Revista BSteen - Edição Online - Maio 2020

Page 1

SPOTLIGHT (ALVERCA) MUGE (BENFICA DO RIBATEJO)

ano 12

mensal

nº 149

maio 2020

Distribuição gratuita

FOTO: ©Vectorpouch on Freepik

// NOTÍCIAS

BSTEEN.REVISTA

maio2020.indd 1

08/04/2020 00:41:06


// KRÓNICA

A IGREJA NÃO É A UBER EATS Hoje está quase tudo à distância de um clique. Através das aplicações do teu smartphone podes comprar quase tudo, de quase todo o lado… haja dinheiro! É tudo mais cómodo, prático e rápido. Por exemplo, chega-se a casa e não há vontade de cozinhar, então vamos lá pedir o jantar através da Uber Eats… ou de outra aplicação do género. É fácil. Escolhes o menu que queres e minutos depois lá está o motorista à porta com o teu pedido. Era tão bom que fosse tudo assim: ao nosso ritmo, como nós queremos e o que nós queremos…, mas, na realidade, a vida não é assim… nem a nossa vida espiritual e muito menos a igreja. Tal como lá em casa os teus pais não te dão bife com batatas fritas a toda a hora, e tens que comer peixe cozido e sopinha, além da fruta, assim é na nossa dieta espiritual. Precisamos de comer de tudo o que a Palavra de Deus tem para nós… não só aquilo que gostamos de ouvir, nem apenas escutar porque é o pregador XPTO, mas porque é a Palavra de Deus. Paulo dizia a Timóteo “(…) toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir, para nos instruir no caminho da justiça; para que todo aquele que pertence a Deus seja reto e perfeitamente habilitado a executar o que é bom.” (2 Timóteo 3:16,17, OL) Agora imagina-te a comer fast-food a vida toda. Pode saber bem durante uns tempos, mas mais tarde ou mais cedo, vais sentir os efeitos no teu corpo. O mesmo acontece na tua vida cristã e na igreja. Pregações de frases-feitas, falta de ensino profundo da Palavra de Deus, e pregações de 5 minutos são a receita para uma alimentação deficiente que vai trazer mazelas à tua saúde espiritual. Precisas passar para outro nível!

ANA RAMALHO ROSA DIRETORA - ADJUNTA DE PUBLICAÇÕES COORDENADORA AD.J – DEPARTAMENTO JUVENIL

2 maio2020.indd 2

CONVENÇÃO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

FOTO: © Thom

Vamos estudar mais a Palavra, aprender e “devorá-la” no bom sentido, para que possamos ser transformados pelo Espírito Santo, praticá-la e ensiná-la aos outros – sem diluir nem falsificar.

Holmes on Unsplash

O problema não é de hoje. “Porque ao tempo que são cristãos deviam até poder já ensinar outros. Mas ao contrário precisam de quem vos ensine as primeiras coisas da revelação de Deus. Vocês fizeram-se como criancinhas que só podem beber leite, e não alimento sólido. Ora, quando uma pessoa ainda se alimenta só de leite, é como um bebé e ainda não está capaz de ter experiência de coisas que a justiça de Deus exige. Mas o alimento sólido é para os que adquiriram maturidade, e que em resultado do exercício das suas faculdades são capazes de distinguir o bem do mal.” (Hebreus 5:12-14, OL)

EM PORTUGAL

08/04/2020 00:41:12


FOTOS: © Margarida Bernardo

// REPORTAGEM

O QUE É O SPOTLIGHT? O Spotlight é uma reunião de jovens que a ADAlverca realiza de 15 em 15 dias, tem como principal objetivo o conhecimento mais aprofundado da Bíblia e a união entre os jovens. No final de cada Spotlight temos sempre o nosso tempo de convívio, pelo qual há sempre uma equipa responsável. A estes momentos chamamos Spotlight porque a igreja deve ser um espaço de luz e nós devemos ser a luz que ilumina a escuridão. No passado dia 15 de fevereiro, tivemos a nossa reunião onde estiveram presentes alguns alunos do MEIBAD e o seu Diretor, pastor Paulo Gomes que dirigiram a reunião. Iniciaram o Spotlight com uma mímica sobre histórias bíblicas, apresentaram-se e apresentaram o instituto. O aluno Daniel deu o seu testemunho acerca da chamada de Deus, do seu propósito e concluiu dizendo “Deus só te usa se quiseres, pois Ele já te chamou!” A aluna Raquel deu o seu testemunho sobre servir e realçou que “Deus não olha para o exterior, olha para o coração” e terminou afirmando “É esgotante servir, mas, no final, compensa.” De seguida, a Ana, também aluna do MEIBAD, falou acerca do dia-a-dia no instituto. Referiu que fazem devocionais diários e têm o seu tempo de aulas na parte da manhã e que na parte da tarde fazem trabalhos práticos para proporcionarem boas condições ao instituto. Explicou, também, que o MEIBAD desenvolve o caráter cristão dos seus membros e serve para impactar vidas. O pastor Paulo Gomes explicou que no instituto fazem várias visitas de estudo, viagens e cultos missionários e visitas às igrejas nacionais. O pregador da reunião foi o Pedro (aluno do MEIBAD), falou sobre três histórias bíblicas, que se encontram em Génesis. Falavam, todas, de pessoas do bem que haviam sido traídas ou injustiçadas. Após isto, o Pedro fez três questões, à primeira,

maio2020.indd 3

“O que fazer?”, ele destacou uma frase “Devemos abraçar a maturidade”, pois só com maturidade é possível ouvir a voz de Deus (1 Coríntios 13:11). À segunda pergunta, “Onde quero chegar?”, o pregador explicou que o importante não era obter respostas, mas resultados, ou seja, não faças perguntas, faz o necessário para chegares onde Deus quer que chegues (Filipenses 4:12-13). E, por fim, à terceira questão, “Como fazer?”, o Pedro disse que não é possível que não tenhas tempo para Deus, pois “Se tens tempo para outras coisas, tens tempo para Deus”. Concluiu a pregação afirmando que orar apenas na face do problema não resolve nada, mas se o fizeres continuamente Deus ajudar-te-á. Para nós fica uma pergunta fina: “Onde está o meu nível de maturidade e de intimidade com Deus?”

MARTA CÁRDIGA Alverca do Ribatejo

3 08/04/2020 00:41:20


O AMOR E CUIDADO DE DEUS Olá! O meu nome é João Danfá e tenho 27 anos. Moro na Covilhã e queria partilhar um pouco da minha história que não é muito diferente da história da minha mãe. Ambos ficámos órfãos muito cedo: ela perdeu o pai antes de nascer e a mãe morreu no parto e eu perdi o meu pai com 2 anos e a minha mãe com 13. A vida nunca foi fácil para mim. Na vila onde eu vivia passei por muitas coisas e hoje vou contar-vos algumas delas. Eu costumava cuidar do gado a 10km, de segunda a domingo, e podiam passar dias apenas com uma refeição por dia, jantava e pouco mais. Os donos do gado não me compravam sapatos, nem roupa etc. Cuidava do gado, lavrava o campo, limpava o mato, só em troca da minha pouca alimentação. No mato, o gado era minha responsabilidade e se os animais pisassem algum campo cultivado ou comessem o cultivo de alguém, eu era punido mesmo que a culpa não fosse minha. Perante esta situação, o meu tio que era missionário na Gâmbia, decidiu levar-me para lá. Na minha ida para a Gâmbia, lembro-me que a minha mãe me acompanhou até uma certa distancia e disse-me: “vai em paz, mas quando voltares, não me vais encontrar!” Na altura, parei e fiquei a pensar como tal seria possível já que ela era tão nova. Mas assim que lá cheguei, recebi a notícia da sua morte. Na Gâmbia, passámos fome e chegávamos a ficar dois dias seguidos sem comer. Nessa altura, conheci um missionário Suíço que viria a desempenhar um papel importante na minha vida. Deus já estava a trabalhar no meu futuro e no meu propósito. Entretanto, precisei voltar para Guiné-Bissau e viver tudo de novo. Um dia encontrei o tal missionário Suíço no Facebook. Ele perguntou-me sobre a escola, eu disse-lhe que

// ID

não podia estudar porque as escolas públicas estavam em greve e ele disse que me ajudaria a entrar numa escola privada. E assim fez. Mais tarde, orando pela minha vida, sentiu-se dirigido a apoiar-me para viajar e estudar em Portugal. Ele não tinha dinheiro suficiente para suprir todas as minhas despesas, mas avançou pela fé, porque uma coisa sabia: Deus tinha falado com ele e ele precisava obedecer. Foi, assim, que eu vim parar ao MEIBAD. Não falava português, mas fiz amizades fundamentais para o meu crescimento e desenvolvimento. Conheci um aluno do terceiro ano que foi ponte para eu conhecer aquela que é hoje a minha família em Portugal.

ELE MUDOU A MINHA HISTÓRIA. ELE PODE MUDAR A TUA!

TOMA ATENÇÃO!

4 maio2020.indd 4

FOTO: © Notavandal on Unsplas

Quando pensas em Deus, o que é que te passa pela cabeça? Pensas em tudo o que Ele já fez por ti? Ou pensas em tentar perceber quem Deus é? Por vezes, pensamos no tamanho do Seu amor e não temos outra alternativa a não ser colocar tudo isso dentro de uma caixinha que se chama “compreensão humana”. Imaginem o Deus da Bíblia. Ele é muito maior e mais poderoso do que conseguimos ler ou entender. E isso muda tudo na nossa compreensão da Sua pessoa. Às vezes, procuramos tanto o sobrenatural e fantástico de Deus, que nos esquecemos que o mais espetacular é a maneira tão discreta e carinhosa como Ele cuida e fala connosco todos os dias. O desafio é conseguir vê-Lo nos pormenores do dia a dia. Mas estes três pontos vão-te dar uma ajuda: 1 - Fica atento aos desafios que Deus te coloca: Por vezes os desafios de Deus passam-nos ao lado, porque achamos que não temos capacidade para eles. Quando pensamos neste assunto, é importante esclarecer que Deus nunca chamou pessoas perfeitas para O servir. Veja-se Abraão que é um dos exemplos de que Deus usa quem quer, como quer, inclusive aqueles que se considerariam incapazes. Eu e tu estamos dentro deste conjunto de pessoas incapazes que Deus quer usar e tem desafiado. A questão é que Deus só te usa na medida em que confias na Sua escolha. Não adianta gritar “Usa-me Senhor!” e não acreditar nisso.

08/04/2020 00:41:22


// HISTÓRIAS COM ROSTO

Acolheram-me, cuidam de mim desde então e foram as primeiras pessoas na minha vida de quem ouvi as palavras: “Amo-te”. Isto foi muito importante para mim. Eles são uma grande bênção na minha vida. Deus usa-os para me encorajar e me fazer sentir amado. Eu sou a prova viva de que Deus cuida dos órfãos. Hoje sou casado com uma mulher fantástica. Estamos os dois a servir na AD da Covilhã como obreiros estagiários e temos uma Igreja que cuida de nós. Vejo a fidelidade de Deus em cada detalhe da minha vida. Ele promete nunca nos abandonar nem deixar. Ele mudou a minha história. Ele pode mudar a tua! Não importa quão difícil tem sido esse caminho! Olha onde cheguei sem dinheiro, sem falar a língua, sem pais. Deus é maravilhoso e está completamente interessado em consertar a nossa vida e presentear-nos com um novo caminho.

JOÃO DANFÁ, Covilhã

2 - Fica atento à fidelidade de Deus: Abraão duvidou e falhou muitas vezes; quis encontrar uma solução rápida e prática para um problema familiar com o seu sobrinho (Génesis 13:8) e não aguentou a espera impaciente do cumprimento da promessa (Génesis 16:2), entre outras situações. Sim, depois de ser chamado continuou a ser imperfeito. A estrada da maturidade da fé é cheia de percalços e todos estão sujeitos a falhar. É importante perceber que Deus permanece fiel. Estar atento à fidelidade de Deus e confiar Nele até nas pequenas coisas é algo que só um relacionamento próximo pode criar. Afinal como confiar em alguém que não conheço? 3 - Fica atento aos miminhos de Deus: Apesar das nossas falhas e dúvidas, Deus dá-nos motivos para confiarmos Nele, os tais miminhos que, por vezes,

maio2020.indd 5

esquecemos de agradecer e achamos vulgar. Mas não são. Deus anima-nos e dá-nos força, como fez com Abraão. Ele prometeu-lhe uma descendência como as estrelas do céu (Génesis 15:5); Abraão foi “chamado o amigo de Deus”; e tantas outras coisas que podemos ler na Bíblia.

