Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte

Page 14

Criação da Comunidade Nacional [1998-…] | 77

A.

B.

Figura 4.6 A. Imagem de The 1st Revelation (2001) de Mário Luzeiro; B. Imagem de Never Finished (2001) de Fábio Pereira; ambos criados sobre o Hyper64

Assim, no final dos anos 1990 tínhamos: Diogo Teixeira, na Figueira da Foz, a iniciar-se na criação de motores gráficos 3D em tempo real; Tiago Sousa, em Lisboa, com o seu motor gráfico a criar com Marco Vale a primeira equipa amadora de 3D, a True Dimensions; Bruno Ribeiro, no Porto, partindo do seu motor para lançar com Jeffrey Ferreira e Filipe Pina a equipa amadora 3D, a Gamelords; e Roberto Varela e Rogério Silva, na Madeira, iniciavam-se na criação do seu motor 3D para o projeto Doshowbiku. Existia, assim, em Portugal a massa crítica necessária ao desenvolvimento de projetos de qualidade internacional. Vale a pena apresentar, em maior detalhe, o que fizeram estas pessoas em Portugal e lá fora.

4.2.1 True Dimensions [1999-2002]

© FCA – Editora de Informática

Em 1998, Tiago Sousa começou a enviar pequenos jogos para a Mega Score, que eram disponibilizados no CD-ROM da revista. Marco Vale, a viver em Barcelos, gostou de jogar esses jogos, mas acreditou que a arte podia ser melhorada; resolveu, então, contactar Tiago Sousa e ofereceu-se para criar a arte para os jogos seguintes da autoria de Sousa – e assim começa a história da True Dimensions. A primeira colaboração entre ambos vai acontecer com Ninja Bear, uma ideia original de Tiago Sousa, com arte de Marco Vale, para um concurso organizado pela Infogames e pela Mega Score em 1999. Em pouco tempo, a equipa de duas pessoas seria ampliada, com a entrada de vários programadores: Diogo Teixeira (criador do Hyper32), para fazer código para animação; Márcio Martins, para código de física; Jorge Santiago, para IA; Vitor Marques, para a arte; e Mário Luzeiro, para a música. Um dos maiores desafios que a True Dimensions teve de enfrentar foi a distância, com cada um dos elementos a viver em várias cidades do país − Lisboa, Barcelos, Figueira da Foz, Tomar, Valença e Aveiro. No entanto, mantinham-se em contacto permanente, graças ao e-mail e ao IRC, realizando reuniões periódicas na Figueira da Foz, em casa de Diogo Teixeira. No verão de 2002 juntaram a equipa em Aveiro, no apartamento de estudante de Mário Luzeiro, durante 15 dias seguidos para fazer avançar os seus trabalhos (Figura 4.7 e Testemunho seguinte).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.