1 minute read

1. Introdução

1.

INTRODUÇÃO

Advertisement

A Praia do Futuro, como é denominada, localiza-se na costa leste do município de Fortaleza, e é considerado uma das praias mais conhecidas da região nordeste do país. Com aproximadamente 6 km de extensão, tem um forte comércio turístico com a peculiar existência de barracas de praia na extensão da faixa de areia. Em decorrência do nome da praia, os bairros que a englobam, também são denominados e divididos em Praia do Futuro (PF) I e II. Sendo o bairro PF II, o objeto de estudo. A região teve seu início de ocupação junto as obras do Porto do Mucuripe (1939-1942) a partir de um loteamento criado em 1950 pela imobiliária Antônio Diogo na região, com objetivo de suprir as necessidades da elite fortalezense de uma praia com balneabilidade, já que as praias de Iracema, Formosa e Meireles, não apresentavam essa característica.

Fotocópia da Manchete do Correio do Ceará de 4 de março de 1949 Fonte: Fortaleza Nobre

Praia do Futuro nos anos 60 Fonte: Arquivo de Alexandre Montenegro Foi na manchete da edição do dia 4 de março de 1949 do jornal Correio do Ceará que o jornalista J.C Alencar Araripe, criou acidentalmente o nome que seria dado a essa faixa de orla, em nota ao jornal diário do nordeste em 31/07/1995 ele diz:

[...] Aproveito a oportunidade para uma explicação. A denominação praia do Futuro foi dada por mim, quando editorialista do Correio do Ceará. Mas o que eu queria dizer é que aquela era a praia de nosso futuro urbano, e não dar um nome definitivo a ela, sem sentido, aliás, para ser um nome próprio, para ter caráter toponímico. Mas o nome pegou e ficou [...]

Em 1954 a prefeitura municipal de Fortaleza autorizou o processo de parcelamento do sítio Cocó e do loteamento Antônio Diogo, a chamada Praia do Futuro.

This article is from: