
3 minute read
2. Quadro de Síntese Diagnóstica
2.
QUADRO DE SÍNTESE DIAGNÓSTICA
Advertisement
ÁREA DE ESTUDO PROBLEMAS (FRAQUEZAS) POTENCIALIDADES (FORÇAS)
MEIO AMBIENTE A distribuição e crescimento desordenado das comunidades presentes acarreta um desmatamento nas áreas verdes e o aumento da poluição e descaso com o meio ambiente. É um bairro que possui uma grande área litorânea, o que gera uma renda para os moradores da região através do turismo e da pesca e também possui grande área de Dunas.
USO E PARCELAMENTO DO SOLO
É uma área muito próxima ao mar e isso afeta a dinâmica ambiental da cidade, pois quanto mais intervenções humanas houverem no local, mais problemas urbanos e ambientais vão aparecer no contexto geral. O parcelamento do solo é distribuído em ZIA 2, ZO, ZPA1, ZPA 2 e ZPA 3, na maioria áreas ambientais, isso torna os loteamentos de caráter mais restrito a construção, o que por sua vez é um benefício para o meio ambiente. Pois dificulta o uso e construção nessas áreas.
INFRAESTRUTURA Desenvolvimento desigual, muitas áreas bem estruturadas e outras áreas com quase nada ou nenhuma estrutura básica urbana. Possui uma satisfatória infraestrutura próximo a faixa de praia, barracas e hotéis , por causa do turismo.
DIFICULDADES (AMEAÇAS) OBJETIVOS (OPORTUNIDADES)
Desmatamento e invasão de áreas verdes em busca de lotes com localização estratégica por parte do ramo imobiliário, ou por falta de moradia, no caso das populações de baixa renda. A criação de espaços verdes para a população, nas proximidades das áreas já edificadas, poderia aumentar a preservação. Florestamento protegido com espécies litorâneas e reflorestamento com espécies nativas. Ações de Educação Ambiental. Promover o monitoramento e o controle das intervenções urbanas na orla.
Por ser uma área visada pelo ramo imobiliário, a especulação nessas áreas trás uma constante busca por mudanças na legislação do solo e acordos com o governo, como o objetivo de modificar a LUOS ou achar brechas que beneficiam a construção irregular para determinada área.
A falta de estrutura propicia a violência e a propagação de doenças, gerando insegurança e o aumento do número de epidemias na região.
A regularização das áreas de Zeis, e projetos de organização e locação de habitações de interesse social fora das áreas de preservação onde a mesma ocupe os terrenos livres, proporcionando uma melhor condição de vida para essas pessoas e diminuindo a agressão com o meio ambiente. Fortalecer institucionalmente a fiscalização do ambiente construído e do ambiente natural da orla. Atualizar e aplicar a Legislação nos procedimentos de permissão, licenciamento de construções e atividades.
Implantar estruturas de apoio e acolhimento, proporcionando espaços para as atividades de esportes náuticos, arte, lazer, cultura, pesca e gastronomia aos turistas e cidadãos, levando em consideração as barracas de praia e negócios já existentes. Implantar melhorias nos componentes do Sistema de Esgotamento Sanitário. Ampliar as estratégias de coleta seletiva e soluções técnicas para coleta de resíduos em áreas de difícil acesso.
ÁREA DE ESTUDO PROBLEMAS (FRAQUEZAS)
SERVIÇOS PÚBLICOS A quantidade de serviços ainda não conseguem englobar o raio de abrangência efetivo para a população como um todo. POTENCIALIDADES (FORÇAS)
O bairro possui na região:
2 escolas; 1 setor de ação social (CRAS); 1 órgão de saúde pública (UAPS); 1 Areninha.
Esses equipamentos de serviços públicos são responsáveis pelo desenvolvimento social do bairro.
HABITAÇÃO Adensamento desorganizado e sem lógica das comunidades, super lotes sem função social. Possui regiões bem localizadas e de valor imobiliário alto.
DIFICULDADES (AMEAÇAS) OBJETIVOS (OPORTUNIDADES)
A falta de recurso do governo pode acarretar uma crise na população, que pode agredir severamente a dinâmica socioeconômica da região.
As habitações sofrem uma forte influência da localização, através da maresia, a manutenção tem que ser constante, pois o desgaste nas estruturas e nos materiais são maiores do que nos demais locais da cidade. O aumento de serviços públicos para diminui a violência e aumenta a qualidade de vida das pessoas da região, a implantação de mais postos de saúdes e escolas/creches, fará com que as famílias possam melhorar sua perspectiva de vida e gerar empregos, bem como dar uma educação de qualidade as crianças locais para que elas tragam um retorno social para o local.
Criação de conjunto habitacionais para a diminuição do crescimento desordenado traria um equilíbrio socioeconômico no local e aumentaria o investimento das empresas privadas e do governo, como forma de desenvolver o bairro mais rápido, bem como diminuiria o descaso e invasão de áreas de preservação ambiental ou de interesse ambiental.