Com este guia, destinado a todos os candidatos, pretendemos dar a conhecer a LisbonPH, informar sobre o nosso funcionamento enquanto Júnior Empresa, revelar os nossos valores e ainda descrever o nosso processo de recrutamento!
Postoisto,écombasenopresenteguiaqueaLisbonPHvisa a acessibilidade a um conjunto de informações e conhecimentopréviodetudoaquiloqueprecisasdesaber, primando igualmente pelo esclarecimento de qualquer dúvidaquetesurja!
0. Objetivo do Manual do Candidato
Mensagemdapresidência:
“Caro(a)Candidato(a),
O meu nome é Beatriz Ruivo, tenho 22 anos, e frequento o 4.º do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL). Atualmente, sou a Presidente Executiva da LisbonPH, mas há cerca de um ano e meio estava precisamente no teu lugar.
Desde que ingressei na FFUL, deparei-me com a possibilidade de integrar inúmeros projetos, mas foi na LisbonPH que vi a oportunidade única de criaromeudestinoeconcretizaromeusonho:tornar-menumaProfissional de Saúde do futuro, empreendedora, criativa e multidisciplinar. A LisbonPH, primeira e única Júnior Empresa federada no setor da Saúde em Portugal, celebra 11 anos de história marcados pelo profissionalismo e pela excelência dos projetos que desenvolve. Ao longo deste percurso, foi casa para centenas de estudantes da FFUL, unidos por um propósito maior e pelocompromissodeliderarofuturodaSaúde.
Ainda tens dúvidas se a LisbonPH é o lugar certo para ti? Se sim, a pergunta quetedevesfazeré“Querodesafiar-meecrescerouficarnaminhazonade conforto?”. Posso afirmar com toda a certeza que escolher desafiar-me, sair da minha zona de conforto e tornar-me Júnior Empresária foi a melhor escolha que pude fazer. Pertencer à LisbonPH deu-me, sem dúvida alguma, uma nova família, amizades para a vida, e capacitou-me para o futuro profissional.
Commaisdeumadécadadehistória,temosaindamuito por contar e por descobrir. Acreditamos no poder das pessoas para transformar o amanhã e tu podes fazer parte dessa mudança. Junta-te a nós e cria o teu próprio
Presidente Executiva da LisbonPH
0. Objetivo do Manual do Candidato
O meu nome é Maria Almeida, tenho 21 anos e frequento o 4.º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Atualmente, desempenho funções enquanto Secretária-Geral da LisbonPH. Há precisamente 2 anos, eu estava na vossa exataposição:nervosa,ansiosaeexpectantedoqueviriaaacontecer.
Provavelmente estarão confusos sobre que departamento escolher e que caminho seguir, mas o conselho que vos dou é que sejam vocês mesmos neste processo de recrutamento! Dessa forma, poderão ser recrutados para olugarcertoparavocês,mesmoquenãooesperem.ALisbonPHéumlugar de desafio, de superação e, acima de tudo, de mudança! Digo-vos com toda a certeza de que não sou a mesma Maria que entrou na LisbonPH em outubrode2023.
NaLisbonPHnãoencontrarãoapenasumaformadeocuparotempo,novos contactosouumalinhapreenchidanovossocurrículo.Aquiencontrarãoum verdadeiro sentido de missão, crescimento pessoal e profissional, e sobretudomemóriasepessoasquevosacompanharãoparaavida.
Venham fazer parte deste mundo que é o Movimento Júnior e desta Casa Azul que vos receberádebraçosabertos!“
Desde o início desta jornada que me aproximei e fascinei rapidamente por um dos grandes pilares da LisbonPH: a Sustentabilidade e Responsabilidade Social e Corporativa. Os valores que desse pilar derivam refletem-se de forma notória na sua cultura organizacional, sendo uma das razões pelas quais tão cedo me identifiquei com a Júnior Empresa que integrará e soube que,dealgumaforma,quereriacontribuirparaasuaevolução.Contudo, Maria Almeida, Secretária Geral da LisbonPH entre os 7 valores que nos guiam, destaco o Compromisso. Se se entregarem de coração a esta Casa, ela nunca vos desiludirá. Tragam as vossas ideias, deixem-se apaixonar pelo que fazem e descobrirão um espaço onde cada desafio vos dará competências — tanto soft como hard skills — que farão toda a diferença no vosso futuro profissional…ehumano.
