Issuu on Google+

Se você ou um amigo seu são vítimas de bullying, denuncie o agressor ao Ministério Público.

O que é o Ministério Público de Minas Gerais? É uma Instituição que defende os direitos dos cidadãos e os interesses da sociedade. É formado por Promotorias de Justiça, e cada uma delas é responsável por uma função. Por exemplo: a Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude deve proteger os direitos das crianças e dos adolescentes, que são o futuro do nosso Estado e do nosso País.

Quando se faz uma denúncia ao Ministério Público, um processo contra o agressor é aberto junto à Vara da Infância e da Juventude de sua cidade. Em caso de dúvidas, peça a seus pais que procurem o promotor de Justiça da Infância e Juventude. Assim vocês poderão falar sobre esse tipo de violência.

O que é bullying? Bullying ou assédio moral são agressões físicas ou psicológicas cometidas contra uma vítima, ou seja, contra a pessoa que sofre a violência e é incapaz de defender-se. O agressor, que muitos chamam de “valentão”, maltrata a vítima, causando-lhe dor e humilhação. No momento em que esse valentão pratica o bullying, costuma escolher uma pessoa para ofender, aterrorizar, “zoar”, colocar apelidos de mau gosto, bater, amedrontar, dominar, empurrar, roubar ou destruir livros e pertences de alguém, entre outras maldades. Nada disso é brincadeira, pois as vítimas sofrem muito. Por medo do bullying, elas preferem mudar de colégio, de cidade ou até parar de estudar.

Como o Vigilantes do Bullying funciona?

Entendendo as regras do jogo: o dado irá indicar quantas casas o participante andará no tabuleiro ou se ele perderá a vez. Caso o participante pare em uma das casas com carinhas ou estrelinhas, deverá identificar, na tabela localizada na parte inferior do tabuleiro, quantas casas terão de ser avançadas. Andando pelo tabuleiro, o participante também poderá cair em uma das mãozinhas, que dão o direito ao participante de escolher outro participante para voltar uma ou duas casas. Mas atenção: quando o participante voltar uma ou duas casas e parar em uma carinha ou estrelinha, ele não poderá utilizar o prêmio daquela casa. Ganha a brincadeira quem finalizar primeiro todo o trajeto do jogo. Divirta-se e diga não ao bullying!

Cole aqui a Aba A

Cole aqui a Aba C

O brinquedo Vigilantes do Bullying ajuda a entender e combater o bullying. Para brincar, recorte e monte o dado conforme as instruções; recorte também o tabuleiro e as peças de cada participante.

Cole aqui a Aba B

Cole aqui a Aba D

Peças dos participantes

Para denunciar, disque

Tabuleiro

Dado

127

Denúncias, ligue para a Ouvidoria do MPMG: www.mp.mg.gov.br

127

Diga não ao bullying. Não permita que os valentões tomem conta da sua escola e da sua vida.


Peças da brincadeira

Volte 1 casa

Escolha 1 participante para voltar 2 casas.

Parabéns!

Você venceu o

Para a montagem das peças, você irá precisar de tesourinha e cola. Recorte o dado e as peças dos participantes de acordo com as indicações abaixo:

.

• Na linha contínua, recorte: • Na linha tracejada, dobre: • Nos traços paralelos, passe um pouco de cola:

Volte 1 casa

Confira na tabela que fica na parte de baixo do tabuleiro o número de casas que você deverá andar quando parar nas carinhas ou nas estrelinhas.

Lembre-se:

não é legal.

Este é o dado. Recorte-o, dobre-o nas linhas tracejadas e cole as abas no local indicado.

Escolha 1 participante para voltar 1 casa.

Passe cola aqui. Aba A

Volte 2 casas

Na escola, não perturbe seus colegas nem destrua seus materiais escolares, livros e uniforme. Seja um aluno exemplar. Avance 2 casas.

Não faça a alguém o que você não quer que façam a você. Trate seus colegas, parentes, vizinhos e desconhecidos com igualdade. Avance 1 casa.

Não faça brincadeiras que possam ferir os sentimentos das pessoas. Pense bem antes de fazer ou dizer algo a alguém. Avance 1 casa.

Não faça comentários negativos sobre alguém. Isso pode prejudicar a imagem da pessoa. Avance 1 casa.

Não isole as pessoas. Convide-as para participar de brincadeiras, partidas de futebol e outras diversões. Faça mais amigos. Avance 1 casa.

Professores e diretores também são vítimas de . Não deixe esse mal ocorrer na sua escola. Pratique sempre o bem. Avance 2 casas.

Não deixe que lhe maltratem na escola. Caso sinta medo, conte a seus pais o que está ocorrendo e peça a eles que procurem a escola. Avance 1 casa.

Pichar locais públicos é crime. Escrever algo ruim sobre uma pessoa também é muito grave. Denuncie esse tipo de e mantenha a cidade limpa. Avance 1 casa.

Não incomode as pessoas, mesmo com a desculpa de que é apenas uma brincadeira. Seja amigo de todos. Faça um elogio. Avance 2 casas.

Respeite a todos. Não discrimine uma pessoa pela aparência, pelas roupas ou pelo jeito de viver. Seja tolerante e gentil e dê um sorriso. Avance 2 casas.

Nunca escreva palavrões, xingue ou maltrate alguém pela internet ou por torpedos. Denuncie o digital. Avance 2 casas.

Caso ocorra na sua escola, acione o Ministério Público. Ele poderá tomar providências contra os agressores. Avance 2 casas.

Você tem se mostrado um ótimo vigilante do . Brinque outra vez.

Graças a suas ações, o vai ser combatido com sucesso. Avance 1 casa e brinque outra vez.

Passe cola aqui. Aba B

Escolha 1 participante para voltar 2 casas.

Recorte aqui para destacar o tabuleiro.

Perca a vez

casa Ande

casas

Passe cola aqui. Aba C

Ande

Ande

casas

casas

3 5 4 Ande

Passe cola aqui. Aba D

Volte 1 casa

Volte 2 casas

1 2 Ande

Escolha 1 participante para voltar 1 casa.

casas

Estas são as peças a serem distribuídas. Você deve recortá-las e dividi-las entre os participantes.


Jogo Vigilantes do Bullying