![]()
Aos meus 15 anos, decidi buscar o caminho da comunicação, mas não sabia que a paixão pela fotografia viria após participar de espaços culturais com a mentora Zanete Dadalto, fiquei encantado como ela se apresenta para as pessoas com sua arte de fotografar, embora ela já tenha diversas qualidades. Na faculdade foi quando comecei a fotografar sem conhecimentos técnicos.
Sinceramente, eu não imaginava aprofundar o meu conhecimento nessa área de registrar momentos, afinal apenas queria brincar de fotografar. Mas minhas fotos começaram a chamar a atenção das pessoas.
E assim eu conseguia fazer trabalhos voluntários e profissionais. E já fazem alguns anos que procuro mostrar para as pessoas ângulos que não são comuns. Faço questão de mostrar para os colegas e bons degustadores da arte um novo modo de enxergar certos momentos.
Com o tempo fui aumentando ainda mais o meu leque de coberturas e estilos fotográficos. A espontaneidade me move, ângulos me atraem e cores me absorvem.
CONTATOS
tamaninikebim40@gmail.com
(27)99508-4194
Curso de Fotografia Institucional - Enap (2023)
Curso de Fotojornalismo - Faesa (2018)
Projeto de Extensão em Fotografia - Faesa (2019-2020)
Exposição Virtual "Laços de Amor"
Fotografias e histórias sobre a maternidade e seus diferentes significados (2021)
Exposição "Diversidades"
Fotografias e histórias sobre a diversidade humana (2019)
Exposição "Procissão Fotográfica"
Fotografias que contam a história da Festa da Penha (2022-2023)
Exposição "Rede Memórias"
Fotografias dos desfiles das Escolas de Samba do carnaval de Vitória (2020)
Festa da Penha (2019 e 2023)
Cearh (2019)
Carnaval de Vitória (2020)
Parada LGBTQIAP+ de Vitória (2022)
Posse no MPES (2022)
Eventos institucionais da Ales (2021)
Eventos institucionais do MPES (2022-2023)
1° lugar no Congresso Nacional de Comunicação - INTERCOM
Modalidade "Fotonovela" com a peça "Gênero Cidadã". (2020)
1° lugar no Concurso Cultural ON ART
Modalidade "Artes Visuais" com a peça "Invisíveis". (2021)
1° lugar no Congresso Nacional de Comunicação - INTERCOM
Modalidade "Fotografia" com a "Narrativa Fotográfica de Camila Valadão". (2022)
Presente nos sites das empresas, intranets, portfólios e nas redes sociais, as fotografias institucionais contribuem para que os chefes de Poderes, clientes, parceiros, consumidores e o público interno tenham conhecimento sobre as atividades corporativas e suas principais características.
Para que a comunicação institucional do seu negócio seja eficaz e bem direcionada ao público estratégico em questão, é preciso que esteja pautada nos principais atributos de uma mensagem jornalística: capacidade de despertar o interesse do cidadão, facilitar a memorização do que foi retratado, suscitar o desejo do leitor em conhecer mais a instituição ou pessoa e, por fim, gerar uma ação.
A fotografia tem o poder de captar momentos memoráveis, eternizando acontecimentos com grande poder de causar fortes emoções em todos nós. Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o princípio fotográfico permanece o mesmo. Não importa o quão avançado seja o equipamento, o olhar do fotógrafo é que decide o enquadramento e qual o momento em que será acionado o obturador.
Nunca dois fotógrafos conseguirão registrar a mesma imagem, mesmo que utilizem as mesmas técnicas e equipamentos.
A fotografia proporciona curtir a natureza e ter uma relação com aquele meio, percebendo o ambiente em que vivemos.
Quando a fotografia surgiu em 1826 muito se discutiu a respeito do seu valor artístico. Diziam que a imagem era feita pela máquina e não pelo fotógrafo. Tem muita foto que não precisa trazer mensagem alguma, só a beleza da imagem já lhe basta.
Na verdade é muito difícil uma imagem que não traga um conceito por trás, já que toda foto é feita dentro de um contexto, de uma determinada época. Contudo, esse conceito pode ficar em segundo plano quando o valor da imagem é mais visual do que teórico.
Ao fotografarmos pessoas, objetos ou qualquer assunto, não estamos necessariamente registrando a verdade sobre ele, e sim nossa opinião sobre o assunto, a forma de ver o mundo. Um fotógrafo coloca sua marca e seu estilo em tudo aquilo que por ele for fotografado.
A fotografia, assim como a música, a poesia, a pintura, a dança, etc., é um meio de expressão do indivíduo; como tal, tem linguagem própria. Seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e pesquisa ou própria intuição do fotógrafo. Um bom domínio dos elementos da linguagem fotográfica, assim como das questões técnicas e do equipamento, são as garantias que permite concretizar a realização da fotografia desejada.
O objetivo de um ensaio fotográfico é extrair imagens que refletem valor, importância e contrastes. Quando uma mulher se permite ser fotografada por um profissional, ela receberá nas fotos a i d l l t ã