Revista Franquia & Negócios ABF nº 63

Page 68

da multicanalidade. É muito difícil uma rede de franquias ocupar todo o mercado”, explica Zanco.

Reposicionamento de marca Depois de mais de meio século vendendo roupas em multimarcas, a Tip Top inaugurou sua primeira loja, que daria o pontapé inicial no sistema de franquias, em 2008. “Evitamos o conflito de canais pela transparência que tratamos o assunto desde o início. Tem muito candidato a franqueado que chega e pergunta se vai ser exclusivo na praça, já deixamos claro que não porque tem internet e multimarca”, explica o gerente de expansão de franquias da rede, Ricardo Marcondes. Para tornar o negócio de franquias atrativo, a Tip Top mantém política de compra diferenciada e prioridade em instalação em shoppings. “Eu garanto que dentro do shopping não terá uma multimarca atuando com ele, mas pode ser que tenha uma loja no centro da cidade”.

A entrada das franquias ajudou a Tip Top, pouco a pouco, a reposicionar a marca nas gôndolas do varejo. Os grandes magazines não recebem mais peças da rede, agora o critério é afinidade com a identidade da marca e exposição ideal para os produtos. “A Tip Top tem uma força muito grande, mas estava escondida no multimarca por não ter a loja. Quando trouxemos a franquia para o mercado as pessoas falavam ‘quanto tempo não vejo essa loja’, mas não tínhamos loja”, afirma. De acordo com Marcondes, as vendas nas lojas multimarcas aumentaram com a entrada das unidades franqueadas, pois elevou a exposição dos produtos. “Aumentou a venda na multimarca sem agredir os canais. Eventualmente temos até tipos específicos de produto para cada uma”. Atualmente, 60% da receita vêm do varejo convencional e 40% das franquias, mas está bem perto de equilibrar, segundo Marcondes.

FOTOs: Divulgação

ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

É algo bastante presente no nosso varejo, empresas que querem ter grande ocupação de mercado precisam fazer uso da multicanalidade. É muito difícil uma rede de franquias ocupar todo o mercado Daniel Zanco, presidente da Universo Varejo

A experiência de consumo é que vai diferenciar a venda em lojas próprias ou nas multimarcas. Nesse ponto, o franqueado ainda sai à frente. “O diferencial é a qualidade do serviço, o ambiente. Tem que ter atendimento diferenciado que complemente a venda do produto”, explica Angelina.

São caminhos complementares. Alguém que, de repente, veja ou compre nosso produto num supermercado pode ser ativado a consumir na Vivenda do Camarão quando estiver em uma praça de alimentação, pois já foi exposto à marca Victor Drummond, gerente geral de marketing e comunicação corporativa da Vivenda do Camarão

68

REVISTA FRANQUIA & NEGÓCIOS ABF Outubro e Novembro de 2015


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.