Revista Tutores nº 9

Page 12

DESTAQUE ensino convencional, e auxilia quem sofre com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem. Entre os serviços oferecidos estão reforço escolar, aula particular e tutoria multidisciplinar. O projeto pedagógico da rede enfatiza ensinar a aprender. Valese, para tanto, de conceitos pedagógicos que valorizam a relação de ensino-aprendizagem e situam o tutor como um agente de transformação da vida escolar do aluno. É importante destacar que a empresa respeita a proposta escolar escolhida pela família, evitando, assim, acrescentar novos materiais didáticos que possam sobrecarregar o aluno de tarefas e exercícios repetitivos. Léa salienta ainda que o grande diferencial da Tutores é avaliar cada aluno detalhadamente, através de uma avaliação diagnóstica multidisciplinar para que sejam mapeadas as principais causas de seus problemas escolares e eventuais dificuldades de aprendizagem. Uma vez aplicada a avaliação, uma entrevista (anamnese) é realizada com o pai/a mãe ou o responsável, para melhor compreensão do histórico escolar e familiar do aluno, e somente após uma análise, é apresentado um plano de aulas de tutoria individual e multidisciplinar. Todas as informações coletadas em uma entrevista diagnóstica são tratadas com sigilo e confidencialidade. CONQUISTAS E PLANOS Nos dez anos de existência, os diretores da rede garantem que a maior conquista são as histórias de sucesso das famílias atendidas. “Quando a criança ou o adolescente não vai bem na escola, isso afeta toda a família, provocando desarmonia no lar. Mas, a partir do momento em que ele se encontra, começa a tirar notas boas e entender a matéria, isso melhora muito a relação, e é também uma alegria para nós”, assegura Hipótilo.

Revista Tutores

2o semestre 2017

FUTURO DA EDUCAÇÃO Apesar de ter um programa altamente eficaz para desenvolver bons hábitos de estudo, por meio do qual orienta os alunos, por exemplo, a gerenciar o tempo, reconhecer seu estilo de aprendizagem, organizar o material escolar e preparar-se para provas, a Tutores está sempre em linha – e de olho – com o que acontece no setor educacional e, para isso, conta com uma ampla rede de parceiros. Entre eles está o médico, pesquisador em neurociência e responsável por um projeto de desenvolvimento humano, Tabajara Dias de Andrade. Segundo o especialista, a educação no mundo vive uma situação crítica, já que o ensino de qualidade acaba reservado apenas para alguns poucos privilegiados. “Se todos tivessem acesso a bons métodos de ensino e escolas, seria ótimo, e isso vale para diversos países, não apenas o Brasil”, comenta. No entanto, o profissional destaca alguns pontos positivos e que serão fundamentais para esse mercado no futuro: evolução da neurociência, facilidade na geração e aquisição de conhecimento e novidades digitais. “Nunca se teve tanta informação sobre o funcionamento do cérebro humano quanto agora, e com tudo o que temos conquistado, será possível desenvolver novos métodos de ensino. O mundo está mudando, e rápido, e as escolas precisam se adaptar a isso. Não dá mais para resistir à tecnologia”, diz o médico. E acrescenta: “O horizonte educacional é promissor, mas, para formar cidadãos conscientes, críticos e competentes, é fundamental ter grupos de discussão focados e alinhados com todo este desenvolvimento”. Além disso, para se adequar às novas gerações, os professores deverão atuar mais como mentores, ajudando os estudantes a desenvolver habilidades que servirão de alicerce para enfrentar os desafios do cotidiano e a organizar experiências que lhes possibilitem interagir com os saberes formalizados. Foto: Divulgação

12

Tabajara Dias de Andrade, pesquisador em neurociência


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.