2 minute read

3. Carências da região

3.

CARÊNCIAS DA REGIÃO

Advertisement

Como pontos negativos, podemos citar, no âmbito social, áreas do bairro com pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente, devido a fatores socioeconômicos como condições precárias de moradia, saneamento e renda.

Não Alfabetizados

22,5 %

Alfabetizados

77,5 %

Gráfico número total de Alfabetizados no Bairro Praia do Futuro II Fonte: IBGE 2010

Recorte do Mapa do IDH destacando a Praia do Futuro II Fonte: SDE N Ano: 2010 SRC: SIRGAS 2000 / UTM Zona 24S De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentre homens e mulheres ainda existe uma considerável parcela que não é alfabetizada, aliado a isso, possuem uma renda média de apenas 388 reais o que contribui para intensificar a fragilidade da população que reside ali. Sendo assim, é uma população que está submetida ao desemprego ou subemprego, devido a esse baixo nível de escolaridade e renda, fazendo com que fiquem excluídos e marginalizados sem nenhuma participação social e com pouca ou nenhuma assistência.

Imagens das condições precárias de moradia Fotos (Autor DIART) sobre da zeis prioritária Praia do Futuro em fortaleza

Imagens mostram ciclovias ocupadas por veículos e pontos comerciais O Bairro conta também com problemas relacionados à orla e necessita de estratégias e um reordenamento para garantir o acesso livre à faixa de praia, além de uma reurbanização das vias existentes para se ter áreas mais seguras e iluminadas, o que não é comum ver por ali.

Visando assim um melhoramento da infraestrutura não só para turistas como também para a população local, proporcionando uma integração da comunidade com o entorno, onde a mesma se sentirá parte dali e ajudará na manutenção das áreas e estruturas públicas. Ainda em relação à infraestrutura o bairro tem dificuldades como: um Sistema de Esgotamento Sanitário deficiente, Necessidades de melhorias no Sistema de Abastecimento de Água e Sistema de Coleta de Resíduos Sólidos insatisfatório.

Imagens mostram pontos de acumulo de lixo e entulho

Um importante ponto de carência a se observar é a relação dos assentamentos e a questão ambiental, pois é necessária uma conscientização e fiscalização para que as áreas de preservação não sejam mais invadidas por essa população, além disso, é importante também regularizar territórios já invadidos. Pode- se destacar também uma deficiência em relação a de integração da orla e do Bairro com a sua Região Metropolitana e equipamentos públicos que conectem essas duas esferas e proporcione a maior utilização daquela área.

CAPÍTULO IV

This article is from: