Plano Eleitoral Resumido FU

Page 1


PLANO ELEITORAL

Do Mandato Anterior

Do Próximo Mandato: Política Externa

Do Próximo Mandato: Política Interna

PRESIDÊNCIA 01

MENSAGEM DA

À Comunidade Académica,

É com enorme sentido de responsabilidade que apresentamos o grupo de Estudantes que se juntou em função de um projeto comum, materializado na Lista F, lista candidata à Direção da Nova Law Student’s Union, para o Mandato 2024/2025.

Na procura de respostas para a solução dos problemas dos estudantes é fundamental que se inicie um processo de identificação das faltas a colmatar e, por ser a respetiva resolução um dos nossos maiores focos, foi tendo isto em mente que iniciámos o nosso projeto.

A Lista F é feita de estudantes para estudantes, de igual para igual, por forma a representar os diferentes interesses e contextos de cada estudante, para que cada um seja sempre tido em conta e representado em cada momento de tomada de decisão, sem que essas diferenças nos fragmentem, mas antes possam contribuir para a concretização dos interesses da Comunidade Académica.

A passagem pelo Ensino Superior envolve uma correria de avaliações e de aulas, aliada ao alvoroço característico de Lisboa, o que nos leva frequentemente a conformar-nos com eventuais problemas, que com o decorrer do tempo surgem. É nossa intenção que esses problemas não sejam negligenciados ou esquecidos e, por isso, comprometemo-nos enquanto lista e uma vez eleitos, enquanto NLSU, a estar permanentemente disponíveis para discutir e explorar aquilo que são as prioridades de atuação para os estudantes, a cada momento.

Enquanto presidência, estamos plenamente conscientes do elevado grau de responsabilidade associado aos compromissos que aqui assumimos, mas consideramos que um projeto que vise representar e garantir os interesses dos estudantes exige que essa responsabilidade seja assumida. Assim, se for da vontade dos estudantes que essa responsabilidade recaia sobre nós, iremos assumi-la como uma oportunidade de deixar também uma marca positiva no legado da NLSU.

A união faz a força e é unidos que iremos alcançar aquilo a que aqui nos propomos, por nós, a comunidade académica.

— O Candidato a Presidente e as Candidatas a Vice-Presidentes

MEDIDAS GERAIS 03

Do Mandato Anterior

Este mandato 2023/2024 foi um mandato atípico na história da NLSU, pelas circunstâncias do mesmo. Assim sendo, este balanço tem em conta as dificuldades passadas pela Direção 2023/2024. É compreensível que o plano eleitoral a que a Lista Delta, se vinculou não tenha correspondido à realidade, especialmente nas atividades que implicam esforço financeiro.

Começando pelos pontos positivos, devemos louvar alguns departamentos em específico, cujo trabalho teve um especial destaque este ano.

Comunicação e Marketing: podemos destacar o rebranding das Redes Sociais da Associação, que fez aumentar informalmente a atenção dos associados aos posts. Nesse sentido, estamos comprometidos em manter este sentimento positivo.

Cultural: a Direção deste mandato reabilitou este Departamento, que era muitas vezes negligenciado. No entanto, esta melhoria só se sentiu a nível digital, dado que a mesma não se fez sentir nos eventos planeados.

Passando agora aos pontos negativos, quanto aos pontos gerais, destaca-se:

Falta de atividades: apesar de estarmos conscientes de que houve barreiras financeiras que impossibilitaram muitos eventos planeados, o contraste entre a mudança prometida e o realizado em concreto, é demasiado discrepante para ter apenas fundamento na falta de verba, até porque a Associação deveria ter-se focado em atividades cujo investimento é nulo ou reduzido, como atividades do foro Pedagógico ou da Responsabilidade e Ação Social.

Cooperação institucional: não nos parece aceitável que a Associação se sobreponha aos núcleos autónomos. Foram marcados eventos, ao longo do mandato, que coincidiam com eventos dos Núcleos. Isto não é proveitoso para nenhuma das partes, já que faz com que a adesão a ambas as iniciativas diminua.

Falta de associativismo e contestação estudantil: ao longo do mandato, a Direção absteve-se de comentar em vários assuntos que preocupam e afetam a vida dos estudantes e dos associados. Se, em alguns temas e assuntos, isso se explica por um esforço de imparcialidade e de se abster em assuntos que são fraturantes na opinião da comunidade académica, noutros mais consensuais não é aceitável que a Associação não se tenha pronunciado. Uma Associação de Estudantes tem o dever de se pronunciar pelos interesses e pelos direitos dos Estudantes que representa. Uma Associação de Estudantes deve ser apartidária – sempre – mas não pode ser apolítica.

Especificando os departamentos, temos a criticar, principalmente, o de Responsabilidade e Ação Social: o trabalho desenvolvido por este no mandato que agora finda foi muito insatisfatório, tanto a nível de quantidade como a nível de qualidade. As atividades foram escassas e não tiveram como objeto minimizar as dificuldades dos bolseiros e dos Estudantes no geral.

Com esta reflexão em mente, batemo-nos sempre por procurar sempre formas de fazer mais e melhor.

Do Próximo Mandato — política externa —

I. ESTADO ATUAL DO ENSINO SUPERIOR

RJIES

Deve notar-se que este se vincula a ser objeto de avaliação cinco anos após a sua entrada em vigor, ou seja, em 2012. No entanto, o Relatório de Avaliação foi divulgado apenas a 16 de novembro de 2023, 11 anos após o prazo que a própria lei estabeleceu.

Este Regime Jurídico, com o objetivo de criar uma ligação entre as universidades e o mercado de trabalho, afastou os Estudantes dos órgãos de gestão superiores (retirando lugares para os Estudantes nos Conselhos Gerais, por exemplo). Destaca-se ainda um aumento na autonomia financeira, que resultou num aumento das propinas, taxas e emolumentos.

Subfinanciamento do Ensino Superior

A insuficiência dos recursos públicos, que compromete a missão das instituições de Ensino Superior, forçou as universidades a procurar fontes alternativas de financiamento.

Queremos, se eleitos, discutir estes temas com a Comunidade Académica e de forma externa, promovendo o diálogo ativo, de modo a encontrarmos mecanismos comuns de defesa dos interesses dos Estudantes.

II. A SAÚDE MENTAL DO ENSINO SUPERIOR

De um modo geral, a posição da lista é de que as Associações de Estudantes não devem cessar de exigir, junto da DGES ou do poder político, apoios e recursos psicopedagógicos e de inclusão que sirvam as necessidades específicas e diferenciadas de todos os estudantes universitários, bem como ‘’’’’’akdk

as problemáticas relacionadas com a saúde mental que um número muito considerável de alunos enfrenta.

Não nos podemos abster de enunciar medidas no âmbito da consciencialização e da prevenção da problemática da saúde mental. De um modo específico, o nosso plano prende-se com:

Criação de um centro de inclusão e de recursos para apoiar os estudantes;

Dinamização de palestras, mantendo a proximidade à Direito Mental;

Promoção de ações de sensibilização e de prevenção; com a implementação de programas de promoção da boa saúde mental, oferecendo estratégias de prevenção do stress e burnout, oferecendo ferramentas de gestão emocional e garantindo a promoção do bem estar psicológico;

Capacitação de docentes e não docentes para a problemática da saúde mental para que desde logo se possam identificar possíveis sinais indicativos de problemas de saúde mental e que de um modo célere se possam encaminhar os alunos aos serviços especializados.

A revitalização do programa de mentoria, para que através de mentoria os alunos não se sintam solitários nas suas experiências e possam recorrer a ajuda de outros e ao convívio social, como escapes positivos a alturas mais delicadas da sua vivência académica será implementada.

Levaremos a cabo sessões amadoras de terapia, em grupo, em horário aberto da Associação. Iremos promover junto dos colaboradores da Associação a participação no Kit Básico de Saúde Mental, o mini curso com a informação essencial sobre saúde mental que prepara para lidarmos com as dificuldades pessoais, quer com as dificuldades de quem nos rodeia. Procuraremos estabelecer colaborações com organizações ligadas à saúde mental que estariam interessadas em levar a cabo sessões de formação.

