__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

aberta lInha

ano 25 | edição 276 | julho 2021

moda o que vestir neste verão

marcello camargo carreira,hebe, e projeto de vida turismo conheça chicago

brazilian magazine

mônica carvalho atriz celebra jornada dupla na tv e no cinema


ᰠ 一 攀 猀 猀 攀 琀 攀 洀 瀀 漀 Ⰰ 猀甀愀  瘀椀搀愀  猀攀爀  洀愀椀猀 搀椀最椀琀愀氀 搀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀⸀⸀⸀ᴠ  䄀最渀挀椀愀  搀攀  䴀愀爀欀攀琀椀渀最  䐀椀最椀琀愀氀 圀 攀 戀 猀 椀 琀 攀 䐀 攀 猀 椀 最 渀 䈀 爀 愀 渀 搀 椀 渀 最 倀 爀 漀 樀 攀 挀 琀 猀 倀 甀 戀 氀 椀 挀 愀   攀 猀 䴀搀椀愀猀匀漀挀椀愀椀猀䜀爀愀瀀栀椀挀䐀攀猀椀最渀 䜀 攀 爀 攀 渀 挀 椀 愀 洀 攀 渀 琀 漀 搀 攀 刀 攀 搀 攀 猀 匀 漀 挀 椀 愀 椀 猀 䌀伀一匀唀䰀吀䔀ⴀ一伀匀

吀䠀䔀⸀䌀伀䴀

䈀䄀

刀吀 嘀䤀匀䤀吀䔀  一伀匀匀伀 倀伀刀吀䘀伀䰀䤀伀 䈀䄀刀吀吀䠀䔀⸀䌀伀䴀

2

linhaaberta.com


[linhaaberta.com]

6 16 24 30 46 64

ano 25 edição 276 julho 2021

o segredo dos relacionamentos bem succedidos eliane barbosa

marcelo camargo

os planos do filho de hebe ALETHEA MANTOVANI

o patriotismo americano laine furtado

o temperamento profissional no mundo dos negócios armando de siqueiira neto

cuisine

o açaÍ conquista os estados unidos

highlights

the best places to visit in chicago laine furtaDO

34 mônica carvalho

celebra JORNADA DUPLA NA TV E NO CINEMA ALETHÉA MANTOVANI JUNHO 2021

3


carta da editora

aberta lInha

ANO 25 | EDIÇÃO 276 | JULHO 2021

MODA O QUE VESTIR NESTE VERÃO

MARCELLO CAMARGO CARREIRA,HEBE, E PROJETO DE VIDA TURISMO CONHEÇA CHICAGO

brazilian magazine

MÔNICA CARVALHO ATRIZ CELEBRA JORNADA DUPLA NA TV E NO CINEMA

cover mônica carvalho foto: edu rodrigues beleza: walter lobato styling: márcia dornelles realização: márcia dornelles comunicação

O

a fragilidade da vida

desabamento do prédio Champlain Towers South em Surfiside mostra o quanto somos vulneráveis e como a vida pode mudar de um dia para o outro. A tristeza de ver famílias mortas ou desaparecidas, perda, medo, insegurança e uma série de questionamentos começam a fazer parte da nossa realidade e inquietam a nossa mente, mesmo quando não conhecemos as pessoas que sofreram a perda. E nesses momentos vemos o quanto somos frágeis, que precisamos priorizar a vida e, cada vez mais, temos consciência de que Deus tem o controle de todas as coisas. Ao pesquisar sobre o tema, percebi que a fragilidade é muito forte nos momentos mais difíceis. Nos sentimos frágeis quando estamos sensíveis, tristes ou somos forçados a fazer alguma coisa que não gostaríamos de fazer. Nesta vida sempre existem acontecimentos que poderão mudar a nossa vida num piscar de olhos, como o desabamento deste prédio. Nesses momentos percebemos como os fatores externos podem arruinar a nossa felicidade. Por isso, admitir a nossa fragilidade é um bom ponto de partida para mantermos o nosso projeto de vida de seguir adiante, porque indenpendente de qualquer coisa, a vida segue. É importante ressaltar que mostrar a nossa fragilidade e os nossos medos nos tornam mais humanos e verdadeiros. Hoje, mais do que nunca, nesse mundo que vive sob o medo da pandemia, precisamos ser verdadeiros. Nossos conceitos de vida estão mudando e para melhor.

Veja o que o Instituto Cuidar fala sobre a fragilidade humana.“É importante reconhecermos nossas fragilidades e limitações, bem como nossa vulnerabilidade diante das demandas diárias. A fragilidade humana se manifesta de uma forma bastante clara, quando, por exemplo, nos deparamos com incertezas que nos deixam confusos e desorientados quanto aos desafios que estamos enfrentando e isso nos traz medos e nesta condição ficamos sensíveis e tristes. Diante do medo, os indivíduos se conscientizam da sua fragilidade, se conscientizam de que não são inabaláveis e indestrutíveis e tendem a se unir a outras pessoas pela solidariedade a fim de se reconhecer e preferencialmente transformar a situação em algo melhor”. Quando reconhecemos a fragilidade em nossas vidas, vamos aprendemos a depender mais de Deus. E sabemos que Ele tem o controle de todas as coisas. Desta forma, temos condições de enfrentar os problemas e, em nossa fragilidade, nos fortacelecemos.

Laine Furtado

connect with us

4

linhaaberta.com

@lainefurtado

@linhaabertamagazine

publisher & editor laine furtado

executive director joe souza

contributing writers

alethéa mantovani debora lousa eduardo prugner eugenio morato leite jordana luchetti pamela tello patricia bernardon suzanne thorson tania costa

marketing

claudia bourdin charles bourdin

954.548.9295 954.934.2853

distributors

carlos distribution inc. global express deliveries

linha aberta magazine

1015 w newport center dr # 106

deerfield beach fl 33442 tel 954.360.9340 www.linhaaberta.com contato@linhaaberta.com laine@linhaaberta.com

general information

copyright© 2021 linha aberta magazine. all rights reserved. opinions expressed by the writers are their own and do not necessarily reflect the opinions of the publisher. linha aberta reserves the right to edit, rewrite or refuse material. publisher is not responsible for typographical or production errors or accuracy of information provided by its advertisers. reproduction or use of editorial and graphic content in any manner without permission is prohibited.

partners of


JUNHO 2021

75


você eliana barbosa

O SEGREDO DE RELACIONAMENTOS BEM SUCEDIDOS

É

bastante comum as pessoas se perguntarem qual é o segredo dos relacionamentos bem sucedidos, daqueles que, mesmo debaixo de tantas turbulências naturais do viver, ainda sobrevivem e se reabastecem de amor e esperança. A meu ver, o grande segredo reside no aprimoramento da autoestima dos cônjuges. Sim, quando você está bem com a sua autoimagem, quando você se aprecia e se aceita como é, esse sentimento fica exposto no seu jeito de ser, de falar, de andar, de sorrir e, é claro, faz com que o seu parceiro veja o mesmo em você. É muito ruim para o relacionamento quando uma pessoa fica se depreciando, mostrando para o outro, por exemplo, que engordou, que está ficando enrugado, que está incomodado com algum defeito físico ou moral que possua. Isso demonstra baixa autoestima e se você não se valoriza, como vai querer que os outros o valorizem? É incoerente! Mas... Cuidado: Ter autoestima eleva-

da não quer dizer que você não vai ver seus defeitos e não vai tentar se tornar melhor, não! Isso seria falta de humildade e, no final das contas, o arrogante é uma das pessoas que, embora pense que tem autoestima, não tem, porque precisa se impor aos outros, se exibir, para acreditar que vale alguma coisa. Então, é importante sim, você saber de suas limitações e buscar superá-las, mas, quando você fica demonstrando suas fraquezas e inseguranças para os outros, eles só conseguirão ver você como uma pessoa fraca e insegura, entende? Você não pode esconder de você mesmo suas próprias limitações, mas é interessante que, ao escolher mostrar aos outros aquilo que você tem de melhor, isso vai se reforçando dentro de você e, pouco a pouco, você vai resolvendo seus problemas internos. Dessa forma, na vida em comum, conte seus sucessos, demonstre seu valor, e, ao invés de passar anos frustrado esperando elogios, elogie-se primeiro, e saiba que ninguém nasceu neste mundo para agradar

aos outros. Você só deve dizer “sim” para as outras pessoas quando o seu coração pedir um “sim”, mas jamais traia seus sentimentos pensando que agradar as outras pessoas vai lhe garantir amor e respeito. A única forma de você ser realmente respeitado é você se mostrar respeitoso com a pessoa mais importante da sua vida – Você mesmo! Quando você está de bem com a sua autoestima, você é um companheiro ideal em um relacionamento, porque você vê a vida a dois como cooperação – não competição – e passa a ter um temperamento mais compassivo, não se deixando melindrar por palavras negativas ou ofensivas que possam vir do seu parceiro. Você para de querer ter razão o tempo inteiro. E... como diz o ditado, “quando um não quer... dois não brigam!”. Relacionamentos felizes têm também seus momentos de crise, mas com cônjuges emocionalmente amadurecidos e que se amam, tornam-se apenas momentos de novas experiências que vão fortalecer o amor e o respeito entre eles.

[Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. E-mail: eliana@elianabarbosa.com.br].

6

linhaaberta.com


JUNHO 2021


EM FOCO Naza inspira romance de Marcos Rossi

A Artista PLÁSTICA Naza Resolve Contar Sua História e Fecha Parceria com Romancista Marcos H. N. Rossi

A renomadaartista plástica brasileira Naza, que reside na Flórida chegou à conclusão de que é chegado o momento de compartilhar com o mundo a sua trajetória de vida, desde a menina Nazareth, nascida no interior do Piauí, até converter-se em sinônimo de criatividade e expressão artística mundial, com direito a todas as aventuras e desventuras vividas entre estes dois extremos.

anteriores; “Já existem obras ao meu respeito como por exemplo, O Figurativo Abstrato de Naza, que aborda meu lado artístico. Porém este novo livro será uma biografia romanceada onde conto todas as minhas andanças pelo Brasil, Panamá, Estados Unidos, e falo de minha vida pessoal, familiar, amorosa, e de todos os desafios que encontrei para me tornar quem eu sou hoje.”

E para atingir esse objetivo, Naza se associou ao escritor brasileiro Marcos H. N. Rossi, também residente na Flórida e que é autor dos livros Flores na Varanda e Os Caminhos do Amor em Bread & Joy, além de seu novo romance intitulado “As Mais Bela Travessia” a ser lançado nos próximos meses pela editora Underline Publishing (https://underlinepublishing.com/) da consagrada escritora brasileira Nereide Santa Rosa.

Sobre Marcos, Naza comenta; “Sou muito grata em ter conhecido o Marcos. Seu estilo é dinâmico e sempre nos deixa curioso em saber o que vai acontecer em seguida”.

Naza explica sua nova iniciativa e como ela se distingue de trabalhos

88

linhaaberta.com .com linhaaberta

Marcos, por sua vez, está honrado com a escolha; “Venho me especializando em romances históricos. Meu novo livro, por exemplo, fala sobre a saga de um imigrante italiano que chega ao Brasil do final de século XIX. Escrever uma biografia será um tremendo desafio. Fizemos meses de entrevistas e agora já

estamos em pleno desenvolvimento do livro, e está ficando bastante interessante. Dentre os vários escritores que poderiam ter sido selecionados, eu fui o escolhido, e farei o máximo para que Naza fique satisfeita com o resultado final”. O livro é esperado para o ano que vem, mas Naza está tão empolgada com o novo projeto que quis compartilhar a novidade com seus seguidores; “Será uma longa jornada, mas esperamos em breve ter mais novidades para compartilhar”. Sobre Marcos H. N. Rossi – Executivo, Life-coach, Professor e Escritor, reside em Doral-Fl Sobre Naza – Artista plástica brasileira que reside em Hollywood, Fl. Website www.naza.com.


EM FOCO N ossa r á d io p r omove d ia d e a ç ã o c om u nit á r ia g r at u ito na fl ó r i da se preparar para a compra do imóvel, renovação de documentos, teste do sangue vivo e avaliação mineral, abertura de conta no Brasil, certificado digital, previdência social, orientação e aplicação para o Obama Care e Medicaid. E ainda, sorteios e prêmios oficiais da Flórida Cup exposição de motorhome, assessoria editorial para como publicar seu livro, e também a presença confirmada do Apollo, a mascote do Boca Raton Futebol Clube para alegrar a criançada.

A Nossa Rádio USA, 1400AM e 107.1FM, promove, no dia 10 de julho, das 10am às 4pm, a “Nossa Rádio em Ação Flórida”. Será um dia inteiro de ação social e prestação de serviço à comunidade, inteiramente gratuito. A primeira edição que aconteceu em Boston, Massachusetts foi um sucesso. O evento contou com presença do embaixador Benedito Fonseca Filho, e da prefeita de Framingham, uma das cidades com maior concentração de brasileiro nos Estados Unidos. O assunto imigração é prioridade para qualquer imigrante nos EUA, e a palestra do Dr. Ludo Gardini e Dra. Renata Castro, juntos, foi muito proveitosa para comunidade em Massachusetts; e, por isso, também acontece em aqui na Flórida. A inscrição para o Nossa Rádio em Ação pode ser feita nas plataformas sociais da rádio, Instagram, Facebook, e no site. Para quem não tem familiaridade com mídias sociais, também é possível

se inscrever, presencialmente, indo até o estúdio da emissora no 1261 E. Sample Rd, Pompano Beach, ou até mesmo via WhatsApp: (954) 500- 1400.

O Big Red Bus da One Blood fará parte do Nossa Rádio em Ação. Uma oportunidade para quem quiser doar sangue a quem precisa. Os doares ganham um gift card de $20 da Amazon, Walmart, Target ou da Lowe’s; também já sai com um checkup: teste de anticorpos da Covid, pressão arterial, temperatura, exame de ferro, pulso e colesterol. Importante: a inscrição é obrigatória, mas o atendimento será por ordem de chegada.

São mais de 15 atividades e serviços pra você se envolver e participar: instrução e abertura de empresa, palestra sobre nutrição funcional e performance, como

Endereço: 1261 E. Sample Rd, Pompano Beach . Data: dia 10 de Julho. Horário: das 10am às 4pm. Inscrição: gratuita no site nossaradiousa.com

INFFINITO FILM FESTIVAL: 25 ANOS EM 25 FILMES O Inffinito Brazilian Film Festival - mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior completa 25 anos em 2021. E, para abrir as comemorações, a produtora Inffinito exibe a Mostra 25 Anos em 25 Filmes. A mostra gratuita online vai exibir nos Estados Unidos e no Brasil longas que fizeram história no mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior. Entre 3 de junho e 29 de julho, o público do Brasil e de todo o território americano, de Porto Rico ao Alasca, poderá assistir, gratuitamente, a 25 longas que marcaram a trajetória dos festivais nas últimas décadas. Os filmes serão exibidos através da www.inff.online, primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro. As sessões serão às terças, quintas e sábados, sempre às 20hrs e os títulos ficam disponíveis por 24 horas. JUNHO 2021

9


EM FOCO

Royal Caribbean anunciou as primeiras viagens após a suspensão de mais de um ano de eventos como resultado da pandemia de coronavírus

Segundo informa a empresa em nota de imprensa, o “Freedom of the Seas”, que zarpará do porto de Miami no dia 2 de julho, será o primeiro dos 6 barcos que começarão a fazer viagens entre os meses de julho e agosto de portos da Flórida e Texas, principalmente pelo Caribe.

“Graças em grande parte ao sucesso do lançamento das vacinas, o mundo da aventura está começando a se abrir e todos estamos entusiasmados em começar a oferecer excelentes férias aos nossos hóspedes, cada vez mais àqueles que são vacinados”, afirma a executiva.

No dia seguinte, haverá uma do Port Everglades, em Fort Lauderdale, a “Odyssey of the Seas”, que será seguida nos dias posteriores pelo “Allure”, “Symphony”, “Independence” e “Mariner of the Seja “buquês”

A empresa revelou que todos os membros da tripulação da Royal Caribbean serão vacinados contra covid-19, ao mesmo tempo em que recomendou “caro” aos convidados elegíveis para os dois que estão completamente vacinados.

“No final de agosto, 12 navios da Royal Caribbean passarão mais uma vez pelas Bahamas, Caribe, Alasca e Europa”, explicou a empresa, com sede em Miami, no comunicado à imprensa. O presidente e gerente geral da empresa, Michael Bayley, anunciou no comunicado que, à medida que ele fecha, “90% de todas as vagas que se reservam na Royal Caribbean estão atualmente vacinadas ou planejam desocupar uma equipe para o seu cruzeiro”.

10

linhaaberta.com

“Quem não está vacinado ou não consegue verificar a vacinação deve se submeter aos procedimentos e seguir outros protocolos, que serão divulgados posteriormente”, acrescentou. Paralisado desde março de 2020 devido à pandemia covid-19, e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do governo (CDC, em inglês) suspenderam as viagens de cruzeiros, este setor maltratado, que relatou milionários perdidos, começa a

tomar medidas para sua reativação . O CDC emitiu diretrizes para permitir que os cruzeiros voltem a navegar, entre elas que pelo menos 98% da tripulação e 95% dos passageiros estejam vacinados. No entanto, o governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei que entrará em vigor em 1º de julho e proibirá as empresas de exigirem uma prova de vacinação de seus clientes. Além disso, o governo de Ron DeSantis entrou com um pedido em abril para exigir do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do CDC a ressuscitação “imediata” das viagens de cruzeiro. Além de exigir a vacinação completa da tripulação e dos passageiros, o CDC oferece às empresas de cruzeiros que fazem viagens desde a chuva para testar seus protocolos sanitários que não incluem a vacinação.


JUNHO 2021

11


[celebridades]

Anitta é a nova membro do conselho do Nubank

A

nitta – o maior ícone pop da América Latina da atualidade – passa a integrar o Conselho de Administração do Nubank e irá participar de reuniões trimestrais com a diretoria para auxiliar nas decisões estratégicas sobre o futuro do negócio. Anitta é, hoje, a maior e mais influente artista do Brasil – mas ela vai além desse papel. É também uma empresária e empreendedora de sucesso, que usou sua visão estratégica para expandir a carreira internacionalmente. Por sua trajetória, Anitta, que cresceu em Honório Gurgel, no subúrbio do Rio de Janeiro, também conhece de perto as dificuldades enfrentadas por milhões de brasileiros no dia a dia – incluindo as burocracias e taxas abusivas que impedem o acesso a uma vida financeira melhor. Já o Nubank nasceu como uma pequena startup focada em devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira – e hoje é o maior banco digital independente do mundo, com mais de 40 milhões de clientes. Anitta chega ao Nubank como membro do conselho com a missão de ajudar a desenvolver produtos e comunicações cada vez mais focadas em empoderar as pessoas. Terceira mulher do Conselho Administrativo do Nubank, Anitta vai atuar ao lado de outras profissionais como Anita Sands, professora da universidade americana de Princeton e ex-diretora de operações do banco suíço UBS, e como Jacqueline Reses, expresidente da fintech Square e atual presidente do Conselho Consultivo Econômico do FED, o banco central norte-americano.

Anya Taylor-Joy surge como ‘deusa grega’ no Dior Cruise 2022, em Athenas

A

nya Taylor-Joy, atriz de ‘O Gambito da Rainha’, esteve no desfile da Dior Cruise 2022. A atriz foi uma das convidadas para o front-row do desfile da nova coleção da Dior, realizado no Estádio Panatenaico, em Atenas. Ela combinou um lançamento da maison com cabelo preso em um penteado que fazia referência direta à temática da coleção. Vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz de Série, Anya Taylor-Joy atraiu os holofotes no front-row do Dior Cruise 2022, realizado no Estádio Panatenaico, em Atenas, na Grécia, para um número limitado de convidados. A artista de 25 anos, fã de moda fora das telinhas, usou um dos lançamentos da marca: um vestido nude com brilho, frente única e com uma capa bem fluida. O arremate final do visual ficou por conta do penteado, no melhor estilo deusa grega: o cabelo estava totalmente preso e duas tranças se cruzavam no topo da cabeça, formando uma tiara com os fios. Um acessório com borboletas que ia até a parte de trás do penteado adicionou ainda mais delicadeza ao visual.

12

linhaaberta.com


Steven Spielberg rende-se e assina parceria com a Netflix

A

produtora do realizador norte-americano vai produzir vários filmes por ano para a plataforma de streaming. Contar histórias e alcançar o público de novas maneiras foi o que motivou a parceria entre a produtora de Spielberg, Amblin Partners, e a Netflix. O realizador poderá dirigir alguns dos filmes da plataforma, um cenário que não encarava em 2018. Desde “Roma” de Alfonso Cuarón, produzido pela Netflix e vencedor de três Óscares em 2019, que a plataforma de streaming aposta em longas-metragens e surge como concorrente aos grandes estúdios. A nova forma de encarar o cinema levou Spielberg a contestar e até a pedir à Academia de Hollywood para rever os regulamentos, defendendo que os filmes das plataformas podiam concorrer aos Emmys, os prémios de televisão, mas nunca às estatuetas douradas. A Netlix lidera o mercado streaming com quase 209 milhões de subscritores em todo o mundo e prevê estrrear este ano 70 filmes. O acordo agora assinado com a produtora de Spielberg é cumprido em paralelo com o contrato que Amblin tem com os estúdios Universal para lançar longas metragens de grande orçamento nos cinemas, à semelhança do que aconteceu com “1917” de Sam Mendes. Em dezembro, estreia o novo filme de Steven Spielberg “West Side Story”, inspirado no musical.

Kim Kardashian não acredita que família promova padrões de beleza

K

im Kardashian não acredita que ela e sua família ajudem a propagar ideias de aparência “irrealistas”. As estrelas do reality “Keeping Up With The Kardashians” conversaram com o apresentador Andy Cohen sobre o estilo de vida que levam. No último episódio da série, Andy perguntou à família se suas sessões de fotos glamourosas e sensuais com roupas de banho promovem padrões de beleza inatingíveis para outras mulheres, e Kim opinou. “Não, não quero. Porque acho que nos levantamos, fazemos o trabalho. Nós malhamos”, disse Kim, referindo-se aos treinos matinais que ela e suas irmãs costumam compartilhar nas redes sociais. Kendall Jenner explicou que a maior prioridade da família é se manter “saudável”, e é isso que eles esperam que seus fãs tirem de suas postagens nas redes sociais. “Todos nós realmente gostamos de cuidar de nós mesmos e de sermos saudáveis, então acho que, na verdade, a única coisa que realmente estamos tentando representar é ser a versão mais saudável de nós mesmos”, disse Kendall. JUNHO 2021

13


brasil

Banco Central diz que economia surpreende e vê menos riscos para a retomada em 2021

Autoridade monetária também afirma que inflação está mais persistente do que o esperado e não descarta aumento maior que 0,75 ponto percentual na Selic em agosto

A despeito da piora da pandemia do novo coronavírus, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) afirmou que os indicadores mostram que a atividade econômica continua “surpreendendo positivamente”, e que os riscos para a recuperação da economia brasileira em 2021 foram significativamente reduzidos. “Para o Comitê, o segundo semestre do ano deve mostrar uma retomada robusta da atividade, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente. O Comitê notou que a mediana das projeções de crescimento, segundo a pesquisa Focus, sofreu revisões significativas e passou a ser mais otimista do que as do seu cenário básico”, informou o colegiado por meio da ata da reunião realizada em junho. Na ocasião, o BC acrescentou 0,75 ponto percentual na Selic e elevou a taxa de juros para 4,25% ao ano. Segundo o documento, o Copom cogitou fazer um aumento mais robusto na Selic, e não descarta um movimento maior no encontro agendado para os dias 3 e 4 de agosto.

14

linhaaberta.com

Analistas do mercado financeiro chegaram a prever alta de 1 ponto percentual no último encontro em meio ao avanço da inflação nos últimos meses, levando a taxa para 4,5% ao ano. “Frente à revisão da trajetória de política monetária implícita nas suas projeções, o Comitê avaliou uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários já nesta reunião. Considerando os diversos cenários alternativos, o Comitê entendeu que a melhor estratégia seria a manutenção do atual ritmo de redução de estímulos, mas destacando a possibilidade de ajuste mais tempestivo na próxima reunião”, informou. Apesar de “deixar a porta aberta” para um crescimento mais significativo, a autoridade monetária sinalizou que deve fazer um novo acréscimo da mesma proporção pela quarta vez no ano, subindo a Selic para 5% ao ano.

O movimento, porém, vai depender do cenário econômico. “Contudo, uma deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos

monetários. O Comitê ressalta que essa avaliação também dependerá da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e de como esses fatores afetam as projeções de inflação.” Segundo o colegiado, a estratégia de aguardar até o próximo encontro para definir por um aumento maior da Selic leva em conta a possibilidade de ganhar tempo para acumular informações sobre a trajetória da inflação.

O BC também ponderou que a medida “visa esclarecer a distinção entre transparência sobre as projeções condicionais e intenções invariantes de política monetária”. “Desse modo, indicações sobre a trajetória futura dos juros, sejam para a próxima reunião ou para o patamar final, são elementos úteis para a compreensão da função de reação da política monetária. As informações obtidas no período entre as reuniões do Copom modificam as hipóteses presentes no cenário básico e no balanço de risco, e naturalmente alteram a trajetória futura dos juros.”


JUNHO 2021

15


marcello camargo com a foto de hebe camargo foto: lourival ribeiro

mARCElLO CAMARGO O FILHO DA ETERNA RAINHA DA TV BRASILEIRA, HEBE CAMARGO, FALA SOBRE A CARREIRA, SOBRE O LEGADO DEIXADO POR SUA MÃE E OS PRÓXIMOS PROJETOS texto de Alethéa Mantovani @aletheamantovani

16

linhaaberta..com com linhaaberta


hebe camargo e marcello camargo foto: lourival ribeiro

S

er filho da eterna rainha da TV Brasileira é para ele motivo de muito orgulho. E dela ele herdou a simpatia, o carisma e a “alegria de viver” - termo que a estrela sempre usava. Estamos falando de Marcello Camargo, 56 anos, filho da saudosa Hebe Camargo e apresentador do programa “Café com Selinho”, que é transmitido pelo You Tube e pelo TV Brasil COM, da Sky.

Marcello afirma que ser comunicador como a mãe foi algo que aconteceu por acaso e que, provavelmente, teve uma ajuda vinda de outro plano. “Um dia eu estava à noite em casa, assim, pensando e veio a ideia na minha cabeça. Eu acho que veio lá de cima, com certeza!” - diz.

Sobre o legado deixado por sua mãe, o apresentador diz que pretende seguir com as exposições itinerantes que trazem peças e objetos deixados por Hebe - inclusive algumas já foram realizadas em São Paulo antes da pandemia. E estas mostras também incluem palestras interativas, que apresentam ao público a verdadeira Hebe Camargo, com suas histórias divertidas e seus casos curiosos. E tudo, segundo ele, baseado em fatos reais, bem diferente do que foi mostrado no filme “Hebe – A Estrela do Brasil”, lançado em 2019. Para Marcello, muito do que foi apresentado na obra não condizia com a realidade da comunicadora. “Eu não a reconheci e no filme, aquela não era a Hebe! Várias coisas ali ela jamais faria.” – afirma.

Além disso, ele conta que a mãe foi, sem dúvida alguma, a sua maior inspiração, mas que também outros grandes artistas o influenciaram, como Lolita Rodrigues, Agnaldo Rayol e Nair Bello - que aliás eram bastante amigos de Hebe.

Acompanhe a seguir a entrevista que Marcello Camargo concedeu à Linha Aberta Magazine.

Já Hebe Camargo nunca sonhou com essa profissão para o filho e ficou surpresa quando ele demonstrou a sua vontade. Porém, ela o apoiou, incentivou e ficou muito contente com a escolha dele pela TV.

Ao ser questionado sobre a sua vontade de ter um programa em alguma TV aberta, ele conta que de fato gostaria, e que poderia ser um talk show bem descontraído ou ainda, a volta do programa Hebe, um semanal nos mesmos moldes da atração comandada durante anos pela artista brasileira.

JUNHO 2021

17


hebe camargo e marcello camargo foto: arquivo pessoal LINHA ABERTA - Como surgiu o programa “Café com Selinho”? O projeto foi idealizado por você? MARCELLO CAMARGO - O programa “Café com Selinho” foi de idealizado por mim, surgiu do nada. Um dia eu estava à noite em casa, assim, pensando e veio a ideia na minha cabeça. Eu acho que veio lá de cima, com certeza!

LINHA ABERTA - A sua mãe te aconselhou a seguir por algum caminho profissionalmente, o mesmo caminho que ela, por exemplo? Ser filho da Hebe te ajudou nesse processo? MARCELLO CAMARGO - A minha mãe nunca me aconselhou a seguir a carreira dela e eu também nunca tinha pensado. Eu resolvi ser apresentador bem tarde, demorou bastante. Depois dos 30 e poucos anos é que eu tive essa vontade, essa ideia. Inclusive foi uma surpresa, porque ela nunca imaginou que eu ia querer ser apresentador de TV. Mas, ela me deu uma hora boa, me incentivou e ficou contente com o que viu. Ela era muito

18

linhaaberta.com

crítica e caso não gostasse de alguma coisa, falaria, com certeza. Porém, é claro que ser filho dela me ajudou porque eu tive a mestra da comunicação em casa, junto comigo, direto, né? Então, com certeza eu me inspirei nela e aprendi muito. LINHA ABERTA - Além da Hebe, quais são os famosos que você admira e que lhe inspiraram?

MARCELLO CAMARGO - Eu cresci com a Lolita Rodrigues, que é uma pessoa maravilhosa e uma apresentadora de TV fantástica. Ela dizia sempre que era a minha segunda mãe. A Lola está com 92 anos, mora em João Pessoa e eu tenho muito orgulho dessa consideração que ela tem em ser a minha segunda mãe. Eu cresci muito também com a Nair Bello, que era ótima! Era o trio, né? E também com o Agnaldo Rayol, que sempre estava em casa e era uma figura muito presente, um grande amigo da minha mãe, com uma voz única. Então, essas pessoas realmente me inspiraram bastante. LINHA ABERTA - Você gostaria de

ter um programa semanal numa emissora aberta? Se sim, qual formato ele teria? Você já recebeu convites? MARCELLO CAMARGO - Eu gostaria e poderia ser um talk show, um batepapo bem descontraído ou quem sabe até um programa Hebe apresentado por mim de volta. Aliás, esse é um sonho que eu tenho. Pode ser um programa chamado Hebe mesmo, sabe? Mas, eu nunca recebi convite para a TV aberta. Eu recebi um convite do Fernando Mauro para levar o programa “Café com Selinho”, que estava só no YouTube, para a TV Com Brasil, que é um canal comunitário da Sky, para todo Brasil. Eu fiquei muito honrado, feliz e hoje estamos juntos por lá. LINHA ABERTA - Foi fácil ser filho da Hebe Camargo? Quais os aspectos positivos e negativos de ser filho de uma estrela da TV brasileira?

MARCELLO CAMARGO - Bom, eu não vejo aspectos negativos, somente positivos. Em primeiro lugar porque


hebe camargo foto: arquivo pessoal é um privilégio, um presente de Deus, não só pela Hebe apresentadora, mas pela Hebe mãe e mulher. Eu agradeço todos os dias por isso.

LINHA ABERTA - Após o lançamento do filme sobre a história de vida da Hebe, você declarou que muito do que foi mostrado não correspondeu à realidade dos fatos e isso te deixou descontente. O que mais te desagradou no filme? Você tomou alguma providência jurídica sobre o que considerou inventado?

MARCELLO CAMARGO - O filme realmente me desagradou muito, pois eu não a reconheci no que foi mostrado, aquela não era a Hebe! Várias coisas que estavam ali ela jamais faria. Primeiro, beber whisky o filme inteiro e ela odiava essa bebida, nunca colocou uma gota de whisky na boca. Ela jamais bebia no camarim, pois lá só tinha água, suco, mas nunca bebida mas nunca bebida alcoólica. Outra coisa é que ela jamais deixaria o público esperando por não querer entrar em cena, como aparece no filme, jamais! Ela tinha um respeito

pelo público dela, era algo sagrado. Ela também nunca jogou o microfone no chão ou aquelas cenas exacerbadas com o Lélio. Eles tinham brigas, mas não aquilo que foi mostrado, rasgando roupa, ela cambaleando no restaurante. Jamais! Ela tinha vergonha de vexame. Realmente, ali não era a Hebe Camargo, eu não a reconheci. Eu não tomei providência jurídica porque quem era sócio do filme e assinou tudo foi o Cláudio, meu primo. E ele nos deixou no começo desse ano, vítima da Covid. Eu tinha um relacionamento muito bom com ele, e até manifestei o meu descontentamento com o filme, falei claramente que eu iria defender a minha mãe, doesse a quem doer. E eu sempre vou defendê-la, sempre, sempre, porque aquela não é a Hebe! LINHA ABERTA - Você pretende fazer um novo filme sobre a vida da Hebe, conforme foi divulgado em várias notícias?

MARCELLO CAMARGO - Saíram essas notícias, mas não são verdadeiras. Eu não vou fazer outro filme. O que vai sair agora é um documentário, que

ainda foi negociado e todo acordado com o Cláudio. Mas, outro filme não irá ter. O que eu quero fazer são palestras com um pocket de exposições, contendo algumas coisas dela. E isso, realmente, para mostrar e contar a verdadeira história dela, por meio de palestras interativas pelo Brasil. Esse projeto irá acontecer assim que a pandemia acabar. LINHA ABERTA - O acervo com as peças da Hebe já foi exposto em diversos locais no Brasil. Agora, quem está cuidando dele é a sua amiga e também da sua mãe, a Lydia Sayeg. Você já pensou em fazer um museu permanente com todos os itens? Já recebeu algum convite?

MARCELLO CAMARGO - Na verdade são duas pessoas que estão cuidando. Eu fiz uma entrevista no Café com Selinho apresentando os dois administradores do legado: a Lydia Sayeg e o Evaldo Pereira. Inclusive numa matéria da Vejinha não saiu o nome do Evaldo, por um lapso, mas deveria ter sido citado porque são dois os administradores. Eles são da minha ex JUNHO 2021

19


hebe camargo, e marcello camargo. foto: lourival ribeiro

trema confiança e conhecem demais a história de Hebe Camargo. Mas, nós não vamos fazer um museu. A ideia é continuar com as exposições itinerantes, assim como estas que tiveram em São Paulo, como no Farol Santander e no Morumbi Shopping. Talvez possa ser feita em São Paulo uma galeria Hebe com algumas coisas, mas museu não está em nossos planos.

LINHA ABERTA - Após a morte da sua mãe, você escolheu a cidade de Santa Fé do Sul para viver, ou seja, um local menor, no interior paulista. Por quais motivos você optou por uma cidade pequena? Como é a sua vida hoje por lá? MARCELLO CAMARGO - Sim, eu sempre gostei e fui apaixonado pela vida no interior. Eu já tinha casa aqui em Santa Fé do Sul, e daí resolvi mudar de vez para cá. Eu nunca gostei de cidade grande e aqui eu encontrei muita paz, natureza e o que me encanta muito aqui é que faz sol quase todos os dias. Hoje mesmo, eu saí de Campinas com chuva e frio e cheguei aqui com sol e calor. E isso eu herdei muito da minha mãe, pois ela amava

20

linhaaberta.com

o sol. O sol a estimulava, ela sabia era o combustível dela. E eu também adoro o sol, pois ele dá outro ânimo para a gente. Sem contar que eu fui muito bem acolhido aqui, o povo é muito bom! Então, realmente, eu escolhi aqui para ser a minha casa. LINHA ABERTA - O que é prioridade hoje na sua vida, as coisas das quais você não abre mão?

MARCELLO CAMARGO - Eu não abro mão dessa vida tranquila do interior, sabe? E mesmo que eu recebesse um convite de alguma emissora para fazer um programa semanal, alguma coisa do tipo, eu iria ter que me ajeitar para não abrir mão de morar no interior. Morar em São Paulo não está nos meus planos, eu não pretendo voltar a morar lá de jeito nenhum. LINHA ABERTA – Quais são os seus próximos projetos? Há alguma novidade que você possa nos contar em primeira mão? MARCELLO CAMARGO - Eu acho que o meu grande projeto é esse das palestras. Nós fizemos uma em São José do Rio Preto, quando o Cláudio

estava vivo, e foi um sucesso. Eu acho que além da história de vida dela, maravilhosa, que eu quero esclarecer e mostrar que não é aquilo que mostraram no filme, ela tem muita coisa engraçada, muitos casos curiosos para contar, sabe? E eu quero realmente dividir isso com o público. Já que o filme foi tão fictício, eu resolvi, por meio das palestras, contar a verdadeira história de Hebe Camargo.

Uma coisa muito importante que eu quero esclarecer é o seguinte, tanto o filme, quanto a biografia, que aliás é muito boa pois o Xexéo era fantástico, já começam equivocados, pois o nome dela saiu errado. Eu não sei de onde tiraram “Hebe Maria Monteiro de Camargo”! Isso não existe! O nome dela na identidade, na certidão de nascimento e no passaporte sempre esteve como Hebe Camargo, só! Então, eu não sei de onde surgiu isso! Então, até soa estranho você pegar uma biografia e o nome estar errado. E olha, eu sou o filho, então eu garanto que o nome dela é Hebe Camargo, e só! (risos).


JUNHO 2021

21


[filmes] dicas de filmes para julho você sabe quais são os filmes de julho? Os principais lançamentos de filmes de julho de 2021 roaddrumer, a film about anthony bourdan, space jam: a new legacy, the last letter from your lover e stillwater. veja as datas dos lançamentos. vale a pena conferir. Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain

Data de lançamento: 16 de julho Não é para onde você vai. É o que você deixa para trás... Chef, escritor, aventureiro, provocador: Anthony Bourdain viveu sua vida sem vergonha. Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain é um olhar íntimo e de bastidores de como um chef anônimo se tornou um ícone cultural mundialmente renomado. Do cineasta ganhador do Oscar Morgan Neville (20 Pés do Estrelato, Você Não Será Meu Vizinho?), este olhar inabalável para Bourdain reverbera com sua presença, em sua própria voz e na maneira como ele

Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain july 16th

22 22

linhaaberta linhaaberta.com .com

indelibavelmente impactou o mundo ao seu redor.

Space Jam: A New Legacy Data de lançamento: 16 de julho Bem-vindos ao Jam! O campeão da NBA e ícone global LeBron James vai em uma aventura épica ao lado do atemporal Tune Bugs Bunny com o evento animado/live-action “Space Jam: A New Legacy”, do diretor Malcolm D. Lee e de uma equipe inovadora de cinema, incluindo Ryan Coogler e Maverick Carter. Esta jornada transformadora é um mashup maníaco de dois mundos que revela o quão longe alguns pais irão para se conectar com seus fi-

lhos. Quando LeBron e seu filho Dom são presos em um espaço digital por uma I.A., LeBron deve levá-los para casa seguros, liderando Bugs, Lola Bunny e toda a gangue de notoriamente indisciplinados Looney Tunes para a vitória sobre os campeões digitalizados da A.I.S na quadra: uma lista poderosa de estrelas profissionais de basquete como você nunca os viu antes. no filme, É Tunes contra Goons no desafio mais alto de sua vida, que redefinirá o vínculo de LeBron com seu filho e iluminará o poder de ser você mesmo. As Tunes prontas para a ação destroem a convenção, sobrecarregam seus talentos únicos e surpreendem até mesmo “King” James jogando o jogo à sua maneira.


samba, primo do jazz

the last letter from your lover july 23rd The Last Letter From Your Lover

stillwater july 30th

Data de lançamento: 23 de julho Um par de histórias entrelaçadas ambientada no presente e no passado, A ÚLTIMA CARTA DE SEU AMANTE segue Ellie Haworth (Felicity Jones), uma jornalista ambiciosa que descobre um monte de cartas de amor secretas de 1965 e fica determinada a resolver o mistério do caso proibido em seu centro. Enquanto ela descobre a história por trás de Jennifer Stirling (Shailene Woodley), esposa de um rico industrial, e Anthony O’Hare (Callum Turner) o jornalista financeiro designado para cobri-lo, uma história de amor da própria Ellie começa a se desenrolar com a ajuda de um arquivista sério e cativante (Nabhaan Rizwan) que a ajuda a rastrear mais cartas.

Stillwater 30 de junho

o filme conta a história de Um diretor de plataforma de petróleo americana de Oklahoma que viaja para Marselha para visitar sua filha distante que está na prisão por um assassinato que ela alega não ter cometido. Confrontado com barreiras linguísticas, diferenças culturais e um sistema legal complicado, Bill torna sua missão pessoal exonerar sua filha. JUNHO 2021

23


usa

J

ulho é uma época muito especial para os americanos, considerados um dos povos mais patriotas do mundo. É neste mês eles que celebram não só a sua independência como nação, mas também a liberdade e a união. O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de mídia. Muita gente não tem idéia do que esta data significa povo americano.

24

linhaaberta.com

laine furtado

@lainefurtado

o patriotismo americano

Tudo começou em 1607. Naquele ano, um pequeno grupo de colonizadores fundou a primeira colônia inglesa permanente na América. Posteriormente, 13 outras colônias se espalharam pela costa Atlântica, todas elas sob o domínio do rei da Inglaterra e com mais de 2 milhões de colonizadores. No centro, Pensilvânia, New York, New Jersey e Delaware; no norte, Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut e no sul, Virginia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.

provocaram a convocação do primeiro Congresso Continental de Filadélfia, em 1774, pedindo ao Rei e ao Parlamento a revogação da legislação autoritária e igualdade de direitos aos colonizadores. Tais revoltas dão início à Guerra da Independência em 1775. Um ano depois foi formulada a Declaração da Independência para proclamar a separação das 13 colônias americanas da Inglaterra.

Escrita por uma comissão de 5 membros e liderada por Thomas Jefferson, foi promulgada em 4 de julho de 1776 Quando a Inglaterra resolveu cobrar na Filadélfia por delegados de todos os impostos dos colonizadores, muitos territórios. A Declaração dos Estados se recusaram a comprar os produtos Unidos da América é inspirada nos idetributados dando início a uma granais do Iluminismo e defende a liberdade de revolta contra a Inglaterra. Um ato individual e o respeito aos Direitos contra a cobrança de impostos, de Fundamentais do ser humano. A data de grande importância em 1773 foi “Boston 4 de Julho é o mais importante feriado Tea Party,”em Massachussetts, onde americano. Celebrado com paradas, colonizadores, disfarçados de indíos, eventos esportivos e fogos de artifícios. destruiram mais de 3 centenas de caixas A bandeira americana é hasteada e de chá retirando-as dos navios ingledecorações com fitas azuis, vermelhas ses e jogadando-as ao mar. Várias leis e brancas são utilizadas em cerimônias intoleráveis impostas pela Coroa Inglesa, públicas.


the CAPITOL

CURIOSIDADES SOBRE OS EUA • 2.5 Milhões de pessoas – Esse era o número de pessoas que viviam na recém colonia independênte em Julho de 1776. Atualmente os Estados Unidos conta com 313.9 milhões de pessoas de acordo com o USA Census Bureau. • 31 lugares tem a palavra “Liberty” em seus nomes. O local mais populoso de todos com a palavra Liberty fica em Missouri. Iowa com quatros locais com

the FOOD

a palavra Liberty, é a cidade com maior número de lugares com o substantivo, eles são: Libertyville, New Liberty, North Liberty e West Liberty. • 35 lugares tem a palavra “Eagle” em seus nomes. A cidade mais populosa com esse nome é Eagle Pass, que fica no Texas com uma população de 26.248 mil habitantes. 11 lugares tem o nome “Independence” em seus nomes. O local mais populoso fica também em Missouri

e atualmente conta com uma população de 116.830 mil habitantes. • Nove lugares tem a palavra “freedom” em seus nomes. O local mais populoso é New Freedom que fica na Pennsylvania com uma população de 4.464 mil habitantes. 107.1 bilhões de dólares valor do dólar em trocas comerciais ano passado. Transações essas entre os Estados Unidos e o Reino Unido. Isso torna a Grã-Bretanha, que foi adversária dos Estados Unidos em 1776, o seu sexto parceiro comercial. Ou seja, ambos países deixaram de ser inimigos e agora se tornaram parceiros comerciais. • Salada de batata e batata frita são os itens mais populares nos churrascos de 4 de Julho. De acordo com a instituição USDA National Agricultural Statistics Service (seria nosso Ministério da Agricultura aqui no Brasil) aproximadamente metade de toda a batata utilizada no país em 2011 foi produzida ou em Idaho ou em Washington. O principal objeção contra o governo Britânico estava relacionado as taxações sem representação. Sem falar que os colonistas não tinham voz de decisão no Parlamento Inglês. JUNHO 2021

25


the

flag

& the constitution

• Ambos Thomas Jefferson e John Adams morreram no Dia da Independência em 4 de Julho de 1826. Algo que fortaleceu ainda mais o patriotismo e as comemorações da declaração. • Vários países usaram a Declaração de Independência de Thomas Jefferson como um sinal em suas próprias lutas pela liberdade. Entre eles estão França, Grécia, Polônia, Rússia e muitos outros países sul-americanos.

26

linhaaberta.com

• Thomas Jefferson e John Adams não eram amigos inicialmente. A história conta que eles sempre discutiam e não se entendiam muito bem. A forma preferida de comemoração é com um churrasco o que contribui para o aumento nas vendas de carne no país. O consumo de frango, por exemplo, chega a 317 milhões de quilos no dia. • Outras opções populares são os desfiles tradicionais e as comemorações promovidas pelas cidades, que costumam consumir milhares de caixas de fogos de artifício. • Ao longo de 235 anos de independência, quarenta e seis homens chegaram ao mais alto cargo político do país. A lista oficial inclui apenas pessoas que foram empossadas formalmente como presidente, seguindo a ratificação da Constituição americana, a qual entrou em vigor em 1789. • Desde a adoção da Constituição, quarenta e seis indivíduos foram eleitos ou sucedidos ao cargo de Presidente.

• Grover Cleveland serviu dois mandatos não-consecutivos e é contado como ambos o 22º e o 24º presidentes. Por causa disto, todos os presidentes após o 23º têm sua listagem oficial acrescida de uma unidade. • Dos eleitos presidentes, quatro vieram a falecer no cargo por causas naturais, um renunciou[9] e quatro foram assassinados. William Henry Harrison foi o presidente com o mandato mais curto, vindo a falecer 30 dias após sua posse. • O primeiro presidente foi George Washington, o qual empossou o cargo em 1789 após uma votação unânime do Colégio Eleitoral. • Durante doze anos, Franklin Delano Roosevelt teve o mandato mais longo, e foi o único presidente a servir por mais de dois mandatos. • O presidente atual, o democrata Joe Biden tomou posse do cargo em 20 de janeiro de 2021.


LISTA DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS 1- George Washington 2- John Adams 3- Thomas Jefferson 4- James Madison 5- James Monroe 6- John Quincy Adams 7- Andrew Jackson 8- Martin Van Buren 9- William H. Harrison 10- John Tyler

11- James K. Polk 12- Zachary Taylor 13- Millard Fillmore 14- Franklin Pierce 15- James Buchanan 16- Abraham Lincoln 17- Andrew Johnson 18- Ulysses S. Grant 19- Rutherford B. Hayes 20- James Garfield 21- Chester A. Arthur 22- Grover Cleveland

23- Benjamin Harrison 24- Grover Cleveland 25- William McKinley 26- Theodore Roosevelt 27- William H. Taft 28- Woodrow Wilson 29- Warren G. Harding 30- Calvin Coolidge 31- Herbert Hoove 32- Franklin D. Roosevelt 33- Harry S. Truman 34- Dwight D. Eisenhower

35- John F. Kennedy 36- Lyndon B. Johnson 37- Richard Nixon 38- Gerald Ford 39- Jimmy Carter 40- Ronald Reagan 41- George H. W. Bush 42- Bill Clinton 43- George W. Bush 44- Barack Obama 45- Donald Trump 46- Joe Biden JUNHO 2021

27


estados unidos

Estados Unidos e União Europeia chegam a acordo sobre aviões e preparam outras parcerias

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, Joe Biden, Presidente dos EUA, e Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, em Bruxelas

Os Estados Unidos e a União Europeia chegaram a um acordo que coloca fim a uma longa disputa sobre subsídios às companhias aéreas. A Administração Biden vai suspender condicionalmente por cinco anos as tarifas à Europa que foram autorizadas pela Organização Mundial do Comércio para subsídios considerados injustos à Airbus, o maior fabricante de aviões e principal concorrente da americana Boeing. “Esta reunião começou com um avanço em aviões”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no início das negociações formais com o Presidente dos EUA, Joe Biden, acrescentando que “isso realmente abre um novo capítulo no nosso relacionamento porque passamos do litígio para a cooperação em aeronaves após 17 anos de disputas”. O acordo “resolve um problema comercial

28

linhaaberta.com

de longa data na relação EUA-Europa”, afirmou a representante comercial dos EUA, Katherine Tai, em teleconferência. “Em vez de lutar com um dos nossos aliados mais próximos, estamos finalmente unindo-nos contra uma ameaça comum. Concordamos em trabalhar juntos para desafiar e combater as práticas não mercantis da China neste sector de formas específicas que reflectem os nossos padrões de concorrência justa”, disse Tai, para quem o acordo “é um modelo que usaremos para superar outros desafios colocados pela China e pela concorrência económica fora do mercado”. Braços abertos para Biden Os líderes europeus manifestaram a sua alegria em receber Joe Biden que tem apostado num relacionamento diferente do existente durante a Presidência de Donald Trump, na qual tarifas, incluindo sobre vinho e queijos, foram aplicados aos

aliados transatlânticos como castigo por não contribuírem o suficiente para a Nato. Por resolver está a disputa transatlântica sobre as tarifas de aço e alumínio. A UE já havia decidido não aumentar as tarifas conforme planeado, esperar seis meses para trabalhar em conjunto na questão fundamental do excesso de produção e encontrar um caminho comum para enfrentar o desafio da China de dumping, subsídios e excesso de produção. “Essas negociações e discussões estão em andamento. Eles foram muito construtivas e vão levar ainda algum tempo”, disse um alto funcionário dos EUA a repórteres. Washington e Bruxelas também vão começar diálogos sobre “Rússia, questões cibernéticas e migração”, de acordo com a Casa Branca.


JUNHO 2021

29


30 30

linhaaberta .com linhaaberta .com


O temperamento dos profissionais do mundo dos negócios

A texto de

Armando Correa de Siqueira Neto

simplicidade com que as expressões ‘temperamento’, ‘personalidade’ ou ‘gênio’ são discutidas no cotidiano não abraçam devidamente o fundo da questão, haja vista ser ignorada comumente a real influência nos comportamentos de convívio laboral, a exemplo dos modelos de liderança que tendem a se dirigir para um lado ou para o outro, a saber: (A) Modelo de liderança focado nas relações interpessoais, capaz de criar, em graus que variam em cada líder, proximidade pessoal sob a regência de sentimentos e emoções, podendo estabelecer na equipe uma atmosfera de união e irmandade; (B) Modelo de liderança focado no gerenciamento, sempre a serviço de atrair resultados através de números (financeiro, metas), da gestão da cobrança, do patrimônio e bens capitais, podendo estabelecer na equipe uma perspectiva de rendimento e sucesso profissional.

No entanto, ao observar os critérios que são empregados na hora de escolher um eventual substituto à vaga de liderança, ou por força da criação de tal oportunidade por expansão de algum crescimento, por exemplo, percebe-se rápida e automaticamente a escolha que tem por base a confiança no candidato, além de capacitação técnica, atribuindo-lhe a nova condição. Só não se leva em conta, e eis o ponto nevrálgico em mira, o tipo de temperamento existente em tal colaborador que passa a assumir a nova postura de líder, assim os riscos se elevam a uma altura inesperada, cujas decorrências vão de simples incômodos entre os membros da equipe até aos grandes e trágicos desentendimentos, e o que era estável e elogiável até então, se torna um espinhoso contratempo. jJULHO 2021 JUNHO 2021

31 31


Há quem tenha trabalhado nesta direção, oferecendo ao candidato a análise de compatibilidade ao cargo de líder e, mesmo com todos os atributos reunidos (competência técnica, honestidade, experiência), é possível recusar o convite, antevendo, através de entrevistas e testes pertinentes, a desestruturação que advirá pela ausência de traços fundamentais à liderança, permitindo-lhe prosseguir na carreira, por meio de outro acesso, de caráter mais técnico. Salvam-se o excelente profissional, retendo-lhe dentro de sua aura típica, a equipe, que não passa por desnecessários traumas de convivência, e a organização. Note-se que

32

linhaaberta.com

nem é preciso tratar sobre o treinamento que poderia preparar tal personagem, como se o mesmo fosse capaz de gerar-lhe nova estrutura psíquica de temperamento, completando magicamente a outra porção que pesarosamente lhe falta. É possível abrir tal estrada, mas requer demasiado tempo e energia no investimento, que pode levar à desmotivação das partes, sem a garantia de um resultado satisfatório ademais.

Logo, o temperamento, estrutura básica do jeito de ser humano de cada colaborador, permite aperfeiçoamentos, ou melhor, o desenvolvimento de características favoráveis de um perfil que pode ser explorado noutro (com

muito sangue, suor e lágrimas), mas talvez um planejamento que contemple um melhor processo seletivo (interno, talvez até externo, conforme a necessidade) seja mais propício por sua rapidez, economia e segurança.

O autoconhecimento ganha vulto e abrevia infortúnios na tentativa e erro da gestão. Trata-se, pois, do autoconhecimento especializado dentro da estrutura denominada de temperamento. Pense nisso. ---------------------------------------------------------Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo corporativo e mestre em liderança.


JUNHO 2021

33


mônica carvalho FOTO: camila mendes

mônica carvalho

atriz celebra jornada dupla no cinema e na tv laINE FURTADO @lainefurtado

texto de

34

linhaaberta.com linhaaberta.com


A

atriz Mônica Carvalho anda tendo motivo de sobra para celebração: Primeiro por toda sua família ter sobrevido ao Covid -19, e todos estão com muita saúde, inclusive ela. E depois porque este ano Mônica comemorou 15 anos de casamento e 27 anos de carreira e ainda celebrou a sua volta à TV em plena pandemia. Ela interpreta a personagem Elisa em Gênesis, novela que estréia na Univision, nos Estados Unidos. A Univision, principal rede de conteúdo em espanhol nos EUA, anunciou durante divulgação oficial de sua programação para a temporada 2021-2022, a exibição de Gênesis, superprodução da Record TV, como um dos seus destaques em dramaturgia para os próximos meses. Confira a entrevista exclusiva de Mônica Carvalho para a revista Linha Aberta.

mônica carvalho FOTO: fauzi musa JULHO2021 2021 JUNHO

35 35


mônica Carvalho foto: camila mendes

36

linhaaberta..com com linhaaberta


CENA DE saraliAELEIA ATRIZES: mICHELE MUNIZ / MÔNICA CARVALHO / RENATA BRAS FOTO: NAMOUR FILHO

A atriz Mônica Carvalho começou o ano de 2021 com um convite para atuar no longa metragem: “A NOVA ONDA APOCALIPSE”, dirigido pelo talentoso Marcus Dartagnan, que dirigiu também “EAS, Esquadrão Anti Sequestro”, e comandou folhetins de sucessos na TV. Mônica que já começou a gravar a novela Gênesis na Rede Record, no papel de Elisa, concilia as gravações do folhetim com as filmagens do novo longa.

O roteiro do filme é de Thiago Vilardi , trata-se de um drama que vai mostrar 3 tipos de epidemias e além de Mônica estará no elenco ED Oliveira, Graciely Junqueira e Peter Brandão. Em tempos tão conturbados em torno de um novo vírus que assola a humanidade, o tema promete dar o que falar. “Estou muito feliz por começar o ano trabalhando em 2 projetos artísticos simultâneos. Vivemos um ano difícil em 2020, onde perdemos pessoas queridas, fomos

impedidos de produzir, tivemos que interromper projetos, adiar sonhos, deixar de ir e vir, mas temos que ter esperança que com a chegada da vacina, vamos poder retomar nossas vidas por completo., Enquanto isto, continuamos tomando os devidos cuidados, cumprindo os protocolos e seguindo em frente com responsabilidade”.

Mônica disse que já começou a participar do novo projeto do longa metragem “SARALIAELEIA”, roteiro escrito por ela, que fez bastante sucesso no IGTV. “Estou bem feliz com esta nova fase da minha carreira, começando a investir ainda mais no meu trabalho como roteirista. Apesar da pandemia eu trabalhei bastante no ano de 2020.”

Ela disse que trabalhou ainda mais por estar em isolamento. “Foi uma fase produtiva, escrevi muito e participei de programa “Chá das Três” da Rede Record, onde atuei como apresentadora ao lado de Sabrina Sato e Ticiane Pinheiro. Nós contávamos nossas experiências do cotidiano durante a pandemia.

Agora estou ansiosa para ver o meu roteiro estreiar na Telona,” conta a atriz.

“Eu me sinto grata! Esse é o meu sentimento no momento em que me vejo realizada, tanto na minha vida pessoal , quanto no profissional. Estou trabalhando enquanto muitas produções estão paradas. Gênesis e a única novela inédita sendo produzida no país das novela”, explica.

Mônica disse que todos estão atravessando um momento difícil, mas a Record adotou todoos protocolos e os profissionais estão “juntos nessa jornada para produzir e entregar um produto de muita qualidade artística, e a prova é o público dando audiência. Ninguém que viver de passado”. “Na verdade, eu trabalhei muito nessa pandemia, desde o ano passado quando tudo parou, no meio do lockdown , o veículo que mais cresceu foi internet, tudo foi consumido através da internet e ali eu vi a oportunidade de criar uma webserie Saraliaeleia, JUNHO 2021

37


A nova Onda Apocalipse

MÔNICA CARVALHO FOTO: ARQUIVO PESSOAL

que fala sobre três mulheres que ficaram desempregadas e foram dividir um quarto e sala, é uma tragicomédia, que fala sobre o novo comportamento e a nova rotina nessa convivência com um vírus invisível”. Ela conta que “depois foi fazer o chá das três, apresentando um programa ao lado da Sabrina Sato e da Ticiane Pinheiro para a plataforma digital o R7 da Record, que foi incrível ! Uma grande experiência ao lado delas que são grandes apresentadoras , me senti honrada pelo convite”.

Mônica Carvalho logo em seguida foi contratada para a novela e em janeiro conseguiu conciliar a gravação da novela e de um longa-metragem, A nova onda Apocalipse, que vai estrear ano que vem. Ela disse que as filmagens em Curitiba e foi maravilhoso.

A webserie Saraliaeleia vai virar um longa e Mônica está negociando com uma produtora e com profissionais para a versão para o cinema. “Passei a pandemia trabalhando e escrevendo o roteiro do Saraliaeleia, eu tenho uma sala de criação com dois parcei-

38

linhaaberta.com

ros que escrevem comigo, Marcelo Corrêa e a Michele Muniz, que assinam o roteiro Saraliaeleia em parceria”.

Ela disse que está numa fase muito madura e “com muita certeza do que eu quero prá mim. Não queria ficar parada no meio desse caos, fui em frente criando minhas oportunidades, o medo de ficar parada me jogou num mercado de trabalho. Claro que existe o medo, estamos numa pandemia, mas sigo os protocolos, faço teste toda semana na Record, uso máscaras, elenco e equipe sempre sendo testada e muito álcool em gel. Assim vamos dando seguimento ao nosso trabalho”. Mônica disse que está muito animada com o novo trabalho. “Tive que fazer aulas de tecelagem para dar mais veracidade a personagem! Espero que todos gostem eu estou amando”, conta Mônica que posou ao lado dos colegas de cena nos bastidores da Record TV .

“Arte sempre estará presente no mundo, se renova. Acredito muito nessa retomada da

dramaturgia com todos vacinados. Temos que voltar a ter uma vida normal e não viver com um medo eterno, precisamos ter esperança!”

Mônica disse que é uma sonhadora e que os sonhos são objetivos que queremos alcançar. “Acredito muito na força do trabalho, na persistência, na determinação para alcançar sonhos. A energia jogada é a mesma que vai voltar. Não tenho medo de desafios. ”

Ela disse que a novela Gênesis é um sucesso, e está feliz em participar de um produto que leva passagens da Bíblia mostrada de forma que haja fácil entendimento para o público. “É uma novela para a família.Tenho certeza que Gênesis na Univision vai ser um sucesso! Uma novela com valores e ensinamentos bíblicos que edificam uma família!” Sobre os planos para 2022, Mônica é clara: “Na verdade desejo que o mundo esteja vacinado. Que possamos tirar as máscaras e voltar a viver sem medo. E trabalho muito trabalho”.


CENA DE GENESIS MÔNICA CARVALHO COM OS ATORES BRUNO AHEMED E FÁBIO VILLA VERDE FOTO: ARQUIVO PESSOAL

JUNHO JULHO2021 2021

39 39


fashion

jacquemus

louis vuitton

4040

linhaaberta .com linhaaberta .com

TENDÊNCIAS DO VERÃO 2021

COM A CHEGADA DO VERÃO, ESTAMOS DE OLHO NO QUE AS MARCAS APRESENTARAM NAS PASSARELAS. VEJA as principais tendências PARA O VERÃO 2021.

stella maccartney

chanel


VESTIDOS LONGOS versace

os floaty maxi dresses estão de volta e com um estilo confortável. marcas como valentino, giorgio armani, chanel e dior investiram no look, que vai desde o moderno até o romântico.

dior

FIOS E RECORTES ,

os destalhes em fios franjas e recortes fazem parte de maioria das coleções apresentadas nas passarelas da europa. destaque para as composições apresentadas por marcas com versace, off white, jacquemus, michael kors e christopher esber.

ESTILO WIDE LEG REDE max mara

TROUSERS as calças de alfaiataria no estilo wide leg são a coqueluxe do momento, apresentando estilo e conforto, duas qualidades imbatíveis quando falamos de moda. temos como exemplo modelos super top da fendi, ddsquared2, max mara, stella mccartney e louis vuitton. viva o conforto.

quem ama uma peça excêntrica para compor o look? as roupas que apresentam recortes em estilo rede estão em alta. e as marcas loewe, hermès, valentino, burberry e balenciaga investiram na tendência.

hermès

JULHO 2019

41


mundo P o r tug a l r e c e b e u qu a s e t r ê s m i l r e fug i a d o s nos últimos anos

Os sírios continuam a ser o maior contingente dos que foram obrigados a fugir do seu país,com cerca de 6,8 milhões de deslocados internacionais em resultado da guerra. Na foto o sírio Abd al-Razzak Dasher com os filhos num campo de refugiados informal em Bekaa, Líbano, março 2021

Portugal recebeu, nos últimos anos, 2.807 cidadãos estrangeiros ao abrigo de programas internacionais de acolhimento de pessoas, foi hoje anunciado pelo Governo, paria assinalar o Dia Mundial do Refugiado.

O país acolheu em junho 31 cidadãos oriundos da Turquia, Egito e Itália, elevando para 2.807 o total de cidadãos estrangeiros recebidos ao abrigo de diferentes programas internacionais, refere uma nota de imprensa conjunta dos ministérios de Estado e da Presidência, da Administração Interna e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Trinta deles são refugiados, sendo oito oriundos da Turquia e 22 do Egito, e foram acolhidos em diferentes distritos, entre os quais Braga, Bragança, Castelo Branco e Lisboa.

42

linhaaberta.com

A sua chegada eleva para 772 o total de cidadãos recebidos ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), beneficiando do Estatuto de Refugiado concedido pelo Ministério da Administração Interna e do Estatuto de Proteção Internacional enquanto aguardam pelo Título de Residência para Refugiado.

após serem salvos na travessia da África para a Europa. Portugal já acolheu 105 menores não acompanhados no contexto da sua recolocação, tratou de uma centena de processos de transferência de requerentes de proteção internacional e recebeu 142 requerentes de asilo ao abrigo do acordo entre a UE e a Turquia, entre junho de 2016 e dezembro de 2017.

Portugal é o sexto estado-membro da União Europeia que mais refugiados recebeu ao abrigo do Programa de Recolocação aprovado por Bruxelas, tendo acolhido 1.550 refugiados, vindos da Grécia (1.190) e Itália (360), entre dezembro de 2015 e abril de 2018 e distribuídos por 97 concelhos do país.

Portugal tem dado prioridade ao acolhimento e integração de refugiados.

No mar, as autoridades portuguesas já resgataram um total de 235 cidadãos estrangeiros, que foram acolhidos no país

O Dia Mundial do Refugiado foi instituído em 2001 pelas Nações Unidas.

A presidir este semestre ao Conselho da União Europeia, tem apoiado propostas como o Novo Pacto para a Migração e Asilo, para combater o tráfico de seres humanos e o auxílio à imigração ilegal.


Parlamento Europeu pede ação para tirar sem-abrigo das ruas até 2030

O Parlamento Europeu pediu “ação e não palavras” para acabar com o fenómeno dos sem-abrigo na União Europeia (UE) até 2030, um dia depois de a presidência portuguesa do Conselho ter lançado uma plataforma europeia de coordenação. “A habitação é um direito humano fundamental e, no entanto, 700 mil pessoas dormem nas ruas. Esta não é uma Europa onde ninguém pode ser deixado para trás, [pelo que] para mudar isto não precisamos de palavras, precisamos de ação”, vinca a presidente da comissão de Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu, Lucia Duris Nicholsonová, numa posição divulgada pela entidade. A responsável, que participou em representação da assembleia europeia na cerimónia de lançamento da Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem-Abrigo e da assinatura da Declaração de Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia (UE), acrescenta que “nas ruas ninguém se pode sentir seguro”. O Parlamento Europeu foi uma das instituições a assinar em junho a Declaração de Lisboa, com compromissos para combater o fenómeno dos sem-abrigo e criar alojamento acessível para todos até 2030. A declaração foi também adotada pela Comissão Europeia, Estados-membros, parceiros sociais e partes interessadas da sociedade civil, visando canalizar esforços no sentido da erradicação do fenómeno dos sem-abrigo

até 2030. Em concreto, os 27 Estados-membros da UE comprometem-se a envidar esforços para que, até 2030, ninguém tenha de dormir na rua por falta de alojamento de emergência acessível, ninguém tenha de viver num alojamento de emergência ou de transição mais tempo do que o necessário, ninguém seja discriminado devido ao seu estatuto de sem-abrigo, ninguém saia de nenhuma sem uma oferta de alojamento adequado e ainda que ninguém seja despejado sem receber assistência para uma solução de alojamento adequada. Lançado nesse dia foi também a Plataforma Europeia de Combate à Situação de Sem-Abrigo, criada para a partilha de boas práticas e de políticas sobre esta área. O reforço da componente social na UE é uma das principais prioridades da presidência portuguesa do Conselho, que tem vindo a apostar na implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, nomeadamente após a Cimeira Social realizada no Porto no início de maio e que serviu para os líderes endossarem o plano de ação proposto pela Comissão. O objetivo da plataforma europeia é promover o diálogo político sobre a temática, de forma a estabelecer compromissos e progressos concretos nos Estados-membros na luta contra a situação de sem-abrigo. Estima-se que perto de 700 mil pessoas durmam nas ruas da Europa, o que representa um aumento de 70% ao longo dos últimos 10 anos e que poderá ser acentuado com a crise gerada pela covid-19.

CULTOS celebração da família domingo - 10am culto presencial quintas - 8:00pm onlne 486 W Hillsboro Blvd Deerfield Beach, Fl 33441 JUNHO 2021

43


by pamela tello @pamevents

spotlight ORLANDO

Primeira micareta em downtown Orlando com Claudia Leitte

N

o dia 17 de julho vai acontecer a primeira micareta nas ruas do Wall Street Plaza em downtown Orlando, um evento que vai entrar para a história da comunidade brasileira da cidade. Produzida pela Welcome 2 Kingdom, Pam Events e Werbung Media, a “The Wagon on the Street” traz Claudia Leitte comandando o show especialmente projetado para um clima urbano, moderno e intimista. Com o repertório alinhado ao tema da apresentação, Claudia Leitte explora a sua versatilidade artística com novas versões de sucessos do cenário musical brasileiro e internacional. O evento começa às 4pm e termina às 10pm. Os ingressos já estão disponíveis para compra e começam a partir de $40. Mais informações nos Instagrams de @thewagontour ou @pamevents.

Manolo Cardona, o Alex de Quem Matou Sarah do Netflix, visita Orlando

A

pesar de ser recente no catálogo da Netflix, Quem Matou Sara? é um dos maiores sucessos na plataforma atualmente. A primeira temporada, que estreou no final de março, ficou entre as séries mais vistas da plataforma de streaming no Brasil, além de ter sido a melhor estreia de uma produção em língua não-inglesa nos Estados Unidos. Intérprete de Alex Guzman, o ator e produtor Manolo Cardona aproveitou alguns dias de férias para passear em Orlando assessorado pela Pam Events. Manolo comentou que já curtiu o Carnaval no Rio de Janeiro e que gostou muito. Ele também já participou da novela “Aquele Beijo”, exibida pela Globo entre 2011 e 2012, na qual contracenou com Grazi Massafera. Além de participar do filme “Love Film Festival” (2014), no qual fazia par com Leandra Leal.

44

linhaaberta.com

Inauguração do Orlando Dance Conservatory

A

conteceu no último dia 17 de junho a inauguração do Orlando Dance Conservatory, uma organização sem fins lucrativos (501-3C) criada por Aretuza Garner. Aretuza é comprometida em inspirar os alunos a dançar, oferecendo treinamento estruturado e dando a cada dançarino a oportunidade de crescer individualmente. Oferecendo aulas de Ballet, Jazz, Lírico e Contemporâneo para crianças, adolescentes e adultos, o ODC está empenhado em levar a educação artística à comunidade por meio de apresentações de divulgação. O Conservatório também oferece o programa pré-profissional para bailarinos que queiram se formar e dançar profissionalmente em companhias mundiais, viabilizando a participação em competições ao redor do mundo. Não perca essa oportunidade incrível de dançar ballet com instrutores da Europa, da lendária Juilliard School de Nova York e da Flórida com 30 anos de experiência combinada incluindo a fundadora bailarina clássica e coreógrafa de renome mundial Aretuza Garner. Para mais informações acesse www.orlandodanceconservatory.com


JUNHO 2021

45


cuisine açaí

G

rande fonte de energia e comumente consumido por quem pratica alguma atividade física, o açaí é uma fruta muito importante para a região norte do Brasil. O estado do Amazonas e o Pará concentram 85% da produção mundial de açaí. Na região a fruta é consumida juntamente com farinha de mandioca, porém em outras regiões é comum a comercialização de polpas, usadas em receitas como sucos, cremes, sorvetes ou servido gelado com granola e outros ingredientes como faria láctea e leite condensado. Nos últimos anos, o açaí chegou nos EUA com força e você pode encontrar a fruta nos supermercados americanos em lojas brasileiras. Se você quiser fazer em casa, temos duas receitas irresistíveis, uma com frutas e outra com whey protein.

AÇAÍ CREMOSO

INGREDIENTES 200 g de polpa de açaí 1 leite condensado 1 pacote gelatina de sabor amora ou vermelha 1 creme de leite MODO DE PREPARO Leve 1 copo de água para ferver, depois dissolva a gelatina e deixe esfriar No liquidificador coloque o leite condensado todo e a polpa de açaí Por último o creme de leite e a gelatina Bata por 2 minutos no liquidificador e coloque em tigelas Leve à geladeira

46

linhaaberta.com

uma fruta brasileira que conquistou os eua

MOUSSE DE AÇAÍ COM WHEY PROTEIN

Ideal para praticantes de esportes Tipo de receita: Sobremesa Número de doses: 1 porções Tempo de Preparação: 20 Minutos Tempo de Cozedura: 10 Minutos Pronto em: 30 Minutos

Ingredientes 1 gema de ovo 1 colher de café de gelatina incolor 1 colher de sopa de água filtrada para dissolver a gelatina 1 colher de chá de adoçante frutose 1 colher de chá de whey protein 3 colheres de sopa de polpa de açaí 1 colher de café de mel 1 banana nanica pequena 1 castanha do Pará pequena picada para decorar MODO DE PREPARO Bata no liquidificador as gemas com a polpa de açaí e o whey proteín Acrescente a banana e o mel e bata mais um pouco Dissolva a gelatina em água morna e adicione à mistura acima Decore a mousse pronta com a castanha do Pará picada


beauty POWERFULMAKEUP PRIMER

o primer antes da maquiagem pode ser opcional, porém o primer para a área dos olhos é fundamental para manter a sombra por muito tempo e manter a cor. um erro muito comum é aplicar o corretivo sobre as pálpebras, o corretivo deixa a pele oleosa e derrete a sombra.

dicas para ficar linda no verão com produtos que não podem faltar para ter uma make up perfeita

BB CREAM use um leve BB CREAM ou base fluida para uniformizar o tom da pele. BASE com brilho iluminador NARS

PRIMER PARA OLHOS l’oreal magic de-crease

SOMBRAS CONTORNO e BLUSH

a técnica de contorno é sempre bem vinda em qualquer estação, porém no verão deve-se evitar excessos e dar ênfase ao iluminador.

BATOM

o batom deve sempre se harmonizar com a cor dos olhos. cor nos olhos pede sutileza na boca e olhos nudes make up for ever pro sculpting duo permitem uma boca ousada. BLUSH tons de pêssego TART shimmering peach pink mac dourado buxom com textura gel satin coral pink revlon brazilian tan

o verão permite cores e a tendência é combinar sombras nudes com leve brilho e delineadores coloridos. são ousados e alegres, causam impacto e deixam uma impressão moderna. pra finalizar use um rímel à prova d’água para segurar a make up por muito tempo. Eye Color Quad Eyeshadow Palette TOM FORD

mac all that glitter nude com leve brilho e rimel trish mcevoy JUNHO 2021

47


flash SOUTH FLORIDA

by laine furtado

bingo da if you foundation no riverside miami

@lainefurtado

PRêmio homens de grande Valor acontece em margate

O

prêmio de excelência profissional Homens de Grande Valor e o lançamento do livro com o mesmo nome aconteceu durante um coquetel de reconhecimento em Margate, numa cerimônia para convidados. O Prêmio Homens de Grande Valor é uma iniciativa da Editora VLM Press, sob a coordenação do CEO Edivaldo Fontes e da diretora de publicações, Christiany Rebelo. O objetivo da premiação é dar destaque à biografia desses imigrantes com valores profissionais, éticos, morais e sociais. As histórias de aprendizado, superação e resiliência desses imigrantes que hoje transluzem sucesso e conquista serão eternizadas com a publicação do livro Homens de Grande Valor. Um novo marco na história do imigrante brasileiro. Homens de Grande Valor. O perfil dos homens que estão vencendo com profissionalismo, caráter, moral, ética e valor. Os premiados foram Abel Fiorot Loureiro, Antonio Martins, Clewson Oliveira, Elias da Hora, Joe Souza, Leonardo Resende, Lúcio Santana, Marcio Rangel, Marco Dombrowski, Michael Krymchantowski, Paulo Victor Neves, Renato Isaías e Ronney Oliveira.

E

m junho aconteceu o IF You Bingo Solidário, um evento criado e desenvolvido pelo time IF You Foundation em prol do Projeto IF You Baby Care Drive, um programa da IF You Foundation que impacta e faz a diferença na vida de gestantes e bebês! O evento foi realizado do no Riverside em Miami, na coordenação da CEO da organização, Fernanda Pontes. Na foto, Fernanda Pontes com a equipe da If You Foundation durante o evento no Riverside Miami.

A Vision for Miami - Almoço com o Prefeito de Miami, Francis Suarez

O

Prefeito de Miami, Francis Suarez, participou de almoço promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF). O evento, intitulado a “Vision for Miami”, contou com participação especial do Embaixador João Mendes Pereira, Cônsul-Geral do Brasil em Miami. Suarez falou sobre os projetos de desenvolvimento e negócios de Miami e teve contato com vários líderes e empresários brasileiros durante o evento que aconteceu no Four Seasons Hotel Miami.

48

linhaaberta .com linhaaberta.com

Na foto acima, os premiados e convidados especiais do evento. Abaixo, Joe Souza, que recebeu o prêmio, com Laine Furtado, Marcos & Gil Gomes, Gislene & Odilon Totes e Inês e Edson Oliveira.


JUNHO 2021

49


mom’s TEAM patricia bernardon

@patricia.bernardon

Como ajudar as crianças a lidar com o medo?

Medo de escuro, de ficar sozinho no quarto, medo de monstros, ladrões, rejeição social , separação dos pais… geralmente esses são os principais motivos para que uma criança sinta medo e tudo depende da fase em que ela está. No entanto, o medo, na medida certa, tem o papel de nos proteger de possíveis riscos e ameaças à nossa sobrevivência. Sentir medo é absolutamente natural, em todas as fases da vida. Na infância, como tantas outras coisas, é o momento em que os pequenos descobrem e conhecem esse sentimento. Isto ainda é algo novo e eles não sabem

50

linhaaberta.com

ao certo como lidar. Por esse motivo, a participação e o apoio dos pais é fundamental para tornar o processo, para a criança com medo, mais tranquilo e fácil de ser superado. Como em tantas outra situações, o melhor caminho é o diálogo. Escute seu filho, esteja aberto para ouvir e conversar sobre suas inseguranças. Mostre a ele que o medo que está sentindo é algo natural e que todos sentem ou já sentiram em algum momento da vida, inclusive você. Quando procurar ajuda?

Algumas vezes, os medos comuns da infância podem persistir em maior medida, a ponto de influenciar na vida do seu pequeno. Além disso, algumas crianças ainda podem desenvolver medos específicos e mais difíceis de serem superados, decorrentes de situações traumáticas que tenham vivido, como cair da bicicleta ou ser mordido por um cão. Nesses casos, se as conversas e o apoio dos pais não forem suficientes para que a criança supere seu trauma de infância, é indicado que a família procure a ajuda de um profissional.


JUNHO 2021

51


gospel news Saiu a Lista Mundial da Perseguição aos cristãos 2019: os países onde é mais difícil ser cristão Lista dos 50 países A Coreia do Norte lidera a Lista Mundial da Perseguição desde 2002. Confira a lista abaixo.

A Missão Portas Abertas divulga a Lista Mundial da Perseguição 2019 A Missão Portas Abertas publicou a sua lista Mundial da Perseguição 2019, com o ranking dos 50 países onde é mais difícil ser cristão. A Lista Mundial da Perseguição (LMP) é uma das principais ferramentas da Portas Abertas para monitorar e medir a dimensão da perseguição aos cristãos no mundo, e existe há mais de 25 anos.

3) Intensidade da perseguição 4) Frequência da perseguição QUAIS SÃO OS TIPOS PERSEGUIÇÃO QUE OS CRISTÃOS ENFRENTAM?

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever uma situação distinta que A Missão Portas Abertas já investigava a está causando hostilidade contra os crissituação da Igreja Perseguida desde os tãos. Essa situação pode ser considerada anos 1970. O sistema de monitoramento como a conseqüência de uma “dinâmica da perseguição aos cristãos se dá por de poder” social. Essa dinâmica normalmeio de uma série de procedimentos mente representa uma visão de mundo desenvolvidos pela Portas Abertas. Para que tem uma reivindicação de superiorientender melhor a propagação e grau de dade sobre outras visões de mundo. Isso perseguição em cada país, foram defini- não é um problema por si só, desde que das quatro variáveis importantes: esteja associada a um verdadeiro sentido de pluralismo. 1) Número de categorias do cristianismo afetadas pela perseguição Quando não é o caso, as fontes de perseguição (citadas logo abaixo), oriundas O cristianismo é organizado em catego- da dinâmica do poder, irão batalhar pela rias distintas: comunidades de cristãos ex- submissão absoluta da sociedade à sua patriados, comunidades cristãs históricas, visão de mundo. comunidades de cristãos convertidos e comunidades de cristãos não tradicionais. Isso é importante porque, dependendo do Os 8 tipos de perseguição são: opressão país, a perseguição pode ocorrer apenas islâmica, nacionalismo religioso, protecioa um determinado grupo de cristãos. nismo denominacional, antagonismo étnico, opressão comunista e pós-comunista, 2) Proporção da população geral vivendo intolerância secular, paranoia ditatorial e no território afetado pela perseguição corrupção + crime organizado.

52

linhaaberta.com

1 Coreia do Norte 2 Afeganistão 3 Somália 4 Líbia 5 Paquistão 6 Sudão 7 Eritreia 8 Iêmen 9 Irã 10 Índia 11 Síria 1 2 Nigéria 13 Iraque 14 Maldivas 15 Arábia Saudita 16 Egito 17 Uzbequistão 18 Mianmar 19 Laos 20 Vietnã 21 República Centro-Africana 22 Argélia 23 Turcomenistão 24 Mali 25 Mauritânia 26 Turquia 27 China 28 Etiópia 29 Tajiquistão 30 Indonésia 31 Jordânia 32 Nepal 33 Butão 34 Cazaquistão 35 Marrocos 36 Brunei 37 Tunísia 38 Catar 39 México 40 Quênia 41 Rússia 42 Malásia 43 Kuwait 44 Omã 45 Emirados Árabes Unidos 46 Sri Lanka 47 Colômbia 48 Bangladesh 49 Territórios Palestinos 50 Azerbaijão


JUNHO 2021

53


DECORAÇÃO AMERICANA

O que é o estilo americano? Sempre buscando receber todos os amigos e familiares com muito conforto, a planta típica das casas americanas é pensada para acomodar e permitir interação entre todos os convidados. Enquanto alguns cozinham e outros estão sentados na sala, todos que estão na casa conseguem se comunicar, graças ao conceito aberto. Além dos móveis e revesti-

54

linhaaberta.com

mentos, essa estética também é formada através da planta do imóvel, que privilegia os espaços abertos e integração entre sala de estar, de jantar e um dos cômodos mais importantes da casa é a cozinha. Ela normalmente é bem grande, com espaço para uma mesa ou bancada onde a família pode fazer suas refeições. Muitos armários deixam o ambiente com um toque de organização e os


debora lousa

@deboralousa

ao ambiente. Normalmente possuem corrimãos bastante detalhados. Tons pastéis e o branco estão muito presentes no estilo americano. Essa mistura de cores ajuda a tornar o ambiente mais iluminado e aconchegante. O estilo americano não possui uma linha claramente definida, afinal, isso pode mudar também conforme a região do país.

eletrodomésticos embutidos deixam o visual mais moderno e prático. muitos os detalhes que não podem faltar em uma casa ambientada no estilo americano. Um dos mais importantes é a iluminação, que com a ajuda de grandes janelas permite a entrada de bastante luz natural, garantindo um ambiente mais claro durante o dia. Os americanos também fazem questão é de um belo jardim na entrada da casa. Aliás, quando falamos em decoração no estilo americano, a parte de fora da casa é tão importante quanto a de dentro, pois ela é uma espécie de cartão de visitas, que mostra o que se pode esperar da parte interna da residência. Escadas em madeira também dão um charme todo especial JUNHO 2021

55


turismo

chicago vibes a cidade dos ventos e dos rooftops laine furtado @fashionandtravelreporter

56

linhaaberta.com

cloud gate (the bean)


sky deck no willis tower

C

hicago é conhecida como a Cidade dos Ventos, já que sua proximidade com o Lago Michigan lhe confere um clima ventoso com invernos e verões extremos. Mas Chicago também é famosa por seus arranha-céus, variado estilo arquitetônico que vai do renascentista ao famoso block box, e por seus rooftops com as melhores vistas da cidade. Atualmente, Chicago tem a terceira com a maior população dos EUA, com Nova York e Los Angeles, em primeiro e segundo lugar respectivamente. Fica localizada na extremidade sudoeste do Lago Michigan, oferece uma lista ampla e variada de lugares importantes que visitamos e das atividades que realizamos. Entre os destaques turísticos da cidade temos: a arquitetura, o Downtown Loop, o Millennium Park, a escultura do Cloud Gate [The Bean, o famoso Feijão] passear pela Michigan Street, conhecer o Wikcer Park, fazer um passeio de barco pelo Chicago River onde você vai ter a oportunidade de conhecer importantes detalhes aa arquiterura da cidade, ver o movimento de compras da Magnificent Mile onde estão as lojas de luxo da cidade, visitar os museus de prestígio internacional e comer nos rooftops mais chics de Chicado.

CLOUD GATE (THE BEAN)

Uma viagem a a Chicago não estaria completa sem uma visita ao Bean. A escultura de aço inoxidável Cloud Gate é uma obra de arte e a melhor oportunidade para uma foto. A obra de arte pública - também conhecida como “o feijão” - se tornou um item imperdível em qualquer itinerário de Chicago. A escultura, do artista britânico Sir Anish Kapoor, foi revelada na inauguração do Millennium Park em 2004. Hoje é um símbolo famoso da cidade e uma das atrações mais fotografadas de Chicago.

WILLIS TOWER (ANTIGA SEARS TOUR)

Você não pode deixar de visitar o Skydeck na Willis Tower. Anteriormente conhecida como Sears Tower, a Willis Tower é famosa por suas vistas incríveis e sua varanda de vidro que se estende 4 pés fora do 103º andar, ou cerca de 1.353 pés no ar. Na época de sua conclusão, em 1973, era o edifício mais alto do mundo, superando as torres do World Trade Center em Nova York, e manteve esse posto por quase 25 anos. A Torre Willis é o edifício mais alto dos Estados Unidos e a quinta estrutura autônoma mais alta do mundo. Hoje o prédio mais alto do mundo é o Burj Kalifa, em Dubai, que foi inspirado na Willis Tower. O Skydeck localizado na Willis Tower tem uma das vistas mais lindas da cidade e com certeza, ir até a “borda” com piso de vidro é uma experiência inesquecível e super cool. JUNHO 2021

57


sky deck willis tower

CHICAGO RIVER

O rio que leva o nome da cidade atravessa o centro de Chicago e é o lugar perfeito para apreciar a bela arquitetura da cidade. Para uma maneira realmente divertida de aprender mais sobre a arquitetura de Chicago, recomendamos um passeio de barco onde voce terá a oportunidade de conhecer um pouco da história de Chicago e de sua arquitetura, super unique por causa dos diferentes estilos usados durante o desenvolvimento da cidade. O guia aponta pontos importantes, como o Edifício Wrigley e a Tribune Tower, mostrando a evolução arquitetônica da cidade, onde você pode admirar edifícios históricos art déco, neoclássico e gótico, black box, bem como arranha-céus modernos.

MILLENIUM PARK

O millennium Park é um parque público, localizado na áerea de negócios da cidade. É a atração turística de Chicago mais famosa, e que recebe o mair número de visitantes. O parque é totalmente novo, foi inagurado em 2004, sendo referência arquitetônica no mundo. Quatro atrações se destacam no parque, o Cloud Gate, Crown Fountain, Jay Pritzker pavilion, e o Ice Rink.

58

linhaaberta.com

chicago river


CROW FOUNTAIN

starbucks reserve

A Crown Fountain, um projeto arquitetônico do parque desenhado por Jaume Plensa, fica no Millennium Park, sendo formada de duas torres de pedra de 15m de altura. O grande diferencial é que essa estrutura transmite, como numa espécie de televisor, imagem de rostos de habitantes de Chicago. Essas imagens sorriem para o público, e depois de alguns minutos os “personagens” abrem a boca, e jorram água, formando uma espécie de chafariz.

MUSEUM OF ILLUSIONS

O Museu das Ilusões é um conceito único e emocionante que oferece a oportunidade de interagir e mergulhar em mais de 80 exposições fascinantes de exclusão. O museu opera com dois objetivos: educar e entreter. As exposições revelam a mecânica por trás de ilusões alucinantes, ao mesmo tempo em que chocam os sentidos e brincam com a percepção.

STARBUCKS RESERVE ROASTERY

cerise rooftop

laine furtado, gislene tostes gil gomes

O Starbucks Reserve Roastery em Chicago tem cinco andares e ocupa mais de 35.000 pés quadrados, e com isso, é o maior Starbucks do mundo. A loja oferece aos visitantes uma experiência imersiva que vai muito além de sua corrida matinal normal. O local tem torrefação de grãos raros de reserva, uma deck na cobertura e bebidas exclusivas inspiradas na cultura e história de Chicago. O Starbucks oferece uma experiência diferente em cada andar. Há também uma seleção de mercadorias exclusivas do Starbucks Chicago Reserve, incluindo colaborações únicas com artistas locais. Adorei a jaqueta com motivos da Starbucks! O Starbucks Reserve Roastery está localizado na Magnificent Mile.

ROOFTOOPS

Você não pode deixar de conhecer os restaurantes rooftop de Chicago, que oferecem uma experiência única e completa, com vistas maravilhosas e uma atmosfera super chic e descolada. Destacamos alguns restaurantes que tivemos a oportunidade de conhecer: Cerise, Cindy e Signature Room 95 e London House. JUNHO 2021

59


esportes Sega lança o game oficial da Olimpíada de Tokyo thiago galhardo Com oito gols na competição nacional, o meia-atacante do Internacional é um dos goleadores do futebol na temporada 2020.

Jogo já está disponível para todas as plataformas e tem 18 modalidades de esportes olímpicos

Depois de um ano de adiamento por causa da pandemia do coronavírus, finalmente estamos às portas do início dos Jogos Olímpicos de Tokyo. E, como é tradicional, também sempre sai um game temático. A Sega acaba de lançar seu Olympic Games Tokyo 2020 – The Official Video

Game. O jogo, em estilo arcade, vem com 18 modalidades olímpicas, possibilidade de jogar em 8 jogadores online, uniformes e personagens customizáveis, entre outros elementos. Entre as modalidades que podem ser disputadas estão salto em distância, basquete, BMX, tênis, futebol etc.

O game também recria de forma realista os estádios que receberão os atletas do mundo todo. O Olympic Games Tokyo 2020 sai para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Xbox Series X/S, PCs e Nintendo Switch.

James Harden e Kevin Durant garantem presença na seleção dos EUA nas Olimpíadas A seleção dos Estados Unidos de basquete ganhou dois reforços importantíssimos para as Olimpíadas de Tóquio deste ano. Os craques do Brooklyn Nets, James Harden e Kevin Durant vão vestir a camisa estadunidense e vão aumentar a qualidade do elenco americano. Vale lembrar que o plantel dos EUA está composto atualmente por: Bam Adebayo, Devin Booker, Draymond Green, Damian Lillard, Jayson Tatum e Bradley Beal. Recentemente, Stephen Curry anunciou que não vai para a disputa com a sua seleção. Tido como a maior potência do mundo, os Estados Unidos do treinador Gregg Popovich buscam continuar idolatria que possuem desde 1992, quando se tornaram permitidas as convocações de atletas que atuam na NBA.

60

linhaaberta.com


JUNHO 2021

61


dr. neymar lima fala sobre

medstation, covid, vacinas e atendimento médico nos estados unidos

A

ideia de abrir uma clínica médica nos Estados Unidos surgiu nos anos de 2010 e 2012 quando os filhos do médico e empresário Neymar Lima vieram estudar nos EUA. “” No princípio era uma necessidade como pai médico e depois passou a ser de um projeto que tem como objetivo oferecer atendimento mais personalizado para a comunidade latina porque a demanda era de todo”, explica Dr. Neymar. Ele conta que a Medstation abriu em 2013. “Queríamos um sistema de saúde integrado ao modelo americano mas com as características de relacionamento com o jeito brasileiro de atendimento. Nossa clínica tem um conceito diferente de atendimento, sem bloqueios mecânicos, onde o paciente é atendido por uma pessoa e de forma individualizada”. Confira a entrevista completa, onde ele fala sobre a covid 19, as vacinas, o perfil do paciente brasileiros nos EUA, o sistema de franquias da Medstation e o desafio de empreender na América.

62

linhaaberta.com


LINHA ABERTA: Como funciona o método da Medstation e o sistema de franquias? NEYMAR LIMA: Hoje a Medstation tem clínicas em várias cidades dos Estados Unidos “Não gosto de franquia. Eu prefiro que cada unidade, cada Medstation seja como uma sociedade, que o empresário seja sócio da Medstation. Ele não vai ficar só quando abrir uma clínica com a gente”. Hoje a Medstation está em Orlando, Sunny Islands, São Francisco, Coral Gables, Lighthouse Point, Tampa, Boston, Boca Raton, Boynton Beach, Los Angeles, San Diego, Weston e Marietta, além da sede que fica em Pompano Beach. “Esses parceiros caminham com a gente. Nós vamos estar juntos para caminhar e ajudar nossos parceiros em unidades locais a replicar o modelo da Medstation”, explicou Neymar.

LINHA ABERTA: Qual o formato de atendimento da Medstation? NEYMAR LIMA: No sistema americano temos 3 formas de atendimento, o consultório médico o urgent care que não trata de longo prazo mas somente urgências médicas e o hospital, que trata tudo. No nosso caso, nós nos desprendemos do modelo americano. Nós somos uma policlínica. Importante explicar que o conceito de uma policlínica no Brasil é pública e de atendimento para pessoas que não têm recursos financeiros para o tratamento médic. No nosso caso, nós somos uma policlínica privada, que oferece tratamentos médicos que são desde o preventivo até o tratamento de doenças. Na Medstation o nosso foco não é tratar a doença, mas optimizar a saúde do paciente para que ela possa estar na sua melhor condição médica. Uma família precisa de ajuda para a saúde. Na Clínica nós temos todos os especialistas e nosso atendimento tem em mente a saúde do paciente como um todo. Nós atendemos particular e pelo seguros: Signa, Ambeter, Molina, Sigma, Bright, Humana. Só não atendemos Medicare e Medicaid. Hoje atendemos 60 pacientes físicos na clínica por dia e mais de 80% dos atendimentos são para tratamento de primary doctors, sem falar na telemedicina, que vem crescendo muito com a pandemia.

pessoas? Até quando a economia mundial LINHA ABERTA: Fale sobre o perfil do vai suportar tantas mudanças e restriBrasileiro como paciente nos EUA. ções? Como vamos gerar emprego e renda NEYMAR LIMA: O perfil do paciente é @aletheamantovani numa situação de paralisia econômica sempre o mesmo, independente de ser onde as pessoas estão perdendo seus brasileiro, americano ou hispânico. A mentalidade é a mesma: “Só vou procurar trabalhos? Isso é um desafio político e o médico quando estiver muito doente”. E social brutal. Quanto isso vai custar para com isso vemos mulheres sem fazer papa- o mundo e em quanto tempo isso será possível de ser feito? Um ano, dois 3 e 5. nicolau e mamografia por anos. Homens Quais as e crianças sem tratamentos preventivos. consequências políticas e econômicas Nosso foco é saúde em primeiro lugar. Nosso papel educacional é de que a pessoa causadas por esta pandemia? A verdade é que a pandemia tem que sair da discussão não precise estar doente para buscar um política, socioeconômica e ser colocada tratamento de saúde. Posso dizer que a de forma prática. Na época da Peste Esprevenção é vida. Um exemplo disso é panhola as variantes eram diferentes e o esse: 95% dos cânceres tem cura, basta mundo não tinha a abertura que tem hoje achar precocemente. em todas as esferas. O controle da peste foi feito em dois anos. Hoje a situação é LINHA ABERTA: Recentemente a diferente porque nossa realidade como telemedicina cresceu muito por causa mundo é muito mais avançada e complexa, da Covid 19. Como é o tratamento de mas sabemos de uma coisa: não temos telemedicina da MedStation? como fechar todos os países por tempo indeterminado e precisamos encontrar o NEYMAR LIMA: Com a Pandemia, o tratamento de telemedicina cresceu muito antídoto para a covid 19. Hoje, a Medstation faz tratamento via LINHA ABERTA: Qual o maior desafio telemedicina no país inteiro. Com a telecomo empreendedor e como médico medicina, o brasileiro de qualquer lugar do país pode ser atendido e medicado. Na que você enfrentou nos EUA? telemedicina a grande demanda é a Covid NEYMAR LIMA: O desafio maior de todos 19. As pessoas precisam do tratamento, de um médico em quem possam confiar e é mostrar aos profissionais que esse moque possam resolver o problema, prescre- delo americano de atendimento médico deixa a desejar que podemos sim oferecer ver o protocolo para o tratamento. E nós um tratamento médico que seja preventratamos essas pessoas. tivo e completo. No começo, quando comeLINHA ABERTA: O que você pensa sobre çamos com a MedStation, os médicos que clinicam aqui nos EUA não conseguiam a COVID 19? E a vacina? entender que esse modelo de atendimenNEYMAR LIMA: A Covid 19 é uma infecção to é possível. Tudo que é diferente do viral que tem se mostrado com muitas va- habitual causa desconfiança. E até para as companhias de seguros médicos era riabilidades de manifestações que precisam ser tratadas. O que eu percebo é uma difícil entender que podíamos ser uma clínica de primary doctor e oferecer mais atitude expectante. Precisamos agir logo aos nossos pacientes. Os auditores dos quando o paciente sente que está com a seguros de saúde ficam impressionados Covid 19. Diagnosticou, tratou. Quanto à pelo fato de que nós fazemos atendimento vacina, precisa ser tomada, e acrescento, médico, ambulatorial, estética,UV therapy, independente da sua eficácia, temos que etc. Um lugar que concentra vários tipos tomar a vacina. Precisamos imunizar o de atendimentos levando em conta as mundo, isso deve ser feito, não importa necessidades básicas de uma família, tanto o grau de eficácia da vacina. Mesmo que na área de método, como diagnóstico e de a eficácia não seja tão grande, voce vai sensibilizar o sistema de defesa individual consulta. O tempo hoje é um ativo muito caro e precisamos potencializar nosso do seu corpo, produzir o anticorpo, e se atendimento em benefício do nosso painfectado, não seja de forma mais grave. ciente. O nosso objetivo é resolver a maior parte das demandas do nosso paciente e Quanto tempo e quanto de recurso serão de sua família. necessários para imunizar 7 bilhões de JUNHO JULHO 22021 021

63


highlights

the BEST Places to Visit in Chicago

64 64

linhaaberta .com linhaaberta .com


T

he beautiful city of Chicago has some of the best attractions like museums, skyscrapers and local spots that are worth a visit whether you are a local or a traveler. The most popular tourist destination in Chicago is Millennium Park, followed by Willis Tower, Navy Pier, and Cloud Gate. 1 - Millennium Park: Millennium Park is a public park located in the Loop community area of Chicago.Most visitors come to Millennium Park to see the Cloud Gate, better known as “The Bean”, and the Crown Fountain.

2 . Cloud Gate (the Bean). The Bean is a work of public art in the heart of Chicago. The sculpture is one of the world’s largest permanent outdoor art installations. The monument was designed by artist Anish Kapoor.

3 - The Crown Fountain. Designed by Spanish artist Jaume Plensa, the Crown Fountain in Millennium Park is a major addition to the city’s world-renowned public art collection. The fountain consists of two 50-foot glass block towers at each end of a shallow reflecting pool.

4 - Buckingham Fountain. Buckingham Fountain is a Chicago Landmark in the center of Grant Park. Dedicated in 1927, it is one of the largest fountains in the world. Built in a rococo wedding cake style and inspired by the Latona Fountain at the Palace of Versailles, it is designed to allegorically represent nearby Lake Michigan.

8 - Chicago River Architectural Cruise. During a river cruise, you’ll gain great views and historical insight about well-known structures like The Wrigley Building, the Leo Burnett Building and the Fulton House.

6- Magnificent Mile. The Magnificent Mile is this portion of Michigan Avenue – which stretches between Lake Shore Drive and the Chicago River – beckons to shopaholics with department stores and luxury retailers in the city.

10- Navy Pier. Extending out onto Lake Michigan, Navy Pier offers plenty of attractions, including the Ferris wheel (which stands 196 feet tall) and many restaurants along the pier.

5 - SkyDeck 360 at Willis Tower. A visit to 360 CHICAGO or Skydeck Chicago will give you a beautiful overview of the city’s layout and skyhigh buildings.

7 - The Art Institute of Chicago. The Art Institute of Chicago has an impressive collection of more than 300,000 works from all over the world. The museum’s impressionist collection features pieces from famous artists like van Gogh, Monet and Renoir.

9 - Chicago Riverwalk. When it comes to Chicago sightseeing, taking a stroll along the Riverwalk is totally mandatory.The 1.25-mile pedestrian walkway on the south bank of the Chicago River is the perfect place to take a walk and observe the city skyline or eat in one of the restaurants along the river.

11 - Chicago Theatre.The Chicago Theatre first opened its doors in 1921.Throughout its history, the theater has hosted such big names as Duke Ellington, Diana Ross and Lewis Black in addition to screening blockbuster flicks. JUNHO 2021

65


ponto de vista

R

epetir, novamente, que o mundo mudou está se tornando um vício, mas na verdade, é que sentimos isso na pele a cada dia. Uma das consequências mais graves, em todos os países, causada pelo vírus Covid, foi o desemprego motivado pela paralisação da economia.

O uso das máscaras auxiliou o retorno de algumas atividades e, também proporcionou o surgimento de novas opções de trabalho, alguns até então pouco conhecidas,como “home office” e acabou sendo utilizado por diversos países, inclusive o Brasil. O “home office” parecia uma solução temporária, prevista para um futuro mais distante, no entanto salvou muitas empresas e seus auxiliares, e sua tendência é permanecer. A vacinação trouxe um novo alento e o cenário começou a mudar, até mesmo o uso de máscaras, na Flórida, ficou “démodé” ou “mixed-used”. No Brasil, aguardam que a vacinação atinja um número maior da população para que tudo volte à sua normalidade. No entanto, os resultados da economia estão surpreendendo positivamente. Todavia, enganam-se aqueles que imaginaram que o mercado de trabalho voltaria a ser como era antes. Um mercado de trabalho diferente

Durante o período crítico da pandemia, empresas foram obrigadas a manter um distanciamento entre seus funcionários e seus consumidores. Outras tiveram que fechar suas portas porque lhes faltou criatividade para vencer o desafio.

A pandemia afetou as características dos empregos, tanto para o lado dos empregadores como daqueles que estão buscando ou estão num emprego. Essas mudanças ocorreram em muito, pelas

O Mercado de Trabalho durante a pandemia

alterações havidas nas atividades tradicionais. Alguns aspectos mereceram uma análise mais profunda, principalmente nas organizações que reduziram o seu quadro funcional. As dispensas foram iniciadas por aqueles “que não vestiam a camisa”, na sequência pelaqualificação. A criatividade também pesou muito na hora de escolher entre um ou outro empregado, mesmo àqueles que ocupavam cargos gerenciais.

O cenário está voltando à normalidade, contudo o emprego não. As pequenas empresas, em torno de 50%, não preencheram suas vagas segundo pesquisa da USA Today. As empresas estão precisando de funcionários e há dificuldades de preencher as vagas, o que estaria ocorrendo? As novas exigências do mercado

As contratantes estão exigindo habilidades funcionais que antes não eram importantes, como por exemplo, saber lidar com o estresse. Essa característica comportamental, surgiu na pandemia, em que os empregados perderam suas habilidades e produtividade. Um outro componente desafiador é a capacidade de adaptabilidade, porque como o “modus operandi” das companhias tiveram que adaptar-se as novas exigências do mercado. Tanto os serviços como os produtos mudaram, portanto, coube aos funcionários uma adaptação.

Da mesma forma a flexibilidade, onde as atividades serão executadas de forma presencial e em home office. As empresas estão preferindo esta combinação em que o trabalho possa ser exercido remotamente, mas periodicamente presencial, para que não haja um distanciamento funcional. Em algumas atividades específicas, como os “office games”, estão preferindo trabalhar em casa, pois acreditam se sentirem mais criativos. Não há necessidade de salientar que a qualifica-

eduardo prugner @eduardoprugner

ção é fundamental, além do conhecimento básico do marketing digital – operacionalização da internet. Se o seu emprego for do tipo “home office” observe o ponto fundamental necessários para que tenha êxito: a comunicação, focada no gerenciamento das tarefas e resultados, evitando sempre conversas paralelas. As empresas também têm o cuidado de que seu funcionário não fique “longe” da missão da organização e mantenha um excelente desempenho nos resultados. Compete ao empregado também a gerenciar suas atividades, cuidando do seu local de trabalho – espaço em sua casa destinada a isso – horário, alimentação e relacionamento com a família. Além de estar sempre sabendo o que acontece no dia a dia do empregador.

Portanto, ter em mente que as habilidades técnicas e especializadas devem ser acompanhadas de habilidades comportamentais. Profissões em moda na atualidade

Alguns exemplos de empregos mais ofertados no mercado:

- Todos os serviços na área da saúde: médicos, enfermeiras, farmacêuticos, técnicos em laboratório; - Área de tecnologia e marketing digital; - E-commerce; - Profissional em finanças; - Atividade que possem ser aplicadas o “Home Office”híbrido; - Novas atividades que estão surgindo. Já imaginaram um motorista de UBER aéreo? E de um operador de impressora 3D?

E ao buscar um novo emprego ou se transferir para uma nova atividade, elimine a ansiedade, tenha muita calma e acima de tudo confie em você e sinta a presença de Deus.

[EDUARDO PRUGNER é Consultor em Marketing pessoal e empresarial para pequenas empresas, com especialização em Copywriting e Empreendedorismo. Escritor, Editorialista e Palestrante. Consultor e sócio na Prugner’s Digital Marketing.-- Informações sobre o tema: E-mail: eprugner@gmail.com.]

66

linhaaberta.com linhaaberta.com


JUNHO 2021

67


MIAMI AVENTURA SUNNY ISLES BOCA RATON FORT LAUDERDALE DEERFIELD BEACH COCONUT CREEK POMPANO BEACH CORAL SPRINGS DELRAY BEACH

ENCONTRAR SUA CASA PRÓPRIA ESSE É O NOSSO NEGÓCIO

EXPERIÊNCIA QUE FAZ DIFERENÇA MAIS DE 16 ANOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO DA FLORIDA

561.338.6446

1015 W. NEWPORT CENTER DIRVE SUITE 106 DEERFIELD BEACH, FL 33442

Profile for Linha Aberta Magazine

LINHA ABERTA BRAZILIAN MAGAZINE JULY 2021  

LINHA ABERTA BRAZILIAN MAGAZINE JULY 2021  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded