Paulomiguez

Page 144

142

Mas não residem apenas nesses atributos, as semelhanças entre blocos de trio e blocos alternativos. Os principais blocos de ambas as categorias (ver Quadros III e IV) mantêm entre si relações de parceria e negócio, ampliadas, em alguns casos, à participação de bandas ou artistas. Assim, blocos de trio fundam os seus alternativos. Por vezes, o alternativo é criado em parceria com um artista ou banda. Alguns outros são propriedade exclusiva de artistas.

Revelam-se, portanto, conforme já foi referido, como uma peça importante da estratégia de expansão do mercado dos grandes blocos de trio, bem como de alguns artistas e bandas.

E,

começam

também

a

compor

a

estratégia

de

crescimento

mercadológico de outras categorias, como os blocos afro, que, no Carnaval de 1996, participam com o seu primeiro alternativo, o bloco Eu Também Sou Ilê, organizado pelo Ilê Aiyê, comprovando, mais uma vez, a idéia anteriormente referida sobre o pioneirismo e liderança do movimento de alargamento de fronteiras do Carnaval baiano pelos blocos de trio.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.