Liga-te N.º41 - Brilho no Arena

Page 1


ago | set 2025 bimestral

no arena

A trabalhar com todos

Premiar, distinguir e homenagear os melhores que passam ou passaram pelo nosso Futebol Profissional é o objetivo da Gala Awards, que a Liga Portugal organizou recentemente, a 10 de setembro. Uma cerimónia elegante na Arena Liga Portugal, pela primeira vez palco de um acontecimento já com marca indelével no calendário desportivo nacional.

As nossas Sociedades Desportivas, os grandes protagonistas nos relvados do presente e do passado, dirigentes das mais diversas instituições públicas e privadas, os nossos estimados parceiros, uma verdadeira família a celebrar-se.

Agosto e setembro marcam o período mais frenético, em termos de organização, de qualquer época futebolística, entre a ansiedade

gerada pelo desejo de sucesso dos nossos emblemas na Europa e a estabilização de calendários. E assim acontece todos os anos.

Foram ainda dois meses marcados pela aceleração de processos essenciais para a missão para a qual fomos chamados. Nomeadamente um passo firme rumo à centralização dos direitos audiovisuais, com a entrega da proposta da sua comercialização à Autoridade da Concorrência, 11 meses antes da data-limite para o fazermos.

Mas porque o futebol acontece agora e não pode esperar por um futuro que ainda demora, a Direção Executiva da Liga Portugal anunciou e começou a trabalhar com as Sociedades Desportivas no plano Meta 2028, com o objetivo de garantir o sexto lugar no ranking UEFA.

Reunimos com o Governo, entidades e instituições públicas, empreendedores, associações de classe dos diversos agentes desportivos, chamámos os adeptos às bancadas, começámos a trabalhar novas ideias para tornar o jogo mais competitivo e mais interessante a quem o procura. Subimos a parada no que aos conteúdos – e à Liga TV – diz respeito. Enfim, estamos a trabalhar. Com todos. E é isso que pode ler com mais pormenor nas páginas que se seguem.

Que seja uma grande época.

Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal

Balanço positivo pelo 17.º ano consecutivo

PÁG 10

PÁG 12

PÁG 24

Nazaré recebeu lendas com casa cheia

FICHA

TÉCNICA

LIGA-TE: EDIÇÃO 41

Revista Oficial Liga Portugal

TIRAGEM: 1 500 Exemplares

REGISTO NA ERC: N.º 127671

PROPRIEDADE

EDIÇÃO/REDAÇÃO: Edifício Arena Liga Portugal

Rua John Whitehead, n.º 69 4250-540 Porto

NIPC PROPRIETÁRIO: 502136219

TEL: 228348740

E-MAIL: ligate@ligaportugal.pt

ESTATUTO EDITORIAL

DISPONÍVEL EM: https://www.ligaportugal.pt/ media/38467/estatuto-editorial-revistaliga-te.pdf

ASSINATURAS, CRÍTICAS, SUGESTÕES E ELOGIOS: ligate@ligaportugal.pt

Meta 2028: Top 6 UEFA PÁG 16

PÁG 28

A Fantasy está de volta!

Nova temporada arrancou no Arena Liga Portugal

DIRETOR: Paulo Pedrosa

SUBEDITOR: Orlando Fernandes

REDAÇÃO: André Bucho, Sérgio Poças, Tiago Almeida e Tiago Sá Pereira

FOTOGRAFIA: Jorge Amaral e Pedro Trindade

DIREÇÃO COMERCIAL E PATROCÍNIOS: Bernardo Azevedo

DESIGN E PAGINAÇÃO: Tiago Cunha

IMPRESSÃO: Oficinas São José, Rua do Raio, 47-75, 4711-914 Braga

a Gala que celebra o

O Arena Liga Portugal foi, pela primeira vez, palco do Liga Portugal Awards, a Gala que celebra o Futebol Profissional, evento que regressou para a sua terceira edição e que já se afirmou como um dos momentos altos do calendário desportivo nacional, que contou com a presença das maiores estrelas do Futebol português.

Após o sucesso das edições anteriores, que não só conquistaram o público português, mas também chamaram a atenção a nível internacional, o evento reafirmou o

compromisso em destacar aqueles que mais contribuem para o crescimento e reconhecimento do nosso desporto.

O Liga Portugal Awards tem como objetivo homenagear jogadores, treinadores e dirigentes que mais se destacaram ao longo da época 2024-25. Foram, por isso, entregues prémios nas mais variadas categorias, reconhecendo o talento, a dedicação, o mérito e o espírito competitivo na nossa indústria, desde a base até ao topo da pirâmide.

A cerimónia deste ano foi

apresentada por Cláudia Borges e Marta Grilo, uma dupla que provou ser um verdadeiro sucesso, encantando, não só a plateia presente no auditório do Arena Liga Portugal, como também os telespectadores, que acompanharam a transmissão televisiva em exclusivo através da Sport TV.

Numa noite repleta de talento, emoção e muito glamour, o Liga Portugal Awards voltou a reunir as grandes figuras do Futebol português, numa celebração que ficou na memória de todos!

TODOS OS PREMIADOS DO

Prémio Melhor Jovem

Liga Portugal 2 Meu Super Diogo Nascimento (FC Vizela)

“Quero agradecer à Liga Portugal e ao FC Vizela, porque foi um clube que me ajudou muito e que ficará para sempre no meu coração. Agradecer também a todos os companheiros que partilharam balneário comigo.”

Prémio Melhor Treinador

Liga Portugal 2 Meu Super

Luís Pinto (CD Tondela)

“É uma prova muito competitiva, quer a nível de jogadores, como de treinadores. É uma profissão que exige muito de nós e por vezes não é fácil. O CD Tondela foi fantástico para mim e para a minha equipa técnica.”

Prémio Melhor Jovem

Liga Portugal Betclic Geovany Quenda (Sporting CP)

“É com muita satisfação que recebo este prémio. Agradecer à Liga Portugal, ao Sporting CP, aos meus colegas de equipa e a todos os adeptos, que me dão todo o apoio. Sem eles nada disto seria possível.”

Prémio Melhor Treinador

Liga Portugal Betclic

Rui Borges (Sporting CP)

“Este prémio não é só do Rui Borges, é de toda a equipa técnica e do Sporting CP. Um agradecimento especial ao presidente Frederico Varandas pela coragem de ter apostado em mim. Tem sido uma viagem extraordinária.”

Prémio

Responsabilidade Social

Fundação Benfica

“Todos os clubes estão prontos para ajudar nestas causas importantes. O trabalho da Fundação Benfica é continuar a fazer tudo o que tem feito todos estes anos.”

(Fejsa – Antigo Jogador do SL Benfica)

Prémio Melhor Golo

Liga Portugal 2 Meu Super Jô Batista (GD Chaves)

“Obrigado a todos os adeptos, amigos e familiares que votaram. Foi um prazer enorme jogar na Liga Portugal 2 Meu Super. Um grande abraço a todos e, em especial, para o grande GD Chaves. Estamos juntos.”

Prémio Melhor Jogador

Liga Portugal 2 Meu Super Diogo Nascimento (FC Vizela)

“Não queria ser repetitivo, mas tenho mesmo de o ser. Quero agradecer novamente à Liga Portugal, ao FC Vizela e a todas as pessoas com quem me cruzei no clube. Foram muito importantes neste processo.”

Prémio Melhor Golo

Liga Portugal Betclic Elves Baldé (SC Farense)

“Este prémio é fruto de muito trabalho e espero voltar a proporcionar momentos como este no futuro. Foram marcados grandes golos, que também mereciam vencer, mas estou muito feliz por ter ganho.”

Prémio Melhor Jogador

Liga Portugal Betclic

Viktor Gyökeres (Sporting CP)

“Muito honrado por receber este prémio, que muito me orgulha. Não posso estar presente, mas quero agradecer à Liga Portugal e ao Sporting CP. Muitos parabéns a todos os vencedores desta noite.”

Prémio Liga Portugal

Pepe

“Estou muito feliz. Desde já, quero agradecer à Liga Portugal, na pessoa do presidente Reinaldo Teixeira, e dar os parabéns a todos os vencedores. É com enorme orgulho que também faço parte deste leque.”

Prémio Prestígio

Roberto Martinez

“O título da UEFA Nations League traz responsabilidade. Não porque os jogadores ou os portugueses merecem, mas porque temos de honrar o Diogo Jota. Adoro Portugal e vai estar para sempre no meu coração.”

Prémio Mérito Desportivo

Gonçalo Ramos, João Neves, Luís Campos, Nuno Mendes e Vitinha

“É um orgulho poder contribuir de forma tão expressiva para a qualidade do futebol nacional e uma honra tê-lo feito ao lado de quatro jovens portugueses de indubitável qualidade futebolística e humana.”

(Luís Campos – Consultor Internacional de Futebol no PSG)

Prémio Hall of Fame

Nani e Ricardo Quaresma

“Quero agradecer este prémio e por se lembrarem da minha carreira. Tenho muito orgulho no que conquistei. Tive a sorte de jogar com grandes jogadores e representar grandes clubes. Obrigado, Liga Portugal. Estou muito feliz.” (Ricardo Quaresma – Embaixador Liga Portugal)

Prémio O Melhor de Sempre

Cristiano Ronaldo

“Quero agradecer à Liga Portugal pelo prémio. Para mim é um orgulho enorme ganhar algo pelo meu país. Agradecer a todos os meus companheiros que me ajudaram ao longo da carreira a conquistar este troféu maravilhoso.”

Prémio Uma Liga para Todos

Joaquim Oliveira

“Em nome da nossa família, quero agradecer à Liga Portugal e ao seu Presidente pela atribuição deste prémio. Este reconhecimento destaca o papel determinante que teve no desenvolvimento do futebol português.”

(Rolando Oliveira - filho de Joaquim Oliveira)

Noite de

Tributo emotivo a Pinto da Costa, antigo presidente da Liga Portugal, e a várias personalidades do Futebol português que partiram no último ano

homenagens

A terceira edição do Liga Portugal Awards prestou tributo a Jorge Nuno Pinto da Costa, falecido no dia 15 de fevereiro, que presidiu o organismo que tutela o Futebol Profissional entre 1995 e 1996 e que se tornou numa das figuras mais marcantes da história do futebol, presidindo o FC Porto durante 42 anos. No momento de homenagem esteve presente o seu filho, Alexandre Pinto da Costa,

destacando a paixão e as décadas que o pai dedicou ao futebol. “Na vida devemos ser gratos e todos os que estamos nesta sala amamos futebol. Independentemente dos clubes, se somos ou não rivais. O meu pai, mais do que tudo na vida, amava o futebol, e dedicou a vida a uma instituição, o FC Porto, mas também à Liga Portugal”, declarou, finalizando com palavras de gratidão: “Jorge Nuno Pinto da Costa jamais será esquecido. Senti essa gratidão na voz do presidente Reinaldo Teixeira, quando me convidou para estar aqui. Esta homenagem é mais do que merecida”.

A gala foi ainda marcada por um instante de grande emoção coletiva, quando foram recordadas as várias personalidades do futebol português que partiram no último

In Memoriam

ano. Foram evocados nomes que, de diferentes formas, deixaram uma marca profunda na modalidade.

O tributo foi recebido com emoção por todos os presentes, num reconhecimento transversal à dedicação, paixão e entrega destas figuras ao futebol português. Mais do que nomes, foram lembradas histórias de vida, conquistas e contributos que ajudaram a construir a identidade e a grandeza do futebol em Portugal.

André Silva • António Boronha • Artur Santos • Aurélio Pereira • Carlos Barbosa • Daniel Guimarães

Diogo Jota • Fernando Cruz • João Rodrigues • Joaquim Oliveira • Jorge Costa • José Carlos

José Garrido

• Óscar Fernandes • Raúl Peixoto • Rolando da Cruz • Veiga Trigo • Vítor Hugo Leite

Liga Portugal apresentou desígnio para o Futebol Profissional, com o objetivo de alcançar a elite europeia

A Liga Portugal definiu, na hora do arranque da época 2025-26, um desígnio nacional para o Futebol Profissional: subir à sexta posição no ranking da UEFA até 2028. Para o efeito, o organismo trabalhará, em conjunto com as Sociedades Desportivas e demais agentes e instituições, num plano ambicioso denominado ‘Meta 2028’, que pretende aliar o talento português à excelência europeia.

O sexto lugar irá permitir que a Liga Portugal Betclic apure seis emblemas para as três competições europeias – mais um do que os cinco atuais –, melhorando ainda o trajeto pré-Fase de Liga a todos os participantes, destacando-se a possibilidade de qualificar três Sociedades Desportivas para a UEFA Champions League.

“Queremos elevar a fasquia”

“A Liga Portugal Betclic tem de crescer como um todo, dentro e fora das quatro linhas”, revelou Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal. “É, por isso, fundamental aumentar as receitas de todas as Sociedades Desportivas, tornando-as mais relevantes internacionalmente. Este plano, que decorrerá paralelamente ao processo de Centralização dos Direitos Audiovisuais, incidirá, sobretudo, nas áreas comerciais, de bilhética, receitas de transferências, no aumento do tempo útil de jogo, na redução do número de faltas e na competitividade face aos outros países que ocupam o top 10 do ranking UEFA”, afirmou.

Serão definidos, para todas as áreas e de forma transversal, objetivos e formas de atuar, para que seja possível melhorar

a performance de todas as Sociedades Desportivas. “Atingir a sexta posição do ranking UEFA terá um impacto enorme na visibilidade de equipas, treinadores, jogadores, parceiros e da própria Liga Portugal Betclic no mercado internacional e, obviamente, para o rendimento de cada Sociedade Desportiva”, sublinhou Reinaldo Teixeira.

O Presidente da Liga Portugal deixou, ainda, os votos para a temporada 2025-26. “Começa mais uma temporada, a primeira de um novo ciclo, e queremos elevar a fasquia. Deixo votos de uma excelente época a todas as Sociedades Desportivas e, em particular, aos adeptos. Contamos com o contributo de todos. O que queremos é uma temporada competitiva e memorável, repleta de emoção e espetáculo”.

Os pontos-chave do ‘Meta 2028’

+ Crescer como um todo e melhorar aspetos desportivos e comerciais;

+ Aumentar impacto da Liga Portugal Betclic no panorama mundial;

+ Maior volume de negócio nas transferências internacionais;

+ Aumentar receitas de bilhética de todas as Sociedades Desportivas;

+ Mais tempo útil de jogo;

+ Diminuir o número de faltas;

+ Novos objetivos ambiciosos, além da centralização;

+ Trabalhar com as Sociedades Desportivas, num plano comum a divulgar publicamente.

Balanço positivo

Observatório do Futebol destaca saldo da Liga Portugal Betclic no mercado de transferências na ordem dos 52 milhões de euros

O mais recente “report” do Observatório do Futebol evidencia que, pelo 17.º ano consecutivo, a Liga Portugal Betclic apresenta balanço positivo no mercado de transferências.

O verão de 2025 registou o maior investimento de sempre por parte das Sociedades Desportivas nacionais, com um valor recorde

de 338 milhões de euros, mas o saldo manteve-se favorável, cifrando-se em 52 milhões de euros.

No panorama europeu, a Liga Portugal Betclic surge em 5.º lugar entre as 10 principais ligas com melhor desempenho neste indicador, à frente da Chance Liga (República Checa), La Liga (Espanha), Serie A (Itália) Super Lig (Turquia) e Premier League (Inglaterra), num ranking liderado pela Ligue 1 (França).

Em termos particulares, destaca-se o Sporting CP, que ocupa o 10.º lugar entre os clubes com maior saldo positivo no mercado em todo o mundo, impulsionado por uma das transferências mais relevantes da história da competição, com a saída de Viktor Gyökeres para o Arsenal FC.

pelo 17.º ano consecutivo

As contratações de Richard Ríos e Franjo Ivanovic, por parte do SL Benfica, e de Luis Suárez e Fotis Ioannidis, pelo Sporting CP, entram diretamente no Top 10 das aquisições mais caras da história da Liga Portugal Betclic. Por outro

lado, a transferência de Gyökeres torna-se na quinta venda mais alta da história da competição.

Paralelamente, clubes como Casa Pia AC, Gil Vicente FC e AFS concretizaram as suas maiores vendas de sempre, enquanto

SC Braga, Rio Ave FC e CD Tondela estabeleceram novos recordes no valor investido numa única aquisição, confirmando o dinamismo e a qualidade do talento que continua patente nos relvados portugueses.

PUMA ORBITA

Destaca-se pela base branca e por um design inspirado nas linhas topográficas de Portugal e na sua arquitetura contemporânea

é a Bola Oficial para a época 2025-26

Na sequência do contrato de patrocínio e licenciamento entre a Liga Portugal e a Puma, a nova Puma Orbita será a Bola Oficial das competições profissionais para a temporada 2025-26 e promete o habitual desempenho de excelência, aliado a um design moderno e apelativo que continuará a encantar os adeptos.

A bola destaca-se pela base branca e por um design inspirado nas linhas topográficas de Portugal e na sua arquitetura contemporânea, refletindo também monumentos, edifícios

icónicos e elementos históricos que representam a Portugalidade e foi apresentada no Arena Liga Portugal, numa cerimónia que contou com Quim, Fernando Meira, Kléber e Edinho, Embaixadores da Liga Portugal.

Fornecedora da bola oficial das competições profissionais desde 2023/24, a Puma posiciona a Liga Portugal ao lado das grandes ligas europeias, como Premier League, LaLiga e Serie A, que também utilizam bolas oficiais Puma.

A Orbita apresenta 12 painéis

em forma de estrela, com costuras reduzidas e tecnologia avançada para manter a forma, minimizar a absorção de água e proporcionar toque firme e consistente graças à espuma POE. A superfície em PU 3D com textura de 1,1 mm melhora aerodinâmica e resistência à abrasão, enquanto a membrana de borracha e a válvula Puma Air Lock (PAL) garantem ótima retenção de ar e ressalto.

Aprovada pela FIFA, a Puma Orbita será a bola oficial da principal competição de futebol em Portugal na época 2025-26.

Nova temporada iniciou-se no Arena Liga Portugal

Kick-Off 2025-26 decorreu no dia 4 de julho de 2025

O Kick-Off 2025-26 marcou oficialmente o arranque da nova época desportiva, numa edição histórica, realizada pela primeira vez no Arena Liga Portugal, no passado dia 4 de julho.

Esta cerimónia, que já se tornou tradição no Futebol Profissional, reuniu Sociedades Desportivas, dirigentes, parceiros, diversas

entidades e personalidades do desporto nacional, onde se realizou o sorteio dos calendários das competições organizadas pela Liga Portugal: a Liga Portugal Betclic, a Liga Portugal 2 Meu Super e ainda da terceira edição do Liga Portugal Legends.

O evento serviu, igualmente, para distinguir Sociedades Desportivas que venceram prémios referentes à temporada 2024-25. O Prémio “Futebol #NãoPára” foi entregue a SC Braga e CD Feirense, enquanto o Prémio Estádio distinguiu SL Benfica e FC P. Ferreira. As águias conquistaram também o Prémio Relvado, em conjunto com o Portimonense, e o Prémio Neno – Fair Play distinguiu Gil Vicente FC e SL Benfica B.

Até sempre, André Silva e Diogo Jota

Momento de homenagem na abertura do Kick-Off

A edição 2025-26 do Kick-Off iniciou-se com uma sentida homenagem a André Silva e Diogo Jota, com um vídeo que recordou vários momentos dos irmãos, que faleceram de forma trágica no dia 3 de julho, e que motivou um forte aplauso dos presentes na cerimónia, num momento carregado de emoção.

A Liga Portugal destacou, desta forma, o contributo inestimável de André Silva e Diogo Jota, celebrando não apenas os feitos desportivos, mas também o carácter e o exemplo que sempre os distinguiu. As suas presenças perdurarão para sempre na memória dos adeptos e na história do Futebol português.

No seu discurso, Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, começou por evocar a memória de André Silva e Diogo Jota. “Acreditamos que ter a família do Futebol aqui reunida, na casa do Futebol Profissional, é a melhor forma de homenagear André Silva e Diogo Jota. Não há palavras que possam descrever verdadeiramente a dor que se vive”, afirmou.

20 nomes de referência do Futebol português juntam-se ao plantel mais estrelado do país

Novos Embaixadores tomaram posse

Na abertura oficial do Kick-Off 2025-26, que teve lugar no passado dia 4 de julho, no auditório do Arena Liga Portugal, foram apresentados os novos Embaixadores da Liga Portugal. Ao todo, 20 figuras marcantes do Futebol português, que se destacaram nas últimas décadas pelos relvados nacionais e internacionais, passam agora a assumir um papel ativo na promoção e valorização do Futebol Profissional fora das quatro linhas.

São eles: Afonso Figueiredo, Albert Meyong, André André, António Folha, Antunes, Carlitos, Derlei, Eliseu, Flávio Meireles, Hassan Nader, Hugo Almeida, João Tomás, Jorge Cadete, Ljubomir Fejsa, Manuel Fernandes, Mário Jardel, Nuno André Coelho, Paulo Madeira, Pedro Mendes e Ruben Micael.

Desta forma, são agora

54 os ex-jogadores que fazem parte do ‘plantel’ de Embaixadores, que já contava com Alan, André Almeida, Beto Pimparel, Beto Severo, Bruno Alves, Chaínho, Costinha, Dimas, Edinho, Fernando Meira, Helton, João Pinto, Jorge Andrade, Kléber,

Luís Boa Morte, Maniche, Marco Caneira, Maxi Pereira, Nelson Pereira, Nuno Assis, Nuno Capucho, Nuno Gomes, Nuno Valente, Paulo Futre, Quim, Ricardo Quaresma, Ricardo Rocha, Silvestre Varela, Sílvio, Simão Sabrosa, Tarantini e Ukra.

Leiria volta a ser o palco da

Anúncio feito durante a cerimónia do Kick Off

Final Four da Allianz CUP

A Final Four da Allianz CUP vai regressar a Leiria, confirmando a cidade como a casa da fase decisiva da competição. Pelo sexto ano consecutivo, o Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa será o palco das grandes decisões, onde será coroado o próximo Campeão de Inverno. O anúncio foi feito durante a cerimónia do Kick-Off, num momento que marcou, de forma simbólica, o arranque de mais uma edição da prova organizada pela Liga Portugal.

As meias-finais estão marcadas para os dias 6 e 7 de janeiro de 2026, enquanto a grande final está agendada para o dia 10 de janeiro, encerrando uma semana em que Leiria volta a receber a atenção do futebol nacional.

No plano desportivo, os quatro semi-finalistas sairão dos seguintes encontros dos quartos de final: Sporting CP – FC Alverca, SL Benfica – CD Tondela, FC Porto – Vitória SC e SC Braga – Santa Clara. Deste alinhamento sairá o quarteto que, em Leiria, terá a oportunidade de erguer o troféu.

Rio Maior foi palco da cerimónia de abertura

Pontapé de saída da competição foi apadrinhado por Casa Pia AC e Sporting CP

A nova temporada da Liga Portugal Betclic arrancou a 8 de agosto, com uma Cerimónia de Abertura repleta de cor, emoção e simbolismo, no Estádio Municipal de Rio Maior, momentos antes do pontapé de saída do Casa Pia AC frente ao Sporting CP, jogo inaugural da época 2025-26.

As 18 Sociedades Desportivas participantes da competição estiveram representadas em campo com bandeiras, numa imagem de união e representatividade no arranque da principal competição do futebol português.

O troféu da Liga Portugal Betclic foi apresentado ao público pelos Embaixadores da Liga Portugal, João Tomás e Jorge Cadete, recordando a todos a conquista que estará em disputa ao longo da temporada.

Com produção cuidada e envolvente, a cerimónia proporcionou um espetáculo visual impactante, pensado tanto para os adeptos presentes nas bancadas como para os telespectadores, elevando a expectativa para o arranque da nova época.

Liga Portugal 2 Meu Super

arrancou na Capital do Móvel

A Liga Portugal 2 Meu Super iniciou-se no dia 9 de agosto, com uma Cerimónia de Abertura realizada poucos minutos antes do pontapé de saída do encontro entre FC P. Ferreira e FC Vizela. No Estádio Capital do Móvel, todos os clubes do segundo escalão do futebol português marcaram presença no relvado de forma simbólica, numa cerimónia que contou com a participação de Ukra, Embaixador da Liga Portugal, que teve a responsabilidade de recolocar o troféu da competição em disputa para a nova temporada. A iniciativa foi pensada para valorizar as competições profissionais e as Sociedades Desportivas, oferecendo ainda conteúdos diferenciadores e experiências únicas para os adeptos presentes.

Cerimónia de abertura contou com a participação de Ukra, Embaixador da Liga Portugal

ALIMENTA A FOME DE VENCER

BILHETES PARA OS

JOGOS LIGA PORTUGAL

Que comece o espetáculo!

O pontapé de saída da Liga Portugal Betclic 2025-26 foi também o início de mais um projeto, integrado na estratégia de aproximação aos adeptos: as Fan Zones. Um conceito que, para além de valorizar as Sociedades Desportivas que militam nas competições profissionais, tem como objetivo transformar os dias de jogo em experiências diferenciadas, que começam horas antes dos apitos iniciais. Com efeito, nestes espaços existem ativações para todos os gostos, com muita animação como denominador comum.

Com ativações para todos os gostos, Fan Zones abrilhantam o pré-jogo, onde animação e diversão são denominadores comuns

Desde o Subsoccer à Soccer Cage, da baliza de golo à roulotte da Liga Portugal Betclic com os famosos matraquilhos, passando pelas pinturas faciais, pela presença contagiante do Ligas e pelos mais variados brindes que a Liga Portugal tem para oferecer.

E como não podia deixar de ser, a primeira Fan Zone da

época 2025-26 realizou-se em Rio Maior, antes do encontro Casa Pia AC - Sporting CP, naquele que foi o encontro de abertura do principal escalão do Futebol português. Posteriormente, a comitiva deslocou-se para Viseu, onde abrilhantou o pré-jogo entre Académico e FC P. Ferreira, de onde seguiu para o Estádio do FC Alverca, onde a equipa local defrontou o SL Benfica.

A paragem seguinte foi em Braga, antecedendo a partida que opôs o SC Braga ao Gil Vicente FC, onde as ativações da Liga Portugal fizeram as delícias de miúdos e graúdos!

Fan Zones

recebeu lendas com casa cheia

A terceira edição do Liga Portugal Legends voltou a transformar a Nazaré num palco de grandes emoções. Durante três dias, de 25 a 27 de julho, o Estádio do Viveiro “Jordan Santos” recebeu milhares de adeptos, que não quiseram perder a oportunidade de rever em campo algumas das maiores figuras que marcaram a história do futebol português. Nesta edição, estiveram em destaque as equipas representativas

de Sociedades Desportivas que participam nas competições profissionais: Académico, Casa Pia AC, Estrela Amadora, FC Arouca, FC Porto, Gil Vicente FC, Leixões SC, SC Braga, SC Farense, SCU Torreense, SL Benfica, Sporting CP, U. Leiria e Vitória SC. Um verdadeiro desfile de glórias, onde a rivalidade saudável e a nostalgia se encontraram para oferecer um espetáculo único de futebol e emoção.

O evento foi igualmente marcado por um conjunto de iniciativas inovadoras, que reforçaram a ligação da Liga Portugal às suas marcas parceiras, e que permitiram um melhor produto para os adeptos presentes e que assistiram através da transmissão televisiva. Decorreram, igualmente, diversas ações de Responsabilidade Social ao longo dos três dias, que consolidaram a união do futebol ao serviço da comunidade.

Dragões venceram o SL Benfica por 2-1 na grande final

Foi perante um Estádio do Viveiro “Jordan Santos” repleto que o FC Porto levantou o troféu de campeão da terceira edição do Liga Portugal Legends. Os dragões derrotaram, no jogo decisivo, o SL Benfica, por 2-1, e conquistaram

a competição pela primeira vez, sucedendo ao Sporting CP.

Numa partida emocionante, Bruno Moraes abriu o marcador aos quatro minutos e bisou aos oito’. Na segunda metade, André Almeida, aos 26’, ainda reduziu a diferença,

insuficiente para impedir os dragões de conquistaram o troféu.

No encontro de atribuição de terceiro lugar, o SC Braga superou o Estrela Amadora, que chegou às meias-finais vindo da 1.ª fase da competição, por 6-3.

Prémios individuais para

Afonso Figueiredo, Bruno Vale e Luís Mota

Jogadores em destaque na terceira edição do Liga Portugal Legends

Além do título coletivo conquistado pelo FC Porto, ao vencer o SL Benfica por 2-1, a terceira edição do Liga Portugal Legends, que decorreu no Estádio do Viveiro “Jordan Santos”, na Nazaré, consagrou ainda várias individualidades.

Afonso Figueiredo, do Estrela Amadora, foi eleito MVP da competição, sendo que Bruno Vale foi distinguido como Melhor Guarda-Redes. Luís Mota, também do emblema amadorense, levou o prémio de Melhor  Marcador.

Árbitro da final com ‘bodycam’

Final entre FC Porto e SL Benfica trouxe inovação televisiva sem precedentes em Portugal

A final da terceira edição da Liga Portugal Legends, que opôs FC Porto e SL Benfica, assinalou um marco pioneiro no panorama televisivo nacional, com uma nova abordagem na captação de imagens.

Pela primeira vez no país, o árbitro João Caçoila usou uma câmara corporal (‘bodycam’), oferecendo aos adeptos que assistiam à transmissão da Sport TV uma perspetiva única sobre a dinâmica do jogo.

Esta iniciativa integra a estratégia da Liga Portugal em apostar em conteúdos inovadores, valorizando ainda mais as Sociedades Desportivas que participam nas competições profissionais.

A Liga Portugal destaca e agradece a colaboração do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Leiria, bem como a disponibilidade da Sport TV, cuja parceria foi essencial para concretizar esta estreia em solo nacional.

A Fantasy está de volta!

A espera terminou e a Fantasy oficial da Liga Portugal Betclic está de regresso à atualidade do Futebol Profissional, que, por sua vez, ganha uma nova dimensão e emoção, numa iniciativa que marca mais uma etapa na estratégia de inovação e proximidade com os adeptos da competição.

Já com mais de 70 mil utilizadores inscritos na plataforma, a nova edição do jogo mantém o modo

Fantasy

(Faça a sua equipa!)

clássico como base, desafiando os fãs a construírem o seu plantel ideal e a somarem pontos jornada após jornada, com base no desempenho real dos jogadores da Liga Portugal Betclic, sendo que, ao longo do ano serão distribuídos diversos prémios para os utilizadores com a melhor performance.

Mais do que um simples jogo, trata-se de um projeto de gamificação evolutivo, pensado a médio e

Iniciativa marca mais uma etapa na estratégia de inovação e proximidade com os adeptos da Liga Portugal Betclic

longo prazo, com um plano de desenvolvimento para, pelo menos, os próximos três anos. Está ainda a ser estudada a introdução do modo ‘Draft’ a partir da próxima temporada, bem como uma evolução contínua das ligas privadas e públicas, e dos formatos de competição.

Ainda não se inscreveu na Fantasy Liga Portugal Betclic? Então está na hora, porque a próxima jornada está já aí à porta!

Prémios

(Consulte todos os prémios exclusivos!)

Liga TV faz história!

A Liga TV continua a dar passos seguros no seu crescimento!

Desta feita, os jogos em casa do Sporting CP B nesta temporada, a contar para a Liga Portugal 2 Meu Super, serão transmitidos internacionalmente e em direto na televisão do Futebol Profissional, numa parceria estabelecida entre a Liga Portugal e o Sporting CP.

Televisão do Futebol Profissional assegurou a primeira emissão de um jogo oficial das competições da Liga Portugal

A estreia teve lugar no passado dia 17 de agosto, com a receção dos jovens leões à U. Leiria, numa iniciativa que reforça o compromisso da Liga Portugal com a promoção das suas competições no estrangeiro e integra-se na nova estratégia de conteúdos, que aposta na proximidade com os adeptos e

no alargamento da cobertura mediática além-fronteiras.

Com esta aposta, a Liga TV passa a oferecer mais oportunidades para que a diáspora portuguesa acompanhe, em qualquer parte do mundo, os jogos das competições profissionais, mantendo-se ligada às Sociedades Desportivas.

Muito entretenimento garantido!

A programação da Liga TV é, de facto, muito variada e com entretenimento para todos os gostos. Para além das entrevistas e reportagens diárias sobre a atualidade do Futebol Profissional, destaca-se na grelha de transmissão o ‘Sem Filtros’, programa semanal feito em videochamada, com uma visão mais intimista e que aproxima

os protagonistas do público. Tratam-se de conversas exclusivamente com jogadores, num ambiente descontraído, onde cada episódio é uma janela aberta para histórias, opiniões e bastidores, misturando profundidade e leveza.

O Homem do Leme (quinzenalmente), no qual os

treinadores são as estrelas, o ‘Capitães’ (mensalmente) e o ‘Mundo Fantasy’, podcast sobre as principais escolhas da Fantasy Liga Portugal Betclic, são igualmente conteúdos que evidenciam a variedade e a qualidade da programação da Liga TV, que terá mais novidade em breve. Fique atento!

Jogador do Mês

Victor Froholdt (FC Porto)

WTF Jovem do Mês

Victor Froholdt (FC Porto)

ABANCA Guarda-redes do Mês

Lazar Carevic (FC Famalicão)

SABSEG Defesa do Mês

Justin de Haas (FC Famalicão)

Hey Doc Médio do Mês

Victor Froholdt (FC Porto)

Continente Avançado do Mês

Clayton (Rio Ave FC)

Haier Treinador do Mês

Francesco Farioli (FC Porto)

Golo do Mês

William Gomes (FC Porto)

Sporting CP vs. FC Porto (4.ª jornada)

Prémios AGOSTO AGOSTO

Jogador do Mês

Ricardo Valente (Leixões SC)

Jovem do Mês

Gabriel Costa (CD Feirense)

Guarda-redes do Mês

Samu (Marítimo M.)

Defesa do Mês

Dylan (L. Lourosa FC)

Médio do Mês

Mörschel (FC Vizela)

Continente Avançado do Mês

Ricardo Valente (Leixões SC)

Treinador do Mês

João Gião (Sporting CP B)

Golo do Mês

Reinaldo (GD Chaves)

L. Lourosa FC vs. GD Chaves (2.ª jornada)

UM NEGÓCIO DE SUCESSO COM PARCERIAS

DE SUCESSO

Futebol Profissional recebido pelo Governo

A Direção Executiva da Liga Portugal, liderada por Reinaldo Teixeira, foi recebida pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Dra. Margarida Balseiro Lopes, e pelo Secretário de Estado do Desporto, Dr. Pedro Dias. O encontro reforçou a importância de um diálogo construtivo entre o Futebol Profissional e o Poder Político,

Diálogo estratégico marca um novo ciclo, num encontro onde foram abordados sete temas estruturantes para o desenvolvimento do setor

tendo por base sete temas estruturantes: segurança nos estádios, enquadramento fiscal mais justo, seguros obrigatórios, centralização dos direitos audiovisuais, apoio à modernização das infraestruturas, revisão do modelo de repartição das apostas desportivas e o consumo controlado de bebidas de baixo teor alcoólico.

A disponibilidade demonstrada pela tutela para ouvir e analisar estas matérias representa um sinal positivo para o setor, assinalando um novo ciclo de cooperação institucional. Com mais de 660 milhões de euros gerados anualmente para o Produto Interno Bruto e mais de 4.400 postos de trabalho diretos, o Futebol Profissional é uma realidade com impacto económico, social e cultural no país. O seu crescimento exige estabilidade, condições adequadas e um quadro regulatório ajustado aos desafios da atualidade.

Colaboração com o turismo para potenciar a nossa marca

A Liga Portugal reuniu-se com o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, num encontro no qual marcaram presença o Presidente Reinaldo Teixeira e os Diretores Executivos André Mosqueira do Amaral e Susana da Silva Curto. Foram apresentadas propostas concretas de colaboração que potenciem o Futebol Profissional como agente promotor da marca Portugal além-fronteiras,

nomeadamente através da realização de eventos de grande visibilidade, campanhas promocionais e iniciativas conjuntas com Sociedades Desportivas e operadores turísticos nacionais e internacionais.

O Arena Liga Portugal esteve também em cima da mesa, devido às suas condições técnicas e funcionais de excelência, destacando-se no roteiro turístico da cidade do Porto, como espaço

Liga Portugal reuniu-se com Secretário de Estado para debater propostas que impulsionem o Futebol Profissional

multifuncional, direcionado para a organização de eventos institucionais, desportivos e culturais, entre os quais o Museu do Futebol.

A reunião integrou-se num ciclo alargado de contactos institucionais promovidos pela atual Direção Executiva da Liga Portugal, com vista à consolidação de uma estratégia integrada e colaborativa para o desenvolvimento sustentável do Futebol Profissional.

Centralização em marcha

Com uma antecipação de 11 meses, a Liga Portugal entregou a proposta de modelo de comercialização centralizada dos direitos audiovisuais à Autoridade da Concorrência, tendo a entrega do documento sido formalizada pelo presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, acompanhado pelo Diretor Executivo André Mosqueira do Amaral, assim como por representantes do Conselho de Administração da Liga Centralização.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da Liga Centralização, constituído por FC Alverca, FC Porto, SC Braga, Sporting CP, Vitória SC, CD Feirense, Leixões SC

Liga Portugal entregou proposta do modelo de comercialização com 11 meses de antecedência, ficando agora em apreciação pela Autoridade da Concorrência

e Marítimo M., com o conhecimento de todas as Sociedades Desportivas do Futebol Profissional e da Federação Portuguesa de Futebol. Partindo de um importante trabalho iniciado pela anterior Direção, a atual liderança da Liga Portugal procedeu à atualização de pressupostos e introduziu alterações estratégicas relevantes, assentes na realização de reuniões com responsáveis máximos de processos de centralização nas principais Ligas Europeias e noutras com experiência recente em processos de venda, com operadores em atividade no mercado nacional e potenciais broadcasters internacionais, quer em canais lineares quer em plataformas de streaming.

A este trabalho juntaram-se encontros com agências internacionais com experiência consolidada na gestão de grandes ativos audiovisuais, no futebol e noutras modalidades, bem como reuniões com o Governo, o IPDJ, a Autoridade da Concorrência e as principais forças de autoridade, incluindo os comandos nacionais da PSP, GNR, Polícia Judiciária, SIS e Proteção Civil.

Com este trabalho, que fica agora em apreciação pela Autoridade da Concorrência, a Liga Portugal identificou uma abordagem que visa a maximização do valor económico destes ativos e a proteção do interesse coletivo do setor, num processo público aberto, transparente e competitivo.

”O talento português é apetecível para todos”

O Presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, esteve presente, no passado dia 1 de setembro, no CNN Portugal Summit, onde abordou a questão ‘Centralização dos direitos de transmissão: um desígnio nacional?’, perante a atenção na plateia da Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Dra. Margarida Balseiro Lopes, e do Secretário de Estado do Desporto, Dr. Pedro Dias.

“Estou convencidíssimo que o processo entrará em vigor na época 2028-29. Chegámos há 138 dias, reunimos dezenas de vezes com as Sociedades Desportivas e com os vários interlocutores deste processo, e acredito que o futebol

vai dar o exemplo de que será capaz de construir o caminho”, salientou Reinaldo Teixeira, desvendando alguns dos passos necessários: “Os vários agentes têm de pensar como podem contribuir para valorizar o produto: mais tempo útil, menos faltas, ou seja, melhor qualidade de jogo. É preciso infraestruturas, ajustar os horários dos jogos para ter mais adeptos nos estádios. A nossa preocupação é valorizar o produto, promovê-lo e vendê-lo da melhor forma para melhor o distribuir.”

Assumindo a missão da atual Direção Executiva, e sempre destacando o trabalho conjunto com todas as Sociedades

Desportivas, o Presidente da Liga Portugal salientou também que “o talento português espalhado pelo mundo é apetecível por todos” e estão a ser dados passos consistentes no processo, nomeadamente ao nível de conteúdos, mas também em defesa do produto, com destaque para o combate à pirataria.

“Temos um compromisso com o Governo, com as Forças de Segurança e demais entidades. Em conjunto, estamos determinados em resolver todas essas questões”, disse, convicto de que o processo determinado pelo Decreto-Lei n.º 22-B/2021 “vai dar mais retorno às Sociedades Desportivas”.

Reinaldo Teixeira marcou presença no CNN Portugal Summit

Estratégia de internacionalização na Arábia Saudita

André Mosqueira do Amaral, Diretor Executivo da Liga Portugal, esteve presente na New Global Sport Conference, que se realizou em Riade (Arábia Saudita), entre os dias 23 e 25 de agosto, evento no qual foi reforçado o compromisso com a estratégia de internacionalização e de afirmação no panorama desportivo mundial. Destaque para os encontros institucionais com Omar Mugharbel, CEO da Saudi Pro League (SPL), e Peter Hutton, Chairman da Saudi Pro League Media House. Estas reuniões representaram uma oportunidade privilegiada para partilhar experiências, alinhar perspetivas estratégicas e identificar novas possibilidades de cooperação, num mercado em franca expansão e com grande potencial de crescimento.

A participação de André Mosqueira do Amaral na New Global Sport Conference sublinha mais um passo decisivo na consolidação do posicionamento global do Futebol Profissional português, reforçando a presença da Liga Portugal nos principais fóruns internacionais e fortalecendo pontes para futuras colaborações que beneficiarão o ecossistema do Futebol nacional.

André Mosqueira do Amaral, Diretor Executivo da Liga Portugal, esteve na New Global Sport Conference

Nova Direção tomou posse para 2025-26

O Arena Liga Portugal foi palco da tomada de posse da Direção para a época 2025-26, numa cerimónia conduzida pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Comendador António Saraiva.

A nova composição integra representantes de FC Alverca, FC Porto, SL Benfica, Sporting CP e Vitória SC, no âmbito da Liga Portugal Betclic, bem como de CD Feirense, Leixões SC e Marítimo M., da Liga Portugal 2 Meu Super. Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, completa o elenco, juntamente com o representante da Federação Portuguesa de Futebol, Rui Pereira Caeiro. Em conjunto com os diretores executivos André Mosqueira do Amaral, Susana da Silva Curto, Paulo Costa e Paulo de Mariz Rozeira, a Liga Portugal prepara-se,

Cinco representantes de emblemas da Liga Portugal Betclic e três da Liga Portugal 2 Meu Super integram nova composição

assim, para enfrentar os desafios do novo mandato, com especial destaque para a Centralização dos Direitos Audiovisuais, eixo central da transformação estrutural em curso no Futebol Profissional. Foi igualmente escolhida a

nova composição do Conselho de Administração da Fundação do Futebol, tendo sido também realizada a primeira reunião de Direção, durante a qual foram abordadas as prioridades estratégicas para a nova época.

Arena Liga Portugal acolheu a 30ª Ação de Formação

Reinaldo Teixeira, Presidente do organismo que rege o Futebol Profissional, abriu a primeira sessão da época 2025-26, num fim de semana com agenda muito preenchida

O Arena Liga Portugal recebeu a 30.ª Ação de Formação de Delegados, a primeira da época 2025-26. Uma sessão particularmente especial para Reinaldo Teixeira, que em abril passado foi eleito Presidente da Liga Portugal, depois de ter estado ligado aos Delegados ao longo de praticamente 30 anos.

“Os princípios são os mesmos, os valores são os mesmos, o rigor é o mesmo. Continuarei a ser a mesma pessoa de sempre - agora com outro cargo -, com o compromisso de continuar a servir todo o universo desportivo que aqui representamos”, destacou Reinaldo Teixeira, dirigindo-se de forma próxima e emotiva ao quadro completo de Delegados, incluindo os 10 novos estagiários que se juntam à estrutura nesta nova época.

“Quem representa a Liga Portugal está permanentemente sob escrutínio. E é exatamente esse desafio constante que nos estimula a crescer, a melhorar e a superar expectativas. A aposta na formação como melhoria na qualidade, mas também a imparcialidade do vosso desempenho, são pilares essenciais para a credibilização do Futebol Profissional”, acrescentou.

Ângelo Santos foi apresentado como novo Coordenador Pedagógico da Liga Portugal, assim como João Moreira foi oficialmente ratificado como novo Coordenador dos Delegados, sendo acompanhado por António Ferreira, Helena Relvas e Rui Manhoso na equipa de avaliadores.

O primeiro dia desta 1.ª Ação de Formação incluiu ainda uma apresentação da estratégia institucional da Liga Portugal, a cargo de Susana da Silva Curto, bem como uma intervenção de Paulo Miguel, membro da Comissão

de Transparência da Liga, sobre Segurança da Informação e Sistemas de Anticorrupção. A sessão foi complementada por várias dinâmicas de grupo e uma animada competição entre equipas no Liga Portugal LAB, encerrando-se este primeiro dia de trabalhos com o Jantar Oficial.

De realçar também temas como a introdução nos regulamentos da substituição por concussão e a intenção de rigor com o cumprimento dos horários de início e reinício dos jogos, assim como a aposta na qualidade de jogo.

Debate entre Árbitros e Delegados

A 30.ª Ação de Formação de Delegados da Liga Portugal ficou igualmente marcada por um momento inédito de diálogo e partilha no Arena Liga Portugal, que contou com as presenças dos árbitros David Silva e José Bessa.

A Liga Portugal endereça um agradecimento de elevada consideração pela disponibilidade do Conselho de Arbitragem para a promoção desta iniciativa, que reflete, igualmente, o espírito de cooperação institucional com a Federação Portuguesa de Futebol. Uma nova era para o

Alinhamento

com a ANDF

Futebol Profissional constrói-se com relações de proximidade, partilha de conhecimento e responsabilidade conjunta na valorização das competições. Integrados numa mesa redonda com os delegados Alberto Moreira e Augusto Carvalho, sob a moderação de Pedro Santos, Diretor de Competições da Liga Portugal, os intervenientes protagonizaram uma reflexão aberta, esclarecedora e profundamente enriquecedora sobre o papel que desempenham no contexto competitivo do Futebol Profissional.

Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, reuniu-se, no Arena Liga Portugal, com a Associação Nacional de Delegados de Futebol (ANDF), representada por Paulo Renato e Manuel Castelo, respetivamente Presidente e Vice-Presidente da ANDF.

A reunião serviu para reforçar o alinhamento entre as duas entidades numa fase em que se inicia um novo ciclo no Futebol Profissional, tendo sido abordados temas ligados à valorização destes agentes, assim como à operacionalização da sua atuação, num contexto de crescente exigência e profissionalismo.

A Liga Portugal e a ANDF reafirmaram, ainda, a importância da colaboração institucional e do diálogo permanente, com o objetivo de garantir as melhores condições para o desenvolvimento das competições e para a consolidação de um futebol mais transparente, organizado e credível.

Bolsa de voluntários para envolver os jovens

Iniciativa inédita destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos residentes em Portugal Continental

A Liga Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) juntaram-se para criar uma bolsa de voluntários, no âmbito do Programa Agora Nós, com o objetivo de envolver os jovens no contexto do Futebol Profissional, nomeadamente nas operações em dia de jogo que impactam o adepto. Esta iniciativa destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, residentes em Portugal Continental, que poderão candidatar-se para auxiliar em diversas áreas, tais como: marketing, bilhética, controlo de acessos, logística, fan zone, entre outras.

As inscrições tiveram início no passado dia 6 de agosto, em exclusivo, através da Plataforma dos

Inscreve-te aqui!

Programas da Juventude do IPDJ, sendo que a análise, seleção e formação prévia será desenvolvida em parceria entre a Liga Portugal e o IPDJ. Após este processo, os voluntários continuarão a sua formação e colaboração junto dos clubes que aderirem.

A Liga Portugal e o IPDJ celebram, assim, uma parceria estratégica, abrangente e inovadora no desporto português e que dotará os clubes de um suporte fundamental em dia de jogo. Por outro lado, proporcionará aos voluntários um conhecimento único e enriquecedor do fenómeno desportivo e cultural nesta indústria que tanto amamos, o Futebol.

Reforços de luxo para a nova época

Parcerias estratégicas com Zome, Hyundai, Haier e WTF aproximam o Futebol Profissional dos adeptos e das famílias portuguesas

Dando sequência a uma estratégia de reforço de posicionamento no mercado, a Liga Portugal tem efetuado parcerias oficiais com diversas marcas de renome, que partilham os valores de inovação, profissionalismo e proximidade.

A Zome, que se destaca de forma transversal em todas as competições do Futebol Profissional, é uma plataforma de excelência, fundada em 2019, cuja missão passa por proporcionar a melhor experiência imobiliária, através de profissionais com mais de duas décadas de experiência no setor.

No que concerne à Hyundai, tornou-se Parceira Oficial de Mobilidade da Liga Portugal. Através desta colaboração, a marca sul-coreana, enquanto entidade inovadora e próxima das grandes paixões dos adeptos, reflete a aposta em soluções de mobilidade inteligente e eficiente, alinhando-se com os valores e a dinâmica do desporto-rei e reforça o compromisso conjunto com práticas mais sustentáveis.

A Haier, reconhecida mundialmente como marca líder no setor dos eletrodomésticos e da inovação tecnológica, juntou-se igualmente à Liga

Portugal, num paralelismo com a excelência, a evolução e as experiências emocionantes que os adeptos querem ver em campo, são, aos mesmo tempo, proporcionadas por esta marca, em casa, todos os dias.

Já a parceria oficial com a WTF, marca de telecomunicações e atenta às necessidades e paixões dos jovens, irá proporcionar aos adeptos apaixonados por Futebol muitas surpresas no desenrolar da temporada, com ofertas exclusivas e experiências únicas. Este acordo permite, assim, o aumento da exposição da Liga Portugal junto desta audiência específica.

Liga Portugal juntou Associações Distritais e Regionais e Federação Portuguesa de Futebol, num encontro de elevado simbolismo institucional

Pelo desenvolvimento do Futebol Português

A Liga Portugal recebeu, no Arena Liga Portugal, os Presidentes em exercício e antigos Presidentes das Associações Distritais e Regionais de Futebol, assim como o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, numa iniciativa de elevado simbolismo institucional.

Este momento, que assinala o arranque de um novo ciclo estratégico para a Liga Portugal, permitiu, não só homenagear todos aqueles que, ao longo das últimas décadas, contribuíram para

a consolidação e crescimento da modalidade desde a sua base, como também partilhar as prioridades que marcarão a agenda da instituição.

Num momento de particular relevância para o futuro do Futebol Profissional, este encontro reafirmou a importância das Associações Distritais e Regionais e da Federação Portuguesa de Futebol como pilares essenciais do ecossistema, não apenas pelo seu papel na formação e no futebol de base, mas também pela ligação próxima

ao território e à comunidade. Foi ainda vincada, e unanimemente aceite, a importância que o Futebol Profissional tem no desenvolvimento do Futebol Não Profissional.

De forma clara e determinada, Reinaldo Teixeira e Pedro Proença salientaram a total predisposição para agirem em articulação no reforço do compromisso com o desenvolvimento do Futebol português, num espírito de cooperação institucional e de partilha de responsabilidades.

Ativações para todos os gostos, numa presença que aproximou o Futebol Profissional dos mais novos

No âmbito da política de proximidade com novos públicos, a Liga Portugal marcou presença na 18.ª edição do Festival Panda, que decorreu no fim de semana de 26 e 27 de julho, no Estádio Municipal Dr. José Vieira de Carvalho, na cidade da Maia.

Sob o mote ‘Todos Temos Superpoderes’, este evento foi especialmente pensado para as famílias e para o público infantil, proporcionando momentos de diversão, aprendizagem e partilha, nos quais os mais novos foram os principais protagonistas.

A presença da Liga Portugal inclui várias ativações, que convidam os visitantes a explorar o universo do Futebol Profissional, com destaque para o Arena Liga Portugal e as dinâmicas do Liga Portugal LAB, onde os mais novos puderam experimentar atividades como o ‘Soccer Cage’ ou o ‘Multiball’, entre outras surpresas.

Esta foi mais uma ação que integra a estratégia alargada da Liga Portugal de presença nos principais palcos de entretenimento nacional, valorizando as Sociedades Desportivas e destacando que o Futebol se sente e celebra… em qualquer lugar.

Festival Panda Diversão com as famílias!

Liga Portugal esteve no Festival da Comida Continente, onde celebrou mais um momento de proximidade com as famílias e as comunidades no Parque da Cidade do Porto

A Liga Portugal marcou presença na 7.ª edição do Festival da Comida Continente, que decorreu no fim de semana de 12 e 13 de julho, no Parque da Cidade do Porto, reforçando a aposta num Futebol cada vez mais próximo da comunidade e dos adeptos, que permite criar uma ligação emocional mais estreita com o público, potenciando o Futebol como um espaço de celebração, partilha e identidade coletiva. Num evento pensado para as famílias e onde os sabores, a música e o convívio se juntam num ambiente festivo, a presença da Liga Portugal integrou-se no âmbito da vasta parceria com o Continente, que a cada época, entre muitas outras iniciativas, oferece 50% de desconto em Cartão na compra de bilhetes para jogos das competições profissionais.

Também a Fundação do Futebol e a Liga Portugal Business School estiveram representadas nesta iniciativa, sublinhando o papel social, educativo e formativo que o Futebol pode desempenhar junto das comunidades, com os visitantes a terem ainda oportunidade de conhecer as valências do Liga Portugal LAB.

Foram dois dias de festa, num ambiente descontraído e familiar, onde ficou uma vez mais provado que o Futebol se vive, sente e partilha… também fora das quatro linhas.

comida

Futebol com Gosto continente

“É a Liga Portuguesa, com certeza!”

Porque o Futebol não se joga apenas dentro das quatro linhas, a Liga Portugal marcou presença na edição deste ano do NOS Alive, que se realizou entre os dias 10, 11 e 12 de julho, no Passeio Marítimo de Algés.

No coração de um dos maiores festivais do país, o Futebol Profissional levou a paixão do jogo a novos públicos e ambientes,

Futebol Profissional abrilhantou a edição de 2025 do NOS Alive, com muitos desafios, prémios e experiências únicas

juntando-se, assim, à música, à energia e às emoções que fazem vibrar milhares de pessoas. Sob o mote “É a Liga Portuguesa, com certeza!”, contámos com uma ativação que celebra a nossa identidade e o que de melhor se faz em Portugal. Entre desafios, prémios e experiências únicas, os visitantes também puderam ver de perto símbolos marcantes do nosso

Futebol Profissional, com destaque para a nova bola Puma Orbita da temporada 2025-26. Esta presença faz parte de uma estratégia que cruza o espetáculo desportivo com os grandes palcos do entretenimento nacional, numa política de constante proximidade à comunidade e ao adepto, mostrando que o Futebol se sente, partilha e celebra… em qualquer lugar.

”Empenho permanente em elevados padrões éticos”

A Liga Portugal e a Fundação do Futebol renovaram as certificações dos seus Sistemas de Gestão da Qualidade e de Segurança da Informação, assegurando o cumprimento dos requisitos normativos no novo edifício-sede, o Arena Liga Portugal, situado no Porto.

Estas renovações reafirmam a posição como referências nas boas práticas organizacionais, tanto ao nível interno como nos serviços prestados aos seus associados, parceiros e demais partes interessadas.

Paralelamente, a Liga Portugal

Além de renovar a norma internacional ISO 37001, organismo que rege o Futebol Profissional mantém certificados NP EN ISO 9001 e EN ISO/IEC 27001

viu igualmente renovada a certificação do seu Sistema de Gestão Anticorrupção, de acordo com a norma internacional ISO 37001, após auditoria de acompanhamento conduzida pela Quality Austria, em parceria com a APCER – Associação Portuguesa de Certificação.

Obtida pela primeira vez em 2021, esta certificação constitui um marco no compromisso

da Liga Portugal com os mais elevados padrões de integridade, reforçando o combate à corrupção e a promoção de uma cultura de transparência no Futebol Profissional.

“Esta renovação comprova o nosso empenho permanente em assegurar elevados padrões éticos em todas as vertentes”, afirmou Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, sublinhando: “É o reconhecimento de um trabalho de rigor, com base na transparência e no profissionalismo, princípios que guiam o nosso percurso e dos quais não abdicamos.”

Instalação de 101 painéis solares fotovoltaicos marca o início da parceria estratégica com a Greenvolt

A Liga Portugal deu mais um passo no seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental com a inauguração de uma Comunidade de Energia na sede do organismo, no Porto. Esta iniciativa assinala o arranque da parceria estratégica com a Greenvolt, empresa de referência no setor das energias renováveis e líder em soluções de autoconsumo coletivo.

Comunidade de Energia inaugurada no Arena Liga Portugal

“A instalação de 101 painéis solares fotovoltaicos representa uma aposta clara na eficiência energética e na redução da pegada ecológica. Este projeto traduz-se também numa oportunidade de partilha e envolvimento comunitário, promovendo um modelo de autoconsumo coletivo com impacto ambiental e social positivo.”, sublinhou Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal.

João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, referiu que “o desporto, e o Futebol em particular, reúne excelentes condições para a implementação deste tipo de projetos e esta parceria com a Liga Portugal é um contributo para aproximar ainda mais este setor da sustentabilidade e da utilização de recursos limpos e renováveis”.

O Arena Liga Portugal fica, assim, dotado de um sistema de produção de energia limpa, eficiente e sustentável, com uma produção anual estimada de cerca de 77 411 kWh, o que permitirá evitar a emissão de cerca de 36 toneladas de CO₂ por ano.

Importa destacar que este projeto permite às Sociedades Desportivas o acesso a soluções desta natureza em idênticas condições, sem necessidade de investimento e com significativa poupança nos custos de energia.

3.º Open Day das Competições

Arena Liga Portugal recebeu evento que lançou as bases para a nova temporada

O Arena Liga Portugal foi palco do 3.º Open Day das Competições, evento que contou com a presença de 25 Sociedades Desportivas e com mais de 100 participantes em regime presencial e por videoconferência, numa iniciativa que lançou as bases para a nova temporada.

O pontapé de saída foi dado por Paulo de Mariz Rozeira, Diretor Executivo da Liga Portugal, que abriu a sessão de trabalhos, seguido de um resumo das competições profissionais da época transata e respetivos pontos de melhoria para 2025-26.

O Portal de Clubes e a Plataforma Transfer, sob o comando do departamento de Tecnologia, o Registo de Contratos, a cargo do Jurídico, e a nova oferta formativa da Liga Portugal Business School entraram igualmente em campo, numa manhã que culminou com a apresentação da estratégia de conteúdos do departamento de Comunicação e das iniciativas desenvolvidas pelo Marketing, assim como os novos projetos para as áreas da Experiência do Adepto e da Bilhética.

Por fim, e antes do apito final deste 3.º Open Day, estiveram em destaque as alterações e atualizações ao Regulamento das Competições organizadas pela Liga Portugal, tal como os modelos regulamentares em vigor, por forma a identificar as linhas orientadoras para a temporada 2025-26.

Aposta em psicologia e performance

A Liga Portugal Business School, em parceria com o Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP), reforça a sua aposta na inovação e na formação especializada, colocando a psicologia e a performance ao serviço das Sociedades Desportivas e do crescimento sustentado do Futebol Profissional.

Num contexto em que o fator psicológico assume uma relevância determinante, tanto na consistência de resultados como na gestão do bem-estar de atletas e treinadores, surgem dois programas pioneiros: Mentoria e Gestão de Carreira em Psicologia da Performance e Mentoria em Psicologia da Performance para Treinadores. O primeiro destina-se a

psicólogos já inseridos no meio desportivo, oferecendo ferramentas para consolidar a sua prática e fortalecer o seu impacto. Para além de estratégias de intervenção em ambientes de elevada exigência, o curso aborda também gestão de carreira, empreendedorismo e

Fundadora e coordenadora científica do GAPP, Ana Bispo Ramires destaca que “as competências que suportam a exibição de performances de alto nível em contextos de excelência são perfeitamente transversais”. “O grande desafio será sempre voltarmos a nós próprios e sermos capazes de identificar que recursos possuímos para o sucesso e que recursos precisamos ir buscar, face ao contexto extraordinariamente dinâmico em que estamos envolvidos”, sublinha.

construção de projetos, preparando os psicólogos para se assumirem como modelos de alto rendimento. Já o segundo programa centrase no papel dos treinadores, reconhecendo que o rendimento coletivo depende igualmente da sua liderança, autogestão e equilíbrio emocional. A formação fornece métodos práticos para otimizar decisões, gerir energia em momentos decisivos, promover resiliência e criar ambientes de excelência.

Ambos os cursos partilham um propósito comum: unir ciência, prática aplicada e mentalidade de excelência em prol do desporto moderno, capacitando para responder aos desafios atuais e futuros.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.