IV IPCE 2015

Page 316

Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2015

Ao enumerarmos estes pontos salientamos a importância da relação entre a teoria e a prática, destacando a informação como suporte no “combate” aos estereótipos. Admitimos o desenho de observação, como estratégia de “eliminação” dos estereótipos através do desenvolvimento da perceção visual e da expressão gráfica, com consequências benéficas no desenvolvimento da criatividade e da vivência estética. Estas propostas baseiam-se na experiência pedagógica e no estudo que aqui referimos. Temos a noção de que muito mais há ainda que aprofundar sobre o tema que nos propusemos investigar, deixamos porém aqui, o nosso contributo sobre esta temática que, no nosso entender, pode ser profícuo nas metodologias do ensino do desenho, nos diversos níveis de escolaridade, desde o Ensino Básico ao Ensino Secundário, não esquecendo que um programa de enriquecimento artístico inclui a dimensão afetiva e motivacional da expressão artística, conducente a um prazer autotélico na aceção do fluir criativo Csikszentmihalyi (2002). Referências bibliográficas

BAHIA, S. (2008). A função educativa da arte pela arte - Intervenção educativa no desenvolvimento da criatividade artística. in Atas do I Congresso Internacional em Estudos da Criança. CSIKSZENTMIHALYI, M. (2002). Fluir: A Psicologia da Experiência Óptima. Titulo original: Flow: The Psychology of Optimal Experience, (1990) N. Iorque. Harper Perenial. Tradução de Marta Amado. Lisboa: Relógio d´Água Editores. EDWARDS, B. (2005). Aprender a Dibujar con el lado derecho del cerebro - Barcelona. Ed.Blume. Educação artística e cultural nas escolas da Europa, Julho 2010, Lisboa. Editorial do Ministério da Educação. FARRÉ, J. et al. (1998). Telediario y género: la presencia de la mujer en los telediarios, Barcelona. Dados sobre as Mulheres e os Media apresentados pelo Departamento de Informação Pública da ONU, em Fevereiro de 2006. Disponível em http://un.org/spanish/events/women/ iwd/2006. FORTUNATO, A. (2011). Estereótipos no Desenho – Um Estudo de Caso no Ensino do Desenho em Portugal. Tese de doutoramento. Univ. de Lisboa. Fac. de Belas-Artes. MOLINA, J. J. G. (2003). Las Lecciones del Dibujo – Madrid. Ediciones Cátedra, S. A. READ, H. (2001). A Educação pela Arte - Arte e comunicação, Lisboa. Edições 70. RODRIGUES, A. (2003). O que é o Desenho. Lisboa. Quimera Editores, Lda.

312


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.