









O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação.
Paulo Mendes da Rocha
A complexidade de um projeto urbanístico se encontra nas pequenas decisões. O uso do piso intertravado para uma melhor manutenção da temperatura nas vias e no entorno; saneamento no nível do lote ou da quadra, diminuindo a exigência sobre a infraestrutura municipal; iluminação pública autônoma, selecionando postes com placas fotovoltaicas e revegetação com paisagismo produtivo são alguns exemplos de um como pensamos um planejamento sustentável.
Os grandes centros urbanos produzem quase nenhum alimento, e são os maiores consumidores mundiais, causando um desequilíbrio e uma consequente necessidade de deslocamentos constantes. A adoção do paisagismo produtivo dentro e no entorno das grandes cidades é uma forma sustentável de produção agrícola, uma vez que não exige grandes deslocamentos além melhora consideravelmente a qualidade de vida da população, contribuindo para uma maior qualidade do ambiente urbano.
Trabalhamos com um desenvolvimento de projetos participativos que trazem a sustentabilidade da forma que melhor se adequar as necessidades e sonhos dos clientes. A qualificação da mão de obra local, com a utilização de materiais construtivos ecológicos, técnicas de reciclagem de águas e saneamento verde e a autonomia energética proporcionam um projeto com baixo impacto ambiental em todas as etapas.
O uso de materiais de rápida execução e que não geram residuos como o dry wall e uma compatibilização de projetos eficiente resultam em uma obra mais sustentável, limpa e economica.
O gerenciamento especializado da obra garante ao cliente uma execução do projeto sem supresas e com um cronograma planejado e organizado pelo escritório.
Renan Teixeira (out 2017 - jan 2018)
Arquiteta e Urbanista, especialista em Docência do Ensino Superior, estudante do curso de especialização e m Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UnB (REABILITA 8).
Participa de encontros sobre conforto no ambiente construído (ENCAC) desde 2001; orienta alunos em atividades de extensão servindo à população do Cariri através de projetos urbanísticos e arquitetônicos que sirvam seu propósito em harmonia com a natureza. Iniciou sua vivência com a arquitetura como auxiliar de renomados arquitetos, desenvolvendo desenhos técnicos, orçamentos e acompanhamento de obras de arquitetura de interiores em São Paulo.
Em 2014 mudou-se para São Carlos, interior de São Paulo, onde iniciou sua atuação profissional exclusivamente voltada para a sustentabilidade.
Cooperou rapidamente como lobista da Associação Veracidade - A Casa Ecológica na Cidade - e iniciou projetos de arquitetura e de reforma para adequação da construção sustentável.
Hoje tem um escritório de projetos arquitetônicos e gerenciamento de obras, totalmente voltado para a construção sustentável na região do Cariri Cearense empregando métodos de construções com terra, tratamento verde de esgotos dentre outras soluções.
Artista visual formada pela UDESC/SC, sente a urgência em recriar paisagens sustentáveis. Especialista em Permacultura pela UFCA/CE e técnica em Agroecologia pelo SERTA /PE; trabalhou na construção CidadeEscola Ayni em Guaporé/RS em 2016; participou de quatro PDCs e mobilizadora dos Quintais de Floripa, coletivo de agricultura urbana, entre 2015/16. Atualmente professora na URCA/CE, desenvolvendo projetos pelo sertão do Brasil e facilitando cursos e oficinas com o Instituto de Permacultura Ná’Lu’Um na região.
Consultor de Bioconstrução
Autodidata e artesão em serviços de carpintaria, construção civil e instalação elétrica. Graduado em História – Licenciatura pela Universidade Regional do Cariri em 2005. Hoje desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade, permacultura e acompanhamento de entidades comunitárias que visam a convivência com o semiárido.
Evyla Pinheiro (fev 2018 - jun 2018)
Paloma Cavalcante (fev 2018 - jun 2018)
Lohanne Figueiredo (mai 2018 - jun 2018)
Vitoria Galdino (mai 2018 - jun 2018)
Arquitetura e Urbanismo FJN - 9° semestre
Apresentou ambientes durante a Mostra Cariri 2015. Ministrou minicursos de maquetes eletronicas na FJN. Participa de eventos de Arquitetura e Urbanismo no nordeste do Brasil desde 2017. Trabalha com o escritório Larissa Galvão Arquitetos Associados, que presta serviços de arquitetura e urbanismo voltados para a sustentabilidade na região do Cariri Cearense, onde desenvolve maquetes eletronicas, desenhos técnicos, orçamento e acompanhamento de obras de arquitetura.
CICERO FELIPE ALVES
Arquitetura e Urbanismo FJN - 10° semestre
Trabalhou na loja especializada em revestimentos Porto Belo, onde atuava como projetista; fez parte do escritório do arquiteto Bruno Camarotti durante um ano, onde desenvolvia maquetes eletronicas, desenhos técnicos e acompanhamento de obras de arquitetura. Hoje trabalha com o escritório Larissa Galvão Arquitetos Associados, que presta serviços de arquitetura e urbanismo voltados para a sustentabilidade na região do Cariri Cearense, onde desenvolve maquetes eletronicas, desenhos técnicos, orçamento e acompanhamento de obras de arquitetura.
LEVI XAVIER
Engenharia Civil FAP - 7° semestre
Curso na área de engenharia civil, construção, especialização em tecnicas contruitivas, sustentabilidade e computação. Trabalha com o escritório Larissa Galvão Arquitetos Associados, que presta serviços de arquitetura e urbanismo voltados para a sustentabilidade na região do Cariri Cearense, onde desenvolve orçamento e acompanhamento de obras de arquitetura.
HANNA CECILIA F. S.
Arquitetura e Urbanismo FJN - 10° semestre
Participa de eventos de Arquitetura e Urbanismo no nordeste do Brasil desde 2014 e de encontros e debates sobre a Região Metropolitana do Cariri e seus dilemas urbanos desde 2017; apresentou ambientes durante a Mostra Cariri 2015 e sempre busca novas oportunidades de desenvolver estudos a cerca de sustentabilidade e mobilidade urbana. Participou de concursos de arquitetura com foco em representação gráfica e artística, desenvolvimento regional, eficiência energética e sustentabilidade: Observatório (2017), organizado pela VBO Valorização Gráfica; Bienal Jose Aroztegui (2017), organizado pelo Grupo de Conforto e Eficiência Energética da ANTAC e Race to Zero (2017-18), organizado pelo Departamento de Energia Renovável dos Estados Unidos. Iniciou sua vivência na arquitetura no escritório Lins Arquitetos Associados e trabalhou brevemente com a arquiteta Ailana Mouta, desenvolvendo desenhos técnicos e acompanhamento de obras de arquitetura na região do Cariri Cearense. Atualmente trabalha com o escritório Lins Arquitetos Associados, renomado escritório de arquitetura da região e com o escritório Larissa Galvão Arquitetos Associados, que presta serviços de arquitetura e urbanismo voltados para a sustentabilidade na região do Cariri Cearense.
JOSÉ GUSTAVO A. DA SILVA Bacharelado em Ciências Contábeis FJN - 4° semestre
Trabalhou no financeiro de empresa de material de construção; fez parte do NAF ( núcleo de apoio contábil e fiscal) programa desenvolvido pela a receita federal do Brasil em parceria com a FJN dando apoio a empresários do MEI (micro empreendedor individual); apresentou mini curso sobre Educação Financeira: gestão de finanças pessoais, na semana de iniciação científica da FJN, faz parte do núcleo de gestão do CEI ( centro de empreendedorismo e inovação) o pioneiro do Cariri. Atualmente trabalha com o escritório Larissa Galvão Arquitetos Associados.
COLEGIO VITORINO
Crato - CE
Área: 5 327,80m²
junho, 2017
2017.2
CASA JHP
Crato - CE
Área: 380,00m²
junho, 2017
CASA MB
Barbalha - CE
Área: 154,00m²
outubro, 2017
CASA MG
Barbalha - CE
Área: 176,00m²
outubro, 2017
DECK RG
Crato - CE
Área: 218,30m²
dezembro, 2017
CLINICA WV
Juazeiro do Norte - CE
Área: 120,00m²
fevereiro, 2018
2018.1
CASA MW
Crato - CE
Área: 630,00m²
março, 2018
Roda Semear
Barbalha - CE
Área: 706,94m²
abril, 2018
Fazenda Zena
Barbalha - CE
Área: 88 091,00m²
abril, 2018
Vila Visgueiro
Crato - CE
Área: 63 078,00m²
abril, 2018
CRATO, CEARÁ, B R A S I L, 2017
Área Construída = 5 327,80 m²
PROJETO ENTREGUE
OBRA NÃO INICIADA
Mais de 5.000 m² projetados para a expansão do Colégio Vitorino. Todo o complexo foi pensado para expressar a pedagogia e o cuidado que a escola dedica a seus alunos. Materiais que não emitem compostos voláteis foram empregados nas estruturas mistas de concreto e tijolo de solo cimento, todas as áreas de playground implantadas com brinquedos de madeira, executados com material e mão de obra local. O projeto da escola contempla reciclagem de águas e o tratamento local das águas negras, geração de energia através de placas fotovoltaicas oferecendo mais autonomia para a escola.
A casa é setorizada por uma grande parede de pedra onde paredes de taipa de pilão autoportantes partem em sentido perpendicular ao longo da extensão de pedra formando a malha das divisões dos ambientes. A função é em pedra e recebeu um radier espesso para que suportasse o peso das paredes equilibrando a construção ao solo evitando possíveis patologias na taipa. Uma cinta de pedra acompanha o perímetro externo evitando o excesso de imidade nas fundações e garantindo o escoamento das águas pluviais para o local correto: uma cisterna que acumula as águas da chuva mantém hortas e pomares. O sanemeante foi projetado para não lançar nenhum resíduo ao meio público.
CRATO, CEARÁ, B R A S I L, 2017
Área Construída = 380,00 m² PROJETO ENTREGUE OBRA EM ANDAMENTO
BARBALHA, CEARÁ, B R A S I L, 2017
Área Construída = 154,00 m²
OBRA NÃO INICIADA
Casa térrea prevendo o uso de materiais que contribuam com o conforto térmico interno, como pedra e tijolos de solocimento. Apresenta aberturas na coberta, para captação e exaustão de ar, promovenod resfriamento interno. A edificação conta com diferenciais como um pátio interno criando uma área de lazer central ligando os setores íntimo, social e de serviço, além do benefício térmico e apelo estético.
A casa foi distribuida em dois pavimentos, com um jardim de inverno integra os pavimentos e as área internas e externas. Uma parede de pedra bruta unifica os pavimentos enquato as demais são em tijolo solo cimento. Para a cobeta foi ultilizada telha termoacústica e na garagem pergolado em aço e madeira.
CRATO, CEARÁ, B R A S I L, 2017
Área Construída = 154,00 m²
OBRA EM ANDAMENTO
Área de lazer projetada para uma familía que prioriza o convívio com a natureza e ama celebrar uns com os outros. A mistura de materiais locais, como pedra e madeira, mimetizam o ambiente com a natureza que o cerca, proporcionando uma experiencia unica unindo rusticidade e conforto. O programa de necessidades conta com área gourmet, piscina, campo de futebol, banheiros, deposito e um palco para pequenos shows. Tudo foi pensado a partir do deck existente e acompanhando as sinuosas e íngremes curvas de niveis.
O desafio do projeto da clínica Wiviane Campos foi o de criar uma fachada que se destacasse do fechamento de vidro dos demais pontos do shopping além de proteger a recepção da forte incidência solar já que o acesso é voltado para o sol forte da tarde. Nos interiores prevaleceu os tons de nude e o amadeirado, que são lavados por iluminação indireta embutida nos forros para maior conforto do cliente proporcionado uma experiência de relaxamento durante o tratamento
JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ, B R A S I L, 2017
Área Construída = 120,00 m² PROJETO ENTREGUE
CRATO, CEARÁ, B R A S I L, 2017
Área Construída = 630,00 m²
OBRA NÃO INICIADA
Uma casa de final de semana para receber amigos e ser a futura residênci da família. Um pavilhão abriga a área íntima e outro a área dos hóspedes, ambos são conectados pelo pavilhão social onde estão as áreas de serviço, social e de lazer. A casa é suspensa e possui um extenso lago acompanhando todo o perímetro do alicerce. Foram utilizadas pedras locais, aço nas estruturas e telhas termoacústicas acompanhadas de placas fotovoltaicas. Paredes de vedação feitas com taipa de pilão, biodigestores para tratar águas cinzas e uma cisterna para armazenar águas pluviais. No paisagismo flores, hortas, pomar e mata nativa compõem harmoniosamente a área externa que é circundada por uma pista de corrida.