Política Interna —

IV. INFRAESTRUTURAS

O escrito neste Plano Eleitoral não contempla a hipótese de migração para Carcavelos no mandato a que nos candidatamos. No entanto, estamos disponíveis para dialogar com a Direção e com o Conselho da Faculdade sobre as necessidades do eventual novo campus.

Falta de Espaços de Estudo

Queremos fornecer o Espaço da NLSU como sala de Estudo durante a Época de Exames, bem como explorar a possibilidade de reservarmos salas de aula, para serem utilizadas para este efeito.

Fotocópias

Mediante capacidade financeira, planeamos adquirir uma impressora que nos permita disponibilizar este serviço. Temos ainda planeado, o estabelecimento de um protocolo com a Copycenter.

Falta de Espaços de Reunião

Queremos disponibilizar o Espaço da NLSU para que os núcleos façam as suas reuniões. Propomos ainda averiguar a possibilidade de reservar salas de reunião da própria faculdade.

Sala dos Núcleos

É necessária uma melhor comunicação entre Núcleos, e destes com a NLSU, na utilização da sala. Além disso, propomos instituir Escalas de Utilização e de Limpeza, para que esteja sempre utilizável.

Informações

Gostaríamos de criar um Placar Informativo, a ser instalado num espaço movimentado, para que os Estudantes sejam relembrados das atividades.

Por fim, propomos a instalação permanente dos Microondas da NLSU no Bar da Residência, de modo a que estejam mais acessíveis a todos.

TESOURARIA 04

A Tesouraria enfrentou, enfrenta e vai enfrentar três grandes problemas: a falta de estabilidade financeira, a falta de transparência e a falta de normalidade em assuntos financeiros.

Reconhecendo a importância vital da Tesouraria para a Comunidade Académica, propomos uma gestão sincera e próxima dos estudantes, através das seguintes propostas:

CONTAS CERTAS

Publicação dos gastos em moldes que pudessem ser acedidos pelos alunos. O documento onde estariam os gastos descritos seriam atualizados à medida que os gastos gerais acontecessem. Esta medida ia levar a alguns pontos positivos, como .. o aumento da transparência, sendo que os estudantes iam saber exatamente onde é que o dinheiro estava a ser gasto e o aumento da participação dos estudantes em assuntos que são importantes para a Comunidade Académica.

PERGUNTAS E RESPOSTAS EM ASSEMBLEIA GERAL

Presença em todas as AG’s para responder a perguntas sobre os estados das finanças da NLSU, promovendo a transparência e a participação estudantil.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Incluir os estudantes nas discussões financeiras da Associação, permitindo a criação de projetos próprios, aumentando o conhecimento e a participação em assuntos financeiros, relacionados com a Comunidade Académica.

TESOUREIRO
Anabela Santos CO-TESOUREIRA

FISCALIZAÇÃO DOS PAGAMENTOS EM NUMERÁRIO

Implementar uma escala/tabela para registar o dinheiro em numerário que chega à Associação, com mecanismos de monitorização e com depósitos regulares no Multibanco.

De outra forma, exigir pagamentos com o valor exato para evitar trocos, reduzindo possíveis erros.

Acreditamos que estas medidas resolverão os problemas apresentados.

Com os olhos postos no futuro, mas reconhecendo as experiências positivas e negativas do passado, estamos dispostos a levar este barco a bom porto, com a colaboração de todos os estudantes.

SECRETARIA 05

Enquanto centro organizacional de uma Associação de Estudantes, a secretaria tem um papel desdobrável em vários aspetos, pretendendo gerir as relações internas, assegurando tudo o que tenha a ver com reuniões, recrutamento, recursos humanos e logística interna, bem como apoiar a presidência nas relações externas inerentes ao funcionamento da SU. A secretaria compromete-se ainda a fazer a ponte de ligação com os núcleos faculdade, ouvindo-os e procurando resolver da melhor forma as questões que vão surgindo, bem como apoiando a Comissão de Finalistas e os Representantes de Turma na prossecução das suas funções. Desta forma, vemos a secretaria como a “cola” de toda a NLSU, e comprometemo-nos a dar o nosso melhor para que a mesma seja o mais aberta, transparente e comunicativa possível.

RELAÇÕES INTERNAS

Comunidade NLSU

Queremos que haja uma comunidade da NLSU no Whatsapp, já criada para a lista e que se encontra em bom funcionamento. Lá estarão incluídos ainda os grupos das taskforces que forem sendo criadas consoante necessidade, e um grupo com os representantes de turma e os membros do Apoio ao Estudante, que permitirá uma melhor comunicação e entreajuda.

Open

Calls

A secretaria irá tratar das já habituais “open calls”, que irão agora incluir os voluntários para as taskforces.

Reuniões

A secretaria criou um sistema de marcação de reuniões que está já em funcionamento e se tem revelado bastante útil e eficiente. Pretendemos estabelecer dias específicos para cada departamento reunir, no mínimo de duas em duas semanas, de forma a evitar ociosidade.

Sistema de turnos e melhor controlo do acesso ao Espaço da NLSU

A secretaria tratará de os organizar, certificando-se que o espaço da AE está aberto o máximo de tempo possível, de forma a que esteja sempre presente pelo menos um membro da direção, para maior segurança e controlo. Quanto ao espaço da AE, planeamos estabelecer ainda um maior controlo de quem tem acesso à chave.

RELAÇÕES COM OS NÚCLEOS

Reorganizar o grupo de Whatsapp dos núcleos

De forma a existir uma melhor comunicação relativamente à utilização da sala dos núcleos, através de um horário de utilização da mesma.

Reuniões com os núcleos

Pretendemos também que sejam realizadas reuniões regularmente, no mínimo bimensalmente, com todos os núcleos.

Proximidade e Cooperação

Queremos que haja uma relação de grande proximidade e cooperação entre a Associação e os núcleos autónomos, e comprometemo-nos por isso a ouvi-los, e a ter em conta as suas atividades ao marcar os da NLSU.

ORGANIZAÇÃO

A secretaria compromete-se ainda a fazer uma atualização aos elementos de apoio ao estudo, sempre que necessário, em colaboração com o departamento do Apoio ao Estudante, e a manter o site da NLSU sempre atualizado e funcional.

DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL

GABINETE DE AÇÃO SOCIAL

Momento em que, semanalmente e em hora a definir, os estudantes possam reunir com o departamento de Ação Social, e que visa responder a questões que possam surgir relativamente aos vários problemas relacionados com o departamento.

WORKSHOPS PARA FUTUROS BOLSEIROS

A realização de workshops dedicados a orientar o processo de candidatura às bolsas de estudo e bolsas de mérito disponíveis.

CAMPANHAS DE RECOLHAS DE BENS

Para fomentar a solidariedade social, planeia-se realizar campanhas periódicas para a recolha de bens alimentares, roupas ou material escolar, que poderão ser direcionados a instituições ou a alunos da NSL que mais necessitem.

DIVULGAÇÃO DE QUARTOS DISPONÍVEIS EM LISBOA

Será criada uma plataforma de apoio que facilite o acesso à habitação, seja na procura de quartos ou apartamentos para arrendar.

Colaboradora
Colaboradora
Júlia Galvão
Colaboradora Colaborador
Tiago Mancha

DIVULGAÇÃO DE QUARTOS DISPONÍVEIS EM LISBOA

Será criada uma plataforma de apoio que facilite o acesso à habitação, seja na procura de quartos ou apartamentos para arrendar.

SEMANA DA AÇÃO SOCIAL

Este evento contará com oficinas práticas para a preparação e distribuição de refeições para pessoas sem-abrigo, campanhas de doação de sangue e recolha de bens para pessoas em situação de carência.

“VOLAWTEERING’’

Pretendemos compilar uma lista diversificada de oportunidades de voluntariado que envolvam atividades como assistência jurídica a comunidades carentes, participação em ONGs que promovem direitos humanos, apoio a programas de apoio à vítima, etc.

FEIRA DA NLSU

Esta iniciativa irá consistir na organização periódica de uma feira onde os estudantes possam vender roupas em segunda mão. Como alternativa, as peças que não forem vendidas, serão entregues a instituições de solidariedade social, a definir posteriormente.

FEIRA DO LIVRO SUBLINHADO

A ideia é estimular a reutilização de livros, códigos, sebentas e outros materiais impressos, incentivando os estudantes a trocá-los ou vendê-los.

BANCO DE MANUAIS

O Banco de Manuais consiste num depósito de manuais reunido pela associação de estudantes e que se destina a criar um sistema eficiente de circulação de livros.

FARMÁCIA DA NLSU

Existirá a disponibilização de medicamentos, como analgésicos e kit de primeiros socorros, de modo a assegurar um espaço seguro e confortável a todos.

+ OFERTAS CURRICULARES

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

WORKSHOPS, FORMAÇÕES E CURSOS

Curso Especializado de Direito Fiscal

O “Curso Especializado em Direito Fiscal” visa proporcionar aos estudantes da NOVA SOL uma oportunidade enriquecedora para aprofundarem os seus conhecimentos neste domínio, aliando uma análise académica rigorosa a uma abordagem prática e atualizada.

Curso Especializado em Direito da Família

O curso pretende proporcionar aos estudantes uma abordagem dinâmica e consolidada aos principais tópicos da área, sob a orientação de docentes universitários experientes e de profissionais de excelência.

Formação Avançada em Direito Administrativo

Esta formação oferecerá aos estudantes da NOVA School of Law uma oportunidade única de se prepararem para a vida profissional, dotando os participantes de ferramentas práticas e de um conhecimento atualizado sobre importantes problemáticas e legislação vasta e em permanente evolução.

Colaboradora
Maria Silva

Direito Constitucional, Quo Vadis? Abordagens Práticas e Futuras

Este curso foi desenhado para garantir que, desde o início do seu percurso académico, os estudantes começam a construir uma base sólida de conhecimento jurídico e “know-how” prático, colocando-os em contacto com a realidade profissional e aproximando-os dos desafios e soluções mais relevantes neste campo.

WEBINARS

ESG: 1.ª parte (“E”): Direito do Ambiente

O Webinar de Direito do Ambiente prepara os estudantes da NOVA SoL para enfrentarem, com conhecimento e segurança, os desafios profissionais que o contexto ambiental atual impõe.

ESG: 2.ª parte (“S”): Direitos Humanos

Neste Webinar, pretendemos explorar os novos desafios que os Direitos Humanos enfrentam diante do constante desenvolvimento social, da modernização e da superação de barreiras em tópicos controversos.

Intellectual Property e Direito da Moda

Durante este curso, os estudantes irão, não apenas aprofundar o seu conhecimento quanto aos mecanismos legais que garantem essa proteção, mas também cultivar uma consciência crítica acerca da influência da propriedade intelectual na inovação e na competitividade dentro do setor da moda.

Desafios da Proteção de Dados Pessoais na Era da Inteligência Artificial

Ao explorar as complexidades legais da inteligência artificial e da transferência de dados, os participantes adquirirão conhecimentos práticos que os capacitarão a enfrentar os desafios emergentes no campo da privacidade num ambiente digital, em constante evolução.

DEPARTAMENTO DE OFERTAS CURRICULARES

CURSOS

Legal English

O curso "Legal English" é uma formação focada no desenvolvimento das competências linguísticas necessárias para o exercício da profissão jurídica.

Online Legal Skills

Este curso visa capacitar os alunos com habilidades práticas em ferramentas online essenciais ao exercício do Direito.

Inteligência Emocional

Sessão onde os nossos estudantes poderão aprender sobre o que é esta capacidade, especialmente dentro das áreas de resolução de conflitos, de como lidar com a pressão, e de como interagir melhor com os colegas e profissionais com quem se cruzam no mundo profissional.

Public Speaking

Neste curso serão apresentadas várias técnicas de oratória e de apresentação de ideias e argumentos em público.

Sofia Barradas Coordenadora
Fernando Graça Colaborador Colaboradora

WORKSHOPS

Workshop “O meu primeiro…”

‘’O meu primeiro…’’ consiste numa série de workshops interativos, onde alunos mais velhos partilham as suas experiências com os mais novos alunos de Direito. Primeiros episódios: “O Meu Primeiro… Estágio”, “O Meu Primeiro… Moot Court”, “O Meu Primeiro... Acórdão”

Workshop “How to…”

O projeto "How to..." visa preparar estudantes para o mercado de trabalho por meio de workshops práticos. As primeiras sessões… “How to… Linkedin”, “How to…Carta de Motivação”, “How to…Curriculum Vitae”

ESTÁGIOS E CARREIRAS

Career Day

Para este mandato, comprometemo-nos a mudar a dinâmica passada, estabelecendo um diálogo construtivo com a faculdade e os docentes, visando tornar possível uma maior participação dos alunos no Career Day.

“In Lege”

Criação uma rede de comunicação que permita a divulgação de vagas de estágio, quais áreas mais procuradas e a elegibilidade dos alunos.

Calendário de Estágios

Organização de todas as ofertas de estágios disponíveis para os alunos da licenciatura, datas de candidatura e datas de duração.

Podcast ‘’Beyond the Bar”’

O Podcast debruçar-se-á em testemunhos de profissionais licenciados em direito, acerca das várias portas que o Direito pode abrir.

DEPARTAMENTO DO APOIO AO ESTUDANTE

REPRESENTAÇÃO

O nosso departamento foi criado e estruturado de maneira a que cada ano da licenciatura tenha um Representante, representação esta que se abrange aos mestrados e doutoramentos, tendo cada um destes ciclos de estudos também um Representante abrange aos mestrados e doutoramentos

ACOLHIMENTO

Em coordenação com a Comissão Académica e Faculdade, devemos usar o Bootcamp para apresentar a Associação de Estudantes e o departamento.

ELEMENTOS DE APOIO AO ESTUDO

Este conjunto de elementos deverá ser constantemente atualizado e expandido, albergando também recursos para estudantes em Mestrado e Doutoramento. Além disso, as resoluções de exames têm de ser transcritas, os recursos devem ser organizados e estar disponíveis numa maior variedade.

António
Colaboradora
Colaboradora
Colaborador
Colaboradora
Colaboradora
Oumaima Derfoufi

GUIAS

Queremos preparar uma série de guias para procurar responder a dúvidas frequentes, e disponibilizá-las de forma fácil e acessível aos novos alunos, em formato físico e online.

TUTORIAS

Devemos criar uma estrutura séria, estabelecendo horários para sessões mensais, disponibilizando o espaço da Associação para tal, e publicitar regular e fisicamente este programa a quem nele se quiser inscrever. Em cooperação com a faculdade, também procuraremos outras soluções para incentivar e recompensar os tutores pela sua disponibilidade.

SATISFAÇÃO

Para além de continuar os inquéritos de satisfação começados este ano, devemos também abrir uma caixa aberta online para aceitar qualquer pedido de ajuda ou denúncia, e preparar, em colaboração com a Faculdade, Jornadas Pedagógicas onde docentes e estudantes se reúnam e debatam sobre as questões pedagógicas mais preponderantes.

DEPARTAMENTO INTERNACIONAL

CONVÍVIOS CULTURAIS

Propomo-nos, em parceria com o Departamento Recreativo, a realizar convívios temáticos em contexto académico, criando um espaço que inclua estes alunos na dinâmica da comunidade estudantil. Neste sentido, será organizado um churrasco cultural, aberto a toda a comunidade académica, onde a gastronomia típica de cada país tem o seu lugar à mesa.

PARCERIAS COM ONG’S E EMBAIXADAS

Iremos trabalhar para que se torne possível colaborar com ONGs e com as diversas embaixadas sediadas em Lisboa, para a realização de eventos, com o intuito de demonstrar a relevância da diplomacia no contexto internacional, bem como a importância do apoio que estas instituições prestam.

GUIA “VIVER EM LISBOA”

Este guia deve reunir informações acerca do funcionamento dos principais transportes públicos disponíveis, hospitais e centros de saúde, locais de estudo, serviços de impressões, supermercados próximos da faculdade e, ainda, os melhores sítios para sair à noite em Lisboa.

Catarina Rodrigues
Coordenadora Colaborador Colaboradora
RECREATIVO + AÇÃO SOCIAL + APOIO AO ESTUDANTE

COMUNICAÇÃO E PROXIMIDADE

Será criado um canal de comunicação exclusivo entre a NLSU e os estudantes internacionais, num momento semanal, em que os estudantes internacionais possam reunir com o departamento Internacional.

Entendemos que, durante o período em que, por questões logísticas, os Estudantes PALOP ainda não conseguem estar na faculdade, seja de total importância a criação de um sistema de apoio e facilitação deste processo de transição.

GUIA DE MOBILIDADE

O Guia de Mobilidade deverá compilar, de forma clara e sucinta, as informações referentes às universidades com acordos de intercâmbio, esclarecendo o processo de equivalências de disciplinas e como e quando se processa a candidatura, facilitando a organização dos estudantes interessados em participar no programa.

GRUPOS DE APOIO À MOBILIDADE

Sugerimos, ainda, a criação de canais de comunicação entre estes, para cada país/cidade,de forma a ajudar os novos participantes a prepararem-se para esta nova fase.

APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS DE ESTUDO ALTERNATIVOS

Averiguar a possibilidade de traduzir alguns materiais de estudo, nomeadamente sebentas, para inglês, bem como a divulgação de manuais alternativos ou versões traduzidas na mesma língua.

+ OFERTAS CURRICULARES

DEPARTAMENTO RECREATIVO

CRIAÇÃO DE TASKFORCES PARA EVENTOS

Através de voluntários integrantes da NLSU, recrutados no começo do mandato, pretendemos preencher quaisquer lacunas que possam a vir acontecer, como em situações de Erasmus e de final de licenciatura.

FOMENTAR AS PARCERIAS EXTERNAS

Queremos expandir as parcerias com outras AE’s em eventos comuns.

Quanto à vida noturna, pretendemos manter as parcerias existentes e reforçar uma parceria com o LUST para futuros eventos.

Achamos importante criar uma ligação com a Comissão Académica, através de jantares académicos seguidos de uma afterparty, como com a Comissão de Finalistas, apoiando os seus eventos.

Salientando a importância da publicidade dos eventos, desejamos entrar em contacto com a @festasulisboa para chegar a mais Estudantes.

Francisco Monteiro Coordenador
Constança Ferreira
Colaborador Colaboradora
Matilde Monteiro

FOMENTAR AS PARCERIAS INTERNAS

Assistir qualquer departamento na realização das suas atividades, de modo a trazer mais visibilidade e adesão aos restantes projetos da associação.

QUANTO AOS EVENTOS ACADÉMICOS

Para fortalecer o elo com a faculdade, o departamento visa promover os seus eventos através da integração de convívios. Assim, pretendemos implementar a tradição de uma Welcome and Good Bye Party para estudantes de Erasmus. Pretendemos também estar presentes no Bootcamp e no Open Day, mostrando o espírito da NLSU perante os novos estudantes que irão integrar a nossa faculdade, para além do convívio já realizado pela Nova School of Law.

QUANTO ÀS GALAS

Pretendemos manter a essência da Gala Lex, porém adicionando outros elementos ao longo da noite para proporcionar uma experiência mais interativa. Achamos importante criar um tema rotativo para a Gala de Inverno, de forma a trazer mais adesão e interesse.

QUANTO A FESTAS OCASIONAIS

Festejar ocasiões relevantes como o Carnaval e Halloween.

QUANTO À ORGANIZAÇÃO DE CONVÍVIOS TEMÁTICOS

Dentro de muitos outros projetos que temos em mente, destacamos:

“Fora de jogo”

Incentivo à adesão aos jogos de voleibol e de futsal da UNL através de uma afterparty e, ainda, convívios em caso de jogo da Seleção Nacional.

Board game nights

Convívio e jogos de tabuleiros e cartas, com custo de entrada, mas com direito a bebida e prémios a definir.

Sunset no Tejo

Para além querermos explorar outros locais, procuramos realizar um sunset no rio com petiscos.

DEPARTAMENTO CULTURAL

A cultura verifica-se enquanto direito constitucional essencial à realização e libertação do ser. Como tal, o acesso à cultura é essencial e deve passar não só pela promoção da Cultura, como também pela estimulação da produção cultural.

Parcerias com associações, museus e espaços culturais, de forma a que os Estudantes possam usufruir e beneficiar dos mesmo a um baixo custo.

Estreita ligação com os Núcleos culturais da Faculdade.

CELEBRAÇÃO DE DATAS COMEMORATIVAS

Pretendemos celebrar datas relevantes, atribuindo-lhes o significado e intuito com que emergiram, não lhes retirando a sua importância e génese.

REFORMULAR A AGENDA CULTURAL DA NLSU

Extinção do espaço dos workshops e criação de um espaço para manifestações e divulgação de eventos de comédia.

ATIVIDADES

Dia Mundial da Poesia (21 de março)

Realização de um "concurso" de quadras escritas pelos estudantes. Esta iniciativa pode contar com uma colaboração do Jur.nal e do GR no júri.

Exposição de Arte

Música, escrita, pintura, desenho, fotografia, de forma a promover a arte estudantil e dar um palco e expressão a estes mesmos.

Promoção do festival CINENOVA

O CINENOVA é o primeiro e único Festival de Cinema Interuniversitário em Portugal, e procura promover o diálogo em torno da relação CinemaConhecimento através do visionamento de filmes realizados em contexto universitário.

Podcast semestral

Cinema ao Ar Livre

Organização de uma Feira do Livro no espaço da faculdade

Dinamização de uma noite de Stand Up Comedy na Faculdade

DEPARTAMENTO DE DESPORTO E SAÚDE

DESPORTO

Guia do Desporto

Criar um guia onde estarão disponíveis a oferta de todos os desportos da UNL, horários, das competições e dos treinos, e público alvo dos mesmos.

Parceria com um ginásio que fornece aos nossos estudantes descontos para a realização de prática desportiva.

Maior inclusão da comunidade acadêmica nos projetos desportivos universitários

Diálogo aberto com a NOVA Desporto para a integração da faculdade de direito no projeto geral desportivo da universidade

Realização de um torneio multidisciplinar

Broadcasting de jogos

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

PRESENÇA DA NLSU NAS REDES SOCIAIS

Comprometemo-nos a utilizar este meio de maneira a manter a comunidade informada, preservando a imagem cuidada pela qual nos pautamos.

REORGANIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO WEBSITE DA NLSU

Ainda existe espaço para melhorar esta plataforma, de forma a tornar-se um meio usado regularmente e de fácil acesso. Assim, comprometemo-nos a reorganizar o website e corrigir as suas falhas, enquanto difundimos a sua utilização (por meio das redes sociais).

LINHA DE MERCHANDISING DA NLSU

O nosso departamento quer criar uma linha que representa a imagem da NLSU, inovando o seu design sem descurar a identidade pré-existente.

Divulgação de eventos associativos

Tiago Marques Coordenador
Leonor Duarte Colaboradora

CAIXA DE SUGESTÕES, IDEIAS E FEEDBACK

Mensalmente, será disponibilizado um link anónimo nas redes sociais para que os estudantes deixem o seu feedback.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

Pretendemos continuar com os Calendários já existentes, incluindo eventos dos diversos núcleos, da própria faculdade, da Associação e, até mesmo, eventos externos que sejam do interesse dos estudantes.

PUBLICITAÇÃO DOS NÚCLEOS DA FACULDADE

É importante utilizarmos as Redes Sociais da NLSU para os diversos núcleos da faculdade, estabelecendo uma relação forte com os mesmos. Através um diálogo constante entre o Departamento da Comunicação e os Núcleos, conseguiremos prestar apoio aos mesmos através da divulgação das suas atividades.

ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS E PROTOCOLOS

Uma das nossas preocupações é, também, celebrar parcerias e protocolos com estabelecimentos e empresas para que os estudantes e associados possam beneficiar destes.

REGISTO FOTO E VIDEOGRÁFICO DE EVENTOS

Acreditamos veementemente que momentos importantes devem ser registados e comprometemo-nos a capturá-los para que mais tarde sejam recordados.

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

PLANO ELEITORAL

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Plano Eleitoral Resumido FU by Lista FU Nova Law SU - Issuu