Tomo iv 311 666

Page 197

DOCUMENTOS

505 TOMO IV

DOCUMENTO N.° 175 Estado da província de Trás-os-Montes em 1649 nas Guerras da Aclamação; a guarnição militar sustentada por conta dos caídos da mitra 12 de Setembro de 1649

«Entrey nesta Provincia a tempo que todas as praças parecião mais hospitaes que prezidios de soldados porque estes innuteis para o serviço estão consumindo seos soldos e de nenhum prestimo pera as necessidades que tam grandes se me reprezentarão logo logo (sic) que cheguei em rezao das opposições que o inimigo fazia assy a essa praça como a de Bragança e a esta que pera considerar todas no mesmo estado em que vejo esta; tratey de meter nella guarnição de soldados auxiliares pera sua guarnição como se vay fazendo estes quer Sua Magestade sejão socorridos com o sustento ordinario e a não ser assy mal me ajustara eu a vir a esta provyncia porque na corte considerava no estado em que acho. Foi Sua Magestade servido mandar-me que para isto me vallesse do dinheiro dos caidos desse bispado como V. S.a vera pela coppia da sua carta que com esta envio aceytey em esta consignação de muy boa vontade por ter por certo me acudira V. S.a e não faltara em nada a isto que tam necessario he para a conservação desta Provincia pelo que peço a V. S. a assy por serviço de Sua Magestade como por me fazer mercee se sirva remetter-me logo athe dous mil cruzados para esta despeza dos quais se dara satisfação pelos officiaes da fazenda a que toca como Sua Magestade ordena (...). Chavez 12 de Setembro de 649. — Ruy de Figueiredo» (283).

(283) Conserva-se esta carta no Arquivo do Cabido em Bragança, hoje depositado na Biblioteca do Paço Episcopal da mesma cidade.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.