MINDFULNESS E COMPAIXÃO NA RECUPERAÇÃO DA PSICOSE
MANUAL DO TERAPEUTA
15,5 cm x 23,5 cm / PACTOR
MINDFULNESS NA RECUPERAÇÃO DA PSICOSE PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COMPASS
Maria João Martins / Paula Castilho Célia Barreto Carvalho / Ana Telma Pereira Christine Braehler / António Ferreira de Macedo
MANUAL DO PARTICIPANTE
MANUAL DO PARTICIPANTE
ISBN 978-989-693-094-3
10 cm
O programa COMPASS desenvolve -se através de 12 sessões estruturadas em grupo, procurando ajudar as pessoas a desenvolverem relações mais compassivas com os outros e consigo próprias, enquanto percorrem o caminho da recuperação de uma vida com sentido. Um livro. Dois manuais!
Manual do Terapeuta Um guião orientador e detalhado para a implementação do programa psicoterapêutico COMPASS: descrição das sessões e dos materiais utilizados, informação sobre os fundamentos teóricos, questões orientadoras, alertas para os terapeutas, tópicos de discussão, entre outros.
. .
Com fichas de apoio e guiões para a prática das meditações e dos exercícios experienciais.
Y
9 789896 930943
K CMY CY MY CM M C
Materiais de apoio ao terapeuta disponíveis em www.pactor.pt.
Manual do Participante Estruturado pelas 12 sessões do programa COMPASS, o participante pode relembrar e registar aqui o que foi falado nas sessões com os terapeutas – resumo da sessão, práticas recomendadas, informações adicionais, ideias-chave –, sempre encorajado a fazer as suas próprias escolhas.
15,5 mmm
Obra recomendada por:
MANUAL DO TERAPEUTA Maria João Martins / Paula Castilho Célia Barreto Carvalho / Ana Telma Pereira Christine Braehler / António Ferreira de Macedo
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COMPASS
NA RECUPERAÇÃO DA PSICOSE
MINDFULNESS 15,5 cm x 23,5 cm / PACTOR
O presente livro engloba todos os materiais necessários à implementação de um programa psicoterapêutico grupal, baseado na terapia focada na compaixão, que pretende ser um guia para a recuperação pessoal das pessoas com o diagnóstico de uma perturbação psicótica. deve incluir não apenas a redução dos sintomas e o atingir de objetivos psicossociais, mas também uma dimensão subjetiva pautada pelo empowerment, pela esperança, pela ligação aos outros e pelo abraçar de uma vida com sentido. Na área da psicoterapia, um exemplo de intervenções que focam especificamente estes aspetos são as chamadas terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração. Estas têm sido disponibilizadas internacionalmente a pessoas com o diagnóstico de perturbações psicóticas com resultados promissores ao nível da recuperação pessoal, funcionalidade e qualidade de vida.
É consensual que a recuperação pessoal 10 cm