5 minute read

Executivos

WAM

Planejando investir mais de R$ 4 bilhões em novos projetos para 2022 e despontando no mercado de turismo com oito braços de atuação, a WAM Group segue reforçando seu time de executivos e agora anuncia a contratação do CEO Marcos Bicalho. Ele será responsável por liderar as estratégias e a gestão dos negócios, além de ser o principal elo de comunicação entre as operações e os acionistas da marca. Natural de Belo Horizonte (MG), Marcos Bicalho é graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui 40 anos de experiência como executivo em âmbito nacional e internacional, em funções de direção e no Conselho de Administração de empresas de grande porte de diferentes segmentos: telecomunicações, hotelaria, agroindústria, entre outros.

Advertisement

NovoMundo.Com

A rede varejista NovoMundo.Com, um dos principais players do Centro-Norte do País, mudou em cargos de Gerência e de Supervisão Regional. A Gerência Comercial de Móveis passa a ser de João Silva, que atuou como Gerente Regional e Gerente de Móveis. João também passa a participar da Diretoria da empresa com o novo cargo. Já Emerson Mendes, que atuava na varejista como Gerente Regional de Operações, passa a ser Gerente de Operações Móveis. E Adriano Lúcio da Silva assumiu a Supervisão Regional de Goiânia.

BIO SCIE

A Bio Scie contratrou a profisssional Elizabeth Junqueira, que foi diretora de Recursos Humanos do Laboratório Teuto, onde atuou por cinco anos, e coordenava mais de 3 mil colaboradores. Antes, havia atuado na PepsiCo (na época, Mabel) e na Ramasa. A BioScie é uma empresa Grupo Las do Brasil.

VITER

Desde outubro, Marcelo Giuliano de Sousa é o novo gerente geral da Viter, que é a unidade de negócio de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos. Nesta posição, Marcelo será responsável pela operação comercial, produção, marketing e desenvolvimento de portfólio nas linhas de corretivos e nutrição de solo, bem como proteção solar de folhas e frutos da marca Viter (Calcário Itaú, CalFértil, Optmix e Sungard). Marcelo é formado em Agronomia pela USP, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. A Viter é especialista na renovação do solo e líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e é a única empresa com presença nacional. A produção de insumos agrícolas da Viter tem oito fábricas no Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, há operações nas cidades de Xambioá (TO), Nobres (MT) e Sobradinho (DF).

BOA SAFRA

A Boa Safra Sementes contratou Felipe Pereira Marques para o cargo de Diretor Financeiro e Diretor de Relações com Investidores. A escolha foi aprovada em reunião do conselho de administração, e o executivo terá um mandato unificado de dois anos. Marques é graduado em Economia, possui segunda Graduação em Contabilidade, Mestrado em Gestão de Negócios, MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Educação Executiva em Implementação de Estratégia e em Fusões e Aquisições pela University of Pennsylvania (EUA). Conta com mais de 17 anos atuando em funções executivas, com passagens por Bank Boston, Itaú, Elektro, Olam International e Brasilagro.

AVIVA

Alessandro Cunha assumiu, em outubro, como novo CEO da Aviva, empresa detentora do Rio Quente Resorts (GO), Hot Park (GO) e Costa do Sauípe (BA). O executivo tem 19 anos na empresa e atuava como diretor de Experiência em Estratégia e Desenvolvimento de Negócios. Alessandro se destacou à frente das áreas de Estratégia e Inovação, liderando projetos como a aquisição da Costa do Sauípe em 2018.

APROSOJA GOIÁS

O produtor rural Joel Ragagnin assumiu, em meados do ano, a presidência da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO) e comanda a entidade até 2024. Engenheiro agrônomo trabalha com a família em propriedades em Jataí, Caiapônia e Montes Claros de Goiás, produzindo soja, milho e feijão. Joel é natural de Frederico Westphalen (RS). A Aprosoja-GO tem cerca de 500 produtores associados, com uma área de soja próxima a um milhão de hectares.

MEMÓRIA.+

As histórias da maioria das empresas se perdem, quase nunca são contadas. Exemplo evidente de um País que pouco ou em nada valoriza suas empresas. Esta coluna resgata boas experiências e lembranças de clientes, funcionários e proprietários, que citam marcas que permanecem em sua memória décadas depois. Conheça os relatos de quatro personalidades do mundo dos negócios sobre empresas que fizeram parte de suas vidas, em momentos diferentes.

MARIANA MAIA, Diretora de Marketing Grupo Saga

"Como é bom voltar à minha infância pra lembrar de algumas empresas que me marcaram. A primeira que eu me lembro é a Leite Gogó. Lembro-me que fizemos uma excursão lá quando eu tinha cinco anos. Mas a experiência foi tão legal que me marcou. E a outra, foi a Watch Watch, que era uma empresa da minha mãe e da minha tia. Achava lá o máximo." "Quando recebi a proposta de fechar os olhos e pensar na primeira empresa que vinha à minha memória foi uma tarefa fácil e quase terapêutica. Seguramente foi a empresa Eletrônica Ninomiya, empresa fundada pelo meu pai, Akira Ninomiya, na década de 70. A empresa ficava na Rua 3 no setor Central de Goiânia. Cresci nesta empresa em meio aos aparelhos eletrônicos, aprendendo a reconhecer as peças, a usar o multímetro, o soldador, entre outras coisas. Foi ali que despertei minha paixão por tecnologia."

AKIRA NINOMIYA JÚNIOR, presidente da Ninomiya Corporation

DILZE PERCÍLIO,

diretora da APOIO Negócios "Minha primeira memória é a

Unitintas, que ficava bem em frente a nossa casa. Meu pai, Engenheiro Civil de Obras, sempre ia lá fazer orçamento, e nós, bem pirralhas, não perdíamos a oportunidade de ver aquele lugar tão colorido. E as memórias não ficaram só na infância, pois quando voltei da faculdade comecei meu estágio em RH, na empresa fundada pela minha mãe,

Eli Cleusa Percílio, pioneira do RH no

Centro-Oeste. Na década de 90, nossa empresa, a APOIO Negócios, fechou um trabalho de Seleção de profissionais e um Cliente Oculto, é lá estáva eu e meu pai simulando uma compra para avaliar o atendimento da Unitintas. Anos se passaram e a Unitintas continua sendo nossa cliente."

MARCO ANTÔNIO CHUAHY,

publicitário e consultor "A primeira memória que me surge é dos Cobertores Parahyba. Naquela época, eles tinham uma posição fixa na TV Tupi de São Paulo, hoje o SBT. Todos os dias, exatamente às 9 da noite, entrava um desenho animado dos bonequinhos dos Cobertores Parahyba, que começava assim: 'Já é hora de dormir, não espere mamãe mandar... Era um momento marcante, e as crianças daquela época já eram condicionadas a irem pra cama. O segundo momento passa por um programa chamado Patrulheiros Toddy. Era um enlatado americano, também na Tupi, patrocinado pelo Toddy, que era o único achocolatado daquela época. A gente pressionava a mãe a comprar Toddy, que nos fazia sentir valentes e patrulheiros."

This article is from: