Linha Popular 496

Page 1

LinhaPopular Camboriú, 16 de fevereiro de 2019 | Ano X | # 496 | facebook.com/linhapopular

Aqui Camboriú é notícia! DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Página 9

Comércio ilegal de barro no interior de Camboriú Começam os preparativos para o 37º Congresso Internacional de Missões

Página 15


2

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Opinião

LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

As lembranças do Bem Por Melissa Bergonsi

Eleições 2020 Mal passamos por uma eleição e já tem outra batendo na porta. No ano que vem voltamos às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores em todo o país. O meio político local já começa a se articular, com seus atores buscando lugar ao sol. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Nomes Muitos rumores sobre a corrida pela prefeitura, em todos os cantos da cidade. A candidatura de Edinho é dada como certa. Segundo fontes ligadas ao paço, Pâmela Olegário já está em pré-campanha, pedindo votos para o marido. Jane Steffen, da Rede, teria sido cortejada pelo ex-prefeito Olegário: ele a teria convidado para ser sua vice-prefeita em sua chapa. Chapa quente, aliás. Mas a própria Jane me contou,que, se for para ser candidata, não irá de vice.

Luzia No dia seguinte ao enterro do seu Bem ainda havia uma peregrinação em sua casa. Queriam cumprimentar dona Nena, se desculpar porque não puderam estar para o velório na casa que ficou pequena pra um sem número de gente que se espalhava até a esquina, que desviava das mais de dezena de coroas de flores que não paravam de chegar.

a vereança que conquistou a primeira ambulância de Camboriú. Tantas histórias que eram contadas aos sussurros de respeito entre um e outro no velório que pareciam até oração quando se ouvia, de longe, somadas as vozes.

Era muita gente. Gente coberta de tantas lembranças boas do Bem que vazavam às lágrimas. Lembranças das madrugadas sem número que pularam com ele da cama pra levar gente que nem conhecia até o Marieta, dos quantos passaram em frente a sua casa e acabaram na mesa do almoço junto da família porque ele não aceitava ver gente com fome, gente que não precisava de nome e sobrenome para o Bem. A laranjinha que gostava de tomar durante as partidas de dominó, as idas à praia levando os netos na Kombi, as piadas e peças que gostava de pregar, a fé em Deus que manteve firme a igreja dentro dele,

ro, deixando dona Nena, nove filhos e mais de quarenta netos, bisnetos e trisnetos - sem contar nos irmãos que foram mais de vinte e sempre muito presentes e unidos. Prestes a completar 88 anos de vida e de fé, teve para sua partida um velório em casa, a homenagem da família e dos amigos, missa de corpo presente na Igreja Matriz conduzida pelo neto Padre Vânio acompanhado de outros três padres e o enterro no túmulo onde estão a mãe e o pai do Bem. Neste domingo, dia 17, a missa de sétimo dia será celebrada no salão paroquial, às 19h30. Todos estão convidados para celebrarmos a vida e memória do Bem.

O nome da tucana também já faz partes das opções para a próxima eleição. Apesar do desgaste vivido pela ex-prefeita, seu nome é forte entre os eleitores do PSDB. Atualmente, Luzia é assessora do deputado Marcos Vieira, na Alesc.

Ramon e Milton Antonio

O vice-prefeito estaria articulando sua candidatura a prefeito e, seguindo a tradição das chapas Centro/ Bonifácio da Silva era o nome Monte Alegre, uma dobradinha com ex-vereador Milton do Bem que partiu na doída madru- Antonio seria uma alternativa. Carisma não falta a dugada de segunda-feira, 11 de feverei- pla.

Pastor Junior

Embalado pela onda 17, o pastor (que estaria de olho na presidência do PSL local) é o candidato que teria, além da militância de eleitores de Bolsonaro, grande parte do voto dos evangélicos. Resta saber se a onda terá fôlego para 2020 ou se tornará apenas uma marolinha.

John Lenon Lenon Teodoro usa bem a tribuna e as redes sociais para denunciar os erros do executivo e muitos cravam seu nome como certo para o cargo de prefeito. Mas essa história de fusão de Camboriú com Balneário deixou muito eleitor irritado. Além disso, teria que disputar a vaga com Luzia, que não seria um páreo fácil.

Elcio e Montibeller? Me surpreendeu a informação que recebi sobre uma reunião envolvendo o prefeito Elcio e Altamir Montibeller. O tema seria a formação de uma aliança para 2020, com Elcio tentando a reeleição, tendo Montibeller como seu vice. Pelo acordo, Altamir receberia as secretarias de Administração e a Fundação de Esportes, embarcando no governo do MDB agora. Em troca, seria o vice na chapa e assumindo a prefeitura em 2022, para Elcio se candidatar a deputado estadual. Até o momento, tudo não passa de especulações. Mas a política camboriuense tem episódios muito emblemáticos, como a improvável candidatura Aldinho/Ainor Lotério. O que hoje é visto com ressalva, amanhã pode ser a solução de um problema. Aliás, os ânimos, provocações, acusações e farpas são coisas que ficam apenas na campanha. Prova disso são os inúmeros cargos comissionados que compõem o atual governo que fizeram campanha para Montibeller, Márcio Rosa e cia. Ou seja: nada de novo sob o sol. Por ora, é isso.


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Política

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

3

“Seremos incansáveis na luta pela educação catarinense”, afirma Luciane Carminatti

Parlamentar destaca primeira audiência com o novo Secretário de Educação, comemora ação do Ministério Público e reflete sobre perspectivas para a área Professora de formação, na primeira semana de sessões da 19ª Legislatura

da Assembleia Legislativa a deputada Luciane Carminatti (PT) priorizou ações em prol das principais demandas e lutas históricas da educação catarinense. Por iniciativa da parlamentar, Luciane foi a primeira deputada a ser recebida pelo atual secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e sua equipe. Na pauta da audiência realizada na última quarta-feira (6), questões urgentes (como o impasse em relação ao início do ano letivo das Apaes e problemas na estrutura físicas de escolas de diferentes regiões do estado) e complexas, como o combate ao assédio moral sofrido por professores, mudanças na carreira do magistério, políticas específicas para a saúde dos profissionais da educação, novas chamadas do concurso público, situação das salas de informática que permanecem fechadas e a efetivação do abono das faltas de

greve, já previsto em lei aprovada ainda em 2017. “Enquanto presidente da Comissão de Educação da Alesc, fiz questão de articular esta audiência ainda durante o recesso parlamentar. Mais do que um bom diálogo com a nova gestão, nossa prioridade é construir ações e soluções para a educação catarinense”, afirma a deputada, que é autora da Lei do Segundo Professor e de quase 30 projetos de lei voltados para a educação. A voz da educação no Parlamento Em seu primeiro pronunciamento na tribuna nesta legislatura, Luciane reforçou o seu compromisso com a área e destacou a Ação Civil Pública ajuizada pela 25ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital que requer que o governo catarinense deixe de incluir despesas com aposentados e pensionistas nos 25% do orçamento estadual que, conforme a lei, deve ser investido na

educação. A Ação foi motivada a partir de Representação da parlamentar, que foi acatada pelo Ministério Público Estadual. Conforme o documento, entre 2007 e 2017, R$ 3,26 bilhões da pasta da educação para pagar os inativos. Se o Poder Judiciário julgar favorável, se estima acréscimo de R$ 420 milhões anualmente no orçamento do setor. “Um passo fundamental para a nossa luta pelos 25% que a educação tem direito e para garantir mais recursos para a valorização da carreira dos profissionais da educação e a melhoria da infraestrutura das nossas escolas”, pontua a deputada. “Na condição de professora e deputada, reafirmo que este ano, uma vez mais, estarei ao lado dos pais, professores e alunos nas grandes lutas em prol da educação que queremos para SC”, finaliza Luciane

Deputado Naatz cobra a criação de Plano Estadual de Saneamento Ao apresentar dados oficiais sobre o baixo índice da coleta e tratamento de esgoto em Santa Catarina e seus reflexos sobre a saúde pública e na movimentação do turismo regional, o deputado Ivan Naatz (PV) cobrou no plenário da Alesc a implantação de um Plano Estadual de Saneamento. Estudos recentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que apesar de Santa Catarina registrar uma cobertura de abastecimento de água e de coleta do esgoto acima da média brasileira, apenas 20,9% dos efluentes recebem tratamento antes de voltar para a natureza.

“É o pior índice entre os três estados da região Sul”, afirmou o deputado, acrescentando que o parlamento precisa unir forças com a sociedade para cobrar ações efetivas do governo estadual no planejamento de ações a médio e longo prazo. Naatz disse ainda que não é contra as privatizações ou as municipalizações do sistema de saneamento que saíram da abrangência dos serviços da Casan nos últimos anos, mas que precisa haver maior fiscalização estatal e das agências reguladoras porque “as concessionárias locais têm priorizado a comercialização da água que dá mais lucro e deixado de lado a implantação do sistema de esgoto que deman-

da mais recursos e é demorado.” O deputado exemplificou o caso do município de Penha, em que veraneia há mais de 40 anos e que conta com mais de 400 pousadas turísticas. “Ao longo de todo esse tempo não houve evolução na implantação do sistema de esgoto, a balneabilidade das praias fica comprometida e a situação afugenta os turistas, assim como acontece em outras cidades turísticas do estado, com o aumento constante dos pontos impróprios para banho. Precisamos de uma política de saneamento já. O saneamento precisa estar entre as prioridades do governo atual”, finalizou.

Polícia Rodoviária Estadual e Cobalchini definirão ajustes para disciplinar uso de radares móveis Com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, o texto do projeto de lei, apresentado pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB), visando a fiscalização preventiva nas rodovias estaduais passará por ajustes. Em reunião, na quinta-feira, 14, em Florianópolis, com o comandante da PRE, Evaldo Hoffmann, foi definido que o projeto vai disciplinar o uso dos radares móveis, que poderão ser utilizados somente em locais de ampla visão do motorista, com cones, e em pontos com estudos previamente realizados. E em alguns casos será feito o uso de lombadas eletrônicas.

“O debate da proposta tem sido fundamental. Junto com a Polícia Rodoviária Estadual vamos ajustar a redação do projeto, garantindo que a fiscalização, que é feita nas rodovias estaduais, tenha por objetivos principais a prevenção e educação, e não a arrecadação financeira”, destacou o deputado. Segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual, a PRE está aberta ao diálogo e vai auxiliar nos ajustes da redação do projeto. “Essa fiscalização com radares móveis não pode ser feita de forma velada. Desde que assumi o comando, isso é proibido, e quem o fizer será punido no rigor da Lei.

Hoje tivemos uma importante reunião com o deputado, onde definimos que a quatro mãos vamos construir o projeto para que seja excelente para a sociedade catarinense”, afirmou Hoffmann. Após a reunião ficou definido que será feito um substitutivo do projeto que já deu entrada na Alesc , na semana passada. “Não sou contra a fiscalização por excesso de velocidade nas rodovias estaduais. Devemos sim fiscalizar, orientar e educar no trânsito. Esse é o debate proposto e hoje tivemos um avanço importante nesse sentido”, ressalta Cobalchini.


4

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

5


6

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Geral

LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Julgamento no STF sobre a criminalização da homofobia é novamente adiado Ministro Celso de Mello não concluiu voto e julgamento de ações que pedem alteração na lei será retomado na próxima quarta-feira (20) DIA DO ROTARY

que a gente passa, hoje, na sociedade”, afirmou Ana Paula de Melo Santos.

23 de fevereiro é o dia Internacional de Rotary. Uma Instituição que nasceu em 1905, portanto 114 anos atrás em Chicago, cujo objetivo era viver boas amizades e fazer relacionamentos com pessoas de todas as profissões úteis. O fundador Paul Harris, não imaginava a dimensão que sua ideia chegaria. Hoje o Rotary está em mais de 217 países do mundo. Tem mais extensão que a própria ONU. Depois de alguns anos, nos primórdios de nossa Instituição, o objetivo de Rotary tornou-se mais amplo, deixou de ser apenas um grupo de homens que se reuniam para viver boas amizades e trocar experiências, mas buscou também, o viés da benemerência através da ajuda profissional de cada associado: “Rotary é uma instituição formada por homens e mulheres no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários e promovem valores éticos e a paz mundial através de suas profissões, de seus conhecimentos e sua vocação para o servir.” Essa convivência existente entre seus associados, só é possível através de um grande espirito de grupo que chamamos de companheirismo. O companheirismo nos inspira a realizar grandes projetos sociais em seis áreas de enfoque que atende a todas as necessidades humanas: PAZ E PREVENÇÃO/RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. 2- PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS. 3- RECURSOS HIDRICOS E SANEAMENTO. 4- SAÚDE MATERNO INFANTIL. 5- EDUCAÇÃO BÁSICA E ALIMENTAÇÃO. 6- DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E COMUNITARIO. O Rotary é formado por 543 distritos. No Brasil somos em 38 distritos. O responsável pelo distrito é o governador. Cada distrito possui de sessenta a 130 clubes de Rotary com seus presidentes e conselhos diretores. Os clubes desenvolvem em parceria com a comunidade, muitos projetos chamados Distritais e Globais que atendem as necessidades das pessoas e entidades mais carentes. O Rotary possui uma Fundação chamada de Fundação Rotária, a maior fundação privada do mundo. Essa fundação recebe ajuda financeira dos rotarianos e de grandes contribuintes como a Fundação Paul e Melinda Gattes que contribuem para os projetos de Rotary, especialmente a campanha da Pólio com mais de quinhentos milhões de dólares ao ano. Nossa F. Rotária, além de patrocinar os projetos Globais criados pelos clubes, possui outros grandes projetos como a Erradicação da Pólio no mundo. Iniciamos a campanha em 1985, com o propósito de acabar com esse vírus da face da Terra, quando mais de trezentas mil crianças eram infectadas por essa doença todos os anos. Hoje somente dois países no mundo ainda tem essa doença: Paquistão e Afeganistão. Ano passado tivemos trinta casos dessa doença nesses países. Este ano entre o dia 01 de janeiro e 30 de janeiro não tivemos nenhum caso. Quem sabe não é este o ano em que a doença vai acabar? Entretanto, enquanto ainda houver um lugar no mundo com essa doença, precisamos vacinar todas as crianças do mundo todos os anos. Amigos leitores, esse projeto, nos dá um grande orgulho de sermos rotarianos. Só por esse grande projeto que já salvou milhões de crianças da morte e das deficiências físicas, justificaria sermos rotarianos. Estamos em vésperas de levantarmos a bandeira da vitória contra essa doença terrível. Entretanto, muitos milhões de dólares ainda precisam ser investidos para vacinar todas as crianças do mundo até termos a certeza de que a doença já não existirá mais. Por isso precisamos de mais voluntários para nos ajudar nesse e em muitos outros projetos que os rotarianos desenvolvem. Procure um clube de Rotary mais próximo de você e nos ajude com seu conhecimento profissional com algumas horas de seu tempo. Precisamos devolver à sociedade um pouco de nós por tudo aquilo que a vida nos presenteou em saúde, oportunidades e bênçãos. Sua participação poderá lhe abrir grandes oportunidades no net work existente entre os rotarianos. Venha ser um de nós. “MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE”. Jaime Luiz Ziliotto – governador do distrito 4651 de Rotary Internacional.

O vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, que é a favor da criminalização da homofobia e da transfobia, lembrou que, somente no ano passado, 420 pessoas da comunidade LGBTI foram mortas no país. “Quatrocentas e vinte mortes, de pessoas que se afirmam gays e lésbicas, é um número pequeno? Quanto será necessário, que tenhamos as mortes, para entender que já morreram pessoas demais?”, questionou.

O julgamento da criminalização da homofobia foi suspenso mais uma vez e será retomado na próxima quarta-feira (20), quando o relator Celso de Mello deve terminar sua manifestação e os demais integrantes da Corte devem votar. O ministro Celso de Mello falou por cerca de três horas nesta quinta (14) e afirmou que “nada é mais nocivo, perigoso e ilegítimo do que elaborar uma Constituição sem a vontade de fazer executá-la integralmente”. Nos últimos minutos antes de a sessão ser suspensa pelo presidente da Corte, o decano do tribunal, que é relator de uma das ações, abordou o que considera uma “omissão do Estado” e a “inércia do poder público” que, para ele, deformam a Constituição. Apesar da indefinição, o resultado da votação é bastante aguardado pela população LGBTI. Se for aprovada pela Corte, a criminalização da homo-

fobia faz com que os agressores sejam punidos da mesma forma que ocorre atualmente nos casos de racismo, cuja conduta é inafiançável e imprescritível. Segundo a auxiliar de limpeza Ana Paula de Melo Santos, que é homossexual e tem 29 anos, moradora de Planaltina, no Distrito Federal, a criminalização da homofobia seria um avanço para diminuir os casos de preconceito. “A gente sofre preconceito com todo tipo de gente. Esses dias aconteceu de eu entrar dentro do vagão do metrô, que é exclusivo para mulheres, e o agente vim falar comigo que eu tinha que me retirar do vagão porque era exclusivo para mulheres. Já aconteceu também de eu estar com um amigo meu e ele ser agredido, arrancarem um dente dele batendo, e tudo mais... Isso acontece direto. Especificamente é muito complicado o que a gente vive, o

Para a LBV, proteger a infância é acreditar no futuro Iniciativa beneficiará crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou mais uma importante campanha de mobilização social em apoio à educação brasileira: Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! A iniciativa visa angariar doações e entregar no início do ano letivo, 19 mil kits de material pedagógico para crianças e adolescentes atendidos pela Instituição e por organizações parceiras nas cinco regiões brasileiras. Os kits são compostos por itens como mochila, cadernos, lápis, régua, canetas, estojo, dicionário entre outros. A campanha tem como objetivos principais auxiliar os pais que não dispõem de recursos financeiros para a

compra do material escolar e motivar crianças e adolescentes a frequentar a escola e a continuar os estudos. Para a realização da campanha, a LBV conta com a solidariedade do povo e de seus colaboradores, voluntários, amigos e parceiros e o apoio imprescindível dos meios de comunicação para a divulgação dessa ação solidária. As doações podem ser feitas no site www.lbv.org ou pelo tel. 0800 055 50 99. Outras informações ainda podem ser obtidas acessando as páginas oficiais da LBV no Facebook, no Instagram e no Youtube, por meio do endereço “LBVBrasil”.

