2 minute read

REVISTA DO LÉO

NÚMERO 85 – MAIO – 2023

MIGANVILLE – MARANHA-Y

Advertisement

“águas revoltas que correm contra a corrente”

A presente obra está sendo publicada sob a forma de coletânea de textos fornecidos voluntariamente por seus autores, com as devidas revisões de forma e conteúdo. Estas colaborações são de exclusiva responsabilidade dos autores sem compensação financeira, mas mantendo seus direitos autorais, segundo a legislação em vigor.

Expediente

REVISTA DO LÉO REVISTA LAZEIRENTA Revista eletrônica

EDITOR

Leopoldo Gil Dulcio Vaz Prefixo Editorial 917536 vazleopoldo@hotmail.com

Rua Titânia, 88 – Recanto de Vinhais 65070-580 – São Luís – Maranhão (98) 3236-2076 98 9 8328 2575

Chancela

Nasceu em Curitiba-Pr. Licenciado em Educação Física (EEFDPR, 1975), Especialista em Metodologia do Ensino (Convênio UFPR/UFMA/FEI, 1978), Especialista em Lazer e Recreação (UFMA, 1986), Mestre em Ciência da Informação (UFMG, 1993). Professor de Educação Física do IF-MA (1979/2008, aposentado); Titular da FEI (1977/1979); Titular da FESM/UEMA (1979/89; Substituto 2012/13), Convidado, da UFMA (Curso de Turismo). Exerceu várias funções no IFMA, desde coordenador de área até Pró-Reitor de Ensino; e Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão; Pesquisador Associado do Atlas do Esporte no Brasil; Diretor da ONG CEV; tem 20 livros e capítulos de livros publicados, e mais de 430 artigos em revistas dedicadas (Brasil e exterior), e em jornais; Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; Membro Fundador da Academia Ludovicense de Letras; Membro da Academia Poética Brasileira; Sócio correspondente da UBE-RJ; Premio “Antonio Lopes de Pesquisa Histórica”, do Concurso Cidade de São Luís (1995); a Comenda Gonçalves Dias, do IHGM (2012); Prêmio da International Writers e Artists Association (USA) pelo livro “Mil Poemas para Gonçalves Dias” (2015); Prêmio Zora Seljan pelo livro “Sobre Maria Firmina dos Reis” – Biografia, (2016), da União Brasileira de Escritores – RJ; Diploma de Honra ao Mérito, por serviços prestados à Educação Física e Esportes do Maranhão, concedido pelo CREF/21-MA (2020); Foi editor das seguintes revista: “Nova Atenas, de Educação Tecnológica”, do IF-MA, eletrônica; Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, edições 29 a 43, versão eletrônica; Editor da “ALL em Revista”, eletrônica, da Academia Ludovicense de Letras; Editor da Revista do Léo; Condutor da Tocha Olímpica – Olimpíada Rio 2016, na cidade de São Luis-Ma.

Um Papo

Prosseguimos com nossa insana batalha para registrar os atos e fatos e feitos do esporte no Maranhão.

Em pleno mês em que diversos municípios realizam seus Jogos Escolares, a não ser por notas nas páginas sociais de professores e treinadores, não se fica sabendo de nada!!!! Cade a imprensa esportiva do Maranhão? Ainda existe?

Uma ou outra notinha, em página oficial de um ou outro dirigente, sobre os JEL´s – Jogos Escolares de São Luis; na chamada ‘grande imprensa’, NADA!!!!

E MESMO ASSIM, NÃO SE SABE DOS RESULTADOS, EMBORA INSISTENTEMENTE SOLICITADOS...

Cadê a magia do esporte escolar no/do Maranhão? Acabou? Assim como a Educação Física Curricular – uma aula semanal, e teórica – e as famigeradas escolinhas de esportes – serviços terceirizados, duas a três vezes por semana – se a devida atenção e fiscalização por parte dos quem de direito...

Vive-se aquela eterna máxima: São Luís, ou o Maranhão – já teve!!!! Já tivemos Jogos escolares que empolgavam as massas... ginásios cheios, pista lotada, movimentação de torcidas... nada disso mais se vê...

Já teve!!!! Resta-nos buscar as glórias do passado...

A degradação do sistema esportivo nacional ´não importa o País – é perceptível ouvindo-se nosso Filósofo Jorge Bento, lá de Portugal; discute – expõe – não só as mazelas portuguesas, e européias, mas faz uma análise consistente, também, do Brasil. E o meu primo, lá de Santa Catarina, onde mora, também está a concordar com o caos que acontece, não sõ na educação física, mas na educação de um modo geral.

Proposital, esse descaso e desimportância atual?

Para onde vamos? Barbárie...

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ Editor

OS. Continuamos com a restrição de 50 páginas; assim que completadas, vai ao ar... o que terminar primeiro: o mês, ou o numero de páginas... creio que vou pagar à ISSUU o que pedem – em dólar – para liberar mais páginas...

O FUTEBOL DE ABUSOS E CONIVÊNCIAS: O CASO CUCA EM JOGO.

CAMPO DE PELADA, PRAÇA FONTE DAS PEDRAS

ALGUMAS NOTAS SOBRE LUTA LIVRE

JOÃO BATISTA FREIRE, RAFAEL CASTELLANI

LEOPOLDO GIL DULCIO VAZ