Revista Assistência Estudantil CEFET-MG

Page 79

Depoimentos Guilherme Oliveira Souza – Informática – 24 de março de 2004 A participação no programa Bolsa de Complementação Educacional foi de fundamental importância para minha história no CEFET-MG, já que, se não fosse ela, minha permanência na instituição seria dificultada e, possivelmente, interrompida, por falta de condições econômicas. Provavelmente, eu não concluiria meu curso de Informática Industrial. A Bolsa de Complementação Educacional me concedeu suporte financeiro, além de ampliar a relação entre conhecimento teórico e sua aplicação. Com um programa de atividades correlatas ao curso foi possível desenvolver vários projetos e atividades aperfeiçoando o conhecimento técnico.

Joubert Cristiano Alves da Silva – Eletromecânica Em um ano e três meses presenciei alguns aspectos desse programa que contribuíram direta ou indiretamente na trajetória de minha vida. Posso destacar alguns pontos positivos e negativos, mas nunca conseguirei documentar as experiências vividas nesse período. Rendimento mais acentuado em sala de aula: No começo do curso, trabalhava em uma empresa que consumia todo o tempo do meu dia, não deixando espaço para uma dedicação diária para o curso. O desgaste aumentava com o passar do tempo, resultando em um péssimo rendimento em sala de aula. Os principais sintomas do cansaço eram sonolência durante as aulas, dentro do ônibus e estresse. Confesso que cheguei a dormir várias vezes no ônibus e passar do ponto de destino, necessitando pagar outra passagem para chegar em casa. Quando comecei a fazer parte do programa, os resultados foram surpreendentes, com ótimo rendimento no curso. Pesquisa: Trata-se de um projeto desenvolvido no decorrer do programa. Esse projeto ampliou meus conhecimentos, acrescentou novas experiências, o que eu não teria conseguido durante o curso técnico de Eletromecânica, por exigir uma fundamentação teórica maior e análises práticas desenvolvidas em laboratório.

2005 Marcelli Cristina de Oliveira Correia – Turismo Através da SAE, tive a oportunidade de trabalhar na Seção de Atividades Culturais do CEFET-MG (SAC), colocando em prática o que aprendi dentro de sala, pois, por ser estudante de turismo, uma das funções é trabalhar com eventos. Dentro desse setor, fiquei responsável pelo marketing e relações públicas, ou seja, teria que divulgar os eventos, receber convidados, organizar o evento no dia de sua realização e, às vezes, sair para alguma área externa do CEFET-MG para resolver questões relacionados a ele. Cada evento realizado era um aprendizado, pois pude desenvolver técnicas que eu mesma nem sabia que tinha, como liderança de equipe, flexibilidade, visibilidade, responsabilidade e obediên­ cia no trabalho. Revista Assistência Estudantil 79


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.