Tomo ii 1 310

Page 254

CONVENTO DE S. FRANCISCO

245 TOMO II

A passagem de Santa Isabel por Bragança foi a 1282 (444). Outro benfeitor deste convento foi o dr. Pascoal de Frias, abade de Carrazedo, que fez a casa da livraria e na igreja uma capela de morgadio a 8 de Dezembro de 1620, dedicada à Imaculada Conceição da Virgem, ao lado direito da capela-mor, abrindo para isso um arco na parede «obra grande... assim na magestade como no raro concerto com que a deixou ornada de muitos quadros, relíquias e lâminas que trouxe de Roma. Aqui está uma cruz feita de ébano, pouco maior que um palmo, na qual se vê representada toda a vida de Christo em figuras de relêvo, tão subtis e tão miudas que a vista mais aguda não lhes póde dar alcance e por grande maravilha a veem vêr de muito longe» (445). Aos pés do altar desta capela jaz o seu fundador debaixo de uma lápide com esta legenda: HIC JACET MORTUUS, QUI SPERAT SEMPER VIVERE

e a seguinte tenção em volta do arco da capela: IN NIDULO MEO MORIAR, ET SICUT PHÆNIX MULTIPLICABO DIES (446)

Frias deixou à livraria mais de setecentos volumes e de renda anual ao convento duzentos alqueires de trigo, quatro almudes de azeite, três mil réis para cera e quatro para a fábrica da Igreja (447). Este convento, em razão da sua separação dos outros, pertenceu a diversas custódias e províncias, duas divisões introduzidas para significar maiores ou menores agrupamentos de conventos na obediência de superiores chamados custódios, e ministros provinciais, cuja autoridade responde pouco mais ou menos à dos vigários gerais de uma região relativamente aos párocos, e de uns e outros em referência aos bispos aos quais de alguma maneira se assemelhavam em jurisdição os ministros provinciais. Pertenceu inicialmente à custódia de Portugal, fundada em 1219. Em 1272, dividindo-se Portugal em duas custódias e por este convento ficar deslocado, passou para a de Galiza (448). (444) PINA, Ruy de – Crónica del Rei D. Dinis, cap. II. (445) ESPERANÇA, Manuel da, Fr. – História Seráfica, lugar citado. (446) Ibidem, cap. XIX. (447) BORGES – Descrição Topográfica. (448) ESPERANÇA, Manuel da, Frei – História Seráfica, vol. I, livro V, cap. XLV, e livro I, lugares citados.

MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.