o combate aos carrapatos, vetores de diversas doenças graves, como a febre maculosa. Semanalmente, são aplicados carrapaticidas nas margens dos lagos, na área da Fazendinha, Kid’s Club e demais amenities. A Fazenda Boa Vista também opera o projeto de manejo de capivaras, que consiste na captura desses animais para coleta e análise sanguínea e, de acordo com os resultados, realiza-se a eutanásia ou manejo reprodutivo. Para evitar a entrada de novas capivaras no empreendimento, foi efetuado reforço de aproximadamente 3,5 km de alambrados perimetrais na altura do Rio Sorocaba. Recentemente, o residencial entrou com novo pedido junto ao Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente (DeFau/ SMA) para a eutanásia total das capivaras localizadas em suas dependências. Em outubro, a entidade realizou visita técnica na Fazenda Boa Vista, em resposta ao pedido, e a Associação aguarda o parecer do órgão ambiental.


Revista

Fotos e ilustrações: Pixabay

16

COMO CULTIVAR ROSAS NOS JARDINS Por Roberto Barretto Dias Filho* As roseiras são, provavelmente, as mais antigas plantas ornamentais cultivadas pelo homem. As primeiras evidências do cultivo da espécie remontam a 5.000 anos, em jardins no continente asiático. Durante a queda do Império Romano, onde já eram desenvolvidas com muita frequência, muitas variedades de rosas foram perdidas. Parte delas foi reintegrada após a conquista da Pérsia, no Século VII, pelos muçulmanos. O cultivo de rosas em jardins no Brasil caiu de maneira muito significativa durante o século 20, muitas vezes associado ao estigma de serem plantas típicas do “jardim da vovó”. Outras espécies tropicais foram tomando o lugar das antigas roseiras e, hoje em dia, são raros os jardins com rosas. Por outro lado, as rosas têm sido as plantas mais cultivadas para fins comerciais, seja para corte ou em vasos de diversos tamanhos. Há mais de 30.000 variedades de rosas em cultivo no mundo, divididas na seguinte classificação hortícola proposta por Hermes (1960):


Seção Verde 17

1) Híbridas de chá: obtidas do cruzamento da rosa perfumada da China (R. Odorata X Híbrido Perpétuo). São roseiras de até 2 metros de altura e com flores com perfume característico, que lembra o do chá preto chinês. Produzem, normalmente, uma flor por haste e são muito utilizadas para corte. Suas flores podem ser brancas, amarelas, laranjas, rosas e lilazes, de várias tonalidades diferentes. 2) Floribundas: Rosas originadas do cruzamento entre R. Multiflora X Hibridas de Chá. São roseiras bastante vigorosas e produzem ramos com grandes cachos compostos por flores de tamanho médio. As plantas são relativamente baixas, não ultrapassando 90 cm de altura. 3) Grandifloras: Roseiras originadas do cruzamento entre Florribundas X Híbridas de Chá. São as mais utilizadas como flores de corte no mundo inteiro. Produzem rosas relativamente grandes, dependendo do modo como são cultivadas, com hastes longas, que variam entre 40 cm e 110 cm de comprimento. As flores podem ser únicas ou, às vezes, com mais alguns botões secundários e menores, que são podados ainda bastante jovens para garantir a produção de rosas maiores. 4) Miniaturas: Obtidas do cruzamento entre R. Persilla X R. Semperflorens. As roseiras são baixas, têm entre 30 cm e 60 cm de altura, no máximo, dependendo do cultivo. As hastes são curtas e com flores pequenas. As flores podem ser simples (com poucas pétalas) ou semidobradas (com maior quantidade de pétalas). 5) Trepadeiras: Advêm de mutações das Híbridas de Chá, R. Multiflora e R. Wichuraiana. Florescem o ano todo em ramos entrelaçados, que podem ser conduzidos pergolados ou de outras maneiras. 6) Poliantas: Obtidas por meio do cruzamento entre R. Multiflora X R. Chinensis ou Híbridas Perpétuas. São plantas pouco vigorosas, com flores sem perfume e produzidas em cachos compostos de botões pequenos, dobrados ou semidobrados.


18

Revista

A classificação citada é o que determina como as roseiras devem ser conduzidas. Com exceção das Híbridas de Chá, Floribundas e Grandifloras, que devem ser constantemente podadas para garantir boa formação e aparência, os demais híbridos devem ser cultivados mantendo-se o livre desenvolvimento das plantas. Desse modo, sugere-se a realização de podas eventuais por ocorrência da renovação da copa das plantas, que tendem, com o tempo, a acumular defeitos estéticos, como ausência de folhas nas partes mais velhas e danos por pragas e doenças. As podas nas roseiras devem ser feitas sempre com o corte aproximado da região de inserção das folhas ou nos chamados “nós”, onde há gemas que darão origem a uma nova haste. O corte deve ser feito em bisel (corte oblíquo em aresta ou quina) para evitar o acúmulo de água na região, com frequente apodrecimento do ramo. A melhor época para a poda das plantas é o final do inverno, antes do início da primavera. Nesse período, as plantas emitem, naturalmente, brotações bastante vigorosas, que irão recompor suas copas e garantir melhor aparência. Em plantios comerciais, a poda também é utilizada para “forçar” a produção de rosas em um determinado período. Ao podar as plantas a uma altura aproximada de 60 cm do solo, serão emitidas brotações que, em aproximadamente 90 dias, estarão com flores. O período entre a poda e o brotar das flores pode variar em função da época do ano, principalmente devido às temperaturas mais amenas do inverno. É sempre aconselhável, após as podas, adubar bem as plantas para garantir a emissão de hastes fortes o suficiente para suportarem as flores e os novos ramos que brotarão em breve. A poda de colheita é sempre feita deixando-se, pelo menos, três nós no ramo podado para que a planta possa emitir novas hastes. As roseiras são espécies bastante exigentes em termos de fertilidade do solo e é muito importante adubá-las com frequência. São recomendadas as seguintes quantidades de adubos e corretivos anualmente:

Calcário dolomítico: 250 g/m² de canteiro; Adubo N-P-K com micronutrientes com formulação 12-08-16 ou semelhante (Osmocote, Basacote, Sulfammo Meta 11, Forth Cote): 100 g/m².


Seção Verde 19

O calcário pode ser aplicado de uma só vez, em uma única aplicação no ano. Já o adubo N-P-K deve ser dividido em quatro aplicações, entre os meses de outubro e março. As roseiras produzem flores maiores e mais coloridas em climas amenos e com amplitude térmica elevada e, por esse motivo, aquelas cultivadas em altitudes acima de 900 m tendem a ser mais bonitas. São plantas que se desenvolvem muito bem em condições de alta luminosidade e não devem, portanto, ser plantadas debaixo de árvores com a copa muito densa ou em canteiros ao lado de construções que permaneçam muito tempo sem a luz direcionada do sol. Em condições de pouca luz, as plantas adoecem facilmente, perdem as folhas e podem morrer. Infelizmente, são plantas muito perseguidas por pragas e doenças. No Brasil, as pragas que mais afetam as espécies são as lagartas, formigas saúvas e quenquém, pulgões e, principalmente, o ácaro rajado, a praga mais destrutiva para os cultivos mais sensíveis. Em se tratando de doenças, as mais frequentes são o míldio e a pinta preta, no verão, e o oídio, durante o inverno. As pragas e doenças podem comprometer as plantas de forma muito significativa, gerando infecções e levando-as, algumas vezes, à morte. A melhor forma de evitar esse problema é utilizar híbridos mais modernos e desenvolvidos para o plantio em campo, normalmente muito mais resistentes ao ataque de pragas e doenças do que os cultivos desenvolvidos para produção em estufas. As roseiras podem ser facilmente propagadas por estacas. Basta retirar estacas lenhosas da planta com aproximadamente 10 ou 15 cm de comprimento e enterrá-las a pelo menos 1/3 no solo. O enraizamento da estaca ocorre, em média, de 15 a 30 dias, dependendo da temperatura. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado. A primeira poda para condução das novas hastes deve ser feita após o brotar das primeiras flores, de maneira que as gemas já estejam maduras o suficiente para emitirem ramos vigorosos, garantindo uma boa formação à planta.

Atendimento ao Associado Fazenda Boa Vista (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | atendimento@apcfbv.com.br Barretto – Consultoria Agronômica & Paisagismo Eng. Agr. Roberto Barretto Dias Filho (19) 3802.1793 | (19) 98122.7995 | www.barrettocap.com.br

*Roberto Barretto Dias Filho é agrônomo consultor da Fazenda Boa Vista. É diretor da Barretto – Consultoria Agronômica & Paisagismo junto com a paisagista Agnes Barretto Dias.


Revista

ESPÉCIE AMIGA Aliado importante na manutenção do ecossistema da Fazenda Boa Vista, o gambá é um dos diversos animais silvestres presentes no residencial

Fotos : Pixabay e Shutterstock.com

20

Rica em sua diversidade, a fauna da Fazenda Boa Vista atrai olhares de associados e visitantes. Dentre as muitas espécies que circulam pela área de preservação do residencial estão o gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) e o gambá-deorelha-preta (Didelplis aurita), populares pelo odor que exalam, resultado do líquido produzido por suas glândulas axilares, e que utilizam como recurso de defesa. De porte médio, focinho alongado e pontiagudo e membros curtos, uma característica importante das espécies é a cauda comprida e preênsil, como nos primatas, que funciona como um quinto membro auxiliar no deslocamento entre as árvores e na captura de presas. Sua pelagem é variada, indo do branco ao preto, e passando por todas as tonalidades de cinza. “Uma estratégia comum dos gambás, em situação de ameaça, é fingir-se de morto para que o predador desista do ataque”, comenta Fernanda Fischer Ballione, bióloga da Caapuã Etê Engenharia Ambiental, empresa terceirizada responsável pelo monitoramento da fauna na Fazenda Boa Vista Boa Vista.


Seção Verde 21

HÁBITOS E REPRODUÇÃO Animais solitários, os gambás são vistos acompanhados apenas em época de reprodução. A fêmea chega a gerar de dez a 20 filhotes por gestação, que dura, aproximadamente, de doze a catorze dias. Ao invés de filhotes, nascem “embriões” - com cerca de um centímetro de comprimento -, que ficam abrigados em um marsúpio (bolsa de pele localizada na região abdominal das fêmeas), local em que permanecem por meses se amamentando. Quando crescem, os filhotes ainda não são capazes de viverem sozinhos e são transportados pela mãe em seu dorso até adquirirem maturidade e independência. “Em áreas urbanas, os gambás se adaptam facilmente dentro de forros de casas e instalações de edifícios e se alimentam de itens encontrados em lixos de residências e restaurantes”, acrescenta a bióloga Fernanda Fischer Ballione.

PARCEIROS DOS SERES HUMANOS

TEM GAMBÁ NA RESIDÊNCIA?

Protegidos pela Lei de Crimes Ambientais e importantes para a manutenção do ecossistema da Fazenda Boa Vista, os gambás são adeptos da dieta onívora, que inclui frutos, insetos, raízes, vermes, moluscos e pequenos vertebrados, como sapos, lagartos, serpentes e ovos de aves. Também são considerados os maiores predadores de escorpiões.

Os gambás não são agressivos e não representam nenhum risco aos seres humanos. Apenas ao se sentirem acuados podem agir instintivamente, mordendo, rosnando e mostrando os dentes afiados. Para evitar que o animal entre e se acomode nas residências, são recomendados a vedação de aberturas entre telhados e forros das casas, o acondicionamento correto do lixo doméstico, a retirada de sobras de rações e a limpeza frequente dos comedouros de cães e gatos.

Avistou um gambá próximo de sua residência? Entre em contato com o Atendimento ao Associado Fazenda Boa Vista: (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | atendimento@apcfbv.com.br


22

Revista

Seção Verde

LUGAR DE LIXO É NO LIXO! A Fazenda Boa Vista é de todos nós e, para o perfeito funcionamento do residencial e a proteção de suas belezas naturais e do meio ambiente, alguns hábitos simples são muito importantes:

» Sempre jogue copos, garrafas plásticas, canudos, lacres e anéis de latas de alumínio dentro das lixeiras. Há várias disponíveis nas áreas comuns. » Bitucas de cigarros, papéis, embalagens e sobras de alimentos também devem ser descartados corretamente. Faça a sua parte!


Proteção com ética, conhecimento e respeito à saúde e meio ambiente Atendimento com: engenheiros, biólogos e equipe especializada Referência no mercado de controle de pragas desde 1997, a BN CONTROLE DE PRAGAS é especializada em condomínios de alto padrão e prestadora de serviços para a Fazenda Boa Vista desde 2014. Conta com tecnologias para controle endêmico, participa do Programa de Proteção Bayer, além da confiança adquirida ao longo dos 45 anos de carreira do Engenheiro Florestal e Ambientalista Oscar de Brito Neto, fundador e técnico responsável da empresa, que tem 20 anos trabalhados como pesquisador na Divisão de Produtos Florestais do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP – Universidade de São Paulo.

Se é Bayer, é bom!

(11) 4032.4833 | 4034.0259 bncpraga@uol.com.br | www.bncpragas.com.br Praça Manoel Theodoro, 39 - Bragança Paulista


Mercedes-Benz The best or nothing

A gente não quer parar de evoluir. A Comark Mercedes-Benz tem o prazer de apresentar o Novo Classe C. Um modelo que representa a nossa constante evolução.

Novidades no novo Classe C 300 Sport: Novo volante com touch control - Cockpit digital 12,3" - Assistente ativo de frenagem - Novo sistema de multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE) - Tela central 10,2" - Novo botão keyless-start.

Conquiste sua estrela na Melhor Concessionária Mercedes-Benz do Brasil!

Comark Paixão por Mercedes

Showroom Jardins | Rua Colômbia, 785 - SP - Tel.: 11 2122-0900 Full Dealer Faria Lima | Av. Brig. Faria Lima, 3244 - SP - Tel.: 11 2122-0700 www.comar k.com.br @comarkmercedes


Na cidade somos todos pedestres

Classe C 300 Sport. NĂŁo pare de evoluir.


26

Revista

PRO-AM DE GOLFE E 65º JHSF ABERTO DO BRASIL Sucesso de público, torneio contou com a participação de renomados golfistas nacionais e estrangeiros


Golfe Clube 27

Fotos: Mariane Melo/Fontpress e Divulgação/Rodrigo Zorzi

O mês de setembro entrou para a história do Fazenda Boa Vista Clube de Golfe. O motivo foram dois grandes eventos realizados no campo Randall: o PRO-AM de Golfe, no dia 19 (quarta-feira), e o 65º JHSF Aberto do Brasil, entre os dias 20 e 23. O primeiro foi marcado por um torneio amistoso entre golfistas profissionais e amadores convidados – uma experiência única para os sócios. As equipes foram formadas por três jogadores amadores e um profissional, e as disputas seguiram nas modalidades best ball aggregate e stroke play, com 100% handicap. No fim do dia, os vencedores foram agraciados com troféus em uma animada cerimônia de premiação.


28 Revista


Golfe Clube 29

65º JHSF ABERTO DO BRASIL

No dia 20 (quinta-feira), começaram os jogos do 65º JHSF Aberto do Brasil, com a presença de membros do PGA Tour Latinoamérica. A competição foi dada na modalidade stroke play, em 72 buracos, e contou com a participação de 144 jogadores, entre eles 24 brasileiros. Uma estrutura pra lá de especial foi montada pela equipe do Fazenda Boa Vista Clube de Golfe especialmente para o torneio, e este trabalho recebeu elogios do Presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Euclides Gusi. “O campo Randall é de alta qualidade e apresenta um sistema de drenagem fantástico. Estamos orgulhosos e agradecidos por realizar a segunda etapa do PGA Tour Latinoamérica no Brasil. Para nós, é uma honra poder contar com tantos parceiros que se envolveram de maneira espetacular neste evento”, afirma Gusi.


30 Revista


Golfe Clube 31

Os quatro dias de jogos foram marcados por muita concentração, estratégia e técnica, tripé fundamental que rendeu a vitória ao colombiano Marcelo Rozo, com 264 tacadas. O vice-campeão foi o australiano Harrison Endycott, e o norte-americano Chase Hanna ficou em terceiro. O brasileiro Rafael Becker ficou na quinta posição, e Alexandre Rocha conquistou o oitavo lugar. Rozo levou para casa o prêmio máximo, de US$ 31.500, e o cheque simbólico foi entregue ao golfista pelo Presidente da JHSF - empreendedora da Fazenda Boa Vista -, Thiago Alonso de Oliveira, e o diretor da empresa, Humberto Polati. “Estamos muito orgulhosos por ter realizado uma competição internacional na Fazenda Boa Vista. O PGA TOUR Latinoamérica é o maior torneio de golfe da América Latina”, finaliza Oliveira.


32 Revista

Golfe Clube



Revista

Fotos: Divulgação/FBVCG

34

2ª TAÇA PALMER Torneio reuniu sócios e convidados para um dia animado de muito golfe e confraternização Oportunidade para os golfistas trocarem experiências em campo com jogadores convidados, além de reforçarem laços de amizade, a 2ª Taça Palmer aconteceu no dia 20 de outubro (sábado), no campo Palmer do Fazenda Boa Vista Clube de Golfe. A disputa foi dada entre grupos, cada um formado por quatro esportistas – dois do FBVCG e dois convidados de outros clubes. Durante todo o jogo, foi válida a modalidade four ball best ball para a dupla de cada equipe, com 80% do handicap. Entre tacadas e muitas estratégias, o grande desafio foi driblar os fortes ventos, que influenciaram bastante nas condições de jogo. “Contudo, a manutenção estava impecável, com greens rápidos, bunkers nivelados e fairways macios”, destaca Pio Pastore, starter do FBVCG. No retorno do campo, foi realizada a premiação. Os troféus foram entregues à equipe campeã, formada pelos sócios João Marcos Prado Garcia e Fernando Fernandes, que, juntamente com os convidados Fabio e Ricardo Negrão, deram um show em campo. Para comemorar, deliciosas porções e refrescantes drinques foram servidos.


Golfe Clube 35

RESULTADOS 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

NOME

NOME

NOME

NOME

1°V

2°V

TOTAL

JOÃO GARCIA PAULO BARRETO A. JUNQUEIRA RUBENS ZOGBI JOÃO SANTANA R. SCAVAZZA RUBENS NAVES PAULO MEIRELLES ZÉ PAULO CURY LUIS LÚCIO DALVE ORTOLANI

F. FERNANDES F. BARRETO HÉLIO MOTTA FELIPE GUERRA R. GUIMARÃES C. RODRIGUES MARCO FORTE L. E. A. ARAÚJO ANDRÉ MACHADO JOÃO JR. ANGEL HIBANES

FABIO NEGRÃO J. NERSSECIAN MARIO ROMANCINI RODOLFO BARRETO ANTONIO YUNES JOSÉ ULPIANO JOSÉ URQUIZA DUDU LARA JORGE CURY EDUARDO SIMÕES F. CARVALHO

R. NEGRÃO S. MAGALHÃES FRED AZEVEDO A. FABIETTI RICARDO COELHO CARLO PADOVANI NICOLAU LUNARDELLI RICARDO PAVAN EDSÁ SAMPAIO VICENTE TOSCANO E. MALDONADO

-11 -7 -4 -5 0 -9 -1 1 -2 4 10

3 0 0 2 -1 8 1 1 4 2 9

-8 -7 -4 -3 -1 -1 0 2 2 6 19


Revista

DESAFIO ENTRE GOLFISTAS Disputadíssima, 4ª Taça do Capitão comprovou a evolução dos sócios no esporte

Fotos: Divulgação/FBVCG

36

Feriado prolongado, calor, jogadores alto-astral e muito esporte em meio à natureza. Assim foi a 4º Taça do Capitão, realizada em 8 de setembro (sábado), no campo Palmer do Fazenda Boa Vista Clube de Golfe (FBVCG). Com shot gun às 8h30, os 44 participantes seguiram para os jogos disputados em 18 buracos, na modalidade stableford – PGA Tour e categorias femininas e masculinas. A disputa se deu em alto nível, tanto que os primeiros colocados tiveram de passar pelo sistema de desempate, que considerou o melhor desempenho na segunda volta no campo. “Pratico o golfe há um ano e meio e gosto bastante por proporcionar novos amigos e desenvolver a concentração e disciplina com muito treino e dedicação. O grande desafio do golfe é ser regular durante todo o jogo e alcancei este objetivo nos 18 buracos do torneio”, afirma Tiago Pessoa, vencedor da categoria masculina.


Golfe Clube 37

RESULTADOS - 4ª TAÇA DO CAPITÃO NOME 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44

TIAGO PESSOA ERIK CHO SONG IK ADRIANO JUNQUEIRA VITOR PIMENTA JR CARLOS LUTFALLA RICARDO SCAVAZZA CRISTINA KIM EUCLIDES RIBEIRO PEDRO CASTRO (CORUJA) EDUARDO AZEVEDO VICENTE TOSCANO RICARDO LUTFALLA RICK LISBOA VILELLA DA MATTA YONG SUP SONG PAULO BATISTA FELIPE GUERRA LUISA CHO MARIO ROMANCINI ANTONIO YUNES GUILHERME LOPES CLAUDIO RODRIGUEZ FERNANDO BARRETO NELSON BIONDI JOÃO SANTANA GUILHERME REZENDE CESAR FONSECA LIDIA PARK FERNANDO BEYRUTI RUBENS NAVES ALEJANDRO ORTIZ FERNANDO CARVALHO CAIO MESQUITA MARCELO ZUCCAS RICARDO GUEDES PIL SHU DALVE ORTOLANI HYE LEE RENATO GIUSTI EDSÁ SAMPAIO FERNANDO ZILLO RUI CHAMMAS ALEXANDRE THUMLERT

80%

1° V

2° V

TOTAL

19 8 21 5 11 11 9 12 26 19 7 13 16 11 10 6 22 14 22 11 18 6 8 13 22 18 25 18 16 9 8 16 22 30 15 19 17 17 14 19 18 16 24 20

4 9 5 3 0 2 -5 2 -8 -5 -4 2 -10 -3 -3 -2 -2 -1 1 -5 -3 -7 -5 1 -6 -4 -2 -9 -6 -11 -10 -8 -4 -4 -2 -10 -5 -9 -9 -16 -9 -8 -13 -17

4 -1 0 -1 1 -1 5 -5 3 -1 -2 -8 3 -4 -5 -6 -7 -8 -10 -5 -7 -4 -6 -14 -8 -10 -12 -6 -10 -6 -7 -9 -14 -14 -16 -9 -14 -12 -14 -8 -18 -21 -23 -21

8 8 5 2 1 1 0 -3 -5 -6 -6 -6 -7 -7 -8 -8 -9 -9 -9 -10 -10 -11 -11 -13 -14 -14 -14 -15 -16 -17 -17 -17 -18 -18 -18 -19 -19 -21 -23 -24 -27 -29 -36 -38

CAMPEÃO VICE CAMPEÃO

CAMPEÃ

VICE CAMPEÃ


Golfe Clube

38 Revista

O BOM JOGADOR Por Pio Pastore Starter do Fazenda Boa Vista Clube de Golfe

Nesta edição de “O Bom Jogador” são apresentadas as situações ilustradas em que o golfista precisa ficar atento ao dropar uma bola nos hazards frontais e laterais. As estacas amarelas são os hazards frontais, onde o jogador terá de enfrentar novamente o obstáculo. Já as vermelhas referem-se aos hazards laterais. No caso das vermelhas, há três opções para dropar a bola. A primeira pode ser feita a dois tacos do alívio mais próximo; a segunda, do ponto de origem; e a terceira, a partir de uma linha imaginária por onde a bola entrou, até a bandeira, com o quanto for necessário para trás e na mesma linha. Para as estacas amarelas, o mais recomendado é dropar no alívio mais próximo, e não mais perto da bandeira. Em ambos os casos, a dica é evitar áreas em hazards. Bom jogo!

HAZARDS DE ÁGUA

OS HAZARDS DE ÁGUA SÃO DEFINIDOS POR LINHAS OU ESTACAS AMARELAS

Foto: Fontpress; Ilustrações: Divulgação/FBVCG

HAZARDS DE ÁGUA LATERAL

OS HAZARDS DE ÁGUA LATERAL SÃO DEFINIDOS POR LINHAS OU ESTACAS VERMELHAS



40

Golfe Clube

Revista

CALENDÁRIO DO GOLFE Participe das competições promovidas pelo Fazenda Boa Vista Clube de Golfe!

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Dia 24 (Sábado) - Taça Presidente e Field Day: Shot Gun

Dia 7 (Sexta-feira) – 2º THB Golf Classic Insurance

Modalidades: Stroke Play Categoria A e Stableford

Trophy: Shot Gun

Categoria B | 80% Handicap.

Prêmios: Campeão e Vice | Campo Randall.

Prêmios: Campeão e Vice de cada categoria | Campo Randall.

Fazenda Boa Vista Clube de Golfe (11) 3198.8340 | (11) 3198.4051 | atendimento@apcfbv.com.br


VERÃO 2019

MUNDODOENXOVAL.COM.BR


42

Informe Publicitário

Revista

DIÁLOGO COM A NATUREZA Cercados por muito verde, projetos da KA2R Arquitetura se destacam pela funcionalidade e traços contemporâneos

Personalizados, os projetos assinados pelos arquitetos e irmãos Raíssa e Rômulo Rezende, do KA2R Arquitetura, com sede em Avaré (SP), chamam a atenção pelas linhas retas, design marcante e soluções arquitetônicas que valorizam o aproveitamento de recursos naturais. De uma leveza estrutural ímpar, os 120 trabalhos desenvolvidos pelo escritório e localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná unem funcionalidade e integração com a natureza. Toda essa técnica e aprendizado foram adquiridos ao longo dos anos com a troca de experiências e inspiração em grandes nomes da arquitetura nacional, como Marcio Kogan , Paulo Jacobsen e Guilherme Torres. Para o processo de criação, os arquitetos buscam primeiramente entender os desejos de cada cliente. “A partir daí, criamos o programa de necessidades e visitamos o terreno para analisar a topografia e insolação”, observam os arquitetos.


Arquitetura e Decoração 43

Fotos: Divulgação/KA2R Arquitetura

Informe Publicitário

A VEZ DA INTEGRAÇÃO Concreto, madeira e pedra natural são constantes nas residências, garantindo bossa aos ambientes. Na área social, o ponto alto é a integração entre os espaços, valorizando a paisagem, bem como a ventilação e luz naturais. “Investimos em pátios internos, iluminação e ventilação natural, levando ao cliente uma experiência singular”, afirmam Raíssa e Rômulo Rezende. No exterior, a integração dos espaços de lazer externos e amplos ambientes gourmets fazem dos dias de descanso momentos inesquecíveis. Ao anoitecer, o projeto luminotécnico entra em cena e destaca os traços contemporâneos.


Informe Publicitário

Revista

Fotos: Divulgação/KA2R Arquitetura

44

Raíssa e Rômulo Rezende - KA2R Arquitetura Ka2rarquitetura.com.br +55 11 3042.7444 | 14 3732.9782 | 14 99768.8018 projeto@ka2arquitetura.com.br @ka2r_arquitetura Avenida Misael Eufrásio Leal, 223 Avaré - SP - Brasil

FORNECEDORES Construção Civil | JRA Construções – Tel.: (11) 3999.0759 e (11) 94704.9192 – jraconstrucoes@terra.com.br Construção de Piscinas | Marcio Piscinas – Tel.: (14) 3733.2411 e (14) 99774.2729 – marcio@marciopiscinas.com.br – www.marciopiscinas.com.br Construção, Projetos e Gerenciamento de Obras | Rezende Engenharia – Tel.: (14) 3732.9782, (14) 99734.7313 e (15) 98115.4254 – rezende.engenharia@gmail.com | rezende_engenharia | @rezende_engenharia – www.negociosdaconstrucao.com.br Esquadrias de Alumínio | Construal Alumínio – Tel.: (15) 3232.1961 e (15) 99649.1211 – comercial@construalaluminio.com.br | construalaluminiosorocaba | @construalaluminio | @construalaluminio Portas e Janelas | Cincotto – Tel.: (14) 3652.1152 e (14) 99771.8004 – atilio_destro@hotmail.com



46 Revista

CONTROLE CRISTALINO Fotos: Divulgação/Associação FBV

Fazenda Boa Vista mantém o tratamento de água potável de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade

A Associação Fazenda Boa Vista realiza investimentos constantes no Sistema de Tratamento de Água Potável do residencial, garantindo a máxima qualidade no abastecimento às residências. Antes de chegar aos associados, a água passa por um longo e rigoroso processo, que envolve diversas análises e monitoramentos em conformidade com os padrões estabelecidos pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e de acordo com a Portaria n.º 2914 do Ministério da Saúde, que define os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Além disso, em setembro, foi instalado um sistema de dosagem contínuo e automático de carvão ativado na ETA - Estação de Tratamento de Água do Rio Sorocaba. O produto tem a finalidade de remover eventuais traços de sabor e odor da água, entre outras substâncias dissolvidas por meio de mecanismo de adsorção. “Normalmente, o recurso do carvão ativado é utilizado pontualmente pelas concessionárias de tratamento de água. Na Fazenda Boa Vista, optamos por fazer uso constante, garantindo uma água de melhor qualidade aos nossos associados”, explica Marcelo Cardoso, Gerente de Operações da Fazenda Boa Vista.


Infra 47

MONITORAMENTO CONSTANTE O Sistema de Tratamento de Água do Rio Sorocaba é automatizado: uma vez definidos os parâmetros, o sistema controla automaticamente vazões e dosagens de produtos, mantendo a qualidade da água tratada. Em redundância ao controle automatizado, as etapas do tratamento também são monitoradas com frequência mínima de hora em hora, no laboratório interno da ETA. Além do controle interno, a Fazenda Boa Vista dispõe do controle externo de laboratório credenciado pelo Inmetro, que realiza análises semanais, mensais e semestrais de acordo com a Portaria n.º 2914. Mesmo após a saída da Estação de Tratamento, a água continua sendo monitorada até o ponto do cavalete na divisa do lote com análises diárias realizadas pelo laboratório responsável. Os procedimentos e resultados de controle são reportados mensalmente à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) Sorocaba (SP), órgão competente e responsável pela fiscalização dessa atividade. O Departamento de Saneamento da Fazenda Boa Vista, sempre em busca da melhoria continua na qualidade da água, conta com consultoria e orientação da SABESP, da CETESB e da USP (Universidade de São Paulo), por meio do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas.

CONHEÇA A ETA A Associação Fazenda Boa Vista convida a todos os proprietários a conhecerem pessoalmente os processos de tratamento de água potável na ETA Fazenda Boa Vista. O Diretor-Presidente do residencial, Camilo Lellis, está à disposição para acompanhar as visitas e sanar quaisquer dúvidas. Tem interesse? Contate o Atendimento ao Associado! (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | atendimento@apcfbv.com.br


Fotos: Fontpress

48 Revista

BOAS NOVAS Investimentos na infraestrutura garantem ainda mais conforto e segurança aos associados

NOVOS ARES NA P2 A aproximação da temporada mais quente do ano já avisa: é hora de preparar o residencial para as férias de verão na Boa Vista. Sob a responsabilidade do Departamento de Manutenção e Obras da Associação, diversos aprimoramentos estão sendo executados nas áreas comuns do empreendimento. Confira as principais obras realizadas em setembro e outubro de 2018.

Em combate à oxidação ocasionada pela ação do tempo, o pergolado e a cobertura em metal da P2 receberam uma nova pintura. Os vidros zenitais existentes em ambas as estruturas também foram limpos, garantindo o aproveitamento da iluminação natural e economizando energia elétrica, além de embelezar ainda mais as instalações.


Infra 49

SEGURANÇA E ESTÉTICA As coberturas da Sede Hípica e da P1 foram impermeabilizadas recentemente, evitando, dessa maneira, problemas ocasionados por infiltrações e valorizando a estética local. O forro de concreto da Sede Hípica também foi restaurado, eliminando manchas existentes.

RECAPEAMENTO ASFÁLTICO A Associação investe permanentemente em manutenção preventiva, a exemplo das obras de recapeamento asfáltico iniciadas em outubro. Estudo realizado por uma consultoria especializada identificou a necessidade desse trabalho no viário das quadras 3 e 9 em razão de falhas na cobertura ocasionadas pelo crescimento das raízes dos flamboyants. Para evitar quaisquer danos às raízes das árvores, as equipes vêm executando um trabalho especial de recapeamento, que envolve raspagem, preenchimento, marcação de canaletas e aplicação de nova cobertura. As intervenções nas áreas serão concluídas até o final de novembro. Outras alamedas estão sendo recapeadas e, durante este período, eventuais interdições serão necessárias nas vias – o mapa de interdições está à disposição para consulta no Atendimento ao Associado. As obras ocorrerão durante a semana para que o trânsito local não seja prejudicado. Prévia do recapeamento especial executado próximo ao Kid’s Club.


50 Revista

Infra

NOVA ILUMINAÇÃO DO BEACH TENNIS Um moderno sistema de iluminação em LED foi instalado nas quadras de beach tennis do Complexo Esportivo, garantindo economia de energia e de manutenção, além de melhor visualização nas quadras e mais segurança aos associados nas partidas noturnas. O antigo sistema (de vapor metálico), além de apresentar demora no acionamento, consumia muita energia.

ACESSO DEMARCADO O Complexo Esportivo é destino certo dos associados nos dias de descanso. Para direcionar os passeios e evitar danos ao gramado, foi instalado um novo trecho de caminho para pedestres com piso intertravado, conectando e organizando o fluxo de pessoas entre as quadras de beach tennis, de tênis e o campo de futebol.

TUDO ELÉTRICO Uma nova infraestrutura elétrica de bombeamento de água foi implantada no Lago do Polo, em substituição ao antigo sistema, movido a diesel. Além do ganho para o meio ambiente, uma vez que compreende uma tecnologia limpa, o sistema conta com bomba submersa, que não gera ruído e consome menos energia, garantindo eficiência e agilidade. A água proveniente do Lago do Polo é utilizada no abastecimento de caminhões pipa, na manutenção do viveiro de mudas da Fazenda Boa Vista e no controle dos níveis dos lagos artificiais do Clube de Golfe.


Singular para Presentear Surpreenda com o design exclusivo para diferentes estilos.

. Palau

.Sirius

.Equilibrium

.Arts

. África

São Paulo: Av. Brasil, 2009 - Jd. América esquina com a R. Atlântica T. 11 4680.3636 seg. a sex 10h às 19h | sáb. 10h às 18h

tracodeluz.com.br

15 99113-9233 @tracodeluzabajures


52 Revista

ACESSO SEGURO E ORGANIZADO

Fotos: Fontpress

Fundamental para o gerenciamento de entradas e saídas na Fazenda Boa Vista, o Departamento de Liberação de Acessos conta com equipe especializada e empenhada em garantir o melhor atendimento nas portarias

Responsável pelo gerenciamento de dados para entrada e saída de visitantes, prestadores de serviço, colaboradores e materiais da Fazenda Boa Vista, o Departamento de Liberação de Acessos desempenha papel essencial na segurança do empreendimento. Com foco no melhor atendimento, desde agosto de 2018 o departamento está sob a coordenação do setor de Facilities da Associação Fazenda Boa Vista e realiza, em média, 500 liberações por dia. Quatro colaboradores especializados se revezam no atendimento às solicitações recebidas por e-mail e telefone. Criteriosas, as exigências e informações para acesso ao residencial são atentamente verificadas pelo Departamento e encaminhadas às portarias 1 (associados e seus convidados), 2 (funcionários das residências) e 3 (prestadores de serviço) para cadastro, análise de documentação e liberação para a residência ou área previamente designada.


Por Dentro da Boa Vista 53

LIBERAÇÕES DE ACESSO Segunda a domingo, das 7h às 19h Feriados, das 7h às 19h Contato: 15 3621.9610 - Opção 2 liberacao@apcfbv.com.br

FBV MOBILE Em breve, os associados poderão efetuar suas autorizações de acesso por meio do novo aplicativo FBV Mobile, exclusivo da Fazenda Boa Vista. O módulo “Portaria” está em fase de testes e propiciará aos proprietários a liberação de acessos nas portarias 1, 2 e 3.


CRECI 19111-J


Imóveis especiais. Unicamente. Seja na Fazenda Boa Vista, em São Paulo, Lisboa, Nova York, Paris, e em mais de 50 países ao redor do mundo.

atendimento@axpe.com.br Whatsapp: 11 96901-9719 Telefone: 11 3074-3600


56 Revista

Informe Publicitário

ENTRE O RÚSTICO E O CONTEMPORÂNEO

Fotos: Rafael Gap

Referência em projetos residenciais de alto padrão, o arquiteto Gustavo Paschoalim define seus traços de acordo com o perfil e personalidade de cada cliente

Adepto de cores claras, elementos naturais e contrastes, Gustavo Paschoalim contempla aprimoramento estético, conforto e equilibra perfeitamente o rústico e contemporâneo em seus projetos. Formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), o arquiteto também se especializou em design de interiores. Entre suas preferências de revestimentos para paredes e pisos estão os painéis e assoalhos de madeira, pisos de pedra, mármore ou pedra rústica. Empenhado em sempre agregar opções sustentáveis às obras, Paschoalim preza pela captação de água da chuva em casas com grandes jardins e cisternas para reutilização do recurso natural. Com cerca de 200 projetos em todo o Brasil e outros três no exterior - entre eles, uma residência em Los Angeles, na Califórnia, decorada com mobiliário brasileiro e assinado, das décadas de 1950 e 1960 -, o arquiteto também aposta na integração das áreas sociais das residências. “Principalmente quando se trata de família, vejo uma grande tendência das pessoas se reunirem em casa hoje em dia”, comenta.


Informe Publicitário

Arquitetura e Decoração 57

SINTONIA FINA Uma das estratégias de Gustavo Paschoalim para captar com precisão o desejo dos clientes é a realização de estudos de acordo com as preferências apresentadas pelos proprietários. Outro passo fundamental é o acompanhamento de cada etapa do projeto, além da total disponibilidade para ouvir sugestões e tirar dúvidas dos contratantes. “É fundamental existir um bom entrosamento entre cliente e arquiteto. Nosso escritório possui também o setor de engenharia, então, geralmente, acabamos por entregar tudo pronto. Para os clientes que optam pela execução do projeto com outra empresa de engenharia, nosso zelo e cuidado é o mesmo: acompanhamos todo o processo, da implantação até a produção de decoração final”, finaliza Paschoalim.