1. Contextualização do Movimento Júnior
1.1. O Conceito de Júnior Empresa
Uma Júnior Empresa é uma organizaçãosemfinslucrativos, formada e gerida exclusivamente por estudantes universitários, que presta serviços profissionais a empresas, instituições ou clientes particulares. É uma escola do saber prático que permite aplicar o conhecimento adquirido na faculdade à realidadedosdesafiosdomundoprofissional.
1.2. O Movimento Júnior
ALisbonPHnãoéumaempresaisolada.Pertenceaumaredede Júnior Empresas - o Movimento Júnior - que evoluem continuamente com a partilha de conhecimento. A Federação PortuguesaédesignadaporJuniorEnterprisesPortugal,aqualé representada a nível europeu pela Junior Enterprises Europe. Esta, por sua vez, é um dos membros integrantes da Junior EntreprisesGlobal,anívelmundial.
AoingressaresnaLisbonPH,terásaoportunidadedeintegraras atividades proporcionadas pelo Movimento Júnior, tais como os JENCs (Junior Entrepreneurs National Congresses), Exchange Sessions com outras Júnior Empresas, JeniAL Awards e muito mais!
1. Contextualização do Movimento Júnior
Junior Enterprises PortugalFederação de Júnior Empresas de Portugal
Criada em 2012, a Junior Enterprises Portugal –Federação de Júnior Empresas de Portugal – é uma organização sem fins lucrativos que, em conjunto com as Júnior Empresas, organiza, anualmente, um conjunto de eventos, onde os Júnior Empresários se reúnem para discussões estratégicas, formações e debates, comemorações e entregas de prémios.
Junior Enterprises EuropeEuropean Confederation of Junior Enterprises
Criada em 1992, a Junior Enterprises Europe é a confederação europeia que, em conjunto com as confederaçõesdecadapaíspertencentesàmesma,realiza vários eventos anuais, que visam proporcionar sessões formativas, momentos de discussão estratégica e premiar asmelhoresJúniorEmpresasdaEuropa.
Como defende Ursula von der Leyen - Presidente da ComissãoEuropeia-“Aplaudoparticularmenteosesforços da Junior Enterprises Europe para elevar a educação para o empreendedorismo na Europa e por oferecer ao maior número de estudantes possível uma experiência da vida real daquilo que significa ser empreendedor no mundo da atualidade.”
1. Contextualização do Movimento Júnior
Junior Enterprises Global
Em termos globais, o Movimento Júnior é representado por federações e confederações, onde está inserida, de entre elas, a JE Europe. Em conjunto, formam a JuniorEnterprises Global, uma organização fundada em 2016 responsável pela expansão global do Movimento Júnior e pelo desenvolvimentoeuniformizaçãodasconfederações.
2020 /2021 2021/ 2022 2022/ 2023
2023/ 2024
Evolução do Movimento Júnior
Criação da primeira Júnior Empresa (França);
Criação da primeira Júnior Empresa portuguesa;
Fundação da JADE Portugal;
Rebranding da JADE Portugal para JE Portugal;
18 Júnior Empresas e 20 Júnior Iniciativas no Movimento Júnior Português;
20 Júnior Empresas e 23 Júnior Iniciativas no Movimento Júnior Português;
24 Júnior Empresas e 21 Júnior Iniciativas no Movimento Júnior Português;
25 Júnior Empresas e 21 Júnior Iniciativas no Movimento Júnior Português;
2024/ 2025
26 Júnior Empresas e 19 Júnior Iniciativas no Movimento Júnior Português.
2. LisbonPH: Quem somos?
2.1. O que é a LisbonPH?
A LisbonPH é a Júnior Empresa da Faculdade de FarmáciadaUniversidadedeLisboa(FFUL),fundadaa 23 de dezembro de 2013 por um grupo de estudantes empreendedores, dinâmicos e com vontade de acrescentarvaloràsuaformação,pessoaleprofissional.
Atualmente,quase12anosdepois,aequipaLisbonPHé constituída por 47 estudantes empreendedores, motivados e em constante formação, que trabalham diariamente para a consciencialização e formação do ProfissionaldeSaúde.
A primeira Júnior Empresa federada no Setor da Saúde em Portugal.
2. LisbonPH: Quem somos?
2.2. As Nossas Métricas de Excelência
+45 000
Profissionais deSaúde impactados
+90 Clientes
+340 Projetos desenvolvidos
+170
Projetoseatividades deResponsabilidade Social
+1340 Horasde formação 17/17 ODS impactados
2.3. Visão LisbonPH
“Pelo desenvolvimento do Profissional de Saúde do futuro, empreendedor, criativo e multidisciplinar.”
2. LisbonPH: Quem somos?
2.4. Missão LisbonPH
Promoção e Apoio ao Empreendedorismo na área da Saúde e em toda a comunidade da FFUL;
2. LisbonPH: Quem somos? 2.8. Responsabilidade Social
Enquanto futuros Profissionais de Saúde, acreditamos que temos uma responsabilidadeacrescida na forma como escolhemos prosseguir com a nossa atividade, nas causas que decidimos abraçar e nos projetos aos quais dedicamos o nosso tempo. Até 2025, realizámos 30 campanhas de sensibilização e mais de 160 projetos, atividades e comportamentos sustentáveis, impactando mais de 74.100 pessoas. Apenas no 1.º semestre de 2025, realizámos um total de 20 atividades de Responsabilidade Social, 12 das quais atividades de voluntariado, com entidades como a Associação Coração Amarelo, a Fundação Infantil Ronald McDonald, a Associação Sol, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a ENTRAJUDAeoCentrodeEducaçãoAmbientalÁGUAA360º.
Este ano, elevámos ainda mais a nossa missão. As nossas iniciativas contribuíram diretamente para os 17 Objetivos de Desenvolvimento
SustentáveldaAgenda2030daONU, reafirmando o nosso compromisso em criar um futuro mais justo e equilibrado para todos. Deste modo, poderemos maximizar o nosso impacto positivo, minimizando os danos causadosnoambiente.
Derivado do esforço conjunto da equipa da LisbonPH, assim como da equipa interna dedicada exclusivamente à Responsabilidade Social, foi com enorme prazer que, em 2022, a LisbonPH foi distinguida como a Júnior Empresa mais Sustentável a nível Europeu (Excellence Award, atribuído pela JuniorEnterprisesEurope).
3. LisbonPH: Como funcionamos?
3.1. Serviços
LisbonPH
A LisbonPH atua no setor da Saúde em trêsvertentes, nomeadamente:
LisbonPHEvents: Organização,gestão e promoção de eventos de cariz científico, direcionados para Profissionais de Saúde, dispondo de todososrecursosnecessáriosparauma execução de excelência do serviço prestado.
LisbonPH e-Learning: Realização de formações online especializadas e creditadas pela Ordem dos Farmacêuticos, acessíveis a todososinteressados.
LisbonPH Consulting & Logistics: PrestaçãodeserviçosdeConsultorianaárea da Saúde através de um acompanhamento personalizado ao cliente, direcionado para necessidades logísticas, formativas e de gestão de Marketing, Branding e Design. Também atuamos na área da consultoria científica, através de projetos de KOL mapping, price baskets, data analysis e caraterizaçãoderegistosclínicos.
3. LisbonPH: Como funcionamos?
3.2. Conselho de Administração
O Conselho de Administração é composto pela Presidente Executiva, Secretária-Geral e pelos diretores dos sete departamentosdaJúniorEmpresa.Éoórgãoexecutivomáximo,que tem como função essencial a supervisão do funcionamento geral da LisbonPH.
3. LisbonPH: Como funcionamos?
3.3. Mesa da Assembleia Geral
A Mesa da Assembleia Geral é composta por um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretário que, em conjunto, dirigem a Assembleia Geral - o órgão deliberativo máximo da LisbonPHconstituídaportodososAssociadosdamesma.
Beatriz Gonçalves Presidente
Inês Diogo Vice-Presidente
3.4. Conselho Fiscal
Solange Sousa Secretária
O Conselho Fiscal é o órgão responsável pelo acompanhamento da gestão financeira e patrimonial da LisbonPH. Este órgão social é constituído por três Associados Efetivos - um Presidente, um Vice-Presidente e um Secretáriosendo que os membros do Departamento Financeiro não podem sermembrosdoConselhoFiscal.
David Madaleno Presidente
João Santos Vice-Presidente
Sofia Santos Secretária
3.2. Departamentos LisbonPH
A estrutura da LisbonPH atual é composta por 7 departamentos que, em conjunto, trabalham diariamente com o compromisso da execuçãodosseusobjetivos.Sãoeles: 3. LisbonPH: Como funcionamos?
4.1. Valências Gerais de um membro LisbonPH
As 10 valênciasdequalquermembrodaLisbonPH:
Trabalho de Equipa
Integridade
Dedicação e Empenho no Trabalho Produzido
Responsabilidade
Boa Capacidade de Comunicação
Espírito Empreendedor Boa Gestão de Tempo Proatividade
Poder de Tomada de Decisão
Disponibilidade e Prontidão
4. O que valorizamos?
4.2. Valências Específicas de um Candidato
O Departamento Comercial e Vendas é responsável por angariar e gerir os parceiros, patrocinadores e clientes da LisbonPH, que apoiam a empresa na sua estrutura e serviços, assegurando relações comerciais sólidas com todos os stakeholders. Procura ainda estabelecer proximidade com as principais entidades de referêncianosetordaSaúdeemPortugal.
É também responsável por definir estratégias que permitam aumentar o alcance e o impacto emtodaasuaáreadeação,bemcomoportrabalhara notoriedade de marca da Júnior Empresa através da sua Representação Externa.
FunçõesdoDepartamento:
● Angariar e gerir parceiros, patrocínios e entidades de apoio institucional e dos projetos da LisbonPH;
● Manter as boas relações e o bom acompanhamento com todos os stakeholders da LisbonPH, procurando e contactando ativamente com potenciais clientes e parceiros;
● Garantir a manutenção de plataformas de Customer Relationship Management (CRM);
● Implementar estratégias de vendas e promoção da LisbonPH, alinhada com o Plano de Comunicação Anual;
● Implementar a estratégia de Representação Externa da LisbonPH;
● Angariar novos projetos para a LisbonPH, através de reuniões estratégicas com entidades de renome no setor da Saúde;
● Estruturar o material institucional da LisbonPH, como portfólios de serviços e respetivas apresentações, com revisão periódica;
● Estruturar propostas para angariação de novos projetos em conjunto com o Departamento de Inovação e Científico.
PerfildoCandidato:
● Boa capacidade de comunicação oral e escrita;
● Poder de argumentação;
As ferramentas que irão aprender a utilizar:
● Pensamento estratégico focado para objetivos específicos;
● Capacidade de negociação;
● Proatividade e Iniciativa;
● Relacionamento Interpessoal;
● Foco em resultados;
● Conhecimento do mercado farmacêutico
4.
4.2. Valências Específicas de um Candidato
O Departamento Financeiro zela pelo equilíbrio monetário e fiscal da LisbonPH, devendo procurar as melhores soluções financeiras e emitir pareceres relativamente a todos os projetos desenvolvidos,garantindoassimuma boagestãodo seu património. Com uma gestão rigorosa e responsável, garantimos não apenas a sustentabilidadefinanceiradaJúniorEmpresa,mas também a sua capacidade de investir continuamente, tornando-a mais competitiva no mercado, permitindo o seu crescimento progressivo, assegurandoàequipaascondiçõesnecessáriasparadesenvolverum trabalho deexcelência paraaLisbonPH.
FunçõesdoDepartamento:
● Avaliar a situação financeira da LisbonPH;
● Gerir e preservar o património financeiro;
● Elaborar o Orçamento e Relatório e Contas Anuais da LisbonPH;
● Gerir a contabilidade da LisbonPH, em parceria com um contabilista certificado;
● Elaborar orçamentos para todos os projetos;
● Elaborar relatórios e contas de todos os projetos;
● Desenvolver relatórios financeiros acerca de estratégias pagas e de promoção;
● Elaborar propostas de prestação de serviços para o cliente;
● Emitir e gerir toda a faturação da LisbonPH.
PerfildoCandidato:
● Motivação para aprender a trabalhar com novas ferramentas e plataformas;
● Capacidade de organização e trabalho metódico - atenção ao pormenor;
● Facilidade de aprendizagem de novos conceitos;
● Assertividade;
● Visão estratégica no trabalho do Departamento, assim como para o desenvolvimento da LisbonPH;
● Capacidade analítica;
● Espírito crítico;
● Capacidade de comunicação de estratégias financeiras.
As ferramentas que irão aprender a utilizar:
4. O que valorizamos?
4.2. Valências Específicas de um Candidato
O Departamento de Inovação e Científico é responsável pela elaboração de toda a componente científica, de inovação e tecnológica da LisbonPH. Atua, na mesma proporção, ao nível do Business Development, procurandoumamelhoriaconstantedosserviços e processos internos da Júnior Empresa. Além disso, o Departamento é responsável pela manutençãodosistemadeCRM(Customer
Relationship Management),permitindootimizara customer experience da LisbonPH.OutrofocoimportantedotrabalhodoDepartamentodeInovaçãoe Científicoéo contactocom Key Opinion Leaders (KOLs),especialistas renomadosnaáreadaSaúde,deformaaenriquecero Blog LisbonPHcom conhecimentotécnicoecientífico.
FunçõesdoDepartamento:
● Estar na linha da frente da inovação dentro da Júnior Empresa;
● Analisar o conteúdo científico de cada projeto;
● Desenvolver a abordagem científica das propostas de projeto;
● Gerir as plataformas da LisbonPH;
● Otimizar a plataforma de CRM (HubSpot) de forma a melhorar a customer experience;
● Desenvolver e melhorar os processos internos da LisbonPH;
● Expandir o serviço de Consultoria Científica;
● Realizar a manutenção do Blog LisbonPH através da angariação de contactos de renome para blogposts;
● Elaborar traduções linguísticas;
● Estruturar propostas para angariação de novos projetos em conjunto com o Departamento Comercial e Vendas.
PerfildoCandidato:
● Inovador;
● Espírito Crítico;
● Organizado;
As ferramentas que irão aprender a utilizar:
● Motivação para desenvolver a língua inglesa;
● Proativo e curioso;
● Aptidões de escrita e comunicação;
● Motivação para desenvolver as suas aptidões de informática.
4. O que valorizamos?
4.2. Valências Específicas de um Candidato
O Departamento de Marketing éresponsável pela gestão e promoção da imagem da LisbonPH, de todas as suas redes sociais, bem como de todos os seus serviços prestados. O objetivo do Departamento de Marketing não é apenas fazer com que o público conheça a LisbonPH,masqueselembredestaapósoserviço prestado. Para tal, este Departamento está encarreguedefunçõesestratégicasvitaisque
impulsionam o sucesso da LisbonPH. Estabelece a estratégia de marketing institucional, definindo o posicionamento da nossa Júnior Empresa no mercado,elaboraos planos de divulgação estratégicos personalizadospara cadaprojeto,eestáencarreguedetodaa customer experience antes,durante eapóscadaserviçoprestado.
FunçõesdoDepartamento:
● Estabelecer a estratégia de marketing institucional da LisbonPH;
● Elaborar Planos de Marketing para os diversos projetos da LisbonPH;
● Gerir e promover a marca da LisbonPH nas suas diversas áreas de ação;
● Gerir as redes sociais da LisbonPH;
● Monitorizar as métricas dos posts e do website;
● Elaborar e enviar as newsletters externas da LisbonPH;
● Elaborar emails marketing associados a estratégias de workflow segmentadas para os consumidores;
● Gerir as mailing lists e plataformas de e-mail marketing da LisbonPH;
● Elaborar e implementar um plano de comunicação anual;
● Contactar com os consumidores dos serviços da LisbonPH de forma a prestar apoio ao cliente e otimizar a sua experiência.
PerfildoCandidato:
● Pensamento out-of-the-box;
● Criativo e Inovador;
● Elevada capacidade de resolução de problemas;
● Boa capacidade de comunicação;
● Proativo;
● Flexível;
● Capacidade de análise crítica;
● Vontade e iniciativa para gerir a imagem de marca da LisbonPH;
● Pensamento Estratégico orientado para a venda dos serviços da LisbonPH.
As ferramentas que irão aprender a utilizar:
4. O que valorizamos? 4.2. Valências Específicas de
um Candidato
O Departamento de Multimédia O Departamento de Multimédia é responsável pela elaboração da identidade gráfica da Júnior Empresaepelaproduçãodetodososmateriais promocionais,audiovisuaiseinstitucionais que lhe estão associados. De igual forma, cabe ao Departamento de Multimédia o desenvolvimento deumconceitocriativo,bemcomoaelaboraçãoe
edição dos materiais gráficos associados aos projetos da LisbonPH. A gestão e manutenção do website institucional, assim como a realização de todo o registo fotográfico e audiovisual doseventosrealizados,integramigualmente as suas responsabilidades. Mais do que apenas produzir conteúdos visuais, o objetivo do Departamento de Multimédia é construir uma imagem consistente da LisbonPH, capaz de garantir um primeiro impacto marcante e, ao mesmo tempo,reforçarasuaidentidade.
FunçõesdoDepartamento:
● Criar e gerir o logo, a marca e a identidade gráfica da LisbonPH;
● Criar o material gráfico de apoio aos cursos e-Learning da LisbonPH, incluindo os módulos do curso e todo o material de divulgação a este associado;
● Elaborar o material audiovisual referente aos projetos da LisbonPH;
● Garantir a manutenção do website institucional;
● Elaborar material gráfico de apoio aos serviços de consultoria prestados pela LisbonPH;
● Elaborar todo o material gráfico associado aos eventos da LisbonPH (material físico, imagens/vídeos de divulgação e separador do website);
● Criar o material institucional da LisbonPH (Newsletters, cartões institucionais, etc.);
● Realizar o registo fotográfico e audiovisual dos eventos e outras atividades da LisbonPH.
PerfildoCandidato:
● Criativo e Inovador;
● Sentido estético;
● Autónomo;
● Autodidata;
● Motivado para desenvolver capacidades de edição audiovisual;
● Resiliência
● Adaptabilidade
As ferramentas que irão aprender a utilizar:
4. O que valorizamos?
4.2. Valências Específicas de um Candidato
O Departamento de Projetos é responsável pela supervisão e acompanhamento de todas as equipas de projeto da LisbonPH. São os gestores de projeto (membros integrantes do Departamento de Projetos) que têm a função de gerir os restantes membros que integram cada equipa, verificando que todas as fases de um projetosãocumpridas,assegurando,destemodo,
o sucesso e qualidade do mesmo. Para tal, o departamento garante um planeamento ótimo, assim como uma comunicação interdepartamental e dinâmicadeequipaadequadasàrealizaçãodecadaprojeto,mantendotambém um contacto permanente e personalizado com o cliente, participantes e oradores. Cabe ainda ao departamento a organização e logística de eventos online e presenciais. Por fim, são também responsáveis pela aquisição e gestãodebensnecessáriosaofuncionamentologísticodaLisbonPH.
FunçõesdoDepartamento:
● Gerir um projeto, a sua equipa e toda a logística inerente ao mesmo;
● Acompanhar todas as fases de um projeto, delineando e monitorizando as suas tarefas, de forma a garantir o sucesso do mesmo;
● Manter um contacto permanente com o cliente, participantes e oradores, sempre que necessário;
● Contextualizar as equipas de projeto do ponto de situação do mesmo, liderando a equipa para o cumprimento dos objetivos definidos;
● Atualizar continuamente todos os processos com vista à constante melhoria e potenciação da qualidade;
● Garantir a organização, a logística e a presença de todos nos eventos presenciais e online;
● Gerir o património logístico e o inventário da LisbonPH, efetuando o contacto com os seus fornecedores e mantendo uma atualização permanente dos stocks existentes.
PerfildoCandidato:
● Sentido de liderança;
● Análise e pensamento crítico;
● Sentido de priorização e antecipação;
● Capacidade de resolução de problemas;
● Capacidade de organização e trabalho metódico;
● Boa capacidade de comunicação oral e escrita;
● Gestão de pessoas e inteligência emocional.
As ferramentas que irás aprender a utilizar:
4. O que valorizamos?
4.2. Valências Específicas de um Candidato
O Departamento de Recursos Humanos é responsável pela atração, seleção, retenção e desenvolvimento do capital humano da LisbonPH. Assegurar o plano de formação específicoacadadepartamentoéumaprioridade, potenciando as soft e hard skills necessárias dos membros, de modo a assegurar um serviço de excelência aos clientes, assim como a satisfação erealizaçãoplena dosseus
membros, através de diversos Programas Internos (Programa de Estágios, Programa de Mentores, Plano de Benefícios, Plano Formativo e Programa de AçõesSociais).Étambémresponsávelpelaavaliaçãododesempenhodaequipae gestãodoplanodeprogressãodecarreira,identificandoasáreasdemelhoriaeo seu potencial de desenvolvimento. Aliado a estas funções, existe uma componentedereuniõesexternascomangariaçãode Learning Partners,Parceiros SociaisevagasnoâmbitodoProgramadeEstágios,porexemplo.
FunçõesdoDepartamento:
● Recrutamento;
● Elaboração, angariação e controlo de execução de um Plano Formativo;
● Angariação de Learning Partners e de Parceiros Sociais;
● Sistema de Avaliação de Desempenho;
● Assegurar um bom clima organizacional, promovendo o bem-estar e satisfação da estrutura;
● Dinamização de momentos de aproximação dos membros da estrutura;
● Acompanhamento e monitorização dos projetos junto das equipas;
● Gestão dos Programas Internos aos membros da LisbonPH: Programa de Mentores, Programa de Estágios, Plano de Benefícios, Programa de Ações Sociais e Dinâmicas de Team Building.
PerfildoCandidato:
● Imparcialidade;
● Empatia;
● Relacionamento interpessoal;
● Proatividade e Dinamismo;
● Capacidade de comunicação e escrita;
● Mediador em contexto adverso e situações de stress;
● Poder de decisão e pragmatismo.
As ferramentas que irás aprender a utilizar:
OProcessodeRecrutamentoLisbonPHécompostopor quatro fases distintas: 5. Processo
CartadeMotivação+ CurriculumVitae (CV)+ Pitch
Nesta primeira fase, deverás submeter a tua candidatura dentro do prazo definido, em que a mesma comporte uma Carta de Motivação, que justifiqueoteuinteresseemotivações,bemcomoatuaexperiênciaexposta no teu Curriculum Vitae. Além disso, acrescentámos um novo elemento no processo de recrutamento. Este ano, terás a possibilidade de submeter, de forma facultativa, um Pitch com a duração máxima de 1 minuto e meio. Este elemento adicional não é obrigatório, mas é uma oportunidade para apresentares a tua trajetória, competências e motivações de forma mais criativaeúnica.
DinâmicadeGrupos+ FlashInterview
Na segunda fase, farás parte de um grupo que enfrentará um conjunto de desafios, onde podes e deves demonstrar o teu perfil e potencial. Após a realização destes desafios, terás acesso a uma Flash Interview com a DiretoradoDepartamentodeRecursosHumanos.
Entrevista + Case Study
Nesta fase do Processo de Recrutamento, serás encaminhado para uma Entrevista com o Diretor do Departamento para o qual te candidataste, a Diretora do Departamento de Recursos Humanos e um membro do mesmo departamento, onde responderás a certas perguntas de interesse e apresentarás um Case Study que te será enviado com 24 horas de antecedência.
Torna o CV o mais apelativo possível, incluindo sempre uma fotografia e contactospessoais.Nãoteesqueças,contudo,queocurrículodevesersucinto - o truque está em escolher a informação essencial e que se destaque para o cargoaquetecandidatas.
A tua carta de motivação deve criar uma ligação com quem a lê e não deve ser vista tanto como uma formalidade. Podes tentar seguir algumas questões:
● Oqueteentusiasmanestecargo?
● O que podes dizer sobre ti que não tiveste a oportunidade de referir no teucurrículo?
● OquefazdetiocandidatoidealparaaLisbonPH?
2.Comomedestacarnasdinâmicasdegrupo?
Não tenhas medo de expor as tuas opiniões, mesmo que motivem discordância e consequente discussão. Intervém de forma confiante, mas sempre respeitadora e sê tu mesmo, só assim podemos ver o teu verdadeiro potencial!Mantémacalmaduranteestemomentoeprepara-tepreviamente.
3.Queposturadevoadotarduranteaentrevista?
Tem atenção ao vestuário e à presença que crias durante a entrevista. Apresenta uma postura correta e usa vocabulário cuidado. Justifica e mantém aconsistêncianastuasrespostas.
É sempre aconselhável que realizes uma pesquisa sobre a Júnior Empresa e o departamentoaoqualteestásacandidatar.
Para te ajudar, podes sempre treinar a tua entrevista. Durante o momento, foca-te em responder de maneira assertiva e fornecer respostas sólidas ao questionárioqueteéproposto.
7. O que poderás encontrar?
Na LisbonPH irás encontrar um grupo de estudantes que, para além dos demais valores que lhes estão subjacentes, distinguem-se pela sua criatividade, inovação e multidisciplinaridade. Estas são as caraterísticas a que nos propomos para superar os desafios que encaramos diariamente, projetando e desenvolvendo as nossas competênciasesaberprático.
Não obstante ao mote Learning-by-Doing, acreditamos que, através de umpercursoacompanhadodeformações,queranívelde soft comode hard skills, a LisbonPH permite a aquisição de diversas competências que, de outra forma, não seriam possíveis adquirir ao longo do percursoacadémico.
É igualmente no contexto de Júnior Empresário que conseguirás expandir a tua network, através de um contacto mais próximo com o nosso Alumni Board - outrora membros da LisbonPH que atualmente mantêm um contacto próximo com a estrutura, permitindo uma troca de sinergias e ideias, potencializando o nosso conhecimento e aproximando-nosdarealidadedomercadodetrabalho.
E como os benefícios não escasseiam, terás adicionalmente a oportunidade de fazer parte de uma rede muito característica - o Movimento Júnior - permitindo-te a partilha de know-how, quer com membrosdeoutrasJúniorEmpresasdePortugal,comodaEuropaedo Mundo. Além disso, poderás ainda ocupar cargos nestas federações e contribuir ativamente para o sucesso desta comunidade empreendedoraedinâmica.
7. O que poderás encontrar?
Desde o início, a experiência de pertencer à LisbonPH traz-te um leque variado de benefícios. Enquanto Júnior Empresário, tens acesso a um Programa de Mentores, a par com o nosso Alumni Board, um Programa de Estágios de Verão nas áreas da indústria, consultoria, distribuição,laboratórios,farmáciahospitalar,entreoutras,eum Plano Formativo Interno desenhado para ti, que visa complementar o teu percurso como Júnior Empresário e futuro Profissional de Saúde. Terás ainda a oportunidade de aceder gratuitamente a todos os cursos e-LearningdaLisbonPHparaquetepossastornarnamelhorversãodo Profissional de Saúde do futuro. Para além disso, terás também oportunidade de ocupar diversas posições dentro da LisbonPH, como oscargosde Team Leader ede International Manager,ondepoderás desenvolverváriassoftehardskills.
Na estrutura, consegues ainda desfrutar de dinâmicas de team building e participar em ações de voluntariado, numa vertente de responsabilidade para com a sociedade e o ambiente, e de promoção da sensibilização para temáticas da Saúde que impactam a nossa comunidade.
7. O que poderás encontrar?
Para facilitar o processo de integração, terás acesso a um pack de Formações Iniciais, construído para te equipar com as competências básicasnecessáriasparadesempenharesastuasfunçõescomsucesso. Além disso, semestralmente, poderás participar no Off-Site, um fim-de-semanadeintegraçãorepletodeatividadeslúdicasesessõesde team building,mastambémmomentosmaisformaisondevalorizamos a partilha de conhecimento e experiências. Terás, ainda, acesso a um Buddy System, onde podes contar com o apoio e orientação de um membromaisexperientedoteudepartamento.
Em suma, fazer parte da LisbonPH será certamente mais que um simples começo, será o passo certo na direção do futuro que ambicionas.