1 minute read

Figura 68: Residência CAA, 2014

Figura 68: Residência CAA, 2014

Fonte: Jacobsen Arquitetura (s.d.)

Advertisement

4.3.6.4 Hierarquia O espaço para convívio e setor social nos projetos do Jacobsen sempre têm maior importância aos demais. Nessa residência podemos destacar o deck com hierarquia na planta, somado ao apoio de hóspedes. Os espaços da ala de serviço contam com ambientes menores.

4.4 CONCLUSÃO PARCIAL

Após analisar cada residência e sua forma projetual, podemos concluir alguns pontos sobre as casas contemporâneas de Jacobsen Arquitetura. As três residências trazem consigo similaridades que firmam a identidade do escritório, mas diferenças que as tornam únicas.

Todas as casas analisadas trazem como premissa a integração dos ambientes, a contemplação da natureza e materiais naturais. Muito vidro, madeira, pedra natural e aço constroem as residências de Jacobsen. A vegetação tropical é emoldurada pelo interior, e sempre posta nos projetos através de jardins em locais estratégicos. A luz natural e ventilação cruzada são algumas das soluções sustentáveis que o escritório preza.

A estrutura é um ponto que Jacobsen se destaca na contemporaneidade: suas casas têm leveza estrutural, concebida através de coberturas planas e perfis metálicos. À medida que a tecnologia dos materiais avançam na história, podemos observar casas mais leves e menos pilares robustos de concreto.

A volumetria se adequa ao terreno, sempre seguindo formas geométricas e impactando o mínimo possível na paisagem. Relações de cheios e vazios equilibram as formas.

As plantas são concebidas com flexibilidade no layout e integração nos ambientes. Espaços para contemplação, como os bancos em locais estratégicos, são bastante utilizados em seus projetos.