IV IPCE 2015

Page 409

Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2015

A Metodologia de Trabalho por Projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma Experiência Educativa desenvolvida no 2.º ano de escolaridade. Janine Patrícia Teixeira Almeida Rita Rodrigues Gomes Alzira Maria Rascão Saraiva Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria

Resumo

Neste relato partilhamos uma experiência educativa desenvolvida segundo a metodologia de trabalho por projeto no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma do 2.º ano, ao longo da Prática Pedagógica. Palavras-chave: Metodologia de Trabalho por Projeto; Movimento da escola Moderna; 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Abstract

In this report we share an educational experience developed under the working methodology for project in the Primary School Teaching, with a group of 2nd year, along the Teaching Practice. Keywords: Working Methodology for Project, Modern School Movement, Primary School Teaching. —————— Foi a nossa integração, no âmbito da prática pedagógica, num contexto educativo regido pelo Movimento da Escola Moderna que nos abriu portas para explorar novas metodologias, partindo sempre dos interesses, necessidades e conhecimentos da criança, como ser ativo que é. Daí surgiu a oportunidade, advinda do interesse das crianças por trabalhos de projeto (muito comuns na metodologia utilizada pelo Movimento da Escola Moderna em que se inseriam) de desenvolver uma experiência educativa constituída por dois projetos que seguiram a Metodologia de Trabalho por Projeto. Os projectos desenvolvidos intitularam-se por “A vida das Abelhas” e “O Caracol” e surgiram de interesses manifestados pelas crianças. Esta experiência educativa que vivenciámos permitiu-nos trilhar caminhos para uma reflexão mais aprofundada sobre a importância deste tipo de metodologia nas práticas educativas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Decidimos, por isso, registar todos os passos, experiências e momentos que fizeram parte de ambos os projetos através de notas descritivas, mas também do registo fotográfico e áudio. Ambos os projetos foram desenvolvidos seguindo as fases identificadas por Vasconcelos et al. (2012). Acreditamos agora, depois da experiência vivenciada, que o facto de o projeto ter partido do interesse dos alunos da turma foi fulcral para que se tornasse mais significativo para os mesmos, permitindo um maior envolvimento, entusiasmo e motivação, até porque quanto mais o acontecimento for significativo, aprofundado e situado no contexto real das crianças, mais facilmente estas compreendem, aprendem e recordam os momentos vivenciados (Vasconcelos et al., 2012). A experiência educativa tornou-se mais significativa por ter sido desenvolvida em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma vez que percebemos que é possível trabalhar os diferentes conteúdos, das várias áreas curriculares, de uma forma articulada, excluindo da prática educativa a exploração dos conteúdos de forma estanque, pois os alunos tiveram a oportunidade de observar, experimentar, questionar, partilhar, registar e comunicar ideias, fomentando a sua curiosidade e o gosto pela descoberta, através de um trabalho transdisciplinar. A própria metodologia se assume “(…) como um sistema aberto, que permite proporcionar pontos de crescimento no trabalho articulado entre disciplinas” (Vasconcelos et al., 2012).

405

Foi, ainda, evidente que os alunos se desenvolveram a nível pessoal e social, pois conseguiram promover constantemente o trabalho cooperativo entre si, apoiando-se e partilhando conhecimentos,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.