EDIFÍCIO KIEV 104
Rua Kiev, 104 - Passo d’Areia - Porto Alegre/RS
RESIDENCIAL - PORTO ALEGRE, BRASIL Arquitetos: Arquitetura Nacional
Esquadrais: Vetrus
Área: 1000m²
Revestimentos: Eliane, Cerâmicas Atlas, Kresil
Ano: 2014
Pisos de madeira: Foster
Projeto Arquitetônico: Eduardo L. Maurmann,
Pisos de pedra: Pedecril
Elen Balvedi Maurmann, Paula Otto, Lucas Pes-
Marcenaria: Móveis Kretschmar
O edifício fica localizado em frente à parte mais alta da Praça Ucraniana com grande arborização e playground infantil. A rua Kiev é uma rua residencial repleta de árvores e com poucos carros, o que possibilita viver em um lugar com menos barulho e muita acessibilidade.
satto e equipe Arquitetura Nacional Próximo ao bairro Boa Vista, Parque Germânia, Shopping Iguatemi, Shopping Bourbon Country e um Country Club especializado em golfe.
Projeto estrutural: Carpeggiani Engenharia Projetos Hidrossanitário, Elétrico e Lógica: Fili-
Cidade: Porto Alegre
ppon Engenharia
País: Brasil
Construção e Incorporação: Anacional Incorpo-
Localização: Rua Kiev, 104 - Passo d’Areia
radora Direção de Arte e Fotografia para Arquitetura: Marcelo Donadussi e Leonardo Finotti
Público-alvo: família com filhos, duas ou mais
Mão de obra: Empreiteira Marodim
pessoas.
CARACTERÍSTICAS DO EDIFÍCIO: Amplitude do apartamento
Esquadrias irregulares
São cinco apartamentos, uma moradia por andar, medindo 136,70 m². Cada apartamento é composto por uma suíte, dois quartos, um banheiro, uma lavanderia e sala e cozinha integradas..
No edifício, além das esquadrias na fachada há outra composição de esquadrias irregulares que proporcionam circulação de ar, iluminação e um design incrível.
APARTAMENTO COBERTURA
VISTA LONGITUDINAL
Privacidade Espaço Amplo Nos apartamentos é notório a amplitude do local, optou-se pela menor interferência de vigas visíveis nos espaços. Nesta composição, o pé direito fica 2,8m na área de convívio social, corredores e suíte com a laje de concreto aparente exposta.
O edifício Kiev 104 se configura sobre o lote retangular: as unidades têm plantas em L, de modo que a parte mais larga (voltada para a rua) recebe as áreas sociais, enquanto a de maior comprimento (aos fundos) acomoda os dormitórios, ganhando maior privacidade.
APARTAMENTO TIPO
ANDAR PADRÃO APARTAMENTO PÁTIO
Garagem Iluminação Natural Destaca-se a iluminação natural do local, devido as esquadrias com folhas de vidro que medem 3,2 x 2,4 metros que compõem a fachada do edifício. Estas esquadrias grandes, deixam o ambiente iluminado, ventilado e elegante, além de proporcionar uma incrível varanda. Quando abertas as esquadrias oferecem um vão livre de 6,4 metros, com vista voltada para a praça.
SEGUNDO ANDAR
Cada apartamento tem direito a duas vagas de garagem no térreo. Possui bicicletário.
ACESSO + GARAGENS
Cobertura Verde
ACESSO + GARAGENS
A cobertura do edifício possui uma área verde com possibilidade de horta compartilhada.
CARACTERÍSTICAS LOCAIS Condição dos terrenos adjacentes:
ÁREA ARBORIZADA
ÁREA CONSTRUÍDA
Poluição sonora:
SEM POLUIÇÃO SONORA
Orientação solar:
SOL NASCE ATRÁS DO EDIFÍCIO
Topografia:
POUCA POLUIÇÃO SONORA
TOPOGRAFIA DA REGIÃO
CONCEITO DA FACHADA A divisão tripartida das fachadas dos edifícios sempre foi associada à orientação de composição clássica, remete diretamente às ordens clássicas. A torre é composta como uma coluna grega, com base, fuste e capitel. KIEV A base constitui, basicamente, o estacionamento e acesso. O fuste, será os pavimentos-tipo de apartamentos, no edifício, encontra-se três tipos de apartamentos, especificamente. No capitel, há o jardim do apartamento tipo cobertura. ANÁLISE HORIZONTAL A fachada é dividida e três faixas, sendo duas iguais nas extremidades e o corpo central mais largo que recebe outro tipo de tratamento. Esta divisão, que remete ao tema do arco triunfal romano, com suas quatro colunas espaçadas de forma desigual. Outras observações são que, na fachada, não há estrutura não parente, observa-se continuidade entre os planos da fachada, sendo ela plana. Há contraste entre a estrada, primeiro andar, e os outros andares e, para finalizar, todas as janelas frontais são semelhantes.
Introdução ao Projeto Arquitetônico II 2021/2 Fabiane Calistro, Laura Hauschild, Lilian Carvalho e Thais Bedin