LINHA ABERTA BRAZILIAN MAGAZIE JANUARY 2023

Page 1

TANIA KHALILL COMO PLANEJAR SUAS FINANÇAS AS DIETAS PREFERIDAS PARA ESTE ANO LOUIS VUITTON LANÇA COLEÇÃO COM YAYOI KUSAMA COMO ESCOLHER O CRUZEIRO PERFEITO ANO 27 | EDIÇÃO 294| JANEIRO 2023 brazilian magazine A ATRIZ FALA SOBRE O PROJETO “PALCO DA VIDA” PARA MULHERES 40+ A PARTIR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
linha aberta magazine a colab da louis vuitton com a artista yayoy kusama 40 ANO 27 EDIÇÃO 294 JANEIRO 2023 56 22 EXCLUSIVA TANIA KHALILL 54 12 AS MELHORES DIETAS PARA 2023 ARQUITETURA MODERNA 5 PASSOS PARA TER UM FUTURO FINANCEIRO PRODUTIVO 34 TURISMO COMO ESCOLHER SEU CRUZEIRO 26 O TEMPERAMENTO DOS PROFISSIONAIS JANEIRO 2023 3

CARTA DA EDITORA

NOVOS PROJETOS EM

2023

Oinício do ano trás sempre uma oportunidade de avaliação pessoal, de reflexão sobre a existência. De fazer um balanço geral dos erros e acertos, das vitórias e fracassos e das perdas que tivemos. Ano após ano, mesmo em meio a tanta agitação e correrias próprias desta época, muitas pessoas ficam preocupadas quando percebem que o ano correu rápido demais e chegam perplexos ao desconhecido ano novo que está à sua frente. O que aconteceu no ano que terminou foi real, existiu, mas ficou no passado. Tudo o que fizemos ou deixamos de fazer ficou para trás, assim como todas as lembranças, boas ou más.

Mas o passado é também o nosso patrimônio. É o que acumulamos, a riqueza que adquirimos. Então, nesse balanço geral, devemos lembrar de que, sendo o passado o nosso patrimônio pessoal, cada um de nós tem a oportunidade de rever, reavaliar o que construiu, desconstruir o que for necessário, para reconstruir. Em primeiro lugar, não seja tão rigoroso consigo mesmo. Cada escolha efetivada é sempre resultado das nossas próprias condições existenciais do momento.

Faça uma lista das coisas boas que aconteceram durante o ano, e surpreenda-se. Avalie seu desempenho, seu progresso, como o alcançou, e conceba quão mais longe ainda pode chegar. Pense em todas as coisas que aprendeu e idealize o que pode fazer com todo esse conhecimento. Não crie metas irreais para si, nem estabeleça prazos e datas impossíveis de serem alcançadas. Encare o novo ano como uma estrada, e caminhe. Um passo de cada vez, decidido e firme. Faça planos, escreva sua visão. E corra com ela. Esse é o segredo. Feliz 2023!

cover tania khalill

publisher & editor at large laine furtado executive director joe souza

contributing writers alethéa mantovani debora lousa eliana barbosa eduardo prugner eugenio morato leite jordana luchetti nelson arcêncio pamela tello suzanne thorson tania costa marketing claudia bourdin 954.548.9295 charles bourdin 954.934.2853

linha aberta magazine 1015 w newport center dr # 106 deerfield beach fl 33442 tel 954.309.7891 www linhaaberta com contato@linhaaberta com laine@linhaaberta com

PARTNERS OF

4 www.linhaaberta.com
copyright© 2022 linha aberta magazine all rights reserved opinions expressed by the writers are their own and do not necessarily reflect the opinions of the publisher linha aberta reserves the right to edit, rewrite or refuse material publisher is not responsible for typographical or production errors or accuracy of information provided by its advertisers reproduction or use of editorial and graphic content in any manner without permission is prohibited Laine
@lainefurtado @linhaabertamagazine CONNECT WITH US TANIA KHALILL COMO PLANEJAR SUAS FINANÇAS AS DIETAS PREFERIDAS PARA ESTE ANO LOUIS VUITTON LANÇA COLEÇÃO COM YAYOI KUSAMA COMO ESCOLHER O CRUZEIRO PERFEITO ANO 27 EDIÇÃO 294| JANEIRO 2023 brazilian magazine A ATRIZ FALA SOBRE O PROJETO “PALCO DA VIDA” PARA MULHERES 40+ A PARTIR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA
general information
Furtado

COMO VENCER A COBRANÇA DE SER PERFEITA EM TUDO

Sempre digo que ser mulher é mesmo uma difícil arte... Embora, a meu ver, seja adorável demais! Mas o grande cuidado que toda mulher precisa ter é com o desejo incontrolável de ser perfeita, heroína e de querer agradar a todo mundo. Para que você não caia nessa *armadilha*, é bom considerar que:

• É sintoma de baixa autoestima acatar as cobranças que lhe fazem – “tem que ser linda, magra, bemhumorada, bem-sucedida, melhor esposa, melhor amante, melhor mãe do mundo”.

• Procure não se prender aos “tem que...” da vida. Seja aquilo que você quiser ser, não porque você “tem que” ser assim, mas porque você quer e gosta de ser assim.

• Quando reforça o seu amor próprio e reconhece o seu valor, você se torna mais autoconfiante e resistente às pressões e cobranças externas, você aprende a se posicionar diante da vida.

• Procure dizer mais “sim” para você, porque as pessoas não valorizam quem não se valoriza. Quando você diz “sim” pra alguém, enquanto seu coração fica implorando pra dizer “não”, você está mentindo para a pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ!

• Pare de querer ser a heroína que carrega o mundo nas costas. Ninguém dá valor nisso e você vai acabar numa posição de vítima, cheia de ressentimentos pela ingratidão dos outros.

• Fuja do perfeccionismo, mas busque a excelência

– seja hoje melhor do que foi ontem, e amanhã melhor do que é hoje - sem neuroses, cobranças, nem medos.

• Viva cada dia com alegria e simplicidade, fazendo o melhor que puder como mulher, companheira, mãe, profissional, filha, etc..., mas sem se martirizar por não ser perfeita em todos esses papéis.

• A perfeição ainda não é deste mundo. Então, para que as frustrações não façam parte de sua existência, respeite suas limitações e comemore cada nova conquista.

• E lembre-se: Ninguém tem o direito de decidir o que é melhor para a sua vida a não ser VOCÊ MESMA! E mais: Você não tem que ser perfeita, mas precisa sempre ser justa e correta!

6 www.linhaaberta.com 6 VOCÊ
(Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, especialista em PNL e Hipnose Clínica, terapeuta de Florais de Bach, autora de livros no campo do autodesenvolvimento, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos. @elianabarbosapsicoterapeuta) eliana barbosa @elianabarbosapsicoterapeuta
JANEIRO 2023 7

EM FOCO

UNIVERSIDADES DA FLORIDA RECEBEM ULTIMATO DO GOVERNADOR RON DE SANTIS

O governador da Flórida, Ron DeSantis, solicitou às faculdades estaduais, no início de janeiro, um relatório sobre “gastos com diversidade e teoria crítica da raça”. DeSantis quer um raio-x que mostre a quantidade de funcionários empenhados nessas funções e número de trabalhos acadêmicos produzidos. As instituições de ensino têm até 13 de janeiro para cumprir a ordem do republicano.

Na determinação, DeSantis disse que “prioriza um sistema de ensino superior econômico que ofereça serviços de alta qualidade aos floridianos para melhor prepará-los para o emprego”. “Além disso, a lei estadual exige atenção redobrada ao conteúdo curricular em nossos sistemas de ensino superior”, observou.

O governador está empenhado em

estabelecer seus projetos políticos agora que foi reeleito ao cargo de governador em novembro do ano passado e foi considerado o “grande vencedor” das eleições de meio mandato, as midterms. Ele conseguiu mais de 59% dos votos sobre o democrata Charlie Crist, que ficou com 40%.

“Devemos garantir que os sistemas escolares respondam aos pais e alunos, não a grupos de interesse partidários, e devemos garantir que nossas instituições de ensino superior sejam focadas na excelência acadêmica e na busca da verdade, não na imposição de ideologias da moda”, afirmou DeSantis durante seu segundo discurso inaugural. “Promulgaremos políticas mais favoráveis à família para facilitar a criação dos filhos e defenderemos nossos filhos contra aqueles que procuram roubá-los de sua inocência”.

BRASILEIRA DE REALENGO INVESTE NA ÁREA DE ESTÉTICA NA FLORIDA

Cristiana Campos, brasileira de Realengo, Rio de Janeiro, é fisioterapeuta formada na Universidade Castelo Branco em 2005. Ela trabalhou na Fisio Crer em Bangu como Fisioterapeuta e instrutora de Pilates de outubro de 2006 até março de 2012, atendendo mais de 1.000 clientes. Ela conta que a partir de 2012 trabalhava apenas com atendimento de Fisioterapia em domicílio e tinha uma rotina muito puxada com em média com 6 pacientes por dia. Seu esposo tinha uma oficina de conserto e instalação de Ar Condicionado veicular há mais de 15 anos. O casal mora nos Estados Unidos desde 2018.

Cristiana disse que no início do ano de 2017 sofreu um assalto ao chegar na casa de uma paciente. Três meses depois a oficina do seu esposo foi invadida durante a madrugada e perderam dois carros da empresa, itens e dinheiro. “Foi um surto enorme e tudo nos desmotivou em viver no Brasil”, relembra.

Em Novembro de 2017 resolveram fazer uma viagem com os filhos para a Disney. Eles ficaram um ano pagando por passagens e hospedagem. No dia 1 de Setembro de 2018 o casal realizou a tão sonhada viagem para Disney com a família. “Chegar aqui foi um sonho, meus filhos não

queriam voltar para o Brasil e decidimos ficar mais do que os 15 dias que tínhamos programado”.

Seis meses depois, em Boca Raton, eles abriram a primeira empresa nos EUA, na área de Ar Condicionado. “Como eu sabia do meu potencial, em 2021 abrimos nossa segunda empresa de Estética, a SPA da Cris, voltada para tratamentos faciais e corporais tratamento para gordura localizada, flacidez, fortalecimento muscular”. O SPA já atendeu pessoas famosas e influênciadores digitais residentes da Flórida como Joana Prado, Aline Barreto, Sue, e a atleta fitness Isa Pereira Nunes.

O casal tem permissão de trabalho e sonha em morar definitivamente nos EUA. Nos últimos anos Cristiana Campos vem crescendo no ramo da estética e ajudando pessoas, com um trabalho de menotoria profissional. Uma de suas clientes abriu um SPA em Aventura, e já está fazendo muito sucesso atendendo personalidades famosas de Miami. Esse ano Cristiana Campos completa 18 anos de formada e celebra o sucesso de sua empresa. “Ainda tenho um grande sonho de expandir meu SPA para ser um grande centro de Reabilitação e poder levar qualidade de atendimento a todos”.

8 www.linhaaberta.com
JANEIRO 2023 9 EXTRAÇÕES & LIMPEZA VENEERS, COROAS & PONTES BRANQUEAMENTO RESTAURAÇÕES BRANCAS TRATAMENTO DE CANAL IMPLANTES & ORTODONTIA DRA.KELLY PAULA 4390 N. FEDERAL HWY, SUITE 100, FORT LAUDERDALE FL 33308 954.772.5559 @amazingsmilesofficial

celebridades[ ] CHARLENE DE MÔNACO

FOI A REALEZA QUE MAIS GASTOU DINHEIRO EM ROUPAS E JOIAS EM 2022

Charlene de Mônaco, a princesa consorte de Mônaco e exnadadora olímpica, é casada com Alberto II, o príncipe reinante de Mônaco e chefe da Casa de Grimaldi. Ela tornou-se em 2022 e, pela terceira vez, a realeza europeia que mais gastou dinheiro em roupas e joias em um único ano. Nos últimos 12 meses, a esposa do príncipe Alberto II investiu pouco mais de 739.541 euros no seu guarda-roupa e acessórios. Este orçamento foi, especificamente, para 105 novas peças de seu guarda-roupa, de acordo com um estudo do UFO No More, site especializado em moda das casas reais que todos os anos analisa o custo e o orçamento de seus guarda-roupas. A princesa do pequeno reino europeu já foi quem mais investiu dinheiro em 2019 e 2020, e agora repete no primeiro post. É surpreendente o quanto Charlene de Mônaco investiu, porque a princesa acaba de retomar sua atividade após 16 meses de folga devido à “exaustão emocional e física”. Em junho passado, ela reapareceu na cidade norueguesa de Oslo com o marido Alberto, de 64 anos, e os filhos Jacques e Gabriella, gêmeos de sete anos, no que se tornaria a primeira viagem oficial fora do Principado de Mônaco desde sua recuperação. A princesa monegasca tem atraído a atenção por suas roupas desde seu casamento em 2011. Primeiro por suas escolhas de cores, como o branco imaculado que ele escolheu para o Dia Nacional de Mônaco, comemorado em 19 de novembro. Em 2020, além disso, ela foi o centro das atenções com seu novo corte de cabelo estilo punk, com uma parte de sua cabeça raspada.

10 PERFIS BRASILEIROS COM MAIS SEGUIDOS NO INSTAGRAM

OInstagram faz hoje parte do grupo de aplicativos mais utilizados de todo o planeta e se trata de uma das formas mais eficientes de comunicação e entretenimento no planeta. É no Instagram que as principais personalidades de todo o Brasil conversam com o seu público e conseguem milhões de seguidores. No Brasil, existem perfis de celebridades com muitos seguidores e com um ótimo engajamento. Confira a lista com os 10 perfis brasileiros mais seguidos no Instagram, por ordem decrescente, conforme matéria divulgada no site www.HPG.com.br.

10

9

8

7

6

– Bruna Marquezine: 43,7 milhões de seguidores

– Gusttavo Lima: 43,9 milhões de seguidores

– Maisa: 45,9 milhões de seguidores.

– Larissa Manoela: 48,1 milhões de seguidores

5

4

– Tata Werneck: 54,7 milhões de seguidores

– Whinderson Nunes: 58,4 milhões de seguidores

3

2

– Marcelo Vieira Jr.: 60,8 milhões de seguidores.

– Anitta: 63,5 milhões de seguidores

– Ronaldinho Gaúcho: 70,9 milhões de seguidores.

1

– Neymar: 201 milhões de seguidores

10 www.linhaaberta.com www.linhaaberta.com 10

SPARE, AUTOBIOGRAFIA DO PRÍNCIPE HARRY JÁ É BEST SELLER NO MUNDO S

pare, o livro de memórias do príncipe Harry, está oficialmente à venda em livrarias do mundo com fãs na fila para comprar uma cópia. O lançamento do livro ocorre em meio a vários vazamentos e cópias disponibilizadas na Espanha na semana passada. Spare já está no topo dos mais vendidos no Reino Unido para a varejista online Amazon. O livro de memórias revela os conflitos e tensões pessoais dentro dos palácios reais, testemunhados pelo príncipe Harry. Até agora, o Palácio de Buckingham e o Palácio de Kensington não responderam às reivindicações feitas no livro de memórias. A autobiografia, lançada globalmente no dia 10 de janeiro, apresenta relatos de repreensões, críticas e queixas do tempo de Harry como membro sênior da família real.

Veja os pontos principais apresentados no livro.

1. Harry diz que William o atacou

2. Apelo do rei Charles aos filhos em guerra

3. Os irmãos pediram ao pai que não se casasse com Camilla

4. Harry divulgou seu número de mortes no Afeganistão

5. Seu adeus à Rainha

6. O comentário de Meghan sobre o “cérebro de bebê” de Kate

7. Harry se lembra de vários escândalos de tabloides

8. Uso de drogas na adolescência e perda da virgindade

9. Procurando um desfecho para a morte de sua mãe

BRAD PITT PENSA EM SEMI-APOSENTADORIA APÓS VENDER PARTICIPAÇÃO EM PRODUTORA

Brad Pitt também é um homem de negócios. Com a recente venda lucrativa de 60% de sua produtora, a Plan B Entertainment, no valor de US $ 300 milhões para o grupo francês Mediawan, Pitt está considerando dar um passo atrás em relação a tudo isso. “Brad decidiu que quer viver uma vida pacífica daqui para frente e está decidindo optar por uma ‘semi-aposentadoria’, disse uma fonte ao Page Six. Pitt provavelmente se afastará de outros empreendimentos comerciais. Vale lembra que Brad lançou uma nova linha de cuidados com a pele sem gênero, Le Domaine, no final do ano passado. Ele comprou anteriormente o Château Miraval com sua ex-esposa Angelina Jolie, que ele agora possui e está pensando em deixar Hollywood, se mudar para a França e investir em seu vinhedo, em arte e fazer móveis. Brad Pitt pode atualmente ser visto ao lado de Margot Robbie em “Babylon”, nos cinemas.

JANEIRO 2023 11

DIETAS EM 2023 AS OPÇÕES DO MOMENTO PARA VOCÊ FICAR EM FORMA

Para conseguir uma perda de peso saudável e duradoura é importante investir em bons hábitos alimentares. Para isso, existem diferentes tipos de dietas para emagrecer e cada uma utiliza seu próprio método, de acordo com a finalidade desejada. Fazer uma dieta para emagrecer é adquirir hábitos alimentares com o intuito de perder, manter ou ganhar peso. Para perder peso com saúde é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome. Por isso, normalmente, dietas são usadas em conjunto com a prática de exercícios físicos para emagrecer. Independente da dieta que você escolha, vale a pena algumas dicas para comer saudável e manter o peso. Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. Durma bem. Durante o sono, nosso organismo produz a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia. Beba pelo menos 2 litros por dia. Invista na salada. Ela ajuda a enganar o estômago e comer menos nas refeições. Procure verduras e legumes que você goste e não sejam muito calóricos. Prefira os alimentos integrais. Eles contêm mais nutrientes e fibras, que fazem um bem danado para o seu organismo. Evite a ingestão de sal e alimentos com muito sódio, que favorecem a retenção de líquidos. Prefira preparações menos calóricas, como assados, cozidos ou a vapor. Alimentos gratinados, fritos, à parmegiana ou à milanesa devem ser evitados. Procure ajuda de nutricionistas ou nutrólogos. Se exagerar em algum dia, não desista. Recomece novamente no dia seguinte.

linhaaberta com 12
Jnneiro 2022 13

DIETAS PARTA EMAGRECER

Confira as dietas mais populares que podem ajudar no emagrecimento.

DIETA LOW CARB

A dieta low carb propõe reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos. A orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido em um dia. É importante ressaltar que a redução extrema de carboidratos, algo abaixo de 40%, até proporciona o emagrecimento, porém ele não será saudável e pode ter uma série de consequências graves para a saúde. Os carboidratos incluem alimentos como arroz, macarrão, pão e batata.

DIETA DOS PONTOS

A dieta dos pontos estipula aos alimentos uma pontuação específica, tomando como base as características de cada item, como valor calórico, nutrientes e teor de gorduras, por exemplo. Apesar de não existirem restrições alimentares neste tipo de dieta, seus adotantes recebem uma quantidade diária de pontos, que devem ser distribuídos entre as refeições. O

reasultado está ligado a contar os pontos.

DIETA DUKAN

A dieta Dukan é um método de emagrecimento criado pelo médico nutrólogo Pierre Dukan. Ela prevê o consumo de grande quantidade de proteínas e a redução da ingestão de carboidratos. Neste método a pessoa possui no máximo uma variedade de 100 alimentos que podem ser consumidos nas fases de emagrecimento. Esta dieta se divide em quatro fases: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. De acordo com o criador do método, as duas primeiras fases, ataque e cruzeiro, tem como objetivo a perda de peso, enquanto as duas últimas, consolidação e estabilização, existem para estabilizar o quanto de peso foi perdido.

DIETA DA PROTEÍNA

É um tipo de dieta que prega o alto consumo de proteínas e baixa ingestão de carboidratos - no geral, mais de 40% da alimentação diária é reservada ao nutriente.

Não existe uma única dieta da proteína, mas sim um grupo de dietas neste modelo. As proteínas ingeridas nessas dietas normalmente são de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios (queijos, iogurtes, coalhadas etc.).

DIETA PALEOLÍTICA

A dieta paleo propõe a volta da alimentação de nossos ancestrais - que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos. A dieta paleolítica foi construída com

14 www.linhaaberta.com
CETOGÊNICA
DIETA

a premissa de que doenças comuns nos dias de hoje (diabetes, distúrbios metabólicos, problemas do coração, obesidade), são respostas do corpo ao excesso de carboidrato, açúcar e alimentos processados impostos pela dieta contemporânea.

DIETA CETOGÊNICA

A dieta cetogênica propõe reduzir bruscamente a quantidade de carboidratos consumidos e aumentar consideravelmente o consumo de gorduras e elevar um pouco a ingestão de proteínas. Estas mudanças são realizadas com o objetivo de perda de peso. No entanto, a orientação dos médicos é que uma dieta saudável seja composta por 55 a 75% de carboidratos, 10 a 15% de proteínas e 15 a 30% de gorduras.

DIETA DETOX

A dieta detox ou desintoxicante tem como maior objetivo eliminar substâncias prejudiciais ao organismo. Essas substâncias podem vir de agrotóxicos, conservantes, gorduras saturadas, açúcares e sal em excesso e gordura trans. É composta a base de sucos de frutas e verduras e de chás que auxiliam na desintoxicação do organismo.

DIETA MEDITERRÂNEA

Adeptos de uma alimentação saudável em todo o mundo já reconhecem os benefícios da dieta mediterrânea, que não exige nenhum prato ou cardápio específico. Ela se baseia principalmente na troca de gorduras más por boas. Estudos científicos sobre essa dieta aponta que ela é, de fato, eficaz na prevenção de doenças cardíacas e AVC. Um deles é o estudo, publicado no New England Journal of Medicine, acompanhou 7.500 espanhóis durante cinco anos e comprou que a dieta mediterrânea reduz em até 30% o risco de doenças cardiovasculares.

DIETA ATKINS

A dieta Atkins surgiu em meados dos anos 60, nos Estados Unidos. Ela foi criada por Robert Atkins, um cardiologista americano que sempre estudou a alimentação dos esquimós, que consistia no consumo apenas de proteínas e gorduras boas. Atkins chegou à conclusão de que a

expectativa de vida desses povos era maior quando comparada à outras nações. O estudo também revelou que o baixo consumo de carboidrato impede o aparecimento de doenças e infecções. Nos dias atuais, a Dieta Atkins pertence ao grupo de dietas Low Carb. O principal objetivo é modificar a maneira com que o metabolismo do corpo funciona. A ideia é limitar ao máximo o consumo de carboidratos e fazer com que o organismo mude da queima de glicose para a queima da gordura corporal estocada nos tecidos adiposos. Esse processo é chamado de cetose e ocorre a partir da diminuição dos níveis de açúcar no sangue.

JANEIRO 2023 15
DIETA DETOX

[filme]

os filmes mais esperados de janeiro no cinema

babylon

Confira os lançamentos no cinema em Janeiro 2023. Uma seleção de filmes que promete agradar os amantes do cinema.

BABYLON

Projeto mais novo do premiado diretor Damien Chazelle (Whiplash) e com elenco estelar. Nomes como Margot Robbie, Brad Pitt, bem como Olivia Wilde, Tobey Maguire, Spike Jonze e Samara Weaving contarão a história da transição do cinema mudo para o falado. Em Babilônia, no final da década de 1920, Hollywood passa por um período de grande mudança, com a transição do cinema mudo para os filmes falados. Uma grande estrela da indústria, cheia de sucessos de bilheteria, Nellie LaRoy, ascende em sua carreira, migrando com sucesso de um modelo cinematográfico para o outro. Porém, nem todas os atores têm a mesma sorte, trazendo, a

inovação tecnológica, dificuldade para alguns.GEMINI MAN

Henry Brogan (Will Smith) é o melhor assassino profissional do mundo, com uma taxa de sucesso maior do que de qualquer outro, mas, quando decide se aposentar, acaba se tornando um alvo da Agência de Inteligência de Defesa dos Estados Unidos, para quem trabalhava anteriormente. Enquanto luta para se manter vivo, ele se depara com um clone de si mesmo e descobre que as ações do governo americano são para esconder um grande segredo, que só Brogan, com toda sua experiência, é capaz de desmascarar.

HEON-TEU

Filme sul coreano que se passa na década de 1980 e no auge da ditadura militar. Em Hunt, na década de 1980, quando a ditadura militar atingiu seu auge na Coréia

do Sul, Park Pyong-ho (Lee Jungjae) e Kim Jeong-do (Jung Woosung), grandes nomes da Agência de Segurança Nacional do país, caçam um chefe de espionagem norte-coreano. Enquanto tentam cumprir a missão, os dois se tornam cada vez mais conscientes das verdades sombrias de seu próprio país.

PUSS IN BOOTS: THE LAST WISH

Em Gato de Botas 2: O Último Pedido, O Gato de Botas descobre que sua paixão pela aventura cobrou seu preço: por conta de seu gosto pelo perigo e pelo desrespeito à segurança pessoal, ele queimou oito de suas nove vidas. Com apenas uma vida restante, o Gato precisa pedir ajuda para uma antiga parceira - que atualmente é sua rival e inimiga mortal, Kitty Pata Mansa - para continuar vivo. Então, o destemido bichano parte em uma jornada épica pela Floresta Negra para encontrar a

16 www.linhaaberta.com 16

mítica Estrela dos Desejos, capaz de proporcionar o legendário Último Desejo e restaurar suas nove vidas.

I WANNA DANCE WITH SOMEBODY

Biografia que conta a história de Whitney Houston. Do mesmo roteirista de Bohemian Rhapsody e com Naomie Ackie, este projeto promete tirar lágrimas do público. Tudo porque, mostrará um lado diferente daquele que estávamos acostumados a ver.

THE FABELMANS

Nova incursão de Spielberg na tentativa de abocanhar alguns Oscars. Os Fabelmans, é uma narrativa muito pessoal, estrelado por Michelle Williams, Seth Rogen, Gabriel LaBelle e Paul Dano. Em Os Fabelmans, o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver “O Maior Espetáculo da Terra”. Armado com uma

câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros - e sobre nós mesmos. Os Fabelmans é uma história vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.

M3GAN

James Wan é o responsável pela produção de M3gan. E só de ter o nome do diretor (responsável por Jogos Mortais. Gemma é uma brilhante roboticista de uma empresa de brinquedos que usa inteligência artificial para desenvolver M3GAN, uma boneca realista programada para ser a maior companheira de uma criança e a maior aliada dos pais. Depois de inesperadamente ganhar a custódia de sua sobrinha órfã, Gemma pede a ajuda do

the fabelmans

protótipo M3GAN para cuidar da menina. Porém, por ser um protótipo M3GAN ainda vem com erros de sistema.

A MAN CALLED OTTO

A Man Called Otto é o remake do filme sueco de 2015 Um Homem Chamado Ove. Nele acompanhamos um homem chato, aposentado e rabugento, Otto (Tom Hanks), de 59 anos. Vários anos antes, foi deposto como presidente da associação de condomínios, mas não se importava com a deposição e, por isso, continua vigiando o bairro com mão de ferro. Quando a grávida Parvaneh e sua família se mudam para a casa geminada em frente e as cartas da nova vizinha acidentalmente vão parar na caixa de correio de Otto, uma amizade inesperada acaba se formando e a vida dos dois mudam drasticamente. Uma comédia dramática sobre amizade inesperada, amor e a importância de se cercar das ferramentas adequadas.

JANEIRO 2023 17

estados unidos

AMAZON VAI DEMITIR MAIS DE 18 MIL FUNCIONÁRIOS

A Amazon anunciou que vai demitir mais de 18 mil funcionários nas próximas semanas. A dimensão do corte supera os realizados por Meta, Twitter e outras empresas de tecnologia recentemente. As demissões foram confirmadas pelo CEO da Amazon, Andy Jassy.

A empresa informou, em novembro do ano passado, que estava revisando o quadro funcional. A expectativa era de que o corte atingisse aproximadamente 10 mil empregados alocados nos negócios de dispositivos e livros. À época, a companhia também ofereceu um plano de demissão voluntária a empregados da área de Recursos Humanos (RH), chamada de Pessoas, Experiência e Tecnologia (PXT, na sigla em inglês).

“A revisão deste ano tem sido mais difícil devido à incerteza econômica e pelo fato de termos contratado rapidamente nos últimos anos”, escreveu Jassy, em post compartilhado em um blog.

Segundo o CEO, diversas equipes serão impactadas, mas a maioria dos postos de trabalho eliminados diz respeito às atividades de varejo e de recrutamento.

Jassy também destacou que a empresa decidiu se antecipar sobre as demissões em razão de a informação ter sido vazada por um dos funcionários. O relato sobre o corte foi noticiado inicialmente pelo “The Wall Street Journal”, que ressaltou que as vendas das lojas de comércio eletrônico começaram a diminuir com o arrefecimento da pandemia de covid-19, além dos efeitos da inflação elevada em diversos países.

A Amazon informou que os funcionários afetados pela redução de pessoal receberão pagamentos extras, benefícios transitórios de seguro saúde e suporte para recolocação no mercado de trabalho.

“Essas mudanças nos ajudarão a perseguir as oportunidades de longo prazo com uma estrutura de custo mais

forte; entretanto, também estou otimista de que seremos criativos, engenhosos e desconexos neste período em que não estamos contratando de forma expansiva e eliminando algumas funções”, afirmou o CEO.

As demissões representam uma fração da força de trabalho global da Amazon, que soma aproximadamente 1,5 milhão de funcionários.

O setor de tecnologia vem sofrendo com cortes seguidos nos últimos meses. A Meta, proprietária do Facebook e do Instagram, demitiu mais de 11 mil empregados em novembro, reduzindo o quadro funcional em 13%.

Sob o comando do bilionário Elon Musk, o Twitter, também em novembro, desligou cerca da metade de sua força de trabalho, em um corte que atingiu em torno de 3,5 mil funcionários. Empresas como HP e Salesforce, dona do Slack, também anunciaram demissões.

18 www.linhaaberta.com
CORTE SUPERA OS REALIZADOS POR OUTRAS EMPRESAS DE TECNOLOGIA E DEVE ATINGIR, SOBRETUDO, EMPREGADOS DAS ATIVIDADES DE VAREJO E RECURSOS HUMANOS

ECONOMIA

Qual o resultado do seu balanço financeiro de 2023? A maioria das empresas fazem um balanço financeiro no fim do ano e começam o ano novo com metas de crescimento em áreas específicas. Mas a maioria das pessoas não pensam em fazer o mesmo com as suas finanças pessoais. Por que não? Se você não sabe como foi 2022 como pode planejar ter um ano financeiro melhor em 2023?

Você pode começar com um balanço financeiro bem simples. Compare o saldo total de suas contas (corrente, poupança, investimentos, aposentadoria) no primeiro dia do ano com o saldo total das mesmas contas no último dia do ano. Se você fizer esse simples exercício já vai estar tratando as suas finanças com mais atenção do que uma grande parcela da população.

Se o seu patrimônio inclui imóveis, negócios, financiamentos, etc, o ideal é calcular o seu “net worth” ou patrimônio líquido. Para fazer esse cálculo você precisa somar, além de saldos em conta, os valores de mercado de todos os seus bens: imóveis, negócios, carros, e até mesmo jóias e obras de arte. Depois você precisa subtrair todas as suas dívidas, como saldos em cartões de crédito e o valor devido em financiamentos de imóveis, carros e empresariais.

O resultado é o seu patrimônio líquido ou “net worth”. É importante se familiarizar com esse conceito, especialmente aqui nos Estados Unidos, pois é o método mais utilizado para “medir riqueza”. Agora que você sabe exatamente onde está, vamos aos 5 passos que vão te ajudar a ter crescimento financeiro em 2023.

linhaaberta.com 20

5 PASSOS PARA TER UM ANO FINANCEIRO PRODUTIVO

Jnneiro 2022 21

PASSO #1

Estabelecer Objetivos. Parece um passo bem simples, quase óbvio, e talvez você fique surpreso em saber quais são os 2 principais motivos pelos quais as pessoas não atingem seus objetivos. O primeiro é simplesmente não traçar objetivo nenhum! E o segundo é tentar estabelecer objetivos mas fazê-lo da maneira errada. E qual a maneira certa? Um objetivo bem traçado tem 5 características. Ele precisa ser específico, mensurável, atingível, realista e ter uma data para ter atingido. No caso de objetivos financeiros é recomendável ter objetivos a curto, médio e longo prazo.

PASSO #2

Pagar Dívidas. Lembre-se como é feito o cálculo de patrimônio líquido: o valor dos seus bens MENOS o valor das suas dívidas. Portanto, eliminar dívidas aumenta instantaneamente o seu patrimônio líquido. E ainda alivia o estresse! É claro que existem vários tipos de dívidas e nem sempre é possível ou recomendável eliminar todas ao mesmo tempo.

Financiamentos de imóveis ou linhas de crédito empresariais, por exemplo, podem ter um papel positivo no planejamento financeiro a longo prazo. Mas existe um

tipo de dívida que precisa ser atacada de frente: dívidas em cartões de crédito. Não estou falando daquele saldo que você paga por completo todo mês, e sim, de saldos financiados acarretando os altíssimo juros do cartão mês após mês. Se deixadas de lado, essas dívidas podem crescer muito rápido e tornar quase impossível atingir seus objetivos financeiros.

PASSO #3

Aumentar a Taxa de Retorno no Seu Dinheiro. Procurar um melhor retorno para o dinheiro que você já fez todo o esforço para ganhar e poupar é uma das melhores

linhaaberta com 22

maneiras de ver o seu patrimônio crescer mais rápido! Para nós brasileiros, que crescemos em um ambiente de juros altos, pode parecer que não existem opções aqui nos Estados Unidos com retorno muito melhor do que a poupança ou CDs (Certificados de Depósito), a menos que se esteja disposto a encarar um nível considerável de risco.

A verdade é que existem algumas opções sem risco de perdas com rendimento em torno de 8% na média dos últimos 15 anos. Não faltam opções, o que falta é conhecimento sobre a existência e utilização de certos veículos financeiros. Nesse caso, trabalhar com um consultor financeiro faz toda a diferença.

Exatamente quanta diferença? $10,000 rendendo 2.5% ao ano (a taxa mais alta que encontrei ao escrever esse artigo para CDs de 5 anos) vai resultar em $15,987 ao final de 20 anos. Os mesmos $10,000 rendendo 8% em média por um período de 20 anos (sem risco de perdas) vai resultar em $43,157. E quanto mais tempo, mais diferença.

PASSO #4

Proteger seu Patrimônio De que adianta

ganhar mais, guardar mais e ter um alto retorno na taxa de juros se o seu patrimônio estiver exposto a altos riscos? Perdas de capital ao longo do tempo têm um efeito devastador no potencial de crescimento do patrimônio. Vamos pegar o exemplo acima de $10,000 rendendo a 8% em média por 20 anos. Mas dessa vez vamos colocar o dinheiro em um veículo que NÃO é protegido de perdas.

Vamos assumir que no meio do caminho (ano 10), o capital sofre uma perda de 50%, exatamente como aconteceu na bolsa de valores em 2008. Nesse caso, mesmo com mais 10 anos para render a uma média de 8% ao ano, o resultado final ainda é de menos da metade: $19,980. Mais uma vez, a consultoria com um profissional qualificado é importante na escolha de planos que possuam rendimentos saudáveis sem riscos de perda.

PASSO #5

Medir os Resultados Para atingir qualquer objetivo específico (e se não for específico, não atende ao critério de um bom objetivo, lembra?) é preciso constantemente monitorar o progresso. Vamos dizer por exemplo que você

traçou um objetivo de ter uma renda de $500,000 na sua empresa em 2022, mas em Junho a renda está somente em $100,000.

A menos que essa seja a natureza do seu negócio e você já esteja esperando um volume de vendas muito maior no segundo semestre, não vai atingir o alvo. Isso pode acontecer devido a vários fatores: talvez o plano de marketing não era condizente com a meta de vendas, ou o volume de vendas não era realista para o porte da empresa.

O importante é estar sempre medindo para poder identificar o problema a tempo de fazer ajustes. Atingir objetivos, especialmente financeiros, envolve lidar com muitos desafios, aprendizados e ajustes ao longo do caminho. Se você tiver uma fundação sólida, com objetivos traçados da maneira certa e seguindo os passos básicos acima, vai aumentar muito as chances de atingir seus objetivos e fazê-lo com muito mais satisfação!

Marina Couto é Vice Presidente Executiva da Five Rings Financial. Sua empresa promove seminários de educação financeira e presta consultoria especializada para brasileiros morando nos Estados Unidos. Contato pelo email marina@fiveringsflorida.com.

JANEIRO 2023 23

ciencia & tecnologia COMO USAR O WHATSAPP BUSSINESS PARA TER RESULTADOS [PROFISSIONAL]

O WhatsApp Bussiness é uma versão do popular aplicativo de mensagens da Meta, que é ideal para empresas e uso profissional.Ó coladorador do R7 News, do sie da Record, Moyses Batista, apresentar melhor esta ferramenta, e te mostrar 7 dicas para usar e obter resultados.

Ele Explica que a Meta, vendo a importância de criar “pontes” entre negociantes, em 2018 veio para o mercado o WhatsApp Bussiness, que como o próprio nome indica, tem um foco. Diferente do popular e original aplicativo de mensagens, este tem alguns recursos extras. Entre eles: criação de catálogos, respostas automáticas, e etiquetas.

Se você já usa o seu WhatsApp pessoal para criar mais proximidade com o cliente, então, este aplicativo vai te mostrar um novo mundo. Confira abaixo as vantagens de utilizar o WhatsApp Bussiness para impulsionar o seu negócio em 2023 para ganhar dinheiro ou gerar melhores resultados em sua estratégia de vendas.

Quais são as vantagens de usar o WhatsApp Bussiness?

A primeira coisa que podemos citar, sem dúvidas, é a quantidade de ferramentas disponíveis para facilitar o atendimento. Enquanto no aplicativo normal o foco é extremamente na conversa e interação social, o WhatsApp Bussiness trabalha

o segundo ponto, mas considerando o negócio antes de tudo.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp • Compartilhe esta notícia no Telegram Outra vantagem está na formação de mais um suporte de atendimento, segundo a Sproutsocial, a Zendesk fez um levantamento revelador. A pesquisa mostra que as empresas líderes oferecem no mínimo dois canais de atendimento para seus clientes, o que gera mais proximidade e facilita o. Não dá para deixar de mencionar um ponto importante, mas que nem todos consideram. Separar a vida pessoal da profissional, esta é uma verdadeira vantagem. Afinal, você não precisa censurar sua vida, ficar limitando status, escolhendo fotos que passem um ar profissional, por conta dos clientes com o seu contato.

Por fim, você tem a vantagem de transmitir uma imagem profissional, pois, este perfil será exclusivamente para ações do seu negócio. Isso implica que a foto de perfil, capa, descrição, recado e afins, são todos visando mostrar para o cliente que ele está lidando com uma empresa, e não com a dona ou o responsável pelo estabelecimento. contato.

Use a Lista de Transmissão: este é recurso que também está disponível no app comum, no entanto, ele é imprescindível para a sua estratégia ser ainda melhor. Afinal, com esta ferramenta você

consegue encaminhar mensagens para uma lista de contatos, sem ter o trabalho de mandar manualmente para cada cliente;

“Clique para o WhatsApp”: nos referimos ao recurso que, na verdade, é do Facebook. Assim, ele oferece a possibilidade de levar o usuário de um anúncio para iniciar a conversa com o anunciante, no entanto, o suporte é apenas para o WhatsApp Bussiness; Resposta em tempo real: tem algo mais chato do que ficar esperando a resposta de uma empresa quando você quer comprar algo?

Então, esta é uma dica fundamental, reduzir o tempo de resposta ao cliente, seja para sanar uma dúvida, iniciar ou finalizar uma venda; Feedback: é certo afirmar que não são todos usuários/clientes com paciência de ir até um site ou página e deixar a opinião. No entanto, durante uma conversa no WhatsApp, este é um processo mais simples, e embora não fique visível para o público, pode fazer uma grande diferença para o negócio. O WhatsApp Bussiness é melhor do que o comum?

Isso varia conforme a necessidade, de modo que ele será a melhor opção para quem quer mais um suporte em sua empresa. No entanto, se você quer apenas trocar mensagens, o WhatsApp Bussiness não precisa ocupar espaço no seu aparelho.

24 www.linhaaberta.com
linhaaberta com 26

O TEMPERAMENTO DOS PROFISSIONAIS A

simplicidade com que as expressões ‘temperamento’, ‘personalidade’ ou ‘gênio’ são discutidas no cotidiano não abraçam devidamente o fundo da questão, haja vista ser ignorada comumente a real influência nos comportamentos de convívio laboral, a exemplo dos modelos de liderança que tendem a se dirigir para um lado ou para o outro, a saber: (A) Modelo de liderança cfocado nas relações interpessoais, capaz de criar, em graus que variam em cada líder, proximidade pessoal sob a regência de sentimentos e emoções, podendo estabelecer na equipe uma atmosfera de união e irmandade; (B) Modelo de liderança focado no gerenciamento, sempre a serviço de atrair resultados através de números (financeiro, metas), da gestão da cobrança, do patrimônio e bens capitais, podendo estabelecer na equipe uma perspectiva de rendimento e sucesso profissional. No entanto, ao observar os critérios que são empregados na hora de escolher um eventual substituto à vaga de liderança, ou por força da criação de tal oportunidade por expansão de algum crescimento, por exemplo, percebe-se rápida e automaticamente a escolha que tem por base a confiança no candidato, além de capacitação técnica, atribuindo-lhe a nova condição. Só não se leva em conta, e eis o ponto nevrálgico em mira, o tipo de temperamento existente em tal colaborador que passa a assumir a nova postura de líder, assim os riscos se elevam a uma altura inesperada, cujas decorrências vão de simples incômodos entre os membros da equipe até aos grandes e trágicos desentendimentos, e o que era estável e elogiável até então, se torna um espinhoso contratempo.

Jnneiro 2022 27
TEXTO DE ARMANDO CORREA DE SIQUEIRA NETO

Há quem tenha trabalhado nesta direção, oferecendo ao candidato a análise de compatibilidade ao cargo de líder e, mesmo com todos os atributos reunidos (competência técnica, honestidade, experiência), é possível recusar o convite, antevendo, através de entrevistas e testes pertinentes, a desestruturação que advirá pela ausência de traços fundamentais à liderança, permitindolhe prosseguir na carreira, por meio de outro acesso, de caráter mais técnico. Salvam-se o excelente profissional, retendo-lhe dentro de sua aura típica, a equipe, que não passa por desnecessários traumas de convivência, e a organização. Note-se que nem é preciso tratar

sobre o treinamento que poderia preparar tal personagem, como se o mesmo fosse capaz de gerar-lhe nova estrutura psíquica de temperamento, completando magicamente a outra porção que pesarosamente lhe falta. É possível abrir tal estrada, mas requer demasiado tempo e energia no investimento, que pode levar à desmotivação das partes, sem a garantia de um resultado satisfatório ademais.

Logo, o temperamento, estrutura básica do jeito de ser humano de cada colaborador, permite aperfeiçoamentos, ou melhor, o desenvolvimento de características favoráveis de um perfil que pode ser explorado noutro

(com muito sangue, suor e lágrimas), mas talvez um planejamento que contemple um melhor processo seletivo (interno, talvez até externo, conforme a necessidade) seja mais propício por sua rapidez, economia e segurança. O autoconhecimento ganha vulto e abrevia infortúnios na tentativa e erro da gestão. Trata-se, pois, do autoconhecimento especializado dentro da estrutura denominada de temperamento. Pense nisso.

Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo corporativo e mestre em liderança. E-mail: armandocorreadesiqueiraneto@gmail.com

28 www.linhaaberta.com
JANEIRO 2023 29

saúde OBESIDADE PREJUDICA SISTEMA IMUNOLÓGICO MESMO APÓS PERDA DE PESO, SUGEREM CIENTISTAS

Um estudo publicado na revista Science afirma que indivíduos obesos podem ter prejuízo no sistema imunológico mesmo após emagrecerem. O grupo de cientistas, conduzido pelo pesquisador Masayuki Hata, da Universidade de Kyoto, no Japão, obteve evidências de que uma dieta rica em gordura altera a imunidade inata — anticorpos que estão presentes desde o nascimento e oferecem resposta imediata a invasões estranhas —, a ponto de facilitar o surgimento de doenças inflamatórias.

Em uma análise feita com camundongos, eles verificaram que os macrófagos (um tipo de célula de defesa) do tecido adiposo dos roedores alimentados com uma dieta rica em gordura apresentaram mudanças epigenéticas que levaram ao aumento da expressão de genes que funcionam em respostas inflamatórias. Os achados abrem caminho para a explicação, por exemplo, da degeneração macular, uma doença neuroinflamatória que causa cegueira irreversível, associada à idade e à obesidade.

No estudo com camundongos, mesmo após eles retornarem ao peso e metabolismo normais, a expressão de genes relacionados às respostas inflamatórias permaneceu alterada. Uma das hipóteses para o caso da degeneração macular, segundo Hata, que atua no departamento de oftalmologia e ciências visuais, é que a gordura, mais especificamente ácidos graxos, como o ácido estérico, provoca modificações nos macrófagos resistentes adiposos para um fenótipo pró-inflamatório, que é retido durante o envelhecimento.

Essas células retidas podem viajar para outras partes do corpo, incluindo os olhos, e provocar cegueira.

Estudos mais aprofundados, inclusive em humanos, poderão direcionar essas descobertas para a reversão das mudanças no sistema imunológico ocorridas em períodos de obesidade.

SOBRE A OBESIDADE

A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. O tratamento da obesidade precisa ser de

longa duração. Para além do controle, é preciso evitar outras complicações que aparecem com o tempo e resultam em um menor expectativa de vida.40 Nas crianças e adolescentes, o excesso de peso costuma causar principalmente doenças do coração, Diabetes Mellitus tipo 2 e problemas psicológicos.38,39 Quem tem obesidade na infância tem muito mais chance de se tornar um adulto com obesidade.

É fácil perceber isso hoje observando-se as mudanças causadas pela tecnologia no estilo de vida dos mais jovens. As atividades e brincadeiras ao ar livre, por exemplo, perderam espaço para telas e jogos eletrônicos. Os hábitos alimentares também mudaram. Hoje, consumimos mais alimentos ultraprocessados/ processados ou fast-food, que ficaram mais acessíveis. Por isso, “muitas vezes” crianças e adolescentes consomem menos alimentos saudáveis.

PRINCIPAIS CAUSAS DA OBESIDADE

Genética: Pessoas da mesma família muitas vezes convivem com excesso de peso, mesmo que não vivam juntas.

Alimentação: Comidas processadas e industrializadas costumam contribuir para o ganho de peso, pois possuem muitas calorias e gorduras ruins em sua composição.

Estilo de vida: As crianças e adolescentes de hoje dedicam menos tempo a exercícios físicos e mais tempo aos eletrônicos, o que as deixa mais sedentárias.

Medicamentos: Algumas medicações como remédios usados no tratamento de depressão, diabetes e corticoides (recomendados contra alergias e inflamações) podem levar ao ganho de peso.

Hormônios: Crianças e adolescentes podem ter alterações glandulares que propiciam o ganho de peso (ex: deficiência do hormônio de crescimento, alteração na tireoide).

Fatores psicológicos: O aumento de peso pode estar ligado a questões emocionais e à qualidade de vida como: baixa autoestima, preconceito, depressão, ansiedade, insatisfação com o corpo e dietas não saudáveis.

CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE

Por que isso acontece? Em nossos corpos, a obesidade aparece quando a energia ingerida com os alimentos supera muito a quantidade de energia gasta nas atividades diárias. Outros fatores também interferem, como a genética, a situação socioeconômica e o ambiente em que vivemos.

O excesso de gordura no corpo pode desencadear ou agravar muitas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares (hipertensão, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca congestiva e embolia pulmonar), apneia do sono, alguns tipos de câncer, problemas no fígado e de circulação sanguínea.

30 www.linhaaberta.com
JANEIRO 2023 31

brasil

ATOS ASSINADOS POR LULA NO PRIMEIRO DIA DO NOVO GOVERNO E SUAS METAS COMO PRESIDENTE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o primeiro pacote de medidas do novo governo. Os decretos e medidas provisórias foram assinados em cerimônia no Palácio do Planalto, horas após Lula tomar posse no cargo Na mesma solenidade, o presidente deu posse aos 37 ministros. Até a última atualização desse texto, os documentos ainda não tinham sido publicados no “Diário Oficial da União” ou divulgados pelo governo. Veja abaixo quais medidas Lula assinou no dia de sua posse como presidente.

1. Medida provisória que reestrutura a Esplanada dos Ministérios e cria novas pastas;

2. Medida provisória que recria o Bolsa Família no valor de R$ 600;

3. Medida provisória que prorroga a desoneração dos combustíveis por 60 dias;

4. Decreto que inicia reestruturação da política de controle de armas;

5. Decreto que restabelece medidas de combate ao desmatamento na Amazônia;

6. Decreto que restabelece o Fundo

Amazônia;

7. Decreto revogando norma do governo Jair Bolsonaro que, segundo a nova gestão, “incentivava o garimpo legal na Amazônia”;

8. Decreto que, segundo o novo governo, “extingue a segregação e garante inclusão de pessoas com deficiência”;

9. Decreto que remove impedimentos estabelecidos na gestão anterior para a participação social na definição de políticas públicas;

10. Despacho determinando que a Controladoria-Geral da União (CGU) avalie, em 30 dias, decisões sobre sigilo;

11. Proposta para retirar Correios, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e Petrobras dos estudos do Programa Nacional de Desestatização;

12. Despacho determinando que o Ministério do Meio Ambiente proponha, em 45 dias, nova regulamentação para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Em sua primeira reunião com todos os ministros empossados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que seu

governo não tem “um pensamento único”, mas é formado por pessoas com ideias próprias que devem se esforçar na construção de um projeto comum.

“Não somos um governo de um pensamento único. Não somos um governo de filosofia única. Não somos um governo de apenas pessoas iguais. Nós somos um governo de pessoas diferentes. E o que é importante é que, pensando diferente, tem que fazer um esforço para que, na construção do nosso processo de reconstrução desse país, a gente pense igual, a gente construa igual”, afirmou.

O discurso ocorre em meio a declarações desencontradas de integrantes do novo governo – o que teria precipitado a convocação do primeiro encontro entre Lula e seus 37 ministros no Palácio do Planalto.

Durante sua fala, Lula disse que seu governo tem uma tarefa “árdua”, mas “nobre” de “entregar esse país melhor, mais saudável” em diversas áreas. Ele destacou a necessidade de melhorias na saúde, na educação, em ganhos da massa salarial dos trabalhadores, de oportunidades para empreendedores e produtores rurais.

32 www.linhaaberta.com
PRESIDENTE LULA EDITOU SÉRIE DE MEDIDAS LOGO APÓS ASSUMIR O CARGO, NA MESMA CERIMÔNIA EM QUE DEU POSSE A MINISTROS
JANEIRO 2023 33

TANIA KHALILL

A ATRIZ FALA SOBRE O PROJETO “PALCO DA VIDA” PARA MULHERES 40+ A PARTIR DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA

Aatriz Tania Khalill, 45 anos, está empenhada numa empreitada diferente daquela que o público estava acostumado a vê-la no horário nobre da TV. Ela criou, a partir da sua própria história e experiência, o projeto “Palco da Vida”, nos Estados Unidos, voltado às mulheres 40+ para que estas possam se reinventar, ressignificar e serem as protagonistas das suas próprias trajetórias – algo muitas vezes difícil de acontecer pois várias delas, nessa faixa etária, estão mais voltadas à família, aos problemas da casa e acabam deixando as suas vontades e planos em segundo lugar. “O ‘Palco da Vida’ surgiu da minha própria experiência de buscar ferramentas que tivessem a ver com o meu processo de desenvolvimento pessoal, dessa necessidade de olhar para a minha história, de rever e reescrever essa metade da vida que teoricamente eu ainda tenho” – conta.

De acordo com uma pesquisa realizada por Tania, que também é formada em Psicologia, juntamente com a pesquisadora da TV Globo, Cíntia D’ Auria, mulheres de diversas classes sociais, etnias e diferentes estados civis, estão em movimento de mudança da mente, do corpo, das ideias e dos espaços que desejam ocupar no tempo que elas têm pela frente. “Observamos que muitas mulheres dessa faixa etária, assim como eu, desejam se reinventar e muitas vezes encontram dificuldade, pois durante a metade da vida elas funcionaram e almejaram aspectos que já não trazem

mais sentido. Foi então que surgiu, nesse meu movimento de reinvenção, o desejo de me aprofundar e de unir a arte, o estudo do corpo como ‘veículo’ físico e o energético, com a Psicologia, que é a área da minha formação. Assim nasceu o primeiro workshop ‘Palco da Vida’!” – afirma a atriz que ainda completa, “Ele é a união da Psicologia e do teatro, valorizando o agora, a vida em sua meia idade, esse novo tempo, um manifesto que serve como cura, uma teia de apoio entre as mulheres”.

A artista, que vive nos Estados Unidos há cinco anos com a família - o marido Jair Oliveira, 47 anos, e as filhas Isabella, 15, e Laura, 11 - inicialmente em Nova Iorque e mais recentemente em Miami -, conta que a mudança para o país a fez utilizar as artes cênicas de outra maneira. Ela passou a estudar as técnicas de teatro que também são de cura, de transformação energética, física e de padrão de pensamento. “Chegar aos 40 anos foi um portal com uma placa bem grande na entrada dizendo: ‘Pare! Olhe para dentro!’” - diz.

Atualmente, ela está desenvolvendo o “Palco da Vida” na Flórida, com a atriz e yoga terapeuta Sandra Flores e tendo um retorno excelente. “Nós estamos fazendo um trabalho incrível com as mulheres na Flórida e isso tem sido muito enriquecedor. Aqui, muitas delas mudam para acompanhar os maridos, para preservar a família e os filhos, e deixam as profissões e as suas histórias” - enfatiza. Sobre a vida nos Estados Unidos, Tania

afirma que adora viver no país, apesar de ter que ficar longe da família e de ter tido que se afastar do trabalho – fato bastante questionado por seus fãs nas redes sociais. “Eu adoro morar aqui. O ponto negativo é ficar longe da minha família, além de ‘abrir mão’ de muita coisa, como do meu trabalho por exemplo. Apesar disso, esse abrir mão me possibilitou como se fosse receber a ‘mão do universo’ para outro aspecto da minha vida que não só trabalhar. Eu me sinto muito presenteada, mas no começo foi muito desafiador” –conta.

Confira a seguir a entrevista que Tania Khalill concedeu à Linha Aberta.

1- LINHA ABERTA - Como surgiu a ideia do projeto “Palco da Vida”, voltado às mulheres acima dos 40 anos?

TANIA KHALILL - A ideia do projeto no “Palco da Vida” surgiu da minha própria experiência de buscar ferramentas que tivessem a ver com o meu processo de desenvolvimento pessoal. Eu sou formada em Psicologia e sempre segui estudando. Com a minha mudança para os Estados Unidos, eu comecei a estudar técnicas de teatro que são também técnicas de cura, de transformação energética, física e de padrão de pensamento. Chegar aos 40 anos foi um portal com uma placa bem grande na entrada dizendo: “Pare! Olhe para dentro!”. Isso sempre fez parte da minha vida, pois eu sou filha de psicólogos, mas veio de uma outra maneira. Olhar para dentro, olhar para a minha família e para o meu trabalho, que não parava nunca, que só viajava, que estava sempre atrás de histórias para contar. Mas, a

34 www.linhaaberta.com
JANEIRO 2023 35
TANIA KHALILL FOTO: DIVULGAÇÃO

minha própria história estava com pouco tempo. Então, o “Palco da Vida” surgiu dessa necessidade de olhar para a minha história, de rever e reescrever essa metade da vida que, teoricamente, eu ainda tenho.

2- LINHA ABERTA - Em quais aspectos o projeto irá ajudar as mulheres que estão nessa faixa etária e de que maneira?

TANIA KHALILL – Ajuda, antes de tudo, por estar presente, conectar com os sentimentos, observar que nós somos responsáveis e temos imensas chances de ressignificar inúmeros aspectos da nossa vida emocional. A gente tem que trazer essa responsabilidade num bom sentido, está em nossas mãos a chance de instalar a energia, a frequência do que a gente quer viver em nosso dia a dia, em nosso cotidiano, em nossas relações mais profundas e simples. No “Palco da Vida” a gente aprende as ferramentas dessa junção de psicologia, teatro, psicodrama, mindfulness e meditação.

3- LINHA ABERTA -Você mora há alguns anos nos Estados Unidos já deve ter certa percepção sobre as iniciativas do país voltadas às mulheres dessa faixa etária. As oportunidades são maiores na América do

Norte? E no Brasil, como está a questão da representatividade das mulheres nessa faixa etária?

TANIA KHALILL – Eu moro nos Estados Unidos faz cinco anos, antes estava em Nova Iorque, agora em Miami. Eu estou fazendo um trabalho incrível com as mulheres na Flórida e que tem sido muito enriquecedor, em parceria com a Sandra Flores, que é uma outra atriz e yoga terapeuta, e o retorno está sendo excelente. Aqui, muitas delas mudam para acompanhar os maridos, para seguir histórias que teoricamente não são a delas e com isso perdem a conexão consigo mesmas. Além disso, elas também vêm para preservar a família e os filhos, mas muitas deixam as profissões e as suas histórias. É um momento muito importante de ressignificar e é uma teia de apoio e comunhão que o feminino faz no exterior e que é muito lindo. Essa ajuda não importa a quem seja e, na verdade, o mais lindo na vida é quando a gente pode estender a mão para muitos e criar essa rede de apoio.

Aqui nos Estados Unidos, o movimento em relação ao etarismo, envelhecimento e amadurecimento está mais avançado do que no Brasil, que começa a ter uma representatividade um pouco maior. Esses dias uma atriz brasileira,

acho que foi a Malu Galli, falou que não tem espaço para velho na TV, porque temos 1,2,3 personagens ao passo que as histórias contadas por mulheres jovens, até os 30, são muitas. É como se ao envelhecer e amadurecer a gente parasse de ter histórias interessantes. Eu tenho sentido cada vez mais na minha vida que é nessa faixa etária que a gente passa a ter histórias interessantes, porque as reflexões são de outro nível, pois aquietamos em algum sentido. Então, as possibilidades internas e de relações profundas e verdadeiras começam a aparecer com outra complexidade.

4- LINHA ABERTA - Quais são as iniciativas que as mulheres devem ter para conseguir maior representatividade neste período da vida? O que elas podem fazer para mudar esse cenário?

TANIA KHALILL - Não tem uma receita de bolo, mas é claro que quanto mais firme nós estivermos, as nossas histórias serão mais incríveis para ser contadas, olhadas, serão melhores, ou seja, no momento que, individualmente, as mulheres maduras decidem escolher por si e não deixam o tempo e a vida escorrerem pelas mãos. Agora, achar que não é possível começar uma história nova, que não dá inventar uma nova profissão ou estudar, que não dá para conhecer um novo

36 www.linhaaberta.com
TANIA KHALILL COM O MARIDO JAIR OLIVEIRA E AS FILHAS LAURA E ISABELLA FOTO: CAROLINE BIAZOTTO
JANEIIRO 20223 37
TANIA KHALILL FOTO: DIVULGAÇÃO:
TANIA KHALILL FOTO: DIVULGACÃO www.linhaaberta.com 38

alguém, fazer novos amigos, ou seja, se a gente ficar nesse vitimismo aí dançou. Agora, individualmente, cada uma fortalecendo os seus aspectos de que sempre é tempo, afinal o tempo é lindo, primoroso. Em cada minuto da nossa vida, essa junção de mulheres sentindo assim vai começar a ser representativa, afinal não adianta esperar de fora, tem que começar de dentro e isso vai ecoar fora.

5- LINHA ABERTA - Como surgiu a parceria com a pesquisadora Cínthia D’ Auria?

TANIA KHALILL - A Cíntia me ajudou muito no processo de pesquisa, pois é uma grande pesquisadora. Nós fizemos pesquisa com muitas mulheres para conseguir desenvolver temas e ouvi-las. São mulheres de classes sociais diferentes, de lugares diferentes, mulheres com histórias muito diferentes, casadas, solteiras, mães, não mães, com todo tipo de relacionamento afetivo. Nós fizemos uma pesquisa grande para desenvolver esse trabalho.

6- LINHA ABERTA - Para uma mulher estrangeira que vive nos Estados Unidos, a representatividade pode ser ainda menor? Como você percebe essa questão durante os anos que está vivendo na América?

TANIA KHALILL - Aqui nos Estados Unidos a representatividade é ainda maior. As atrizes de 45, 50,60 e 70 anos se posicionam com mais clareza quanto a terem lindas histórias para contar.

TANIA KHALILL - Eu adoro morar aqui. O ponto negativo é ficar longe da minha família, além de abrir mão de muita coisa, como do meu trabalho por exemplo. Apesar disso, esse abrir mão me possibilitou como se fosse receber a “mão do universo” para outro aspecto da minha vida que não só trabalhar. Eu me sinto muito presenteada, mas no começo foi muito desafiador reinventar o meu trabalho, conhecer os diretores novos, buscar um visto de imigrante e o visto de trabalho. Agora, porém, eu me sinto muito fortalecida por essa jornada e o “Palco da Vida” me revigora incrivelmente, pois traz ferramentas tão incríveis do teatro, de autoconexão, de observação do próprio corpo, principalmente por trazer voz para esse feminino de um jeito profundo e leve. Esse feminino muitas vezes sufocado, abafado, aquietado, mesmo nos dias de hoje com tanta contemporaneidade e modernidade.

8- LINHA ABERTA - Você é uma atriz muito querida do público e já está afastada da telinha há algum tempo. Existe alguma possibilidade de volta às novelas? Você tem recebido convites? Há algum projeto para o ano que começa?

TANIA KHALILL – Eu agradeço por você dizer

que eu sou querida pelo público. Eu tenho recebido convites, mas no momento a novela não fecha aqui para mim porque eu fiz essa escolha de acompanhar as minhas filhas nessa jornada. Depois que a Isa fez 10 anos e eu 40, falei que queria vê-las crescerem. E eu não quero ficar vendo às vezes, porque essa é a realidade do artista, ainda mais eu que morava em São Paulo e trabalhava no Rio. Então, eu resolvi que pretendo estar perto delas.

Os meus próximos projetos aqui são voltados para o “Grandes Pequeninos”, pelo qual a gente está desenvolvendo uma nova leva de filmes. Para mim é um projeto infantil diferente de todos os que existem, pois é cheio de propósito, a música é incrível! Eu sou suspeita para falar, mas o Jair foi indicado até ao Grammy com esse disco infantil que é lindo, as músicas são de extrema qualidade. Nós estamos conversando com alguns streamings para fazer essa próxima temporada. Ele agora está no Amazon Prime, mas já esteve no Netflix. É um projeto muito lindo e estamos escrevendo as próximas músicas.

Tem o meu projeto que é o no “Palco da Vida” e o “Ser”, que é um outro tipo de experiência, e ambos estão cumprindo aqui a minha paixão. Eu fiz também uma série no Brasil há poucos meses, que deve ser lançada no Disney+. Porém, eu ainda não tenho os detalhes.

JANEIRO 2023 39
7- LINHA ABERTA - Você gosta de viver nos EUA? Quais são os pontos positivos e os negativos de viver num país estrangeiro de Primeiro Mundo? TANIA KHALILL COM O MARIDO JAIR OLIVEIRA E AS FILHAS LAURA E ISABELLA FOTO: CAROLINE BIAZOTTO

ashion report

fLOUIS VUITTON LANÇA COLEÇÃO EXCLUSIVA COM A ARTISTA PLÁSTICA JAPONESA YAYOI KUSAMA

Amais recente coleção da Louis Vuitton com Yayoi Kusama está está de volta e fazendo o maior sucesso. A Louis Vuitton acaba de lançar a primeira parte de sua segunda colaboração com a artista japonesa Yayoi Kusama. Nicolas Ghesquière, diretor criativo da LV e responsável pela nova coleção, disse que a arte de Kusama, que sempre apresenta pontos infinitos e espelhos, é inspirada na repetição, na eternidade e na ilusão de um espaço sem fim, e que esta coleção une a criatividade de Kusama e o savoir-faire da Louis Vuitton.

A colaboração de Kusama com a Vuitton é circular, com destaque para a coleção de bolsas como círculos infinitos hiper-

realistas, bem como as tachas metálicas destinadas a imitar as esferas metálicas do Jardim Narciso de Kusama e os famosos Infinity Rooms. A coleção conta com mais de 450 peças, com bolsas, sapatos, acessórios, fragrâncias e roupas. A segunda parte da coleção será lançada em março e será concentrada no motivo de abóbora de Kusama.

A parceria de Kusama com a Louis Vuitton começou em 2006, quando o então diretor criativo da marca, Marc Jacobs, conheceu Kusama em seu estúdio em Tóquio. A artista japonesa entregou ao designer uma bolsa Vuitton Elipse, pintada à mão com seus círculos infinitos. Seis anos depois, em 2012, Jacobs apresentou bolsas com bolas

e círculos infinitos na passarela, lançando uma das colaborações artísticas mais populares da marca até hoje.

Desta vez, a Louis Vuitton está celebrando a linha Yayoi Kusama em Nova York com um espaço pop-up especial no Meatpacking District. A loja foi transformada com a arte icônica de Kusama e está aberta ao público.

A coleção oferece uma gama de produtos Louis Vuitton, incluindo prêt-à-porter, artigos de couro, acessórios, sapatos, fragrâncias e joias detalhadas com os icônicos Pontos Pintados multicoloridos da Kusama.

A arte de Kusama, que sempre apresenta

40 www.linhaaberta.com
texto de LAINE FURTADO @fashionandtravelreporter

pontos e espelhos, é inspirada na repetição, na eternidade e na ilusão de um espaço sem fim. Os objetos simbólicos de Yayoi Kusama, os motivos hipnóticos e a imaginação do infinito assumem os emblemas da própria Maison, criando objetos mágicos que transcendem o tempo e o espaço.

Revelada pela primeira vez na passarela Cruise 2023, a colaboração deste ano traz não apenas os pontos característicos do artista para a tela Monogram, mas também explora uma ampla gama de temas recorrentes. Sua colaboração com a Vuitton é igualmente circular, com destaque desta coleção para bolsas como círculos infinitos hiper-realistas, bem como tachas metálicas destinadas a imitar as esferas metálicas do Jardim Narciso de Kusama e os famosos Infinity Rooms.

JANEIRO 2023 41

A coleção, que conta com mais de 450 peças, não é apenas bolsas. Há também jeans pontilhados, o tênis Archlight e jaquetas de couro metalizadas - além de roupas masculinas, fragrâncias e óculos. A segunda parte da coleção se concentrará mais no motivo de abóbora de Kusama e estará disponível em março.

As imagens da campanha com Gisele Bündchen, Anok Yai e Fei Fei Sun conquistaram mais de 1 milhão de curtidas no instagram da grife no mês passado, quase quarenta vezes mais o engajamento médio por postagem.

Kusama tem sido um pilar no mundo da arte desde que entrou em cena em meados da década de 1960 em Nova York. Ela apresentou sua primeira exposição individual em seu Japão natal em 1952, e desde então tem sido conhecida por sua visão de vanguarda sobre a arte pop e o minimalismo. Confira algumas imagens desta campanha que está revolucionamdo o mundo da moda e trazendo a Louis Vuitton para o spotlight.

42

PREÇO DE ALIMENTOS BATEU RECORDE EM 2022, MOSTRA ÍNDICE DA ONU

Um aumento no custo da maioria das matérias-primas alimentares no ano passado, quando a interrupção causada pela invasão da Ucrânia pela Rússia levantou preocupações de escassez, elevou o índice de preços médios calculado pela agência de alimentos da ONU (Organização das Nações Unidas) ao nível mais alto já registrado.

O índice de preços de alimentos da FAO (Organização para Agricultura e Alimentação), que acompanha os preços internacionais das commodities alimentares mais comercializadas globalmente, alcançou média de 143,7 pontos em 2022, alta de 14,3% em relação a 2021, e o maior nível desde o início dos registros em 1990, informou a agência no início de janeiro.

O índice já havia subido 28% em 2021 em relação ao ano anterior, à

medida que a economia mundial se recuperava do impacto da pandemia. Os preços dos alimentos dispararam após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do ano passado, por temores de interrupções no comércio pelo mar Negro.

Desde então houve algum alívio, em parte devido à abertura de um canal de exportação de grãos da Ucrânia, com apoio da ONU, e à perspectiva de melhores suprimentos nos países produtores.

Em dezembro, o índice de referência caiu pelo nono mês consecutivo para 132,4 pontos, ante 135,00 pontos (revisado) em novembro. O número de novembro havia sido calculado anteriormente em 135,7 pontos.

“Os preços mais calmos das commodities alimentares são bemvindos após dois anos muito voláteis”,

disse o economista-chefe da FAO, Maximo Torero.

A queda do índice em dezembro foi impulsionada por um recuo no preço internacional dos óleos vegetais, juntamente com algumas quedas nos preços de cereais e carnes, mas mitigada por leves altas nos preços de açúcar e laticínios, disse a FAO.

Ainda durante todo o ano de 2022, quatro dos cinco subíndices de alimentos da FAO — cereais, carnes, laticínios e óleos vegetais — atingiram recordes, enquanto o quinto, o açúcar, atingiu a maior alta em dez anos.

O Índice de Preços de Cereais da FAO subiu 17,9% em 2022 devido a fatores como interrupções significativas no mercado, custos mais altos de energia e insumos, clima adverso e forte demanda global por alimentos, disse o órgão.

44 www.linhaaberta.com
INFLAÇÃO AO REDOR DO MUNDO É JUSTIFICADA POR AUMENTO NO CUSTO D A MAIORIA DAS MATÉRIAS-PRIMAS ALIMENTARES E EFEITOS DA GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA
mundo
JANEIRO 2023 45

MELHORES SUCOS DETOX EMAGRECEDORES PARA PERDER BARRIGA

MELANCIA & GENGIBRE

Os sucos detox ajudam a emagrecer e limpar o organismo porque têm poucas calorias e são ricos em nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino e do fígado. Além disso, esses sucos têm ação antioxidante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e são ricos em fibras, que melhoram o trânsito intestinal. O ideal é tomar cerca de 500 ml de sucos detox diariamente, juntamente com uma alimentação saudável, para que os efeitos dos vegetais sejam potencializados.

SUCO DE MELANCIA E GENGIBRE

Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 148 calorias.

INGREDIENTES

3 fatias de melancia sem caroço 1 colher de chá de linhaça triturada 1 colher de chá de gengibre ralado Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir, sem adoçar.

SUCO DE COUVE, BETERRABA E GENGIBRE

Cada copo de 25oml de suco tem aproximadamente 110 calorias

INGREDIENTES

2 folhas de couve 1 colher de folhas de hortelã 1 maçã, 1 cenoura ou 1 beterraba 1/2 pepino 1 colher de café de gengibre ralado 1 copo de água Modo de preparo: Bater no liquidificador todos os ingredientes, coar e beber a seguir.

SUCO VERDE DE COUVE, LIMÃO E PEPINO Cada copo de 250 ml de suco tem aproximadamente 118,4 calorias.

INGREDIENTES

1 folha de couve suco de ½ limão 1/3 de pepino sem casca 1 maçã vermelha sem casca 150 ml de água de coco Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e beber a seguir, de preferência sem açúcar.

46 www.linhaaberta.com
cuisine
COUVE, BETERRABA E GENGIBRE
COUVE, LIMÃO E PEPINO

MUST HAVE PRODUCTS PARA O OUTONO E INVERNO

O cuidado da pele durante o outono e inverno deve ser prioridade. A tendência de beleza da vez é aquela pele natural, em tons neutros, bem no estilo “acordei

FILTRO SOLAR 365 DIAS DO ANO

Estudos recentes mostram que não são apenas raios UVA e UVB do sol que podem danificar nossa pele; radiação infravermelha (calor) e luz azul de nossos dispositivos eletrônicos também não são nada saudáveis. Felizmente, este SPF protege contra todos esses raios de uma fórmula leve, incolor, inodora e sem gordura que é tão indetectável que você vai esquecer que está usando.

assim”. A intenção é de que a beleza natural e as características de cada mulher sejam destacadas e realçadas. Com isso, o cuidado com a pele deve

ser redobrado. Por isso, apresentamos algumas dicas que são essenciais para você curtir a nova estação com uma pele saudável e bonita.

HIDRATAÇÃO FACIAL

A hidratação da pele entra após o processo de limpeza e deve ser feita duas vezes ao dia: manhã e noite. As pessoas com pele oleosa devem dar preferência a hidratantes livres de óleo ou em versão gel. As de pele mais seca devem usar produtos com efeito mais hidratante.

PCA SKIN HyDrALUxe INTeNSIVe HyDrATION

O esfoliamento deve ser feito uma ou duas vezes por semana, no máximo. Caso contrário, você vai acabar deixando sua pele fragilizada ou até mesmo se machucar, pois prejudica o mecanismo de proteção natural.

JANEIRO 2023 47 beauty
foto: crello
SUPerGOOP! UNSeeN SUNSCreeN SPF 40
OLAy PrOFeSSIONAL PrOx ESFOLIAMENTO DA PELE

flash FLORIDA

DJAVAN NO PARKER EM ABRIL

BRIGHTLINE ABRE EM BOCA E AVENTURA

Anova estação da Brightline está funcionando a todo vapor.. Espera-se que a estação traga um aumento anual de $ 10,9 milhões em gastos locais para a área. A estação está localizada a poucos minutos do Mizner Park, em frente à biblioteca do centro, na 101 NW Fourth Street. Possui um lounge e Wi-Fi de alta velocidade. Existe ainda um parque de estacionamento para clientes, que será partilhado com a biblioteca. A Brightline diz que o cronograma inicial se concentrará no serviço de pico da manhã e da noite durante a semana. Fora do horário de pico e fins de semana, os trens da Brightline funcionarão a cada duas horas. A estação Aventura da Brightline também foi inaugurada na quarta-feira. Atualmente, a Brightline oferece serviços de West Palm Beach a Fort Lauderdale e Miami. Os serviços de Orlando começarão este ano.

Djavan estará se aprentando no Parker Playhouse, em Ft. Lauderdale, nos dias 28 e s 29 de abril 2023. Após um hiato de 14 anos, um dos maiores ícones da música brasileira anuncia seu retorno aos Estados Unidos para uma grande turnê. Além de Ft. Lauderdale a turnê também segue para North Bethesda, Boston, Nova York, Berkeley e Los Angeles. Djavan, quatro vezes vencedor do Latin GRAMMY, apresentará um show totalmente novo com sua banda completa, com músicas de seu vigésimo quinto álbum de estúdio “D”, além de grandes sucessos de sua carreira de 45 anos. Além de novos sucessos como “Iluminado” e “Num Mundo de Paz”, o repertorio também incluirá grandes clássicos da lendária carreira de Djavan, como “Se”, “Flor de Lis”, ““Eu te Devoro”, “Samurai” e muitos outros. A turnê é produzida pela Brazilian Nites com patrocínio da AmericanAirlines. Ingressos para o show de Ft. Lauderdale estão a venda pelo site ParkerPlayhouse.com.

MIAMI E ORLANDO LIDERAM RANKING DAS MELHORES CIDADES PARA NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

Miami

e Orlando lideram o ranking FTNikkei das melhores cidades dos EUA para negócios estrangeiros. As cidades foram classificadas como os melhores ambientes para que multinacionais estrangeiras estabeleçam negócios no ranking inaugural Investing in America compilado pelo Financial Times e pelo Nikkei. Miami, no ano passado, atraiu o maior investimento estrangeiro direto per capita entre todas as cidades analisadas. Também obteve alta pontuação no atendimento às necessidades especiais de empresas estrangeiras, incluindo um aeroporto com dezenas de escalas diretas para destinos estrangeiros e acesso a dois dos maiores portos marítimos do país. O ranking FTNikkei mediu cidades em mais de três dúzias de métricas. A imagem abaixo mostra as primeiras posições do ranking, com três cidades da Flórida figurando entre as TOP 10: Miami (1ª posição), Orlando (2ª posição) e Jacksonville (8ª posição). Merece destaque também a cidade de Tampa, que figura na 11ª posição.

48 www.linhaaberta.com

NOVELA JESUS DE VOLTA ÀS TELAS DA TV RECORD

BRASILEIROS NOS ESTADOS UNIDOS PODEM ASSISTIR PELA TV RECORD AM ERICAS

Originalmente lançada entre 2018 e 2019, a novela Jesus retorna às telinhas da Record. O folhetim já ganhou outras reprises e agora assume a faixa das 8:00pm, na TV Record Americas, permanecendo na programação até 2023. Com isso, os brasileiros que moram nos Estados Unidos (alem do Brasil e Europa) terão a oportunidade de ver a novela que mostra a trajetóriam os milagres e a crucificação de Jesus. A reexibição substitui a produção bíblica Reis, que retorna com novas temporadas no ano que vem.

O elenco é encabeçado por Dudu Azevedo, que faz o papel título. O ator foi o grande nome da novela Jesus. Ele interpretou o filho de Deus na segunda fase do folhetim, que conta com uma passagem de tempo ao longo da trama. O produção mostra a trajetória de Jesus desde seu nascimento até o dia em que foi crucificado. Na atração, ele trava uma batalha do bem contra o mal e enfrenta Satanás.

Matheus Dantas interpretou a versão criança de Jesus na novela. Ele tinha 7 anos na época e já tinha outras produções no currículo, como a novela Alto Astral (2014) e a série Os Dias eram Assim (2017), ambas da TV Globo. O garoto só aparece na primeira fase da

novela Jesus. E a novela tem um grande elenco, entre eles destacamos alguns personagens bíblicos e seus intérpretes.

Mayana Moura viveu Satanás na trama da novela Jesus. A atriz interpretou o grande inimigo do filho de Deus na trama e que tenta derrubar o personagem de Dudu Azevedo a todo custo. Ela raspou a cabeça e as sobrancelhas para poder viver a personagem e usava um figurino que pesava cerca de 7 kilos. Veja como foi a transformação para o papel:

Maria, mãe de Jesus, foi interpretada pela atrizes Juliana Xavier e Cláudia Mauro em fases diferentes do folhetim. A trama mostra a personagem se apaixonando por José e sendo hostilizada pela população ao engravidar de Jesus. Como a moça era virgem e ainda não estava casada com José quando conseguiu o barrigão, ninguém acreditou que ela engravidou por causa do espírito santo. José, marido de Maria e pai de Jesus, também foi interpretado por dois atores: Guilherme Dellorto e Michel Bercovitch.

Guilherme viveu o personagem na primeira fase, quando José era mais novo e estava começando o relacionamento com Maria, e Bercovitch apareceu na segunda fase da trama, quando José já

era um homem mais velho.

Maria Madalena é um nome importante na história de Jesus. O papel foi de Day Mesquita na trama da novela da Record TV, atriz paranaense que também aparece atualmente na reprise da novela Amor Sem Igual, na faixa das 21h45 na emissora de Edir Macedo. Na trama, ela é uma jovem que é liberta de sete demônios por Jesus e depois vira um de seus fiéis seguidores.

Caifás também foi interpretada por dois atores diferentes. Ronny Kriwat pegou o papel na primeira fase e Eucir de Souza ficou com a tarefa na segunda etapa do folhetim. Um dos sacerdotes do Templo de Jerusalém, Caifás é um hipócrita e não mede esforços para conquistar o poder que tanto almeja. Ele é casado com Judite (Marcella Muniz), que é estéril.

Marcos Winter interpretou um dos vilões da trama da novela Jesus, ele foi Herodes. O personagem é mau-caráter, asqueroso e tem muito poder. Ele é um dos responsáveis por planejar a morte de João Batista (Iano Salomão). Sem escrúpulos, ele abandona a esposa para ficar com a cunhada, mulher que ele sempre desejou. a chegada de Jesus antes da garota.f

50 www.linhaaberta.com
gospel
ELENCO DA NOVELA JESUS: QUEM É QUEM NA TRAM: O ATOR DUDU AZEVED O FOI O GRANDE NOME DA NOVELA JESUS
JANEIRO 2023 51

LARISSA MANOELA ABRE ÁLBUM DE VIAGEM COM ANDRÉ LUIZ FRAMBACH

PARQUE NOS EUA

spotlight ORLANDO

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES EPCOT APRESENTADO PELA AT&T

EM

Larissa Manoela abriu um novo álbum de viagens ao lado do noivo, o ator André Luiz Frambach. O casal está curtindo as férias em Orlando e publicaram diversos cliques de divertindo juntos no Universal Park. “Colecionando momentos preciosos”, escreveu Larissa na legenda. Nos comentários, André Luiz se declarou para a amada. “Eu amo que você não deixa nenhuma foto pra mim! Mas amo mais ainda porque fico todo bobo e feliz do seu lado, então tá mais que valendo. Mas amo mais ainda porque fico todo bobo e feliz do seu lado, então tá mais que valendo. Te amo”, disse ele. Larissa Manoela anunciou o noivado com André Luiz Frambach no dia 18 de dezembro. No Instagram, ela postou um álbum de fotos, incluindo registros do momento do pedido, que foi feito em um barco. “A vida é feita de ciclos e agora começamos mais um. Nos comentários, fãs do casal deixaram uma série de elogios. Olha a qualidade dessas fotos, que lindos”, disse uma internauta. “Tão linda e maravilhosa”, falou outra. “Princesa, vocês dois são lindos”, escreveu ainda uma terceira. Além do noivo, Larissa também posou com Sabrina e os quatro filhos da influenciadora.

Foto: Reprodução Instagram Larissa Manuela.

OEPCOT International Festival of the Arts apresentado pela AT&T acontece de 13 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023. O festival celebra a criação e a beleza das cozinhas, da música e, claro, da arte. Este ano, os chefs e mixologistas criaram obras de arte para você e sua família aproveitarem. Para onde quer que você se volte no EPCOT International Festival of the Arts você

encontrará inspiração. Muitos artistas poderão ser encontrados ao redor do parque, seja criando algo novo no local, conversando com os convidados ou assinando seus trabalhos. A criatividade é verdadeiramente surpreendente. O que é ainda mais legal é que você pode comprar as peças que você assistiu sendo criadas diante de seus olhos! Por isso, se inspire ao visitar o Epcot.

JURASSIC WORLD LIVE TOUR ESTÁ DE VOLTA A ORLANDO

Jurassic World Live Tour está de volta no Amway Center de Orlando, de 13 a 16 de janeiro. O retorno da turnê traz consigo criaturas favoritas da longa franquia de filmes “Jurassic Park”, incluindo Velociraptor Blue e um Tyrannosaurus rex - mais de 40 pés de comprimento. A “Jurassic World Live Tour” apresenta mais de 24 dinossauros em tamanho real “precisos para filmes”, de acordo com a publicidade do show. Os criadores da série descrevem a história como “ocorrendo nas densas selvas de Isla Nublar, onde girosferas reais rolam pelo vale, e os cientistas trabalham para desvendar um plano corrupto e salvar um novo dinossauro de um destino terrível”. Vale a pena conferir.

52 www.linhaaberta.com
JANEIRO 2023 53

interior design

ARQUITETURA MODERNA

A arquitetura moderna foi um conjunto de movimentos e ideias que predominaram na arquitetura durante boa parte do século XX. Ela surgiu a partir do movimento Modernista, que também influenciou a arte e a cultura nesse período.

Se pudermos resumir em poucas palavras, a arquitetura moderna prioriza formas

simples e geométricas, livres de muitas ornamentações. Ela pode ser moldada de diversas maneiras e formatos, o que expande as opções do projeto arquitetônico.

Antes de mais nada, você precisa saber que a decoração hoje dá preferência para o aconchego e conforto. As referências serão muito mais orgânicas e voltadas para

elementos da natureza.

Uma das cores que podemos usar para conseguir esse efeito são tons quentes de bege, diferentes tonalidades de verdes, vermelhos e laranjas, criando assim uma atmosfera mais aconchegante e relaxante.

Como sabemos, a madeira dá um toque de conforto ao ambiente e é isso o que estamos buscando neste ano. A madeira

pode estar presenteem todos os ambientes, dando assim um toque mais natural à decoração. Os tecidos que você vai querer ter na decoração são aqueles que possuem textura mais natural e aconchegante.

Podemos usar as tendências de decoração em pontos específicos dos ambientes como, por exemplo: bancadas, nichos e objetos de decoração.

As formas orgânicas, mais uma vez, que nos remetem a formas da natureza, têm como objetivo transformar os ambientes em espaços mais confortáveis, para o corpo e para a vista. Um ambinete moderno, com toques clássicos, está sempre em alta. Por isso, invista na idéia,

JANEIRO 2023 55
debora lousa @deboralousa

turismo

texto de laine furtado @fashionandtravelreporter
cruise O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE FAZER UM CRUZEIRO

Você sabe quais são as dicas mais importantes quando vai escolher o seu próximo cruzeiro? Estas dicas podem fazer toda a diferença em relação à sua experiência a bordo de um navio. Quanto mais você navega, mais você pega dicas e segredos de cruzeiro que as linhas de cruzeiro nem sempre lhe dizem. Mesmo os cruzeiristas experientes às vezes podem perder os pequenos segredos de cruzeiro que economizam dinheiro, ganham vida em uma cabine de cruzeiro ou até mesmo levam às melhores opções de comida a bordo. Nesta matéria vamos falar especificamente de da escolha do destino, do navio e compartilhar sobre meus cruzeiros preferidos.

. O DESTINO

Existem vários destinos quando o assunto é cruzeiro. Bahamas, Caribe, México, Alaska, Europa, Bermudas, Hawaii, Canadá/Nova Inglaterra, América do Sul, Oriente Médio, entre outros. A escolha do itinerário é muito importante. Pesquise sobre os lugares antes de escolher o seu cruzeiro. Nesse caso, é importante saber de que porto você quer sair. Nos Estados Unidos os mais conhecidos são: Miami, Fort Lauderdale, Port Canaveral, Tampa, Galveston, New York, Long Beach, San Francisco, entre outros.

JANEIRO 2023 57

Particularmente, acho os portos de paradas dos navios em Bahamas, no Caribe e no México super básicos e a programação fica restrita a excursões oferecidas pelo cruzeiro ou você fazer seu roteiro, o que para mim é sempre melhor porque temos a opção de escolher como passamos nossas 5 horas em cada parada. Por isso, se o seu cruzeiro é para um desses destinos, a escolha do navio é super importante, afinal de contas, é onde você vai passar a maior parte do seu tempo.No caso de cruzeiros na Europa, América do Sul e Alaska,por exemplo, não tenho como dar dicas porque ainda não fiz um cruzeiro para estes destinos.

. O NAVIO

Temos várias companhias que fazem cruzeiros e cada um tem as suas qualidades. Dependendo de onde você mora, as opções

de cruise são diferentes. No meu caso, que estou na Flórida, as mais conhecidas são Royal Caribbean International, Disney Cruise Lines, MSC Cruises, Carnival Cruise Lines, MSC Cruises, Norwegian Cruise Lines, Princess Cruises, Holland America e Celebrity Cruises.

. MEUS CRUZEIROS PREFERIDOS

Já tive a oportunidade de fazer muitos cruzeiros, todos saindo de Miami, Fort Lauderdale e Port Canaveral. Os destinos sempre foram o Caribe, as Bahamas ou México. Para mim, num cruzeiro, o mais importante é o navio. Os cruzeiros de 7 dias são ideais porque os navios são maiores, mais novos e sempre com muito espaço e atividades super interessantes.

Vou falar somente dos navios que mais gostei neste post.Em termos de entretenimento, o

Royal Caribbean é imbatível com shows no estilo Broadway, áreas de lazer únicas como o Central Park do Royal Caribbean Allure of the Seas e o Promenade com muitas atrações. A ilha privada do navio, a Coco Cay é muito linda e com todas as amenidades que você precisa para passar um dia numa ilha.

Tive a oportunidade de fazer um cruzeiro no MSC Seashore e fiquei encantada com o Promenade que tem o Times Square. O navio é lindo, com shows também no estilo Broadway e um atendimento nota 10. A comida estava maravilhosa. Foi uma experiência incrível. Gostei muito da ilha privada do MSC, a Coco Cay, porque o espaço é maravilhoso e o serviço excelente.

Nosso primeiro cruzeiro foi no Holland America e, como toda primeira vez, fiquei encantada. O Holland America é um navio

58 www.linhaaberta.com
PETE E LOURDES COSTANZA COM LAINE FURTADO E JOE SOUZA

com um público mais seletivo,o atendimento é top nicht, os restaurantes são fantásticos e jamais esqueci da experiência de comer no Pinnacle, que tinha cadeiras transparentes e os pratos eram Versace. OMG!

Nosso último cruzeiro foi o Celebrity Summit, que está todo renovado. Por ser um cruzeiro de 4 dias, sabíamos que o navio teria menos amenidades que os outros. Não conheço outros navios do Celebrity Cruises, mas preciso dizer que foi o navio que menos gostei porque não tinha tantas amenidades se comparados com outros navios que tivemos a oportunidade de conhecer. No entanto, o restaurante e a comida foram divinos, o espaço das cabines excelente e o atendimento nota 10.

Espero que estas dicas possam ajudar você a escolher seu próximo cruzeiro. Bon Voyage!

JANEIRO 2023 59

esportes

FLAMENGO LIDERA RANKING EM MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO DA AMÉRICA EM 2022 SEGUNDO DADOS DO TRANSFERMARKT

Diferença nos estádios entre Flamengo e segundo colocado é de mais de sete mil torcedores

O Flamengo continua marcando o nome na história. Após conquistar os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil na última temporada, o Mais Querido chegou ao topo de outro pódio.

O Mengo é o time com maior média do público nos estádios da América do Norte e do Sul em 2022. Entre todos os jogos disputados em casa pelo Time da Gávea, o número ficou em 54.479 torcedores, com diferença de mais de sete mil para o segundo colocado

VEJA LISTA:

Flamengo – 54.479

Atlanta United (EUA) – 47.116

Cruzeiro – 41.037

Corinthians – 38.898

Palmeiras – 35.943

Tigres (MEX) – 35.901

Charlotte FC (EUA) – 35.260

América (MEX) – 35.025

*Dados fornecidos pelo Transfermarkt

Entre os oitos clubes do ranking, a metade é composta por brasileiros. Os outros quatro são divididos entre equipes dos Estados Unidos, como o segundo colocado, Atlanta United (EUA), e do México.

A diferença entre o Flamengo e o time que ocupa o último lugar chega a ser de quase 20 mil torcedores. Na temporada 2022, R$ 143,9 milhões foram arrecadados pelo Fla apenas com bilheteria.

fonte: grafico foxsoccer

60 www.linhaaberta.com

No dia 4 de janeiro, Miami recebeu uma das mais prestigiadas equipes globais de servidores humanitários, a Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), que tem como gestorgeral o brasileiro Frei Luciano. Com mais de 35 anos de experiência no serviço social e humanitário, Frei Luciano veio ao sul da Flórida para ministrar a palestra “Caminhos para a Transformação”, no dia 4 de Janeiro às 18h00 no Hilton Blue Lagoon. Um verdadeiro processo de evolução humana tem como base a transformação de cada um, do ponto que esteja para seu próximo passo.

Frei Luciano dedicou sua vida, experiência e conhecimento ao desenvolvimento de serviços e atividades, incluindo palestras públicas em benefício do despertar da consciência humana e dos valores interiores.

Como instrutor e escritor, Frei Luciano desempenha um papel importante na transmissão do conhecimento a todos os membros das Comunidades Luz através das suas palestras públicas, livros e conferências gravadas. As reflexões e conhecimentos transmitidos combinam elementos da filosofia com uma espiritualidade aplicada à vida diária, em meio a uma situação mundial de contradição que todos estamos experimentando.

Membro do conselho permanente da Fraternidade – Federação Humanitária Internacional (FFHI) que supervisiona suas vinte e cinco filiadas globalmente. seu site é freiluciano.org.

Frei Luciano é ator-chave de ligação entre atores humanitários, governos locais, o setor privado, construindo e inspirando parcerias

para implementar soluções duradouras e dignas para as populações migrantes e comunidades locais.

Em 2020 e 2021, respectivamente, foi nomeado ponto focal das Normas Humanitárias Esfera e da Rede Interinstitucional para a Educação em Situações de Emergência (INEE) no Brasil e em Portugal, bem como reconhecido como ONGD pelo Instituto Camões em Portugal, e em 2022 convidado a compor o conselho da Associação Esfera em Genebra.

Frei Luciano proferiu mais de mil palestras, dentro e fora da Comunidade Luz de Figueira, a nível nacional e internacional; é autor de dois livros. Confira a entrevista que Frei Luciano concedeu à revista Linha Aberta, onde compartilha sobre sua visita a Miami e o trabalho da FMHI.

62 www.linhaaberta.com
FREI LUCIANO, ESCRITOR, PALESTRANTE, GESTOR DA FRATERNIDADE – MISSÕES HUMANITÁRIAS INTERNACIONAIS, MINISTRA PALESTRA EM MIAMI
ENTREVISTA

LINHA ABERTA: Qual o propósito da sua visita aos EUA?

FREI LUCIANO: Realizar palestras públicas com temas ligados ao despertar da consciência humana e nossa relação com a atual situação mundial, bem como participação de reuniões e eventos ligados ao ambiente do que chamamos de respostas humanitárias.

LINHA ABERTA: Como o senhor poderia resumir o trabalho assistencial realizado pela Fraternidade?

FREI LUCIANO: A Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais desenvolve respostas e intervenções em diferentes fases de uma situação de emergência e respostas humanitárias. Desde a gestão, governança e construção de sinergias entre os atores governamentais, agências locais e internacionais, passando por capacitações em protocolos internacionais dentro desse contexto. Atuamos em educação em situações de emergência, incluindo as normas INEE e a educação voltada para a superação do trauma. Nessa etapa das crises mundiais, o que chamamos de segurança

alimentar recebe da Fraternidade Missões possibilidades de desenvolver projetos e iniciativas na produção de alimentos baseadas em princípios de agroecologia e nas etapas de beneficiamento e otimização de colheitas, através da desidratação e combinações de grãos, leguminosas, vegetais e frutas, tornando-se não apenas uma forma de melhor aproveitamento de colheitas mas também como um meio de vida através de eventual comercialização de produtos artesanais.

LINHA ABERTA: Em que países vocês têm atuação? O trabalho é destinado a pessoas de todas as línguas?

FREI LUCIANO”Atuamos no Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Portugal, Grécia, Polônia e Angola. Podemos atender prioritariamente nos cenários de idioma português, espanhol e inglês.

LINHA ABERTA: Quais os planos da Fraternidade para 2023?

FREI LUCIANO: Em Portugal projetos de capacitação junto ao meio acadêmico numa parceria com a Escola Superior

de Educação Paula Frassinetti, no Porto. Ainda em Portugal um desenvolvimento de experiências de composições distintas de frutas e sopas desidratadas, além de outros produtos artesanais como base para nossa atuação junto à populações locais e vulneráveis em diferentes contextos.

Na Grécia igualmente projetos de capacitação no contexto de educação voltada à superação do trauma.

Em Angola um projeto importante de desenvolvimento da Obra de Caridade da Criança Santa Isabel, em Luanda, com atividade de educação, segurança alimentar e capacitação em ofícios para jovens.

Na Polônia atuaremos junto a orfanatos e asilos, junto a organizações locais, para fortalecer suas atuação, agregando expertise e experiência da Fraternidade – Missões (FMHI) de anos de atuação nessas atividades.

Na América do Sul aprofundar nossa atuação nos países mencionados acima com desenvolvimento na agroecologia, capacitação da sociedade civil nos cenários de crises humanitárias.

JANEIRO 2023 63

CBD COSMETIC IS IT WORTH THE HYPE?

You may well have noticed that there are many more CBD products on the market now than a few years ago. Some countries have regulated the use of the substance recently. Plenty of people are swearing about the quality that they offer, but are CBD cosmetics really worth the hype?

In this guide, we’re looking at some of the potential benefits and also what the specific science says about this skincare method. Is CBD the effective substance that everyone says?

THE PROPOSED BENEFITS OF CBD COSMETICS

What are some of the proposed benefits of skincare products that contain CBD oil? Nobody is pretending that this is a magic substance that can fix all problems, but it certainly has some benefits.

Those positive consequences have been proven in both anecdotal evidence and in some early studies about CBD cosmetics.

To contextualize: CBD is a natural substance. It’s one of the types of cannabinoids that can play a big part in your skin routine as well as other aspects of your life.

MAY HELP INFLAMMATION, ECZEMA, AND PSORIASIS

CBD is a proven anti-inflammatory. One can use it by application or by taking it orally. A high amount of fatty acids in cannabis can also reduce skin issues. Such as itching, dry skin, eczema, and psoriasis. The cannabinoids have also been shown to help control the overproduction of skin cells

that contributes to psoriasis.

Both anecdotal evidence and studies have shown that CBD can be an effective treatment for these skin conditions. According to a study, “use of CBD ointment (without any THC) is safe, effective, and can be used as a noninvasive alternative for improving inflammatory skin conditions like eczema.”

POTENTIALLY PLAYS A ROLE IN TREATING ACNE

Many of the cannabis properties may also provide benefits in treating acne. It’s an important development, especially because it’s a condition that many struggles to find proper treatments for.

The fatty acids within can provide much-needed

64 www.linhaaberta.com highlights

hydration to the skin. On top of that, the control of the production of lipids will help with clearer skin. People seeking to improve the appearance of their skin and who struggle with acne certainly have nothing to lose by trying this method. Acne treatments containing CBD cosmetics have better results if one applies them to the skin.

DIMINISHES THE VISIBLE SIGNS OF AGING

It doesn’t matter whether you’ve been diagnosed with any form of skin condition or not, the vast majority of us would love to slow down the effects of aging and make our skin appear much younger.

One of the best ways to do this is by using a CBD skincare routine, and evidence is growing to suggest that it can help to stop visible signs of aging.

Several studies on CBD and cannabis oils applied topically have shown that the antioxidant properties of CBD have had a significant impact on the skin, much more potent than other treatments like Vitamin C or E. This helps to make it an effective wrinkle[prevention method. The earlier you start using it, the better.

CBD also has the potential to neutralize free radicals on your skin and even protect the collagen that your skin produces, which can lead to a much clearer-looking face with fewer wrinkles and a much

younger appearance. One can combine cannabis oils with some other treatments, too.

POSSIBLY DECREASE INFLAMMATION FROM SUNBURNS

One of the main causes of pain that we experience from sunburn is inflammation. Of course, it is best to avoid this altogether if possible. However, there are some scenarios where you might not be able to avoid the burns, and this may be treatable with cannabis tinctures including CBD. Studies prove that cannabinoids can decrease inflammation.

WHAT SCIENTIFIC EVIDENCE DOESN’T YET TELL US ABOUT CBD COSMETICS

A lot of what we do know about CBD and its role in skincare is very, very encouraging. However, CBD has only recently been allowed to be used in the way we see it, such as within skincare, as it has been a regulated cannabis product that we have not been able to buy over the counter.

For that reason, there are still some relative unknowns. For example, there hasn’t been a lot of data on the amount of CBD oil to take and the perfect dosage of CBD both topically and taken orally, for different types of conditions.

Though many studies have been encouraging, we could certainly do with more information about exactly what CBD is good for, and you should never go against the advice of medical professionals. The good news is that CBD does not pose any risk, so applying it to your skin or taking it orally is completely safe, as proven by a number of different studies. More information will continue to trickle into the market as time goes on.

Much has been discussed about the use of the cannabis plant in the most diverse spheres. If this happened in the beauty industry, as we have seen, of course in fashion, it would be no different. Check out our article on hemp fabric!

Written by Bertha Garrett from cannaclinic.com for Fashinnovation. FASHINNOVATION, under the coordination of Marcelo and Jordana Guimaraes, is global platform that bridges the gap between the fashion industry and intersecting industries, through our four main pillars: entrepreneurship, sustainability, technology & innovation, diversity & inclusion.

@fashinnovation.nyc / www.fashinnovation.nyc

JANEIRO 2023 65

ponto de vista

UMA RETROSPECTIVA

Talvez quisesse ficar em casa. O frio estava colaborando. A rua iluminada e o brilho das luzes dos apartamentos não escondiam a alegria reinante das famílias que comemoravam o último dia do ano. Estou indo para casa do meu filho mais velho, onde tradicionalmente passo as festas de final de ano com minha nora, netas e os familiares da minha nora. Vou acompanhado de meu outro filho, com quem eu moro. Fui chegando. A noite apesar de fria estava enfeitada por um céu estrelado. Vez ou outra escutava o barulho de fogos de artifício.

Muitas famílias, buscavam lugares públicos, principalmente em volta de lagos, muito comum nos mais diversos bairros de Orlando. Levavam suas guloseimas e se deleitavam entre abraços e brindes em taças de champagne.

Talvez quisesse estar ali, próximo a elas, mas estava sentindo um pouco da solidão e com saudades da minha família, deixada em longínquas terras do Brasil.... Lá ficaram meus outros filhos e uma ex-companheira.... Afinal perguntava-me: não havia eu escolhido viver em terras do “tio Sam” ao lado de meus outros dois filhos e das minhas netas americanas?

Por um momento senti o calor que anos atrás sentia ao ser abraçado pela minha excompanheira e meus filhos deixados no Brasil. E, novamente tinha que explicar a mim mesmo que estava envelhecendo. Havia criado duas famílias e tinha seis filhos. Talvez fosse esse o meu grande conflito e aumentava à medida que envelhecia.

Acho que não quero lembrar-me de tempos em que existia a felicidade e que agora me davam agradáveis lembranças! Vou me permitir a voltar ao meu atual ambiente, ao meu tempo presente, neste último dia de final de ano.

A casa do meu filho permanecia toda iluminada. Entrando na sala ainda vejo a árvore de Natal,

porém já sem os tradicionais presentes, mas empoderada com as bolas e enfeites coloridos, em meio a pequenas luzes mantendo o pinheirinho como símbolo das festas de final de ano.

A sua família já me esperava e fui recebido com uma calorosa saudação. Já acolhido na sala de visitas, conversava animadamente com a sua família e seus convidados. Por orientação natural, alguns temas eram evitados, para que a confraternização não entrasse em discussões acaloradas e desnecessárias.

É chegado a hora da ceia. O cardápio normalmente era uma continuidade da ceia de Natal, mas o daquela noite, tinha sido especialmente elaborado com carne de peru acompanhado de frutas em conserva em meio a deliciosas caldas adocicadas. A farofa, tanto a de milho como a de mandioca, indispensáveis à ceia, receberam passas de uva, provocando um paladar misto de doce e salgado. Até mesmo o arroz, transformou-se em um prato colorido com a presença de milho e ervilhas.

Sentava-me sempre à cabeceira da mesa, numa cadeira com braços. O outro lado era destinado ao meu filho, anfitrião da casa. Os demais lugares mantinham sempre a formação tradicional de outros jantares.

A ceia, sempre animada em meio a conversas, era regada com um delicioso vinho da Flórida e brindávamos alegremente.

A mesa trajava uma toalha colorida, acompanhada de guardanapos da mesma cor. Na parte central da mesa, sob um delicado enfeite de Natal, havia uma sobre toalha branca, com bordados delicadamente elaborados pela avó e que se sobre punha, em luta bravia, aos enfeites feitos em máquinas bordadeiras. Os bordados faziam parte de um tesouro, porque muitas dessas toalhas foram delicadamente herdadas e bordadas pelas avós.

Por vezes envolvia-me em pensamentos e

lembranças que me transportavam a um passado. Ficava em imaginar os meus filhos crianças correndo pela sala, ocupando os espaços de um ambiente de sala antiga, sob olhares atentos e reprovadores da mãe. Hoje, minhas duas netas, dominam, comportadamente, a idade juvenil de outrora.

A ceia corria alegremente entre brindes de vinho e refrigerantes para as crianças. O tempo vai passando, a conversa animada, a sobremesa e os ponteiros do relógio estão se encontrando para um se sobrepor a outro: é quase meia noite! Não se pode mais permanecer dentro de casa e todos vão à rua.

O bairro tipicamente residencial, com calçadas largas, está apinhado de gente na rua. Crianças brincando, fogos de artifício iluminam o céu, músicas surgem de todos os lugares.

Ali, nos demais dias do ano, as ruas eram quase desertas e nas calçadas pouco se viam crianças brincando. Mas agora parecia que todos os moradores haviam saído de sua casa, invadiam a rua e saudavam uns aos outros.

Dez...nove...oito... zero! É meia noite! Pipocar de fogos, abraços entre sorrisos. Alguns procuram esconder suas lagrimas nas tantas lembranças de um passado remoto; outros cantavam as músicas tradicionais trazidas pela tradição de suas terras de origem.

Tudo se transformou em alegria, os abraços não cessavam e os acenos aos vizinhos desejando um feliz ano novo continuavam. Aos poucos as ruas foram ficando vazias, um pequeno movimento de carros que transportavam as famílias visitantes. Com certeza poderia imaginar as conversas que comentavam aquela noite. No banco de trás, as crianças dormiam, mas em seus lábios havia sinais de sorrisos. Estampavam alegria! Alegria por aquela noite. Alegria porque podiam imaginar um mundo onde as pessoas viviam em paz, em harmonia, enfim na Felicidade. Um mundo que só aqueles que tinham o coração de criança poderiam imaginar!

[EDUARDO PRUGNER é Consultor em Marketing pessoal e empresarial para pequenas empresas, com especialização em Copywriting e Empreendedorismo. Escritor, Editorialista e Palestrante. Consultor e sócio na Prugner’s Digital Marketing. Informações sobre o tema pelo E-mail: eprugner@gmail.com.]

66 www.linhaaberta.com
eduardo prugner
EXPERIÊNCIA QUE FAZ DIFERENÇA MAIS DE 16 ANOS NO MERCADO IMOBILIÁRIO DA FLORIDA ENCONTRAR SUA CASA PRÓPRIA 1015 W. NEWPORT CENTER DIRVE SUITE 106 DEERFIELD BEACH, FL 33442 561.338.6446 MIAMI AVENTURA SUNNY ISLES BOCA RATON FORT LAUDERDALE DEERFIELD BEACH COCONUT CREEK POMPANO BEACH CORAL SPRINGS DELRAY BEACH ESSE É O NOSSO NEGÓCIO