
1 minute read
4.1.5. Internacionalização da Liga Portugal
A globalização aumentou a representatividade e importância dos mercados internacionais nas ligas de Futebol Profissional europeias, especialmente ao nível das receitas audiovisuais. Deste modo, dado o processo de centralização dos direitos audiovisuais que se avizinha e a importância que a venda dos direitos audiovisuais internacionais pode ter para as receitas do futebol nacional, torna-se imperativo que a Liga Portugal priorize e realize um eficaz processo de internacionalização.
Inicialmente, é crucial conhecer qual o nível de interesse e a maturidade atual das competições da Liga Portugal nos diversos mercados internacionais. Esta análise permitirá compreender em que mercados são já transmitidos os jogos das competições da Liga Portugal e quais são as audiências por mercado, possibilitando o entendimento de quais são os mercados em que existe ainda capacidade de crescimento da Liga Portugal e das suas competições. Posicionamento internacional da Liga Portugal
Advertisement
É crucial a Liga Portugal definir o seu posicionamento internacional de forma acertada. Dada a elevada concorrência no mercado, existe já uma saturação dos mercados internacionais, e é portanto crucial a Liga Portugal apresentar uma proposta de valor diferenciada que lhe permita atingir audiências ainda por explorar, aproveitando fatores distintivos das suas competições (e.g., elevado talento jovem). É também importante que sejam alcançados os mercados certos tendo em conta o contexto histórico e cultural, dando prioridade a mercados com ligações históricas a Portugal, países da diáspora portuguesa no mundo, assim como mercados com atletas a atuarem nas competições da Liga Portugal.
Internacionalização conjunta do Futebol Profissional Português É também crucial que o desafio da internacionalização seja encarado de forma conjunta pelo Futebol Profissional Português. As Sociedades Desportivas com maior destaque em Portugal são já marcas globais que levam o Futebol Português além fronteiras. Assim, é imperativo que a Liga Portugal trabalhe em conjunto com estas Sociedades Desportivas para criar sinergias no processo de internacionalização da Liga Portugal, beneficiando o Futebol Profissional Português como um todo.
Deste modo, é urgente a Liga Portugal encarar o desafio da internacionalização, em especial face ao atual contexto de pré-centralização de direitos audiovisuais, dado as receitas da venda dos direitos audiovisuais internacionais poderem representar um importante incremento de receitas para o Futebol Profissional Português.