Amigos pelo Mundo 1 - Livro do Professor

Page 1

Ana TavareS Ficheiros áudio www.l idel. pt /p t/down loa d-con te udo s/ Carla Sofia Amado Catarina de Sousa Fatima Silva Isabel Pereira da costa Raquel Rosa
Livro do Professo r
A1
| 1 © Lidel –Edições Técnicas, Lda.
pelo mundo 1 LIVRO DO PROFESSOR NÍVEL A1
amigos
© Lidel –Edições Técnicas, Lda. 3 ‑indice Introdução 5 UNIDADE 0 A lusofonia 7 UNIDADE 1 Os meus amigos 11 UNIDADE 2 A minha escola 29 UNIDADE 3 A minha família 46 UNIDADE 4 As minhas rotinas 67 UNIDADE 5 A minha cidade ........................................................................................................................ 85 UNIDADE 6 Os meus tempos livres ......................................................................................................... 108 UNIDADE 7 As minhas festas .................................................................................................................... 123 UNIDADE 8 Os meus planos 140 UNIDADE 9 As minhas férias 154 UNIDADE Festas e Celebrações 175 Modelo de preparação de exame de certificação de aprendizagens do Camões, I.P. 183 Créditos fotográficos 194 Lista de faixas áudio 195

INTRODUÇÃO

Caros colegas,

O presente Livro do Professor, integrado na coleção Amigos pelo Mundo, do nível A1, pretende servir de orientação metodológico-didática para a aplicação de práticas pedagógicas do método em sala de aula, alargando o espectro quer do Livro do Aluno, quer do Caderno de Exercícios.

Dirigido a alunos de Português Língua Estrangeira, Língua Não Materna, Língua Segunda e Língua de Herança, este novo método tem como pilares a interculturalidade e a lusofonia. No caso do nível A1, que corresponde ao primeiro volume do método, os alunos terão entre 10 a 11 anos – sendo, no entanto, adaptável tanto a idades pré-adolescentes como adolescentes. De acordo com as recomendações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e do Referencial Camões PLE, propusemos uma abordagem comunicativa por tarefas, num ambiente verdadeiramente intercultural, em que se privilegia a interação.

ESTRUTURA DO LIVRO DO ALUNO E DO CADERNO DE EXERCÍCIOS

O método que vos apresentamos oferece momentos reservados ao desenvolvimento das várias competências a adquirir ao longo da aprendizagem. Para a prática da expressão oral em contexto autêntico, desenvolvemos, ao longo de cada unidade – e além dos exercícios que exploram os conteúdos lexicais e gramaticais promovendo, simultaneamente, a sua sedimentação através da interação oral – atividades adicionais, cujas orientações irão encontrar junto dos ícones Agora é a tua vez!. Para complementar a compreensão oral, foram desenvolvidos mais de 50 exercícios com faixas de áudio, de tipologia variada – diálogos, textos informativos, textos descritivos, exercícios de aprendizagem de sons e pronúncia, entre outros. Para aquisição de regras gramaticais, professor e alunos encontrarão distribuídas pelas unidades caixas para consolidação de regras: os quadros Atenção!. Para consulta, apoio e sistematização, o fim de cada unidade faculta aos alunos um levantamento dos principais conteúdos gramaticais e lexicais. Orientados sobretudo para a aquisição de conhecimentos e competências interculturais, o Livro do Aluno apresenta também quadros Sabias que?, com inúmeras curiosidades socioculturais, geográficas, históricas e linguísticas, espalhados pelas unidades e também no fim de cada unidade, numa secção exclusiva, mais extensa e detalhada. Não só se pretende promover o alargamento da competência intercultural dos alunos, como também suscitar a curiosidade de conhecer outras culturas. Há, ainda, em cada unidade, a possibilidade de enfocar nas particularidades da fonética, da ortografia e da acentuação, nas secções Regras e sons.

Para desenvolvimento de pesquisa e trabalho colaborativo, fomentando acima de tudo o desenvolvimento da competência comunicativa, todas as unidades apresentam uma atividade mais extensa, indicada com o ícone Projeto.

Por fim, numa secção no final do manual, são apresentadas festas e celebrações de Portugal, com exercícios e atividades didáticas e recreativas.

Além das mais de 500 atividades e exercícios que o Livro do Aluno contém, encontrar-se-á um reforço na consolidação das variadas matérias, conteúdos e competências a desenvolver através da realização dos exercícios do Caderno de Exercícios. Essa consolidação poderá ser realizada pelo aluno através de trabalho autónomo, em casa ou em sala de aula

| 5 © Lidel –Edições Técnicas, Lda.

– como complemento do Livro do Aluno e conforme o professor considere melhor. No final do Caderno de Exercícios, disponibilizámos as soluções a pensar nos alunos que terão de corrigir os exercícios de forma autónoma, mas existe sempre a possibilidade de os colegas, se assim o entenderem, pedirem aos seus alunos para as retirarem.

ESTRUTURA DO LIVRO DO PROFESSOR

O Livro do Professor segue a estrutura do Livro do Aluno e do Caderno de Exercícios: começa com uma unidade introdutória, seguida de nove unidades. No início de cada unidade deste livro, é apresentada uma breve introdução ao conteúdo da unidade e um quadro com o guião dessa unidade (com base no índice do Livro do Aluno). Depois, surge uma tabela com três colunas: propostas didáticas, recursos e soluções. Na primeira coluna são sugeridas propostas didáticas – para cada um dos exercícios no Livro do Aluno –, propondo estratégias de exploração dos textos, atividades e exercícios, com a possibilidade de fazer uma abordagem diferenciada em função do nível dos alunos, tendo em conta a realidade heterogénea de muitas das nossas salas de aula. Também são propostas atividades adicionais ou extensões das atividades de base do Livro do Aluno. Por uma questão de organização, optou-se por explicitar as competências em destaque nas diferentes estratégias: leitura, compreensão escrita, expressão/produção escrita, conteúdos gramaticais, compreensão oral, expressão/produção oral, interação oral, consciência intercultural e pronúncia. Na segunda coluna, indicam-se os recursos e os materiais principais necessários para realizar as atividades. É na terceira coluna que estão incluídas as soluções dos exercícios do Livro do Aluno. São ainda disponibilizadas neste livro as transcrições dos recursos áudio que não estão transcritas integralmente no Livro do Aluno (faixas disponíveis em: www. lidel.pt/pt/download-conteudos/), sendo que estas poderão ser um bom auxílio nas aulas. No final de cada unidade do Livro do Professor, apresentam-se testes para verificar a assimilação por parte do aluno dos conteúdos da unidade em questão – testes de vocabulário, testes de gramática e testes de expressão escrita –, seguidos de um momento de autoavaliação. Estes elementos foram concebidos de modo a ajudar tanto os nossos colegas como os aprendentes, no sentido de fazer essa verificação da aquisição das aprendizagens trabalhadas e daquelas que poderão carecer de reforço. O uso destas propostas é facultativo, cabendo ao professor a decisão final de as aplicar. Estes exercícios podem ainda servir de modelo para a elaboração de fichas semelhantes com o intuito de avaliar o progresso das aprendizagens. Além destes testes, elaborámos um modelo de preparação de exame de certificação das aprendizagens do Camões, I.P., que segue fielmente a estrutura da Matriz da Prova de Nível A1 (Prova B): Parte I – Compreensão do Oral; Parte II – Leitura e Escrita e Parte III – Expressão Oral, com inclusão de faixas de áudio para treino da compreensão oral (disponíveis em: www.lidel.pt/pt/download-conteudos/). Tanto os testes de conhecimentos das diferentes unidades, como o modelo de exame de certificação das aprendizagens estão também disponíveis em suporte digital em www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.

Este projeto, criado em equipa, beneficiou das nossas variadas experiências de ensino e contou igualmente com a opinião de alguns colegas a quem gostaríamos de deixar o nosso sincero agradecimento pela disponibilidade com que nos ouviram e leram, partilhando diferentes pontos de vista que enriqueceram o projeto: Amadeu Nazaré, Andreia Augustin, Catarina Grimm e Mafalda Gonçalves.

Resta-nos desejar um bom trabalho com os alunos que convosco iniciam o estudo da Língua Portuguesa. Esperamos que este método ajude a dinamizar da melhor forma as vossas aulas e o ensino da língua, tendo sido esse o intuito que nos guiou na elaboração deste método.

Bom trabalho!

6 | Livro do Professor

Propostas Didáticas Recursos Livro do Aluno – Soluções

B.

• Os alunos realizam o exercício B e perguntam ao colega do lado como se chamam os amigos que vivem do 6.° ao 10.° andares.

• Como atividade adicional de expressão escrita, pergunte aos alunos se gostavam de morar no décimo primeiro andar ou no vigésimo andar. Escreva no quadro 11.° (décimo primeiro) e 20.° (vigésimo).

B.

Sugestões:

Quem mora no sexto andar? No sexto andar, mora o Duarte. / Quem mora no sétimo andar? No sétimo andar, mora o Pedro./ Quem mora no oitavo andar? No oitavo andar, mora o João. / Quem mora no nono andar? No nono andar, mora a Raquel. / Quem mora no décimo andar? No décimo andar, mora a Carlota.

Página 145

Compreensão/Interação oral

• Desafie os alunos a visitarem a casa que está no Livro do Aluno na página 145 e pode perguntar: Acham esta casa grande ou pequena? O que tem de ter uma casa? Ilustração disponível em: www.lidel.pt/pt/download-conteudos/.

• Pode levar imagens com algumas das divisões da casa e afixar no quadro.

Internet Imagens

Caderno de Exercícios: exercício 12, página 53

Página 145

Os alunos perguntam aos colegas como se diz em português os espaços da casa com os números 7, 8, 9, 10, 11, 17, 18 e 19.

Exemplo de pergunta: Como se diz em português o espaço identificado com o número 7?

7. o quarto; 8. a casa de banho; 9. a sala; 10. a cozinha; 11. o escritório; 17. o sótão; 18. a cave; 19. a garagem

Os alunos dizem ao colega do lado se gostam ou não da casa e porquê.

Resposta livre.

Unidade 5 | 99 © Lidel –Edições Técnicas, Lda.
3. A. B. 3. A. B.

Página 146

Consciência intercultural

Sabias que?

4.

• Leia, em voz alta, a informação contida no tópico Sabias que? e inicie com os alunos um diálogo sobre o tema, promovendo a aquisição de conhecimentos socioculturais.

• Neste tópico, pode perguntar aos alunos se imaginam porque é que os alemães não usam cortinas, e pode acrescentar que também não usam persianas; pode perguntar também se gostavam de ter ou não cortinas/persianas nas casas onde moram. Pergunte ainda se conhecem mais algum país onde também não se usam cortinas nas casas nem persianas. A.

• Os alunos observam a imagem e respondem à pergunta A.

Audição/Compreensão oral

5. 37

Os alunos ouvem a faixa áudio 37 sobre o quarto da Beatriz e vão aprendendo o vocabulário, relacionando a imagem com a palavra que ouvem.

A.

Os alunos respondem à pergunta.

Página 147

Compreensão/Interação oral e conteúdos gramaticais

6.

• Pegue num telemóvel ou num outro objeto e vá colocando-o em determinados locais da sala de aula e perguntando: Onde está o meu telemóvel [ou outro objeto]?

• Diga aos alunos que a Beatriz perde constantemente o seu telemóvel e peça-lhes para descobrirem onde ela o deixa.

Link onde se pode obter alguma informação: https://www. idealista.pt/ news/imobiliario/habitacao/2021/06/29/ 47932-por-quee-que-temospersianase-em-outrospaises-nao-ha

4. A. Sala.

Faixa áudio 37 Suporte de áudio

Caderno de Exercícios: exercício 13, página 53

5. A. Resposta livre.

100 | Livro do Professor
Propostas Didáticas Recursos Livro do Aluno – Soluções

Propostas Didáticas Recursos Livro do Aluno – Soluções

A.

• Os alunos observam as imagens e dizem ao colega onde está o telemóvel da Beatriz.

Página 147

6. A.

1. O telemóvel está em cima do computador.; 2. O telemóvel está dentro do bolso das calças.;

3. O telemóvel está debaixo do sofá.; 4. O telemóvel está ao lado do caderno.; 5. O telemóvel está à frente do computador.;

Compreensão escrita e conteúdos lexicais

7.

• Os alunos descobrem o intruso no vocabulário dado (podem colocar a cor diferente, sublinhar ou rodear).

• Depois, escrevem o espaço da casa onde se pode encontrar o mobiliário referido.

Página 148

Consciência intercultural

Sabias que?

Peça a um aluno que leia, em voz alta, a informação contida no tópico Sabias que? e desenvolva com os alunos um diálogo que promova a aquisição de conhecimentos socioculturais. Pode conversar com os alunos sobre qual é o espaço preferido da casa dos portugueses e porquê.

Audição/Compreensão oral/Expressão escrita

Agora é a tua vez!

Esta atividade pode ser proposta para fazer em casa e, depois, ser corrigida na aula; ou, pode ser feita na sala de aula, se houver acesso à Internet e se for permitido o uso do telemóvel ou computador. Os alunos pesquisam a música e escrevem as duas primeiras estrofes. Pode também ser facultada alguma informação sobre o grupo musical. No final, a música pode ser cantada na sala de aula.

Link do YouTube para “A minha casinha”: https://www. youtube.com/ watch?v=njcn4msj8ok&ab_ channel=profzealves

7.

6. O telemóvel está atrás do computador. 7. O telemóvel está fora da mala.

1. a mesa de cabeceira – o jardim

2. o tacho – o quarto

3. o chuveiro – a cozinha

4. a cómoda – a sala

5. o sofá – a garagem

Sugestões: Xutos & Pontapés, “A minha casinha”: As saudades que eu já tinha / Da minha alegre casinha / Tão modesta quanto eu / Meu Deus como é bom morar / Modesto / primeiro andar / A contar vindo do céu

Unidade 5 | 101 © Lidel –Edições Técnicas, Lda.

NOME: CLASSIFICAÇÃO:

Assinala a resposta correta:

1. Hamburgo é uma .

a. vila

b. cidade

c. aldeia

2. Eu vou comprar medicamentos.

a. ao cabeleireiro

b. ao hospital

c. à farmácia

3. Quando quero comer gelados, vou à .

a. geladaria

b. padaria

c. livraria

4. Na minha cidade, quando preciso de um dicionário, vou à .

a. loja de roupa

b. piscina

c. biblioteca

5. Gosto muito de atravessar a pé da minha cidade.

a. o semáforo

b. a ponte

c. a paragem do autocarro

6. Para chegar mais rápido à minha escola, vou na do meu

pai.

a. trotinete

b. carro

c. patins

7. A minha casa é um .

a. moradia

b. autocaravana

c. prédio

8. O meu amigo Pedro mora no andar.

a. cinco

b. quinto

c. quinze

9. A casa da Leonor não tem um .

a. garagem

b. sala

c. corrimão

10. Na sala da casa dos meus avós há .

a. uma banheira

b. uma cama

c. uma televisão

11. As estão muito grandes no meu jardim.

a. relva

b. mesa do jardim

c. árvores

12. Na garagem dos meus tios há muitas .

a. ferramentas

b. carros

c. grelhadores

104 | Livro do Professor
TESTE DE VOCABULÁRIO
1. b.; 2. c.; 3. a.; 4. c.; 5. b.; 6. a.; 7. c.; 8. b.; 9. c.; 10. c.; 11. c.; 12. a.

TESTE DE GRAMÁTICA

NOME: CLASSIFICAÇÃO:

Assinala a resposta correta:

1. No próximo fim de semana, o Pedro e eu ao cinema.

a. vou

b. vai

c. vamos

2. A Rita vai praia no domingo.

a. a

b. à

c. às

3. Nós vamos Lisboa no sábado.

a. à

b. ao

c. para

4. Vocês vão um sumo de laranja à pastelaria?

a. comer

b. bebem

c. beber

5. Os correios ficam minha casa.

a. perto da

b. perto de

c. longe de

6. O Luís e a Inês não têm lápis de cor seus estojos.

a. dentro de

b. dentro dos

c. dentro do

7. Eu pela rua 33.

a. segue

b. sigo

c. seguir

8. Não à esquerda!

a. atravesses

b. sais

c. vires

9. Vocês as escadas muito depressa.

a. vêm

b. seguem

c. descem

10. Nós de carro à festa.

a. vamos

b. viramos

c. vemos

11. sempre em frente até ao centro comercial.

a. sobes

b. segues

c. viras

12. Os meus pais de bicicleta para o trabalho.

a. veem

b. vão

c. andam

Unidade 5 | 105 © Lidel –Edições Técnicas, Lda.
1. c.; 2. b.; 3. c.; 4. c.; 5. a.; 6. b.; 7. b.; 8. c.; 9. c.; 10. a.; 11. b.; 12. b.

EXPRESSÃO ESCRITA

NOME: CLASSIFICAÇÃO:

Escolhe um de entre os seguintes dois temas:

1. Escreve uma mensagem a um primo ou uma prima (ou outro familiar) sobre a tua cidade: onde moras, com quem moras, como é a tua cidade, o que se pode encontrar na cidade, o que gostas de fazer na tua cidade. O texto deve ter entre 6 a 10 linhas.

2. Escreve uma mensagem a um amigo ou a uma amiga a descrever a tua casa: que tipo de casa é, que espaços tens na casa, qual é o teu espaço preferido e como o descreves. O teu texto deve ter entre 6 a 10 linhas.

Não te esqueças de:

• Cumprimentar;

• Terminar com uma forma de despedida.

Consigo falar sobre a minha cidade?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo distinguir entre lojas e serviços públicos?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo falar sobre ações que vou fazer no futuro?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

AUTOAVALIAÇÃO

Consigo pedir e dar informações sobre um local numa cidade?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo conjugar os verbos seguir, atravessar e sair?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo fazer frases com perto de, atrás de e em cima de?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

106 | Livro do Professor

AUTOAVALIAÇÃO

Consigo identificar o significado de virar à esquerda, seguir em frente, atravessar o cruzamento?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo identificar as divisões de uma casa?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo identificar o mobiliário da casa?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo fazer comparações?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo dizer 1.°, 5.° e 20.°?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Consigo pronunciar as palavras casa, fogão e lavatório?

• Já consigo!

• Ainda tenho dificuldades.

• Não consigo muito bem.

Unidade 5 | 107 © Lidel –Edições Técnicas, Lda.
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.