Gustavo Pachoalim Arquitetura e Interiores gustavopaschoalim.com.br +55 11 98899.2440 contato@gustavopasdchoalim.com.br @gupaschoalim gpaschoalim Rua Cerro Corá, 585 - Torre 1 cj. 210 - Alto da Lapa São Paulo - SP - Brasil

FORNECEDORES Paisagismo | Maurício Prada Paisagismo – Tel.: (11) 3064.5383 | (11) 98561.3339 – @mauriciopradapaisagismo – mauricioprada.com.br Persianas, Cortinas e Toldos | Amorim Persianas, Cortinas e Toldos – Tel.: (11) 2957.0278 | (21) 3860.7458 – @amorimcortinas – amorimcortinas.com.br


Centro Equestre

Foto: Divulgação / Teresa Perez

Foto: Divulgação / Fernando Faciole

58 Revista

PICADEIRO EM FESTA Alunos do Centro Equestre Fazenda Boa Vista conquistaram bons resultados na CSN Indoor da Sociedade Hípica Paulista

Participar de provas hípicas é uma oportunidade preciosa para trocar aprendizado, acompanhar a evolução individual no esporte e vivenciar o clima de competições. Esse tipo de experiência é incentivada no Centro Equestre Fazenda Boa Vista, e os alunos seguem obtendo resultados expressivos nas principais competições do país. A exemplo dos alunos Teresa Perez e Leonardo Passarelli, que marcaram presença no CSN Indoor da Sociedade Hípica Paulista, campeonato reconhecido nacionalmente, entre os dias 26 e 30 de setembro. A amazona saltou nas categorias 1,10 m, com o cavalo Vital D’Eucassines, e 1,20 m, com o Ralme TW. “O Indoor foi muito competitivo e, mesmo com as dificuldades da pista fechada, aprendi bastante e os cavalos saltaram muito bem. Foi uma prova de superação e fiquei classificada em segundo lugar (1,10 m), e em terceiro no geral (1,20 m)”, avalia. Passarelli também ficou muito satisfeito com o primeiro lugar na categoria Jovens Cavaleiros. “Aprendi muito e alcancei todos os meus objetivos, com bom tempo e desempenho em todos os dias”, conclui. Parabéns a todos os alunos pela dedicação e excelentes resultados!


Projeto Gustavo Paschoalim - Casa Cor SP 2018 Persiana Horizontal de PVC

Amorim Persianas, Cortinas e Toldos. Uma indústria especializada em oferecer produtos de alta tecnologia, com qualidade e sofisticação. A Persiana de PVC é produzida em material reciclável e atóxico que não propaga chamas. Leve e resistente.


Foto: Fontpress

60 Revista

PRÁTICA QUE ENCANTA Recomendada a cavaleiros e amazonas de todas as idades, equitação apresenta diversos benefícios para a saúde física e mental Entre as diversas recomendações do Ministério da Saúde para uma infância mais saudável e ativa está a prática regular de esportes. Paixão não apenas dos adultos da Fazenda Boa Vista, a equitação também desperta o interesse da nova geração de associados. Agora sob administração da Hípica Talismã, as atividades ministradas na Escolinha de Equitação Fazenda Boa Vista não têm restrição de idade e não é necessário ser proprietário de um animal. Os cavalos da Talismã são preparados para alunos de todas as faixas etárias e níveis, e a programação inclui ainda equitação lúdica, com aulas baby class a partir dos três anos. Além de aumentar a concentração, tornando mais fácil os processos de aprendizagem, a prática contribui para a construção da autoestima, melhorando o desempenho da criança em atividades do dia a dia e o desenvolvimento da linguagem e comunicação. O cavalo ainda proporciona ao corpo movimentos tridimensionais, rítmicos e naturais, de maneira semelhante à marcha humana, aprimorando o equilíbrio, a postura, o controle motor, a mobilidade e as atividades funcionais. Os adultos também usufruem desses benefícios.


A proprietária Adriana Kok sempre incentivou que os filhos descobrissem novas habilidades esportivas e, logo que percebeu a paixão de Manuela pelo hipismo, a família como um todo motivou a jovem a seguir na modalidade. “A Manu começou nas aulas lúdicas da Escolinha de Equitação da FBV quando tinha de quatro para cinco anos e evoluiu muito rapidamente, até sermos orientados a procurar por cavalos que pudessem desenvolver melhor o seu potencial. Foi ótimo ela ter se identificado justamente com um esporte que é perfeito para a concentração e disciplina”, diz Adriana. Aos dez anos, Manuela Kok progrediu para as aulas individuais de hipismo com o instrutor Daniel de Picoli, do Centro Equestre Fazenda Boa Vista. “Após a queda de um cavalo, aos sete anos, fiquei sem montar durante um ano inteiro. Um dia, percebi que, quando montava, eu me encontrava e me sentia mais forte. E isso não acontecia comigo em nenhum outro esporte”, relembra Manuela, que agora conta com a parceria de Venâncio, cavalo adquirido por seus pais há três meses. A jovem associada, que hoje salta na categoria de 1,00 m, destaca que os pais e instrutores sempre a motivaram a se desafiar, ressaltando sua evolução e capacidade. “Nas aulas, eu aprendi a nunca desistir. Já levei outros tombos e sempre me senti encorajada a levantar e seguir em frente. Na vida, existem vários obstáculos e todos eles devem ser saltados, assim como no esporte”, finaliza a pequena amazona.

Experimente! As aulas da Escolinha Fazenda Boa Vista têm duração de 60 minutos e acontecem aos sábados, domingos, segundas-feiras e feriados, com valor de R$ 125,00. Rserve o seu horário pelo e-mail: agendamentos@apcfbv.com.br

Foto: Divulgação/Adriana Kok

INCENTIVO E DETERMINAÇÃO

Foto: Divulgação/Adriana Kok

Centro Equestre 61


62 Revista

Centro Equestre

Foto: Fontpress

CUIDADO CONSTANTE

Com o objetivo de garantir a integridade e a perfeita conservação dos pavilhões, mais uma melhoria foi concluída no Centro Equestre Fazenda Boa Vista. Executada pelo Departamento de Manutenção e Obras da Associação, a pintura das portas de madeira das cocheiras teve início em 1º de outubro. O processo, realizado anualmente, é essencial para a proteção das portas contra fungos e demais organismos xilófagos, como cupins e vespas. Toda a pintura foi feita com verniz marítimo, bastante resistente aos raios solares, vento e umidade. Além de proteger, o verniz também cria uma película fina e transparente, que proporciona brilho e realça o tom de madeira das portas. Os trabalhos foram finalizados em 25 de outubro. Atualmente, 70 cocheiras em três pavilhões estão à disposição dos animais de cavaleiros e amazonas do residencial.



Hashtag

Fotos: Divulgação/ Com.Paixão – Kids

64 Revista

ONG COM.PAIXÃO-KIDS Projeto atende com excelência crianças autistas carentes “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. A frase do físico Albert Einstein define o trabalho desenvolvido pelo empresário e associado da Fazenda Boa Vista Felipe Villela (Lipe) na Organização Não Governamental (ONG) COM.PAIXÃO-Kids. Há 13 anos, sua filha foi diagnosticada com esclerose tuberosa. A doença tem características de autismo e afeta as partes cognitivas, físicas e mentais, o que o motivou a pesquisar e estudar o assunto e a conversar com médicos e terapeutas da área. Todo esse conhecimento o levou a colocar em prática o projeto de ajudar crianças carentes com autismo, com foco na estimulação e em terapias hoje realizadas pela ONG, sediada no CIV-CO, na capital paulista. O CIV-CO é um coworking voltado ao atendimento social, com 58 ONGs e a premissa de fomentar a sinergia entre o trabalho desenvolvido por cada uma delas. Atualmente, a COM.PAIXÃO-Kids atende crianças na faixa etária de 0 a 13 anos. “A ideia é conscientizar pais, amigos e pessoas no geral sobre a maneira correta de lidar com os autistas. Por isso, há atividades regulares de uma escola especializada, além de terapias específicas, fonoaudiologia e muita socialização”, detalha Villela. Associados da Fazenda Boa Vista e nomes do meio artístico, cultural e esportivo apoiam a causa, como Emerson Fittipaldi, Gabriela Duarte, Marcos Cintra, Rubens Barrichello, Jack Vartanian, Cássia Ávila, Marcos Mion, Suzana Gullo e Isabella Suplicy. “Graças à dedicação e apoio de todos, em breve vamos expandir o trabalho com um espaço terapêutico para crianças dentro de um shopping em São Paulo”, promete Felipe.

Como participar Os interessados em apoiar a ONG podem entrar em contato com Felipe Villela no telefone (11) 94060.8078 ou e-mail lipe@compaixao-kids.com.br. Visite a página do COM.PAIXÃO-Kids no Instagram: @com.paixaokids





Fotos: : Fontpress

68 Revista


Social 69

PARA CRIANÇAS DE TODAS AS GERAÇÕES Dia das Crianças na Fazenda Boa Vista inova e entretém proprietários de todas as idades com circo e atividades diversificadas ao ar livre

Não é por acaso que o feriado do Dia das Crianças é um dos mais aguardados pela garotada da Fazenda Boa Vista: brincadeiras, guloseimas e atrações sempre muito especiais deixam o clima pra lá de animado. Unanimidade entre crianças e adultos, o universo lúdico do circo contagiou o residencial nos dias 12 e 13 de outubro. Oficinas temáticas e um espetáculo noturno caprichado transformaram a Sede Hípica em um verdadeiro picadeiro, repleto de cores, piruetas e gargalhadas. Além da programação especial circense para toda a família, os teens e adultos curtiram as atrações promovidas pela Associação no Complexo Esportivo, com destaque para o 8º Torneio de Futebol e o 8º Torneio de Duplas de Beach Tennis da Boa Vista. Outro ponto alto do feriadão, a Oficina de Tartarugas encantou os pequenos e seus papais no Kid’s Club, recheada de curiosidades e com ênfase na educação ambiental. Encante-se!


70 Revista

OFICINAS TEMÁTICAS

“Meus filhos adoraram, participaram das oficinas e ficaram na expectativa para a apresentação no circo. Foi ótimo!” Carol Pimenta


Social 71

“Atrações assim marcam o Dia das Crianças. Todos ficaram encantados com as cores e atrações.” Juliana Zuccas


72 Revista

Social

TARTARUGAS NO KID’S CLUB Com atividades que conectam a nova geração de associados ao meio ambiente, a SOS Ambiental reuniu uma turma curiosa e apaixonada no sábado, 13 de outubro, no Kid’s Club. A Oficina de Tartarugas possibilitou aos pequenos conhecerem os hábitos e características de diferentes espécies. Além do conhecimento compartilhado pela equipe da SOS, todos ainda puderam, com o auxílio de monitores, interagir com diferentes tartarugas, jabutis e cágados. A criatividade também rolou solta nos trabalhos manuais, com a montagem de coloridos ímãs em formato de tartaruga feitos com materiais reciclados.



74 Revista

RESPEITÁVEL PÚBLICO Poucas coisas conseguem despertar tanto encantamento quanto o universo do circo. Prova disso foi o sucesso das oficinas e do espetáculo do Circo Fazenda Boa Vista. As atividades reuniram inúmeros proprietários de todas as idades nos dias 12 e 13 de outubro. Em uma lona gigante armada na Sede Hípica, os associados aprenderam técnicas e truques com o auxílio de artistas profissionais. Seja no tecido acrobático ou solo, corda bamba, bola, perna de pau e nos tradicionais malabares, todos testaram suas habilidades e equilíbrio. “Eventos assim são superimportantes para despertar o lado lúdico das crianças. Minha filha tem dois anos e ficou maravilhada com as brincadeiras”, comenta o associado Thiago de Castro.


Social 75

Na noite de sábado, encerrando as atrações com “chave de ouro”, o Circo Fazenda Boa Vista preparou um espetáculo de cores e muita animação. A recepção ficou por conta da Banda Perna de Pau, que deu as boas-vindas ao público. Barraquinhas gourmet ofereceram deliciosas opções de comidas e bebidas, como hot dog, pastel, carne seca com queijo coalho no pão francês, minipizza, churros, sucos e refrigerantes. Para a alegria de toda a turma, pipoca e algodão doce foram servidos à vontade durante as oficinas e o espetáculo. Os shows de mágica, apresentações de equilibristas, acrobatas e contorcionistas prenderam a atenção da platéia, que interagiu e participou de brincadeiras com os artistas no picadeiro. Já os atrapalhados palhaços arrancaram gargalhadas dos associados, tornando a noite ainda mais agradável e divertida. Para a proprietária Fabiana Veloso, as atividades integraram a família de maneira enriquecedora. “A experiência que as crianças tiveram com o pessoal do circo foi muito legal. As atrações foram fora do comum, tiraram todos da rotina e fizeram com que nós, pais, também voltássemos à infância.”

“O Circo Fazenda Boa Vista foi uma experiência muito bacana, um lado lúdico que as crianças adoraram.” Suzana Novis

“Minhas filhas simplesmente adoraram as oficinas e o espetáculo circense!” Marcela Lucchesi


76 Revista

“Foi muito divertido. Minha filha brincou e participou de todas as atividades. Como no ano passado, ela adorou as atrações do circo.” Melissa Cavagnoli


Social 77

ESPETÁCULO DO BEM Sempre engajada em fazer o bem, a Associação Fazenda Boa Vista organizou uma ação de arrecadação de brinquedos na entrada do espetáculo circense, destinados a instituições beneficentes de Porto Feliz e região. Os proprietários, como de costume, abraçaram a iniciativa e doaram 180 brinquedos novos. Os itens serão entregues no Lar Casa Bela, instituição que acolhe crianças e adolescentes em Sorocaba, e no projeto Ararinha Azul, programa educacional e de recreação infantil de Porto Feliz. A Associação agradece a contribuição!


78 Revista

8ยบ TORNEIO DE FUTEBOL


Social 79

8ยบ TORNEIO DE DUPLAS DE BEACH TENNIS




Social

82 Revista

O RÉVEILLON PROMETE! Com recorde na venda de convites, Fazenda Boa Vista inicia contagem regressiva para a grande festa com muitas novidades para os associados

Festejar é tarefa prazerosa para a Fazenda Boa Vista. Afinal, nunca é demais celebrar os bons momentos e conquistas. Com a chegada do fim do ano, já estão a todo vapor os preparativos para a espetacular festa de Réveillon 2019, o maior evento do residencial. Com recorde de vendas de convites em relação ao mesmo período de 2017, a Associação já alterou o layout de mesas da grande festa de maneira a acomodar a todos com o máximo de conforto e privacidade. Vale lembrar que os convites são limitados e a compra antecipada garante prioridade na escolha de mesas, além de descontos especiais. A grande novidade deste ano fica por conta do novo local da festa: o Golf Club House. Além do intuito de inovar, considerando que muitos associados prestigiam a festa todos os anos, os diversos ambientes da Sede proporcionarão experiências variadas aos associados, favorecendo a interação. Nesse sentido, a Associação investiu em iluminação cênica com o objetivo de enriquecer ainda mais a decoração e valorizar o rico paisagismo do entorno. Em razão do sucesso no último réveillon, o cardápio do evento (à disposição para consulta no Atendimento ao Associado) levará novamente a assinatura da Rojo. A empresa investirá em sabores refinados da alta gastronomia para conquistar o paladar dos associados. A pista de dança será comandada por um DJ superanimado e, para as crianças e adolescentes, uma atração extra: a Área Kids, com serviço fulltime de monitoria. Sem hora para acabar, a festa começa às 21h do dia 31 de dezembro. Os convites incluem ceia completa, deliciosos drinques, caipirinhas de diversos sabores e cervejas. Os apreciadores de whisky, espumantes e vinhos podem levar um cooler com seus rótulos preferidos. Dê as boas-vindas a 2019 com as melhores energias. A tão esperada queima de fogos à meia-noite, no campo de golfe, promete ser um dos momentos mais especiais já proporcionados aos associados!

RESERVE O SEU CONVITE!

Confirme sua participação no Réveillon 2019 Fazenda Boa Vista junto ao Setor de Agendamentos do residencial: (15) 3561.9610, opção 1; agendamentos@apcfbv.com.br.



NATAL LUZ

FAZENDA BOA VISTA Vamos iluminar e colorir juntos a Fazenda Boa Vista para o Natal? A Associação preparou um incentivo extra para os associados: a primeira edição do Natal Luz, concurso que premiará a residência com decoração mais criativa e elaborada com um prêmio pra lá de especial. O vencedor será revelado durante o Réveillon 2019 Fazenda Boa Vista, em 31 de dezembro. Abuse da imaginação e participe!

Foto: Shutterstock.com

84 Revista


Fotos: Mariane Melo/Fontpress

Social 85

CALENDÁRIO DE MISSAS Acompanhe a agenda de celebrações no Centro Ecumênico Fazenda Boa Vista

Novembro: 17 e 24/11 (Sábados), às 16h. Dezembro: 01, 15, 22 e 29/12 (Sábados), às 16h.

Em razão de evento previamente agendado no Centro Ecumênico, excepcionalmente nesta data a missa será realizada na Sede Hípica: Dezembro: 08/12 (Sábado), às 16h.

Atendimento ao Associado Fazenda Boa Vista (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | atendimento@apcfbv.com.br


São Paulo | SP

8h de imersão em:

LIDERANÇA, ORGANIZAÇÃO, ESTRATÉGIA e EXECUÇÃO Uma maratona de conhecimento 100% aplicável. Uma coletânea dos grandes experts mundiais de gestão e liderança.

E muitos outros experts... Com uma metodologia comprovadamente eficaz e funcional, patenteada pelo Ph.D holandês Ben Tiggelaar.

P JimCOLLIN Pet TomPETERS


Mais de 19 mil líderes e executivos já impulsionaram suas carreiras. Agora, chegou a sua vez! Aprenda a orientar práticas e processos para o alcance de metas Estabeleça uma visão de futuro e oriente suas práticas com base nela Desenvolva e implemente uma lógica organizacional clara

PhilipKOTLER NS terDRUCKER S

Acesse

mbainoneday.com.br ou ligue:

(11)

3775-5333


Fotos: Fontpress

88 Revista


HALLOWEEN DE ARREPIAR Brincadeiras e diversĂŁo para todas as idades marcam a data, sempre muito aguardada pelos associados

Social Social 89 89


90 Revista

Bruxinhas, fantasminhas, vampiros, abóboras, capitão gancho, Harry Potter, astronautas e muitos outros personagens do universo infantil marcaram presença no animado Halloween 2018 da Fazenda Boa Vista. Realizada no feriado de 2 de novembro, na sexta-feira e no sábado, a celebração contou com baile temático - com direito a desfile de fantasias - e o tão esperado “trem fantasma”, que conduziu os associados na tradicional brincadeira de “doces ou travessuras” pelo residencial. O baile de Dia das Bruxas aconteceu na sexta-feira (2), no Golf Club House, especialmente decorado para a data com palhaços, morcegos e teias de aranha. Barraquinhas de algodão doce e sucos naturais permaneceram à disposição dos presentes durante toda a festa. A trilha sonora temática foi comandada por um DJ, e músicas como Thriller, de Michael Jackson, e Ghostbusters, do filme Os Caça-Fantasmas, agitaram a garotada. As atrações seguiram, comandadas pela equipe de recreação da Fazenda. Pinturas faciais e brincadeiras de múmia e morto-vivo garantiram o entretenimento de todos. O ponto alto da festa foi o desfile de fantasias. Os associados abusaram da imaginação e investiram em modelos criativos e, muitos deles, inusitados. Os vencedores foram agraciados pela Associação com troféus personalizados. “Buscamos inspiração nas caveiras mexicanas. Compramos maquiagens e eu e minhas pequenas reproduzimos as imagens em nossos rostos. Foi muito divertido e ficou incrível”, conta a associada Tatiana Ortolani que, juntamente com as filhas, ganhou o concurso.

“A festa foi linda e acho muito importante ter esses eventos para a integração das crianças.” Barbara Auler


Social 91

“Os eventos da Boa Vista são bem lúdicos e promovem a socialização dos pequenos.” Ana Oliva Troijo


92 Revista

“Achei a decoração incrível e as crianças curtiram bastante o Halloween na Fazenda.” Bianca Julien


Social 93

AQUI TEM DOCE! As brincadeiras continuaram no sábado (3). Com percurso pré-estabelecido pela Associação Fazenda Boa Vista, pais e filhos partiram do Kid’s Club a bordo de dois trens fantasmas para a tradicional brincadeira de “doces ou travessuras” pelas alamedas do empreendimento. Carrinhos de golfe dirigidos por associados - alguns deles decorados no clima do evento também seguiram o roteiro, espalhando ainda mais a diversão do Halloween pelo residencial. “Sempre participamos e meus filhos amam. Decoramos o carrinho e preparamos doces para entregarmos às crianças. É muito importante os pais também entrarem no clima da festa”, afirma a associada Sura Cukier Ferreira. Entusiasmados, os pequenos desceram a cada parada do trenzinho e foram recepcionados pelos proprietários das residências identificadas com a plaquinha “Aqui tem doces e gostosuras!” com muitas balas, chocolates, pirulitos e muitas outras guloseimas. “É muito emocionante ver a alegria das crianças. Elas vibraram com o evento!”, diz a associada Claudia MacDonald Bley do Nascimento. No ano que vem tem mais diversão!


94 Revista

Social

“É a segunda vez que participamos do trenzinho e é muito gostoso ver a interação entre as crianças.” Priscila Werner Mograbi



96

Revista

“É maravilhoso ver no Halloween a integração de todo o residencial e a reunião da garotada.” Guilherme Velloso


Social 97

“As crianças adoram o trenzinho e a brincadeira ficará para sempre na memória delas.” Thais Athayde de Moraes

“Além de toda uma superestrutura que foi disponibilizada, a atividade garantiu diversão única aos pequenos.” Carolina Scavazza


98

Revista

ESPORTE AO AR LIVRE Em paralelo às comemorações do Halloween, na sexta-feira (2) os associados tiveram uma nova oportunidade de aprender técnicas de beach tennis com o campeão mundial Marcus Ferreira. Realizadas nas quadras do Complexo Esportivo, as três clínicas foram experiências únicas para os 18 inscritos – foram 6 em cada turma. “A modalidade esportiva tem crescido muito na Boa Vista e conquistado cada vez mais praticantes”, comenta o atleta. Técnicas de empunhadura, maneiras de receber a bola e outros exercícios foram apresentados aos alunos, agregando muito aprendizado. “Foi a primeira vez que participei de uma clínica. Pratico beach tennis há três meses, informalmente, e aprendi fundamentos importantes para a evolução no esporte”, afirma o associado Eduardo Mufarej. O proprietário Marcos Lima também achou válido o conhecimento adquirido. “Jogo aos finais de semana e adorei aprender com um campeão. A principal lição foi a respeito da maneira correta de segurar a raquete e também sobre como receber a bola”, avalia Marcos. Outra novidade do feriado na Fazenda foi a oficina de bikes, oferecida no Centro de Manutenção do Golf 1. A equipe garantiu a revisão completa e gratuita das bicicletas dos interessados, com atenção especial para câmbios, freios e aros. Tudo para a comodidade e conforto dos proprietários.

Social



100 Revista

1º PRO-AM DE TÊNIS JHSF Torneio reuniu amadores e profissionais em um fim de semana com muito jogo e vibração nas quadras da Fazenda Boa Vista


Fotos: Divulgação/Joaõ Pires - Fotojump

Social 101

Experiência única para os associados da Fazenda Boa Vista, o 1º PROAM de Tênis JHSF contou com a presença de grandes nomes do tênis nacional e internacional. Realizado nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingo), nas quadras do Complexo Esportivo do residencial, o evento foi a oportunidade para tenistas amadores e convidados formarem duplas com profissionais – tanto na categoria masculina quanto na feminina –, garantindo muita disputa e aprendizado. Entre os grandes nomes do circuito nacional que marcaram presença no torneio, os destaques vão para Marcelo Melo, único brasileiro a alcançar o topo no ranking mundial de duplas ao vencer, em 2017, a final de Wimbledon e, recentemente, ao lado do polonês Lukasz Kubot, a conquistar o vice-campeonato de duplas do US Open, em Nova Iorque; e Bruno Soares, vencedor do Master 1000 de Cincinnati e campeão do Australian Open e do US Open em 2016. Outros renomados profissionais chamaram a atenção, a exemplo de Nicolás Lapentti, consagrado com os títulos de Roland Garros e do US Open em duplas com o brasileiro Gustavo Kuerten na categoria juvenil, em 1994; e André Sá, que já conquistou 11 torneios da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), sendo o terceiro brasileiro com maior número de títulos na categoria de duplas na história do tênis nacional. A chave feminina, por sua vez, foi prestigiada pelas medalhistas Andrea Vieira, Nathália Rossi e Patrícia Medrado. A numerosa turma do tênis do residencial compareceu em peso ao 1º PRO-AM de Tênis JHSF, desfrutando ao máximo da valiosa troca de experiências e habilidades com essa equipe de altíssimo nível. Paralelamente às disputas, foi promovida uma clínica no sábado para os amantes do tênis, também com excelente público.


102 Revista


Social 103

RUMO AO PÓDIO Foram dois dias de muito agito nas quadras rápidas e de saibro da Fazenda Boa Vista. Em meio a aplausos e muitos elogios por parte da torcida, a dupla campeã, formada por Victor Cunha e Júlio Silva, subiu ao pódio. Os tenistas Nicolas Massú e Luiz Severiano foram os vice-campeões. Na chave feminina, as jogadoras Paula Trabulsi e a tenista Luciana Tella levaram a melhor, e Marina Tavares e Fernanda Serur foram consagradas vices. A comemoração foi dada em grande estilo, em animada cerimônia de premiação, seguida por uma deliciosa confraternização entre amigos e familiares.


104 Revista

Social


Informe Publicitário 105

FIM DE ANO EM GRANDE ESTILO Com saborosas opções para deixar as festas ainda mais especiais, Armazém Boa Vista reúne os melhores fornecedores e produtos do mercado para atender aos proprietários Tradicionais por reunir toda a família, as festas de fim de ano estão entre as comemorações mais esperadas entre crianças e adultos. Para celebrar esse momento tão significativo e encantador, o Armazém Boa Vista oferece opções requintadas de champagnes, vinhos, bolos e doces para deixar suas celebrações ainda mais saborosas. O empório conta ainda com uma variedade de produtos nacionais e importados para montar belas cestas presenteáveis. Durante as férias, os associados também podem saborear os delícias do cardápio no almoço e no jantar.

PARA ADOÇAR A CEIA Um dos pratos mais aguardados da ceia, a sobremesa das festas de Natal e Ano Novo é o ponto alto das celebrações. Feitos com os melhores ingredientes e muito afeto, os bolos de banana com nozes, coco e leite ninho, da Bolo à Toa, estão disponíveis no Armazém Boa Vista. Outra sobremesa que remete aos finais de semana na casa da vovó é o clássico pudim. Com releituras originais e uma verdadeira alquimia da loja especializada O Pudim, o doce está disponível no Empório nos sabores chocolate belga, fava de baunilha e doce de leite argentino.

CESTAS PERSONALIZADAS Para quem deseja presentear familiares e amigos com algo original e escolhido com carinho, o Armazém dispõe de produtos nacionais e importados, como amêndoas, biscoitos, bolos, vinhos, massas, patês e petiscos para compor uma linda cesta presenteável.

UM BRINDE ESPECIAL Com acesso às melhores bebidas do mundo, o Armazém Boa Vista traz uma carta incomparável de vinhos e champagnes Barons de Rothschild para os proprietários do residencial.

Funcionamento: quartas-feiras, das 13h às 17h, quintas-feiras, das 9h às 17h, sextas-feiras, das 9h às 19h, sábados, das 9h às 19h, e domingos, das 9h às 17h. Encomendas, com delivery nas residências, por telefone e WhatsApp (15 99800.5445). APOIO

(11) 4314-8625 www.fevertreebr.com.br

(11) 3383-9300 | (15) 99782-5933 lapastina.com

(11) 3723.7777 tirolez.com.br


106 Revista

Social

FERIADÃO RECHEADO DE ATRAÇÕES Novembro ganhou um feriado prolongado daqueles na Fazenda Boa Vista! Serão seis dias – de 15 a 20 de novembro – recheados de atividades para todas as idades e perfis. Vamos nessa?

PARA TODA A FAMÍLIA ATIVIDADE

DATA E HORÁRIO

LOCAL

2º BOA VISTA OPEN AIR

16 E 17 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA E SÁBADO), ÀS 19H30

SEDE HÍPICA

SHOW COM A TURMA DO MICKEY

17 (SÁBADO) DE NOVEMBRO, ÀS 16H

SEDE HÍPICA

ESPORTES

1º TORNEIO DE FOOTGOLF FBV ATIVIDADE

DATA E HORÁRIO

LOCAL

ABERTURA

15 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA), ÀS 15H

COMPLEXO ESPORTIVO

PRIMEIRA FASE CLASSIFICAÇÃO DE 16 ATLETAS

16 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA), ÀS 15H

COMPLEXO ESPORTIVO

SEGUNDA FASE CLASSIFICAÇÃO DE 8 ATLETAS

17 DE NOVEMBRO (SÁBADO), ÀS 15H

COMPLEXO ESPORTIVO

GRANDE FINAL

18 DE NOVEMBRO (DOMINGO), ÀS 15H

COMPLEXO ESPORTIVO

TÊNIS, FUTEBOL E BEACH TENNIS ATIVIDADE

DATA E HORÁRIO

LOCAL

TORNEIO DE TÊNIS*

DE 15 A 18 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA, SÁBADO E DOMINGO)

COMPLEXO ESPORTIVO

TORNEIO DE FUTEBOL

16 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA), ÀS 9H

COMPLEXO ESPORTIVO

TORNEIO DE BEACH TENNIS

19 DE NOVEMBRO (SEGUNDA-FEIRA), ÀS 16H

COMPLEXO ESPORTIVO

*Os horários das partidas de Tênis serão previamente enviados aos competidores.



Revista

TUDO FRESQUINHO Feirinha da Fazenda leva aos associados grande variedade de verduras, legumes e frutas, com bons preços

Fotos: Fontpress e Divulgação/Feirinha da Fazenda

108

Não há nada melhor do que saborear alimentos saudáveis, saborosos e frescos. Toda essa experiência pode ser desfrutada pelos associados da Boa Vista na Feirinha da Fazenda, realizada na Sede Hípica às sextas-feiras, das 13h às 17h, aos sábados, das 8h30 às 13h, e aos feriados e férias, em horários especiais. A variedade de produtos com diferentes cores e aromas chama a atenção de todos que passam por lá. Além da qualidade dos itens criteriosamente selecionados pelos feirantes responsáveis, Sonia Maria da Silva e Everton Cardoso da Silva, a praticidade e o atendimento atencioso conquistam clientes fiéis. “Semanalmente, faço as encomendas e recebo tudo fresquinho em minha residência na Fazenda, sem a necessidade de trazer compras de São Paulo. Além dessa facilidade, os profissionais prestam um atendimento personalizado e atento às necessidades de cada cliente. Certa vez, queria comer blueberry e eles trouxeram para mim”, conta a associada Carolina Rocco.


Serviços 109

A paixão por cozinhar para os familiares e amigos aliada à busca por uma alimentação saudável faz do associado Luiz Claudio Mattos de Aguiar um frequentador assíduo da Feirinha. “É muito gostoso poder escolher as verduras, legumes e frutas. Em São Paulo, devido à correria e às longas distâncias dos supermercados, não consigo ter esse momento prazeroso. Já na Boa Vista consigo fazer essa compra consciente e de alta qualidade”, diz Aguiar. Além da Feirinha na Sede Hípica, os associados interessados podem fazer suas encomendas até quinta-feira, por telefone e WhatsApp, com entrega nas residências. O pagamento é feito em dinheiro, cheque ou transferência bancária.

Feirinha da Fazenda Local: Sede Hípica Funcionamento: sextas-feiras, das 13h às 17h; sábados, das 8h30 às 13h: feriados, pontes e férias, em horários especiais – acompanhe nos e-mails enviados às quintas-feiras pelo Atendimento ao Associado. Encomendas: (15) 99770.7251 e (15) 99626.9258 (WhatsApp). Pagamento em dinheiro, cheque ou transferência bancária.


110

Revista

Serviços

INSTAGRAM DA BOA VISTA Dicas de atividades e muita descontração dão o tom do novo Instagram da Fazenda Boa Vista

A comunicação interna da Fazenda Boa Vista tem um novo canal de interação com o associado. O novo Instagram do residencial destaca os principais eventos e atividades sociais com lembretes da programação de esportes, lazer e tudo mais que acontece de melhor no empreendimento.

JÁ ACESSOU?

@ASSOCIACAOFBV



112

Revista

AGENDA

A Fazenda Boa Vista oferece uma gama diversa de serviços, conveniências e atividades aos proprietários. A Revista te ajuda a se organizar!

Fazenda Boa Vista Clube de Golfe Funcionamento: todos os dias, das 7h ao pôr do sol | Serviços: aulas e torneios abertos a associados | Agendamentos: (11) 3198.8340 | (15) 99713.6252 e 7836.7052 | piopastore@apcfbv.com.br. Hotel Fasano Boa Vista Funcionamento: 24 horas |(15) 3261.9900 | frontdesk.fbv@fasano.com.br. Spa Fasano Boa Vista Agendamentos: (15) 3261.9902 | recepcao.spabv@fasano.com.br. Centro Equestre Funcionamento: quarta a domingo, das 7h às 18h; feriados, das 7h às 18h; segundas feiras, das 7h às 13h; fechado às terças-feiras | Serviços: locação mensal de baias, aulas de equitação e passeios de charrete pelo residencial | Agendamentos: (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | agendamentos@apcfbv.com.br. Quadras de Tênis Funcionamento: quarta a domingo, das 8h às 20h | Serviços: aulas de tênis e rebatedor | Agendamentos: (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | agendamentos@apcfbv.com.br. Fazendinha Funcionamento: segunda a quinta, das 7h às 17h; sexta, sábado e domingo, das 7h às 18h | (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448. Pães e jornais Todos os finais de semana e feriados | Encomendas até às 15h das sextas-feiras ou vésperas de feriados: (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448 | agendamentos@apcfbv.com.br | Retirada no Atendimento da Associação, a partir das 7h30. Armazém Boa Vista Funcionamento: quartas-feiras, das 13h às 17h; quintas-feiras, das 9h às 17h; sextas-feiras e sábados, das 9h às 19h; domingos, das 9h às 17h. Encomendas, com delivery nas residências, por telefone e WhatsApp: (15) 99800.5445. Sinhá Casa Boa Vista Funcionamento: quinta-feira, das 10h às 17h, sexta-feira e sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 17h | (11) 98388.0004 (WhatsApp). Horta Funcionamento: sextas, sábados, domingos e feriados, das 7h às 11h e das 13h às 17h | (15) 3261.9610 e (15) 99627.9448. Feirinha da Fazenda Funcionamento: sextas feiras, das 13h às 17h; sábados, das 8h30 às 13h; feriados, emendas e férias, em horários especiais – Acompanhe nos e-mails enviados às quintas-feiras pelo Atendimento ao Associado | Local: Sede Hípica

Serviços


CONFORTO, BELEZA E PRATICIDADE DENTRO DA FAZENDA BOA VISTA

LOCALIZADO NO SPA FASANO BOA VISTA Spa (15) 3261-9902 | (15) 99746-7500 Cortes masculino, feminino e infantil|Químicas em geral|Manicure|Pedicure|Podologia|Depilação


Momento Associação

Revista

Foto: Fontpress

114

SEGURANÇA E TRANQUILIDADE Refúgio para associados aos finais de semana e feriados, a Fazenda Boa Vista é um oásis de serenidade e de preservação ambiental no interior de São Paulo. Características como essas fazem do empreendimento uma referência de tranquilidade, bem-estar e convívio cordial. Para que estas continuem sendo as marcas registradas do empreendimento, algumas regras fundamentais se fazem necessárias, como o respeito ao volume de ruídos nas celebrações realizadas nas residências. A Fazenda Boa Vista é o local ideal para festas e reuniões, mas vale cumprir o limite de 40 decibéis, entre 7h e 22h, e de 35 decibéis, das 22h às 7h. Se tiver dúvidas em relação ao volume do som, contate o Centro de Controle de Operações (CCO: 15 3261.9626), que está à inteira disposição para auxiliar aos associados, 24 horas por dia. Seja qual for o horário ou a ocasião, o bom senso e o respeito aos vizinhos devem prevalecer. Outro ponto de extrema importância, relacionado à segurança, diz respeito aos veículos motorizados, em especial as bikes, motos e patinetes elétricos. Diante dos riscos de acidentes graves, os proprietários devem atentar para o uso dos equipamentos de segurança, sobretudo o capacete, bem como para o respeito às regras de trânsito vigentes nas dependências da Fazenda Boa Vista. É necessária máxima atenção não somente quanto ao limite de velocidade de 30 km/hora, mas para as placas de sinalização de trânsito distribuídas pelo empreendimento. Não deixe de checar sempre a mão correta das vias. Em relação à velocidade máxima permitida, chama a atenção o aumento significativo no número de infrações registradas nos últimos três meses, principalmente envolvendo prestadores de serviço. Esse fato denota a falta de cuidado e o desrespeito ao tema, de suma importância para a segurança de toda a comunidade. Todo cuidado é pouco. Faça a sua parte! Cordialmente, Camilo Lellis Diretor-Presidente da Fazenda Boa Vista



#RememberSenna

TAG HEUER CARRERA SENNA SPECIAL EDITION Ayrton Senna is celebrated as the most influential driver in the history of Formula One. He was never intimidated by the expectations of others, because his were even higher. He forever embodies the TAG Heuer motto - Don’t Crack Under Pressure.

Boutique TAG Heuer São Paulo: Shopping Cidade Jardim (11) 3198-9458 Rio de Janeiro: Shopping Village Mall (21) 3252-2846 https://store.tagheuer.com/


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.