1 minute read

FAZENDA PALMELA - VIANA (SÉC. XVIII)

Ramssés De Souza Silva compartilhou uma lembrança com o grupo "Genealogia Maranhense (História, Genética e Nobiliarquia)"

Era, primitivamente, uma fazenda dos jesuítas para a criação de gado chamada Nossa Senhora da Conceição doMaracu.Apósaexpulsãodosjesuítasdascolôniasportuguesas emmeadosdosanos1700,passaapertencer à Coroa. O Marquês de Pombal, então primeiro ministro, nomeia seu primo José Feliciano Botelho de Mendonçajuntamente com omestre-de-campo JoséNunes Soeiroparaadministrarafazendaque, então, passa a se chamar Palmela, em homenagem à região dos seus antepassados em Setúbal, Portugal.

Advertisement

José Feliciano Botelho de Mendonça, o "Adão do Pindaré", assim como José Nunes Soeiro, deixou muitos descendentes na região da baixada e Maranhão afora, essencialmente no município de Viana. Os descendentes de Feliciano são os parentes de Pombal no Maranhão, alguns figuras ilustres localmente e Brasil afora.

A fazenda Palmela pertence ainda à família Mendonça, que estão lá naquelas terras há pelo menos 250 anos. Fotos: Sálvio Mendonça (anos 60), Rubem Brito (anos 70).