(.. ) ELE CUIDA E FALA CONNOSCO TODOS OS DIAS. O facto de não nos darmos ao trabalho de registar o nosso dia a dia faz com que muitas coisas se percam na correria que vivemos. Se nós estivéssemos atentos aos pormenores de Deus, quando Ele nos anima ou fala connosco, era mais fácil ver que Ele está sempre presente. Os

pormenores mudaram Abraão. Estares atento aos pormenores pode fazer a diferença. Sê grato a cada dia por aquilo que Deus faz, mas, acima de tudo, por aquilo que Deus é na tua vida. Consideraos uma preparação para o dia da prova. E se estiveres atento vais poder dizer: Deus já fez, já cuidou, porque não haveria de continuar a ser o que sempre foi? Deus é fiel. E tu? Estás atento aos pormenores?

TÂNIA PINTO,

Coordenação DIN – Departamento Infantil Nacional CADP Professora - Porto

5 08/04/2020 00:41:23


FOTO: ©Vectorpouch on Freepik

// KAPA

Não sei se vives num apartamento ou numa vivenda. Em ambos os casos, alguém teve de projetar e construir a tua casa, certo? A construção de uma casa segura para habitação envolve primeiro que tudo ter um terreno, em seguida gastar muito tempo a preparar o projeto, fazer muitos cálculos, verificar se tudo está bem e só depois partir para a sua execução. A construção inicia-se com a vedação do terreno, depois escava-se, coloca-se as fundações, os pilares, as lajes, as vigas e, por fim, podemos colocar a cobertura e as paredes. Não é uma tarefa fácil, simples ou rápida e geralmente convém ter profissionais a tratarem do assunto.

DEUS AMA-TE E PREOCUPA-SE CONTIGO (.. ) A construção de uma vida feliz e com propósito é muito mais difícil do que construir uma casa segura. A nossa vida é como o terreno da habitação. Para construirmos algo que nos agrade necessitamos de perceber o que pretendemos e aquilo que nos faz verdadeiramente bem. Por outras palavras temos de refletir sobre as nossas opções, decisões a tomar e vedar a nossa vida às más influências e a tudo o que é tóxico, todavia tudo isto poderá ser em vão se não tivermos bons fundamentos. A estabilidade da nossa vida será débil se a base onde ela assenta também for. A base onde cada casa está construída faz toda a diferença na sua segurança, principalmente quando esta é posta à prova. Quando a vida nos corre bem a solidez dos nossos fundamentos não é testada, isso pode dar-nos uma sensação

6

maio2020.indd 6

de segurança que não é real. A estabilidade dos nossos alicerces só será provada nos tempos de adversidade e, nessa temporada, o fundamento sob qual tens contruído a tua vida será colocado à prova. Se ele for forte, estável e seguro vais resistir perante temporadas difíceis e mesmo nesses momentos vais conseguir ser feliz e prosseguir com confiança. Se for fraco, instável e inseguro, dificilmente te conseguirás recompor e vez após vez vais fracassar, entrando num ciclo de medo, falta de confiança e infelicidade. Parece que não é mesmo tarefa fácil. A vida é complexa e não veio com manual de instruções, não é mesmo?! Bem, eu tenho uma boa notícia para ti: a história de não haver manual de instruções não é totalmente verdade e também não precisas tentar construir a tua vida sem o auxílio de um verdadeiro profissional habituado a construir, a remodelar e a reconstruir vidas. O manual que te

08/04/2020 00:41:34


RUI TIAGO REIS

FOTO: ©Vectorpouch on Freepik

O Rui Tiago Reis está quase, quase a terminar o Curso de 3 anos do MEIBAD. Ele é de Tomar, onde serve com a sua mulher, Claudia Canelas dos Reis, na área de jovens e adolescentes.

