1 minute read

ALGUNS FATORES DE RISCO AO CÂNCER DE PELE

Pele Clara

Pessoas com menos pigmento (melanina) na pele têm menos proteção contra as radiações UV.

Advertisement

Idade

Pessoas mais velhas têm mais propensão a apresentar os carcinomas basocelulares e espinocelulares, pela exposição acumulada ao sol ao longo dos anos.

Queimaduras de repetição

Queimaduras solares antes dos 18 anos de idade aumentam o risco de desenvolvimento de câncer cutâneo, especialmente o melanoma.

Imunossupressão

Pessoas tratadas com medicamentos que suprimem severamente o sistema imunológico, como pacientes transplantados, têm um risco maior de desenvolver câncer de pele, principalmente o tipo espinocelular.

Tabagismo tem alterações nos genes supressores de tumor, como CDKN2A (também conhecida como p16) e CDK4, que os impedem de controlar o crescimento celular. Assim, para resumir: a exposição solar tem papel essencial no aparecimento do câncer de pele basocelular, espinocelular e melanoma, mas o componente hereditário é mais forte neste último.

As pessoas que fumam são mais propensas a desenvolver câncer de pele basocelular, especialmente nos lábios.

Aproveitando: todo ano a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a Campanha Nacional do Câncer de Pele. Qualquer pessoa pode ser atendida pelos nossos profissionais, mas as vagas são limitadas. Neste ano, os atendimentos serão realizados no HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), no dia 7 de dezembro, em parceria com cirurgiões plásticos.

Qual a idade ideal para a pessoa começar a dedicar algum momento do dia especificamente para cuidar da pele?

A utilização do filtro solar deve ser feita desde a infância. Cuidados específicos em relação à prevenção do envelhecimento devem ser intensificados a partir dos 20 - 25 anos, quando a produção de colágeno cai cerca de 0,5 a 1% ao ano.

Hoje estamos vendo muitos tratamentos estéticos para retardar o envelhecimento da pele. As mulheres, principalmente, estão cada vez mais jovens. O que você considera o limite ideal entre o saudável/ aceitável e o exagero? Tem algum “sinal” pra que a pessoa não vire uma “viciada em procedimentos”?

Aí entra o bom senso do médico e o equilíbrio psicológico tão necessário quando se inicia a realização de procedimentos cosméticos. Tudo é uma questão de bom senso e harmonia.

E, pra fechar, se você pudesse deixar 3 conselhos para a “humanidade”, relacionados à pele e a envelhecer bem, quais seriam?

✓ Ame sua pele e se aceite como você é, suas imperfeições podem fazer parte do seu charme.

✓ Cuide de sua pele: use produtos apropriados, utilize o filtro solar diariamente, faça uma vez por ano check up na dermatologista.

✓ E procure ajuda em procedimentos estéticos quando chegar a sua hora. Você com certeza consegue prolongar sua juventude, olhar-se no espelho e ficar mais feliz com o que vê.

This article is from: