9cm x9cm 24cm
16,7cm x 24cm
18mm
Y
CM
MY
CY
CMY
Maria José Morgado Procuradora-Geral Adjunta in Prefácio
K
Um guião no final do livro ajuda a responder a esta e outras perguntas.
BARRA DA COSTA
(Barra da Costa)
ISBN 978-989-693-029-5
www.pactor.pt
9 789896 930295
www.pactor.pt
M
Cinco mulheres, prostitutas, vítimas de homicídio, encontradas nas margens Norte e Sul do Tejo, exigiram uma análise qualitativa, caso a caso, e de correspondências múltiplas, para comparação dos casos. Cruzados os contributos da Psicologia com a reconstituição dos factos, e de acordo com o perfil criado, classificámos o autor dos crimes. Indigente, olhar vazio, traços de nobreza que o tempo se encarregou de esbater, esquecido da Humanidade, da sua humanidade, que penalmente já não vale a pena recuperar. Ainda assim, oferecemos-lhe água por um copo limpo e comparámos as impressões digitais com aquelas encontradas na última cena de crime. As mesmas que seguraram os órgãos estripados, troféus balançando ao vento na corda esticada entre os pilares do viaduto que une a cidade de onde veio, após a desordem que a morte do pai lhe causou, ao campo onde ficou, na tentativa de repor uma ordem na sua vida, através da morte de outras. Porquê, José?
Do Estripador de Lisboa ao Profiler
C
A actualidade, brilho e importância desta magnífica obra […] despertará o interesse de magistrados, polícias e todos os que estão empenhados na investigação criminal e se confrontam com a necessidade de pesquisar sobre estes casos, aliás, empolgantes.
Perfis Psicocriminais
Quando se completam 20 anos sobre o «caso estripador de Lisboa», a Psicologia pode contribuir para aumentar a eficácia e a eficiência da investigação criminal, em termos preditivos do crime e da elaboração do perfil psicocriminal, designadamente, no estudo de homicídios múltiplos, atentas as metodologias do criminal profiling.
16,7cm x 24cm
9cm x 24cm
JOSÉ MARTINS BARRA DA COSTA
Do Estripador de Lisboa ao Profiler Prefácio de
Maria José Morgado
Antigo Inspector-chefe da Polícia Judiciária. Doutor em Psicologia (Universidade de Aveiro), mestre em Relações Interculturais (Universidade Aberta), pós-graduado em Ciências Criminais (Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz) e em Estudos Psicocriminais (Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa), e licenciado em Antropologia (ISCTE), antes de Bolonha. Formador na Escola Prática da GNR, SINAPOL/PSP e CRIAP. Professor Auxiliar no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (licenciatura em Psicologia Criminal e mestrado em Psicologia Forense) e na Universidade Lusíada, Porto (licenciatura em Criminologia e mestrado em Direito). Profiler Criminal. Cronista em jornais e analista criminal em programas televisivos.