Cp132552

Page 50

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

qualquer modo vão, se sujeitar a fazer isso e acaba a lógica sendo essa, de desvalorização das pessoas que tocam ali”1.

Assim, Luciano considera que as condições materiais dos ensaios são desrespeitosas ao trabalho de fato fornecido pelos ritmistas que, além de ter que ficar várias horas tocando, não têm a possibilidade de beber à vontade, e isso qualquer que seja a bebida. Não se trata de uma vontade da escola em não incentivar o alcoolismo, já que tem cerveja no estoque de bebidas destinadas aos ritmistas, mas simplesmente o fato de que há um orçamento restrito para a colação dos ritmistas, esses nem podendo beber água quando estão com sede. Há, com efeito, num ensaio de bateria de duas ou três horas, no máximo duas distribuições de bebidas, independentemente da temperatura ambiente. Inclusive, se os ritmistas estiverem pedindo bebidas, simplesmente vão antecipar do estoque para eles disponível, que não vai ser aumentado para satisfazer as suas necessidades básicas. Assim, no ensaio de bateria da Viradouro do dia 13 de janeiro de 2009, particularmente desgastante por causa da demora e do calor, os pedidos dos ritmistas por bebidas causaram o aborrecimento do diretor encarregado da distribuição.

1

Entrevista com Luciano, 10 de junho de 2008, realizado nos jardins do campus do Gragoatá. Eu não conhecia bem o Luciano antes da entrevista, só “de vista”. Foi o Wanderley quem o indicou ele para que eu fizesse uma entrevista. Luciano aceitou na hora, e marcou logo nos jardins da UFF (que representam um dos lugares de socialização cotidiana do Luciano) me deixando pouca margem para definir que a entrevista acontecesse na casa dele.

50


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.