1 minute read

Figuras 40 e 41: Volumetria – Residência CMA

Figuras 40 e 41: Volumetria – Residência CMA

Advertisement

Fonte: ArchDaily Brasil (2019) com adaptação gráfica pela autora (2021)

4.2.5 Relações

4.2.5.1 Relação entre planta e as elevações É possível relacionar o contorno quadrangular bem definido da planta baixa com as elevações, que seguem o mesmo padrão retilíneo e geométrico.

4.2.5.2 Relação entre circulação e espaços de uso A residência foi planejada para um família que vive no Rio de Janeiro e passa a maior parte do tempo no arquipélago. O programa conta com uma residência principal com ala social e íntima, e uma casa para o caseiro com quartos de hóspedes.

O programa foi dividido em dois volumes implantados em harmonia com o terreno. O plano inclinado dá acesso a uma praça com espelho d’água, onde foi disposta a casa do caseiro e o bloco principal. Nesse patamar, se encontra uma escada extensa de madeira que revela o andar debaixo com a ala social, que dá acesso ao deck com a piscina. No nível da praça fica a área íntima da casa, com três dormitórios para a família e um para hóspedes.

A circulação é dividida entre serviço, social, e área externa. Cada uma dessas conta com uma escada própria que guia ao espaço de uso destinado.