Gabriel InForma

Page 1

G Gabriel inForma Informativo Mensal da EEM Prof. Gabriel Epifânio dos Reis / Icapuí – CE / Edição 06 / Dezembro de 2012

O DESAFIO DA LEITURA

GABRIEL COLHENDO SEUS FRUTOS

(Fique atento!) 20 e 21/12/12 - Feira de Ciências, Arte e Cultura da Escola Gabriel Ÿ 21/12/12 - Discoteca de encerramento da Feira de Ciências às 21 h. Ÿ

O ENEM tem demonstrado que a leitura é uma necessidade objetiva para se ter sucesso na vida; o único veículo capaz de conduzir o jovem ao mundo do conhecimento, onde se encontra as estações que abrigam seus sonhos e as espectativas de futuro. Os enormes textos existentes nas avaliações do ENEM requerem paciência e atenção para que haja assimilação do raciocínio do autor. E quando não existe proficiência em leitura, a tendência é se deixar levar pelo cansaço e a preguiça mental, tendo esse ato do processo de aprendizagem como uma obrigação e não como uma prática indispensável para compreender, não somente o texto, mas o mundo em que vive. A nossa juventude tem que entender que toda conquista requer sacrifícios e, na maioria das vezes, exige a renunciar a certas coisas que acostumamos a tê-las, mas sem nenhuma serventia para o progresso pessoal. É preciso priorizar uma leitura que seja construtiva à formação da cidadania; alimente o espírito crítico e autocrítico e ofereça uma bagagem de conhecimento que contribua com o sucesso coletivo e indivudal do ser humano. Temos uma biblioteca onde se encontra os melhores clássicos da literatura brasileira; jornais e revistas que nos deixam atualizados e bem informados e recursos mildiáticos eficientes e à disposição da juventude estudantil. Pergunto: o que está faltando para reverter essa falta de apetite da nossa rapaziada pela leitura? Quando é que veremos aquele(a) jovem, ao invés de perguntar pela zoeira, deixará zoar uma admiração por uma boa leitura literária? É claro que não podemos esquecer os avanços que alcançamos ao longo desses 4 anos. Foram tão significante que estamos torcendo, apoiando e contribuindo pela a ampliação dessa admirável conquista!

(Multimeios)

Nas primeiras avaliações do SPAEC, a escola tinha um grande desafio: convencer os alunos a participarem voluntariamente desse momento imprescindível para conquistar experiência e avaliar o seu desempenho. Atualmente, esta realidade se reverteu pelo reconhecimento dos alunos da importância de estar presente e fazer valer a autoestima e, principalmente, de ver essas oportunidades como uma necessidade objetiva para medir o seu potencial no universo do conhecimento. Não é à toa que a Escola Gabriel tem hoje uma quantidade expressiva participando efetivamente nesta avaliação. E muito mais gratificante é ter o prazer de premiar os aluinos com 8(oito) notebook. Gostou? Então vamos comemorar e dizer: parabéns a Gabriel! (multimeios)

A TRIBUNA DAS DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES ・ Os violões estão precisando de encordoamentos novos, sem falar que existe um com a tarracha quebrada. Violão sem cordas não se faz acordes! (multimeios) ・ Os alunos do Belém, Nova Belém e INCRA, reclamam pela falta de consideração para com os mesmos. Pela quantidade significativa de alunos dessas comunidades, faz-se necessário um ônibus exclusivamente para realizar esse itinerário até a escola, já que todos moram distantes. (2º ano B) É comum presenciar alguns educando deixarem os pratos e/ou colheres no pátio após deliciar a alimentação concedida no intervalo.As merendeiras consideram essa atitude uma falta de respeito e pedem a todos que usem do bom senso e dê exemplo de alunos educados! (Merendeiras) Os alunos estão insatisfeitos com a precária iluminação em algumas dependências da escola e ao redor do estabelecimento. É bom que se tome providências antes que sejamos vítimas de pessoas estranhas más intencionadas que freqüentam a Gabriel. (Alunos)

Disse tudo! "A verdadeira riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades." Epicuro

No olhar da poesia TíTULO: O mundo melhor AUTORA: Carla Vitória - 2º ano B Um mundo sem Violência Um mundo sem poluição Um mundo sem pobreza Um mundo sem destruição Queremos um mundo de paz Um mundo capaz Um mundo feliz Queremos um mundo melhor! POESIA:Consciência Negra AUTOR: Carlos Oliveira

Salve, negritude! Alegria no coração! Braço forte, atitude A serviço da nação Colocar-se bem é a lei A vida não é só sambar Se na folia tu és rei Que sejas rei em todo lugar hoje, consciente de tudo guerreiro, não temas mais nada faça do livro o seu escudo E da caneta, sua fiel espada Negro, branco e amarelo Cor vermelha, a mistura se abraça Forma um povo tão belo Sem cor, mas sim, uma raça Para você, discriminação Mostro desprezo e revolta Pra quem lê, convido então: Paerticipe...pense bem! E solta!


VOCÊ SABIA QUE: ・ Dar gorjeta no Japão é visto como falta de educação. ・ O ketchup era usado como remédio em 1930. ・ O suor do hipopôtamo é roxo. ・ 23, 03 das mulheres já deixaram o celular cair na privada, quando vão ao banheiro fazer suas necessidades. ・ DE cada cinco pessoas, dois casam-se com o seu primeiro amor. ・ A cada minutoas 50 blia são vendiadasa no mundo. ・ Os homens mentem mais que as mulheres, mas as mulheres inventam as melhores mentiras.

EVENTOS REALIZADOS E A REALIZAR DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA O Centro de Multimeios não apenas registrou o Dia da Consciência Negra , mas fez acontecer alguns eventos que marcaram essa data histórica. Aconteceram exposições de livros que faziam referência a trajetória da luta contra o racismo; o filmes QUASE UM DEUS e MISSIPE EM CHAMA para os alunos refletirem que não é a cor que determina o potencial humano e que também a alma não tem cor. Houve também um varal de poesias ressaltando o momento. Um evento que merece nossos parabéns!

FEIRA DE CIÊNCIAS DA GABRIEL TEMA: 25 ANOS DA

o Jornal Informativo resolve entrevistar um aluno que já expressa conquista e trilha seus passos para um futuro promissor; um exemplo de dedicação e maturidade juvenil que impressiona e orgulha a escola, a família e faz valer sua autoestima! De origem humilde, pai motorista e mãe dona de casa, tenta através do conhecimento reverter essa realidade e assegurar um padrão social que possa honrar seus esforços e sua gente. Falo de Frqancisco Leilson da Silva Lopes, aluno do 2º ano D da tarde. O Gabriel Informa pergunta: GI- Como você avalia a escola Gabriel? LEILSON- Para nossa realidade, ela está bem situada, mas deveria ser mais rígida em relação algumas situações que certos alunos se encontram, como: o uso da farda escolar e incentivarem os alunos a frequentar mais o ambiente escolar. GI- Quem são os seus maiores incentivadores nas conquistas diárias? LEILSON- Os meus pais, apesar deles não terem um estudo avançado, eles preocupam tanto na minha vida escolar quanto na própria vida em família. GI- Se você tivesse que agradecer a alguém pelo pouco conquistado até o momento, a quem você agradeceria? LEILSON- Primeiramente, a Deus, porque eu sem Ele não seria nada; aos meus pais, pois são pessoas que me ajudam e me apoiam. GI- Quais os critérios que você utiliza para alcançar um bom desempenho escolar? LEILSON- Eu procuro além de prestar atenção nas explicações, buscar mais conhecimento sobre determinado assunto; procuro ser sempre um referencial! GI- Fale da iportância do prẽmio. LEILSON- O prêmio em si, já tem uma grande importãncia, porque você conquista aquilo que é fora dos seus parãmetros, apenas com seus estudos, com seu conhecimento. É incentivo para aprender mais, interessar-se mais e, com certeza, ajuda na própria vida escolar , pois serevirá como instrumento de pesquisa. GI- O que motiva você a buscar o conhecimento e se envolver efetivamente com a aprendizagem? LEILSON- Eu lembro do que minha mãe e o meu pai me diziam das dificuldades que eles tinham para estudar, pois teriam que estar sempre ajudando os seus pais. Na verdade, hoje é muito mais fácil chegar até a escola e alcançar o que eles não tiveram chance. E eu tenho certeza que lá na frente, todos os que acham e dizem que eu não vou conseguir, vão se surpreender e dizer que eu cheguei no lugar onde eles diziam que não chegariam!

Nestes dias 20 e 21 a Escola Gabriel vai brilhar mais uma vez através do talento e da criatividade dos seus alunos! Iremos presenciar projetos que contemplam todas as áreas do conhecimento; o espírito coletivo sobrepôr a individualidade e prevalecer a aprendizagem e a experiência. Nesta Feira de Ciências a comunidade escolar pode comparecer e ficar à vontade, aprecie o que seus filhos são capazes de inventar, desvendar sua imaginação, onde cabe todos os seus sonhos e o prazer de realizar e fazer acontecer!

Desafio lógico "quem é quem?"

A- roberto, B - Ricardo, C- bruno, D- Miguel, E - Bernardo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.