Segundo o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, não há necessidade de se criar uma lei específica para criminalizar homofobia e transfobia. “Não há que se falar em omissão do Senado Federal em discutir a matéria. Especialmente, porque há a norma penal em vigor, que é o Código Penal, que já pune fatos discutidos e o que se pretende aqui é o aperfeiçoamento da legislação penal”, enfatizou. A advocacia-geral da União, o Senado Federal, a Frente Parlamentar Mista da Família e Apoio à Vida e a Associação Nacional de Juristas Evangélicos são contra as duas ações que estão em análise no STF. Além da ação apresentada pelo Partido Popular Socialista (PPS), a Suprema Corte julga em conjunto o Mandado de Injunção (MI) 4733, apresentado pela Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT). As duas ações pedem que o Supremo reconheça a omissão do Congresso Nacional ao legislar sobre a criminalização da homofobia e transfobia.


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Cidade (BC)

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

7

Trailer da Saúde terá semana de ações especiais na Tamandaré gilância Epidemiológica promoverá ação referente à campanha de vacinação contra a febre amarela. De acordo com balanço realizado no dia 11 de fevereiro, 2533 doses foram aplicadas neste ano na cidade. Embora a procura tenha aumentado, é importante salientar a relevância de bater a meta de vacinação do município, que é de 83.701 doses aplicadas.

De 18 a 22 de fevereiro haverá diversas ações especiais da Secretaria de Saúde no trailer localizado na Praça Almirante Tamandaré. Irão participar o Ambulatório Especializado, Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD e II), Posto de Atenção Infantil (PAI), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS). Além das orientações realizadas pelos Centros de Especialidades, a Vi-

Em comemoração do aniversário de 114 anos do Rotary Club Internacional, as três unidades do Rotary de Balneário Camboriú e uma de Camboriú também farão parte da ação ao longo de toda a semana. Os cerca de 60 rotarianos darão prioridade à conscientização da vacinação contra a febre amarela, que é ofertada no trailer diariamente, junto à Vigilância Epidemiológica. “Queremos motivar as pessoas para se vacinarem, convocar a comunidade em nome da solidariedade humana, que é um dos nossos preceitos. Sempre estamos à disposição para colaborar com a

Secretaria de Saúde neste quesito”, diz o presidente do Rotary Club de Balneário Camboriú – Praia do Atlântico, Valmir Patias. Todas as sextas-feiras haverá presença dos mascotes da saúde – Dentinho, Samuzinho, Maria e Zé Gotinha – pinturas faciais em crianças e testes rápidos do CISS/CTA no Trailer da Saúde. “Quanto mais trouxermos os Centros de Especialidades para perto da população, mais informadas e orientadas as pessoas ficam, por isso é tão importante termos essas ações em um lugar tão movimentado quanto a Praça Almirante Tamandaré”, comenta a secretária de Saúde, Andressa Hadad. O Trailer da Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com pausa das 12h às 13h e fornece à população atendimentos de enfermagem, verificação de pressão arterial e glicemia e atendimentos dentários. O trailer está em funcionamento desde dezembro na praça e permanecerá no local até o carnaval (05 de março).

Banco Mundial apresenta pré-proposta para Sistema de Transporte Coletivo Regional Na última terça-feira (12), o presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), prefeito Fabrício Oliveira, se reuniu com representantes do Banco Mundial e da International Finance Corporation para dar sequência às tratativas para implantação do Sistema de Transporte Coletivo Regional . A reunião foi um desdobramento da visita feita pela comitiva da AMFRI à Brasília no dia 30 de janeiro, quando foi protocolada carta de intenção solicitando apoio de cooperação técnica para estruturar o modelo de negócios do STCR. Os técnicos vieram em busca de mais informações sobre o projeto e também para apresentar uma pré proposta de apoio do banco. “Apresentamos aos técnicos do Banco Mundial os detalhes da formatação e o andamento deste projeto de mobilidade urbana tão inovador e fundamental para a nossa região, que comporta cerca de 780 mil pessoas e tem carência desse tipo de transporte integrado. As dúvidas dos técnicos foram esclarecidas e eles colheram os subsídios que precisavam para o passo seguinte, que é o de aprofundamento

da análise para a consolidação da parceria”, comentou Fabrício Oliveira. Durante a manhã foram feitas as reuniões técnicas na AMFRI, onde foi apresentada a proposta para constituição do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI - que é quem vai gerir o transporte regional e feita apresentação detalhada do projeto de engenharia. O Banco Mundial apresentou uma proposta de submissão do projeto ao Global Infrastructure Facility, que é uma plataforma mundial de apoio a projetos, principalmente nas áreas de energia, saneamento e mobilidade urbana, sediada em Washington. Participaram do encontro o diretor Regional de Transportes para a América Latina, Juan Gaviria e a gerente Sênior para a América Latina, Bianca Alves, ambos do Banco Mundial sediado em Washington; o Analista Sênior para a América Latina, Grégoire Gauthier, do Banco Mundial sediado em Brasília e os analistas do IFC sediado no Rio de Janeiro, Felipe Camacho e Otávio Fernandes; além do presidente da AMFRI, Fabrício Oliveira, o presidente do Conselho Consultivo da InovaAmfri, Paulo Bornhausen e o projetista Edé-

sio Lopes. Durante a tarde, foi realizada reunião na sede do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Florianópolis, em que participaram a comitiva do Banco Mundial e técnicos da AMFRi e do BRDE para tratar de eventual acordo de cooperação para transferências de fundos para viabilizar a implantação do projeto. Na sequência houve reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico Social do Estado, Lucas Esmeraldino, e com a deputada estadual Ana Paula da Silva, onde ficou decidido que será agendada uma próxima reunião técnica para tratar exclusivamente de como o Estado vai apoiar e interagir com esse projeto. O Sistema de Transporte Coletivo Regional é um projeto pioneiro no Brasil pela proposta de gestão consorciada e poderá ser o primeiro de transporte coletivo em nível mundial com 100% da frota movida a energia elétrica. Ele é composto por 11 linhas integradas, que conectam os 11 municípios da AMFRI, de forma multimodal.

Sobre a origem dos Direitos Humanos O estudo sobre Direitos Humanos possui íntima relação com a história e com a filosofia jurídica. Sem entrar no aspecto jurídico-filosófico do assunto, na história, é possível verificar que Direitos Humanos são vitórias conquistadas no curso dos anos. Guy HAARSCHER, na obra Filosofia dos Direitos do Homem, coloca: “os direitos do homem emergiram, no século XVIII (18), durante a luta travada pelas Luzes contra o absolutismo ou arbítrio do poder. O que é, em linguagem adequada, um poder arbitrário? É um poder cujas decisões não são em caso algum previsíveis, dado que elas dependem sempre do livre arbítrio do Príncipe, o qual toma as decisões em função das oportunidades políticas, quando não das simples mudanças de humor”. Assim é que, em 1789, na França, é firmada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, resultado dessas lutas contra regimes arbitrários de Poder. Essa primeira Declaração é importante, pois, pavimentou o caminho para a criação de novos Diplomas jurídicos desde então. Segundo HAARSCHER, na Europa, antes mesmo de 1789, homens e mulheres não possuíam o mínimo vital para sobreviverem sendo forçados, inclusive, até mesmo crianças, a condições terríveis de trabalho com jornadas de mais de um dia inteiro por uma remuneração irrisória. Eram situações análoga à escravidão, com descontos até das horas de descanso. Cenários como esse foram/são estopim para a busca por melhores condições de vida, assim, nesse sentido, o direito à propriedade, à liberdade, direitos trabalhistas e direitos sociais como saúde, educação e segurança, dentre outros, são conquistas das lutas por Direitos Humanos. Atualmente, um dos principais documentos sobre o tema é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, firmada em 1948, três anos após o fim da 2ª Guerra Mundial, pela ONU e, consequentemente, pelos Estados que compõe a respectiva Organização, dentre eles, o Brasil. Hoje, com os avanços já alcançados e até mesmo pelas dinâmicas mudanças da sociedade, as pautas que envolvem Direitos Humanos possuem outras vertentes, porém, tal como séculos passados, possuem grande relevância para vida comum – e sobre tais, pretendo falar na semana que vem. Por fim, para quem tem curiosidade sobre o tema Direitos Humanos e, igualmente, sobre a questão filosófica que envolve a matéria, indico o livro já citado aqui: Filosofia dos Direitos do Homem (1993), de Guy Haarscher. Até a próxima e fique bem! João Capistrano Advogado – OAB/SC 37.413 Especialista em Direito Empresarial e dos Negócios Contato: (47) 9 9273 3022


8

LinhaPopular

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Aqui Camboriú é notícia!

A diretora da rede Emporium da Beleza Ana Paula Freitas Fer ro

HOT PRICE A Emporium da Beleza Balneário Camboriú, está com a promoção HOT PRICE. Prepare-se para ofertas quentíssimas e combos estéticos com descontos imperdíveis. Confira as promoções de verão em toda a rede Emporium da Beleza e conquiste o corpo que sempre sonhou.

HAPPY DAY Diretamente de Brusque, nossa aniversariante da semana, MARIANE SOUZA E SILVA, sempre arrasando no charme. Dia 14 de fevereiro recebeu amigos no Siciliano Café e Cozinha para um parabéns lindo. Felicidades Má!!

PASSEIO CICLÍSTICO Desafio incrível no quinto passeio ciclístico “Alto das Montanhas” que recebeu na cidade de Benediro Novo, amantes das bikes em geral.RAFAEL , da RP Bike Team ( de Camboriú) e o amigo ZEKINHA marcaram presença e fizeram bonito com classificação de destaque! Parabéns aos queridos atletas!

FÉRIAS NA BAHIA A empresária e Life Coach Thalyta Ern e seu esposo, o Cirurgião plástico Andy Ern, curtiram dias de sol e calor na Praia do Forte - Bahia, considerado um dos destinos mais incríveis do Nordeste. Eles ficaram hospedados no Tivoli Eco Resort, um resort completamente sustentável. Segundo o casal, é muito importante essa conscientização da importância em preservar o meio ambiente e aproveitar as suas belezas naturais de uma maneira ecologicamente correta

YANG MODELADORES Foi dada a largada ao ano de comemorações da Yang Modeladores. A marca debuta este ano e trás para os seus clientes a representatividade da luz que a marca possui. Estaremos acompanhando bem de pertinho tudo o que de bom ven por ai! Parabéns desde já ANGELA FREIRE, proprietária da marca!


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Matéria de Capa

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

9

Comércio ilegal de barro no interior do Camboriú volveria pagamento em dinheiro mas permitiria que a empresa vendesse o material retirado da pista, o que é ilegal.

A Prefeitura de Camboriú tem realizado uma série de obras de melhorias na área rural da cidade. As obras, que visam melhorar as condições de tráfego no interior do município, consistem em serviços de patrolagem da estrada e alargamento das laterais em alguns pontos. O serviço tem dividido opiniões entre a comunidade local. Enquanto muitos elogiam as obras, que proporcionam mais conforto e segurança a motoristas e pedestres, alguns munícipes denunciam irregularidades que estariam ocorrendo em determinados trechos. Há relatos de supressão de vegetação (corte de árvores sem licença ambiental). A partir da abertura de um processo (Nº 175/2019), a Secretaria Municipal de Obras foi notificada pela Fundação do Meio Ambiente de Camboriú

(FUCAM). O motivo da notificação foi suposta retirada ilegal de vegetação de propriedades às margens da estrada que segue para a comunidade do Braço, no interior de Camboriú. A denúncia chegou na Fucam pela população e agora um procedimento administrativo está apurando o caso. Além disso, há moradores que denunciam a venda ilegal do barro retirado da encosta por R$150,00 a carrada, o que poderia configurar crime ambiental, já que a venda de minério é regida pela lei No 6.567, de 24 de setembro de 1978.. As fontes que procuraram o Linha Popular para trazer as denúncias não querem ser identificadas por medo de represálias e alegam que o “trato” informal entre a Secretaria de Obras e a empresa que faz o alargamento da estrada não en-

As obras de alargamento das vias se espalham pela área rural do município. As melhorias passam pela estrada geral do Braço. Um trecho chama a atenção pelo alargamento na pista em relação a outros pontos, devido a grande quantidade de material retirado: em frente ao Hotel Top da Mata. Além do alargamento da estrada, houve também supressão de vegetação (desmatamento de árvores), que gerou a denúncia que deu início a nossa reportagem. Mais adiante, nas localidades de Lageado e Limeira, há também evidências de retirada de barro das encostas, assim como depoimentos do comércio informal do barro. “O caminhão passa carregado, oferece, dá o preço é já descarrega onde a gente quiser. Um monte de gente comprou aqui, tão aterrando tudo aqui, direto”, garante nossa fonte, que por medida de segurança teve sua identidade preservada. Procurado pela reportagem do Linha Popular, o diretor da Secretaria de Obras, Dirceu Pires, não retornou aos nossos contatos. A Fundação do Meio Ambiente nos informou que abriu procedimento interno pedindo esclarecimentos e que está no aguardo de respostas, pois o prazo legal (20 dias) para os devidos esclarecimentos ainda não está esgotado. Além da denúncia citada nesta matéria, um segundo caso foi autuado pela fiscalização da FUCAM, na tarde de quinta-feira (14):aterro de área sem licença ambiental. Há suspeita que esse caso possa ter ligação com o material extraído das obras executadas pela prefeitura..


10

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Saúde

LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Crianças a partir de cinco anos já devem se consultar com um ortodontista Conforme a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC), quanto mais cedo o problema de saúde for identificado, mais fácil será o tratamento

18 de Fevereiro – Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo O alcoolismo é uma doença crônica e multifatorial (quantidade e frequência do uso, condições de saúde, fatores genéticos, psicossociais e ambientais). É um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, 15% da população é dependente de álcool, sendo homens entre 18 e 29 anos a sua maioria (www.inesco.org.br). O alcoólatra é a pessoa que em decorrência do uso abusivo de álcool apresenta prejuízos em sua vida pessoal e social. O dia 18 de fevereiro é o dia nacional de combate ao alcoolismo. Data emblemática para alertar e promover a reflexão dos problemas advindos do uso abusivo do álcool, uma droga lícita altamente consumida no país, focando especialmente conscientizar a população em relação à prevenção ao alcoolismo. A prevenção sempre será a melhor opção. Extremamente importante que em casa os pais abordem o assunto com seus filhos para alertar sobre os malefícios do álcool, e que possam estreitar os laços afetivos a fim de mantém diálogo e fortalecer os filhos na resolução de problemas diários para que não recorram ao uso do álcool como saída. Pais prestem mais atenção em seus filhos! Os jovens tendem a fazer uso de álcool para pertencer aos grupos, isso especialmente na adolescência. Outro fator que estimula o uso é devido o álcool deixar a pessoa desinibida, ou seja, jovens tímidos e introvertidos veem no álcool uma forma de conseguir se socializar e criar vínculos. O álcool também é utilizado para fugir dos problemas: “beber pra esquecer”. Nenhum uso de álcool resolverá os problemas, pelo contrário pode criar novos problemas (doenças, acidentes de trânsito, comportamentos promíscuos, dentre outros). O alcoólatra tem dificuldade em assumir que é doente e dependente de álcool; quando passa a aceitar o tratamento se torna mais eficaz. A família torna-se codependente, pois passa a sofrer junto com o alcoólatra e também precisará de suporte. Os tratamentos consistem no acompanhamento com psicólogo auxiliando nas questões comportamentais, e psiquiatra, pois em alguns casos é necessário uso de medicação para controlar sintomas de abstinência; os grupos terapêuticos e de ajuda mútua (AA-alcoólicos anônimos) oferecem importante suporte, e existem as comunidades terapêuticas caso seja necessária internação. Tratamentos especializados gratuitos são oferecidos através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que é um programa de saúde pública. “O álcool vicia. Não seja a próxima vítima”.

O começo do ano é uma das melhores épocas para levar os filhos nas consultas anuais e iniciar 2019 com o pé direito na saúde. Com a volta às aulas e início do ano letivo, é preciso estar atento à rotina dos pequenos. Em relação à ortodontia, a indicação é de que as crianças façam sua primeira consulta entre os cinco e sete anos de idade, conforme recomenda a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR). Quanto mais cedo, mais fácil será o tratamento. As questões que envolvem a ortodontia e a saúde da boca vão além da aparência estética. Diversos problemas podem ser identificados ainda na infância, com a ajuda de um especialista. Alguns diagnósticos são frequentemente identificados em crianças, como a mordida cruzada ou aberta, dificuldade para falar, mastigar, deglutir ou até respirar, por exemplo. Conforme o ortodontista e presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC), Gustavo Zanardi, crianças também podem apresentar os dentes mal posicionados, falta de dentes ou demora na erupção dos dentes permanentes. “São muitos benefícios ao se levar o filho pequeno para uma consulta. Alguns problemas só podem ser resolvidos de forma adequada se diagnosticados precocemente”, explica ele. Ainda de acordo com o especialista, além de melhorar a respiração, mastigação, deglutição e fala, o tratamento ortodôntico “pode melhorar também a auto estima da criança e dos adolescentes, o que traz benefícios imensuráveis no seu desenvolvimento psicossocial e nos seus relacionamentos interpessoais”, completa. As crianças brasileiras, conforme explica Gustavo, apresentam a idade dentária adiantada. Por isso, a fase dos seis anos é considerada ideal para a primeira consulta - alguns procedimentos, inclusive, podem ser realizados antes disso, ainda aos cinco anos de idade. “O bem-estar e a autoestima elevada são essenciais à saúde. Por isso, recomendamos consultas de seis em seis meses ou, pelo menos, uma vez ao ano para fazer o monitoramento até a dentição permanente estar completa”.

Saiba mais sobre a ABOR-SC A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC) é uma entidade estadual filiada à Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), que age de forma nacional. Os associados ABOR-SC são ortodontistas profissionais e reconhecidos em sua área. Além de gerenciar a ação dos ortodontistas no estado, a ABOR-SC também oferece informações e conhecimentos atualizados da ortodontia através de atividades específicas para os especialistas. Um dos objetivos da associação, conforme explica o presidente Gustavo, é de primar pela excelência dos profissionais que trabalham para o desenvolvimento da especialidade, com seriedade e ética. “É fundamental que os pacientes procurem profissionais devidamente capacitados e registrados no Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO/SC) como especialistas em ortodontia, para uma avaliação adequada, diagnóstico e tratamento”, completa.

Aproveitando o gancho da minha amiga Joyce, na coluna desta semana, vou contribuir com o dia 18 de fevereiro – Dia nacional de Combate ao alcoolismo, falando um pouquinho sobre o efeito do álcool no organismo. A molécula de etanol é solúvel em água, a sua absorção é mais rápida pelo intestino e lenta pelo estômago que depende inicialmente da presença e do tipo de alimento ingerido antes de beber e a velocidade com que a pessoa consumiu. Alimentos ricos em carboidratos retardam a sua absorção. A distribuição é livre pelos órgãos, as mesmas concentrações de álcool no sangue estão presentes no coração, cérebro e músculos com exceção do fígado que concentra a maior porcentagem por receber álcool absolvido do estomago e do intestino. O etanol é carregado pelo sangue até chegar no cérebro estimulando os neurônios a liberar serotonina regulando o prazer e o humor deixando a pessoa num estado mais eufórico e desinibido. Se o consumo continuar o cérebro regula a liberação de glutamato, neurotransmissor que regula o GABA, ácido que inibe o nosso sistema nervoso central causando a sedação fazendo os neurônios trabalharem menos, logo a pessoa perde a coordenação e o autocontrole. O álcool irrita a mucosa do estomago, tornando difícil a digestão dos alimentos aumentando a produção de ácidos gástricos gerando sensação de enjoo e mal-estar. Quando a pessoa vomita, é porque o cérebro ativa um mecanismo de autodefesa contra ação toxica do álcool no estomago. A constante vontade de urinar vem da inibição do hormônio antidiurético que controla a absorção de água pelos rins, quanto menos água é absorvida, mais urina é secretada, nela são eliminados minerais necessários como potássio e magnésio importantes para o coração causando alteração nos batimentos cardíacos. Mas o álcool engorda? Simples, o álcool possui 7 kcal por grama, sem valor nutritivo algum a famosa caloria vazia. Uma latinha de cerveja possui em média 180 kcal. O nosso corpo tem a função de estocar e metabolizar/queimar gorduras e carboidratos, mas não tem esta mesma capacidade para o álcool. Como o álcool é toxico para o organismo, a prioridade é elimina-lo, fazendo o nosso corpo armazenar tudo que consumiu na forma de gordura. Para quem pratica exercícios físicos e buscam emagrecimento já sabe!! Além disso o álcool reduz a produção de testosterona, desidrata o organismo e aumenta a produção de cortisol e insulina no sangue. Para quem gosta de beber uma cerveja gelada, ou vinho para espantar o frio e quer manter a forma e a saúde em dia, vai a dica: beba com muita moderação!!


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Cidade

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

11

Prefeitura de Camboriú promove Festa Nacional da Melhor Idade Evento terá apresentações de dança, feira gastronômica e concurso da Rainha moradores se reúnem às quartas-feiras, por exemplo, no Centro de Múltiplo Uso Alice Testoni Gomes para dançar e interagir entre si. A Fenami vem para consagrar a melhor idade, ser um marco no calendário de eventos do município e impulsionar o turismo, ao receber visitantes de outras cidades”, comenta o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.

A Prefeitura de Camboriú irá realizar, entre os dias 21 e 24 de março, a 1ª edição da Festa Nacional da Melhor Idade (Fenami). O evento contará com apresentações de dança, campeonato de vôlei e jogos de mesa, concurso da Rainha e

promoção de exercícios físicos. As ações serão no ginásio de esportes Irineu Bornhausen, no Centro. “Camboriú é uma cidade com muitos idosos. A estimativa chega a cerca de 6 mil. Alguns desses

Uma feira gastronômica ficará montada no ginásio durante o evento. Entre os pratos que serão comercializados estão tortei com galinha ensopada, lambaris, café colonial e pastéis. A programação completa da Fenami, organizada pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, será divulgada nos próximos dias.

Vereador John Lenon solicita parecer sobre fusão de Camboriú e Balneário Na última quinta-feira (14) o Vereador John Lenon Teodoro esteve em Florianópolis protocolando ofício junto ao presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE-SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, solicitando a possibilidade da elaboração, por parte do TCE, de um parecer técnico sobre a fusão de Camboriú e Balneário Camboriú. As cidades foram uma só até o ano de 1964, quando houve a emancipação do Balneário. O pedido deve ser analisado pelo Tribunal, que tem levantando uma série de questionamentos sobre a saúde financeira dos municípios catarinenses, juntamente com outras instituições como OAB/SC. “Nossa intenção é debater tecnicamente sobre uma possível fusão entre as duas cidades, para garantir o desenvolvimento econômico, ambiental e social como um todo e não de uma em detrimento da outra, pois se Balneário Camboriú hoje tem o segundo melhor IDH de Santa Catarina, é porque a mão de obra vem de Camboriú, que fica com todo o passivo social. Quando ocorreu a emancipação, creio que os políticos da época não imaginaram que a divisão poderia acarretar tamanha diferença, por isso acho válido estudar e debater essa possibilidade, primeiro de forma técnica, depois com a população das duas cidades” declara John Lenon.

FLAGRANTE DE DESRESPEITO AO ESTATUTO DO IDOSO EM LOTÉRICAS, BANCOS E OUTROS ESTABELECIMENTOS! Caros leitores! Nesta edição vamos abordar um assunto importantíssimo sobre os direitos dos idosos em filas de lotéricas, bancos ou supermercados. Ao tratar dos direitos dos idosos, reza o Estatuto do Idoso: Art. 3º, § único, I – atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população; E ainda: Art. 4º Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei. Observa-se que a lei não fala em “caixa preferencial”, mas sim em “atendimento preferencial”. Logicamente o idoso pode ser atendido em “qualquer caixa”, independentemente de este ser “preferencial” ou não. Diante de pouco conhecimento por parte dos idosos, diariamente vemos “caixas preferenciais” mais extensos que “caixas não preferenciais”, trato que se dá diante dos beneficiários de forma totalmente errada. Além dos deficientes, gestantes, lactantes e outros demais beneficiários do “atendimento preferencial”, destaco o desleixo em que alguns estabelecimentos cometem, em especial contra os idosos! Lembrem-se de que um dia também seremos mais um e gostaríamos de ser tratados com zelo, atenção e cuidado. Como advogado, me sinto na obrigação de supervisionar e fiscalizar cada vez que flagrar um descaso ou receber qualquer tipo de denúncia neste contexto. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), repudia qualquer descaso, omissão ou discriminação para com qualquer ser humano, inclusive, os idosos. Sendo assim suplico aos que se sentirem lesados, por não serem atendidos de forma coerente e legal, a procurarem seus direitos, denunciando o órgão ou estabelecimento infrator, sejam eles, lotéricas, bancos ou outros setores, tanto público quanto privado. Na nossa cidade, contamos como recursos para reclamação e denuncia, o PROCON (156), a Subseção da OAB, onde existe uma Comissão específica que cuida e zela pelos direitos dos idosos, como também Advogados plantonistas no Fórum da Comarca, o Ministério Público, além da própria delegacia de polícia em casos mais complexos. “A maioria só é cidadão para defender os direitos próprios, jamais para defender o direito dos outros. Logo, não é cidadão,

Camboriú, a cidade-mãe, possui aproximadamente 80 mil habitantes, com uma área de 213km² e um orçamento municipal de R$ 193 milhões. O município carece de infraestrutura suficiente para uma demanda crescente de serviços públicos básicos e amarga a última posição no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano - da região da AMFRI. Já Balneário Camboriú, Com orçamento de aproximadamente R$ 1 Bilhão e que sempre figura no topo dos Rankings de desenvolvimento, tem área de apenas 47km² para quase 140 mil habitantes, e por isso sofre com a limitação territorial e é extremamente dependente da cidade vizinha, desde

a mão de obra até os recursos hídricos. Para o vereador John Lenon Teodoro, sob a ótica da justiça social o debate sobre a fusão é eminente e vale estudar a possibilidade, “não é possível planejar uma cidade sem pensar na outra, temas como: geração de emprego e renda, turismo, mobilidade urbana, habitação, água, saneamento básico e segurança pública estão correlacionados no dia-a-dia dos gestores municipais e da própria população. A unificação pode significar um avanço para as duas cidades, se tornando uma só como de fato já é no dia-a-dia das pessoas” concluiu o vereador camboriuense.


12

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Esporte

LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Bolsa Atleta de Balneário Camboriú abre inscrições

All-Star Games da NBA é neste fim de semana Neste final de semana acontece o evento mais esperado pelos fãs da NBA, os All-Star Games. Promovido pela liga norte-americana para haver diversão entre os jogadores e ser um grande atrativo repleto de famosos da música e cinema também. O torneio de três pontos, desafio de enterradas e habilidades acontecerão neste sábado (16). O mais aguardado por todos é sempre a disputa nas enterradas. Neste ano os jogadores escolhidos pelo público foram Miles Bridges (Charlotte Hornets), John Collins (Atlanta Hawks), Dennis Smith Jr. (New York Knicks) e Hamidou Diallo (Oklahoma City Thunder). No domingo acontecerá o jogo entre o time do Oeste dos Estados Unidos feito por LeBron James James contra o time do Leste montado por Giannis Antetokounmpo. As equipes foram escolhidas pelos astros da NBA na última semana. A equipe de LeBron é considerada mais forte, terá ele como titular, Kevin Durant, Kirye Irving, Kawhi Leonard e James Harden. No banco ficará Antony Davis, Klay Tomphson, Damian Lillard, Bem Simmons, La Marcus Aldridge, Karl-Anthony Towns, Dwayne Wade e Bradley Beal. O elenco titular formado por Giannis é composto ele, Stephen Curry, Joel Embiid, Paul George e Kemba Walker. No banco terá Khris Middleton, Nikola Jokic, Russel Westbrook, Blake Griffin, Kyle Lowry, Dirk Nowtizki, Victor Oladipo, D’Angelo Russel e Nikola Vucevic. Com todas essas feras teremos grandes atuações no basquete norte-americano na cidade de Charlotte. A transmissão do jogo das estrelas será exclusiva da ESPN, com início as 21h no sábado e 22h no domingo. Acredito que o time de LeBron confirmará o favoritismo e que James Harden será eleito o melhor jogador do evento, pois o “barba” como é apelidado, vem quebrando recordes a cada rodada da liga, com média de 30 pontos por jogo. Quando a fase é boa até no All-Star ele arrebenta. FIM DE SEMANA TEM CORINTHIANS X SÃO PAULO Outro atrativo do fim de semana será o clássico Corinthians x São Paulo pelo Campeonato Paulista, marcado para as 19h de domingo (17). O São Paulo busca o reencontro das vitórias, após a eliminação precoce na pré-Libertadores diante do Talleres da Argentina. A equipe possui três derrotas e vitórias no Paulistão, mesmo com os 50% de aproveitamento está em 1º do grupo D. Já Corinthians do técnico Fábio Carille está em 3º do grupo C, com sete pontos conquistados, somando duas vitórias, um empate e três derrotas. Devido as campanhas e estilo de jogo semelhante, acredito que terá empate por 2x2.

A Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú lançou na última quarta-feira (13), o edital do Bolsa Atleta 2019. Neste ano serão disponibilizados R$ 1,1 milhão para atletas que representam Balneário Camboriú em eventos oficiais de âmbito estadual, nacional e internacional. As modalidades olímpicas contempladas serão: atletismo, basquetebol, boxe, ciclismo, futebol, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwon-

do, tênis de mesa, triathlon, voleibol e vôlei de praia. As modalidades paralímpicas serão atletismo, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, handebol, tênis de mesa e xadrez. Já dentre as não olímpicas, o Bolsa Atleta contemplará futsal; karatê, jiu-jitsu, surf, skate e xadrez. As demais modalidades poderão pleitear o apoio através de projetos do FUNDESPORTEBC. “Os atletas ou modalidades que não forem contempladas pelo edital do Bolsa Atleta, poderão pleitear recursos através de projetos encaminhados ao FUNDESPORTE, desde que o projeto atenda às exigências dispostas no edital do FUNDESPORTE que serão avaliados e julgados de acordo com o interesse e/ou conveniência do poder público”, falou a superintende da Fundação Municipal de Esportes, Mariana Dalvesco.

Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de março, na sede da Fundação Municipal de Esportes situada na Rua 2438, nº 146, de segunda a sexta-feira das 13h às 18h. O atleta deve ter pelo menos 14 anos e apresentar RG, comprovação de, pelo menos, dois anos de prática na modalidade inscrita, comprovantes em competições, apresentar planejamento anual e caso for menor de idade, autorização dos pais e comprovante de matrícula em instituição de ensino. Todos os projetos, tanto do Bolsa Atleta quanto do FUNDESPORTE, são avaliados por uma comissão definida pelo Conselho Municipal do Esporte (CME) e, posteriormente, os resultados da avaliação são homologados pela superintendência da FMEBC. O prazo para recursos será nos dias 25 e 26 de março. Os resultados serão divulgados no dia 05 de abril e a assinatura dos contemplados do dia 08 a 12 de abril. O atleta deverá prestar conta para o município bimestralmente.

Futebol Amador: Inscrições para a série A do Campeonato Amador seguem em Camboriú Equipes devem se inscrever até dia 20 de fevereiro As equipes que compõem a primeira divisão do Campeonato Amador de Futebol de Camboriú, promovido pela Fundação Municipal de Esportes, devem se inscrever para a para participar da competição. As inscrições são realizadas no estádio Roberto Santos Garcia, o Robertão – rua Heitor Santos, no Centro. O prazo termina no dia 20 de fevereiro(próxima quarta-feira) Os documentos necessários para inscrição são cópias do RG e título de eleitor de todos os jogadores. “As equipes são formadas por 25 atletas, sendo que dez deles precisam ter domicílio eleitoral em Camboriú”, explica o coordenador de núcleo esportivo, Natanaã Everton da Silva. A taxa de inscrição custa R$ 400 e será destinada para a premiação das equipes.

Os times Atlético Municípios, Flamengo, São Francisco, São Judas e Sheyk; o atual campeão, Panificadora Santos; assim como as equipes Amigos da Bola, Beira-Mar, Casa das Máquinas e Real Itapera, classificadas na série B do ano passado, integram a primeira divisão em 2019. O congresso técnico das disputas está agendado para o dia 21 de fevereiro, às 18 horas, na sede da FME. Os jogos do campeonato iniciam em março. A partir de setembro, a Fundação de Esportes abrirá as ins-

crições para a segunda divisão do campeonato. O evento é direcionado para qualquer equipe que queira participar. No fim da competição, os dois melhores colocados sobem para a série A e os dois últimos times, da primeira, caem para a série B.


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Variedades

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

13

Filme de Erasmo emociona ao tratar com leveza amizades e romances do cantor Sara Rodrigues mente, na química entre os dois. A atuação deles conversa muito bem e consegue nos deixar confortados com uma amizade tão especial. Algo que faz toda a diferença no longa e pode deixar o espectador curioso é o modo como Erasmo é direcionado a conhecer o amor da sua vida. Ele passa por diferentes fases, mulheres, amores pontuais até encontrar aquela com quem foi casado por décadas.

Inspirado no livro de memórias de Erasmo Carlos, o filme “Minha Fama de Mau”, que faz referência a uma canção do cantor e compositor, conta a trajetória do “Tremendão”, como é apelidado. O longa, dirigido por Lui Farias, passeia pela história de Erasmo desde o início quando se tornou amigo de Roberto Carlos e iniciaram a parceria. O roteiro convida o espectador a acompanhar a chegada da Jovem Guarda com Wanderléa, a Ternurinha, que completa o trio.

Erasmo Carlos é interpretado por Chay Suede, que surpreende neste papel. Apesar de ter iniciado a carreira na novela Rebelde, em 2011, o jovem demonstrou ter amadurecido sua atuação e também que estudou o jeito, estilo e falas do cantor. Mas quem rouba a atenção mesmo é Gabriel Leone, que interpreta o amigo fiel e irmão camarada de Erasmo, Roberto Carlos. O ator é fantástico e tem todos os trejeitos, manias e até o sorriso do Rei Roberto. Isso ajuda, principal-

Uma das partes interessantes da direção é que são mesclados vídeos antigos tanto do programa Jovem Guarda quanto de clipes produzidos pelos artistas. Isso aproxima o público da década de 1960 e deixa o filme mais dinâmico. Sobre as músicas, impossível criticar. É legal conhecer a história por trás de composições como “Gatinha Manhosa” ou “Amigo”. Quem acompanhou a trajetória da música brasileira, ou quem mesmo sem ter vivido nessa época gosta de escutar as canções do movimento “iê-iê-iê”, com certeza vai se envolver com o longa. Minha Fama de Mau está a partir de 14 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Criadora e criatura No final do ano passado foi disponibilizado na Netflix o filme “Mary Shelley”, que não foi oficialmente lançado no Brasil. Centrado na juventude da famosa escritora que criou o monstro de Frankenstein, o filme narra o envolvimento amoroso da protagonista com o poeta Percy Shelley e a inserção da aspirante a escritora, ainda uma adolescente de dezesseis anos, em um universo literário predominantemente masculino. O começo do filme parece ser uma história de amor comum entre dois jovens que possuem um forte vínculo intelectual. Contudo, ao longo da narrativa são apresentados problemas que vão aos poucos desgastando a relação. Um deles se trata do fato de Percy já ser casado e possuir um filho com outra mulher, o que, ainda que não impeça o namoro com Mary, faz com que a jovem se veja obrigada a romper com a família para manter o relacionamento. O segundo problema passa pelos constantes problemas financeiros do casal, devido em grande medida ao escândalo provocado pelo seu relacionamento. Um terceiro elemento se refere à morte prematura da primeira filha do casal, que provoca uma profunda depressão em Mary. O filme mostra também o encontro de Mary e Percy com Byron e Polidori, no qual se sugere que cada um deles escreva sua própria “história de fantasma”, em voga na época por conta do sucesso das obras associadas à escola gótica. O livro “Frankenstein” nasce desse desafio entre os amigos, em meio ao aprofundamento do desgaste da relação entre Mary e Percy. Mary vive com o sofrimento de se sentir sozinha, tendo de tomar decisões sobre o rumo de sua vida mesmo sendo uma jovem que ainda está aprendendo como o mundo funciona. O ponto mais importante do filme se dá quando Mary procura um editor para publicar seu livro, o hoje clássico “Frankenstein”. No contato com essa realidade, descobre que uma mulher, sem recursos financeiros e ainda por cima tão jovem, não teria chances no universo literário da época. O livro acabou sendo lançado de forma anônima, com uma apresentação de Percy, fazendo com que durante algum tempo a autoria do romance fosse atribuída ao famoso poeta.

Linha do Tempo A partir da esquerda, temos o registro de Eliseu dos Santos, Wilson Gervásio (Peta), Valter Gervásio, José Carlos Rocha (Rochinha), João César dos Santos, Ildo da Silva, João Carlos dos Santos, Valdir Nestor da Silva, Márcio Gervásio, Izidoro Gardini, Paulo Vignoli (Tito), Moacir Vinholi e Valmir Gardini. Foto do acervo de José Carlos Rocha, através da colaboração de J. João Moraes

Tristeza

O Brasil chora, A dor dói demais Viver já não é como foi; O sol queima mais Porém o coração está mais frio; A melancolia já se tornou familiar; A tristeza caminha de mãos dadas com a solidão; Será o fim de um círculo? Só o tempo tem a resposta para a minha tristeza.

O romance escrito por Mary se tornaria um clássico, conhecido e reconhecido em todo o mundo, adaptado em várias artes, e sua autora um dos nomes mais importantes da literatura de horror e de ficção científica. O filme sobre sua vida, lançado no ano do bicentenário da publicação de sua mais conhecida obra, mostra-se uma bela homenagem à sua importante figura.


14

LinhaPopular

Adjori

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Aqui Camboriú é notícia!

RCN - 509 | Edição de Fevereiro 2018 | Semana III | www.rcnonline.com.br A notícia que você lê aqui, mais de 800 mil pessoas também leem em toda Santa Catarina

JUDICIÁRIO

OAB/SC vai analisar pacote anticrime Instituição vê erros e acertos no projeto do ministro da Justiça e vai apresentar contrapontos No início de fevereiro, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina criou uma comissão especial para avaliar as propostas de mudanças legislativas do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que ficaram conhecidas como ‘pacote anticrime’. A comissão será conduzida por um grupo de advogados catarinenses que também vai integrar trabalho semelhante dirigido pela OAB nacional. A intenção da entidade é realizar uma audiência com o ministro para apresentar críticas e sugestões ao projeto. “A Ordem vai apoiar toda a iniciativa que vise acabar com a corrupção e a criminalidade do país, mas não vai se omitir de apresentar um contraponto”, disse o presidente da OAB/ SC, Rafael Horn. Segundo ele, a instalação da comissão busca abrir um canal de diálogo com o governo federal, já que a proposta foi apresentada sem a participação da OAB. A proposta de Moro altera 14 leis, e ainda precisa ser aprovada pelo Congresso. O projeto prevê, entre outras medidas, a criminalização do caixa dois e a prisão após o julgamento em segunda instância. Também propõe mais rigidez

MURICI BALBINOT

SC

Crescimento I A cooperativa de crédito Siccob começa o ano de 2019 com números positivos. O crescimento foi de 12,2% em relação ao ano anterior, o que significa um resultado de R$ 3,12 bilhões. A performance positiva se reflete também nas operações de crédito, que registraram cerca de R$ 54 bilhões, um avanço de 20,4% em relação a 2017. Já os ativos chegaram a R$ 104 bilhões com acréscimo de 15,2%. O patrimônio líquido alcançou R$ 21,3 bilhões, uma alta de 15% se comparado ao exercício de 2017. Os depósitos somaram R$ 64,8 bilhões, aumento de 16,4% em relação ao ano anterior.

Crescimento II Outro número relevante é o crescimento do quadro social do Sicoob. Em 2018, foram 616 mil novos cooperados, alcançando a marca de 4,4 milhões de pessoas. A rede de atendimento teve um incremento de 244 unidades, chegando a 2.899 agências. Isso também proporcionou um aumento de 5,9% na oferta de emprego na cooperativa. Um dos grandes diferenciais competitivos das cooperativas financeiras são as taxas de juro. Em 2018, o Sicoob registrou taxa média no crédito pessoal de 1,9% ao mês, enquanto os bancos tradicionais praticaram, em média, 6,8% ao mês.

Exportação de carnes

Rafael Horn, presidente da OAB/SC, defende posicionamento da entidade em relação ao 'pacote anticrime' com recursos de condenados, com a concessão de regime semiaberto, e com a reincidência de criminosos. Horn diz que dois pontos se destacam na proposta. O primeiro é a criminalização do caixa dois de campanha eleitoral. “Essa é uma proposta antiga da OAB nacional, de 2015. Esse ponto tem todo o nosso aplauso e o nosso apoio”, diz. O segundo é a falta de estrutura carcerária. “Nós verificamos que, com esse projeto, teríamos um aumento de prisões no nosso país, mas não temos um sistema apto para isso”, afirma. “A estrutura atual já está falida. Se ela já está falida hoje,

como nós vamos conseguir resolver o problema colocando mais gente lá dentro? Essa é a reflexão”, diz Horn. Para ele, são essas visões a longo prazo que motivaram a OAB a pensar em um contraponto. “O encarceramento é uma solução medieval, e nós estamos no século XXI. Talvez mereça uma reflexão a existência de alternativas, como tornozeleiras, GPS, chips”, afirma. O Brasil tem hoje 730 mil presos, a terceira maior população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Santa Catarina representa 2,8% deste montante, com pouco mais de 20 mil encarcerados.

Dados da Secretaria estadual de Agricultura apontam que o agronegócio catarinense começou 2019 com crescimento na exportação de carnes. Santa Catarina é o maior produtor de suínos do Brasil e o segundo maior produtor de frango. Em janeiro de 2019, os embarques da carne de frango geraram uma movimentação de US$ 125,7 milhões (aumento de 4,8%), com 72,8 mil toneladas vendidas para outros países (aumento de 4,6%). Maior produtor nacional de carne suína, o Estado exportou 25,5 mil toneladas do produto em janeiro, um aumento de 2,1% em relação ao mesmo período de 2018. As exportações de carne suína geraram receitas de aproximadamente US$ 47,1 milhões.

Infraestrutura Os dados positivos das exportações catarinenses foram apresentados em Brasília pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar. No encontro com o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, Aguiar pediu mais atenção com a infraestrutura de transporte no Estado e defendeu que o planejamento logístico nacional precisar levar em conta a indústria diferenciada de Santa Catarina. Segundo o dirigente, o setor industrial é esquecido quando as decisões tomadas em Brasília focam apenas no transporte de commodities. Aguiar propôs realizar um estudo de viabilidade de um sistema intermodal, considerando a infraestrutura atual, os projetos ferroviários, rodoviários, aeroviários, portuários, a cabotagem e o potencial para o transporte hidroviário. Ao final do encontro foi encaminhada uma pré-agenda com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

PODAR ÁRVORES PERTO DA REDE. É AÍ QUE MORA O PERIGO. Somente equipe especializada pode executar esse serviço com segurança. Se houver galhos com fios por perto, chame a Celesc. Acompanhe nossas dicas de segurança em facebook.com/CelescInforma


LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Informe Comercial

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

15

Começam os preparativos para o 37º Congresso Internacional de Missões Posse de arma: vilão ou mocinho? Muitos têm me perguntado acerca do posse de arma. É benéfico ou não? Não há uma resposta direta sobre o tema. Tudo é muito complexo quando dialogamos sobre o assunto. Trata-se de um direito individual pautado pela lei 10.826 aprovada em 2003 pelo congresso nacional, o famoso “Estatuto do Desarmamento”. Esta lei estabelece os limites para posse e para o porte de arma. O estatuto permite a posse e, até o recente decreto feito pelo presidente Bolsonaro, vinha também sendo regulado através de decretos.

Atendendo o convite do Prefeito de Camboriú, Dr. Élcio Rogério Kunhen, o Vice-Presidente dos Gideões Missionários da Última Hora (GMUH) Pastor Hueslen Ricardo Santos, esteve no gabinete da prefeitura, para participar de uma reunião sobre a realização do 37° Congresso Internacional de Missões, que será realizado de 27 de abril a 06 de maio de 2019. Juntamente com os secretários municipais,o prefeito afirmou o apoio da Prefeitura de Camboriú para a realização do evento. O chefe do Executivo Municipal lembrou juntamente com o Secretário de Finanças Fernando Garcia que no ano de 2017, a Prefeitura investiu R$ 219.000.00 no encontro, arrecadando aproximadamente R$ 620.000.00 em contrapartida.

Com o lucro de R$ 400.000.00 da arrecadação, foi possível comprar os uniformes escolares para alunos da Rede Municipal de Ensino. Na oportunidade o vice- presidente dos GMUH, que estava acompanhado do Presidente da Associação e Movimento Comunitário Rádio Paz no Vale Ailton Cardoso, e dos Tesoureiros Rogério de Jesus e Rafael Narcizo, falou da importância da realização do encontro, que além da questão espiritual, promove o turismo religioso, não só na cidade, que é conhecida como Capital de Missões, mas em toda região, aquecendo de forma significativa a economia. O Pastor Hueslen Ricardo Santos, ao afirmar que Camboriú receberá milhares de fiéis de toda parte do Brasil e exterior, fez a en-

trega do Cartaz Oficial do 37° Congresso dos GMUH ao prefeito. Em seguida, o Presidente da Câmara de Vereadores José Simas, que juntamente com os Vereadores Josué Pereira, Ângelo Gervásio, Elcana Medeiros, Amilton Bianchet, Antônio Paulo da Silva Neto, afirmou o apoio, ressaltando a tradição do encontro, que acontece há 37 anos, proporcionando a divulgação do nome da Cidade de Camboriú, sua história e a cultura do seu povo. Finalizando a reunião, depois de outros temas abordados, o Prefeito Dr. Élcio Kuhnen pediu ao Pastor Hueslen Ricardo Santos para fazer uma oração pelo Governo Municipal e pela Cidade de Camboriú.

E o que é posse? Posse é a autorização para manter uma arma de fogo em casa ou no local de trabalho (desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento). Já o porte de arma é a autorização para andar com a arma na rua, cujas regras são mais rigorosas e não foram tratadas no decreto. E o que mudou? Bom, basicamente o decreto alterou a parte da lei que tratava da exigência de comprovação de efetiva necessidade de se ter uma arma na hora de registrá-la. Antes, o cidadão apresentava seus motivos à Polícia Federal e a instituição julgava se havia de fato a necessidade. Agora, considera-se que alguns grupos têm, automaticamente, a necessidade de se armar. Os grupos estão previstos no decreto, porém quero evidenciar os moradores de áreas rurais e os de áreas urbanas de unidades federativas que tinham, em 2016, taxas acima de dez homicídios por cem mil habitantes (hoje, todos os Estados se aplicam a esse critério). Praticamente todos os cidadãos de Camboriú, que cumprirem os requisitos legais como não ter registros criminais, podem possuir uma arma. E aí, é benéfico ou não? O país conta mais de 63 mil homicídios por ano, quase 80% praticados por meio de arma de fogo. Ou seja, a circulação de armas de fogo já acontece livremente nas mãos dos criminosos. O controle de acesso de armas nas fronteiras secas praticamente inexiste, assim como no extenso litoral brasileiro. Com base nestes dados não há como defender que o direito individual de se ter uma arma seja negado ao cidadão que quer, legalmente, adquiri-la. Os homicídios cometidos por arma de fogo em Camboriú traduzem-se em quase 90%. Nenhuma delas era legalizada. A liberação da posse não quer dizer que teremos números melhores na segurança pública, mas dá ao indivíduo a possibilidade de igualar as forças com o criminosos e proteger com dignidade seu patrimônio, sua vida e as vidas daqueles que ama.


16

Camboriú, 16 de fevereiro de 2019

Informe Comercial

LinhaPopular Aqui Camboriú é notícia!

Na quadra: práticas esportivas melhoram a qualidade de vida Aulas de educação física do Colégio Visão estimulam o trabalho em grupo e hábitos saudáveis “Antigamente não existia celular, tablet, videogame. A nossa diversão era na rua, com uma bola; era um jogo de tabuleiro, uma corda para pular”, conta o professor de educação física do Colégio Visão, Rubens Pereira Filho. Ele explica que, apesar de trazerem conforto e diversão, as tecnologias podem acomodar as crianças e jovens e influenciar negativamente no seu desenvolvimento e qualidade de vida. Ele garante, porém, que a concorrência com os eletrônicos é vencida quando o aluno se identifica com alguma modalidade esportiva. Além das atividades práticas, a educação física é trabalhada com os alunos em sala de aula, com as teorias, dinâmicas e conversas. “Prezamos pelo diálogo e pela compreensão. Tentamos encontrar a aptidão ou a preferência de cada um deles para estimular o interesse pelo exercício físico”, aponta Rubens. Para os alunos que procuram aprimorar seu desempenho, o colégio oferece escolinha de futsal no contraturno escolar. Podem se inscrever alunos do Nível IV até o Ensino Médio. O Colégio oferece também aulas de xadrez.

Física podem ensinar ainda mais, abordando temas que terão impacto agora e no futuro – exemplos claros são a importância de trabalhar em grupo e como lidar com as derrotas. A intenção é superar as ideias de incentivo exclusivo à vitória e a exaltação da competição. “Todos gostam de ganhar, é claro. Porém, o esporte nos ensina que as derrotas fazem parte do processo. Elas nos mostram onde podemos melhorar e que competir, ter força de vontade, sempre vai valer a pena, independentemente do resultado”, analisa o professor. A intenção não é formar seleções, mas buscar atividades em que os alunos se sintam bem em participar. E este é um processo individual. “O que estimulamos nos alunos é que procurem identificar alguma atividade física de que gostem, que experimentem as várias modalidades e encontrem o prazer de praticar o esporte”, aponta ainda o professor Rubens.

Aprendizado para a vida Estimular o gosto pela atividade física nas crianças pode ser o caminho para uma vida mais saudável também a longo prazo. Mas as aulas de Educação

Seu IPTU transforma a infraestrutura. COTA ÚNICA

5% 12x OU PARCELE EM

Balneário Camboriú Capital Catarinense do Turismo

DE DESCONTO ATÉ 28.02.2019

www.bc.sc.gov.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.