Page 1

G Gabriel Informa Informativo Mensal da EEM Prof. Gabriel Epifânio dos Reis / Icapuí – CE / Edição 07 / Abril de 2013 Versão Digital em: leiescolagabriel.blogspot.com e escolaprofgabriel.blogspot.com

Acolhida aos Alunos dos 1º Anos

Todos os anos um novo ciclo escolar é formado na escola Gabriel, muitos dos alunos que estavam no terceiro ano se despedem da escola, os que cursavam o segundo chegam finalmente ao terceiro, os do primeiro chegam ao segundo e a escola recebe uma grande quantidade de alunos que cursavam o Ensino Fundamental. Podemos dizer que a escola é uma “Grande Família” e como todas as famílias ela é constituída de altos e baixos e nem todas as pessoas necessariamente convivem bem, pois existe uma grande diversidade de pensamentos e cada um tem uma maneira diferente e particular de ver e lidar com a vida. Muitas vezes a intolerância, a não aceitação e a descriminação causam serias seqüelas na mente dos adolescentes e são um dos principais motivos para gerar a violência entre jovens, devemos respeitar as pessoas por mais que não concordemos com suas atitudes, não podemos e não Vamos tentar viver em um mundo só nosso onde todos os nossos pensamentos estão acima do pensamento dos outros, precisamos aprender urgentemente a arte do respeito, pois é bom e agradável viver em união. Por: Amanda Oliveira.

Nogueira

e

Geralmente ouve-se dizer que o que “vem fácil, vai fácil”, que sempre damos valor ao que conquistamos através de nossos esforços e lutas cotidianas e não ao que nós é dado de graça. Talvez seja por isso que nós alunos não damos valor ao livro didático que nos são oferecidos gratuitamente todo ano. A falta de cuidado com o Livro esta associado á ausência de responsabilidade, como não pensamos no quanto de imposto é pago, em quantas arvores são derrubadas ou simplesmente que outras pessoas irão usar o livro depois de nos, simplesmente não cuidamos dele. Os livros precisam ser preservados, e devem ser protegidos da água, da poeira e outras situações que causem danos. Procure manter seus livros limpos, sem rabiscos, rasgos ou recortes. Lembre-se de que depois de você, ele será usado por outros alunos durante seus anos de vida útil. Por isso,ao final do ano letivo você deverá devolve-lo bem conservado. Cuide dos seus livros, pois são as pequenas atitudes que nos fazem grandes.

Nós alunos da escola Gabriel temos o privilégio de ter uma biblioteca com vários livros maravilhosos que com certeza proporcionará ao leitor uma grande viagem. Aos interessados em embarcar nessas aventuras é necessário fazer uma carteirinha e para isso é preciso uma foto 3x4. Tendo feito a carteirinha você poderá usufruir dos livros e nos só podemos desejar uma boa viagem. Leia ler também é um exercício.

Viagem ao Ipark (Excursão Pedagógica)

Os professores Anderson Rodrigues e Jair Rodrigo, estarão realizando uma aula de campo ao complexo turístico do Ipark, localizado na cidade de Maranguape, á apenas 30km da capital Fortaleza. O complexo turístico do Ipark apresenta atividades como: a visitação ao museu da cachaça, que trata-se de um passeio por mais de 160 anos de historia, e podendo visitar, o maior barril de cachaça do mundo, com capacidade para 374mil litros de aguardente.

Por: Amanda Nogueira.

As músicas mais tocadas na Rádio Gabriel

Mariane

Carteirinha

Gabriel 1) Vagalumes – Pollo Part. Ivo Mozart 2) João De Barro – Leandro Léo 3) Paradise – Coldplay 4) Céu azul – Charlie Brown Jr. 5) Não Perca a fé em Jesus - Carlos Junior 6) Dias de Luta, Dias de Glória – Jota Quest 7) O que te faz pensar – A base 8) Liberdade pra dentro da cabeça – Natiruts 9) Mulher De Fases – Raimundos 10) Zoio de Lua - Charlie Brown Jr. Quer ouvir sua musica preferida sendo tocada? Vá até a rádio e atenderemos o seu pedido.Visite o Blog de nossa rádio e compartilhe 'um som' com os seus amigos nas redes sociais!

O complexo turístico apresenta também um campo de aventura com as mais diversas atividades como: caiaque, pedalinho, arvorismo, muro de e s c a l a d a , p a i n t b a l l , g i r o m a s t e r, aquaball, minifazenda, passeio de jardineira, alem da maior tirolesa do nordeste com mais de 260 metros de extensão e um restaurante regional, onde são preparados pratos típicos do nordeste. - Horario de Saida: 06:00h - Data: 08 de junho - Valor da viagem: R$ 90,00 incluindo passagem, entrada no parque e (almoço + suco+ sobremesa) - Quem pode ir?: prioritariamente os alunos. - Local de saída: local do 1º aluno da região de cima - O que levar: roupas apropriadas para a pratica de esportes radicais. - O que vão visitar: museu da cachaça e o parque da Aventura. - Quem quiser se deliciar nessa fantástica aventura, procure o Profº Jair ou o Profº Anderson e garanta já a sua vaga. Por: Amanda Nogueira.

Por: Dhara Gedhaias

Página 1

Por: Amanda Nogueira.

Livros


Apresentação do Acervo: A biblioteca de nossa escola apresenta uma enorme variedade de títulos e obras, dentre nosso acervo temos nomes de grandes escritores como: Rachel de Queiroz, Machado de Assis e José de Alencar, Isabel Allende e outros, temos vários gêneros de livros; romances de época, romances regionais, Drama, Ação, além de poesias, crônicas e contos. Aproveite e visite á Biblioteca! 'Ler também é uma aventura!' Por: Dhara Gedhaias

Curiosidades Porque o céu é azul? Você já parou para pensar n e s s a pergunta? Qual a explicação para o fato de o céu ser azul? A explicação para essa pergunta pode ser dada a partir de um fenômeno físico que ocorre n a a t m o s f e ra , d e n o m i n a d o d e espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem a atmosfera, dando origem ao fenômeno do espalhamento. Como sabemos, a luz é uma onda que possui vários comprimentos. Segundo o fenômeno físico do espalhamento, a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, no entanto, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente em razão do efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul. O mesmo ocorre pela tarde, quando passamos a ver o céu com um leve toque de vermelho ou laranja, que se deve ao fato de a luz percorrer um caminho maior para chegar até nossos olhos.

Por: Dhara Gedhaias

P: O que foi preciso superar para chegar até o estágio final da formação dos alunos? R: O principal problema foi a desmotivação dos alunos, a falta de perspectiva e a falta de clareza do que quer. P: Como você descreve essa despedida? R: Para um professor com tantos anos de trabalho, despedir-se é uma coisa natural e acaba por ser satisfatório. P: O que lhe marcou nessa turma? R: Em especial, um grupo de alunos que se engajavam nas atividades da escola, mesmo tendo concluído sua educação eles voltaram para participar do dia a dia da escola. P: Quais são as lembranças que você vai guardar dessa turma? R: A simpatia, o carinho e a atenção, os alunos eram verdadeiros amigos da escola. P: O que você deseja para esses alunos que concluíram sua jornada no Ensino Médio e estão se tornando aptos para enfrentar os desafios da vida adulta? R: Sucesso, que eles consigam uma profissão que ofereça uma realização ampla de seus sonhos e que possam crescer sem precisar se deslocar de nossa cidade. Por: Dhara Gedhaias

Relação de alunos aprovados no PSV - UERN 2013.1 ü ü ü ü ü ü ü ü ü ü

Mário Sérgio Nogueira Souza - Ciências Econômicas Marcos de Almeida Jardim Júnior - Letras com Habilitação Lingua Inglesa Antônia Camila da Silva - Pedagogia Nathália Cristina dos Reis Braga - Pedagogia Eduardo Rodrigues de Andrade - Ciências Contábeis Gean Carlos de Sousa - Ciências Contábeis Sinara Botelho - História Andrew Lucas Freitas - Geografia Lucas Gabriel da Silva - Geografia Samuel Carvalho Rebouças - Direito

A Escola Gabriel parabeniza a todos!

Desafio Lógico do Professor Jakson Ney Uma Questão de Lógica Considere um grupo de 04 (quatro) cartões, que possuem uma letra escrita em um dos lados e um numero no outro. Suponha que seja feita, sobre esses Cartões, a seguinte afirmação: Todo cartão com uma vogal de um lado tem um numero impar do outro. Quais dos cartões abaixo você precisaria virar para verificar se essa afirmativa é verdadeira ou falsa?

4 1 A B Por: Dhara Gedhaias e Amanda Nogueira. Autor: Professor Jakson Ney

Página 2

Fonte: BrasilEscola.Com

O Diretor da Escola Gabriel, Antônio Sérgio de Paula, responde algumas perguntas sobre a formatura dos 3º anos do ano letivo de 2012.

Jornal Gabriel Informa  

Informativo bimestral da Escola Gabriel

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you