quero apresentar chama-se Bíblia e lá encontrarás as bases que necessitas ou o teu “extreme makeover”, bem como todas as indicações para entrares em contacto com Jesus, o único que viveu uma vida perfeita. Deus ama-te e preocupa-Se contigo ao ponto de deixar a Sua Palavra registada, para te guiar nas mais diversas fases da tua vida, a Bíblia. Este livro revela o amor de Deus por toda a humanidade, mas também nos ensina como viver uma vida com propósito. A Bíblia também te vai dar a conhecer Jesus, se admitires que precisas de ajuda para construíres uma vida que te satisfaça. Ele não te abandonará nos tempos mais difíceis e poderá reconstruir a tua vida mesmo quando parecer que não há solução, caso escolhas aceitar os seus conselhos. No Evangelho de Mateus Jesus disse “Todo aquele, pois, que ouve estas

maio2020.indd 7

A BÍBLIA TAMBÉM TE VAI DAR A CONHECER JESUS (.. ) minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia” (Mateus 7:24,26; ARA). Podes ter dificuldade em aceitar ou preferir continuar a tentar por ti mesmo, mas o único fundamento realmente sólido e seguro sobre o qual podes e deves construir a tua vida é em Jesus.

Se reconheceres a necessidade de Ele transformar a tua vida e começares a aplicar os seus ensinos, a tua vida nunca mais será igual e serás sábio como o homem prudente. Se viveres sobre outro fundamento serás como o homem insensato, a tua vida ruirá perante os desafios e problemas que enfrentares mais tarde ou mais cedo. Se não acreditas no que te estou a dizer lê os Evangelhos, analisa a vida de Jesus, vê as vidas que foram transformadas por Ele. Vê os resultados da aplicação dos seus conselhos e tira as tuas próprias conclusões. Não te peço para confiares em mim, mas convido-te a experimentares por ti mesmo, já deves ter tentado de muitas maneiras certo?! Porque não Lhe dás uma oportunidade? Talvez descubras que a vida é muito melhor de ser vivida do que pensavas.

7 08/04/2020 00:41:35


//REPORTAGEM

ATIVIDADES EM MUGE (BENFICA DO RIBATEJO) A área de Muge (Benfica de Muge) tem tido várias atividades ao longo do ano, com o envolvimento dos jovens e adolescentes. Nesta notícia damos-te a conhecer duas dessas atividades! SOM JOVEM 2019 No passado dia 2 de novembro a igreja Assembleia de Deus em Muge organizou mais uma vez o seu evento anual, o Som Jovem. Tal realizou-se no Mercado de Cultura, na vila de Marinhais, e teve como tema “Aviva-nos, Senhor!”. Pela manhã, realizou-se um culto com o pastor convidado, Marco Oliveira, da Assembleia de Deus em Azambuja e da Equipa AD.J, que falou acerca do tema do evento falando da nossa missão como igreja, de que precisamos alcançar os outros para Cristo e que o avivamento começa em cada um individualmente. No fim, os jovens presentes foram desafiados a querer comprometer-se em ser luz e levar o Evangelho aos outros com amor. À noite, depois de almoço e tarde de convívio, o grupo de louvor local reuniu-se para um concerto evangelístico e de louvor e adoração a Deus. Além de um bom tempo de louvor, contou-se também com uma pequena pregação do pastor local, Alexandre Carvalho, e a realização de duas mímicas pelo grupo dos adolescentes e jovens da área de Muge.

8

maio2020.indd 8

Foi um bom tempo, onde os adolescentes, jovens e adultos puderam aprender mais acerca de Deus, ser desafiados por Ele e juntos louvarem e engrandecerem o Seu nome. PROJETO “ESCOLHAS COM DEUS” No passado dia 29 de fevereiro na congregação de Marinhais da AD Muge realizou-se a primeira reunião do projeto “Escolhas com Deus”. Este projeto consiste de reuniões mensais, cujo público alvo são os adolescentes entre os 12/13 e os 18 anos e têm dois objetivos essenciais que são: ajudar os adolescentes nas suas escolhas académicas e profissionais e salientar a importância de Deus estar no

08/04/2020 00:41:37


centro dessas escolhas. Para tal, cada mês, um convidado surpresa vêm ter uma conversa com os jovens falando-lhes da sua experiência profissional e académica e a forma como Deus esteve envolvido nesse processo. Nesta primeira reunião contamos com a presença de dezasseis pessoas e a nossa convidada foi a Ana Raquel Ouro, assistente social na Santa Casa da Misericórdia em Lisboa, membro da Assembleia de Deus em Vila Franca de Xira e da Equipa AD.J. Foi um tempo muito abençoado para os presentes onde pudemos conhecer mais desta profissão e reter alguns conselhos importantes como: esforçar-nos para que

maio2020.indd 9

as nossas notas/médias não condicionem as nossas escolhas; não devemos ignorar o óbvio – Deus dá-nos talentos e gostos e nós devemos usá-los; uma das formas de saber se determinada decisão é de acordo com a vontade de Deus é ter paz com essa escolha. Além da conversa com a Raquel, realizámos também um jogo sobre profissões e no fim tivemos um lanche convívio entre todos. Foi realmente um tempo muito bom! Desafiamos-vos a estarem connosco nas próximas reuniões!

DENISE AGREIRO Equipa BSteen, Muge

9 08/04/2020 00:41:54


// MEGAFONE

FOTO: © John Price on Unplash

O QUE SIGNIFICA “ACEITAR JESUS”?

Tu e eu não somos pessoas completas, unidas, inteiras. Os nossos corações estão divididos em várias áreas. Existe uma sala de reuniões em cada coração. Uma grande mesa, cadeiras, café, água mineral, quadro branco – quase como a sala onde tens aulas. Uma equipa senta-se à volta da mesa. Há o “eu” social, o “eu” privado, o “eu” estudante, o “eu” do lazer, o “eu” religioso, e outros (até o “eu” das redes sociais). A equipa argumenta, debate e vota. Está constantemente agitada e irritada. Raramente consegue chegar a uma decisão unânime, sem problemas.

complicação, isso é salvação. “Aceitar Jesus” não é apenas adicionar Jesus. É também subtrair todos os ídolos – todas as outras coisas que controlam a nossa vida e nos levam para longe do modo de vida que Deus tem para nós. É arrependermo-nos e deixarmos que Ele nos guie, em tudo.

“ACEITAR JESUS’ NÃO É APENAS ADICIONAR JESUS”

“Voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro.” (1 Tessalonicenses 1.9)

RAY ORTLUND Dizemos a nós mesmos que somos assim porque estamos muito ocupados com as nossas muitas responsabilidades. A verdade, no entanto, é esta: estamos simplesmente divididos, hesitantes, prisioneiros e sem foco, sem objetivos.

Pastor evangélico – EUA Texto da autoria de por Ray Ortlund; Traduzido por Josaías Jr; retirado do site iPródigo.com; Usado com permissão. Adaptado

Para “aceitar Jesus” devemos reconhecer a nossa necessidade de salvação. Ou seja, dizer-Lhe: “A minha vida não está bem. Por favor, entra e governa a minha vida.. Eu deixo tudo nas Tuas mãos. Por favor, orienta a minha vida inteira”. Isso não é

10

maio2020.indd 10

08/04/2020 00:41:55


LIGA-TE A NÓS! Encontra abaixo os nossos usernames e conecta-te connosco! Junta-te a nós nesta tarefa brutal de partilhar o Evangelho e mantém-te a par de todas as novidades!

AGENDA 2020-2021 SAVE THE DATES

FOTO: © John Price on Unplash

2020 Data

Evento

Dirigido a

Local

17 a 22 agosto

Retiro CB Verão

Adolescentes e jovens a partir dos 12 anos

Monte Esperança

ENJUV - Encontro Nacional de Jovens

Adolescentes e jovens a partir dos 12 anos; Profs. ED e Líderes de Adolescentes e Jovens; Comissões juvenis

9 a 11 outubro

Monte Esperança

2021 Data

Evento

Dirigido a

Local

23 janeiro

10º Encontro Nacional de Liderança Juvenil

Profs. ED e Líderes de Adolescentes e Jovens; Comissões juvenis

AD Évora

13 a 16 fevereiro

Retiro CB Carnaval

Adolescentes e jovens a partir dos 12 anos

Monte Esperança

16 a 21 agosto

Retiro CB Verão

Adolescentes e jovens a partir dos 12 anos

Monte Esperança

9 outubro

11º Encontro Nacional de Liderança Juvenil

Profs. ED e Líderes de Adolescentes e Jovens; Comissões juvenis

Local a designar

Datas e locais dos eventos mencionados sujeitos a confirmação ou alteração. Restantes eventos serão publicitados conforme a sua marcação.

+info: www.fb.com/ad.jnacional // adj.cadp.pt maio2020.indd 11

FICHA TÉCNICA • BSteen - Publicação Periódica Mensal Temática (para Jovens); maio 2020 – ANO 12 - Nº149 - Registo Nº: 125 427 -Email: bsteen.revista@gmail. com; Facebook.com/ bsteen.revista [ENTIDADE PROPRIETÁRIA/EDITOR] CAPU - Casa Publicadora da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, Lda. Domicílio/sede: Av. Almirante Gago Cou-tinho,158 • 1700-033 Lisboa; Tel: 218 429 190; Fax: 218 409 361; Email: capu@capu.pt; NIF: 501 336 141 [DIRETOR] Samuel Pinheiro [DIRETORA-ADJUNTA] Ana Ramalho Rosa [COLABORADORES] (Redação) Hugo do Nascimento; Sara Silva Sabino; Cátia Norinha; Sara Antunes; Liliana Martins (Social Media) Erica Veiga; Denise Agreiro; Daniela Figueiredo; Marcos Lopes; Miriam Neto; João Amaral; Denise Freitas (Design Gráfico) Joana Raimundo (Nesta Edição) john-price (Fonts) Cardenio Modern, Roboto - dafont.com [POLÍTICA EDITORIAL] Todos os originais devem ser enviados à Redação, a qual se reserva o direito de os editar, adaptar, publicar e reproduzir em quaisquer das suas plataformas ou su-portes, e em qualquer altura, sem aviso prévio aos autores. Os artigos submetidos devem respeitar as boas práticas de redação e respeito pelos direitos de autor, colocando as fontes e notas correspondentes às citações. Para salvaguardar a integridade da revista, os artigos podem ser verificados usando um software/portal para o efeito. A redação publicará apenas a matéria que se coadune com o ensino da Bíblia Sagrada, não endossando necessariamente os pontos de vista particulares dos autores. A redação tem liberdade para utilizar as imagens que melhor se adequem à paginação, sem aviso prévio aos autores. A Direção da revista é responsável perante a Lei pelos artigos publicados; diante da Igreja, os textos assinados são da responsabilidade dos seus autores. Não é permitida a reprodução parcial ou integral das páginas da revista (incluindo logótipo, imagens e ilustrações) sem autorização escrita da Direção de Publicações e sempre com menção da fonte. À exceção das notícias, os autores têm liberdade para reproduzir ou autorizar, após a sua publicação na revista, a reprodução dos seus artigos em quaisquer outras plataformas ou suportes, preferencialmente com menção da fonte. Os textos desta revista estão redigidos conforme o novo acordo ortográfico. [ABREVIATURAS] As traduções ou paráfrases bíblicas es-tarão identificadas junto dos versículos em abreviatura. Traduções: A Bíblia para todos (BPT), Almeida Revista e Atualizada (ARA), Almeida Revista e Corrigida (ARC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), Nova Versão Interna-cional (NVI). Paráfrases: O Livro (OL) e A Mensagem (MSG).[ASSINATURAS] Preços da assinatura anual: Portugal Continental 10€; Açores e Madeira 11€; Resto da Europa 16€; Guiné/S. Tomé/Ti-mor 11€; Resto do Mundo 17€. Site: www.assinaturascapu.com

11

08/04/2020 00:41:57


maio2020.indd 12

08/04/2020 00:41:58


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.