
1 minute read
2. Potencialidades da região
Com a análise da configuração por meio de aspectos sociais, econômicos e ambientais, expostos ao longo do diagnóstico sobre o bairro Praia do Futuro II, observa-se pontos positivos e negativos, que são:
Imagem extraída de recorte de jornal. 1. 2. 3. 4.
Advertisement
5.
6. 7. 8. Preservação do meio ambiente; Via paisagística; Balneabilidade; Possibilidade de fortalecimento do setor hoteleiro; Combinação da consolidação dos assentamentos com a qualificação ambiental; Vazios urbanos (ZEIS TIPO 3); Projeto Orla; Base programática proposta pelo projeto Fortaleza 2040.
Como pontos positivos, podemos destacar que tal localidade é uma área com grandes potencialidades para o crescimento nas áreas de lazer, entretenimento e turismo, fortalecendo o setor terciário gerando impactos positivos no âmbito de emprego e renda. Destaca-se também a riqueza ambiental existente nesta poligonal, sendo o mote para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis para o planejamento do bairro, bem como a implementação de projetos existentes, como é o caso do Projeto Orla.

Imagem extraída de recorte de jornal.
Assim, entende-se como possibilidade de preservação do meio ambiente a combinação da consolidação das ocupações existentes com a qualificação ambiental, transformando o morador dessa região em um agente que será responsável pelo cuidado e salubridade do espaço em que vive. Por fim, ressaltase os vazios urbanos, sendo espaços que podem ser aproveitados e que somados aos instrumentos pertinentes irão incidir de maneira positiva sobre o bairro. Dessa forma, conhecendo as potencialidades, trancam-se estratégias específicas para a resolução das problemáticas que atuam sobre aquele espaço e afetam a população residente.