2 minute read

RUBENS FILETI

Next Article
JOSÉ M. SCHREINER

JOSÉ M. SCHREINER

OPINIÃO

RUBENS FILETI

Advertisement

Empresário e presidente da Acieg

OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

Uma das lições ensinadas pela covid-19 foi a necessidade de inovar e de se adaptar às adversidades e circunstâncias. Eu, como chefe (líder) de uma entidade representativa do empresariado goiano, e como empresário, faço questão de aproveitar todas as oportunidades de crescimento.

No mês de novembro, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) levou cerca de 50 empresários ao Web Summit, a maior conferência de tecnologias da Europa, em Portugal. Esta é a quinta edição que participamos.

Sabe o que mais me impressionou? Ver o brilho nos olhos dos empreendedores, sua resiliência, sua força de fazer acontecer, sejam eles donos de pequenas "startups", proprietários de empresas consolidadas com faturamentos bilionários, ou até mesmo aqueles que ainda se encontram na fase de "vender" suas ideias.

Esta edição pós-pandemia contou com uma mudança no perfil dos participantes, que teve 50,5% do público feminino, nos mostrando a força da mulher e sua competência no mundo dos negócios. A troca de conhecimento com empreendedores que frequentam a feira oferece um vislumbre dos sucessos e das dificuldades enfrentadas diariamente em diversos países quando são trazidas discussões universais, como burocracia, impostos e ambiente de investimentos a longo prazo.

A feira é um dos epicentros do que há de mais inovador e tecnológico no mercado mundial. Técnicas, experiências e cases foram apresentados e discutidos nos quatro dias de evento. Os números são impressionantes, estiveram presentes mais de 42 mil pessoas, cerca de 700 palestrantes, mais de 1.500 startups, mais de 850 investidores em busca de inovação e do seu "unicórnio", mais de 1.850 profissionais de comunicação e mais de 200 patrocinadores. Estiveram representados quase 130 países, impressionante.

Ouvir tendências, opiniões e cases marcou, e muito, esse momento, assim como acompanhar palestras de personalidades renomadas como Frances Haugen, Ayo Tometi, Sir Tim Berners-Lee (o pai da internet), Brad Smith, dentre tantos outros nomes de peso. Isso nos faz pensar fora da caixa, mesmo que não concordemos com o que está sendo exposto, nos leva a um momento de reflexão para sermos melhores e mais resilientes. Funciona como um verdadeiro ponto de equilíbrio entre o pessoal, profissional e a saúde.

Foi muito bom sentir que as outras pessoas, assim como eu, querem que essa pandemia acabe e que tenhamos mais conexões de negócios, networking, olho no olho, troca de cartões (mesmo que sejam virtuais) e que possamos ter nos olhos o brilho da certeza que não teremos novamente momentos tão incertos em relação ao nosso futuro.

“Eu faço questão de aproveitar todas as oportunidades de crescimento"

This article is from: