APOSTILA CONSTRUINDO A SAÚDE 2011.2

Page 24

SINTOMAS CEFALÉIA TONTURA MAL ESTAR PALPITAÇÃO NICTÚRIA EPISTAXE

______

______________

_Diagnóstico

A avaliação da Pressão Arterial (PA) é geralmente baseada na média de duas ou mais leituras obtidas a cada duas ou mais visitas. Ela não deve ser diagnosticada com base em apenas uma única mensuração, a não ser que a Pressão Sistólica seja, maior que 210 mmHg ou a pressão diastólica seja maior que 120 mmHg. Recomenda-se que a aferição da PA seja realizada com o paciente sentado, com o braço desnudo e apoiado sobre um suporte que possa mantê-lo ao nível do coração. O procedimento deve ser realizado preferencialmente após 5 minutos de repouso e de 01h a 01h30min após alimentar-se, fumar e ingerir álcool ou cafeína.

______________

Classificação

A Hipertensão pode ser primária, resultado da interação genética e distúrbios ambientais, com desenvolvimento mais lento; ou secundária, decorrente de outra doença ou anormalidade.. Ou seja: a primária não ocorre por um fator X (você pode ouvir o termo “idiopática”) e sim porque o corpo do indivíduo já tem uma tendência a desenvolver a doença, tendência essa muitas vezes favorecida pelos hábitos que a pessoa adota- o chamado estilo de vida. Já a hipertensão secundária se desenvolve porque alguma coisa está acontecendo com o organismo, e dá para saber o que é! (ex.: problema nos rins, gravidez, tumores, etc.).

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.